Sei sulla pagina 1di 6

Protocolo HTTP

O que e como funciona

Thiago Morais Segurana da Informao 1o Perodo Noturno Outubro / 2012

Sumrio
Definio e Histria Clientes HTTP Servidores HTTP Pedido HTTP (HTTP Request) Mtodos URI Informaes Adicionais Resposta HTTP (HTTP Response) Status Descrio da Informao Tipos MIME Bibliografia Pg. 1 Pg. 1 Pg. 1 Pg. 2 Pg. 2 Pg. 2 Pg. 2 Pg. 3 Pg. 3 Pg. 3 Pg. 4 Pg. 4

Definio e Histria
O HyperText Transfer Protocol um protocolo de aplicao responsvel pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na World Wide Web. Ele surgiu da necessidade de distribuir informaes pela Internet e para que essa distribuio fosse possvel foi necessrio criar uma forma padronizada de comunicao entre os clientes e os servidores da Web e entendida por todos os computadores ligados Internet. Com isso, o protocolo HTTP passou a ser utilizado para a comunicao entre computadores na Internet e a especifcar como seriam realizadas as transaes entre clientes e servidores, atravs do uso de regras bsicas. Este protocolo tem sido usado pela WWW desde 1990. A primeira verso de HTTP, chamada HTTP/0.9, era um protocolo simples para a transferncia de dados no formato de texto ASCII pela Internet, atravs de um nico mtodo de requisio, chamado GET. A verso HTTP/1.0 foi desenvolvida entre 1992 e 1996 para suprir a necessidade de transferir no apenas texto. Com essa verso, o protocolo passou a transferir mensagens do tipo MIME44 (Multipurpose Internet Mail Extension) e foram implementados novos mtodos de requisio, chamados POST e HEAD. No HTTP/1.1, verso atual do protocolo descrito na RFC 2616, foi desenvolvido um conjunto de implementaes adicionais ao HTTP/1.0, como por exemplo: o uso de conexes persistentes; o uso de servidores proxy que permitem uma melhor organizao da cache; novos mtodos de requisies; entre outros. Afrma-se que o HTTP tambm usado como um protocolo genrico para comunicao entre os agentes de utilizadores e proxies/gateways com outros protocolos, como o SMTP, NNTP, FTP, Gopher, e WAIS, permitindo o acesso a recursos disponveis em aplicaes diversas.

Clientes HTTP
Os clientes de uma conexo HTTP so os browsers. Atualmente dois browsers se destacam no mercado: Firefox, da Mozilla Foundation e Internet Explorer, da Microsoft. Ambos so gratuitos.

Servidores HTTP
Os servidores de uma conexo HTTP so os servidores Web. Os servidores Web de maior destaque atualmente no mercado so: Apache, IIS e Nginx. Existem servidores gratuitos e comerciais.

Pgina 1

Pedido HTTP (HTTP Request)


Um pedido HTTP composto de quatro partes bsicas: - O mtodo: Ao a ser realizada; - A URI (Universal Resource Identifer): A informao requisitada; - A verso do protocolo HTTP; - Informaes adicionais.

Mtodos
Os mtodos podem ser: - GET: Retorna o objeto, ou seja, a informao requisitada; - HEAD: Retorna somente informaes sobre o objeto, como tamanho, data de criao e outros; - POST: Envia informaes para o servidor Web. Mtodo utilizado por scripts; - PUT: Envia uma cpia de um objeto/informao para ser armazenado num servidor Web; - DELETE: Apaga um objeto armazenado no servidor Web.

URI
O tipo de URI utilizada pelo protocolo HTTP chamada de URL (Uniform Resource Locator) contm trs partes: - A identifcao do protocolo; - O endereo do computador servidor; - O documento requisitado (pode incluir subdiretrios). Um bom exemplo de URL seria o documento index.html, armazenado no diretrio internet em um servidor de endereo www.go.senac.br: - http://www.go.senac.br/index.html e

Informaes Adicionais
So maneiras do browser informar ao servidor Web algumas preferncias defnidas na confgurao do browser como: - Tipo de documento aceitos; - Linguagem preferida para os documentos HTML que so retornados; - Set de caracteres suportados;

Pgina 2

- E outras.

Resposta HTTP (HTTP Response)


O servidor Web ao receber o pedido, processa-o de modo a determinar o que dever ser feito. Em relao ao pedido do slide anterior, o servidor Web dever procurar o arquivo index.html no diretrio internet e retorn-lo ao browser. Uma resposta HTTP formada por trs elementos: - Linha de status: Indicando sucesso ou falha do pedido; - Descrio da informao contida na resposta (Meta Informao ou MIME); - A prpria informao que foi requisitada.

Status
A linha de status traz as seguintes informaes: - A verso do protocolo HTTP; - O cdigo de status que defne o resultado do pedido; - Uma pequena frase explicando o que signifca o cdigo. Os principais cdigos de status existentes: - 200 (Document follows): Pedido bem sucedido. A informao requisitada ser retornada; - 401 (Unauthorized): A informao requisitada de acesso restrito, sendo necessrio se autenticar; - 403 (Forbidden): Acesso proibido; - 404 (Not found): A informao requisitada no foi encontrada ou teve permisso de acesso negada. A primeira opo muito freqente na Internet e pode ocorrer por erro de digitao de uma URL. - 500 (Server Error): Erro no servidor Web. Comum quando da execuo de scripts.

Descrio da Informao
Uma das partes mais importantes de uma resposta HTTP a informao que defne o tipo de documento que est sendo retornado ao browser, de modo que ele possa exibi-lo adequadamente. Essa informao codifcada pelo tipo MIME (Multi Purpose Mail Extensions). Em outras palavras, o servidor Web, ao receber o pedido, procura o arquivo e checa a sua extenso (.html), realizando uma consulta em uma grande tabela de tipos MIME que indica o cdigo que dever ser usado para cada extenso existente. No caso de arquivos .html/htm, o tipo MIME o text/html.
Pgina 3

Tipos MIME
Alguns tipos MIME conhecidos: - text/plain: Arquivo no formato texto (ASCII); - text/html: Documento no formato HTML, o padro para documentos Web; - application/zip: Arquivo compactado; - image/gif: Imagem codifcada no formato GIF; - image/jpeg: Imagem codifcada no formato JPEG.

Bibliografia
Hypertext Transfer Protocol O Protocolo HTTP http://bit.ly/14Xw4t http://bit.ly/RKVD62

Pgina 4

Potrebbero piacerti anche