Sei sulla pagina 1di 31

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos: um Estudo de Caso de uma Indstria

Information Technology and Business Performance on its Projects Management: a Case Study about a Industry

Alberto Luiz Albertin* Doutor pela FEA/USP. Professor da FGV-EAESP, So Paulo/SP, Brasil. Rosa Maria de Moura Albertin Doutoranda da FGV-EAESP. Pesquisadora da FGV-EAESP, So Paulo/SP, Brasil.

*Endereo: Av. Nove de Julho, 2029, Bela Vista, So Paulo/SP, 01313-902. E-mail: albertin@fgv.br
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

599

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

RESUMO
A Tecnologia de Informao [TI] tem sido considerada um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, oferecendo grandes oportunidades para as empresas que tm sucesso no aproveitamento dos benefcios oferecidos por este uso no desempenho empresarial. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relao entre os benefcios oferecidos pelo uso de TI e o desempenho empresarial, e a sua aplicao no gerenciamento de projetos de TI, por meio de um instrumento especfico desenvolvido para este fim. A metodologia utilizada o estudo de caso numa empresa lder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar este instrumento para a avaliao e acompanhamento dos gastos e investimentos nesta tecnologia. O resultado principal a consolidao deste instrumento para avaliar os gastos e investimentos em TI, e sua incorporao nos processos de gerenciamento de projetos de TI, inclusive aps a sua implementao, permitindo concluir que possvel vincular o uso de TI com desempenho empresarial e que este vnculo deve ser a base para a tomada de deciso. A contribuio do trabalho a identificao dos benefcios oferecidos pela TI, a relao com o desempenho empresarial e a sua aplicao no gerenciamento de projetos TI, brindando subsdios importantes para a sua administrao. Palavras-chave: tecnologia de informao; administrao de tecnologia de informao; desempenho empresarial; gerenciamento de projetos de tecnologia de informao.

A B S T R ACT
The Information Technology [IT] has been considered like one of the current managerial environment more important components, offering great opportunities for the companies that have success in the offered benefits utilization for this use. This article has as main objective to present the relationship among the Information Technology utilization effective benefit business performance, and its application on the IT projects management, using a specific structure developed for this purpose. The methodology is case study on a company leader on its industry, with significant IT investment, which adopted this tool to evaluate and control its cost and the investment on this technology. The main result is this structure consolidation as a tool for analysis about cost and investment on IT; and its incorporation on the processes of IT projects management, even after its implementation. These results permit to conclude that it is possible to relate IT utilization with business performance and it should be the basis to decision making. Its contribution is the identification of offered benefits by IT, the relationship with business performance and its impact on IT projects management, offering important subsidies for its administration. Key words: information technology; information technology management; business performance; information technology project management.

600

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

I N T ROD U O

A Tecnologia de Informao [TI] tem sido considerada um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual; as organizaes brasileiras tm utilizado ampla e intensamente esta tecnologia, tanto em nvel estratgico como operacional (Albertin, 2004). Essa utilizao oferece grandes oportunidades para as empresas que tm sucesso no aproveitamento dos benefcios oferecidos por este uso. Ao mesmo tempo, ele tambm oferece desafios para a administrao de TI; as empresas passam a ter grande dependncia dele, apresentando particularidades no seu gerenciamento. Neste cenrio complexo, um dos desafios mais crticos identificar o nvel de contribuio que esta tecnologia oferece aos resultados das empresas. Neste ambiente, torna-se imprescindvel o conhecimento das cinco dimenses do uso de TI: utilizao em si, benefcios oferecidos, contribuio para o desempenho empresarial, governana e administrao de TI, e o papel dos executivos, e da relao que existe entre estas dimenses, para que se possa garantir a sua coerncia, alm do tratamento individual das particularidades de cada uma delas (Albertin & Albertin, 2005). Assim, o problema de pesquisa como estabelecer uma relao entre o uso de TI e seus benefcios oferecidos no desempenho empresarial, relao que possa ser aplicada no gerenciamento de projetos de TI. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relao entre os benefcios oferecidos pelo uso de TI e o desempenho empresarial, e a aplicao desta relao no gerenciamento de projetos de TI, por meio de um instrumento desenvolvido para este fim. A metodologia utilizada o estudo de caso numa empresa lder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar este instrumento para a avaliao e acompanhamento dos gastos e investimentos nesta tecnologia. A justificativa deste trabalho baseia-se na certeza de que a oferta de TI e seu aproveitamento amplo e intenso pelas organizaes tm sido considerado como realidade nos vrios setores da economia e condio bsica para as empresas sobreviverem e competirem.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

601

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Algumas das oportunidades oferecidas por este novo ambiente tm-se confirmado, enquanto outras ainda no esto de fato sendo alcanadas, muitas vezes pela administrao no adequada da TI nas empresas, o que inclui a relao de sua utilizao com o desempenho empresarial. Os administradores tm enfrentado os desafios deste ambiente cada vez mais complexo e que requer um conhecimento mais profundo de suas particularidades e dinmicas (Albertin, 2004). A contribuio do trabalho a identificao dos benefcios oferecidos pela TI, a relao com o desempenho empresarial e a sua aplicao no gerenciamento de projetos de TI. Alm da identificao, a apresentao de um instrumento no s de anlise e avaliao, mas tambm de orientao para o tratamento adequado do uso de TI.

F UNDAMENTAO T ERICA

A TI pode ser entendida como sendo hardware, software e pessoas envolvidas na obteno, armazenamento, tratamento, comunicao e disponibilizao de informao (Albertin, 2004). Neste trabalho, este conceito amplo de TI ser utilizado para possibilitar o entendimento tambm amplo do seu uso nas organizaes.

Dimenses do Uso de Tecnologia de Informao


O uso de TI nas empresas deve ser entendido por meio do conhecimento das suas vrias dimenses, incluindo o contexto com seus direcionadores, os tipos de uso de TI, o desempenho empresarial, a governana e a administrao de TI e o papel dos executivos de negcio e de TI, bem como a relao que existe entre elas (Albertin & Albertin, 2005). Estas dimenses so identificadas no Modelo das Dimenses do Uso de Tecnologia de Informao em Benefcio dos Negcios, apresentado na Figura 1.

602

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Figura 1: Modelo das Dimenses do Uso de Tecnologia de Informao em Benefcio dos Negcios

Fonte: Albertin e Albertin (2005, p. 94).

As organizaes devem definir as suas diretrizes, estratgias e operacionalizao, considerando o contexto em que atuam, aproveitando as oportunidades e vencendo os desafios apresentados. Neste cenrio, a TI um dos componentes organizacionais mais importantes e tem permeado praticamente todas as aes internas e externas. Desta forma, o uso de TI tambm deve considerar o contexto, definido neste trabalho pelos direcionadores das respostas organizacionais e do uso de TI, incluindo as presses de mercado, organizacionais, de indivduo e da prpria tecnologia. O valor que a TI poder agregar organizao est diretamente relacionado com a qualidade do estudo destes direcionadores (Amor, 2000; Hackett, 1990; Kanter, 2001; Morton, 1991). O uso de TI tambm ser determinado pela viso e valor que esta tecnologia tem para a empresa, assim como pelas vrias aplicaes de TI que esto disposio das organizaes (Weill & Broadlent, 1998) e que tem nveis diferentes de reconfigurao de negcio (Venkatraman, 1991), dependendo da necessidade definida pelos direcionadores. No nvel mais elevado, a TI pode contribuir de forma definitiva para a criao de novos modelos de negcio (Means & Schneider, 2000; Murphy, 2002; Sampler, 1998; Weill & Vitale, 2001).
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

