Sei sulla pagina 1di 2

Sexualidade Infantil A educao sexual acontece primordialmente no contexto da

famlia onde a criana est inserida. Muitos pais preferem nem tocar no assunto. Outros super estimulam as crianas, achando engraadinho ver crianas de 1, 2, 3 anos beijarem na boca, ao som de frenticas risadinhas, ou indagaes do tipo: "Quem seu namorado?" As meninas vestem micro saias, ou micro shorts, os meninos so empurrados a desejar modelos como Tiazinha, Carla Perez, Feiticeira, etc. A gerao anterior era muitas vezes punida e repreendida caso mencionasse ou quisesse saber alguma coisa a respeito de sexualidade. A atual bombardeada pela estimulao precoce erotizao.

H os que acreditam que s esto lidando com a sexualidade a


partir do momento em que ela falada, seja atravs de informaes ou explicaes a respeito. Mas onde inicia ento esta relao? Quando a me e o pai cuidam do beb, brincam com este, na maneira como se relacionam com ele, ao mesmo tempo em que o casal vive uma relao afetiva, gratificante ou no, quando os limites de cada papel e relao ficam bem definidos e marcados, quando a criana pode concluir que amar ou no possvel, est recebendo educao sexual. Quando se pensa em educao sexual na infncia, automaticamente tem que se pensar, tambm, em desenvolvimento emocional, isto , tem que se levar em conta o nvel de maturidade e as necessidades emocionais da criana. importante que as questes da criana tenham espao para serem colocadas e respondidas com clareza, simplicidade, na medida em que esta curiosidade vai se dando. s vezes, alguns pais querem se livrar logo do assunto e na ansiedade disparam a falar alm da necessidade da criana, na tentativa muitas vezes frustrada de que nunca mais vo precisar falar sobre o assunto. Quando uma criana pergunta por exemplo, como o beb foi parar na barriga da me no quer dizer que ela queira ou aguente saber detalhes com relao ao ato sexual dos pais. Responder a criana de maneira simples, clara e objetiva satisfaz sua curiosidade. A satisfao dessas curiosidades contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida, enquanto que a no satisfao ou o

excesso de informaes gera ansiedade e tenso.

A sexualidade infantil diferente da sexualidade adulta, no


contm os mesmos componentes e interesses. Muitas vezes atravs da dramatizao, a criana compreende, elabora, vivencia a realidade que vive. Compreende papis (me, pai, filho, homem, mulher, etc.), embora muitas vezes j se perceba menino ou menina e j conhea seus orgos genitais, experimenta na brincadeira sexos indiferentemente. Perdeu-se hoje, de uma forma geral, a noo do que pertinente a criana. Vejo com frequncia adultos se dirigirem a criana como se estivessem se dirigindo a adultos em miniatura. No sabem como se aproximar delas, sobre o que falar e de que maneira.

Ao ouvirem uma criana se referir a outra como sendo seu


namorado entendem isto dentro do parmetro de adulto, s vezes desesperando-se, s vezes estimulando, poucos lidam com este dado na dimenso do contexto e por quem ele apresentado.

Acompanho no consultrio crianas que, super estimuladas,


encontram na erotizao a nica forma de se relacionar. O afeto erotizado e os movimentos, a vestimenta e a maneira como se comportam, tem o sentido de provocar uma relao erotizante. Apresentam, portanto, distoro em sua capacidade de sentir, pensar, integrar, conhecer e de relacionar, pois so estimuladas a dar um salto para a sexualidade genital, que no tm condies emocionais, biolgicas e maturidade de realizar, dispertando, muitas vezes, alto nvel de ansiedade e depresso.

Potrebbero piacerti anche