Sei sulla pagina 1di 3

DA TRIBUTAO E DO ORAMENTO

DA TRIBUTAO E DO ORAMENTO DO SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL DOS PRINCPIOS GERAIS Comentrio: Na verdade, no h princpios gerais nesta Seo, mas apenas os princpios da personalizao e da capacidade contributiva (art. 145, 1). Os princpios gerais esto no art. 150, na Seo II. Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: Comentrio: Tributo a prestao de pecuniria compulsria instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa vinculada, que no constitua sano de ato ilcito. A Constituio reconhece trs tipos de tributos. I - impostos; Comentrio: tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica em favor do contribuinte ou em relao a ele. Fato gerador, por sua vez, situao que faz nascer a obrigao tributria. II - taxas, em razo do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; Comentrio: Ao contrrio do imposto, a taxa um tributo que depende da atividade estatal. A iluminao pblica, por no ser um servio especfico e divisvel, no pode ser cobrada mediante taxa, e sim custeada por um imposto. III- contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

Comentrio O fato gerador da contribuio de melhoria a valorizao imobiliria. 1 Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. Comentrio: Este pargrafo contm os princpios da personalizao e da capacidade contributiva. 2 As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. Art. 146 Cabe lei complementar:

I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - regular as limitaes constitucionais do poder de tributar; Comentrio: Essas limitaes j esto no art. 150, e so auto-aplicveis, no precisando, por isso, de regulamentao.

III- estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre: o a) definio de tributos e suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes; o b) obrigao, de lanamento, crdito, prescrio e decadncia tributrios; o c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas.

Art. 147. Competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais. Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: Comentrio: Esses emprstimos compulsrios, segundo a doutrina dominante, sero uma espcie de imposto, e, necessariamente, tributo.

I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; Comentrio: O emprstimo compulsrio criado sob esse fundamento no est submetido ao princpio da anterioridade, podendo ser criado e cobrado imediatamente.

II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b. Comentrio: Nessa hiptese, o emprstimo compulsrio est sujeito ao princpio da anterioridade.

Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. Comentrio: Contribuies sociais so: a)contribuio social (como a de Seguridade Social e previdenciria, do art. 145, I a III, art. 201 e art. 239);b) contribuio de interveno no domnio econmico; e c) contribuio de interesse das categorias profissionais (como contribuies s entidades de profissionais liberais e a do final do art. 8, IV). Essas contribuies sociais submetem-se ao regime das normas gerais tributrias, exceto as contribuies para a Seguridade Social (art. 195, I a III), que so exigveis 90 dias aps a publicao da lei que as houver institudo. Pargrafo nico. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistemas de previdncia e assistncia social.

Potrebbero piacerti anche