Sei sulla pagina 1di 22

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XIX

DIREITO CIVIL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

DIREITO CIVIL Prof. Vitor Frederico Kmpel 1. DISSOLUO DA SOCIEDADE CONJUGAL (Lei n. 6.515/77)

A dissoluo da sociedade conjugal a extino da sociedade por uma causa superveniente em que os efeitos no se ultimam, no se esgotam. H trs formas de extino:

Imperfeio da sociedade conjugal: existe quando se tem uma causa antecedente ao casamento que faz com que esse no produza seus efeitos, como o caso da inexistncia, nulidade e anulabilidade do casamento (artigo 1571, inciso II, do Cdigo Civil).

Perfeio ou cumprimento: a hiptese em que os efeitos se esgotam, como o caso de morte de um dos cnjuges (artigo 1.571, inciso I, do Cdigo Civil).

Inexecuo: abrange as hipteses em que o casamento perfeito, mas os efeitos no vo at o fim. So os casos da separao judicial e do divrcio (artigo 1571, incisos III e IV, do Cdigo Civil). A inexecuo pode ocorrer por duas causas:

a) Por culpa Nesse caso, a inexecuo gera responsabilidade civil. Ocorre a inexecuo por culpa somente na separao judicial litigiosa culposa (artigo 1.572, caput, do
1/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Cdigo Civil). Quando ocorre culpa, somente poder ser aplicada sano a uma das partes.

b) Sem culpa Pode ser voluntria (resilio da sociedade conjugal) ou involuntria (resoluo da sociedade conjugal). Pela via voluntria, a sociedade poder ser dissolvida:

Bilateralmente: o distrato. Ocorre na separao consensual, no divrcio direto consensual e na converso de separao em divrcio consensual.

Unilateralmente: ocorre na separao litigiosa (separao falncia), no divrcio direto litigioso, na converso de separao em divrcio litigioso (quando uma das partes no cumpre as clusulas da separao). Em nenhum desses casos a culpa discutida, somente as clusulas da separao so objeto de debate (artigo 1.572, 1., do Cdigo Civil).

Pela via involuntria, h o divortium bona gratia, disposto no artigo 1572, 2., do Cdigo Civil, em que as partes gostariam de continuar a sociedade conjugal, entretanto, por um fato superveniente no h como permanecerem juntas, como no caso de doena grave ( chamada de separao remdio).

1.1. Diferenas entre a Separao Judicial e o Divrcio

2/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

A separao judicial e o divrcio j estiveram regulados na Lei n. 6.515/77. Essa lei sofreu algumas alteraes quando entrou em vigor a Constituio Federal/88 que no seu artigo 226, 6., ampliou o conceito de divrcio. Com o advento do Novo Cdigo Civil, a Lei 6515/77 foi revogada e a matria foi toda tratada pelo Cdigo Civil. A separao judicial est estabelecida nos dispositivos do Cdigo Civil, pondo fim aos deveres de coabitao e fidelidade recproca e ao regime de bens (artigo 1.576 do Cdigo Civil). Com a separao judicial, entretanto, haver, ainda, um vnculo permanente entre as partes, sendo possvel, inclusive, restabelecer a sociedade conjugal. No caso de reconciliao, o regime de bens ser o mesmo anteriormente adotado com o casamento. A separao judicial pe fim a dois dos cinco deveres: o de coabitao e o de fidelidade. Podem persistir, entretanto, os deveres de assistncia mtua, criao de filhos e respeito e considerao. Tambm pe fim ao regime de bens, que cessa com a sentena que dissolve a sociedade conjugal. Esses efeitos podero retroagir data da separao de corpos. A separao de corpos est prevista nos artigos 1575 e seguintes do Cdigo Civil. Existe um entendimento, adotado pela doutrina e jurisprudncia, que alarga o conceito do artigo 1575 combinado com o artigo 1576, ambos do Cdigo Civil, no qual poder haver a cessao do regime de bens, inclusive, com a separao de fato por longo tempo, no podendo se falar em comunicao de bens. O divrcio pe fim ao casamento civil, extinguindo o vnculo conjugal e os efeitos civis do casamento religioso (artigo 1571, 1. e 2., do Cdigo Civil), permitindo, com isso, novas npcias no casamento civil, visto que algumas