603

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

As organizaes dependem de certos requisitos para garantirem seu sucesso que pode ser alcanado com a utilizao de TI (Baschab & Piot, 2003; Slack, Chambers, & Johnston, 2000; Tardugno, Dipasquale, & Matthews, 2000). O uso de TI oferece benefcios para os negcios que incluem custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovao; cada uso tem uma composio prpria destes benefcios. O desafio das organizaes determinar, o mais precisamente possvel, quais os realmente ofertados e desejados, pois esta identificao ser a base para a confirmao destes benefcios no desempenho empresarial. O desempenho empresarial certamente tem sido afetado pelo uso de TI, porm a maneira como isto ocorre depende da perspectiva usada na relao entre a organizao e a TI, que pode ser desde a considerao de TI como simples decorrncia das diretrizes organizacionais, at a TI como facilitadora e fornecedora de inovaes de negcio. Estas perspectivas determinam o valor que TI dado e aquele que se espera do seu uso. O desempenho empresarial inclui aspectos financeiros e no financeiros (Murphy, 2002; Venkatraman, 1989). A governana de TI pode ser entendida como a autoridade e responsabilidade pelas decises referentes ao uso de TI. A administrao de TI, com seus processos de planejamento, organizao, direo e controle, tem como objetivo garantir a realizao bem sucedida dos esforos para o uso de TI, desde a sua definio com o alinhamento estratgico, influenciado pelo contexto, at a mensurao dos seus impactos no desempenho empresarial (Albertin & Albertin, 2005). O gerenciamento de projetos faz parte desta administrao. A administrao de TI no deve ser realizada apenas pelos executivos desta rea, mas uma responsabilidade organizacional na qual os executivos de negcio tm participao decisiva no seu sucesso (Schein, 1989). Os executivos de negcio devem ter uma atitude em relao com a TI adequada ao que se espera desta tecnologia, de forma crtica e realista, mas tambm permitindo que as suas inovaes sejam aproveitadas pelas organizaes como parte de sua estratgia e operacionalizao. Para tanto, eles devem participar ativa e decisivamente na administrao de TI em conjunto com os executivos desta rea. Os executivos de TI devem ter um papel ativo e decisivo nos negcios, assim como os demais executivos, mas com a particularidade de serem de uma rea que permeia todas as demais e tem caractersticas prprias de inovao. Eles devem participar nos negcios e no s permitir, mas incentivar a participao dos demais executivos. As dimenses do uso de TI e suas relaes produzem efeitos internos e externos

604

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

nas organizaes, o que significa que elas tambm influenciam o contexto e seus direcionadores, alterando-os e sendo alteradas por eles. O foco deste trabalho est nas dimenses de benefcios oferecidos e sua relao com o desempenho empresarial, e na aplicao desta relao no gerenciamento de projetos de TI, o que faz parte da administrao de TI. Porm no possvel analisar a relao entre estas dimenses sem considerar as demais, ou seja, o uso de TI e a atitude dos executivos de TI e de negcio na sua percepo sobre estas dimenses.

Benefcios Oferecidos pelo Uso de Tecnologia de Informao e o Desempenho Empresarial


A rea de TI est sob crescente presso para tornar evidente o seu entendimento sobre o que constitui o valor de negcio que ela oferece e demonstrar a contribuio oferecida por um investimento em TI antes do investimento ser feito. Os executivos de TI precisam ter estrutura para analisar esses investimentos e ter mtricas para definir seu sucesso (Towell, 1999). Os investimentos em TI apresentam fundamentos diferentes dos demais investimentos realizados pelas organizaes. Aps cuidadosa anlise do investimento e seus benefcios antecipveis, a deciso tomada com base nesta comparao. Porm, em TI, estes aspectos no so to facilmente identificados (Mahmood & Szewczak, 1999a). Os estudos sobre o uso de TI no apresentam consenso sobre o melhor enfoque, medidas ou nvel de anlise a serem utilizados para medir o valor de negcio dos investimentos em TI. A maioria dos estudos foi baseada em muitas disciplinas, por exemplo, nos aspectos microeconmicos, econmicos e financeiros; e foram usadas vrias teorias, como a teoria da firma, valor da informao e valor do tempo do dinheiro; e o emprego de muitas variveis dependentes desde ndices financeiros, at a satisfao. A maioria dos modelos usados nas pesquisas assume a relao direta entre tecnologia e algumas medidas de desempenho, e esta viso denominada de modelo bsico e inclui investimento e desempenho organizacional (McKeen, Smith, & Parent, 1999). McKeen e Smith (1993) identificaram que o oramento de TI utilizado quase exclusivamente como medida do nvel de informatizao. Esta situao acaba negligenciando um importante aspecto de TI: seu desenvolvimento. Nesta viso, em que a TI desenvolvida pelo esforo das pessoas, no adequado analisar o impacto no desempenho sem considerar as pessoas. Somente avaliando os dois recursos, pessoas e TI no desenvolvimento, possvel obter o valor efetivo de TI.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

605

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

A noo de efetividade de converso explorada por Markus e Soh (1993); eles argumentam que existem dois grupos de fatores que determinam se o valor de TI obtido ou no. O primeiro refere-se aos fatores estruturais que determinam as diferenas entre empresas, na sua habilidade de obter benefcios a partir dos gastos com TI, como, por exemplo, tamanho, setor, posio competitiva, entre outros. O segundo refere-se aos processos gerenciais internos, que incluem formular estratgia de TI, selecionar a estrutura organizacional para executar essa estratgia, desenvolver a aplicao de TI adequada e gerenciar projetos de desenvolvimento de aplicaes de TI efetivamente. O modelo definido por Trice e Treacy (1986), proposto antes dos modelos apresentados e j comentados, surgiu da investigao sobre medidas de efetividade de TI que sempre envolve medidas de utilizao de TI. Neste modelo, a utilizao de TI deve ser uma varivel interveniente entre investimento de TI e desempenho empresarial, uma vez que TI no pode afetar o desempenho, se no for utilizada de alguma forma. As relaes entre a utilizao de TI e o desempenho empresarial so complexas, sendo impossvel traar uma relao terica clara entre TI e o desempenho empresarial, sem incluir a utilizao. Devaraj e Kohli (2002) argumentam que o custo e o investimento em TI sero refletidos no desempenho empresarial por meio do processo de uso de TI, refletido nos produtos e servios de TI, o que implicar impacto deste uso, que finalmente afetar o resultado empresarial. Uma possvel sntese dos modelos desenvolvidos considera que o investimento em TI deve ser considerado como cadeia de processos de transformao, antes de resultar em algum desempenho empresarial. Esta cadeia inclui governana, investimento, desenvolvimento, utilizao de TI e, finalmente, desempenho empresarial. Este modelo sintetizado seria aplicvel em diferentes nveis de anlise: sistema de informao especfico, organizao como um todo, e setor da economia. Este enfoque de anlise permite que sejam elaboradas proposies (McKeen et al., 1999), como por exemplo: . com o foco no nvel da organizao, deve ser possvel capturar o efeito do investimento total no desempenho da organizao; . a governana de TI no nvel de organizao deve ser determinvel, estabelecendo o nvel de controle exercido sobre ativos de informao; e . o nvel em que os objetivos organizacionais ou de governana so atingidos por um investimento em TI pode tambm constituir um indicador apropriado do desempenho organizacional.

