Sei sulla pagina 1di 20

Interferncia Organizacional com mtodos de marketing em uma Economia solidria

Fernando Ribeiro Chagas Gabriela Santos Tizzo Isabela Ferreira Andrade Jos Alvim Jnior Raphael Carvalho Rosa

Resumo
A economia solidria tem enfrentado grandes desafios de marketing no Brasil. Hoje, diversas organizaes que se enquadram nesse tipo de atividade devem estar atentas a uma srie de fatores para a obteno de um bom planejamento de marketing: a anlise dos ambientes internos e externos, o estudo do macroambiente e o entendimento do ambiente de mercado, juntamente com os conceitos chave da bibliografia, com o objetivo de traar estratgias que deem novas perspectivas de crescimento para a organizao. Utilizando desses fatores como metodologia, o presente artigo possui como objetivo construir solues viveis e prticas para uma economia solidria, o grupo de dana denominado Grupo de Dana Black's de Rua, da cidade de UberlndiaMG. Foi verificado que, se analisado corretamente, o mercado de Uberlndia possui algumas oportunidades, como a grande quantidade de faculdades e suas turmas realizando eventos de formatura e algumas ameaas, como a burocracia na obteno de recursos mediante a lei Rouanet. Alm disso, observou-se que o grupo possui ainda algumas fragilidades em seu produto, como a durao das apresentaes e algumas foras como o vnculo com as crianas do bairro que atuam. Dessa forma, conclui-se que existem maneiras de planejar e organizar o marketing na economia solidria a fim de possibilitar a expanso dos negcios e fortalecer a criao cultural. Palavras-chave: economia solidria, anlise de mercado, dana, planejamento de marketing

1. Introduo
O ambiente de trabalho nos permite constatar a influncia da hegemonia no modo de produo capitalista em que prevalecem os interesses individuais, a luta pelo poder e o trabalhador se encontra totalmente alienando, em contraponto a esse comportamento surgem s organizaes da chamada economia solidria. Ao contrrio do capitalismo, a economia solidria gerida pelos prprios trabalhadores coletivamente de forma inteiramente democrtica, alm de se caracterizar como um modo de produo baseado na igualdade, uma vez que a separao entre meios de produo e trabalho no existe.

No entanto, as organizaes formadas por associaes, cooperativas ou grupos com interesses comuns enfrentam muitos desafios em gerir e administrar o prprio negcio como a dificuldade na obteno de crdito, a perda da conscincia ideolgica, a falta de polticas governamentais que ofeream formao acadmica e incentivem tais empreendimentos e principalmente conquistar novos consumidores e garantir seu espao no mercado. O marketing oferece ferramentas cruciais para os empreendimentos se inserirem no mercado de trabalho. Pode ser definido como um processo lgico que identifica necessidades define e mede o potencial de rentabilidade, identifica mercados-alvo e desenvolve estratgias e projetos adequados para criar o valor a ser entregue aos clientes. Portanto, o marketing oferece grandes bases para a soluo dos problemas que os empreendimentos solidrios enfrentam, uma vez que podem analisam o ambiente de mercado, oferecendo as diretrizes corretas a serem seguidas. O presente artigo tem como objetivo oferecer solues com fundamentos em marketing, para um empreendimento solidrio, atravs da analise de seus pontos fortes e fracos e desenvolvimento de estratgias de longo e curto prazo que deem novas perspectivas de crescimento para a organizao. O empreendimento analisado foi o Black`s Dana de Rua Esperana (BDRE), sediado no bairro Esperana na cidade de Uberlndia, Minas Gerais. O BDRE um grupo de dana formado por moradores do bairro, que visam formao de carter atravs da dana, utilizando diversas formas de expresso de movimentos com a finalidade de contar as diversas histrias culturais. Para estudo do empreendimento foi utilizada como metodologia, uma abordagem qualitativa, de carter descritivo cujo mtodo de procedimento escolhido foi o estudo de caso com observaes diretas no local e que gera um carter maior de profundidade e detalhamento a cerca do objeto estudado. Os dados foram coletados atravs de entrevistas com pessoas-chave da organizao, realizadas no local em dois dias, alm de uma anlise de arquivos e documentos fornecidos pelos integrantes do projeto. Os dados foram analisados levando em conta como o marketing viabiliza a sustentabilidade de um empreendimento, alm da histria e aes realizadas pelos mesmos, bem como a sua inteno junto ao projeto.

2. Fundamentao Terica
De acordo com Paul Singer (2000), economia Solidria basicamente as atividades da economia de produo, distribuio, consumo poupana e crdito organizadas de uma maneira diferente dos modelos de gesto tradicionais, uma vez que centrada na valorizao do ser humano e no do capital. uma maneira mais igualitria, menos hierarquizada e mais sustentvel de gesto, pois ela prev a preservao dos ecossistemas assim como a distribuio da renda arrecadada para todos que participam da organizao. De forma alternativa ao modo de produo capitalista, a economia solidria configura-se em uma opo aos cidados marginalizados no mercado de trabalho (SINGER, 2000, p. 72). De fato, devido s altas taxas de desemprego, a proposta cooperativista da economia solidria, foi uma soluo encontrada por parte dos trabalhadores marginalizados do mercado de trabalho de gerarem renda para si mesmos e para a comunidade da qual fazem parte. O brasileiro Euclides Mance (2003), um dos principais tericos da economia solidria na Amrica Latina, acredita que alm da gerao de novos postos de trabalho e

da distribuio de renda essa maneira de gesto deve se preocupar com a efetiva viabilidade de desenvolvimento de projetos solidrios na comunidade.
Quando so organizadas, as redes locais operam no sentido de atender as demandas imediatas da populao por trabalho, melhoria no consumo, educao, reafirmao da dignidade humana das pessoas e do seu direito ao bem-viver, ao mesmo tempo em que combatem as estruturas de explorao e dominao responsveis pela pobreza e excluso, e comeam a implantar um novo modo de produzir, consumir e conviver . (MANCE, 2003, p.221)

No entanto, Mance (2003) ressalta que a economia solidria enfrenta muitas dificuldades e obstculos, dentre eles, o maior desafio tornar-se uma economia orgnica e aberta a toda a sociedade, no sendo restrita comunidade a qual faz parte. Certamente, esse processo de incluso na sociedade necessita de alguma estratgia de marketing, para fazer com que as pessoas fora da comunidade conheam e participem das atividades propostas feitas pela organizao solidria. A American Marketing Association (AMA) define marketing como:
O Marketing uma funo organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criao, a comunicao e a entrega de valor para os clientes, bem como a administrao do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organizao e seu pblico interessado. (AMA, 2004, http://www.marketingpower.com/AboutAMA/Pages/DefinitionofMarketing.as px)

