Sei sulla pagina 1di 18

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS Departamento de engenharia civil Disciplina: Informtica e Computao

AVALIAO EXTERNA DA DISCIPLINA

A EVOLUO DOS COMPUTADORES

Alunas: Reila Cinalli Gomes Dayanne Andrade Lara Fonseca

Goinia, 2012

1.

INTRODUO

O presente trabalho traz descritos os principais aspectos referentes s noes iniciais que se fazem necessrias no ambiente informatizado. Tanto em aspecto da historia e da evoluo dos primeiros computadores at os atuais, quantos de seus componentes. A sociedade atual traz conhecimentos e informaes no manuseio de dados em grande quantidade. Essa crescente evoluo na rea de informtica possibilita e facilita um acesso maior das pessoas. H um grande fluxo de informaes e dados para serem armazenados nas memrias internas do computador. O computador que a maioria das pessoas conhece hoje uma mquina programvel que processa informaes, porm o caminho que foi percorrido at chegar nesse estgio em que estamos foi longo, tendo passado por vrias geraes de computadores at chegar o computador eletrnico atual. O acesso da informtica algumas dcadas atrs era muito difcil, limitava o uso por parte de qualquer pessoa, os custos eram altssimos para se ter at mesmo uma internet em casa, nos dias que se seguem essa facilidade aumentou, os custos decrescentes de hardware esto aumentando na faixa de aplicaes economicamente viveis e a capacidade de processamento crescentes em conjunto com softwares cada vez de melhor nvel aumentam a facilidade de uso e o potencial do computador. Neste trabalho procura-se uma compreenso maior sobre esse avano da informtica, ampliando o conhecimento para a importncia dessa tecnologia nos dias atuais. Para o campo de trabalho das engenharias indispensvel a compreenso dessa rea. Deve-se utilizar de todos os recursos da computao disponveis para otimizar a produtividade, reduzindo o tempo para executar tarefas. .

2.

O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS COMPUTADORES

A princpio se faz necessrio explicitar a necessidade da criao dos primeiros computadores. Segundo CERQUEIRA (2004), o baco, originado por volta de 3000a.C. representou uma revoluo na maneira de se calcular e trouxe consigo a necessidade de desenvolvimento e aperfeioamento de novas tecnologias. A primeira mquina programvel foi criada por Charles Babbage. Esta era capaz de realizar quaisquer clculos mesmo que dependendo de uma programao externa. Entretanto as mquinas desenvolvidas por Babbage apresentavam-se complexas e acabaram abandonadas. Na mesma poca George Boole, depois de estudar vrias teorias matemticas estabelece a Lgica Formal ou lgebra de Boole. Atravs desta lgica, foi permitido o estabelecimento de procedimentos que identificam se uma situao falsa ou verdadeira atravs de operadores lgicos AND,OR e NOT, que foi de grande valia para o procedimento para o uso da tcnica de programao. (CERQUEIRA, 2004, p. 21). A Segunda Guerra Mundial foi de extrema importncia para o desenvolvimento da computao. As mquinas que originaram os computadores atuais foram impulsionadas pela necessidade de agilizar processos e resolver problemas de clculos e decodificao. 2.1. Mquina de Turing

Alan Turing considerado um dos pais da computao, criou um modelo matemtico terico para o computador universal, antes que os primeiros equipamentos desse tipo de fato existissem. O invento conhecido como Mquina de Turing e serviu de base para a computao moderna. Tratase de um dispositivo imaginrio embasado por uma teoria revolucionria do seu autor, o britnico Alan Mathison Turing. A mquina de Turing formou a estrutura bsica para a cincia da computao moderna. Apesar de no ter sido implementada fisicamente, na totalidade pelo seu autor, o processo computacional foi matematicamente demonstrado e provado. Turing explicitou um dispositivo lgico que ele chamou de "automatic machine" (ou amachine), capaz de ler, escrever e apagar smbolos binrios em uma fita de comprimento ilimitado e dividida por quadrados de mesmo tamanho. Uma cabea de leitura/gravao se moveria em qualquer direo ao longo da fita, um quadrado por vez, e uma unidade de controle poderia interpretar uma lista de instrues simples, movendose para a direita ou esquerda. 2.2. Mark I

Graas a grandes avanos obtidos no campo da eletricidade, por volta de 1944 iniciou-se a construo de uma mquina fundamentada nos princpios de funcionamento de dispositivos eletromecnicos conhecidos como rels. Foram implementados os princpios da lgebra de Boole atravs de circuitos de chaveamento, tipo abre e fecha de rels, de modo a expressarem alternativas SIM/NO, 1/0, Ligado/Desligado, que identificam a validade ou no uma proposio. Este computador foi desenvolvido na Universidade de Harvard, pela equipe do professor H. Aiken com ajuda financeira da IBM, que veio a investir US$ 500.000,000 no projeto. O Mark I era controlado por um programa que usava o sistema numrico decimal. Ele tinha 15 metros de profundidade e 2,5 metros de altura, envolvido por vidro e ao inoxidvel. Durante dezesseis anos o Mark I foi utilizado para servios matemticos na Universidade de Harvard at que se tornou obsoleto. Ver figura 1.