606

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Mahmood e Szewczak (1999b) concluem seus estudos sobre retorno de investimento em TI com proposies e diretrizes. Alguns exemplos de proposies e diretrizes vm a seguir. . Proposies. . A natureza multidimensional do retorno dos investimentos em TI requer que diferentes categorias de medidas sejam criadas para tratar as vrias dimenses: quantitativas, qualitativas e orientao de processos. . Diretrizes. . Adotar uma viso multidimensional da mediao do retorno de investimentos em TI. . Medir o retorno de investimentos em TI em vrios nveis da organizao. Os vrios autores concordam que analisar os aspectos econmicos dos investimentos em TI difcil e complexo, sendo que as tcnicas financeiras e quantitativas no bastam para esta anlise. Muitas vezes, o enfoque intuitivo empregado, permitindo que o otimismo ou ceticismo sejam utilizados, colocando em risco o sucesso da organizao, seja pelo investimento indevido ou pela no realizao de um investimento necessrio (Christopher, 2000). Albertin e Albertin (2005) definem que o aproveitamento dos benefcios do uso de TI no desempenho empresarial se dar por meio dos processos e estratgias que so afetados e apoiados por TI e que iro compor este desempenho. O uso de TI, tanto como infra-estrutura como suas aplicaes em processos organizacionais, oferece os benefcios de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovao que devero ser mensurados nos negcios, formando assim a Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial, conforme apresenta a Figura 2. Os benefcios do uso de TI devem ter mtricas que os vinculem com o desempenho empresarial e que permitam a sua justificativa e avaliao constante. Estas mtricas formam os indicadores que podem estabelecer a relao direta ou indireta entre o uso de TI e o desempenho empresarial. Esta relao, ento, apresentar a contribuio dos gastos e investimentos de TI, porm sempre ser alcanada e determinada em funo das variveis que a afetam: variveis de mercado, tecnolgicas, organizacionais e de indivduo. Estas variveis representam a interferncia que os direcionadores tm no desempenho empresarial e o que recebem deste desempenho.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

607

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Figura 2: Estrutura de Benefcios do Uso de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial

Fonte: Albertin e Albertin (2005, p. 101).

O desenvolvimento deste instrumento utilizou os conceitos de Balanced Scorecard (Kaplan & Norton, 1996), que considera quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento; elas so entendidas como maneira bastante adequada e abrangente de analisar o desempenho empresarial. O enfoque de fator crtico de sucesso colabora para um efetivo controle estratgico (Veen-Dirks & Wijn, 2002). Esta utilizao atende s proposies e diretrizes mencionadas anteriormente neste trabalho.

Gerenciamento de Projetos de Tecnologia de Informao


Os esforos organizacionais para a assimilao e utilizao de TI so realizados na forma de projetos de TI. Esta resposta necessidade da organizao tem como caracterstica a existncia de um objetivo predeterminado, com qualidade, prazo, oramento, condies ambientais e satisfao dos envolvidos, incertezas, complexidade e urgncias. O Gerenciamento de Projetos a aplicao de conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas, para atender ou exceder as expectativas dos requisitos do solicitante de um projeto (Project Management Institute [PMI], 1998). As organizaes, num esforo comumente denominado de identificao de necessidades, a partir de uma anlise de contexto, realizada de forma proativa ou reativa, identifica suas necessidades de soluo de um possvel problema ou do

608

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

aproveitamento de determinada oportunidade. Estas necessidades so ento analisadas e, se aprovadas, devem tornar-se projetos que a organizao ir desenvolver. Os projetos podem ser divididos em fases que compreendem desde a conceituao de um problema ou oportunidade, mediante a anlise da situao atual, at a entrega da soluo ou produto desenvolvido durante o projeto e a liberao dos recursos. Segundo Adams e Barndt (1983), e King e Cleland (1983), o conjunto destas fases denominado de ciclo de vida de projeto; o ciclo de vida genrico considerado como tendo quatro fases: Conceituao, Estruturao, Execuo e Terminal; a denominao das fases pode variar de autor para autor e alguns projetos podem ter estas fases divididas em outras. Como definido por Pinto e Slevin (1988), Conceituao se refere ao ponto em que uma necessidade estratgica reconhecida pela organizao. Tipicamente, as metas e alternativas preliminares do projeto so estabelecidas, juntamente com a disponibilidade de recursos para alcanar estas metas. Na Estruturao, tambm denominada de fase de Planejamento, estabelecido um conjunto mais formal de planos, que visam garantir que as metas inicialmente desenvolvidas sejam alcanadas. Algumas das funes de planejamento so utilizadas para identificar os recursos necessrios, o oramento e a alocao das atividades. Na Execuo, o trabalho do projeto realmente desenvolvido. Os materiais e recursos so obtidos e transformados nos resultados desejados do projeto. Durante esta fase, a capacidade de desempenho continuamente avaliada para garantir o desempenho do projeto, conforme havia sido planejado. Na Terminal, uma vez que o projeto foi completado, a equipe de projeto liberada, e o pessoal alocado em novas responsabilidades, recursos que foram alocados no projeto so liberados de volta para a organizao e o resultado do projeto, seu produto ou servio transferem-se para seu usurio. Cabe mencionar que as fases do ciclo de vida de projetos recebem denominaes diferentes, dependendo do autor, e que a sua curva e aplicao dependem do tipo de projeto e aspecto a ser explorado. Para este trabalho, considera-se que os projetos tm uma fase de anteprojeto na qual, com base no contexto interno e externo, se identifica uma necessidade de resoluo de algum problema ou de aproveitamento de uma oportunidade de negcio, tanto interna como externamente. Aps esta fase inicial, com a aprovao da alta gerncia para que
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

609

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

se inicie este esforo organizacional, seguem as fases de conceituao, estruturao, execuo e terminal. Com a implementao do uso de TI, inicia-se a fase de acompanhamento deste uso, tendo como base sua contribuio para o desempenho empresarial e os seus custos.

D ESENVOLVIMENTO T ERICO

Os projetos devem obedecer a um ciclo de acompanhamento e controle que se inicia com a sua aprovao em nvel corporativo e de projeto, e uma avaliao seguida de deciso gerencial em cada ciclo de desenvolvimento, composto pela realizao de atividades segundo os pontos de reviso estabelecidos (Kerzner, 1995; Remenyi, Money, & Sherwood-Smith, 2000). Este enfoque pressupe a necessidade do uso de algum instrumento que sirva de base para este tipo de tomada de deciso, vinculando o projeto s estratgias e metas corporativas. Assim, este estudo foi baseado em quatro proposies: Proposio 1: O uso de TI, expressado pelo seu gasto e investimento, tem vnculo com o desempenho empresarial. Proposio 2: O estabelecimento deste vnculo permite a criao de uma viso comum do uso de TI. Proposio 3: Os vnculos do uso de TI com o desempenho empresarial devem servir para a anlise de investimento nesta tecnologia. Proposio 4: Os vnculos do uso de TI com o desempenho empresarial devem ser estabelecidos e utilizados no gerenciamento de projetos de TI.

M TODO

DE

P ESQUISA

O mtodo utilizado na pesquisa apresentada neste trabalho o de estudo de caso nico (Yin, 1994). O problema de pesquisa pode ser assim resumido: como estabelecer uma relao entre o uso de TI e seus benefcios oferecidos com o desempenho empresarial, que possa ser aplicada no gerenciamento de projetos de TI?

610

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Estudo de Caso
A escolha do estudo de caso baseou-se na convico de que este trabalho exploratrio, abrangente e complexo (Bonoma, 1985), e que requer contextualizao e aprofundamento (Lazzarini, 1995). Alm de ser uma rea com poucos estudos prvios e sua pergunta de pesquisa ser do tipo como (Benbasat, Goldstein, & Mead, 1987), deve atingir objetivos cientficos (Lee, 1989). A utilizao de todos os componentes de um projeto de estudo de caso (Yin, 1994) suficiente para que o projeto considere as limitaes de generalizao e os potenciais vieses apontados por Leonard-Barton (1990).