Em termos gerais, o autor americano Philip Kotler (2006) afirma que marketing diz respeito a identificar e satisfazer as necessidades ou desejos humanos e sociais, transformando-as em uma oportunidade de negcios lucrativa. possvel fazer marketing de bens, servios, eventos, experincias, pessoas, lugares, propriedades, organizaes, informaes e ideias, desde que haja uma demanda potencial para alguma dessas oportunidades. Para Peter Drucker (1973), um dos principais autores da administrao, o objetivo principal do marketing no vender, sendo a venda apenas a ponta do iceberg. Para ele:
O objetivo do marketing tornar suprfluo o esforo da venda. Seu objetivo entender to bem o cliente que o produto ou servio adequado a ele se venda sozinho. Idealmente o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A nica coisa necessria ento seria tornar o produto ou servio disponvel. (DRUCKER, 1973, p.64).

Drucker (1973) ainda defende que o planejamento estratgico de marketing um processo lgico que visa analisar as oportunidades, selecionar mercados- alvo e desenvolver estratgias e projetos de marketing. No obstante, imprescindvel desenvolver uma marca forte, e principalmente, entregar valor ao cliente de maneira que ele se fidelize a marca ou servio. Isso deve ser feito atravs de muita pesquisa, que vai desde a criao e entrega de valor para clientes de determinado nicho at uma anlise das melhores oportunidades do mercado. A essa extensa anlise dado o nome de SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats), e o objetivo dela analisar tanto os ambientes interno e externo empresa, salientam Philip Kotler e Kevin Lane Keller (2006). Eles explicam que o macroambiente envolve as variveis econmica, demogrfica, tecnolgica, polticolegal e sociocultural, enquanto que o microambiente envolve os agentes clientes, concorrentes, distribuidores e fornecedores. Tanto o macro como o microambiente tem a

capacidade de afetar os lucros da empresa, logo esta deve estar atenta a mudanas oportunidades e ameaas que cada ambiente proporciona. Em seu livro, administrao de marketing, Kotler e Keller (2006) ainda explicam o mix de marketing, composto pelos 4 Ps: produto, preo, praa e promoo. O produto um bem ou servio, que deve ser desejado pelo cliente, o que analisado pela hierarquia de valor. Para se ter uma identidade de marca, os produtos devem ter algum diferencial que os torne mais atrativos e desejados pelas pessoas que outros produtos oferecidos pela concorrncia. Preo o nico elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos (KOTLER, KELLER 2006 p. 428). Deve-se elaborar uma estratgia de preo eficiente, para que o consumidor esteja disposto a pagar por aquele produto, o preo justo. Alm disso, possvel atrair consumidores atravs de descontos, parcelamentos, financiamentos etc. Praa ou canais de distribuio so organizaes dependentes entre si que esto preocupadas em disponibilizar um produto ou servio atravs de um processo que no deve apenas servir mercados, mas criar mercados. O produto deve estar acessvel ao cliente, de modo que este possa adquiri-lo facilmente, sendo este canal direto (lojas de fbrica) ou indireto (atravs de intermedirios).

Promoo a maneira de divulgao do produto, o que influencia diretamente na maneira que as pessoas percebem a marca. H basicamente alguns tipos de promoo como; propaganda (anncios pagos por algum patrocinador que promove alguma ideia, bem ou servio), promoo de vendas (cupons, prmios ou concursos) e relaes pblicas (programas desenvolvidos para promover e proteger a imagem da empresa ou de algum produto da mesma). muito importante, pois torna o consumidor ciente da existncia de determinada empresa ou produto. Para Cobra (1992, p. 322), servios so atividades, benefcio ou satisfao oferecidos para venda. O autor aponta ainda que o servio algo produzido e consumido ao mesmo tempo, tendo as caractersticas da intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Os autores Booms e Bitner (BOOMS; BITNER apud KOTLER, 2002) foram os primeiros a sugerir a introduo de outros 3 Ps de servios, conhecidos como prova fsica, pessoas e processos. Kotler (2002) define os 3 Ps como: Prova fsica basicamente o local onde o servio prestado e os elementos que o constituem. So as condies fsicas do ambiente onde o servio prestado, tal como decorao, limpeza e at mesmo o uniforme dos funcionrios ou folhetos apresentados; Pessoas so os funcionrios que interagem diretamente com os consumidores, os prestadores de servios. Devem estar sempre bem humorados e informados sobre os servios que sero vendidos;

Processos diz respeito ao mtodo usado para a venda do servio, escolhido atravs de uma anlise do perfil do cliente. Um restaurante pode servir comida self-service ou pratos la carte, por exemplo.

3. A Organizao
O grupo Blacks Dana de Rua Esperana (BDRE) nasceu dentro do Centro de Assistncia Fraternidade Universal CEAFU que existe enquanto instituio no Bairro Esperana a mais de 10 anos. Em 2003 iniciou-se o projeto de dana de rua que originariamente comeou com o nome Bal de Rua Esperana, devido parceria firmada com o grupo de dana Bal de Rua. Em sua primeira apario ao pblico de Uberlndia ainda em 2003, o grupo at ento formado por 25 integrantes, venceu o Festival de Dana do Tringulo na categoria amador. O grupo de dana ganhou fora dentro do bairro e em 2004 possua 52 integrantes, dessa forma o espao para ensaios foi para a Escola Municipal do bairro (EMEI), pois os nmeros de integrantes superava a capacidade do centro de assistncia, onde antes eram os ensaios. O crescente nmero de alunos era respaldado pelos familiares, pois acreditavam que o grupo de dana poderia ajudar suas crianas e adolescentes e distanci-los da criminalidade. De 2004 at 2007 a parceria com a Cia. De Dana Bal de Rua se manteve, at que em 2007 a parceria acabou e houve a necessidade de alterar o nome do grupo. Em uma conversa interna entre seus participantes o grupo decidiu manter a sigla BDRE, uma vez que o grupo j era conhecido pela sigla, e alterou o nome para Blacks Dana de Rua Esperana. Desde seu inicio at hoje o grupo se apresenta em feiras de economia solidria, eventos culturais, palestras sobre cultura urbana, festivais e recentemente participou do festival em Santa Maria - RS e teve participao na formatura da turma de moda da Universidade UNITRI. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 20 integrantes, sendo eles separados por idade de 8 a 14 anos o grupo se chama Esperancinha e formado por 8 crianas danarinas. J o grupo principal (BDRE) possui 12 integrantes que do aulas para o grupo Esperancinha e ensaiam para as apresentaes futuras.

