Sei sulla pagina 1di 14

NOVENA DE PREPARAO PARA A SAGRADA ORDEM DO DIACONADO

O Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para redeno da multido (Mt 20, 28)

23 de Novembro a 1 de Dezembro de 2012

INTRODUO
O Ministrio Sagrado Cristo Senhor, para apascentar e aumentar continuamente o povo de Deus, institua na sua Igreja vrios ministrios, para bem de todo o Corpo. Com efeito, os ministros que esto dotados do poder sagrado esto ao servio dos seus irmos, para que todos quantos pertencem ao povo de Deus [...] alcancem a salvao.
(Lumen Gentium, 21-22)

O Sacramento da Ordem Pela sagrada Ordenao alguns fiis so institudos em nome de Cristo e recebem o dom do Esprito Santo para apascentarem a Igreja pela palavra e pela graa de Deus. A Ordem o sacramento graas ao qual a misso confiada por Cristo aos Apstolos continua a ser exercida na Igreja, at ao fim dos tempos: , portanto, o sacramento do ministrio apostlico. E compreende trs graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.
(Catecismo da Igreja Catlica, 1536)

O Diaconado em vista do servio Dicono: do grego antigo , ministro, servo, ajudante. Aos diconos so-lhes impostas as mos, no para o sacerdcio, mas para o ministrio sagrado. Fortalecidos com a graa sacramental, servem o povo de Deus, em unio com o Bispo e o seu presbitrio, na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade.
(Preliminares do Ritual da Ordenao, 5)

Os diconos participam de modo especial na misso e na graa de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo (carcter) que ningum pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez dicono, isto , o servo de todos. Entre outros servios, pertence aos diconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebrao dos divinos mistrios, sobretudo da Eucaristia, distribu-la, assistir ao Matrimnio e abeno-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos servios da caridade.
(Catecismo da Igreja Catlica, 1570)

Durantes esta novena, acompanharemos com as nossas oraes aqueles que se preparam para receber a Sagrada Ordem, rezando e meditando os momentos mais significativos do Ritual da Ordenao

NOVENA
1 Dia Eleio Escolhidos por Deus
Antes de te haver formado no ventre materno, Eu j te conhecia (Jr 1, 5)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Reverendssimo Padre: pede a Santa Me Igreja que ordeneis estes nossos irmos para o ministrio do diaconado. Com o auxlio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos estes nossos irmos para a Ordem dos diconos. Graas a Deus. PARA MEDITAO Deus nosso Pai, que ensinastes os ministros da Igreja a no procurarem ser servidos mas a servir os irmos, fazei que estes vossos servos, que [hoje] Vos dignais escolher para serem ordenados diconos, sejam diligentes no trabalho, humildes no ministrio e perseverantes na orao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
(Orao colecta da Missa Ritual da Ordenao dos Diconos)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. 3

Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, reconhecendo-se escolhidos pelo Senhor, possam sempre responder com generosidade e diligncia ao Seu chamamento, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

2 Dia - Promessa Nas mos de Deus


Senhor, minha herana e meu clice, a minha sorte est nas tuas mos. (Sal 15)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Pela livre aceitao do celibato perante a Igreja, os candidatos ao diaconado consagram-se a Cristo de maneira nova. Na celebrao da Ordenao confiado aos diconos o mnus da Igreja de louvar a Cristo e, por meio dEle, suplicar ao Pai pela salvao de todo o mundo, de modo que rezem a Liturgia das Horas por todo o povo de Deus, e ainda por todos os homens. Os candidatos, perante o Bispo e todos os fiis, exprimem a vontade de vir a exercer o seu mnus, de acordo com o pensamento de Cristo e da Igreja, sob a moderao do Bispo. PARA MEDITAO Filhos carssimos: Antes de serdes admitidos Ordem dos diconos, deveis manifestar diante do povo o propsito de receber este ministrio. Quereis consagrar-vos ao servio da Igreja pela imposio das minhas mos e pelo dom do Esprito Santo? Sim, quero. Queira Deus consumar o bem que em ti comeou.
(do Ritual)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que se entreguem generosamente e de corao inteiro ao Senhor, de modo a que possam dizer como o Apstolo: j no sou eu que vivo Cristo que vive em mim, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

3 Dia - Prostrao e Ladainha Humildade e intercesso


Senhor, o meu corao no orgulhoso, nem os meus olhos so altivos (Sal 130)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men.