Unidades de Anlise, Sujeitos da Pesquisa, Protocolo e Mtodo de Anlise dos Dados


As unidades de anlise foram os projetos de TI desenvolvidos pela empresa que serviu de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os executivos de TI das reas de Interfaces Eletrnicas, Desenvolvimento de Sistemas, Infra-estrutura, Interface com Clientes; e os executivos de negcio das reas de Vendas, Engenharia de Produto, Controladoria e Industrial, alm do principal executivo de TI e o executivo ao qual este se reporta. O protocolo do estudo de caso foi composto com base nas dimenses do uso de TI, em especial na relao entre benefcios oferecidos com o desempenho empresarial, e no ciclo de vida de projetos, o que se explicita a seguir.
. Informaes da Empresa: Situao da empresa em relao a seu setor e

responsvel pelas informaes. Receita, investimentos e utilizao geral de TI.


. Usos de TI: Principais projetos e servios de TI. . Benefcios do Uso de TI: Benefcios declarados na proposta apresentada aos

decisores que serviriam de base para:


. aprovao de investimentos; . tomada de deciso durante a execuo dos projetos e avaliao final destes,

e
. acompanhamento aps implementao projetos.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

611

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

. Desempenho da Empresa: Indicadores que a Empresa utiliza para medir e

acompanhar seu desempenho.


. Relao entre Uso de TI e Desempenho Empresarial: Vnculos identificados

entre os gastos e investimentos em TI e os indicadores de desempenho da Empresa.


. Gerenciamento de projetos de TI . Identificao das necessidades: as tomadas de deciso e suas bases para a

aprovao dos gastos e investimentos em TI.


. Conceituao do projeto: num primeiro nvel de detalhamento, as bases para

a tomada de deciso sobre a efetiva aprovao do projeto e para as decises das suas prximas fases.
. Estruturao do projeto: com o detalhamento do seu planejamento, confirmao

das bases utilizadas para a sua aprovao e para o gerenciamento da sua execuo e possveis mudanas no projeto.
. Execuo do projeto: os processos e as bases para o gerenciamento de projeto

em relao ao seu impacto no desempenho empresarial, em especial para os casos de mudanas necessrias ou solicitadas.
. Terminal do projeto: bases para a avaliao final e encerramento do projeto. . Acompanhamento do uso de TI: processo de acompanhamento e tomada de

deciso em relao aos impactos que o uso de TI tem no desempenho empresarial. A Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial, apresentada na Figura 2, serviu de protocolo geral para este estudo. Este protocolo geral trata trs aspectos do protocolo da pesquisa e serviu como instrumento para obteno das informaes, sua estruturao e sua utilizao no gerenciamento de projetos. As dimenses estudadas neste trabalho, tanto na conceituao, identificao e elaborao, como na sua anlise e avaliao, foram abordadas em entrevistas com os principais executivos de negcio e de TI, em encontros separados ou no, visando obter a percepo de cada rea em relao aos temas envolvidos. Nas entrevistas, foi utilizado o protocolo e preenchida a Estrutura. A anlise dos dados utilizou a tcnica de anlise de contedo, incluindo procedimentos de categorizao, sntese, procura por padres e identificao

612

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

de aspectos significativos para o entendimento do tema (Bardin, 2004; Schiffrin, 2001; Wodak, 2001; Yin, 1994). As entrevistas foram gravadas e transcritas, e as respostas foram agrupadas de acordo com os grupos de informaes do protocolo, por meio de tabela com os grupos e as informaes obtidas. A partir desta estruturao, foi realizada a anlise de similaridade de respostas e exemplos citados, por meio de anlise de contedo, para o entendimento da relao do uso de TI com o desempenho empresarial e de sua utilizao no gerenciamento de projetos de TI. Um dos projetos estudados serviu como piloto da pesquisa.

Seleo e o Estudo do Caso


A empresa utilizada como caso do setor industrial, uma das lderes de seu ramo. A identificao da empresa no ser feita por motivos de sigilo requerido pelos seus responsveis. Porm nenhuma informao importante para a anlise do caso ser omitida. Neste relatrio, iremos denominar de Empresa o caso estudado. A Empresa teve faturamento superior a R$ 2 bilhes no ano de 2004, distribudos em 7 plantas industriais, gastou e investiu mais de 1,5% de seu faturamento lquido em TI durante o ano de 2004. O estudo do caso foi realizado entre outubro de 2004 e setembro de 2005, e teve basicamente trs etapas. A etapa inicial foi analisar todos os documentos preparados e utilizados nas fases de aprovao e execuo dos projetos de uso de TI e de seus servios, e por meio da participao como pesquisador externo das reunies do Comit de Investimento da Empresa e dos demais rgos que atuam no gerenciamento dos projetos de TI e do acompanhamento do uso de TI. Na segunda etapa, foram analisados quatro projetos prioritrios de uso de TI e de servios nesta rea, visando ao entendimento da situao atual por meio do estudo de documentos, em especial da anlise de investimento, e entrevistas com os responsveis pelas reas de negcio envolvidas e pela rea de TI para obter as suas vises sobre o projeto, a fim de identificar o grau de similaridade entre as vises. Para estes mesmos projetos e servios foi utilizada a Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial, visando capturar as vises com uma base formal e comum para todos os envolvidos e tambm realizar a comprovao de sua validade como instrumento de administrao de TI, tanto para a identificao dos vnculos dos gastos e investimentos em TI com o desempenho empresarial, como
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

613

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

para a criao de uma viso comum e uma base formal para a aprovao dos investimentos em TI, para o gerenciamento dos projetos de TI e para o acompanhamento dos gastos com TI. Na terceira fase, foram acompanhados estes projetos e servios no seu desenvolvimento, em especial na utilizao da Estrutura, incluindo o estudo dos documentos de anlise de investimentos originais e sua comparao com os resultados da aplicao da Estrutura; a identificao, comparao e discusso das vises dos envolvidos com cada projeto ou servio com base na Estrutura preenchida; anlise dos documentos e depoimentos dos participantes dos projetos de TI que no tinham acesso Estrutura e a comparao das decises tomadas com aquelas possveis com a aplicao deste instrumento; e estudo dos critrios de acompanhamento dos gastos de TI antes e aps a utilizao da Estrutura. A seguir so apresentados os projetos e servios analisados, e a estratgia de anlise para cada um.

Projeto de Automao de Fora de Vendas


Este projeto teve como objetivo implementar o sistema de colocao de pedidos e consulta de informaes dos clientes em aplicaes para meios eletrnicos com acesso Internet. A anlise deste projeto foi realizada primeiro em separado com a rea de TI e, posteriormente, tambm em separado, com a rea de Negcio. O estudo tambm utilizou as informaes disponveis no documento especfico para anlise de projetos de TI. A reviso final da planilha da Estrutura foi feita pela rea de TI.

Projeto de Sistema de Gerenciamento de Projetos


Este projeto teve como finalidade implementar ferramentas de sistemas de informaes para o gerenciamento integrado de projetos. A anlise deste projeto foi realizada em conjunto pelas reas de TI e de negcio.

Servio de Armazenamento de Dados


Este projeto teve como objetivo implementar o servio de uso de meios eletrnicos especficos de terceiros para o armazenamento e gerenciamento de dados. A anlise deste projeto foi realizada somente pela rea de TI.