4. Anlise do Macroambiente
Ambiente demogrfico A cidade de Uberlndia, segundo o IBGE, localidade onde o grupo de dana atua, composta, atualmente, por aproximadamente 608 mil habitantes e se encontra em expanso territorial, sendo que a 55% da populao da etnia branca e 8.3% preta. A maior parte dessa populao se encontra entre os 20 e os 29 anos e possui, em sua maioria, domiclios particulares permanentes em forma de casa e apenas 13.1% mora em apartamentos. De forma geral, os domiclios possuem em torno de 2 a 3 moradores, sendo que eles no possuem responsabilidade compartilhada. De 2000 a 2010, o IBGE informou que o nmero de pessoas com ensino superior no pas aumentou significativamente de 4,4% para 7,9%, um aumento de quase 100% no pas. Hoje, aproximadamente 50% das pessoas no Brasil no so alfabetizadas ou possuem fundamental incompleto. No entanto, nos anos 2000 esse nmero era de 66%, o que demonstra uma ligeira evoluo nesse quesito.

Ambiente econmico De acordo com o Censo IBGE 2010 a populao de Uberlndia em sua maioria possui renda de 2 a 5 salrios mnimos. Porm, h uma discrepncia entre os salrios mensais dos habitantes da etnia preta e dos brancos: 55,2% dos pretos recebem de a 2 salrios mnimos por ms contra 40,8% dos brancos. O IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) uberlandense, datado do ano 2000, de 0,83; considerado um ndice satisfatrio para a mdia do estado, que de 0,766; e da mdia nacional, que de 0,757. A renda per capita da cidade , atualmente, de R$ 865, sendo a 4 no ranking do estado de Minas Gerais. No Brasil, em 2010, aproximadamente 55% da populao estava endividada; j em 2011, a porcentagem caiu para 50,4%. No entanto, o IEF (ndice de Expectativa das Famlias) aponta que 32% destas no possuiriam condies de quitar os dbitos. Entre as famlias pesquisadas, quase 80% disseram que no esto ameaados de perder o posto de trabalho, fazendo com que este seja o melhor ndice de segurana do trabalho do ano pesquisado. Ambiente natural No que diz respeito ao ambiente natural do local de atuao do grupo de dana, pode-se dizer que a cidade possui nveis bastante satisfatrios de saneamento bsico, como distribuio e redes de gua e esgoto em quase todos os domiclios da cidade. No que se refere energia eltrica, o grupo de dana, bem como quase todo o bairro, conta com uma rede eltrica normal da cidade, porm, com um custo bastante alto. Em seus treinamentos e aulas, o grupo de dana produz pouco lixo, que coletado pela prefeitura regularmente, o que no afeta o meio-ambiente local. Ambiente tecnolgico Por meio do decreto n 7.175, de 12 de maio de 2010, a ento presidenta Dilma Rousseff, em conjunto com o governo, iniciou o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), chamado tambm de Brasil Conectado. O plano tem em seus fundamentos o desenvolvimento da infraestrutura tecnolgica de internet a preos mais acessveis. O impacto desse plano, portanto, possibilitar o compartilhamento de cultura e de contedos gerais, como educao, notcias e entretenimento para classes menos favorecidas. No entanto, a expanso desse plano at a cidade de Uberlndia e mais especificamente para o bairro Esperana pode demorar mais do que o previsto e, mesmo quando chegar, pode ser que a velocidade de internet no seja ideal para o objetivo principal do projeto. Ambiente poltico-legal No que diz respeito ao ambiente poltico-legal, pode-se destacar a Lei Rouanet, que, segundo o Ministrio da Cultura do Brasil, a lei que institui polticas pblicas para a cultura nacional, promovendo, protegendo e valorizando as vrias expresses culturais nacionais. Essa Lei, de dezembro de 1991, permite que pequena parte de alguns impostos, que so recolhidos por indivduos e empresas pela Receita Federal, sejam investidos em cultura. No entanto, como as empresas e pessoas escolhem o destino do dinheiro, ou seja, para que tipo de expresso cultural desejam apoiar, a lei

Rouanet obriga que as lideranas de movimentos culturais busquem o apoio de instituies privadas e da populao de uma maneira no to cultural e sim, como forma de manter sua prpria existncia. Alm disso, para obteno de recursos atravs da lei de incentivo cultura, necessrio que se desenvolva um projeto altamente complexo e que torna o processo ainda mais burocrtico. Depois disso, para aprovao dos mesmos, os projetos passam por uma triagem e uma anlise especfica que segmenta as expresses culturais, o que dificulta ainda mais a captao por parte dos grupos culturais. Ambiente sociocultural Quanto ao cenrio cultural da cidade de Uberlndia, podemos destacar alguns movimentos importantes e que so muito famosos, de acordo com a prefeitura: O Congado, tambm conhecido como congada ou congo, um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos catlicos. um movimento cultural sincrtico, ou seja, envolve danas, cantos, instrumentos musicais e crenas. Esse movimento marcado por passar por vrias ruas da cidade entoando cnticos e msicas prprias de sua expresso cultural. A Festa Junina, que envolve a celebrao a Santo Antnio, dia 13; So Joo Batista, dia 24; e So Pedro, dia 29. Essa festa acontece nas vsperas da colheita do milho e de outros produtos da terra pela fora da tradio de que se precisa da beno divina para que a colheita seja bem sucedida. Em Uberlndia, essas festas so muito comemoradas, com destaque para a Festa Junina do Bairro Umuarama e a do Mercado Municipal, ambas bastante famosas. Alm disso, muitas festas costumam acontecer na zona rural, pois no entorno da cidade esto localizadas fazendas extremamente produtivas. A festa possui um episdio bem caracterstico de sua tradio: a quadrilha, que inicialmente era uma dana para fazendeiros nobres, mas depois se tornou um feito caipira, com a insero de elementos como roupas retalhadas e o casamento da roa. Alm disso, a festa , em geral, uma grande demonstrao de f religiosa, que se percebe facilmente no elemento da fogueira e do ditado popular quem tem f no queima o p. O Festival do Tringulo, que tem como objetivos (segundo a secretaria municipal de cultura da cidade de Uberlndia): divulgar e incentivar o trabalho dos grupos, escolas, academias ou artistas independentes inscritos, propiciar a formao de pblico e fomentar o ensino/aprendizagem da dana em Uberlndia/MG e regio; disponibiliza local, organizao e pblico para apresentaes de grupos de dana mediante inscrio paga anteriormente. O Festival atrai diversos grupos de dana pela sua visibilidade e por sua tradio, tornando as apresentaes muito competitivas e acirrando a disputa entre os grupos. Uberlndia tambm destaque no que se refere ao cenrio de festas de msica eletrnica e de grandes eventos musicais de msica sertaneja, que ocorrem na exposio agropecuria da cidade. Bares e restaurantes situados na principal avenida do municpio tambm expressam a preferncia dos cidados em seu momento de entretenimento. A criao de novos shoppings e de novas oportunidades para se divertir demonstra que o Uberlandense est em busca de novas possibilidades de escolha, o que no deixa de ser um avano para a competitividade interna da cidade em relao ao ambiente sociocultural. No entanto, a existncia de poucos teatros prejudica a expresso de grupos de teatro e de dana.

