Sei sulla pagina 1di 24

O PROFETISMO NO ANTIGO TESTAMENTO

O fenmeno proftico

Durante muito tempo, tem-nos sido apresentada uma viso dos profetas a partir da sociedade europia com preocupaes bem diferente da nossa. Queremos, porm, fazer uma leitura da experincia proftica que nos ajude a aprofundar nossa solidariedade com os excludos.

Sempre que lemos um texto, ns o fazemos dentro de certos condicionamentos que, muitas vezes atrapalham uma postura crtica face realidade. Eis alguns condicionamentos que tem marcado nossa leitura da realidade e do texto bblico: a) Intelectualismo: Nossa cultura ocidental privilegiou a razo. Por isso, estamos inclinados a considerar de menor valor a emoo, a paixo, a matria, a histria, enfim, tudo o que tem a ver com o corpo. Os conceitos das coisas interessam mais do que elas prprias. Valoriza-se mais a ortodoxia que a ortoprxis. Por isso, muitas vezes l-se a Bblia como um catlogo de doutrinas. Contudo, o termo hebraico dabar empregado para designar palavra e acontecimento. O ideal do homem bblico no a contemplao das idias, mas a ao, o trabalho para transformar o mundo, a exemplo da Palavra de Deus que se faz (Gn 1; J 1,14). A pessoa humana chamada a agir no mundo que no ainda um cosmo. A Bblia o testemunho de uma experincia histrica coletiva de construo de um povo que, sem estar condenado a uma viso entre contemplantes e trabalhadores, todos so chamados a construir um povo solidrio.

b) Individualismo:

o racionalismo desliga a pessoa dos laos materiais que unem os seres humanos entre si e com o mundo, encerrando-a no individualismo. No entanto, a pessoa um ser relacionado e se constri a partir da relao. Uma leitura individualista da Bblia procura nela orientaes para a vida intima do individuo e para sua conduta moral. Afirma, desse modo,

que a Palavra de Deus no interpela o grupo social como tal. Todavia, sabemos que a Bblia um livro feito em mutiro por um povo. Quando se diz que misso da Igreja exclusivamente religiosa e, portanto, no deve interferir na poltica, na economia, est se afirmando a existncia de um campo neutro que escapa ao julgamento de Deus (idolatria). E isso os profetas combateram violentamente.

c) Espiritualismo: Os gregos pensavam que o esprito o homem liberto de seus vnculos materiais. Contudo, so precisamente esses laos materiais que ligam os homens entre si. s vezes, ouve-se dizer que a Igreja est se esquecendo das realidades espirituais , quando ela se preocupa com a situao scio econmica do povo. Esta critica comumente provm dos bem situados no sistema social. Os opositores querem uma Igreja cuidando apenas dos indivduos (Almas, realidades espirituais) sem se ocupar com questes estruturais. Ler a Bblia de maneira espiritualista significa entender a preocupao do AT com a vida humana, com a construo do povo de Deus apenas como smbolo da vida espiritual e religiosa do NT. Faz-se uma leitura espiritualizada de conceitos como salvao, pecado, inimigo, pobreza, opresso etc. esse tipo de leitura intimista e alienante est bem ao gosto da classe burguesa. d) Idealismo: Manifesta-se, sobretudo, na concepo de contemplao como fuga da realidade para encontrar Deus para alm da realidade passageira deste mundo. Contudo, o Deus da Bblia deve ser buscado dentro da Realidade, como raiz e fonte de nossa existncia. A nica fuga permitida para adiante, na superao do mundo velho (o Deus do Futuro). e) Capitalismo: a tal ponto estamos impregnados pelo sistema e ideologia capitalistas que poucos so os que tem coragem de afirmar que a propriedade social dos mais de produo o caminho mais prximo das exigncias bblicas de construir uma sociedade comunitria. f) Religio:

tambm a pertena a uma religio nos condiciona. Mas a Bblia ultrapassa o horizonte de qualquer religio particular. Iahweh no judeu, como Jesus no monoplio dos cristos e muito menos dos catlicos. Nossa leitura bblica atual e tambm o estudo dos profetas, faremos a partir de determinada opo: opo pelos pobres, e, portanto, seremos tidos como parciais. Porm, para chegarmos a uma interpretao mais legtima, importante nos situarmos num lugar que corresponda, de melhor modo, quele em que se deu a experincia da qual se originou o texto, para chegar a conhec-lo por co-naturalidade. Por isso, ler um texto compromisso, implica uma pratica, atitude militante. Esses condicionamentos levaram a uma violenta reduo do conceito de profeta. At algum tempo atrs, o profeta era entendido como anunciador do futuro e, especialmente, da vinda do Messias, do Salvador, e este ltimo termo entendido basicamente de modo religioso e espiritualista. O profetismo extra - bblico. As origens do profetismo nos so totalmente desconhecidas. No Antigo Israel no existiam apenas profetas isolados, mas algo parecido como uma instituio proftica (1Sm 10,5; 19,20-24; 22,10s). Formas semelhantes ao profetismo bblico existiam nos povos vizinhos de Israel, e a Bblia no esconde este fato. Junto aos representantes da antiga aerte de adivinhao e magia, Jeremias cita os profetas, empregando a mesma palavra Nabi usada para designar tambm os profetas de Israel (Jr 14,14). No livro dos Reis, a palavra nabi utilizada para designar tambm os profetas de Baal (1Rs 18 19). So grandes grupos do xtase e do entusiasmo. Em Nmeros, Balao, um estrangeiro, descrito como profeta e vidente (Nm 23 24) e reconhecido pelos israelitas. Hoje, graas s descobertas, temos informaes extra bblicas sobre predies e tcnicas de orculo egpcio e mesopatmico. Num documento literrio egpcio, Viagem de Wen Amon (1.100 a.C) onde se narra a viagem do sacerdote Wen Amon Fencia enviado para contratar o fornecimento de madeira para a construo de um templo, dito que, aps o fracasso das negociaes, numa noite, um rapazinho arrebatado pela divindade e fica possudo de uma Exaltao frentica. Nesse estado, sem que o desejasse e sem ser interrogado, transmite ao rei uma mensagem de Deus. E grita, referindo-se ao dolo do deus que o sacerdote egpcio traz consigo no navio: Pega o dolo! Pega o mensageiro que est com ele! Foi Amon que o enviou, ele mesmo o trouxe! Deste modo, as negociaes so retomadas.