614

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Servio de Anlise de Negcios


Este servio tem como finalidade apoiar as reas de negcio para a definio de requisitos de TI, identificao de solues de TI e suporte utilizao eficiente dos recursos de TI. A anlise deste projeto foi realizada somente pela rea de TI. Este projeto serviu como piloto do estudo.

B E N E F C IO S DO U S O D E T E C NOLO G I A D E I N FOR M A O D ESEMPENHO E MPRESARIAL C ASO DA E MPRESA

NO

A Empresa tem investimentos significativos em TI, segundo sua comparao com as demais empresas de seu setor. Porm a percepo dos principais executivos que estes investimentos so aprovados sem uma base consistente que os vincule aos resultados finais da empresa. Esta situao cria uma razovel presso sobre a rea de TI e todos os projetos apresentados para avaliao, que acabam sendo aprovados pela influncia da rea de negcio envolvida ou da prpria rea de TI. O processo de solicitao de investimento em TI inicia-se com a identificao de necessidade de uso de TI e da aprovao inicial para a alocao de recursos e preparao do incio do projeto de uso desta tecnologia. A identificao da necessidade pode ser realizada em separado ou em conjunto pelas reas de negcio e rea de TI. Uma vez realizada esta identificao e seu compartilhamento entre as reas de negcio e de TI, elabora-se um documento de anlise de investimento que servir de base para que um comit organizacional discuta e delibere sobre a convenincia ou no de sua aprovao. Este documento apresenta a descrio geral da necessidade identificada e os principais dados sobre os custos envolvidos e os benefcios esperados. Estas informaes so analisadas por meio de clculos de retorno sobre investimento [ROI] e declaraes de premissas, sem um efetivo vnculo com os indicadores de desempenho da Empresa. Este documento pode ser elaborado diretamente pela rea de TI ou em conjunto com a rea de negcio envolvida. Aps a aprovao do projeto pelo comit, as reas envolvidas iniciam as fases de conceituao, estruturao, execuo e finalizao do projeto; na maioria das vezes, o documento de anlise de investimento no atualizado ou mesmo serve de base para as decises sobre mudanas do projeto durante o seu desenvolvimento, ou ainda no acompanhamento, aps a finalizao do projeto.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

615

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Esta situao permite que sejam criadas vises diferentes do mesmo projeto e que no haja uma base formal de vnculo entre o investimento em TI e os indicadores de desempenho da Empresa, que utiliza o Balanced Score Card [BSC]. Desta forma, o gerenciamento dos projetos de TI torna-se dependente da capacidade de influncia do solicitante ou proponente do projeto; a Empresa no consegue estabelecer um critrio claro e transparente sobre impacto dos benefcios do uso de TI no desempenho empresarial. A anlise do projeto de Automao de Fora de Vendas permitiu identificar que as vises preliminares da rea de Vendas e da rea de TI em relao ao projeto eram distintas. A utilizao da Estrutura neste projeto facilitou que fosse criada uma viso comum e mais abrangente do projeto. A anlise conjunta do projeto de Sistema de Gerenciamento de Projetos permitiu identificar que a viso comum das reas de Engenharia e de TI em relao ao projeto foi sendo aprimorada com o estudo e a utilizao da Estrutura, tornandoa mais abrangente. A anlise do projeto de Armazenamento de Dados confirmou que este tipo de projeto permanece apenas com a viso da rea de TI pela falta de interlocutores, uma vez que visto como projeto exclusivo da rea de TI. A anlise do servio de Anlise de Negcios identificou que este tipo de servio permanece apenas com a viso da rea de TI, uma vez que foi criado por iniciativa desta rea e tido como de sua responsabilidade.

Consolidao dos Projetos


Os projetos e servios de TI foram consolidados em nvel de processo, rea e corporativo, por meio da Estrutura, para permitir anlises nestes trs nveis. Com base nos projetos, infra-estrutura e servios de TI estudados, a consolidao corporativa demonstrou os vnculos neste nvel. A anlise desta consolidao foi realizada para facilitar a visualizao de sua utilizao. Na consolidao, foram considerados os projetos e servios de TI analisados, os benefcios oferecidos identificados, a sua proporo reconhecida pelos envolvidos, o vnculo com as perspectivas do BSC da Empresa, o nvel deste vnculo e os indicadores a serem afetados com os gastos e investimentos se realizados. A Figura 3 apresenta o resultado final da consolidao de todos os projetos estudados.

616

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Figura 3: Planilha da Estrutura de Benefcios do Uso de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial Consolidado do Caso Empresa

Esta planilha foi utilizada como instrumento para a anlise e aprovao de investimentos, na fase de identificao de necessidade; para o gerenciamento de projetos, nas suas fases; e no acompanhamento dos gastos aps a implementao dos projetos. No caso da Empresa, esta planilha foi utilizada efetivamente como base para as decises do Comit de Investimento ou como instrumento para anlise de decises j tomadas.

CONCLUSES

Os objetivos do projeto de pesquisa foram atingidos por meio dos resultados obtidos. Os principais resultados relacionados com a relao entre o uso de TI e o desempenho empresarial e a interao destas dimenses com o gerenciamento de projetos de TI so apresentados a seguir, com base nas proposies do estudo.

Proposio 1: O Uso de TI, Expressado pelo seu Gasto e Investimento, Tem Vnculo com o Desempenho Empresarial
A situao prvia da Empresa em relao s justificativas e anlises de investimentos e gastos em TI deixa clara a deficincia na utilizao de
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

617

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

instrumentos que permitam analis-los de forma confivel, comparando-os com o resultado empresarial. As afirmaes dos principais executivos confirmam esta observao.
Os projetos de TI so apresentados com estudos financeiros de retorno de investimento que parecem consistentes em si, mas com pouca ou nenhuma relao direta com os resultados da empresa que, no fundo, o que o Comit de Investimentos entende (Executivo snior ao qual o principal executivo de TI responde). Todos os projetos tm uma anlise de investimento com os procedimentos tradicionais para este fim; mas a anlise do Comit de Investimentos acaba recaindo na discusso de negcio, buscando identificar onde o projeto ir contribuir (Principal executivo de TI).

Como concluso geral do estudo, aps as anlises dos projetos e utilizao da Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial, confirmou-se que a relao entre o uso de TI e o desempenho empresarial pode ser identificada, por intermdio dos benefcios esperados, e o seu vnculo pode ser relacionado com indicadores e mtricas, guardadas as possveis restries. Os executivos demonstraram esta convico, como se testemunha em seguida.
Na realidade, esta maneira de expressar a relao dos investimentos em TI com os resultados da empresa o que sempre tentvamos fazer para viabilizar uma deciso; agora todos esto compromissados com os indicadores de negcio (Executivo snior ao qual o principal executivo de TI responde). A discusso dos investimentos ficou mais fcil; agora se discute qual o indicador prioritrio e toma-se a deciso, permitindo que seja avaliado o investimento no resultado da empresa (Principal executivo de TI).

Os principais vnculos identificados foram divididos em trs categorias: direto no desempenho empresarial; indireto, com identificao e estabelecimento de algum critrio de relao; e baseado em muitas variveis com maior peso. Para esta ltima categoria, os indicadores e mtricas de vnculo entre o uso de TI podero ser intangveis e apenas indcios. Os estudos indicam que um grupo no desprezvel de gastos e investimentos desta categoria e dependem de decises estratgicas. Cabe mencionar que aps a concluso do projeto de pesquisa na Empresa, esta adotou a metodologia e as estruturas descritas como procedimento para anlise de investimento e gastos em TI e no acompanhamento do uso desta tecnologia.