Com relao ao cenrio empresarial, Uberlndia se destaca por ser nacionalmente conhecida como um local de turismo de negcios. Com a ocorrncia de muitos eventos, congressos, simpsios e encontros empresariais em muitos centros de convenes da cidade, habitantes de regies prximas a Uberlndia migram temporariamente para o municpio, valorizando a cidade e os eventos que so aqui realizados. O panorama poltico-eleitoral da cidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, com a participao eleitoral aumentando e os resultados aparecendo de forma transparente e benfica para a cidade, se demonstra cada vez mais maduro. Isso acontece, pois atualmente o eleitor possui maior instruo e tambm porque o nmero de candidatos com ensino superior cresceu quase 4%, o nmero de candidatos com fundamental completo quase 1% e o nmero de alfabetizados aproximadamente 3%. Apesar disso, a grande procura pela vaga de vereador na cmera pode tambm ser explicada pela grande remunerao, que hoje de aproximadamente R$ 15.000 por ms. Com o aumento do nmero de candidatos, a concorrncia entre eles favorece a criao de propostas para a populao e estimula que mais problemas da cidade sejam abordados e mais projetos discutidos. Como Uberlndia possui uma universidade federal e inmera outras faculdades particulares, a demanda por bailes de formatura com apresentaes de bandas e outras atraes grande. Nesse panorama, as turmas que se envolvem na formulao dessa festa esto em busca de tornar suas graduaes algo marcante para suas vidas, o que deixa esse segmento bastante competitivo no mercado quando se refere em salo de eventos e organizao de festas. Em geral, o ambiente sociocultural da cidade bastante diversificado e complexo, o que no favorece a apario de expresses culturais de maneira fcil e tranquila. De certa forma, expresses que j se adequam aos padres apresentados pelo municpio se absorvem mais facilmente na acirrada competitividade que existe na diversidade cultural e em sua penetrao social.

5. Ambiente de Mercado
Clientes O BDRE (Blacks Dana de Rua Esperana) no possui nenhum cliente fixo. Vivem de apresentaes espordicas, que na maioria das vezes, ocorrem sem remunerao. O grupo j se apresentou para os seguintes segmentos: Faculdade particular Unitri, em 2012; Bairro Esperana, em escolas e lugares pblicos do local, frequentemente; Cooperativa de Construo Civil (na cerimnia de abertura), em 2008; Prefeitura de Uberlndia, em 2008. Verifica-se que os clientes que o grupo de dana possui so, em sua maioria, no relacionados cultura e a dana de forma geral. So clientes que promovem apresentaes para entretenimento de seu pblico, fazendo com que o BDRE no tenha tanto contato com organizaes apoiadoras da libertao e expresso cultural. Dessa forma, observa-se que para atendimento ao seu propsito de dana, o grupo precisa definir, de uma forma mais concisa, os seus clientes, ou seja, os principais pblicos que iro receber apresentaes pagas do conjunto. Essa definio promover uma identidade ao grupo e os posicionar diante do mercado. Nesse ponto, nota-se que para que o produto principal do grupo seja essencialmente aproveitado pelos seus reais clientes, o conjunto deve se apresentar para

alunos das Universidades, Escolas Primrias, Secundrias e Colegiais a fim de propagar a histria da dana, de conquistas importantes, da libertao cultural e expresses de diversidade. Alm disso, a dana pode ajudar em uma possvel repaginao cultural dos estudantes: a dana como instrumento de diversificao aos ideais culturais existentes. Fornecedores Conceitualmente, o grupo no possui fornecedores, apenas empresas, instituies ou pessoas que fazem doaes para que as apresentaes, treinos e aulas possam ser realizados. Uma dessas instituies o Centro de Assistncia Fraternidade Universal CEAFU, que cede o local para o BDRE treinar e efetuar as aulas gratuitas de dana. Materiais como figurino, por exemplo, so esporadicamente doados por alunos de faculdades de moda. A maioria dos cds para a execuo das msicas tambm so doados por frequentadores do centro esprita que apoia o grupo. Dessa forma, a dependncia do grupo a esses setores prejudica as apresentaes, visto que algumas vezes as doaes no so feitas e o conjunto acaba se preparando com o que j tem. importante citar que essas maneiras de obteno de recursos (matria-prima) para as apresentaes no ocorrem de maneira planejada. Intermedirios Os intermedirios so aqueles que ajudam a empresa a promover o seu servio. Alguns desses intermedirios so os festivais culturais que acontecem em todo o Brasil, os quais o BDRE pode se inscrever mediante pagamento. Os festivais que o grupo j participou foram: Festival do Tringulo; Festival de Santa Maria, no Rio Grande do Sul; Festivais do Nordeste (RV Nordeste, Festival de Dana de Teresina, dentre outros); Projeto Escadaria, em Belo Horizonte; Nesses festivais os grupos tm a chance de se promoverem e mostrar a sua capacidade de dana e teatro para todos os jurados e espectadores. Na maioria das vezes, os festivais possuem premiao em dinheiro, o que chama ainda mais ateno desses conjuntos em todo o pas. Alguns festivais, por serem muito concorridos, so muito famosos, como o prprio Festival do Tringulo, e exigem apresentaes mais curtas, de 3 a 7 minutos, aproximadamente, para que todos os grupos se apresentem no tempo proposto. Alm disso, outra oportunidade que os festivais trazem aos grupos a publicidade. Como o evento composto por espectadores de todo o tipo, empresas que querem realizar campanhas sobre cultura e expresso popular acabam patrocinando certos conjuntos, a fim de terem seus nomes veiculados e/ou divulgados pelo festival e tambm pelos danarinos. Os intermedirios, por estarem nesse papel complexo de divulgao, promoo e distribuio, so extremamente importantes para os grupos de dana, visto que o seu trabalho cultural espalhado e potencializado por eles. Dessa forma, os festivais passam a ser um investimento plausvel e interessante para os bailarinos e eles tm sido cada vez mais uma boa fonte de recursos e timos divulgadores culturais. Concorrentes A anlise sobre os concorrentes ser direta e baseada nos trs principais concorrentes diretos que atuam no ramo do entretenimento cultural, expressado atravs