DO RITUAL DA ORDENAO Ento os eleitos prostram-se e cantam-se as ladainhas. Nas ladainhas todos imploram a graa de Deus para os candidatos. PARA MEDITAO Oremos, irmos carssimos, a Deus Pai todo-poderoso, para que derrame a graa da sua bno sobre estes seus servos que Se dignou escolher para a sagrada Ordem do diaconado. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns. So Jos, rogai por ns. So Pedro e So Paulo, rogai por ns. Dignai-Vos abenoar, santificar e consagrar este eleito (estes eleitos), ouvi-nos, Senhor.
(do Ritual)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, auxiliados pela graa divina e intercesso de todos os santos, vivam sempre na humildade, me de todas as virtudes, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men. 6

4 Dia - Imposio das mos Sobre o fundamento dos Apstolos


Por isso recomendo-te que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposio das minhas mos. (2 Tm 1, 6)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO A sagrada Ordenao conferida pela imposio das mos do Bispo e a Orao, atravs da qual ele bendiz o Pai e invoca o dom do Esprito Santo para a realizao do ministrio. De facto, consta claramente pela tradio, manifestada sobretudo nos ritos litrgicos e na prtica da Igreja tanto do Oriente como do Ocidente, que pela imposio das mos e pela Orao de Ordenao se confere o dom do Esprito Santo e se imprime o carcter sagrado, de sorte que os Bispos, os presbteros e os diconos, cada um a seu modo, se assemelham a Cristo. PARA MEDITAO De igual modo, nos primrdios da Igreja, os Apstolos do vosso Filho, guiados pelo Esprito Santo, escolheram sete homens de boa reputao, que os ajudassem no servio quotidiano aos quais, pela orao e a imposio das mos, confiaram o cuidado dos pobres, a fim de eles prprios se poderem dedicar mais plenamente orao e ao ministrio da palavra.
(da Orao de Ordenao)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que sejam sempre fiis Igreja Santa, edificada sobre o fundamento dos Apstolos, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. 7

ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

5 Dia - Orao de Ordenao Consagrao pelo poder do Esprito Santo


O esprito do Senhor Deus est sobre mim (Is 61, 1)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Pela imposio das mos do Bispo e a Orao de Ordenao conferido aos candidatos o dom do Esprito Santo para o ministrio dos diconos. Estas palavras pertencem natureza da Ordenao, de tal maneira que so exigidas para a validade do acto. PARA MEDITAO Enviai sobre eles, Senhor, ns Vos pedimos, o Esprito Santo, que os fortalea com os sete dons da vossa graa, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministrio.
(da Orao de Ordenao)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos.

Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que disponham a receber o Esprito Santo e assim se consagrem, de corpo e alma, ao servio do Senhor e da Sua Igreja, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

6 Dia - Imposio das vestes sagradas Revestidos de Cristo


Revestidos com a couraa da f e da caridade e com o elmo da esperana da salvao. (1Ts 5, 8)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Imediatamente a seguir Orao de Ordenao, os Ordenados so revestidos com a estola diaconal e a dalmtica, pelas quais manifestado exteriormente o ministrio que a partir de agora realizam na liturgia.

PARA MEDITAO Brilhem neles as virtudes evanglicas: a caridade verdadeira, a solicitude pelos doentes e pelos pobres, a autoridade modesta, a rectido perfeita e a docilidade disciplina espiritual. Resplandeam em seus costumes os vossos mandamentos, para que o exemplo da sua vida suscite a imitao do povo santo. Animados pelo bom testemunho da conscincia, permaneam em Cristo, firmes e constantes, de modo que, imitando na terra o vosso Filho, que no veio para ser servido mas para servir, com Ele meream reinar nos cus.
(da Orao de Ordenao)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, revestidos das virtudes evanglicas, se configurem sempre e cada vez mais com Jesus Cristo, que veio para servir e dar a vida, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

7 Dia - Entrega do Livro dos Evangelhos Ministros da Palavra


Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. (Mc 16, 15)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men.

