Sei sulla pagina 1di 3

A violncia e a questo social Fbio Wanderley Reis Quem dera que as discusses sobre o que fazer a respeito da violncia

pudessem restringir-se aos dispositivos legais ou eficincia policial, como ocorreu nas ltimas semanas. Com todos os equvocos a que possam prestarse, as ligaes da violncia com a questo social brasileira so reais e complicadas. Elas impem o desafio de equilbrio entre dois extremos: de um lado, esquerda ou direita, certa postura maximalista que insiste, a propsito do empenho de se fazer qualquer coisa, na necessidade de se fazer tudo, ou muito mais (o que sempre certo, ai de ns); e, de outro lado, um artificialismo ou ativismo legalista pouco atento s complicaes do problema. No plano geral, questo social e violncia podem ligar-se de maneiras diversas, que diferem quanto ao significado poltico do comportamento violento. Anlises internacionais recentssimas e academicamente prestigiosas das relaes entre as condies sociais e o desenvolvimento poltico (ou a implantao da democracia e sua consolidao) tm destacado o papel da ameaa de violncia revolucionria como acicate na construo democrtica, vendo os avanos democrticos, em ampla medida, como concesso forosa de elites submetidas a presses sociais. Mesmo se tortuosamente, tais anlises remetem s idias de Marx, com a violncia manifestando claro alcance poltico, embora costume ser entendida de maneira a incluir irrupes de natureza espontnea e no necessariamente associadas com um desgnio propriamente revolucionrio. O significado poltico menos claro nas formas de violncia e criminalidade que comprometem o tecido social e a segurana de modo mais difuso e permanente. Mas, como o caso brasileiro deixa evidente, o carter difuso no impede que se fale da violncia como expresso, tambm neste tipo, da questo social. No s os autores da violncia que se difunde so sobretudo gente mais pobre, mas tambm, embora as vtimas sejam com frequncia gente igualmente pobre, o transbordamento da violncia entre as fronteiras das classes sociais que a torna especialmente visvel e dramtica.
1

Basta confrontar, no nosso caso, o carter tristemente banal das chacinas entre os cidados de segunda categoria na periferia das grandes cidades com o impacto da violncia na opinio pblica quando a classe mdia e a elite so atingidas. E essa feio de enfrentamento social traz tambm violncia difusa e hobbesiana um alcance poltico de grande importncia latente. Afinal, temos visto a aparelhagem estatal no apenas desafiada em sua capacidade de presena eficaz e ao repressora (com a consequncia de submeter-nos todos ao risco de ter de viver dias de periferia, como disse Mnica Bergamo), mas tambm mesclando-se impropriamente, de formas variadas, com o mundo do crime. Por outro lado, as condies sociais que produzem a expanso da criminalidade e da violncia esto a para ficar, ligadas como se acham ruptura num Brasil de repente urbano e mobilizado, mas ainda inaceitavelmente desigual da psicologia prpria da estrutura de castas de nossa sociedade tradicional e escravista. Qualquer projeo lcida da situao atual no pode deixar de ser pessimista, e, com tudo o que se mostre imperioso no plano da eficincia policial ou do cdigo penal, no h alternativa ao poltica empenhada em reduzir o fosso social longamente construdo. A literatura mencionada acima salienta o carter historicamente redistributivo da simples operao da democracia poltica, e nossa experincia recente do contraste entre a ditadura e o ps-ditadura, com todos os senes, corrobora a proposio. De todo modo, a incorporao poltico-eleitoral obtida com a efetiva universalizao do sufrgio j redunda, entre ns, em golpe importante no fosso social do escravismo, e se torna cada vez mais injustificado contar com a neutralizao pela fora dos reflexos poltico-eleitorais indesejveis do voto dos menos iguais. Ao contrrio, o truque, se que existe, parece consistir em contar com tais reflexos e tratar de capitaliz-los at onde possvel. Naturalmente, a ao poltica de objetivos sociais no pode prescindir do paternalismo estatal. Doutrinariamente no h a qualquer problema, no importa o que digam ideologias velhas ou novas: o estado democrtico no pode ser aquele que apenas responda capacidade diferencial de presso das diversas categorias de interesse (tornando-se, eventualmente, o clebre comit executivo). O problema est na nova dinmica econmica e em at
2

que ponto ela sustentar de fato certos preceitos cnicos como o que se acha envolvido no eufemismo do mercado de trabalho flexvel, redundando em prescrever, segundo o modelo anglo-saxnio, que se aja, com a omisso estatal, de forma a tornar piores as condies do mercado de trabalho para assegurar, para muitos, o acesso a algum trabalho (ou que no sejam priced out of the market...). As escolhas so difceis, sobretudo ao se combinarem os problemas do mundo novo com os traos negativos do nosso legado social. Do ponto de vista da violncia, porm, bom ter presente no s que ela aumenta, em geral, no mundo da competio intensificada, mas tambm que no pas campeo de dinamismo e flexibilidade, os Estados Unidos, a exploso da populao carcerria compensa amplamente os dados favorveis quanto proporo de desempregados. Sem falar de que, se consideramos as informaes de estudos relativos aos efeitos das mudanas liberalizantes na legislao sobre o aborto, os muitos que se acham s voltas com a lei naquele pas, especialmente dentre a populao negra, podem ser vistos como gente que teve a sorte de nascer. Algum a favor de fazer abortar nossos criminosos potenciais? Talvez seja melhor que conden-los depois, como j foi sugerido, a morrer de suplcios medievais.

Valor Econmico, 26/2/2007

Potrebbero piacerti anche