Sei sulla pagina 1di 8

Paisagismo e Arborizao Urbana Eng.

Agrnomo Jos Heliodoro Neto Joinville, maro de 2005

-1-

Paisagismo e Arborizao Urbana


Uma proposta para uma nova orientao e um novo conceito paisagstico e arborizao urbana para as grandes, mdias e pequenas cidades (centro e bairros). O paisagismo idendificado e caracterizado pela tcnica artesanal, expressando a sensibilidade, o conhecimento e a vocao paisagstica, onde este (paisagista) entra como reconstrutor da paisagem natural e muitas vezes tambm transforma reas degradadas ou devastadas (aqui tem que ter conhecimento dos princpios da sucesso ecolgica, como por exemplo as caractersticas das espcies: pioneiras; secundrias e climcicas, dentro de uma vasta diversidade de espcies florestais que constituem os diferentes ecossistemas de uma determinada regio), em um cenrio harmnico com o Meio Ambiente, formando um perfeito equilbrio natural, objetivando a melhor qualidade de vida possvel para as populaes, procurando integrar o homem com a natureza proporcionando as melhores condies de vida tambm pelo equilbrio do Meio Ambiente local e regional: sejam de reas formadas por macio; parques urbanos arborizados; praas urbanas arborizadas; parques pedaggicos; parques florestais; blocos de espcies raleadas; logradouros coletivos; renques; fileiras de rvores espaadas; rvores isoladas; etc, imprescindvel o paisagista ter conhecimento de: botnica; tipos de solo; formulaes de adubo; alternativas de adubao; anlise do solo; irrigao; variao climtica regional e regionais; geografia da regio; topografia; ecologia; agricultura; espcies com folhas rica em clorofila; espcies rica em lignina e porque da escolha entre uma e outra para um determinado local; se a espcie de folha decdua ou no; porque escolher as espcies de acordo com o formato e o tamanho de suas folhas e quais os fatores positivos e negativos neste aspecto; qual a importncia de escolher espcies de plantas com grande densidade foliar. O paisagista tem que ter viso futura de como ficar o projeto paisagstico a ser implantado, oferecer alternativas de como eliminar ou diminuir os corredores e os bolses de calor localizado em reas j construdas ou no, mas principalmente nas grandes massas de concreto possa diminuir a temperatura ofegante em funo das construes concretadas, reflexo do calor asfltico e de reas caladas, rudos, poluio, etc. Identificado estes problemas, ento apresente as alternativas de reduo significativa dos ndices de poluio, tambm por exemplo em um determinado local com temperatura de 35C, faa baixar para 30C, isso ao ar livre de acordo com a distribuio e a arquitetura das espcies plantadas, que vai com certeza imediatamente melhorar a oxigenao do ar, impedindo a estagnao das camadas baixas da temperatura ( ar pesado e quente) e consideravelmente melhorar o equilbrio trmico local, conhecer as tcnicas de como intervir harmonicamente na natureza e de como lidar com os seus componentes sem destruir os elos essenciais que garantem a manuteno do equilbrio ecolgico, auxiliando assim a integrao de todo o processo de urbanizao e ambiental. Pesquisador Eng. Agrnomo Jos Heliodoro Neto

-2-

Tambm indispensvel o paisagista apresentar o projeto paisagstico com o nome comum e cientfico das espcies j existentes e das espcies novas a serem introduzidas ( se for o caso ) aos rgos competentes do municpio, porm na falta destes no municpio, procurar na regio a representao mais prxima que normatiza e legisla sobre atividades inerentes a esta rea, onde possam atravs de seu conselho ambiental, orientar aos muncipes e outros, sobre as Normas e Tcnicas, condizentes com uma simetria pblica em pr do desenvolvimento do municpio, cito algumas delas como: estudar o projeto; analisar e dirimir todas as dvidas para posteriormente ser aprovado e liberado, evitando assim a possibilidade de futuros danos ao Meio Ambiente, prejuzo econmico, prejuzo social e outros danos urbansticos ( que por ventura possam vir a preocupar ), agindo dentro deste sistema estrutural de leis ambientais, com certeza o paisagismo e a arborizao profissional cumprir todas as funes em que lhe atribudo. Ex. Funo Ambiental; Funo Ecolgica; Funo Social; Educao com Educao Ambiental; e as suas reas de Abrangncia, ou seja, o paisagismo pode atuar como fator de equilbrio entre o homen e a natureza, portanto o paisagismo abrange todas as reas onde existe a presena do ser humano e imprescindvel desde as longnquas regies rurais assim como fundamental e obrigatoriamente nas regies metropolitanas.