618

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

O vnculo do uso de TI com o desempenho empresarial similar relao que a minha rea tem com estes indicadores, pois tambm so como a minha rea vai contribuir para eles (Executivo da rea de Vendas). Finalmente, temos uma forma estruturada para analisar os investimentos e acompanhar os projetos (Executivo da rea de Projetos). Apesar da dificuldade da anlise de investimento em infra-estrutura de TI, passamos a ter algo que expressa a relao deste tipo de investimento com a empresa como um todo e no apenas como assunto tcnico de TI (Executivo da rea de Infra-estrutura de TI). Na minha rea, esta viso desta relao de alguma forma j existia, mas dependia de cada rea e projeto, pois no era estruturada e formal (Executivo da rea negcio que interage com a Anlise de Negcio).

As afirmaes dos executivos e o resultado da aplicao do instrumento de anlise permitem confirmar a proposio 1, pelo vnculo identificado e expressado entre o uso de TI com o desempenho empresarial.

Proposio 2: O Estabelecimento deste Vnculo Permite a Criao de uma Viso Comum do Uso de TI
O estudo do projeto de Automao de Fora de Vendas com a Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial foi realizado primeiro com a rea de TI e depois com as reas de negcio, e confirmou a diferena das percepes sobre o uso de TI e os benefcios oferecidos, inclusive entre as reas de negcio.
Este projeto mais de TI do que ns, ele atende s inovaes tecnologias (Executivo da rea de Vendas). Este projeto vai dar um grande impulso na rea de Vendas (Executivo de TI).

O estudo do projeto Sistema de Gerenciamento de Projetos foi realizado em conjunto pelas reas de TI e de Engenharia, o que permitiu o estabelecimento de uma viso comum do uso de TI por meio da Estrutura.
Como nossas reas comearam juntas a discutir o projeto, ficou natural termos uma viso comum (Executivo da rea de Engenharia). Ns passamos a entender melhor a posio deles e eles a nossa (Executivo de TI).

A discusso com as duas reas permitiu estabelecer uma viso comum sobre o uso de TI, em especial dos projetos estudados. Esta anlise levantou outros
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

619

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

questionamentos referentes s responsabilidades e decises de TI, que esto relacionados com a governana de TI. Desta forma, a Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial instrumento efetivo para o estabelecimento de uma viso comum do uso de TI que deve ser incorporado s prticas de administrao de TI.
Esta estrutura diminui consideravelmente os casos onde as reas de negcio e a rea de TI defendiam de forma diferente um mesmo projeto, muitas vezes com noes diferentes de prioridade (Executivo snior ao qual o principal executivo de TI responde). Agora de fato podemos ter as reas de negcio comprometidas com a aprovao dos investimentos e com os prprios projetos (Principal executivo de TI).

Esta viso comum essencial para a anlise dos investimentos em TI, para o gerenciamento dos projetos de TI e para o acompanhamento dos gastos em TI, sob pena de as decises serem totalmente afetadas pela percepo do tomador de deciso sem uma base comum e formal que integre as percepes e realidades das reas envolvidas e de seus participantes. A viso comum identificada pelas afirmaes dos executivos, aps o estudo, permite confirmar a proposio 2.

Proposio 3: Os Vnculos do Uso de TI com o Desempenho Empresarial Devem Servir para a Anlise de Investimento nesta Tecnologia
A Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial se mostrou adequada para a anlise dos investimentos em TI, em projetos de aplicaes de TI nos processos de negcio, bem como para o acompanhamento da relao dos gastos de TI com o desempenho empresarial, aps a implementao dos projetos.
Esta nova forma de analisar os investimentos permite que o Comit se preocupe mais em garantir a melhoria dos indicadores de desempenho e tenha um instrumento de analisar os gastos aps a entrega dos produtos finais (Executivo snior ao qual o principal executivo de TI responde).

A sua incorporao na anlise de investimento de TI e na solicitao de servios de TI permitir que todos os investimentos e gastos com TI sejam analisados, considerando o ponto exato de contribuio no desempenho empresarial. Esta situao permite que os investimentos possam ser analisados

620

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

com critrios de negcio pelos executivos das reas solicitantes e beneficirias do uso de TI.
Antes, a rea de TI era quem de fato preparava a anlise de investimento e o defendia perante o Comit, certamente com o apoio das reas de negcio, mas com pouco comprometimento destas (Principal executivo de TI).

Assim, cria-se uma base para o acompanhamento dos gastos com TI e do prprio desempenho da rea de TI tambm com critrios de negcio, garantindo que o vnculo que foi utilizado para a aprovao do investimento original seja utilizado no uso rotineiro dos recursos de TI. As informaes obtidas e disponibilizadas, confirmadas pelos executivos, permite confirmar a proposio 3, sobre a utilizao dos vnculos com a anlise de investimentos em TI.

Proposio 4: Os Vnculos do Uso de TI com o Desempenho Empresarial Devem Ser Estabelecidos e Utilizados no Gerenciamento de Projetos de TI
A Estrutura de Benefcios de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial tem no gerenciamento de projetos de TI uma de suas principais aplicaes, sendo que a sua elaborao e a sua utilizao podem ser claramente relacionadas com as etapas da metodologia deste tipo de esforo organizacional. A Estrutura foi introduzida com sucesso no gerenciamento dos quatro projetos estudados.
Agora, alm da deciso de aprovar ou no um investimento, temos como analisar as mudanas que ocorrem em cada projeto, se devem ou no ser aceitas (Executivo de TI). Ns passamos a ter melhor noo do efeito de cada deciso do projeto no apenas nele, mas principalmente na contribuio que ele deve dar (Executivo da rea de Vendas). Os comits de projetos passaram a ter base mais confivel para as decises e aes inerentes ao desenvolvimento destes (Executivo da rea de Engenharia). Cada etapa do projeto tem interao com a estrutura de vnculos, seja preparando-a seja utilizando-a, mas sempre como instrumento til ao bom gerenciamento (Executivo da rea de Infra-estrutura de TI). Uma soluo de TI deve trazer contribuies para o negcio e isso tem de ser assegurado ao longo do desenvolvimento do projeto (Executivo da rea negcio que interage com a Anlise de Negcio).
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

621

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

A Figura 4 apresenta a insero das atividades de elaborao e utilizao da Estrutura na Metodologia para Gerenciamento de Projetos de TI da Empresa, identificando os pontos onde a Estrutura aplicada. Figura 4: Estrutura de Benefcios do Uso de TI no Desempenho Empresarial no Gerenciamento de Projetos de TI

a. Identificao de Necessidades. Nesta fase, realizada para o aproveitamento das oportunidades e resoluo de problemas por meio de TI, o contexto analisado com esta finalidade. Os direcionadores, j apresentados neste documento, so a base para esta anlise, em especial o de Tecnologia de Informao, na identificao do uso de TI para as aplicaes e infra-estrutura, e Organizao, para a identificao dos indicadores de desempenho empresarial, construindo assim a base para o estabelecimento dos vnculos da Estrutura. a.1. Elaborao da Estrutura Nvel Macro. Esta elaborao, realizada pela rea de negcio com apoio da rea de TI, com as excees j comentadas, deve ser no mesmo nvel macro que o levantamento das necessidades, ou seja, com uma descrio sumria do uso de TI proposto e sua estimativa inicial de custo, definio da proporo dos benefcios oferecidos, e as principais dimenses do BSC que sero afetadas pelo projeto de TI. a.2. Uso da Estrutura para Deciso Gesto de Iniciativas. A Estrutura ento compe a documentao bsica para a tomada de deciso do Comit de Investimentos, que deve garantir o seu uso nesta fase preliminar do projeto. b. Conceituao. Nesta fase, as informaes bsicas do projeto de TI so estruturadas visando construir a base de informaes necessrias para a tomada de deciso pelo Comit e para a prxima fase, caso o projeto seja aprovado. Assim, a Estrutura tambm deve ser detalhada. O desafio desta fase obter o nvel mnimo de informao a ser apresentado ao Comit, com a mxima alocao de recursos possvel, sem que o projeto esteja de fato aprovado.

