Sei sulla pagina 1di 5

1 UNISUAM DIREITO DAS OBRIGAES PROF LIDIA CALDEIRA

TEORIA DO PAGAMENTO I O pagamento a principal forma de extino das obrigaes. A regra geral a de que a obrigao extingue-se por meio do cumprimento voluntrio da prestao. Logo. O pagamento direto = soluo, cumprimento, adimplemento, implemento ou satisfao obrigacional. O pagamento direto acarreta a liberao total do devedor em relao ao vnculo obrigacional. Pagamento no significa apenas a entrega de dinheiro, mas em sentido amplo o cumprimento voluntrio de qualquer espcie de obrigao (dar, fazer ou no fazer). Alm da modalidade de pagamento direto, a obrigao poder ser extinta por outras formas, sendo estes conceitos estudados na Teoria do Pagamento, cunhada pelo Prof. Orlando Gomes. DO PAGAMENTO DIRETO 1. Elementos subjetivos (ou pessoais): a.O solvens pessoa que deve pagar o devedor. Art. 304/307 CC. Embora o devedor seja aquele que, efetivamente, contraiu a obrigao, qualquer interessado na dvida pode pag-la. Art. 304 CC, valendo-se dos meios legais para constranger o credor ao recebimento (ex. ao de consignao em pagamento ou extrajudicial art. 334 do CC e 890 do CPC). Terceiro interessado na dvida (aquele que tem interesse patrimonial direto no cumprimento da obrigao pelo devedor - fiador, avalista, herdeiro) paga, mas sub-roga-se , automaticamente, nos diretos do credor, com a transferncia de todas as aes, excees e garantias que detinha o credor primitivo. (sub-rogao legal ou automtica art. 346, III CC). Se o terceiro for no interessado, tem direito a reembolsar-se, mas no se sub-roga nos direitos do credor. Diferena entre interesse patrimonial e afetivo: primeiro caso, h interesse na preservao de seu patrimnio pessoal, no segundo o interesse a proteo pessoal pelo constrangimento. Obs: 1. Se terceiro NO interessado fizer o pagamento em nome e conta do devedor , SEM OPOSIO DESTE, pode compelir o credor a receber, submetendo-o ao de consignao em pagamento. Art. 304 CC.O pargrafo nico deste artigo confere

2 legitimidade ao terceiro interessado em ingressar com a ao, porm a oposio do devedor retira tal legitimidade. 2. Se terceiro NO interessado faz o pagamento em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se no que pagou (art.305 CC). Mero direito de reembolso, no h sub-rogao. Se terceiro NO interessado paga a dvida em seu prprio nome , sem o conhecimento ou havendo oposio do devedor, no haver obrigao deste reembols-lo se provar que havia como ilidir a obrigao (prescrio, por ex). O terceiro , neste caso, faz mera liberalidade, e no poder reaver o valor entregue, exceto se espontaneamente. A lei entende que o terceiro teve interesse afetivo.O devedor j no teria que pagar, poderia ilidir a obrigao. Art. 306 CC. 3.Somente importar o pagamento que transmita propriedade se feito por quem o possa alienar. Somente o proprietrio tem legitimidade para transferir propriedade. Princpio da continuidade. Art. 307CC. 4. Solues quando a parte der coisa fungvel (substituvel) de terceiro em pagamento, no ser mais possvel que este reclame do credor que a recebeu de boa-f, e a consumiu. Mas, se ainda no foi consumido, poder reclamar do credor. Ver pargrafo nico art. 307 CC. Exemplo: A entrega a B cem sacas de caf de C, como forma de pagamento. Possibilidades: a. Se o caf foi consumido por B, de boa-f, a ao de C contra A. b. Se o caf no foi consumido por B, a ao de C contra B. c. Se o caf foi consumido por B, de m-f, a ao contra B. Havendo m-f e perdas e danos, quanto s ltimas respondem todos os culpados solidariamente. b. Do accipiens ou a quem se deve pagar. o credor. Art. 308/312 CC.

Regra geral, o pagamento ser feito ao credor, mas pode ser feito a seu representante, que tenha poderes para receber e dar quitao , sob pena de s valer aps a ratificao. O pagamento tambm pode ser feito ao sucessor do credor, como no caso do herdeiro e do legatrio. O pagamento feito a credor putativo (aquele que , aparentemente, tem poderes para receber) desde que haja boa-f do devedor (art. 309 CC). Quem paga mal, paga duas vezes art. 310 CC. No vale o pagamento feito a credor incapaz de dar quitao, desde que o devedor tenha cincia do fato. O pagamento dever se repetido. Caso o devedor que pagou de forma equivocada consiga comprovar que o pagamento reverteu ao credor, exonera-se. Busca da verdade real, vedao do enriquecimento sem causa.