Aparecem nesse relato diversos elementos comuns com o mais antigo profetismo de Israel: a exaltao proftica, o anncio de uma mensagem divina ao prprio rei; o garoto Tomado pela divindade no um profissional adivinho. Tambm entre as cartas encontradas em Mari, que datam de cerca de 1.700 a.C, aparece fenmeno semelhante: um governador conta que um homem se dirigiu a ele dizendo ter recebido uma mensagem do deus para o rei, e pediu se o governador podia transmiti-la. Mesmo aqui, a proclamao desse gnero de mensagens divinas era totalmente independente da profisso, idade, sexo e condio social. Embora o contedo das mensagens parea banal (ex.: construir uma porta na cidade) em comparao com a pregao dos profetas de Israel, aos pedidos concretos se juntam ameaas ou promessas de bnos. A promessa de bno pode ser expressa na forma de um orculo de desgraa dirigido aos inimigos do rei. Assim, cerca de meio milnio antes de Moiss, houve pessoas em Mari que se comportavam de maneira semelhante aos profetas de Israel que, sem serem requisitados, dirigem-se ao rei e lhe apresentam uma mensagem da divindade (cf. ANET 623 625). Testos do antigo oriente prximo (Anciem Near East text) O nico Deus que falou aos profetas de Israel, j comeou a falar de longa data a outros povos. (1Sm 9,9). Em muitos textos do Antigo Oriente podemos encontrar a mesma preocupao com a justia e o direito dos fracos. Antes de Moiss e dos profetas houve pessoas profundamente interessadas por essa questo. Pouca coisa nova trazem os profetas quanto ao contedo. O mais importante seu compromisso pessoal, que converte as bonitas palavras em denuncias capazes de custar-lhes a vida. Que se possa realmente ouvir a Deus, que Ele envie mensagens atravs de determinadas pessoas e dos acontecimentos continua sendo sempre um ato de f. O profetismo em Israel (comea com Ams) Os profetas escritores, embora estivessem conscientes de terem sido chamados pelo Senhor isoladamente, seguiam todos a linha de uma tradio proftica. Exerceram sua atividade principalmente atravs da pregao oral. Em geral, foram os discpulos que recolheram em livro os discursos do mestre. Traos do antigo profetismo oral em Israel so encontrados nos livros de Samuel e dos Reis. Esse profetismo mais antigo apresenta um quadro muito variado. Alm da palavra nabi, que caracteriza, sobretudo a tradio efraimita (os profetas do norte) e que significa profeta, usam-se tambm, para designar este grupo de homens, outras palavras hebraicas que podem ser traduzidas por vidente e homem de Deus (1Sm 9,9).

Mas o termo nabi empregado para pessoas de caractersticas bem diferentes: a) os extticos No fim do perodo dos juizes e inicio da monarquia, havia em Israel indivduos que entravam habitualmente em xtase e eram chamados profetas. O povo dizia que o esprito de Deus se apossava deles (1 Sm 19, 18-24; 10, 10-12). O canto, a msica e a dana levavam-nos ao xtase (transe). Esses grupos extticos viviam em contato com os santurios. Como chefe de um desses grupos, temos o profeta Samuel que tambm chamado de vidente e homem de Deus (1 Sm 9,6.11). por isso, as pessoas recorrem a ele se, por acaso, perderam alguma coisa. E, como sabe dar informaes, recebe presentes do povo. Ouve durante a noite a voz do Senhor que lhe fala. Tem ligao com a poltica: critica a atitude do rei (1 Sm 13; 15). b) os profetas da corte no tempo de Davi aparecem Nata e Gad. Nata conselheiro religioso de Davi. Esta estreita aproximao com o rei no o impede, contudo, de agir contra o rei com o anncio do juzo e da desgraa. Proclama a Palavra do Senhor que recebe (2 Sm 7). O profetismo em Israel certamente muito mais antigo. O prprio Moiss descrito em traos profticos, razo para se dizer que havia formas primitivas anunciadoras do profetismo posterior de Israel. Caractersticas do profetismo israelita Para compreender bem a especificidade do profetismo bblico, sua funo dentro do povo de Deus e sua diferena em relao ao profetismo pr bblico, devemos situ-lo em conexo com a Aliana. Desde os primrdios, a f e religio de Israel aparece marcada pela Aliana. E os profetas so em Israel os guias espirituais, suscitados pelo Esprito de Deus em favor do povo da Aliana. Portanto, a Aliana o pressuposto bsico para se entender a misso dos profetas. Israel afirmava que, quando Iahweh o tirou do Egito e antes de o introduzir na terra, fez com ele um pacto no Sinai. O contedo essencial desta Aliana foi mais tarde resumido na nica frase: Eu serei o vosso Deus e vs sereis o meu povo. Desse modo, como obrigao contratual, Israel no poderia ter outros deuses. As demais leis do AT eram explicitaes ou imposies decorrentes deste mandamento. Nas

celebraes da Aliana, o povo jurava fidelidade a esse pacto de Deus e eram invocadas bnos e maldioes sobre o povo. Esse pacto entre Deus e Israel foi institudo sobre o modelo dos contratos polticos de um grande soberano e um povo vassalo. Quando um soberano do antigo Oriente recebia a notcia de que seu vassalo no estava mais respeitando suas obrigaes contratuais, mandava um mensageiro real para lembrar-lhe o contrato. Se a misso falhasse, podia ocorrer outra em que se chamava a ateno para as maldioes evocadas no contrato. Alem disso, podia ser enviado um embaixador com um ultimato e, finalmente, se tambm essa misso falhasse, vinha a declarao de guerra. Os embaixadores levavam consigo suas mensagens escritas, que deveriam ser proclamadas oralmente. E a proclamao comeava com a frmula da mensagem: Assim fala o grande rei... Os profetas agiam, pois, no plano religioso, do mesmo modo que os mensageiros, no plano profano. Geralmente, dirigiam-se, em primeiro lugar, ao rei e, se no ouvidos, aos sacerdotes e ao povo. E introduziam o anuncio com a frmula: Assim fala Iaweh. Eram, pois, mediadores, pessoas escolhidas carismaticamente por Deus para introduzir as prescries concretas de Deus a seu povo nas situaes concretas. Eles mesmos afirmam que a Palavra de Deus lhes foi dirigida (Am 7,14ss) para reconduzir o povo fidelidade s clusulas da Aliana que defendem a organizao igualitria da sociedade. Por isso, o profeta surge como: a) homem da crise: Os profetas de Israel se situam no centro da crise. So pessoas que tem a coragem de no iludir nem se desviar pelo caminho da mentira, que o caminho dos dolos. So vistos como perigosos, indesejveis, sinais de contradio, anunciadores da calamidade (1 Rs 22, 1-28; 18, 16-18). Os grandes profetas israelitas surgiram em perodos de grande crise da Nao: queda da Samaria, destruio de Jerusalm, exlio e dominao estrangeira no ps exlio. b) Comprometido politicamente: O acento mais forte da misso proftica de carter poltico: o horizonte das lutas pela construo do Povo. a questo do Poder que est no centro mesmo desta construo. Este seu compromisso poltico decorre de sua f no Deus libertador e das exigncias da aliana. por isso que a vida dos profetas est marcada pelo conflito com o poder estabelecido dos reis e sacerdotes. c) Defensor do direito dos pobres:

A interferncia do profeta na poltica ocorre como defesa do direito dos pobres, a exemplo de Iahweh (Dt 10, 16-19). O profeta tem uma conscincia profunda da indissolvel aliana da causa de Deus com a causa dos necessitados. O Deus experimentado pelos profetas o Deus da histria, que, atravs dos acontecimentos se revela Redentor (Is 41, 14), isto , libertador e vingador dos oprimidos e necessitados. Para os profetas uma coisa s pensar em Iahweh e pensar na causa dos pobres. por eles que Iahweh se define (Dt 5,6). A libertao do povo sinal do reconhecimento de Iahweh (Is 49,23; Os 6,6). d) Guardio do projeto igualitrio: O tema do deserto est intimamente ligado ao ideal nmade mantido sempre vivo em Israel pelos profetas, levitas, nazireus, recabitas etc. Sob o ideal nmade levantava-se uma contestao ao modelo de civilizao agrrio comercial dos fencios e cananeus. Esta sociedade, organizada em cidades e baseada na propriedade privada da terra, era fortemente marcada pelas desigualdades e opresso. Totalmente outro era o ideal da Aliana: sociedade de homens libertos, sem hierarquias nem privilgios.