622

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

b.1. Detalhamento da Estrutura Nvel Mdio. A Estrutura deve ter os seus vnculos com os benefcios oferecidos pelo uso de TI e com os indicadores de desempenho empresarial do BSC, estabelecidos num nvel que permita a anlise completa pelo Comit. Cabe enfatizar que as reas que elaboram a Estrutura, geralmente as reas de negcio, so responsveis pela sua explicao e justificativa, bem como pelo posterior acompanhamento. b.2. Uso da Estrutura para Deciso Iniciao. A Estrutura ento compe a documentao bsica para a tomada de deciso do Comit, que deve garantir o seu uso nesta fase inicial do projeto, analisando somente os projetos que apresentem esta documentao. c. Estruturao. Nesta fase, as informaes do projeto e suas anlises so detalhadas at o nvel de atividades e recursos especficos, gerando os seus resultados expressos em planos. A Estrutura, de forma similar s demais documentaes do projeto, tambm deve ser revista e detalhada. c.1. Detalhamento Completo da Estrutura. A Estrutura deve ser completada com as informaes obtidas nos demais componentes desta fase, em especial no planejamento de recursos, plano de risco e oramento dos custos. Ela tambm deve ser revista com base no detalhamento geral do projeto de TI, confirmando os vnculos com o desempenho empresarial. c.2. Uso da Estrutura para Deciso Planejamento. A Estrutura ento compe a documentao bsica para a tomada de deciso do Comit, que deve garantir o seu uso como um dos instrumentos imprescindveis, nesta fase do projeto que precede a sua execuo. d. Execuo. Nesta fase, os planos so executados com a utilizao dos recursos do projeto de TI; as atividades devem considerar a Estrutura na realizao e elaborao dos resultados que iro garantir a confirmao dos vnculos estabelecidos. Ainda nesta fase, o controle dos desvios, suas justificativas e aes corretivas so analisados e decididos. A Estrutura deve ser analisada e atualizada sempre que necessrio. d.1. Uso da Estrutura para Execuo. A Estrutura compe a documentao bsica para as atividades, garantindo que as contribuies do projeto de TI para o desempenho empresarial esto sendo obtidas por meio dos resultados que contribuem para os vnculos estabelecidos. d.2. Uso da Estrutura para Revises. A Estrutura compe a documentao bsica para as atividades de reviso como informao, garantindo que as contribuies do projeto de TI para o desempenho empresarial esto sendo obtidas por meio dos vnculos estabelecidos.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

623

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

e. Terminal. Nesta fase, o projeto de TI encerrado, tendo como algumas de suas ltimas atividades a avaliao final e a aceitao dos resultados pelos envolvidos. A Estrutura um dos subsdios para que seja verificado o sucesso do projeto, por meio de verificao do atingimento de seus objetivos, entre eles a confirmao dos benefcios oferecidos pela TI no desempenho empresarial. e.1. Uso da Estrutura para Encerramento. A Estrutura compe a documentao bsica para as atividades de avaliao final do projeto de TI, para a verificao e confirmao dos vnculos do uso de TI com o desempenho empresarial, e passa a fazer parte integrante da documentao da aplicao em processo ou infra-estrutura. Esta documentao deve ser utilizada no acompanhamento do uso de TI, incluindo os gastos associados ao seu uso rotineiro. f. Acompanhamento do Uso de TI. O acompanhamento no faz parte do projeto de TI, mas est aqui mencionado para enfatizar a importncia das informaes do projeto, em especial a Estrutura, para o acompanhamento do uso rotineiro dos produtos e servios de TI, uma vez que todos os projetos de TI passam a incorporar os gastos de TI aps a sua implementao, durante ou aps o retorno de seu investimento. f.1. Uso da Estrutura para Acompanhamento. A Estrutura compe a documentao bsica para o acompanhamento do uso rotineiro dos produtos e servios de TI, garantindo que as contribuies de TI para o desempenho empresarial esto sendo obtidas por meio dos vnculos estabelecidos. O estudo do caso da Empresa permitiu estabelecer a relao dos gastos e investimentos em TI com o desempenho empresarial, diretamente com seus indicadores, no caso, os definidos no BSC da Empresa. Isso garante que as decises sobre estes gastos e investimentos possam ter uma base comum com a gesto da prpria Empresa como um todo e de forma integrada, permitindo o acompanhamento dos benefcios oferecidos pelo uso de TI. Em particular, no gerenciamento de projetos, esta relao pode ser utilizada como base para a tomada de deciso, visando atender s expectativas dos solicitantes dos projetos que, de forma geral, a prpria organizao, e so expressas nos indicadores de desempenho empresarial.
Na nossa Empresa, a TI tem papel fundamental que no era expressado de forma totalmente adequada na anlise de investimentos nem assegurada satisfatoriamente durante os projetos (Executivo snior ao qual o principal executivo de TI responde).

624

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Esta nova forma de analisar os investimentos, tomar as decises nos projetos e acompanhar os gastos com TI, comprometeu ainda mais nossa rea, pois passamos a responder diretamente pelos indicadores de negcio em qualquer etapa (Principal executivo de TI).

A contribuio da utilizao da Estrutura no gerenciamento de projetos, confirmada pela percepo dos executivos, permite confirmar a proposio 4.

Comentrios Finais sobre Limitaes e Estudos Futuros

Objetivos,

Contribuies,

A Estrutura de Benefcios do Uso de Tecnologia de Informao no Desempenho Empresarial foi utilizada com sucesso para a anlise e a elaborao das estratgias e operacionalizao do uso de TI e de negcio. A Estrutura mostrou-se instrumento fundamental para a administrao bem sucedida de TI e para a garantia do aproveitamento dos benefcios do uso de TI no desempenho empresarial, em especial no gerenciamento de projetos de uso desta tecnologia. O projeto de pesquisa, por meio de estudo de documentos, informaes disponveis e reunies com os representantes de TI e de negcio da Empresa, estudou os principais usos de TI na Empresa, incluindo projetos, infra-estrutura e demais servios de TI. O trabalho permitiu estabelecer a relao do uso de TI com os indicadores de desempenho empresarial da Empresa, nos nveis de empresa, unidade de negcio e da prpria rea de TI, permitindo comprovar a adequao da Estrutura para as vrias etapas do gerenciamento de projetos, ou seja, a identificao de necessidades, o desenvolvimento do prprio projeto e o acompanhamento do uso de TI. As contribuies incluem: . Aprimorar o conhecimento da administrao de Tecnologia de Informao, em especial na sua relao com os resultados empresariais, permitindo criar uma estrutura de anlise dos gastos e investimentos nesta tecnologia nas empresas que oferea subsdios para a sua administrao bem sucedida. . Aplicar a Estrutura de Benefcios de TI no Desempenho Empresarial, que se destina a ser uma das bases para a administrao da funo de TI nas organizaes. Uma possvel limitao do trabalho a utilizao de uma empresa entre as que mais investem em TI como caso, necessria para garantir uma anlise mais profunda e completa do uso de TI num ambiente mais complexo e completo, mas que merece comprovao para as empresas menores e para aquelas que tm uso limitado de TI.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

625

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Outra limitao refere-se utilizao, em parte, da percepo dos executivos, necessria pela falta de dados empricos mais confiveis na rea de contribuio de TI no desempenho empresarial e que foi tratado adequadamente com o cruzamento de informaes e algumas comprovaes empricas, mas permite algum questionamento e merece um estudo futuro de elaborao e comprovao dos indicadores. Os estudos futuros possveis so muito promissores e incluem a aplicao do estudo para pequenas empresas e para aquelas que tenham uso restrito de TI. O estudo futuro que merece destaque refere-se utilizao da Estrutura como base para a identificao das variveis, indicadores e mtricas que estabeleam e permitam a mensurao do vnculo do uso de TI como o desempenho empresarial, em organizaes de outros setores. Artigo recebido em 09.02.2006. Aprovado em 06.09.2007.