3/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

igrejas no admitem a extino do casamento. Nesse sentido, desaparecem os deveres do casamento. No dado aos divorciados a reconciliao e o restabelecimento conjugal. No divrcio, s haver o restabelecimento conjugal por meio de um novo casamento, podendo haver um novo regime de bens, visto que no h o restabelecimento da sociedade conjugal anterior. O divrcio foi introduzido no Brasil de forma restrita, entretanto, com a Constituio Federal/88 ele foi ampliado, sendo mais facilitado. Poder se dar de duas formas: por converso ou direto. O divrcio, seja direto, seja por converso, no admite discusso sobre culpa e no se admite a reconveno para discutir se houve ou no o prazo.

2. SEPARAO JUDICIAL

Basicamente, existem duas espcies de separao judicial: a separao judicial consensual (artigo 1.574 do Cdigo Civil) e a separao judicial litigiosa (artigo 1.572 do Cdigo Civil).

2.1. Separao Judicial Consensual aquela que decorre de acordo de ambos os cnjuges, por meio de uma petio conjunta estabelecendo as clusulas da separao judicial consensual para o juiz. Deve-se estabelecer a guarda dos filhos, visitas, alimentos e, ainda, se a mulher ir continuar a usar o nome de casada.
4/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Em qualquer tipo de separao judicial, o juiz obrigado a tentar uma separao consensual. No basta, porm, o pedido dos cnjuges, devendo haver um prazo temporal, que de um ano (artigo 1.572 do Cdigo Civil) de vigncia da sociedade conjugal. Esse prazo um requisito objetivo. Pela antiga Lei n. 6515/77 o prazo era de dois anos (artigo 4.). Antes desse prazo, no se pode pedir separao consensual, entretanto, podero ser pedidas medidas cautelares (exemplo: separao de corpos, que poder ser consensual). Essa cautelar, de acordo com o artigo 806 do Cdigo de Processo Civil, caducaria; entretanto, h entendimento de que a cautelar poder ser prorrogada at que se complete o prazo legal. Interposta a petio inicial, o juiz far, num primeiro momento uma oitiva em separado e, aps, uma oitiva conjunta. Somente haver participao dos advogados na tratativa de composio quando houver expressa requisio das partes. Aps a oitiva, o juiz dever ratificar o acordo e remeter ao Ministrio Pblico. Ouvido o Ministrio Pblico, o juiz homologar o acordo.

2.1.1. Obrigao Alimentar A obrigao alimentar nasce da obrigao da mtua assistncia. Se o casamento foi celebrado antes da Constituio Federal/88, o marido possui uma obrigao legal de sustentar a esposa. Aps a Constituio Federal/88, surge uma obrigao natural, ou seja, haver um ato voluntrio, no havendo obrigao legal. Se uma das partes, entretanto, voluntariamente se obriga, essa obrigao prolonga-se no tempo.

5/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Nos dois casos haver a clusula penal, pela qual o culpado pela dissoluo da sociedade conjugal ter obrigao de alimentar. A obrigao alimentar extingue-se pela morte, novo casamento ou unio estvel do credor. O enriquecimento do credor no extingue a obrigao alimentar (Pontes de Miranda alegava que extinguia, entretanto a Lei n. 6.515/77 no contemplou essa hiptese). Tambm o empobrecimento do devedor no extingue a obrigao. No poder haver renncia aos alimentos, visto que esse um direito de ordem pblica (Smula n. 379 do Supremo Tribunal Federal). Poder haver uma dispensa temporria, mas nunca renncia. O Superior Tribunal de Justia entretanto, entende que essa smula est revogada, visto a igualdade de direitos prevista na Constituio Federal/88. Cuidado com o artigo 1.707 do novo Cdigo Civil que veda a renncia ao direito a alimentos. Quanto transmissibilidade dos alimentos no caso de morte do devedor, havia dois entendimentos:

Artigo 23 da Lei n. 6.515/77 (Princpio da Impessoalidade): a obrigao alimentar era impessoal, fungvel, podendo haver substituio dos devedores na ordem de vocao hereditria. Alguns autores sustentavam que o artigo 23 da Lei n. 6.515/77 havia abrogado o artigo 402 do Cdigo Civil e, portanto, sempre haveria transmissibilidade.