10

DO RITUAL DA ORDENAO Pela entrega do livro dos Evangelhos, indica-se a funo de proclamarem o Evangelho nas celebraes litrgicas e de pregarem a f da Igreja por palavras e obras. PARA MEDITAO Recebe o Evangelho de Cristo, que tens misso de proclamar. Cr o que ls, ensina o que crs e vive o que ensinas.
(do Ritual)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, sendo os primeiros a acolher o Evangelho da salvao, possam testemunha-lo com a vida, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

11

8 Dia - sculo da Paz Comunho no Servio


Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem perfeio da unidade (Jo 17, 23)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Pelo sculo da paz, o Bispo como que pe a marca da aceitao dos diconos no seu ministrio, e os diconos sadam os Ordenados em sinal do ministrio comum na sua Ordem. PARA MEDITAO Vs fazeis crescer e dilatar-se o Corpo de Cristo, a vossa Igreja, na variedade dos dons celestes e na diversidade dos seus membros, unida pelo Esprito Santo num Corpo admirvel.
(da Orao de Ordenao)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, unidos no servio comum ao povo santo, edifiquem a comunho na vida da caridade, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 12

CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

9 Dia - Ministrio Ao servio do Corpo de Cristo


Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vs faais tambm. (Jo 13, 15)

V. Deus, vinde em nosso auxlio. R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. V. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo R. Como era no princpio, agora e sempre. men. DO RITUAL DA ORDENAO Na liturgia eucarstica os Ordenados exercem pela primeira vez o seu ministrio, assistindo ao Bispo, preparando o altar, distribuindo a Comunho aos fiis, sobretudo ministrando o clice e fazendo as admonies. PARA MEDITAO Pela uno do Esprito Santo, constitustes o vosso Filho Unignito pontfice da nova e eterna aliana, e no vosso amor infinito quisestes que fossem exercidos na Igreja muitos ministrios. Ele no s revestiu do sacerdcio real todo o seu povo santo, mas tambm, de entre os seus irmos, escolheu homens que, mediante a imposio das mos, participam do seu ministrio sagrado. Eles dirigem com amor fraterno o vosso povo santo, alimentam-no com a palavra e fortalecem-no com os sacramentos. Como verdadeiras testemunhas da f e da caridade comprometem-se generosamente a cumprir a sua misso, prontos, como Cristo, a dar a vida por Vs e pelos homens seus irmos.
(Do Prefcio da Missa Ritual da Ordenao dos Diconos)

PRECES Oremos, irmos, a Jesus Cristo nosso Salvador, que se dignou fazer-Se servo para nossa redeno, e invoquemo-lO dizendo: Ouvi-nos, Senhor. Pela Santa Igreja, espalhada pelo mundo, para que seja sempre sinal do rosto misericordioso de Deus, oremos. 13

Pelo Santo Padre e pelos nossos bispos, por todos os presbteros e diconos, para que sejam fiis graa recebida, oremos. Pelas famlias crists, para que sejam testemunhas do amor de Deus e acolham com alegria o dom das vocaes sacerdotais e religiosas para os seus filhos, oremos. Por todos os jovens cristos, para que abram o seu corao ao projecto de Deus e sem medo respondam generosamente ao seu chamamento, oremos. Por todos os que se preparam para receber a sagrada ordem do Diaconado, concretamente o Bartolomeu, o Diogo, o Paolo Ciampoli e o Paulo Pires, o Toms, o Eduardo, o Flvio e o Csar, para que, inteiramente disponveis para Deus, sirvam com diligncia o Corpo de Cristo, que a Igreja, oremos. Pai Nosso. Av Maria. Glria. ORAO FINAL Deus, Vs que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Esprito, suscitai nela dispensadores fiis e idneos para os Santos Mistrios, para que por seu ministrio e exemplo, o povo cristo, protegido por Vs, progrida no caminho da Salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. CONCLUSO V. O Senhor nos abenoe, nos livre de todo o mal e nos conduza vida eterna. R. men.

14

Potrebbero piacerti anche