GENEROS LITERRIOS NOS ESCRITOS PROFTICOS

Gneros literrios so diferentes formas de expressar a realidade literariamente. Conforme a situao e o objetivo que temos em mente, expressamos a realidade num gnero diverso. Na pregao proftica h trs grandes grupos de gneros literrios: os orculos profticos, os relatos profticos e modos de falar copiados de outros campos. O orculo a forma mais primitiva da palavra proftica. Originalmente era recebido num santurio por meio de um profeta cultual, como resposta a uma pergunta feita divindade. Este tipo de orculo pode ser encontrado em vrios salmos. Sl 20,7ss; 60,8ss; 85,9ss. A passagem do orculo primitivo para o orculo proftico se d quando ele comunicado sem que tenha havido uma consulta. Assim podemos ver exemplo em 2Rs 20,1-4. O orculo proftico: tem por objetivo a comunicao da vontade de Deus percebida no presente em funo do futuro que deve surgir como decorrncia de um posicionamento existencial do homem. Por isso, o essencial do orculo proftico no predizer acontecimentos de um futuro prximo (ainda que este componente freqentemente aparea). O

importante que as coisas anunciadas esto para acontecer e que o profeta tenha tempo de chamar a ateno de seus ouvintes para fatos ocorridos a fim de tirarem uma concluso para o presente. Se o profeta fala do futuro para determinar e criar o presente. O orculo proftico geralmente inicia com a expresso assim disse Iahweh. Anuncia sempre um futuro prximo em termos de salvao ou desgraa, a partir da situao presente, oferecendo a possibilidade ao interessado de assegurar para si a salvao e evitar a desgraa, desde agora, pela mudana de comportamento. O profeta pode tambm exercer a funo de intercessor junto a Iahweh. a) Orculo de julgamento: apresenta-se na forma de uma ameaa que anuncia uma desgraa por causa do pecado dos homens. a forma predominante na pregao dos grandes profetas individuais e Jeremias o considera como um dos critrios de veracidade da mensagem proftica (Jr 28,8s). aparece sob trs formas: como simples ameaa; como ameaa acompanhada de justificativa; como ameaa e censura (Am 7,16s; Is 3,254,1 Am 1,3ss; Is 8,5-7; - Am 3,9-11; Is 5,8-11). Quanto aos destinatrios, os orculos de julgamento apresentam-se tambm sob trs tipos: contra indivduos (Am 7,16ss; Jr 28,15s), contra o prprio povo e contra as outras naes. A ameaa contra o individuo supe uma situao para o povo, do qual ele excludo por causa de seus pecados. A ameaa contra o prprio povo que tem inicio com Ams, contempla o povo numa situao de desgraa e apresenta freqentemente a justificativa, o anuncio da desgraa e a descrio das conseqncias. A ameaa contra as naes tem a mesma estrutura daquela dirigida contra Israel/Jud. b) O orculo de salvao: constitui uma promessa de salvao anunciada numa situao concreta de calamidade. Tambm os orculos de salvao so dirigidos a indivduos (Is 7,1-9), ao prprio povo e a outros povos. Os dois primeiros j constituam parte da profecia de salvao. O orculo de salvao s naes aparecer, pela primeira vez, na profecia escatolgica, cujo incio ocorre pelos fins do exlio com o Dutero Isaias. As profecias (orculos) de salvao so raras nos grandes profetas individuais. Esse tipo de orculo encontra-se desenvolvido no Dutero Isaias, cujas formas contem a promessa da interveno divina, as conseqncias desta interveno e sua finalidade

c) A invectiva (censura violenta) constitui outro gnero da pregao proftica. Nela o profeta censura o individuo ou o povo por causa de seu pecado. (Is 1,4-9; 5,8ss; 10,5-15; Am 6,1-7). d) As exortaes e advertncias fazem parte dos modos profticos de anunciar e podem ter-se originado do orculo. Tinham como objetivo induzir aquele que consultava o profeta a assumir um comportamento que tivesse conseqncias favorveis para o futuro. As exortaes constituem um convite a se afastar do pecado para uma nova existncia de entrega a Deus (Jr 25,3-7). 2) Relatos profticos: No conjunto dos relatos profticos aparecem formas literrias antigas que posteriormente desapareceram: a) A palavra do vidente representa uma dessas antigas formas. Nela o profeta relata suas vises e audies, e o sentido das mesmas. Temos exemplo disso no relato de viso de Miquias bem-Jemla em 1Rs22,17. a mesma forma de relato aparece em Nm 24,3s. b) A viso: Ao relatar a viso, o profeta descreve aquilo que sentiu (Am 8,1-3, 1,11.13). ao interpretar a viso, o profeta reveste esta interpretao com a forma de uma palavra de Iahweh. E nisso se percebe a maneira diferente de cada profeta representar, pensar e falar. Os relatos de vocao dos trs grandes profetas ajudam a perceber a diferena de representao da experincia: Is 6; Jr 1,4-10; Ez 1,1-3,15. c) A audio: O profeta afirma que ouviu Iahweh que lhe dizia (Is 5,9). Os relatos de audio e viso vem muito freqentemente ligados entre si. d) Aes simblicas: Alem de se exprimir verbalmente, ao transmitirem suas vises e audies, muitas vezes, os profetas empregavam aes simblicas que tem origem numa forma mais antiga de relato de aes mgicas (ex. Ez 13,1-11). 3. Modos de falar derivados de outros campos os profetas aperfeioaram muitos gneros literrios j existentes, como os cnticos de zombaria (Nm 21, 27-30 Is 44,12-20) e cnticos fnebres (2 Sm 1,17-27 Am 5,1-5). Do contexto da vida comum, foram assimilados o cantico de amor (Ct Is 5,1-7), controvrsias (J 4 41 Mq 2, 6-11) e canes de guerra (Jz 5- Is 63, 1-6). Do contexto da vida cultual, foram empregados o estilo hnico (Sl 103, Hab e as lamentaes (Sl 69; Is 52,13-53, 12).