3 Presuno de autorizao para receber: aquele que estiver munido do recibo de quitao. Art. 312CC Se o devedor for citado em interpelao judicial , em que terceiro reivindica o crdito, no poder pagar ao suposto credor. Se pagar , dever entregar o pagamento ao terceiro, se este for o legitimado, cabendo apenas a ao de repetio de indbito contra quem recebeu o indevido. 2. Elementos objetivos do pagamento (objeto e prova do pagamento direto): Objeto a prestao. Art. 313 e 314 CC O credor no obrigado a receber prestao diversa da que pactuou, ainda que mais valiosa, nem em partes, se a obrigao for divisvel. Ex. Credor de uma saca de caf, no est obrigado a receber em quantidades fracionadas. Credor de relgio de ao no est obrigado a receber um de ouro. Art. 315 CC: Dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, e em moeda corrente. Art. 316 CC refere-se correo monetria da obrigao. Continua valendo o dec.-lei 22.626/1933 que probe a cobrana de juros abusivos (superiores ao dobro da taxa legal) bem como o anatocismo (juros sobre juros).a Lei 10.192/2001 , art. 2 determina que o prazo para reajuste peridico de atualizao monetria no poder ser inferior a um ano. Art. 317: Teoria da Impreviso possibilidade de reviso de clusulas contratuais pelo juiz. Reviso contratual por fato superveniente , diante de uma imprevisibilidade somada a uma onerosidade excessiva. Ver art. 478 CC. A jurisprudncia vem admitindo que nos casos em que se aplica o art. 478 CC, ser , sempre que possvel, prefervel a reviso contratual do que a sua resoluo, em homenagem ao princpio da conservao dos contratos. Exceo ao princpio da intangibilidade dos contratos (o juiz no alcanar o contedo contratual estipulado pela vontade das partes). Art. 318 CC Princpio do nominalismo: prestaes pecunirias devem ser pagas em moeda nacional. A moeda estrangeira somente permitida em contratos de comrcio internacional. Art. 319 CC O devedor que paga tem direito subjetivo quitao pela entrega do recibo. O pagamento pode ser retido at que o credor apresente a prova da quitao (recibo por instrumento pblico ou particular). A quitao do art. 319 CC engloba aquela que dada por meio eletrnico, conforme I jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal. Art. 320 CC: elementos essenciais quitao. Art. 321 CC: objetiva proteger futuramente o devedor para que o ttulo no seja cobrado novamente. Art. 322 CC: o pagamento da ltima prestao presume pagas as demais.

4 A anotao no instrumento de que o pagamento daquela parcela no confirma as demais, afasta esta presuno. 323 CC: Outra presuno relativa: a quitao do capital, sem a reserva de juros, presume que estes tenham sido pagos. 324 CC: A entrega do recibo firma a presuno do pagamento, mas o credor tem 60 dias para provar sua falta, elidindo a presuno. 325 CC: Regra geral, as despesas do pagamento correm por conta do devedor. 326 CC: Leva em conta a variao das medidas e valores, sendo vlidos os do lugar do cumprimento da obrigao, exceto se houver disposio em contrrio. Ex,. alqueire em SP 24.200 metros quadrados, em Minas gerais 48.400 metros quadrados. 3. Do lugar do pagamento direto: Regra geral a obrigao deve ser cumprida no local estipulado no ttulo constitutivo (princpio da liberdade de eleio). Quanto ao lugar do pagamento, a obrigao pode ser classificada como: a. Obrigao quesvel ou qurable: O pagamento dever ocorrer no domiclio do devedor. Presuno art. 327 CC de que o devedor dever ser procurado pelo credor, mas o instrumento contratual ou a lei podem impor regra contrria. b. Obrigao portvel ou portable : Situao em que se estipula , por fora do instrumento negocial ou pela natureza da obrigao, que o local do cumprimento da obrigao ser o domiclio do credor. Uma das poucas vezes em que o Cdigo autoriza o credor a escolher o local, o disposto no art. 327 . Designados dois ou mais lugares para o pagamento, a escolha caber ao credor. 328 CC: Se a obrigao for relativa a bem imvel, o pagamento se dar no local da situao do bem. 329 CC: o princpio da fora obrigatria dos contratos se relativiza em homenagem ao da funo social dos contratos. O motivo deve ser grave (ex. greve nos transportes, calamidade pblica, enchentes, etc). Art. 330 CC: A doutrina chama de supressio (supresso) de um direito pelo no exerccio de um direito do credor, em funo da surrectio (surgimento) de um direito para o devedor, em funo do novo costume. 4. Do tempo do pagamento: O vencimento o tempo em que a obrigao deve ser satisfeita, cabendo ao credor a faculdade de cobr-la.

5 O instrumento negocial dever fixar o vencimento, o tempo ou a data de pagamento. O credor no pode exigir o pagamento antes do seu vencimento. Quanto ao tempo do pagamento, a obrigao pode ser: Instantnea ou de execuo imediata (pagamento vista). Execuo diferida (o pagamento deve ocorrer de uma s vez, no futuro). Execuo peridica (pagamento de trato sucessivo no tempo). O art. 333 CC apresenta um rol de situaes em que haver o vencimento antecipado da dvida, antes de vencido o prazo estipulado pela lei ou pelo contrato.

Potrebbero piacerti anche