de diversos tipos de danas e teatro em Uberlndia-MG. Os trs podem ser vistos a seguir: Uai Q Dana O Studio Uai Q Dana, situado em Uberlndia MG, na Rua Felisberto Carrejo, 86, no bairro fundinho, desenvolve suas atividades artsticas na cidade de UberlndiaMG h 22 anos. Oferece cursos de Dana Educativa para crianas de 3 a 6 anos; Bal Clssico; Dana Moderna; Dana Contempornea, Sapateado; Alongamento; Conscincia Corporal; e Dana de Rua. Abriga a Cia Uai Q Dana que funciona em vrios ncleos de ideias e formaes; O Grupo de Estudos do Movimento - GESC (grupo para estudos tericos/prticos de temas ligados dana); O Palco de Arte (espao cnico para apresentaes de espetculos) e o Projeto Cidadana (projeto de incluso de pessoas que querem danar e no podem por motivos diversos. Grupontap de teatro O Grupontap, situado na cidade de Uberlndia MG, Rua Chile, 36, no bairro Tibery, foi criado em 1994, durante a montagem do espetculo A Mulher Sem Pecado, de Nelson Rodrigues. Como resultado deste projeto, quatro atores decidiram dedicar sua vida profissionalmente ao teatro, buscando a partir da novos integrantes e diversas habilidades para somar a este objetivo. Tem como princpio a difuso das artes cnicas comprometida com o desenvolvimento social, o grupo faz um trabalho continuo de criao em diferentes linguagens e linhas de pesquisa. Para manter seus projetos em andamento o GRUPO conta com elenco fixo de atores, professores graduados, diretores reconhecidos, consultores especializados e pessoal de apoio. Com seu repertrio de espetculos, oficinas e treinamentos direcionados para os variados pblicos o GRUPO tem viajado por todo o pas apresentando-se em teatros, empresas, escolas, praas pblicas e espaos alternativos. Cia de Dana Bal de Rua A Cia se situa em Uberlndia MG, na Avenida Joo Pinheiro, no bairro Brasil. Fernando Narduchi, Marco Antnio Garcia e Jos Marciel Silva criaram a Cia. de Dana Bal de Rua (Street Ballet) em 1992, depois de colaborar por 4 anos no movimento grande dana urbana em Uberlndia, uma pequena cidade no meio do Brasil. O Bale Cia de Rua atualmente oferece formao em dana para mais de 300 jovens de diferentes partes do Uberlndia. Recentemente a Cia. De Dana Bal de Rua fez um tour pelo mundo apresentando seu espetculo para mais de 350.000 espectadores em pases como, Frana, Suia, Blgica, Alemanha, Itlia, Austrlia, Tailndia e Reino Unido.

6. Ambiente Interno
Atravs do presente estudo foi possvel observar a estrutura do grupo BRDE para entender como o seu funcionamento interno, aes e planejamentos. Segunda a coordenadora do grupo de dana, a equipe tcnica formada por quatro integrantes voluntrios que cuidam das reas administrativas do grupo, so eles: Natlia Darc, Coordenadora do projeto, formada em enfermagem que dedicada 30 horas semanais para o projeto. Julielise Lima, oficineira, formada em filosofia e Administrao com carga horria semanal de 18horas. Ana Elisa, oficineira, advogada, com carga horria semanal de 24 horas e Betnia Cunha, tesoureira, formada em biologia, com dedicao de 18 horas semanas para o grupo.

Analisando a Infraestrutura, nota-se que o local de treinos e reunies so realizados no espao fornecido pelo (CEAFU) Centro de Assistncia Fraternidade Universal, que fica no bairro Esperana. Anteriormente, os treinos eram feitos na escola do bairro, mas segundo a diretora do projeto, devido a alguns problemas eles voltaram a treinar na CEAFU. O local de treinamento formado por cinco cmodos, sendo eles, uma cozinha, trs salas, e um banheiro, toda a construo no foi terminada, as paredes esto no reboco e o piso feito de cimentos com algumas partes cobertas por azulejo. Os cmodos so cobertos por telhas de amiantos, mas no espao reservado para os treinos no existe nenhuma cobertura, o que impossibilita os ensaios em dias de chuva. Alm disso, a iluminao a noite no boa, pois as lmpadas utilizadas no so especficas para os ensaios. A aparelhagem de som antiga e composta por um pequeno som leitor de cd e fita, ligado a um caixa de som que reproduz o som para os ensaios. Devido infraestrutura precria o alvar de funcionamento no foi liberado para o grupo, com a alegao de que ser preciso reformar o espao e adequ-lo as normas descritas no alvar, como o grupo no possui disponibilidade financeira, est sem o alvar de funcionamento. Os ensaios do grupo so realizados nas segundas, quinta e sextas das 18h30min s 20h30min. O primeiro grupo a ensaiar o Esperancinha, formado pelas crianas do bairro, o professor faz parte do grupo principal do BDRE, o nome dele Lucas e responsvel por repassar para as crianas as coreografias e ensai-las. Durante algum tempo, foi contratado pela fundao Icasu (Instituio Crist de Assistncia Social em Uberlndia) e recebia uma ajuda financeira para dar os ensaios, mas recentemente parceria com a Icasu acabou e o professor realiza as aulas voluntariamente. Aps os ensaios com as crianas o grupo principal se rene para ensaiar suas danas, no caso do grupo principal no existe um professor, todos os integrantes so responsveis por pensar em coreografias, danas, estilos, movimentos e repassar para o grupo, que aps conversar, desenvolve toda a dana. O grupo se preocupa em montar a cada ano, uma histria diferente para apresentar. Dessa forma todos os ensaios so baseados em um roteiro principal que se preocupa em contar uma histria com temas sociais. Os figurinos so desenhados especificamente para os espetculos, dessa forma, a cada ano preciso refazer o figurino. O grupo informou que no possui renda fixa, desta forma invivel a reformulao dos figurinos anualmente, por isso o grupo desenvolveu algumas formas de faz-los sem ter que banc-los financeiramente. Muitos dos figurinos foram feitos pelos prprios integrantes, que pegaram roupas em casa ou de doaes e confeccionaram. Alm disso, recentemente o grupo BDRE recebeu uma ajuda da turma de Moda da Unitri, que formularam gratuitamente vrios figurinos para o grupo. Como foi dito anteriormente, o grupo no possui renda fixa, o que faz com que o grupo no tenha viabilidade financeira para dar continuidade aos seus projetos. Para que o projeto de sustente, a coordenadora Nathalia, informou que j foram feitos almoos para a comunidade organizados pelo grupo, sendo oferecidos pratos com galinhada, vinagrete e tutu de feijo por R$6,00. Alm disso, recentemente em Junho o BDRE fechou uma parceria com o Gabarito, uma escola de cursinho de Uberlndia, e ficou responsvel por fazer a festa junina para todos os alunos da escola. O local foi fornecido pelo Gabarito e a responsabilidade do grupo foi decor-lo e fazer as comidas tpicas para serem vendidas durante o evento, sendo assim toda a arrecadao com as vendas foram revertidas para o grupo BDRE. O grupo BDRE se preocupou em registrar a patente do nome do grupo, pois segunda a coordenadora, com a patente registada o grupo conseguiu se diferenciar do Bal de Rua, outro grupo de dana de Uberlndia. necessrio tambm, que tenha o registro para que projetos de arrecadao financeira possam ser enviados para