Do mbito da doutrina sapiencial, diversas formas: a parbola (2 Sm 12; Is 28,4b; Jr 18,1-11), a alegoria (Ez 17, 1-10; 19, 1-8). Corao da aliana de Iahweh. A volta ao deserto, o ideal nmade o julgamento dos pobres sobre a civilizao (Am 5,25; Os 2,16; 12,10).

e) o que desmascara a alienao religiosa: para o profeta, conhecer a Iahweh experiment-lo na solidariedade com o outro (Os 6,6; Is 11,1-9; Jr 22,13-16). Por isso, desmascara todas as religies idealistas e ritualistas. A profecia surge, deste modo, como combate constante contra a idolatria, que reduz o homem condio de escravo das obras de suas prprias mos (Is 40,18-20; 44,7-10; 46,1-13). A profecia , pois, o oposto de uma religio em funo do sistema estabelecido como legitimao ideolgica das classes dominantes (Is 1,1020; Mq 6,6-8; Jr 7,1-34; Am 5,4-5). 3. O lugar social dos Profetas a) Desenvolvimento do sistema tributrio A confederao das Doze Tribos aparece como um movimento de reao contra os estados tributrios do Egito e Cana. Um grupo de marginalizados, que fugira do Egito, de quem Iahweh se tornou o Deus protetor, conseguira reunir outros grupos com objetivos de sobrevivncia e, atravs de sua liderana poltico militar, teria feito passar sua religio para o conjunto, impondo assim uma coeso interna, em proporo da unidade de religio e de divindade. A Aliana tinha a funo principal de reforar os agrupamentos inter tribais, atravs de regras de fidelidade mtua. Do ponto de vista econmico, as vrias tribos tinham a propriedade inalienvel da terra. Mas a posse cabia s diferentes famlias da tribo que no tinham o direito de alienar suas terras fora da tribo. Havia tambm terras comunais para uso de todas as famlias. No havia explorao do trabalho e expropriao do excedente por uma camada superior. No campo social, os grupos se estabeleciam em aldeias ou povoados. A formao das vrias tribos se efetuou por fuso, ciso ou aliana No aspecto poltico, a autoridade dos pais ou ancios j se acha meio enfraquecida porque h nesta fase federativa, o Conselho dos prncipes escolhidos para tratar dos assuntos concernentes a um grupo de tribos, e resolvidos em reunies presididas, ao que parece, pelo Juiz.

Contudo, no havia ainda um rgo de poder poltico estvel, permanente (Jz 17,6; 19,1). No campo militar, as guerras de libertao para sacudir a opresso dos povos vizinhos tem um papel importante na formao de Israel. O povo no dispunha da tcnica do ferro nem de carros de combate nem possua um exercito profissional. Esta inferioridade era compensada pelas tticas de astcia, guerrilha e coeso interna. O que garantiu a sobrevivncia foi o carter de confederao tribal estabelecida pela berith = Aliana religiosa. Do ponto de vista religioso, as experincias histrico religiosas das tribos mais influentes (os grupos que vieram do Egito), a proximidade no solo, a referencia a um antepassado comum, tudo isso favoreceu um processo geral de assimilao religiosa na confederao dos filhos de Israel. A importncia poltica das tribos do xodo fez que as tradies das diferentes tribos se organizassem ao redor do eixo da f javista. Depois, Iahweh assumiu tambm os traos dos deuses sedentrios da agricultura, tendo seu santurio local, seus sacerdotes e seu culto nacional e poltico. Na fase monrquica, houve uma acelerao muito grande no desenvolvimento de Israel. Do ponto de vista econmico, h o florescimento do artesanato, da construo; o desenvolvimento do comercio com as moedas substituindo o sistema de trocas, e o aprimoramento da industria metlica para as necessidades de ordem militar. Tudo isso fez surgir uma classe dominante: os ricos da cidade, que aos poucos vai expropriando as terras familiares e constituindo latifndios. Os prprios reis tornam-se grandes proprietrios. A pequena propriedade continua a existir, mas sem fora.

No lado social, acentua-se a fuso tnica com os estrangeiros residentes. A concentrao do poder leva desagregao das tribos e cls e formao de duas classes: os notveis, habitando nas cidades; e a gente da terra: camponeses, assalariados, trabalhadores forados, escravos, meeiros. Dividindo o pas em 12 distritos que no coincidiam com os limites das tribos, para efeito de tributao, Salomo tenta quebrar a antiga organizao social. No campo poltico, o poder aparece concentrado nas mos do rei e justificado ideologicamente pela uno (sagrao). O rei concentra em si

todos os poderes: , ao mesmo tempo, chefe do exercito profissional, juiz supremo e sumo sacerdote. Estes poderes so delegados a homens vindos da oligarquia proprietria de terras (arauto, escriba, prefeito dos trabalhos forados, prefeito dos distritos, gro vizir). Israel torna-se assim uma sociedade de classes). A classe citadina passa a viver do trabalho arrecadado no campo. o tributo expropriado dos camponeses que est na origem da diferenciao das classes (camponeses, sacerdotes, soldados). A ocasio imediata que levou Israel a optar pela monarquia foi a presso agressiva dos filisteus, mas as possibilidades materiais (aumento demogrfico, comercio florescente, novas tcnicas de metalurgia, a classe emergente dos ricos da cidade) provocaram o esfacelamento dos quadros sociais da confederao tribal. No campo militar foi Davi que criou em Israel o primeiro exercito profissional e uma guarda real formada por estrangeiros. A guerra perde em parte seu carter sagrado e torna-se uma questo de poltica do Estado; os campos ficaram inteiramente desmilitarizados. Sob o aspecto religioso, houve uma gradativa centralizao do culto. Um grande templo central foi construdo na capital do Reino, Jerusalm. Havia nele um conjunto de funcionrios religiosos: o clero e profetas sob as ordens do rei. O templo se tornou smbolo da unidade nacional aps ter sido introduzida nele a Arca da Aliana.

A formao do Estado tributrio se fez pela atividade de Davi e Salomo. Foi, porem, sobretudo Salomo que o consolidou pela organizao da arrecadao do tributo e desenvolvimento da economia (1Rs 4 5). Por isso, Salomo foi duramente criticado pelos camponeses explorados e dominados; crtica expressa e defendida pelos meios levticos da roa e pelos profetas (Jr 8-9; 1 Sm 8,9-18); Gn 2-3). Aps o cisma poltico religioso, o Reino do Norte conservou, por algum tempo, as tradies tribais e igualitrias. A casa de Omri (885-874 a.C), porem, com a construo de Samaria e a aliana com Tiro, desenvolveu o sistema tributrio no Norte. Nesse perodo de desenvolvimento agrcola e de riqueza, estoura o conflito entre a economia da cidade e a antiga tradio da herana. O episdio da Vinha de Nabot um caso tpico desse perodo. A centralizao econmico poltica nas mos dos reis gera movimentos de resistncia camponesa e popular que desembocam na grande revoluo de Je. , contudo, no sculo VIII a.C. que se d o auge do sistema tributrio tanto na Samaria como em Jud. Tornam-se ento mais agudas as contradies e a luta de classes que provocam o surgimento do profetismo em sua idade de ouro.

