Sei sulla pagina 1di 5

INTRODUO:

Nos trabalhos de carga, descarga e enlonamento em caminhes e vages, os acidentes de quedas com diferena de nvel so causados basicamente pelos seguintes motivos: - movimentao sobre cargas irregulares. - movimentao sobre superfcies impregnadas de leos e graxas. - calados e luvas inadequados e/ou impregnados de leos e graxas. - acesso difcil e perigoso ao da carga. - movimentao sbita do caminho ou vago. - mal sbito do trabalhador. Internacionalmente, o uso dos trava-quedas com cabos retrteis considerado a soluo ideal para proteo contra quedas nessas reas, desde que obedecidas as seguintes orientaes de instalao:

A) TRABALHO EM LOCAL FIXO:


Quando o local fixo, caso especfico de abastecimento em caminho-tanque adota-se a instalao do trava-queda em ponto fixo (Fig.1), obedecendo-se os seguintes critrios (Fig.2): a) Fixao do trava-queda: deve ser instalado sempre acima da cabea do trabalhador, a uma distncia de, no mnimo, 70 cm, em um ponto com resistncia superior a 1500 kg (NBR 14628). b) O deslocamento horizontal do trabalhador (fig. 2), em relao ao centro do aparelho (L), no deve ser superior a um tero da distncia entre o ponto de ligao do cinturo e o solo (H). c) Considerando a necessidade de proteo do trabalhador no deslocamento desde o solo at o bocal de abastecimento sobre o tanque, as normas internacionais recomendam usar trava-queda com cabo retrtil de comprimento de, no mnimo, 7 metros.

Fig.1 Fig.2 Nota: havendo necessidade de maior deslocamento horizontal, veja o item seguinte.

B) TRABALHO EM PONTOS DIVERSOS SOBRE O CAMINHO:


Havendo necessidade de trabalho sobre toda a carroceria do caminho, deve-se usar o trava-queda modelo R-10 ou R-20 com trole, movimentando-se em linha horizontal, para atender a exigncia b do item anterior (Fig.3).

Fig.3 Importante: considerando a necessidade de proteo ao trabalhador no deslocamento desde o solo at o topo da carga (operao de enlonamento), as normas internacionais recomendam usar travaqueda retrtil com cabo de comprimento de, no mnimo, 7 metros. A linha horizontal pode ser rgida ou flexvel, sendo, geralmente, constituda de uma das alternativas:

1- VIGA DE AO "I" de 4" x 2 5/8": Nessa alternativa, usa-se o trole TR-1, com os trava-quedas R-10 ou R-20. A mobilidade dos aparelhos na linha horizontal excelente, mesmo em trechos curvos. Em caso de queda, a fora de impacto (cerca de 600 kg) facilmente diluda em toda a estrutura.

2- TRILHO INOX GULIN: Nesse caso usa-se um perfil "U" de 40 x 40 mm, em ao inox, com o trole TR-4. O ao inox ideal para atmosfera industrial agressiva ou martima. A mobilidade e a fora de impacto igual ao caso anterior.

3- CABO DE AO: Usa-se cabo de ao com, no mnimo, 3/8 " de dimetro, com trole TR-3. Essa alternativa oferece uma instalao rpida, leve e

econmica, porm, tecnicamente, no uma boa soluo. Est sendo cada vez menos usada no exterior, pelos seguintes motivos: - O trole, pelo efeito da gravidade, tende a deslizar para o centro da catenria, aumentando o esforo do trabalhador para movimentao contrria. Para atenuar esse grave incoveniente durante o trabalho, costuma-se diminuir a folga do cabo de ao (flexa) na linha catenria, porm, tal soluo acarreta altssimas cargas instantneas nos pontos de ancoragem do cabo, em caso de queda: os pontos de fixao do cabo de ao nas paredes de alvenaria ou tesouras, com certeza no foram projetados para resistirem a cargas instantneas vrias vezes superior a 600 kg.

REQUISITOS PARA INSTALAO DA LINHA HORIZONTAL:


1) Posicionamento: deve coincidir com o eixo central longitudinal do caminho, carreta, vago ou aeronave. (Fig.3). 2) Comprimento da linha horizontal: deve ser sufuciente para que, em eventuais movimentaes do trabalhador alm da sua extremidade (L), no seja superior a um tero da altura (H) (fig.3).

3) Altura da instalao: a linha horizontal deve ser instalada a uma altura que garanta, em qualquer situao de trabalho, uma distncia de no mnimo, 70 cm da cabea do trabalhador. Caso no haja a distncia de 70 cm, deve-se adotar duas linhas paralelas, conforme Fig.4, obedecendo o item 2. Fig.4 4) Resistncia da linha horizontal: deve suportar, em qualquer ponto, uma carga de, no mnimo, 1500 kg (NBR 14628).

5) Peso do trabalhador: deve ser de, no mximo, 100 kg, conforme NBR 11370 e 14628, da ABNT.

CUIDADOS EXTRAS PARA LINHA HORIZONTAL:


A linha horizontal deve ser projetada para nunca haver contato dos trava-quedas com pontos fixos da estrutura ou cabea do trabalhador. A eventual coliso dos trava-quedas com pontos da estrutura amassa sua carcaa e impede a rotao do carretel interno e o bom funcionamento do aparelho. Nos casos de utilizao de dois ou mais aparelhos em linha horizontal, deve-se amalisar os eventuais problemas de choque entre os aparelhos em uma mesma linha ou entre linhas paralelas, a fim de no amassar as carcaas.

TRABALHO EM TERMINAL FERROVIRIO DE ABASTECIMENTO:


Considerando que, em um terminal de vrias linhas, as operaes de abastecimento so localizadas em uma mesma linha transversal aos vages-tanques, costuma-se utilizar uma nica linha horizontal de trilho (viga "I"), conforme Fig,5.

FIG.5 Para maiores detalhes consultar Captulo 4 de Produtos e Informaes ou assista o Vdeo de Treinamento n 4 (durao 2 minutos).

Potrebbero piacerti anche