instituies governamentais e privadas, afim de que possam arrecadar de recursos para manter o grupo. Porm o dispndio financeiro alto, para que a patente fosse registrada durante 10 anos foram gastos em torno de R$3.000,00.

7. Anlise Estratgica
Anlise de SWOT Com a observao e estudo do ambiente externo (mercado e macroambiente) e da consolidao dos dados coletados no aspecto interno da organizao, possvel listar, com uma anlise matricial denominada SWOT, as potencialidades, fragilidades, ameaas e oportunidades que o grupo tem em seus desafios na construo de um planejamento estratgico de marketing. A tabela a seguir demonstra essa matriz: POTENCIALIDADES Danam contando (aspecto teatral); uma histria FRAGILIDADES No possuem infraestrutura adequada para ensaios e aulas; Dificuldade na captao de recursos para investimento; Falta de planejamento de atividades referentes ao grupo principal; No formulao de projetos para captao de recursos mediante leis de incentivo a cultura; Os integrantes do grupo no possuem dedicao exclusiva ao projeto; Possuem apresentaes mais longas, de aproximadamente 10 minutos; Dificuldade em conseguir figurinos.

Acreditam na dana como um dos aspectos formadores do carter; Entrosamento entre os membros do grupo; Priorizao do Bairro Esperana em apresentaes inditas; Ensino de dana para crianas de escolas pblicas do Bairro Esperana; Possuem facilidade em danar vrios estilos musicais; Valorizam as razes do Street Dance.

OPORTUNIDADES Expanso territorial e da populao municipal Aumento do pblico potencial de espectadores; Lei de incentivo atrelada a decises empresariais; Festival do Tringulo, que acontece todo ano; Possibilidade de aquisio de banda larga gratuita; Uberlndia concentra muitas faculdades particulares e uma Universidade Federal, o que gera uma demanda latente em bailes de formatura;

AMEAAS Parte da populao endividada; Cenrio cultural no to flexvel; Dificuldade em captao de recursos mediante a Lei Rouanet (burocracia e complexidade nos projetos); Existncia de grupos da dana com mais capacidade financeira; Poucos teatros para apresentaes de grupos de teatro e dana.

8. Estratgias
Estratgias para a dimenso Produto Adaptar o estilo de dana ao conceito de abertura de bailes de formatura, com a inteno de passar a mensagem de conquista, realizao de um sonho, esforo, etc. (curto prazo); Aproveitando o cenrio impactante da instalao e manuteno de inmeras universidades de graduao superior na cidade e a existncia de poucos teatros, uma das estratgias do grupo seria repaginar a sua apresentao casual, de modo que ela pudesse passar a mensagem e o lema de que se graduar em uma universidade realmente uma conquista, que exigiu de cada um determinado esforo e dedicao. A dana, nesse aspecto, emocional e emblemtico, provocar nos alunos uma sensao de dever cumprido, alvio e esperana para o futuro. Para viabilizar essa modificao, sugere-se ao grupo que realize reunies com turmas que esto prestes a se formar e identifique as principais motivaes, problemas, desafios, dificuldades, anseios, vitrias etc, de toda a atividade que envolve cursar uma graduao superior. Alm disso, importante tambm que se obtenha um grande entendimento da viso cultural dos estudantes, para assim poder ir direto ao ponto: quando for necessrio demonstrar seriedade, que referncias culturais utilizar? Recomenda-se que o conjunto utilize, nos primeiros momentos, para fidelizao e satisfao dos grupos estudantis, referncias j conhecidas e entendidas por eles. Por exemplo, se a apresentao for para um grupo de estudantes de filosofia, as referncias devem ser filsofos famosos e seus pensamentos, como August Kant e Scrates, para que elas sejam apropriadas ao cenrio em que a turma se encontra.

Confeccionar coreografias e danas em tempos mais curtos. (longo prazo) Com o objetivo principal da participao nos festivais mais famosos, interessante que o grupo pense em modificar o tempo de apresentao. Recomenda-se que o tempo total seja em torno de 3 a 6 minutos. Para nortear esse tipo de mudana, necessrio que o grupo busque apoio em outras referncias e estilos para que sua caracterstica original de danar contando uma histria no seja modificada e nem prejudicada. Nesse ponto, seria interessante que o conjunto fizesse alguns testes no bairro Esperana e em praas pblicas de novos formatos que podem agradar a quem geralmente participa desses festivais. Estratgias para a dimenso Praa Verificar a possibilidade de ensino do Street Dance nas Universidades de Uberlndia (UFU, Unitri, etc), com o objetivo de vender as apresentaes aos graduandos. (curto prazo) A inteno dessa estratgia seria, em conjunto com a reformulao do produto, vender apresentaes aos graduandos que realizaro bailes de formatura. O ensino do Street Dance nas Universidades quebra, mais uma vez, um tabu de consumo cultural. A diversificao da sociedade, em termos culturais, importantssima para que esses estudantes vejam os benefcios e as vantagens de se ter, em seus bailes, apresentaes de dana de rua. Pensando dessa maneira, a venda da apresentao se torna mais fcil, visto que o contato com o pblico desejado ser facilitado devido s aulas. importante, nesse caso, viabilizar esse tipo de ensino dentro da Universidade consultando os responsveis dentro dos campi e questionando sobre a possibilidade e retorno dessa proposta. Participar de festivais culturais em Uberlndia, adaptando o estilo de dana atual ao requisitado nos festivais. (longo prazo) Em conjunto com o produto, recomenda-se a participao nos festivais como objetivo principal a venda de shows aos pblicos presentes. Ao mesmo tempo em que estiverem acontecendo as apresentaes dos grupos de dana, uma pessoa deve ficar responsvel por localizar e abordar possveis clientes para o grupo. A abordagem precisa ser de maneira clara e objetiva, porm focando na seguinte pergunta: o que a dana de rua e o BDRE podem fazer por esse cliente (empresa, pessoa, instituio, escola, etc.)? A localizao deve depender, antes de tudo, na capacidade e interesse do cliente em ter um show de street dance no seu evento. importante que nesse caso especfico dos festivais o grupo tenha conscincia que, para esse propsito, o mais importante no ganhar a premiao de acordo com os jurados e sim despertar o interesse do pblico presente, provocando uma demanda latente para suas apresentaes. Dessa forma, para que a estratgia funcione necessria uma grande preparao para o festival: formulao de uma boa apresentao, que seja significativa e interessante para o pblico; a deteco prvia dos pblicos que iro participar dos festivais e, se for possvel, o convite a pblicos que podem agregar ao evento e por fim a manuteno da alegria em danar, desde o momento de construo da coreografia at a apresentao final, pois a satisfao dos construtores de arte, como o caso da dana de rua, determinam muito o seu resultado final.