As contradies geradas pelo sistema tributrio so: expanso do latifndio: terras nas mos de uma classe citadina parasitria (Is 5,8; Am 6); aumento da opresso e do nmero dos explorados (Mq 3); desintegrao da base da sociedade, ou seja, da famlia patriarcal, destruda pelo tributo (Mq 2,1-2). Com a dominao assria, o tributo passa a ser duplo: interno e externo (734 a.C.). em Jud, essa dominao se fez sentir sobretudo durante o longo reinado de Manasses (687-642 a.C.). esse regime suscitou uma resistncia popular incentivada por profetas e sbios, e a esperana na vinda de um rei para libertar o pas e organiz-lo a partir do povo oprimido (Pr 29,4.14; Sf 3,12-14).

Este movimento de libertao concretizou-se na reforma deuteronomista de Josias, expresso de um movimento campons, num perodo em que a Assria decadente perdia o controle sobre seu imprio. Essa reforma representou uma tentativa de equilibrar as relaes entre a cidade e o campo. Uma tentativa de estabelecer uma sntese entre o igualitarismo tribal e o centralismo do poder nas mos de um descendente de Davi: um Estado que se organize a partir da defesa do direito dos pobres (Dt 14-15). O rei visto como irmo do Povo e executor das leis de Iahweh (Dt 16-18). Depois da destruio de Jerusalm (586 a.C.)., Jud ficou com mais pobres, o povo da terra (2Rs 24,14), que tinham seu centro poltico na regio de Masfa. Procuraram defender suas terras ameaadas pelos povos vizinhos e mantiveram a esperana de uma restaurao nacional. Aps o exlio, sob a dominao persa, o sistema tributrio passou por uma mudana substancial, pois, embora os reis persas concedessem a seus sditos autonomia cultural e religiosa, estabeleceram um rgido controle na economia e na poltica, atravs do funcionalismo e espionagem. O templo j no era mais o local da arrecadao do tributo (feita agora por funcionrios da coroa). E o sumo sacerdote no tinha poder poltico (Esd 2; Ne 7). Jud aparece estruturado na poca persa como uma comunidade de aldeias em volta do Templo. A unidade sociolgica bsica era a casa patriarcal, coletividade sustentada pela posse / herana e pelo parentesco (genealogia). b) A tradio proftica efraimita (Norte) e a tradio proftica judata (Sul).

Os profetas surgiram em tempos de crise e representam grupos de resistncia e de reforma tanto do Reino do Norte (profetas efraimitas) como do Reino do Sul (profetas de Jud).

A tradio proftica efraimita, na qual predomina o titulo nabi (profeta), tem sua origem na funo scio religiosa dos levitas (Dt 33,8-11), ligados originalmente ao santurio central de Silo. Com o advento da monarquia, os levitas perdem sua funo central para os sadocitas. Abiatar marginalizado e exilado por Salomo. O meio levtico parece ser o ambiente natural onde floresceu o profetismo efraimita. So profetas enraizados na tradio tribal. Vem a centralizao monrquica com certa resistncia. Na tradio de Jud, os profetas, chamados Videntes (Am 7,12; Is 29,10; 30,10), eram intermedirios sociais a servio do rei. A partir do exlio, passam a assumir as caractersticas da tradio efraimita. c) Profetas do centro e da periferia: o profeta representa as lutas e interesses de um grupo social. A inspirao e o discernimento nascem das crise social e da luta dos grupos. De modo geral, os profetas vm do campo: so camponeses explorados. Procuram denunciar a explorao econmica e poltica. Constroem a paz a partir da defesa do direito dos fracos. Os falsos profetas tomam partido ao lado dos dominantes. Os grandes profetas representam os interesses da periferia durante a monarquia. 4. O alvo da critica proftica: a estrutura de dominao. A luta dos profetas se dirige contra o Estado idoltrico, que nega a realeza de Iahweh e o lugar da justia e do direito na formao social (Am 5,24). Atinge, portanto, toda a estrutura social nos nveis econmico, social, poltico e ideolgico.

c) Critica propriedade os profetas representam os interesses dos camponeses contra a explorao do excedente e a expropriao das terras por parte dos reis e das classes citadinas. (1Rs 21; Is 5,8; Mq 2). Defendem a herana, posse coletiva da terra para a produo e reproduo da vida pelos camponeses. Diante da ameaa sobrevivncia dos camponeses, surgem os movimentos de resistncia (filhos de profetas, recabitas, levitas etc.)

dentro deste movimento que aparecem Elias, Eliseu, Ams, Miquias. Mq 23 uma defesa da estrutura da liberdade econmica para a vida do povo. E mostra que o Estado fundado na concentrao da propriedade e do poder na cidade deve ser destrudo (Mq 3,10-12). d) Critica ao poder poltico faz parte dessa crtica ao poder poltico o julgamento dos profetas sobre a Assria, Egito, Jud e Samaria. Osias mostra a realeza da Samaria como o mal que provoca a desgraa do Povo. Alicerado na tradio igualitria do tribalismo, aponta para a decadncia existente na corte de Samaria que faz aliana idoltrica com os estrangeiros (Os 7) e causa a runa do Povo (Os 8). Mostra ainda que o verdadeiro conhecimento de Iahweh est na solidariedade (Os 6,6). Ams mostra que o sistema tributrio, centralizado no poder real cooptou as instituies, especialmente o sacerdcio do santurio rgio, para exercer sua dominao sobre os pobres (Am 7,1). E declara que a dinastia real do Norte e sua capital sero destrudas. Isaias julga a poltica a partir do direito dos pobres (Is 1,17). e) A critica da ideologia a ideologia o fermento da explorao econmica e da dominao poltica. a idolatria que nega a soberania de Iahweh e absolutiza o poder do Estado. Osias mostra que o povo de Samaria est por um esprito de prostituio, que causador da desintegrao do Povo. A idolatria a estrutura do Estado da Samaria que se tornou absoluto renega a soberania de Iahweh. Seu culto se tornou instrumento de dominao dos camponeses. A religio popular, celebra nas aldeias (eira) tambm contribui para a idolatria estatal, pois Baal (ideologia da fertilidade e fecundidade), atrao dos camponeses, fortalece a estrutura de uma sociedade baseada no poder centralizador e no trabalho para produzir mais tributo. Jeremias critica todas as instituies: Templo, Lei, sacerdcio, profetas e sbios, fonte e sustento da ideologia (Jr 18,18). O caminho para a destruio da ideologia a converso (Jr 2-4). O profeta Elias As narrativas a respeito do profeta Elias esto enquadradas nos dois livros dos Reis (1Rs 17-19; 21; Rs 1-2) que originalmente formavam apenas um livro. Vm logo aps um julgamento severo, julgamento que se faz sobre

a dinastia de Omri (1Rs 16,25-30). Esta avaliao negativa da monarquia perpassa toda a histria deuteronomista, na qual os reis so vistos como os principais responsveis pela catstrofe do Povo: o exlio. A tradio de Elias apresentada, sobretudo, em seis narrativas originais e autnomas, e que, com exceo da teofania no monte Horeb, todas possuem um ncleo histrico. So elas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. a seca e a ddiva da chuva. (1Rs 17-19) juzo de Deus sobre o Carmelo (1Rs 18, 19-40) a teofania no Horeb (1Rs 19,3b. 8b. 9-12.13) a vocao de Eliseu (rs 19,19-21) assassnio de Nabot (1Rs 21, 1-9. 11-20) a consulta de Ocosias ao orculo (2Rs 1, 2-8. 17).