Figura 1. Mark I fonte: http://www.computer50.org/mark1/gal1.html

2.3.Colossus

Tendo em vista o avano na tecnologia das mquinas computveis, no ano de 1943, sob a liderana de Alan Turing, [...] foi desenvolvido o computador Colossus, que era muito mais ambiciosa que o famigerado Mark I, uma vez que ao invs de rels eletromecnicos se utilizava do novo e revolucionrio invento da poca, as vlvulas. (CERQUEIRA, 2004 p.26). O Colossus trabalhava com smbolos perfurados numa argola de fita de papel. Ele trouxe consigo uma grande revoluo para as mquinas da poca, visto que utilizava-se da leitura fito eltrica, comparando a mensagem cifrada no papel com a dos cdigos conhecidos at encontrar uma coincidncia para assim processar a informao. Ele era capaz de processar at 25.000 caracteres por segundo e possua cerca de 2.000 vlvulas.

2.4. Eniac O ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calculator) considerado o primeiro computador eletrnico de uso geral totalmente funcional construdo no mundo, financiado pelo Exrcito dos EUA, cujo projeto foi trazido a pblico em 1946.(BORGES, SILVA, 2004 p.6).

Era programado atravs de nmeros binrios aliados lgebra de Boole de maneira diversa programao fundamentada em nmeros decimais que a maioria das mquinas eletromecnicas utilizava. O ENIAC era uma mquina robusta; ocupava uma aera de aproximadamente 180 m e pesava 30 toneladas. Em 1955 o ENIAC foi desativado. (Ver figura 2.)

Figura 2. ENIAC fonte: http://www.library.upenn.edu/exhibits/rbm/mauchly/jwm8b.html

2.5.EDVAC O EDVAC foi o sucessor do ENIAC. Diferenciava-se deste, pois permitia que o trabalho fosse acelerado com a capacidade de armazenamento de dados e programas. (CERQUEIRA, 2004 p.29). Por meio de um tubo cheio de mercrio, chamado de linha de retardo, no qual cristais geravam pulsos eletrnicos que se refletiam em sentidos opostos, com a menor velocidade possvel, buscando assim reter a informao dos dados armazenados eletronicamente. Outra diferena significativa do EDVAC em relao ao seu antecessor era a capacidade de codificar as informaes na forma binria ao invs da decimal. Com isso tornou-se possvel reduzir a quantidade de vlvulas. Figura 3.

Figura3. EDVAC fonte:

http://www.es.flinders.edu.au/~mattom/science+society/lectures/illustrations/lecture32/edvac.html

3.

As Geraes de Computadores

Os computadores so divididos entre quatro geraes. Sendo a primeira considerada de 1940 a 1958 e representada principalmente pelo Mark I, o ENIAC e o EDVAC, cuja principal caracterstica era a utilizao das vlvulas vcuo. Por sua vez os chamados computadores de 2 Gerao(1952-1964) tm os transistores como grande diferencial. Desenvolvido em 1952 pela Bell Laboratories, o Transistor passou a ser um componente bsico na construo de computadores, assinalando o incio da Segunda Gerao de Computadores. (CERQUEIRA, 2004 p.30). As principais diferenas do transistor com relao vlvula so o tamanho reduzido, menor dissipao de calor e consumo de energia eltrica, alm de propiciar maior velocidade nas operaes e tambm se faz menos sujeito a danos mecnicos. Com isso as mquinas da 2 Gerao (fig.4) passaram a ter uma seo reduzida com relao aos seus antecessores.

Figura 4. computadores.htm

IBM 7094 fonte: http://www.tecmundo.com.br/infografico/9421-a-evolucao-dos-

Para os comandos desses computadores, as linguagens de mquina foram substitudas por linguagem Assembly. Esse tipo de programao utilizado at hoje, [...] (http://www.tecmundo.com.br/). Os principais avanos dizem respeito s unidades de memria principal, com a substituio do sistema de tubos de raios catdicos pelo de ncleos magnticos (usados at hoje). A memria teve aumento em sua capacidade de armazenamento, chegando a 32K. Nesta Gerao os principais computadores so representados por IBM 1401, IBM 7094, Honeywell 800 e IBM 7090.