Artigo 402 do Cdigo Civil (Princpio da Pessoalidade): entendia que a obrigao alimentar era infungvel, no podendo haver substituio dos devedores. Alguns autores sustentavam que o artigo 23 da Lei n. 6.515/77 somente derrogara o artigo 402 do Cdigo Civil, visto que o artigo 23 da Lei do Divrcio tratava da relao de cnjuges. Portanto,
6/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

o artigo 402 somente havia sido revogado na parte dos cnjuges e no para parentes. Hoje a questo tranqila j que o artigo 1700 determina: "A obrigao de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do artigo 1694".

2.2. Separao Judicial Litigiosa Prevista no artigo 1572, caput, do Cdigo Civil, litigiosa, visto que no h acordo entre as partes quanto s clusulas do casamento, havendo ainda culpa por uma das partes que praticou grave violao dos deveres do casamento e tornou insuportvel a vida em comum. No h prazo exigido para o exerccio da separao culposa que pode ocorrer no primeiro dia do casamento. requerida por um dos cnjuges em face do outro, fundamentada em uma das causas previstas em lei.

2.2.1. Separao judicial litigiosa por culpa Disposta no artigo 1572, caput, do Cdigo Civil, semelhante ao antigo desquite litigioso em que se exigia culpa grave. O antigo desquite se baseava em quatro fundamentos:

adultrio; tentativa de morte; sevcia ou injria grave; abandono do lar por mais de dois anos.
7/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Hoje, a separao judicial por culpa baseia-se na culpa de um dos cnjuges, havendo, no entanto, uma amplitude que abarca vrias situaes. Para requerer a extino da sociedade por culpa, necessrio no ter falido o casamento e que haja uma das duas hipteses que geram a culpa:

conduta desonrosa: a antiga injria grave; a situao que gera prejuzo moral ou material ao outro cnjuge durante o casamento (exemplos: atividade criminosa, embriaguez habitual, envolvimento com vcios etc.);

grave violao de dever conjugal: os deveres so o de fidelidade, vida em comum e mtua assistncia (exemplos: adultrio, falta de assistncia material ou moral, abandono voluntrio do lar etc.).

A falta do sustento do filho, em princpio, no violao aos deveres, entretanto poder ser considerada caso haja constrangimento para o outro cnjuge.

Alm dos deveres expressos no artigo 1566 do Cdigo Civil, devem-se incluir aqueles considerados deveres implcitos, tais como amor, entrega sexual, compreenso etc., inerentes aos deveres dos casados. necessrio que essa grave violao de um dever conjugal leve impossibilidade da vida em comum. O artigo 1.572 apesar de no falar mais de maneira expressa sobre a conduta desonrosa, da forma como era tratada pelo artigo 5., caput, da Lei n. 6515/77, abarcou a hiptese no inciso 5. do artigo 1566, j que o respeito e considerao mtuos , no seu descumprimento levam a prtica de uma conduta desonrosa. Portanto, as atuais hipteses so exatamente as mesmas do sistema anterior. Mesmo o artigo 1.573 que fala em: adultrio; tentativa de morte;
8/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

sevcia ou injria grave; abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; condenao por crime infamante e conduta desonrosa, meramente exemplificativo e at dispensvel sob o ponto de vista prtico. Efeitos da culpa A culpa na relao de famlia no gera indenizao civil. No se aplica o artigo 389 do Cdigo Civil, mas poder se aplicar o artigo 186 do Cdigo Civil. A indenizao moral/material no ser cabvel na esfera de famlia e, sim, somente na rea cvel. H dois efeitos da culpa (clusulas penais legais):

artigo 1.578 do Cdigo Civil: havendo expresso requerimento por parte do cnjuge inocente, este perder o nome do cnjuge culpado;

artigo 1.702 do Cdigo Civil: o cnjuge culpado ter obrigao de alimentar o cnjuge inocente.