11.1-

Trabalhos que devem ser realizados


Colocar-se a disposio para consultas e assessorias as escolas pblicas; escolas privadas; empresas pblicas e privadas; comrcio em geral; residncias e reas de conjuntos residenciais; etc, para que o paisagismo e a arborizao seja feito de forma planejada, portanto com esta iniciativa evitar prticas equivocadas em toda a extenso do sistema urbanstico da cidade, e com o visual paisagstico convidativo, atraente, ecolgico e altamente agradvel para todos. Fazer o plantio com espcies adequada em novos locais pblicos; ptios e mesmo dentro de reas pblicas cercadas. Fazer o plantio de espcies nativas que produzam sombra e pequenos frutos (com escalonamento de produo dos frutos em todas as estaes do ano), para atrair pssaros. Fazer o plantio de algumas espcies com o objetivo de embelezamento (com escalonamento na florao durante os 12 meses), e sombreamento. florfero

1.21.3-

1.41.5-

Fazer o plantio em bloco de espcies de contrastes na florao e de blocos com florao homognea ( da mesma espcie ), conforme o local e a rea. Plantar: rvores; arvoretas e tambm arbustos sempre do mesmo tamanho na fileira das caladas, procurando utilizar exemplares da mesma espcie e que estas sejam adequadas ao clima e ao solo da regio. -3-

1.6-

1.71.8-

Pesquisar e fazer a introduo de novas espcies. Plantar espcies de conhecimento prvio de seu sistema radicular em locais como: caladas ( passeios ); meio fio; ruas caladas; ruas asfaltadas; prximo de paredes de construes; evitando que estas sejam de razes extensas (laterais), e superficiais; impedindo desta forma que arrebente as caladas; ruas; evitando que danifiquem construes e consequentemente rachaduras nas paredes das mesmas; assim como nos encanamentos subterrneos. Que as espcies sejam de conhecimento prvio em relao ao seu desenvolvimento mnimo e mximo (altura), e tambm do tipo e do tamanho da copa (), e que suporte podas de correo; de formao da copa e tendo como resultado final uma boa conformao da copa para cada local escolhido.

1.9-

1.10- Conhecer todas as tcnicas de poda de modo que a planta possa expressar todo o
seu potencial de acordo com cada espcie, aplicar tecnicamente correto todos os tipos de poda, fazendo uso de cada uma das tcnica (de poda), em observao rigorosa conforme a estao do ano; clima; solo; sintomas apresentado pela planta; ter conhecimento prvio sobre a fisiologia da espcie e qual o objetivo da poda naquele momento.

1.11- Fazer a retirada de pedaos (tocos) deixados nas rvores, bem rente ao tronco; reretirar os galhos mais grossos; retirar galhos secos; malposicionados e malformados (podar).

1.12- Podar os galhos ou fazer o rebaixamento das rvores que estejam se aproximando
ou encostando na fiao eltrica, assim como nas paredes das construes uma limpeza geral). (fazer

1.13- Passar uma pasta orgnica (polivalente), antifngica e repelente de insetos no local onde foi podado, esta pasta contm vrios minerais que vo acelerar a cicatrizao, tornando a rvore mais saudvel e aumentando considervelmente a sua longevidade, muitas vezes em at mais de 50% de vida da espcie, em funo da poda tecnicamente correta.

1.14- Ministrar: cursos de curta durao; palestras aos alunos nas escolas do 1 grau;
2 grau e nvel superior; moradores dos bairros; do centro; rgos pblicos e...; sobre os temas: Paisagismo e Arborizao; Ecossistema ; Meio Ambiente; Educao Ambiental; e outros itens acima citados.

Pesquisador Eng. Agrnomo Jos Heliodoro Neto

-4-

Concluso em aberto para acrscimos....


Que todos possam ter como resultado final com o Paisagismo e Arborizao, mais sade, mais felicidades e tenham ainda mais prazer de viver os sonhos criativos na elevao das imaginaes frteis de cada ser vivo, tornando a vida cada vez mais sublime ao semelhante na busca constante de viver feliz e com prazer para todos.

-5-

ALGUMAS (21) ESPCIES RECOMENDADAS PARA ARBORIZAO EM RUAS ESTREITAS; RUAS CALADAS; RUAS ASFALTADAS E SOB REDES ELTRICAS NOME COMUM CER-ROXO ...................... ALGODO-DO-BREJO ...... AMORA NIGRA .................. AROEIRA PERIQUITA ....... BARBATIMO .................... CALIANDRA CANDELABRO NOME CIENTFICO ALTURA