A terceira gerao de computadores considerada de 1964 a 1980. Seu marco se deu com o surgimento utilizao dos Circuitos Integrados SLT (Solid Logic Technology) uma tcnica de micro circuitos. Dadas essas mudanas os computadores passaram a realizar vrios processos simultaneamente. A programao dos computadores desta gerao foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema especfico.

No final da 3 Gerao os microcomputadores passaram a se popularizar, porm em uma escala bem inferior a que se tem hoje. (fig.5)

Figura 4. Osborne 7094 fonte: http://grupocdd.wordpress.com/2010/10/14/a-terceira-geracao/

Compreendida de 1980 aos dias atuais, a Quarta Gerao de computadores tem como principal caracterstica o desenvolvimento do sistema de arquitetura aberta. As tecnologias LSI, VLSI e ULSI abrigam milhes de componentes eletrnicos em um pequeno espao ou chip, iniciando a quarta gerao, que vem at os dias de hoje. (FONSECA, 2007 p. 123). Na quarta gerao que se iniciou a criao de microprocessadores de at 32 bits; sendo estes responsveis por revolucionarem o mercado de microcomputadores.

4.

Arquitetura Bsica de Computadores

4.1. Modelo de Von Neumann

A proposta de Von Neumann foi uma nova forma de organizao para o computador que permitisse um alto grau de flexibilidade, de forma a adapt-lo facilmente para aplicaes diversas.

Figura 5. Modelo de Neumann fonte http://sdacfaria.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

Em seu modelo de computador foi introduzido o conceito de memria, um dispositivo de armazenamento temporrio, para onde programas (e dados) diferentes poderiam ser carregados a partir de uma unidade de entrada, para serem executados pela unidade aritmtica e lgica, com os resultados sendo transferidos da memria para uma unidade de sada, tudo isso sob a coordenao de uma unidade de controle. (BORGES, SILVA, 2004, cap.3 p.2). - Memria: a unidade onde as instrues, os dados de entrada, as tabelas de referncia, e os resultados intermedirios devem ser armazenados para permitir a execuo de um programa. - Controle: a unidade responsvel pelo seqenciamento das operaes e pelo controle das demais unidades do computador.

- Aritmtica: a unidade que ir executar as operaes aritmticas e lgicas tais.. Um total de 10 operaes fundamentais foi definido por Von Neumann. chamada abreviadamente de UAL. - Entrada: a unidade que transfere a informao do meio externo. - Sada: a unidade que transfere a informao para o meio externo.

5. Unidades de medida Os computadores utilizam sistema binrio de informao, onde qualquer informao pode atingir apenas 2 valores: 1 e 0. O menor fragmento de dados usado o Bit, que vem do ingls Binary Digit. Logo, um Bit significa ou ligado ou desligado, 1 ou 0. Um bit no constitui um dado ou pacote de informaes. A menor unidade de armazenamento de dados o BYTE, que nada mais que a combinao de 8 BITs combinados, cada um com um dado especifico. O BYTE foi definido dessa forma pois para conseguir representar todas as letras, nmeros e smbolos e teclas so necessrias 256 combinaes diferentes. Como um bit tem duas informaes, basta considerar 28=256. A partir do BYTE o sistema de numerao obedece basicamente os mesmos conceitos do sistema de numerao decimal. Por exemplo, quando temos 1km de distncia, temos 1000m, ou seja, usamos um fator de multiplicao de 1000 de um valor para o outro, que equivale a 103. No caso da base 2, o nmero mais prximo que pode ser atingido no caso de 210 que equivale a 1024 vezes o valor anterior. Exemplo: 1kB tem 1024 Bytes.

Seguindo a mesma ideia:

S Medida igla 2 Byte 0 K Kilobyte Megabyt e B B 10 M 20 G Gigabyte B 30 T Terabyte B Pentabyt e Hexabyt e B B 40 P 50 H 60 2 1.152.921.504.606.846.976 PBytes 2 1.125.899.906.842.624 TBytes 1.024 2 1.099.511.627.776 2 1.073.741.824 2 1.048.576 2 1.024 bytes 1.024 KBytes 1.024 MBytes 1.024 GBytes 1.024 1 (8 bits) 1 byte 1.024 Caracteres

Fonte: computadores/

http://www.juliomoraes.com/pt/2008/07/unidades-de-medida-do-sistema-binario-dos-

http://www.algosobre.com.br/informatica/unidades-de-medida-do-computador.html

6. Principais perifricos 6.1. Perifricos de entrada: Teclado: perifrico que permite o usurio inserir dados atravs de diversas teclas, inclusive com combinaes. Mouse: perifrico que permite o usurio posicionar uma seta (apontador) atravs da interface grfica dos aplicativos. O mouse possui dois botes padres, o esquerdo e o direito. Boto esquerdo tem a funo de selecionar com um clique e executar com 2 cliques. Boto direito tem a funo auxiliar e na maioria dos aplicativos aciona um menu contextual de atalhos e comandos. Webcam: Perifrico de entrada que captura imagens estticas e em movimento. Utilizada para vdeo conferncias. Scanner: Perifrico de entrada, tambm conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas (foto, livros, documentos) atravs da decodificao de reflexos gerados por impulsos luminosos.