No caso de culpa bilateral, o juiz poder julgar procedente a ao e a reconveno, extinguindo o casamento sem aplicao de clusula penal (julgamento da 3. Turma do Superior Tribunal de Justia somente se aplicam os efeitos da resilio). O novo Cdigo Civil no foi feliz ao determinar que o cnjuge culpado pode pedir alimentos ao inocente para lhe garantir o indispensvel a sobrevivncia (artigo 1702, pargrafo nico, do Cdigo Civil). A disposio pssima e estimula a culpa na separao. Podemos citar como exemplo, a pessoa que j est fragilizada por ter sido vtima de adultrio do outro e ainda Ter a obrigao de manter esse outro adltero.
9/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

2.2.2. Separao judicial litigiosa sem culpa A separao judicial litigiosa sem culpa se d em duas situaes:

pela ruptura da vida em comum por um ano (separao falncia); grave doena mental, de cura improvvel, de um dos cnjuges, por dois anos, com manifestao posterior ao casamento.

Se os cnjuges esto vivendo separados de fato por mais de um ano, qualquer um deles poder requerer a separao. No caso de grave doena mental, deve haver a impossibilidade da continuao da vida em comum. O requerente da separao judicial sem culpa perde o direito meao dos bens que o outro trouxe ao casamento. S haver, entretanto, essa penalidade quando o regime for de comunho total de bens (artigo 1572, 3., do Cdigo Civil). Nos casos de separao judicial litigiosa, a audincia de conciliao obrigatria antes da instruo. O prazo para a contestao comea a correr da audincia de tentativa de conciliao. Com relao separao por culpa, h trs correntes sobre a revelia:

10/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

1. corrente: no se aplica a revelia, visto ser ao de estado e haver a necessidade de prova da culpa;

2. corrente: aplica-se a revelia, tendo em vista poder ser consensual; 3. corrente: a revelia no pressupe a confisso ficta se houver filhos menores (corrente intermediria).

Nos casos de separao judicial litigiosa sem culpa (separao remdio ou separao falncia), no haver confisso ficta, tendo em vista a necessidade de prova concreta da ruptura ou da doena.

2.2.3. Efeitos da separao judicial litigiosa Pe fim s obrigaes conjugais (fidelidade e vida em comum). A assistncia material e moral, entretanto, permanecem. Poder haver renncia aos alimentos, mas a assistncia moral sempre permanecer.

Fim do regime de bens. No implica a partilha dos bens, que

poder ser feita posteriormente.

A reconciliao poder ser requerida.

Guarda, visita e alimentos dos filhos no tm qualquer relao com a separao judicial.

3. DIVRCIO

11/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Divrcio a extino do vnculo jurdico do casamento sem que as obrigaes assumidas pelos cnjuges sejam cumpridas. O nosso sistema estabeleceu duas hipteses de divrcio:

divrcio direto: a hiptese em que as partes esto separadas h, pelo menos, dois anos;

divrcio indireto (converso da separao em divrcio): a hiptese em que h, pelo menos, um ano da sentena da separao.

O que h em comum entre o divrcio direto e o divrcio indireto que em nenhum desses casos se discute a culpa, visto que houve a falncia da relao conjugal. Tanto no divrcio direto quanto no divrcio indireto existem as formas consensual e litigiosa.

3.1. Divrcio Direto aquele concedido sem prvia separao judicial, bastando que os cnjuges estejam separados de fato por, no mnimo, dois anos consecutivos (artigo 1.580, 2., do Cdigo Civil). Se houver interrupo desse prazo, sua contagem dever ser reiniciada.

3.1.1. Divrcio direto consensual Disposto no artigo 1.580, 2., do Cdigo Civil, aquele requerido por ambos os cnjuges, de comum acordo, bastando os dois anos de separao de fato. previsto no artigo 1.580, 2., com remisso aos artigos 1.120 a 1.124 do Cdigo de Processo Civil. O prazo de dois anos de separao deve ser
12/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

comprovado. O juiz marcar, obrigatoriamente, uma audincia de conciliao e ratificao. No necessria a prvia partilha de bens (artigo 1.581 do Cdigo Civil). O rito o mesmo da separao consensual. A diferena est em que no divrcio direto consensual deve-se, obrigatoriamente, ouvir testemunhas. Alguns autores entendem que nesse procedimento o juiz no deve tentar a reconciliao. Outros autores, no entanto, entendem que o juiz dever tentar a reconciliao. No h posio predominante.