A essas narrativas foram acrescentada ainda legendas em diferentes estgios, para exaltar a figura carismtica do homem de Deus. Ei-las:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Elias alimentado junto torrente de Carit (1Rs 17,2-6) Elias e sua atividade em Sarepta (1Rs 17,7-16) A ressurreio de um morto (1Rs 17,17-24; 18,1a) Encontro com Abdias, servo de Acab (1Rs 18,2b-15) Elias reconfortado pelo anjo (1Rs 19,4a. 5-8) Tentativas de priso de Elias (2Rs 1,9-16)

O processo de formao da tradio de Elias comeou no sculo IX, logo aps os acontecimentos. A tradio escrita se fundiu em dois grupos: no primeiro grupo (1Rs 17-19), fundiram-se narrativas e anedotas a respeito da idolatria de Acab e da perseguio dos profetas de Iahweh. Apresenta nominalmente Elias, chamando-o vez por outra, profeta e identificando-o como novo Moiss, realizando sinais miraculosos. No segundo grupo, o profeta se chama Elias, o tesbita, e seu opositor o rei de Samaria ( 1Rs 21; 2Rs 1,2-8.17a). Aqui, Elias aparece como mensageiro da Palavra de Iahweh. A Situao Nacional e Internacional no tempo de Elias Aps a morte de Baasa (877 a.C.), deveria suceder-lhe seu filho Ela, mas foi assassinado por um de seus oficiais, Zambri, chefe da metade dos carros de combate. Como no contava com o apoio proftico nem popular e as tropas que ainda estavam sitiando Gebeton, durante a luta entre filisteus e israelitas, aclamaram rei a Omri e cercaram Tersa, Zambri, vendo-se perdido, suicidou-se, tendo reinado apenas sete dias. Em seguida, comearam os desentendimentos e lutas entre faces rivais, de tal modo que s em 876 a.C. que Omri pode se estabelecer no trono.

A situao poltica de Israel A situao poltica instvel deixaria Israel incapaz de se defender contra seus vizinhos hostis. O reino de Damasco se tornara a potencia dominante na Sria Palestina, e seu rei Benadad I (880 842 a.C.) devastara o norte da Galilia e provavelmente tinha se apoderado da Transjordnia, ao norte do Jarmuk. Alem disso, nessa poca, o imprio neo assrio, em fase de expanso, durante o breve reinado de Omri, tendo frente Assurnasirpal II, faz uma incurso atravs da Sria at o Lbano, extorquindo tributos das cidades fencias, inclusive Tiro. Era o prenncio de sua expanso para o oeste. A poltica externa dos Omridas Omri procurou eliminar as tenses internas mediante a integrao dos Cananeus e israelitas em seu reino. Visto que a civilizao Canania fora anteriormente reprimida, essa poltica significava o avano das idias e praticas religiosas cananias. Omri selou uma aliana com Etbaal, rei de Tiro, pelo casamento de Acab com Jezabel, filha de Etbaal (1Rs 16,31). Essa aliana favoreceu a exportao de produtos agrcolas de Israel e a intensificao do comercio. Israel fez-se tambm uma aliana com Jud, talvez antes do reinado de Acab, atravs do casamento de Atalia, irm ou filha de Acab, com Joro, filho de Josaf, rei de Jud. Esta aliana era tanto militar quanto comercial. Juntos vo combater contra seus vizinhos. Da transjordnia, somente Amom no foi reconquistado. Moab tornou-se estado tributrio de Israel, e Edom tornou-se provncia de Jud. Assim Josaf controlava as rotas comerciais para o norte da Arbia. Para o oeste, suas fronteiras se estendia dentro do territrio filisteu (2Rs 8,22).

Durante os reinados de Omri e Acab houve vrios confrontos entre israelitas e os arameus de Damasco. Parece que Israel saiu vitorioso. Porm, ante a ameaa assria, Acab e Bernadad tornaram-se aliados. Vrios reis de pequenos estados do oeste formaram rapidamente uma colizo para enfrentar Salmanasar III (859 852 a.C.) Os lideres desta coalizo foram Adadezer (Benadad), de Damasco, Irhuleni de Hamat, e Acab de Israel, que contribuiu com duzentos carros de combate e dez mil homens de infantaria. O confronto se deu em Carcar, sobre o Orontes e parece que a coalizo conseguiu deter o avano de Salmanasar III, em 853 a.C.

Situao interna de Israel a) Situao scio- econmica a maior realizao de Omri foi a construo da Samaria como nova capital para Israel. Soube escolher um lugar adequado, com muitas vantagens: a) geograficamente, ficava perto do mar (40Km), na principal rota comercial do pas; b) politicamente, livres das tradies e estruturas tribais, oferecia mais autonomia ao rei; c) economicamente, o contato com as rotas comerciais trouxe negcios e permitiu que o rei arrecadasse direitos alfandegrios das caravanas de comerciantes; alm disso, o rei acumulou grande quantidade de propriedades privadas que lhe trouxeram riquezas pessoais e presenteou seus aliados leais com terras; d) militarmente, a cidade era defensvel, com fortificaes sem paralelo. A localizao geogrfica de Samaria expunha Israel a uma maior influencia cultural estrangeira, criao de uma aristocracia real que se assemelhava aos antigos modelos cananeus de cidades-estados, ao intercambio de mercadorias que trouxeram influencia estrangeira para a cidade. A casa de Omri empenhou-se em construes por toda parte. mantinha uma segunda residncia em Jezrael. (1Rs 21). Fortificou as defesas de certas cidades-chaves como Meguido e hazor. Constituiu tneis para as fontes a fim de assegurar gua por ocasio do cerco, estbulos para os cavalos. Apesar de toda essa riqueza e fora do estado de Israel, a sorte dos camponeses no era das melhores: os pobres, em tempos de penria eram forados a tomar emprestado dinheiro aos ricos taxa de usura e a hipotecar suas terras, seus filhos e at a si mesmos. A grande seca durante o reinado de Acab fez com que muitos pequenos agricultores perdessem suas terras. Sem duvida muitos latifundirios aumentaram suas propriedades. O caso de Acab e Nabot (1Rs 21) no deve ser caso isolado. Israel estava cheio de gente que no tinha idia de lei da aliana ou que tinha pouco interesse por ela. b) situao poltica: Quando Omri construiu a cidade de Samaria como nova capital e cidade do rei, libertou-se do controle exercido pelos ancios das tribos. Ao mesmo tempo, presenteando seus leais aliados com extenses de terra, formou um corpo de partidrios que deram sustentao a sua dinastia. Sua poltica expansionista e o reforo do exercito aumentaram seu poder que se refletiu tambm na poltica interna. Os sucessores de Omri

