Sei sulla pagina 1di 6

A igreja e a evangelizao Detalhes Publicado em Sexta, 04 Setembro 2009 09:35 Escrito por Super User

Quando a igreja proclama o Reino de Deus, ela est obedecendo ao mandado de Jesus, que ao falar aos onze discpulos na Galilia, disse: ... me dado todo o poder no cu e na terra. Portanto ide, ensinai as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo; Ensinado-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm. (assim seja feito) (Mat. 28:16-20).

Proclamar o evangelho manter-se ao alcance da promessa de Cristo, de estar com a igreja at a consumao dos sculos. O livro de Atos dos Apstolos, registra o ltimo encontro de Jesus com os onze. Nesta oportunidade, Jesus recomendou-lhes, que permanecessem em Jerusalm, espera do Consolador que Ele haveria de enviar da parte do Pai. Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra (Atos 1:8). Em seguida Jesus sobe para os cus na presena de seus discpulos deixando esta recomendao mais uma vez, de que a igreja deve primar pela proclamao do evangelho. A proclamao vir sempre em primeiro lugar, se antecedendo a adorao na ordem dos fatores da misso da igreja. Somente pessoas convertidas, regeneradas e restauradas pelo sangue de Cristo podero adentrar no Santo dos Santos e adorar a Deus em esprito e em verdade. Jesus mencionou mais a proclamao do evangelho do que a prpria adorao, praticamente a adorao como ensino de Jesus tem poucos registros.

No encontro com a mulher samaritana Jesus foi abordado por ela sobre a questo da adorao. ...Nossos pais adoraram neste monte, e vs dizeis que em Jerusalm o lugar onde se deve adorar. (Joo 4:20). Tendo Jesus se manifestado sobre o assunto, dizendo: ...a hora vem,

em que nem neste monte nem em Jerusalm se deve adorar. Vs adorais o que no sabeis; ns adoramos o que sabemos porque a salvao vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade (Joo 4:21-24). interessante notar que em seguida a mulher samaritana faz uma confisso de f, dizendo que acredita que quando o Messias vier Ele anunciaria tudo. E, Jesus faz pela primeira vez a grande confisso de seu ministrio. A mulher cr pela f que o Messias anunciar tudo. E, Jesus, o Messias, diz: Eu sou, eu que falo contigo (Joo 4:25-26).

importante mencionar que em Mateus 28, Jesus disse ter todo o poder no cu e na terra, motivo pelo qual outorgava-lhe o direito de enviar os discpulos por todo o mundo para proclamar o evangelho ensinando-o a todas as naes. J em Atos, Jesus afirma que os discpulos receberiam a virtude ao descer sobre eles o Esprito Santo. Em algumas tradues diz que os discpulos receberiam o poder ao descer sobre vs o Esprito Santo. Fica bem claro que antes do pentecoste o poder estava to somente sobre Jesus. Agora, no. Agora o poder para proclamar o evangelho j est sobre a sua igreja. Porque no sois vs quem falar, mas o Esprito de vosso Pai que fala em vs (Mat 10:19).

Ministrio da Evangelizao

Evangelizar obedecer a grande comisso de Mateus 28:18. A igreja deve ter a evangelizao como algo prioritrio. Deve ser a grande meta e objetivo da igreja, evangelizar a tempo e a fora de tempo (II Tim. 4:2). necessrio portanto que todo o corpo de Cristo abrace esse ideal que apresentar a salvao a um mundo sem Deus e sem

salvao. Em Mateus 9:35-38, est relatado que Jesus depois de percorrer cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas dos judeus, pregando e curando todas as enfermidades e molstias entre o povo, vendo a multido, teve grande compaixo, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que no tem pastor. A pergunta que fazemos esta: mudou muita coisa de l para c? No so em nossos dias as mesmas multides? Claro que sim e agora muito maiores. Convm que eu faa as obras daquele que me enviou, enquanto dia; a noite vem, quando ningum pode trabalhar (Joo 9:4), concluiu Jesus.

Servio de Evangelizao Dominical

Este servio pode ser feito de diversas maneiras: Cultos ao ar-livre em locais previamente marcados. Visitando hospitais, presdios, pessoas interessadas ao evangelho. Distribuindo folhetos e convidando pessoas.

Servio de divulgao

Esta tarefa consiste em divulgar comunidade os trabalhos e eventos da igreja, atravs de faixas, cartazes, folhetos, convites etc.

Servio de Expanso

A igreja deve estar preocupada com a sua expanso, criando espaos para novas frentes evangelsticas e missionrias. Enviando e sustentando obreiros de modo que o Reino de Deus se propague em todos os cantos e recantos.

Servio de Integrao

A igreja deve estar totalmente integrada tanto interiormente como exteriormente. Diria que interiormente todos os departamentos da igreja devem gozar de santa comunho. Perfeitamente integrados como membros do corpo de Cristo. Exteriormente deve ter atuao mpar de modo que seja a luz do mundo e o sal da terra como Jesus se referiu. Devemos manter boas relaes com a comunidade onde estamos inseridos, com as autoridades constitudas e com as demais denominaes que nos cercam. O que no devemos fazer participar do mundo, mas devemos nos identificar com o mundo. tendo empatia com o mundo que vamos saber das suas dificuldades, dos seus problemas, das suas dores, dos seus anseios e das suas angstias. diante do mundo que a igreja ter a oportunidade de testemunhar de Cristo de tal modo que o mundo veja em cada crente um discpulo autntico. E o que o discpulo? Discpulo aquele que se parece com o seu mestre. Assim, cada crente deve se parecer com Jesus.

Escola de Treinamento e Misses

Deve ser dado nfase ao treinamento de pessoas vocacionadas para o ministrio missionrio, oferecendo-lhes condies favorveis para o seu devido preparo. A igreja deve encaminhar os seus candidatos as faculdades teolgicas para melhor se prepararem para o exerccio do ministrio de misses, principalmente transculturais. Devemos ajudar em orao e financeiramente. Uma vez completado o curso teolgico, o novo bacharel estar pronto para ser enviado ao campo missionrio.

UNIO

A unio ou comunho na igreja primordial, pelo que Jesus rogou ao Pai, dizendo: ... Para que todos sejam um, como tu, Pai, o s em mim, e eu em ti; que tambm eles sejam um em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glria que a mim me deste, para que sejam um, como ns somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conhea que tu me enviaste a mim e que os tens amado a eles como me tens amado a mim (Joo 17:21-23). Este o grande ensino de Jesus acerca da comunho e esta deve ser a grande meta da igreja de Jesus. S h uma maneira do mundo crer que Deus enviou Jesus, se formos um com Ele, assim como Ele um com o Pai. S h uma maneira do mundo

conhecer que Deus enviou a Jesus, se Jesus estiver em ns, assim como o Pai est em Jesus, se formos perfeitos em unidade, assim como Jesus perfeito em unidade com o Pai.

Potrebbero piacerti anche