3.1.2. Divrcio direto litigioso Disposto no artigo 1.580, 2., do Cdigo Civil, a previso do divrcio direto litigioso feita de forma genrica. Segue-se o rito ordinrio, somente podendo ser discutidas clusulas do casamento e o tempo da separao. Exigese citao do requerido e este poder apresentar contestao. Essa contestao s poder discutir o prazo. Em relao prvia partilha de bens, h a Smula n. 197 do Superior Tribunal de Justia, dispondo no haver necessidade nos casos de divrcio direto, podendo ser feita aps a sentena. A matria tambm j foi resolvida, como dissemos acima, pelo artigo 1.581.

Divrcio a vnculo: essa expresso decorre do divrcio do Direito Romano. No Direito Romano, o divrcio se dava pela simples separao de fato dos cnjuges. Com a evoluo do Direito Romano, passou-se a falar em divrcio a vnculo, o qual extingue o vnculo conjugal, com todos os seus efeitos. Ento, hoje, no nosso sistema jurdico, s existe o divrcio a vnculo, que um nome genrico.

13/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

3.2. Divrcio por Converso O termo inicial para o divrcio por converso uma deciso de separao de corpos, que pode ser concedida por liminar ou mrito. Houve a extino do artigo 44 da Lei de Divrcio, que dispunha sobre a contagem do prazo a partir de qualquer deciso judicial em que se encontrasse presumida a separao (cautelar de arrolamento de bens, cautelar de alimentos provisionais ou cautelar de guarda provisria). Se concedida a liminar de separao de corpos e a parte no ingressar com a ao principal no prazo de 30 dias, haver a decadncia (perda do direito material por decurso de prazo). O novo Cdigo Civil foi bastante limitativo no artigo 1.580, caput, quando determinou: "Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio". Uma interpretao literal faz crer que s a cautelar de separao de corpos autoriza o incio da contagem do prazo, sendo que as demais cautelares no tm tal poder. No curso da separao judicial, no poder ser requerida a converso em divrcio, seja qual for o tempo que tenha transcorrido no processo de separao. Ainda no possvel se renunciar ao processo de separao para se ingressar com o divrcio direto. Pressuposto bsico a sentena definitiva de separao judicial, isto , deciso com trnsito em julgado. A converso poder ser requerida antes do trnsito em julgado da sentena, quando houver recurso. A converso ser distribuda em apenso e ficar vinculada ao trnsito em julgado da deciso da separao. Quando a esposa mudar de endereo, entretanto, a converso no ser distribuda em apenso, visto que permanece o foro privilegiado da mulher.
14/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

Somente poder ser discutido na converso o cumprimento da deciso ou do acordo da separao. Em relao questo dos alimentos, o TJSP entende que o no cumprimento da obrigao alimentar no impede a converso da separao em divrcio. A partilha de bens na converso tambm poder ser prorrogada e, posteriormente, ser tratada pela via autnoma. Com o fim do vnculo, haver a impossibilidade de reconciliao. O nome do cnjuge somente ser mantido quando houver prejuzo patrimonial ou prejuzo quanto identidade dos filhos (quem quer manter o nome dever provar o prejuzo).

3.2.1. Divrcio por converso consensual Resulta da vontade de ambos os cnjuges, havendo petio conjunta. necessrio que haja a partilha de bens, se essa no foi feita na separao. Quanto guarda dos filhos e alimentos, presume-se que prevalece o que foi estipulado anteriormente na separao.