Pode ser de mo ou de mesa. Usado em conjunto com um software de OCR(Optical Character Recognition) reconhecimento ptico de caracteres, pode transformar textos impressos em arquivos editveis. 6.2 Perifricos de sada So todos os dispositivos de sada conectados externamente placa-me do computador: Monitor Impressora

Caixas de som Monitor Principal perifrico de sada, exibe ao usurio as principais informaes do sistema.

6.3 Perifricos de entrada e sada So dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usurio no mesmo hardware. Principais exemplos: Monitor TouchScreen Joystick (controles de jogos) com funes de vibrao e force feedback Modem Pendrive Modem Hardware que pode ser instalado no interior do gabinete ou externamente (logo, torna-se um perifrico). Seu nome vem

de Modulador e Demodulador de sinais, ou seja, transforma tipos de sinais para o trfego de dados. Um modem ADSL (de internet de alta velocidade) capaz de demodular o sinal analgico do telefone e modular o sinal digital do computador, para troca de dados atravs do cabo do telefone. Principais exemplos: 7. Tipos de Memrias 7.1 RAM Fax-modem ADSL modem Cable modem WiFi modem

A memria principal do computador conhecida por RAM (Random Access Memory). Na memria principal esto as instrues que esto sendo executadas e os dados necessrios a sua execuo. (BORGES, SILVA, 2004) 7.2 CACHE A memria Cache um tipo de Memria RAM, porm mais rpida e mais cara. Tem funo de acelerar o processamento. O cache reduz significativamente a velocidade de acesso mdio memria principal armazenando os principais dados. 7.3 ROM O computador possui tambm uma memria chamada ROM (Read Only Memory) onde so guardadas informaes para iniciar o computador, ativando o sistema operacional. Esta memria no voltil. Ela pode ser encontrada das seguintes formas: ROM programvel (PROM), memrias em branco que mediante circuitos especiais porem ser escritas somente uma vez, assim como os CD-R; EPROM, programvel e apagvel mediante o uso de ultra violeta em uma pequena janela do chip, podendo ser rescrita; EEPROM, programvel e eletricamente apagvel tambm podendo ser rescrita, facilitando a atualizao de seus programas; 7.4 Memria Secundria A memria secundria ou memria auxiliar usada para armazenar grandes quantidades de informaes. Os discos rgidos so exemplos de memrias secundrias. 2.2.5 Barramento

So caminhos que permitem o transporte de dados entre os vrios elementos: CPU, memria, placas de expanso, sistema de entrada e sada, etc.

8. Concluso Por meio a pesquisa realizada tornou-se mais fcil perceber como a acelerao no processo produtivo dos computadores est diretamente ligada acelerao do modo de vida. Tendo em vista que o desenvolvimento da cincia da computao permitiu o desenvolvimento da maioria das tecnologias que hoje fazem parte do nosso cotidiano se fez importante entender o principio de funcionamento dessas mquinas. Desde as primeiras mquinas de calcular s modernas calculadoras e microcomputadores, a necessidade da otimizao dos processos mostrou-se a causa principal da evoluo dos computadores.

9. REFERENCIA BIBLIOGRFICA CERQUEIRA , DIEGO A., A evoluo da informtica, Desde os sculos passados at os dias de hoje, Sorocaba, 2004 BORGES, ANTNIO;GABRIEL P. SILVA, Organizao de computadores, 2004 http://pt.scribd.com/doc/36909045/Geracao-dos-computadores-e-SistemasOperacionais http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html http://www.dca.ufrn.br/~xamd/dca0800/Cap02.pdf http://algol.dcc.ufla.br/~monserrat/icc/Introducao_arq_computador.pdf http://equipe.nce.ufrj.br/gabriel/orgcomp2/capitulo3.pdf http://equipe.nce.ufrj.br/gabriel/orgcomp2/ http://www.inf.pucrs.br/~zorzo/ii/downloads/historicodoscomputadores.pd http://www.tecmundo.com.br/infografico/9421-a-evolucao-doscomputadores.htmf

Potrebbero piacerti anche