procuraram exercer um regime monrquico inspirado no modelo absolutista encontrado no antigo Oriente Mdio. Desrespeitaram a lei da Aliana, ao estabelecerem alianas com estrangeiros, e violaram as leis tribais: compra (Omri) e expropriao de terra (Acab). c) Situao religiosa: a politica religiosa da casa de Omri provocou uma profunda crise. A aliana com tiro foi selada com o casamento de Acab com Jezabel. Seguidora das divindades treas Baal Melcart e Asera, Jezabel tinha a permisso para, juntamente com seus sditos e os mercadores que a acompanhavam com interesses comerciais, continuar a praticar de sua religio em territrio israelita. Para isso, foi construdo um templo a Baal Melcart em Samaria (1Rs 16,32ss). E Jezabel procurava tornar o culto de Baal a religio oficial da corte. Desde o estabelecimento em Cana, rondava a tentao de adotar a adorao dos deuses da fertilidade juntamente com a adorao de Iahweh e de trazer para o culto de Iahweh prticas prprias dos deuses da fertilidade. Este perigo aumentara com a absoro em massa de cananeus no templo de Davi e Salomo. A maioria desses cananeus encontrava-se no reino do Norte; por isso, uma poltica estatal que favorecesse o culto a Baal seria aceita sem choque e at com alegria por muitos. possvel at que Acab tenha tolerado essa poltica religiosa porque percebeu que no podia contar apenas com o javismo como base de sustentao de seu governo. Embora Acab permanecesse nominalmente javista, a corte e a classe dominante estavam completamente paganizadas; os profetas de Baal e Asera gozavam de status oficial. Quanto aos israelitas, alguns resistiam (1Rs 19,18), outros se tornavam pagos, mas a maioria oscilava entre as duas correntes (cf. 18,21). Como Jezabel encontrasse resistncia sua poltica, perseguiu os javistas leais, visando sobretudo os profetas de Iahweh. Muitos profetas foram mortos, mas alguns cederam presso e contentaram-se em dizer apenas o que o rei gostava de ouvir (cf. 22,1-28). Elias e o movimento de resistncia dos camponeses Origianario de Tesbi, regio do Gallad a leste do Jordo, que no era uma terra de antiga civilizao canania, mas que fora colonizada por israelitas e conservara a sua f em Iahweh mais pura, Elias se escandaliza e se indigna com o sincretismo religioso existente em Israel e sobretudo frente pratica religiosa de Acab e Jezabel e as injustias sociais que da decorriam.

Elias representa, pois, a insatisfao, o descontentamento dos camponeses frente centralizao poltica e econmica da Samaria que ameaa o regime da herana, sistema de produo das famlias camponesas. E esta poltica centralizadora tem como cimento ideolgico o culto a Baal. Iahweh era cultuado ainda que de maneira sincrtica no campo, mas na corte e nas camadas superiores da populao urbana venerava-se Baal. Elias vai chamar a ateno do povo, no Carmelo, para a incompatibilidade entre o culto de Baal e as antigas tradies javistas de Israel. (1Rs 18,1740). No existe aqui uma luta apenas para saber qual o Deus do Monte Carmelo. A luta atinge todos os nveis da sociedade. Elias se apia na tradio mosaica da Aliana. E o modelo de sociedade baseado na Aliana est em oposio ao modelo centralizador e explorador alicerado pela ideologia canania do baalismo. Nesta luta por Iahweh e contra a explorao da cidade sobre os camponeses, Elias ajudado pelos filhos dos profetas, pelos recabitas, pelos levitas do interior que serviam nos santurios fiis a Iahweh. Aos poucos, foi crescendo a opinio contra os partidrios de Omri e Acab, provavelmente quando se ampliou a distancia entre ricos e pobres, de modo que outros elementos iam se integrando resistncia popular. Quando finalmente, o exercito aderiu ao movimento de resistncia, no tempo de Eliseu, a dinastia omrida desmoronou do trono em 842 a.C., condenando morte a famlia de Omri e os adoradores de Baal. tambm desses meios de resistncia que surge uma produo ideolgica e literria de suma importncia para a tradio religiosa posterior tanto de Israel como de Jud. Nesta poca se deu a redao do Cdigo da Aliana (Ex 20-23) que visava proteo do estilo campons contra a poltica e o culto da cidade. Mostra que a adorao a Iahweh a garantia fundamental do modelo Israel. Os levitas e profetas deste perodo elaboraram tambm a sntese histrico teolgica encontrada no documento eloista (E), que conserva a tradio tribal, promove os profetas e defende a identidade do Povo libertado por Iahweh da escravido.

Este movimento de resistncia e luta ideolgica contra o baalismo uma das razes do movimento deuteronomista que ter como grandes representantes Osias e Jeremias.

O profeta Ams

1. Sua pessoa Ams, cujo nome significa Iahweh sustenta, nasceu em Tcua, uma cidade pequena a cerca de 17 Km a sudeste de jerusalm, capital do reino de Jud. Portanto, embora tenha pregado no Norte, era judata. Desconhecemos quando nasceu e quando morreu. Campons: pastor de gado mido (Am 1,1), vaqueiro e cultivador de sicmoros (7,14), tampouco se pode saber se era proprietrio dos rebanhos ou se estes estavam simplesmente confiados a seus cuidados. O certo que Ams conhecia de perto o drama vivido por pessoas pobres e exploradas. Muitas delas procuravam trabalho em outros lugares, empurrados pela fome e atrados pela propaganda oficial (Am 2,4). Como ele mesmo afirma, no tinha nenhuma relao com a profecia ou com os grupos profticos, mas Iahweh o envia a profetizar em Israel (3,8). 2. Seu ambiente em Jud, seu pas de origem, estavam acontecendo coisas ruins, pois as leis que defendiam uma sociedade fraterna baseada na fidelidade a Iahweh no eram mais respeitadas. (Am 2,4). Em pior situao de opresso, porm, encontrava-se a sociedade do reino de Israel. Havia divises, roubos, corrupo, explorao, religio falsa, dominao. Um intenso comrcio nacional e internacional alimentava o forte aumento do consumo e grandes construes. Mas tudo isso se dava em favor de uma minoria e s custas da maioria do povo. As grandes vtimas de toda essa situao eram os pobres, sobretudo os camponeses, os pequenos proprietrios e os lavradores sem terra. 3. Contexto histrico

Ams exerceu o seu ministrio, durante a segunda metade do reino de Jeroboo II (782-746 a.C.: Am 1,1;7,9ss), perodo de grande prosperidade, de modo que podemos situar sua atividade proftica entre 760 e 750 a.C. a) Contexto histrico internacional Na segunda metade do sculo nono, Israel sofrera a presso e dominao de Damasco que tinha como rei Hazael (842-806). Esta situao mostrada nos relatos sobre o profeta Eliseu (2 Rs 8,7-15). Livre da ameaa assria durante quase uma gerao (de 837 a 802 a.C), o rei de Damasco combatera livremente contra Iarael que logo perdeu todo o territrio da Transjordnia (2 Rs 10,32ss; Am 1,3) e foi reduzido a condio de Estado tributrio. Os exrcitos de Damasco tambm ocuparam a plancie costeira at a regio dos filisteus, cercaram e tomaram Gat e s no invadiram Jud porque este lhe pagou pesado tributo ( 2 Rs 12,17ss).