3.2.2. Divrcio por converso litigioso Significa que um dos separados quer a converso e o outro no. Nesse caso, ser uma ao ordinria em que o ru ser citado e poder apresentar contestao. Na contestao, entretanto, s poder ser alegado o prazo e o descumprimento de obrigaes assumidas na separao. Uma vez contestada, o juiz marca uma audincia de instruo e julgamento, se houver necessidade, e aps dar a sentena. Se no houver, entretanto, contestao ou no houver necessidade de audincia, o juiz poder julgar de plano.
15/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

4. UNIO ESTVEL

4.1. Consideraes Gerais o nome novo do mais antigo fenmeno social, que o concubinato. Diferem-se, no entanto, tendo em vista que o concubinato a unio entre homem e mulher sem previso legal, e pode ser puro e impuro. A unio estvel a unio entre homem e mulher sem alguns impedimentos matrimoniais e visa constituio de uma famlia. A unio estvel um tipo de concubinato puro. A unio estvel est disposta no artigo 226, 3., da Constituio Federal/88, e foi disposta pelas Leis n. 8.971/94 e n. 9.278/96. Atualmente est prevista nos artigos 1.723 a 1.727 do Cdigo Civil e, de maneira esparsa, pelo Cdigo Civil. Historicamente, havia alguns artigos esparsos no Cdigo Civil de 1916 que versavam sobre o concubinato, mas que somente impunham restries:

artigo 1.177: proibia doaes ao concubino adltero; artigo 1.474: proibia a insero do concubino em seguro de vida; artigo 1.719, inciso III: proibia que o concubino fosse inserido no testamento.

Existiram, no entanto, algumas leis esparsas que regularizavam e faziam


16/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

previso de direitos entre os concubinos, como:

Lei da Previdncia Social (o concubino de segurado falecido poderia receber penso por morte);

Imposto de Renda (o concubino poderia ser considerado dependente para fins de declarao de Imposto de Renda);

Lei de Registros Pblicos (a concubina poderia, se quisesse, adotar o patronmico do concubino).

Muitos autores, ento, passaram a defender os direitos dos concubinos, acarretando mudanas na doutrina. A jurisprudncia passou a tratar o concubinato de uma forma diversa da das leis. O grande avano da jurisprudncia foi a Smula n. 380 do Supremo Tribunal Federal, que dava aos concubinos o direito diviso dos bens adquiridos pelo esforo comum durante a unio, no caso de separao. A jurisprudncia da Smula n. 380 buscou fundamentao no Direito Societrio (sociedade de fato). Essa partilha no seria necessariamente igualitria, ou seja, havia a possibilidade de partilha pela porcentagem de colaborao. Essa colaborao poderia ser direta (auxlio com dinheiro) ou indireta (pelo trabalho domstico). Tambm houve a criao de indenizao por servios prestados, fundamentada no direito das obrigaes, visto que no existia o direito a alimentos. Essa indenizao seria proporcional necessidade de cada um. Com a criao da Lei da Unio Estvel, no se aplicou mais a Smula n. 380. Existem, entretanto, relaes de concubinato que no configuram unio estvel (p. ex.: unio adulterina fora do casamento) nas quais continuou
17/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

aplicando a Smula, tendo em vista no serem protegidas pela Lei da Unio Estvel.

4.2. Conceito Segundo a Lei n. 8.971/94, unio estvel era a unio comprovada de homem e mulher, solteiros, separados judicialmente, divorciados ou vivos, por cinco anos ou com prole. A Lei n. 9.278/96 modificou esse conceito, e desde 1996 entende-se que unio estvel era a convivncia duradoura entre um homem e uma mulher com a finalidade de constituir famlia. Alguns autores entendem que, como a Lei n. 9.278/96 no fala em separados judicialmente, no poderiam esses manter uma unio estvel. admitida, entretanto, a unio estvel, tendo em vista que a lei anterior dava essa permisso. A jurisprudncia majoritria admitia a unio estvel para quem j estava separado de fato por mais de dois anos, fundamentando-se no fato de que aquele que estava separado de fato por mais de dois anos podia requerer a separao judicial. Caso houvesse unio quando um dos conviventes for casado, o outro teria direito meao dos bens adquiridos, fundamentando-se na Smula n. 380, no entanto, no seria considerada unio estvel. O artigo 1723 do Cdigo Civil claro: " reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia".
18/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

4.3. Nome das Partes A Lei n. 8.971/94 utilizou a expresso companheiro para distinguir do concubino, entretanto a Lei n. 9.278/96 utilizou a expresso convivente. Qualquer uma das expresses poder ser utilizada para nomear as partes de uma unio estvel. O novo Cdigo Civil utiliza a palavra "convivncia" e "companheiros". Portanto, convivente e companheiro so sinnimos para o novo Cdigo Civil.