R EFERNCIAS B IBLIOGRFICAS
Adams, J. R., & Barndt, S. E. (1983). Behavioral implications of the Project Life Cycle. In D. I. Cleland & W. R. King (Eds.). Project management handbooks. New York: Van Nostrand Reinhold. Albertin, A. L. (2004). Administrao de informtica: funes e fatores crticos de sucesso (5a ed.). So Paulo: Atlas. Albertin, A. L., & Albertin, R. M. M. (2005). Tecnologia de informao e desempenho empresarial: as dimenses de seu uso e sua relao com os benefcios de negcio. So Paulo: Atlas. Amor, D. (2000). The e-business (R)evolution: living and working in an interconnected world. Upper Saddle River: Prentice Hall. Bardin, L. (2004). Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70. Baschab, J., & Piot, J. (2003). The executives guide to information technology. New Jersey: John Wiley & Sons. Benbasat, I., Goldstein, D., & Mead, M. (1987). The case research strategy in studies of information systems. MIS Quarterly, 11(3), 369-387.

626

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Bonoma, T. V. (1985). Case research in marketing: opportunities, problems, and a process. Journal of Marketing Research, 22, 199-208. Christopher, G. (2000). The valuation of information technology: a guide for strategy development, valuation, and financial planning. Chischester: John Wiley & Sons. Devaraj, S., & Kohli, R. (2002). The IT payoff: measuring the business value of information technology investments. New York: Prentice Hall. Hackett, G. P. (1990). Investiment in technology: the service sector sinkhole? Sloan Management Review, 31(2), 97-103. Kanter, R. M. (2001). Evolve! succeeding in the digital culture of tomorrow. Boston: Harvard Business School. Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). The balanced scorecard: translating strategy into action. Boston: Harvard Business School Press. Kerzner, H. (1995). Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. New York: McGraw-Hill. King, W. R., & Cleland, D. I. (1983). Life cycle management. In D. I. Cleland & W. R. King (Eds.). Project management handbooks. New York: Van Nostrand Reinhold.
RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Lazzarini, S. G. (1995). Estudo de caso: aplicabilidade e limitaes do mtodo para fins de pesquisa. Economia & Empresa, 2(4), 17-26. Lee, A. S. (1989). A scientific methodology for MIS case studies. MIS Quarterly, 13(1), 45-61. Leonard-Barton, D. L. (1990). A dual methodology for case studies: synergistic use of a longitudinal single site with replicated multiples sites. Organization Science, 1(3), 248266. Mahmood, M. A., & Szewczak, E. J. (1999b). Conclusion measuring information technology investment payoff: a summary. In M. A. Mahmood & E. J. Szewczak (Eds.). Measuring information technology investment payoff: contemporary approaches. Hershey: Idea Group Publishing. Mahmood, M. A., & Szewczak, E. J. (1999a). Measuring information technology investment payoff: contemporary approaches. Hershey: Idea Group Publishing. Markus, M. L., & Soh, C. (1993). Banking on information technology: converting IT spending into firm performance. In R. Banker, R. J. Kaufmann, & M. A. Mahmood (Eds.). Strategic information technology management: perspectives on organizational growth and competitive advantage. Harrisburg: Idea Group Publishing.

627

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

McKeen, J. D., & Smith, H. A. (1993). The relationship between information technology use and organizational performance. In R. Banker, R. J. Kaufmann, & M. A. Mahmood (Eds.). Strategic information technology management: perspectives on organizational growth and competitive advantage. Harrisburg: Idea Group Publishing. McKeen, J. D., Smith H. A., & Parent, M. (1999). An integrative research approach to assess the business value of information technology. In M. A. Mahmood & E. J.Szewczak (Eds.). Measuring information technology investment payoff: contemporary approaches. Hershey: Idea Group Publishing. Means, G., & Schneider, D. (2000). Meta-capitalism: the e-business revolution and the design of 21st century companies and markets. New York: John Wiley & Sons. Morton, M. S. S. (Org.). (1991). The corporation of the 1990s: Information Technology and organizational transformation. Oxford: Oxford Press. Murphy, T. (2002). Achieving business value from technology: a practical guide for todays executive. New Jersey: John Wiley & Sons.

Pinto, J. K., & Slevin, D. P. (1988). Critical success factors across the project life cycle. Project Management Journal, 19(1), 69-74. Project Management Institute. (1998). A guide to the project management body of knowledge. UpperDarby: Author. Remenyi, D., Money, A., & Sherwood-Smith, M. (2000). The effective measurement and management of it costs and benefits. Oxford: Butterworth-Heinemann. Sampler, J. L. (1998). Exploring the relationship between information technology and organization structure. In M. J. Earl (Org.). Information managment: the organization dimension. New York: Oxford University Press. Schein, E. H. (1989). The role of the CEO to the management of change: the case of information technology [Working Paper N 89-075]. Cambridge, MIT, Sloan School of Management. Cambridge, MA, USA. Schiffrin, D. (2001). The Handbook of discourse analysis. Oxford: Blackwell Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2000). Operations Management. New York: Prentice Hall.

628

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos

Tardugno, A. F., Dipasquale, T. R., & Matthews, R. E. (2000). IT services: costs, metrics, benchmarking, and marketing. New Jersey: Prentice Hall. Towell, E. R. (1999). Business use of the internet. In M. A. Mahmood & E. J. Szewczak (Eds.). Measuring information technology investment payoff: contemporary approaches. Hershey: Idea Group Publishing. Trice, A. W., & Treacy, M. E. (1986). Utilization as a dependent variable in MIS research. Proceedings of Seventh International Conference on Information Systems, San Diego, CA, USA, 7. Veen-Dirks, P. van, & Wijn, M. (2002). Strategic control: meshing strategic control: meshing critical success factors with the balanced scorecard. Long Range Planning, 35(4), 407-427. Venkatraman, N. (1989). Strategic orientation of business enterprises: the construct,

dimensionality, and measurement. Management Science, 3(8), 942-962. Venkatraman, N. (1991). IT-induced business reconfiguration. In M. S. S. Morton (Org.). The corporations of the 1990s: information technology and organizational transformation. Oxford: Oxford University Press. Weill, P., & Broadlent, M. (1998). Leavering the new infrastruture: how market leaders capitalize on IT. Boston: Harvard Business Scholl Press. Weill, P., & Vitale, M. R. (2001). Place to space: migrating to ebusiness models. Boston: Harvard Business Scholl Press. Wodak, R. (2001). Methods of critical discourse analysis. London: Sage. Yin, R. K. (1994). Case study research: design and methods. Newburry Park: Sage Publications.

RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 599-629, Jul./Set. 2008

629

Potrebbero piacerti anche