Estratgias para a dimenso Promoo Entrar em contato com sindicatos de bairros em que o grupo no conhecido para verificar a possibilidade de vender produtos (gelados, cachorro quente, pipoca, etc) aos domingos, e, ao mesmo tempo, demonstrar a dana de rua (utilizando a rua como palco) como sendo um aspecto cultural. (curto longo) Essa estratgia promoveria o grupo em outras localidades, destacando o aspecto humano, ou seja, de proximidade entre as pessoas do bairro, e cultural, fazendo com que a arte seja vista na rua, um lugar que as pessoas no veem como um cenrio para isso. Dessa forma, a promoo deixa o grupo mais conhecido e posicionado no mercado de dana, fazendo com que ocorram comunicaes de boca-a-boca (buzz marketing) sobre as aparies do grupo em diferentes bairros da cidade. Em anexo a isso, recomenda-se a verificao de possibilidade da realizao de treinos abertos em pistas de skate na cidade, bem como em praas pblicas, a fim de promover ainda mais a inteno do grupo em se aproximar das pessoas e tambm aproximar as pessoas atravs da dana. Utilizar o almoo de domingo para divulgar a agenda de apresentao do grupo. (curto prazo) Espera-se que, com essa estratgia, os clientes que geralmente vo sede do grupo para comprar comida possam se informar melhor sobre a agenda do grupo e suas atividades. Isso importante, pois torna a atividade fim do conjunto mais profissional e frequente: as pessoas vo passar a entender o grupo como algo mais focado, organizado e com boa perspectiva. Criar perfis em redes sociais com contato, informaes e atividades do grupo. (curto prazo) A criao de perfis em redes sociais elimina a necessidade excessiva de procura dos clientes pelo grupo, e ao contrrio, torna mais fcil a busca e a pesquisa sobre o BDRE. Recomenda-se que os perfis sejam atualizados pelo menos semanalmente ou a cada trs dias para que os seguidores, clientes, possveis clientes e fs do grupo possam saber das novidades, marcar apresentaes, agendar reunies, realizar entrevistas, dentre outras possibilidades. Estratgias para a dimenso Preo Vender apresentaes em bailes de formatura. (curto prazo) Com o objetivo primordial em arrecadao de recursos financeiros, a realizao de shows em bailes de formatura passa a ser uma estratgia vivel e possvel. A tradio da maioria das turmas de graduao de inmeras faculdades em pagar por bailes de formatura e colaes de grau consolida a estratgia. No aspecto financeiro, tm-se duas opes, ambas tero como fim a remunerao do grupo atravs da venda de um show de street dance adaptado: 1. Formar parcerias com as empresas que realizam bailes e eventos

Nesse caso, o BDRE teria que entrar em contato com as empresas e propor, com uma apresentao bem detalhada, os benefcios de se vender conjuntamente, s turmas que iro se formar, apresentaes de dana, com o modelo j detalhado acima na seo estratgica de produto, com o objetivo de valorizar e incrementar o baile das mesmas. No contato com a empresa, recomenda-se que o grupo tenha preparado uma apresentao modelo, para que os gestores possam verificar a possibilidade e decidir sobre a proposta de uma maneira mais favorvel ao conjunto. Alm disso, para desencadear ainda mais a oportunidade, possvel observar que as empresas nesse setor esto em favorvel concorrncia, fazendo com que cada uma busque vantagens competitivas e diferenciais para se destacarem uma das outras. Dessa forma, a empresa vendedora de bailes que adotasse em sua estratgia de vendas o oferecimento gratuito, para as turmas de graduao, de uma apresentao de Street Dance, teria vantagens se comparada s outras. No entanto, essa apresentao seria gratuita somente para as turmas de graduao, visto que a empresa de bailes e eventos pagaria um montante ao grupo de dana para que o show acontecesse. 2. Vender apresentaes e shows diretamente s turmas A outra opo seria vender diretamente s turmas as apresentaes de dana. Nesse caso, importante destacar a flexibilidade nos momentos de pagamento, montagem de coreografia, horrios, dentre outros. Alm disso, a venda diretamente s turmas provoca tambm uma negociao diferente, que pode ser mais aberta: a mudana do tempo de apresentao, do valor de venda, da quantidade de danarinos, do figurino, entre outros aspectos. Confeccionar um manual de formulao de projetos para captao de recursos, como forma de facilitar o processo. (longo prazo) A estratgia acima tem o objetivo de facilitar todo o processo de construo, formatao, realizao e consolidao de um projeto de captao de recursos segundo leis de incentivo e cultura. Essa modelagem pode ser feita com base em algumas perguntas-base que norteiam a produo desse tipo de projeto, fazendo com que as respostas sejam facilmente adaptadas aos roteiros pr-estabelecidos do governo e de instituies de apoio cultura, que so altamente burocrticos em seus moldes e que dificultam e muito a elaborao dos mesmos por indivduos que no partilham do conhecimento acadmico-cientfico. Estratgias para a dimenso Pessoas Incentivar os alunos de dana a prestarem vestibular, focalizando os cursos de dana, teatro e artes; provocar o esprito cultural dos mesmos. (longo prazo) No aspecto pessoas a estratgia seria provocar o esprito cultural dos alunos do curso de dana, mantendo a paixo e a vontade em danar no s na infncia como na adolescncia e na fase adulta. Para isso, recomenda-se que sejam disponibilizados eles informaes sobre os cursos de artes, dana e cultura das universidades presentes na cidade, dados sobre como o movimento se situa hoje no Brasil e no Mundo e apresentaes de estudantes que j se formaram ou ainda esto se formando no curso. Promover uma parceria com o curso de dana da UFU a fim de trocar experincias de coreografias, danas e estilos. (curto prazo)