A situao mudara repentinamente, quando Adad-nirari III (811-784), tornou-se rei da Assria e fez vrias campanhas contra os estados arameus. Aproximadamente em 802 a.C, ele conquista Damasco, aniquila seu poder e submete seu rei Benadad II a pesados tributos. O golpe que feriu Damasco no atingiu Israel com tanta violncia. Adad-nirari no foi capaz de dar continuidade a seus triunfos, pois teve que manter a ordem em outras partes de seu imprio. b) Situao interna de Israel e Jud livres da dominao de Damasco e, temporariamente, das investidas da Assria, os dois estados irmos, Israel e Jud conheceram um perodo de progresso sob os longos reinados de Jeroboo II (786-746) e Ozias (783742) respectivamente. Jeroboo foi uma das figuras militares mais importantes da historia do reino do Norte. Israel desfrutava ba poca de prosperidade poltica, econmica e cultural e podia se orgulhar de importantes sucessos (Am 6,1-13). Jeroboo II conseguiu colocar as fronteiras de Israel no perodo salomnico, na entrada de Hamat. Parece tambm que conseguiu expulsar moabitas e amonitas do territrio israelita e control-los severamente. Na mesma poca, reinava em Jud, Ozias (2 Rs 14,22) e reaberto para o comercio com o sul. O Negueb e o deserto do sul estavam sob seu controle. Conquistou ainda Gat, Jabneel e Asdod, construindo cidades em territrio filisteu. Na metade do sculo oitavo, as dimenses de Israel e Jud juntos eram quase as mesmas do Imprio de Salomo. As vias de comercio despejavam rios de riquezas em ambos os pases. Os esplendidos edifcios e as caras incrustaes de marfim de origem fencia e damascena, provenientes de Samaria mostram que Ams no exagerava ao falar do luxo de que vivia cercada a alite de Israel. Em ambos os pases a populao alcana o mximo crescimento no sculo oitavo, com muitas cidades passando alm de suas muralhas. Ozias procurou desenvolver os recursos econmicos e agrcolas do pas e o deserto do Negueb foi mais intensamente colonizado neste perodo que qualquer poca anterior. c) A situao social de Israel o livro de Ams nos ajuda a enxergar a sociedade israelita deste perodo de maneira mais profunda e deixa bem claro que, apesar de sua aparncia de riqueza, encontrava-se num avanado estgio de decadncia social, moral e religiosa. Desintegrao social de Israel

Quase nada sabemos da administrao do Estado por Jeroboo II, porm o certo que a condio do cidado humilde era desnecessariamente pesada e o Estado nada fazia para aliviar. A sociedade estava marcada por flagrantes injustias e chocante contraste entre os extremos de riqueza e pobreza. O pequeno lavrador achava-se muitas vezes nas garras dos usurrios e, caso ocorresse uma seca ou perdesse uma colheita (Am 4,6-9), perdia suas terras e, quando j no tinha terra, era submetido escravido. O sistema tornava-se mais cruel em virtude da ganncia dos ricos que se aproveitavam do estado de misria dos pobres para ampliar suas posses, falsificando peso e as medidas e torcendo o direito (Am 2,6ss; 5,11; 8,4-6). As praticas ilcitas eram encontradas em toda parte pois os Juizes deixavam-se subornar (Am 5,10-12). Os pobres no tinham a quem recorrer. A estrutura social de Israel tinha passado por uma mudana radical. Antes, uma estrutura social unificada; agora a monarquia, com a toda organizao exigida pela coroa, criou uma classe privilegiada, enfraqueceu os laos tribais e a solidariedade. A incorporao de muitos cananeus que anteriormente no estavam integrados no sistema tribal dera a Israel uma massa de cidados que pouco compreendiam a aliana e a lei da Aliana. Por volta do sculo VIII, embora o javismo continuasse a religio nacional com seu culto superficial aliana com Iahweh, a lei da aliana na prtica chegara a significar muito pouco. Decadncia religiosa no norte A desintegrao social acompanhou de perto a decadncia religiosa. Embora os grandes templos estivessem cheios de adoradores e fossem generosamente mantidos por eles (Am 4,4ss; 5,21-24), o javismo em sua forma mais pura j no era mais praticado. Muitos santurios locais eram abertamente pagos, com o culto da fertilidade e seus ritos degradantes, sendo praticados em toda parte (Os 1-3; 4,11-14). Parece que at a religio oficial do Estado tinha absorvido ritos de origem pag (Am 2,7ss; 5,26) e dado ao culto funo de aplacar a divindade com rituais e sacrifcios para assegurar a paz do status quo. Os sacerdotes do culto do Estado eram oficiais e grandes homens do Estado que no podiam censurar a situao (Am 7,10-13). Tambm parerce ao ter havido nessa poca reprovao enrgica das ordens profticas que nunca hesitaram no passado em resistir ao Estado em nome de Iahweh. Parece at que, como um grupo, os profetas tinham mergulhado numa corrupo geral e se tinham tornado profissionais interessados em suas retribuies. (Am 7,12; Mq 3,5.11)

Reinava em Israel um estado de otimismo, em parte pela fora da nao e pelo horizonte internacional desanuviado naquele momento. A religio tinha sido pervertida pois o povo acreditava numa proteo incondicional de Iahweh a favor da nao (Am 3,1aa; 9,7) independente das obrigaes impostas pelo favor de Iahweh. (Am 2,9-12). A obrigao da aliana era concebida como uma questo puramente de culto que estava sendo satisfeita com um ritual sofisticado e com a generosa manuteno dos santurios nacionais. Quanto ao futuro, confiavam na vinda do dia de Iahweh. Ams vai desmascarar esta falsa confiana. (Am 5,18-20). 3. Estrutura do livro de Ams sem contar levar em conta o ttulo de conjunto da obra (Ams 1,1-2), o livro se divide em trs partes: a) 1,3-2,16: conjunto de orculos de julgamento dirigidos a Israel, Jud e as naes vizinhas. Em relao aos outros povos as acusaes visam a seu comportamento na conduo da guerra e negcios internacionais. Em relao a Israel se referem ao comportamento dos israelitas entre si. b) 3-6: orculos dirigidos a Israel, visando a injustia, ao luxo, a explorao, a corrupo dos tribunais e ao culto. c) 7-9,10: seo organizada em torno de cinco vises construdas mais ou menos do mesmo modo. Depois das trs primeiras, aparece uma narrao autobiogrfica, relatando a disputa de Ams com o sacerdote Amasias, no santurio de Betel. A quarta viso, 8,1-3, seguida de uma srie de orculos destinados a justificar e explicitar o castigo anunciado na viso. A quinta viso (9,1-4) seguida de uma doxologia e de uma palavra identificando o xodo com as migraes de outros povos. (9,7) e dois pequenos orculos sobre o fim de Israel e o anuncio do exlio (9,8; 9,9-10). 9,11-15: concluso do livro considerada pela maioria dos autores como posterior. Trata da restaurao da dinastia davdica e a conquista de Edom. Mesmo as doxologias (4,13; 5,8; 9,5-6) so consideradas por muitos como acrscimos posteriores.

http://teologiaon-line.blogspot.com.br/2012/02/o-profetismo-no-antigotestamento.html

Potrebbero piacerti anche