( Acer palmatum ) ................................ ( 5 - 7 m ) ( Hibiscus pernambucensis ) ............... ( 3 - 6 m ) ( Morus nigra; Morus alba ) .................. ( 5 - 6 m ) ( Schinus molle ) ................................... ( 4 - 5 m ) ( Stryphnodendron adstringers ) ........... ( 4 - 5 m ) ( Calliandra houstoniana ) ( Varied. calothyrus ) ............................. ( 5 - 6 m ) CAMBUCI .......................... ( Campomanesia phaea ) ...................... ( 3 - 5 m ) CARRAPATEIRA ................ ( Metrodorea nigra ) .............................. ( 4 - 5 m ) CRTON, LOURO-VARIEG. ( Codiaeum variegatum ) ....................... ( 2 - 4 m ) ESPIRRADEIRA ................ ( Nerium oleander ) ................................ ( 3 - 5 m ) GREVILEA AN ................. ( Grevillea banksii ) ................................ ( 3 - 4 m ) HIBISCUS .......................... ( Hibiscus rosa-sinensis ) ..................... ( 3 - 5 m ) IMBIRINHA ........................ ( Cardropetalum calophyllum ) ............. ( 4 - 6 m ) IXORA ............................... ( Ixora coccnea ) ( para intercalar com outras de maior porte ou ...)..... ( 2,5 m ) JASMIM-DO-MATO ........... ( Galipea jasminiflora ) ......................... ( 4 - 6 m ) MANDUIRANA ......... ( Cassia macranthera ) ( 4 - 6 m ) MARMELEIRO-PRETO ..... ( Croton sonderianus ) .......................... ( 4 - 6 m ) MINI-JACATIRO ............... (Tibouchina mutabilis Nana ) ........... ( 2 - 3 m ) PATA-DE-VACA ................. ( Bauhinia purpurea ) ............................ ( 5 - 6 m ) QUARESMEIRA-DA-SERRA. ( Tibouchina candolleana ) .................... ( 4 - 6 m ) URUCUM; COLORAU ....... ( Bixa orellana ) ..................................... ( 3 - 5 m )

Pesquisador Eng. Agrnomo Jos Heliodoro Neto

BIBLIOGRAFIA

-6-

Agropecurio, Boletim n.30. Universidade Federal de Lavras: reflorestamentos mistos com essncias nativas para recomposio de matas ciliares. Lavras, MG, Editora UFLA, 1999, 31 p. Barbosa, A.C.S. Paisagismo, Jardinagem & Plantas Ornamentais. IGLU Editora Ltda., So Paulo, SP, 1989, 231 p. Carvalho, P.E.R. Espcies Arbreas Brasileiras: Embrapa Informao Tecnolgica. Braslia, DF e Embrapa Florestas. Colombo, PR, 2003, 1039 p. Crestana, M.S.M.; et al. Florestas: sistemas de recuperao com essncias nativas, produo de mudas e legislaes. Campinas, SP, CATI, 2004, 2 ed., 216 p. Europa, E. rvores Ornamentais: edio especial da revista natureza. So Paulo, SP, 1997, 82 p. Gonalves, W.; Paiva, H.N. rvores para o ambiente urbano: arborizao urbana. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2004, 243 p. Hill, L. Segredos da propagao de plantas. So Paulo, SP, Livraria Nobel S.A., 1996, 245 p. Kmpf, A.N. Produo Comercial de Plantas Ornamentais. Guaba, RS, Livraria e Editora Agropecuria LTDA., 2000, 254 p. Kmpf, A.N.; Maria, H.F. Substrato para plantas: a base da produo vegetal em recipientes. Porto Alegre, RS, Genesis Edies LTDA., 2000, 312 p.

Lira Filho, J.A.; Paiva, H.N.; Gonalves, W. Paisagismo: princpios bsicos. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2001, 166 p. Lira Filho, J.A.; Paiva, H.N.; Gonalves, W. Paisagismo: elementos de composio e esttica. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2002, 194 p. Lira Filho, J.A.; Paiva, H.N.; Gonalves, W. Paisagismo: elaborao de projetos de jardins. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2003, 231 p. Loose, H. Poda de rvores de Fruto. Lisboa, Portugal, Editorial, 1995, 126 p. Lorenzi, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas do Brasil. Nova Odessa, SP, Instituto Plantarum, 2002, vol.1, 4 edio, 368 p. Lorenzi, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas do Brasil. Nova Odessa, SP, Instituto Plantarum, 2002, vol.2, 2 edio, 368 p. Lorenzi, H.; Souza, H.M.; Torres, M.A.V.; Bacher, L.B. rvores exticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromticas. Nova Odessa, SP, Instituto Plantarum, 2003, 368 p. Lorenzi, H.; Souza, H.M.; Costa, J.T.M.; Cerqueira, L.S.C.; Ferreira, E. Palmeiras Brasileiras e Exticas Cultivadas. Nova Odessa, SP, Instituto Plantarum, 2004, 432 p. Manica, I. Fruticultura em reas urbanas: arborizao com plantas

-7-

frutferas, o pomar domstico, fruticultura comercial. Porto Alegre, RS, Cinco Continentes, 1997, 154 p. Martins, S.V. Recuperao de matas ciliares. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2001, 146 p. Silva, A.N.; Hahn, C.M.; Oliveira, C.; Amaral, E.M.; Soares, P.V. Recuperao Florestal: da muda a floresta. So Paulo, SP, SMA, 2004, 112 p. Soares, M.P. Verdes Urbanos e

Rurais: orientao para arborizao de cidades e stios campesinos. Porto Alegre, RS, Cinco continentes, 1998, 242 p. Souza, J.S.I. Poda das Plantas Frutferas. So Paulo, SP, Livraria Nobel S.A., 13 ed., 1984, 224 p. Valente, O.F.; Gomes, M.A. Conservao de Nascentes: hidrologia e manejo de bacias hidrogrficas de cabeceiras. Viosa, MG, Aprenda Fcil, 2005, 210 p.

-8-

Potrebbero piacerti anche