A estratgia de promover uma parceria com o curso de dana da UFU visa o intercmbio de informaes sobre coreografias, estilos, movimentos e dana de uma forma mais acadmica e profissional, dando ao grupo uma nova maneira de pensar. Alm disso, destaca-se que o curso pode fazer um papel importante na consolidao do grupo como sendo algo bem recomendado dentro da UFU. Estratgias para a dimenso Prova Fsica Adequar e reformular o carto de visitas do grupo aos padres modernos. (curto prazo) O carto de visitas uma das mais importantes provas fsicas de um prestador de servios e ele deve ser absolutamente claro, com informaes importantes e objetivas, facilitando o contato do requerente e gerando negcios de maneira fcil e rpida. Nesse caso, a estratgia potencializaria o contato com os potenciais clientes e fortaleceria a rede de contatos do grupo com a distribuio dos cartes pela cidade, em eventos, shows e treinos. Verificar a possibilidade de formar parcerias com cursos de moda e com lojas de vesturio. (longo prazo) Essas parcerias dariam ao grupo a chance de ter maior diversidade de figurino em suas apresentaes. Recomenda-se que a parceria seja feita pensando em duas opes: 1. Na possibilidade do grupo realizar shows gratuitos para essas lojas/cursos em troca do figurino. 2. Na divulgao e promoo das lojas/alunos que cederam o figurino em apresentaes fechadas e abertas do grupo que tenham uma boa audincia. importante perceber que as duas opes so justas e efetivas, mas preciso avaliar o momento do grupo para poder escolher e verificar qual seria a melhor alternativa. Estratgias para a dimenso Processos Incluir um quadro de avisos para a demonstrao da agenda de atividades do grupo, como forma de planejamento e organizao. (curto prazo) Planejamento e organizao so dois fatores importantssimos para que o grupo crie um padro de qualidade e profissionalismo com o objetivo de otimizar todos os processos e atividades realizados pelo conjunto. Essa estratgia visa principalmente a diminuio dos imprevistos e a melhora na visualizao de longo prazo dos integrantes do grupo. Planejar a agenda de atividades do grupo com base em datas importantes (feriados, dia dos pais, dia das crianas, etc) e em pocas de oportunidade (olimpadas, copa do mundo, etc). (longo prazo) Para que o planejamento de atividades seja coerente com o que o grupo vende necessrio que seja feito um estudo prvio de datas importantes e pocas de

oportunidade para eventos e shows de dana de rua e expresso cultural. A estratgia visa, nesse aspecto, promover eventos em datas essencialmente visadas pelo pblico com o objetivo de atingir o maior nmero de pessoas possvel.

9. Consideraes Finais
comum que empreendimentos solidrios enfrentem desafios em gerir e administrar seu prprio negcio, alm de fatores externos burocrticos dificultarem o desenvolvimento correto de suas atividades. A metodologia do marketing oferece grandes bases para que os empreendimentos solidrios enfrentem seus desafios, suas ferramentas so essenciais para que os problemas que envolvam o mix de marketing sejam resolvidos. A anlise realizada juntamente ao grupo de dana BDRE permite identificar alguns desses problemas que norteiam os empreendimentos que ocorrem desde a falta de infraestrutura, problemas no produto e no desenvolvimento de processos, carncia na divulgao, dificuldade em arrecadao de recursos at a falta de fatores de profissionalizao. Depois de realizado o estudo dos ambientes internos e externos, o estudo do macroambiente e o entendimento do ambiente de mercado foram traadas novas estratgias de longo e curto prazo para proporcionar o crescimento do empreendimento. Desenvolveram-se solues viveis e prticas, baseadas em ferramentas de marketing, que proporcionaro uma melhora significativa nas reas analisadas. Foram oferecidas solues que geram oportunidades em todos os Ps do mix de marketing, que visam adaptar o estilo de dana para que possam apresentar em diversos locais, desenvolver parcerias para arrecadao de dinheiro, eventos para divulgao do produto, alternativas para aumentar o conhecimento e o profissionalismo, adequar o figurino e promover uma melhor autogesto de seus processos. Portanto, investir em planejamento e organizao essencial para este empreendimento, j que com um planejamento das atividades correto o grupo poder conquistar o seu mercado e otimizar o seus processos eliminando uma variedade de problemas.

Referncias
AMERICAN MARKETING ASSOCIATON; Definition of Marketing, 2004: >

<http://www.marketingpower.com/AboutAMA/Pages/DefinitionofMarketing.aspx Acessado em 17/10, 20h34.

COBRA, M. H. N.. Marketing bsico: uma perspectiva brasileira. 4. ed., So Paulo: Atlas, 1997. DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova Iorque: Harper and Row, 1973. IBGE; Censo 2010; <http://censo.ibge.com.br> Acessado em 17/10, 20h34. INCENTIVO 17/10, 20h34. KOTLER, Philip; BLOOM, Paul N.; HAYES, Thomas. Marketing de Servios Profissionais. Manole. 1 edio, 2002. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administrao de Marketing: A Bblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edio. CULTURA; Ministrio da Cultura, Acessado 2012; em

<http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/30/incentivo-a-cultura-10/>

MANCE, Euclides Jos. Cadeias Produtivas Solidrias in CATANNI, A. D. A Outra Economia (Org.). Porto Alegre: Veraz Editores, 2003. PREFEITURA DE UBERLNDIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO; Publicao anual de economia; <http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/1430.pdf> Acessado em 17/10, 20h34. PREFEITURA DE UBERLNDIA SECRETARIA DE CULTURA; Publicao anual de economia; <http://www.uberlandia.mg.gov.br/? pagina=secretariasOrgaos&s=23&pg=117> Acessado em 17/10, 20h34. SINGER, Paul; SOUZA, Andr Ricardo de. A Economia Solidria no Brasil: a autogesto como resposta ao desemprego. So Paulo: Contexto, 2000. TRIBUAL SUPERIOR ELEITORAL;. Divulga Candidato, 2012: <

http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ResumoCandidaturas.action> Acessado em 17/10, 20h34.

Potrebbero piacerti anche