4.4. Direitos A Lei n. 8.971/94 dispunha que os companheiros tinham direitos a alimentos, meao e sucesso. No que diz respeito aos alimentos, entretanto, a Lei n. 8.971/94, no seu artigo 1., estabelecia a utilizao da Lei n. 5.478/68 e exigia a comprovao da necessidade (no h obrigao de assistncia). Quanto meao, a lei fazia meno somente ps mortem, o que no era certo, visto que, havendo separao em vida, deveria ser utilizada a Smula n. 380, que estabelecia a diviso patrimonial proporcional participao de cada agente na constituio de bens. Nesse caso, o nus da prova era do autor da ao, aplicando-se o artigo 333 do Cdigo de Processo Civil. Quanto sucesso, teria direito herana (na totalidade, se no houver descendente ou ascendente) ou usufruto (que poder ser sobre 1/4 se houver descendentes ou se houver ascendentes). A Lei n. 9.278/96 estabelecia uma presuno de meao dos bens adquiridos aps a unio, salvo se houvesse contrato estabelecendo o contrrio
19/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

(presuno de colaborao), no havendo mais alcance da Smula n. 380 nesses casos. A smula continuou, entretanto, vigente para o concubinato impuro (unio homossexual). A Lei n. 9.278/96 modificou a Lei n. 8.971/94 no que tange ao direito a alimentos, prevendo expressamente o direito, de acordo com a necessidade. Tambm no se falava mais em meao e sim em direito de condomnio em partes iguais. Outro direito disposto na Lei n. 9.278/96 era o direito de habitao, ou seja, em caso de morte, o companheiro sobrevivente tinha o direito de permanecer no imvel em que residiam, sem entretanto prejudicar o direito de sucesso. Os alimentos na unio estvel deviam ser requeridos na ao de dissoluo de sociedade de fato, visto que era a nica ao em que se discutia a culpa. Instalou-se na unio estvel um condomnio em partes iguais, o que significou o direito meao. Nesse condomnio, houve uma presuno de colaborao sobre os bens a ttulo oneroso adquiridos durante a convivncia, no havendo necessidade de comprovar a colaborao (doao ou herana no se incluem no condomnio). Essa presuno de colaborao era relativa e se excepcionava em duas hipteses:

no havia condomnio sobre bens sub-rogados: bens havidos com a venda de bens anteriores unio estvel. Se o bem sub-rogado for de valor maior do que o bem anterior, s entrava no condomnio o valor que exceder;

20/21

___________________________________________________________________________ MDULO XIX

no havia condomnio se houvesse contrato escrito dispondo em contrrio: havendo contrato escrito prevendo que no haveria condomnio, para haver a meao deveria haver prova do esforo comum para a aquisio dos bens.

O regime remanesceu o mesmo do artigo 5. da Lei 9278/96 no artigo 1.725 do Cdigo Civil. Portanto, continua a existir entre as partes um regime de comunho parcial de bens, salvo disposio contrria entre as mesmas. A obrigao alimentar toda ela regulada pelas mesmas disposies que regulam os alimentos entre cnjuges (artigo 1.694 e seguintes do Cdigo Civil). A grande mudana est no sistema sucessrio, onde o cnjuge herdeiro necessrio do outro e o companheiro apenas participa da sucesso do outro, matria que ser vista no mdulo prprio. A unio estvel, gerando todos esses direitos, exercitada por meio de ao prpria. Como regra, deve ser uma ao ordinria de reconhecimento da unio estvel e de sua dissoluo para fins de meao, alimentos etc. Essa ao de competncia da Vara de Famlia. O Ministrio Pblico tambm funciona nessa ao como custus legis, tendo em vista estar se reconhecendo uma entidade familiar.

21/21

Potrebbero piacerti anche