Sei sulla pagina 1di 51

1

Vtor Fernando Barros

UMA ALDEIA TRANSMONTANA


. Morfologia social de Fornos

DEDICATRIA

A todos os forneiros, os residentes e os da dispora, especialmente aqueles a quem a distncia no aparta o amor e a saudade do regresso. minha me e minha tia materna, infelizmente ambas falecidas.

AGRADECIMENTOS A nossa gratido a todas as pessoas que colaboraram nesta investigao, particularmente os Srs. Engenheiro Amadeu Pena Rodrigues, Fernando Janeiro, Porfrio Gabriel, Carlos Alberto Pereira (Presidente da Junta de Freguesia de Fornos), Jos Maria Branco, Manuel Ferreira (Ferrador), Antnio Moreno (Basto), Carminda Leonor (Rainha), Antero Aires e Afonso Morais. Um especial agradecimento ao Sr. Presidente da C.M.F., Edgar Gata, e aos Srs. Vereadores pela receptividade que este trabalho lhes mereceu.

A minha terra no frase feita de saudades e ausncias; a aldeia em que se nasce e nos criamos raiz que prende mas tambm modela e caracteriza. O que somos e a recordao que de ns fica tm parcela grande da terrinha que nos sujou a fralda e arrepanhmos do corcho, esse bero especial que nos embalou e nos enforma. E por isso a Nossa Terra bem merece a oferta do que fizemos na vida e a memria que deixamos. Amadeu Ferreira, Quem V o Seu Povo, p. 9.

Casar na mesma terra e, podendo, na mesma rua Maria do Rodelo (Fornos), segundo Amadeu Ferreira, ...O Mundo Todo, p. 19.

5 Prefcio Doutor Joo Carlos Ferreira Lopes* (Universidade Tcnica de Lisboa) Foi com muita honra e satisfao que aceitei o convite para fazer o prefcio a este livro, por trs ordens de razo, que passo a enunciar. Em primeiro lugar, pelos estreitos laos de amizade que desde h muito me ligam ao seu autor, um companheiro leal e generoso, o primeiro a disponibilizar-se para oferecer o vinho (nesse jarro de boa memria) com que se regavam as patuscadas da rapaziada, o que punha a casa disposio para se organizarem, tantas vezes em segredo (que os tempos no eram to liberais como hoje) os nossos primeiros bailes, o que oferecia os prdios para com os amigos (e revelia do legtimo proprietrio, o seu pai) levar a cabo as colheitas das primeiras mas, pras, figos e uvas do vero. Por tudo isto, e tanto mais, em nome dos forneiros da minha gerao, obrigado meu caro Vtor! Em segundo lugar, pela ligao ao objecto de anlise aqui tratado, a nossa estimada aldeia de Fornos. Quantas lembranas de sucessivas frias de Natal, Carnaval, Pscoa e Vero: as idas aos ninhos, as futeboladas nas eiras, as noitadas de viola na Fonte, as caminhadas s arribas e as dormidas na Palachorda, a ansiedade com que se aguardava o primeiro fim-de-semana de Setembro e a intensidade com que vivamos a Festa do Senhor da Rua Nova, a Noite de Natal aquecida fogueira do Campeiro, depois da Missa do Galo, as inevitveis tocadelas do sino na Noite de Pscoa, e tantas, tantas outras... Em terceiro lugar, pela obra em si, um contributo importante para nos documentarmos e ficarmos a conhecer melhor a nossa terra, passo prvio imprescindvel para podermos melhor-la. O retrato no anda, nem pode andar, longe do que j antevamos, e infelizmente comum a todo o interior rural portugus: uma populao residente envelhecida e pouco qualificada, vivendo essencialmente da agricultura e de algumas profisses a ela associadas. Mudar este estado de coisas no tarefa fcil, e teramos aqui certamente matria para mais alguns livros. Talvez fosse interessante comear por fazer-se a caracterizao da dispora forneira (at onde fosse possvel identific-la e descrev-la). Uma nota final, para sublinhar que a nossa aldeia, qualquer aldeia, mais do que um espao fsico, sobretudo uma comunidade de afectos e de memrias, dos que nela vivem, dos que a visitam e dos que, mesmo estando distantes, a trazem sempre no seu corao. E assim sendo, todos ns, Forneiros, Transmontanos, Portugueses e Cidados do Mundo, devemos dar o nosso melhor contributo, na medida do que pudermos e soubermos, para preservar um patrimnio comum e melhorar a nossa querida aldeia de Fornos. Este livro um bom exemplo, no seguimento, alis, dos que anteriormente o autor dedicou s questes do falar local. E tambm por isto, devemos estar gratos ao Vtor Barros. Lisboa, 26 de Dezembro de 2003
*Economista. Professor do ISEG Universidade Tcnica de Lisboa

6 Introduo A estrutura do presente trabalho de campo segue de perto a delineada pelo nosso exprofessor de Culturas Regionais Portuguesas, Dr. Armindo dos Santos, em Heranas Estrutura Agrria e Sistema de Parentesco numa Aldeia da Beira Baixa (ver bibliografia). A confisso que aqui deixamos reveladora da enorme influncia que o mestre exerceu sobre o discpulo no pode interpretar-se como um plgio da sua obra, por uma razo essencial: outro o objecto do nosso estudo. A metodologia usada nesta investigao fundamenta-se na participao do autor na maioria das actividades agrcolas e afins implementadas pelos residentes de Fornos e em entrevistas informais. Apesar dos factos e da interpretao dos factos terem uma forte base de conhecimento emprico, no deixmos de consultar algumas fontes escritas sem as quais a leitura do presente ficaria obscurecida -, de formular hipteses e de alvitrar eventuais caminhos de desenvolvimento. O mago do nosso estudo situa-se temporalmente em 2002, mas muitas das informaes colhidas pressupem um conhecimento profundo do pulsar da aldeia dos ltimos quarenta anos. Desde midos que convivemos com a comunidade forneira. Conhecemos as suas virtudes e os seus pontos fracos. Sabemos as suas preferncias clubsticas e polticas. Acompanhmos (e participmos esporadicamente) na faina diria dos jeireiros, desde o tempo em que trabalhavam de sol a sol, ganhando uns miserveis vinte escudos que mal davam para comprar um po, at reduo do tempo de trabalho e melhoria do nvel de vida, em particular a partir da revoluo dos cravos. Presencimos o crescimento urbano da aldeia crescimento esse nem sempre conforme com as exigncias de preservao das suas caractersticas arquitectnicas tradicionais -, o aumento e a crescente melhoria das suas infra-estruturas (rede de esgotos, rede de distribuio de gua ao domiclio, ampliao da rede elctrica pblica, etc.). Fomos espectadores dos fluxos migratrios e emigratrios, que despojaram a aldeia de jovens e aceleraram o envelhecimento da sua populao. Assistimos pujana, ao declnio e ao perecimento das suas tradies mais emblemticas as acssias (ou asscias?)* , por exemplo, realizaram-se pela ltima vez no ano de 1976. Em suma: a aldeia que aqui vos apresentamos no uma imagem fria e distante enxergada pela objectiva de uma mquina fotogrfica, mas sim um retrato humano vivo, actuante e empenhado do qual o autor, de certo modo, fez, faz e far parte indissocivel.
* Tradio em que os rapazes, na primeira segunda-feira a seguir festa principal (primeiro Domingo de Setembro), ao som de um realejo, danavam uns com os outros metade deles vestidos com trajes femininos -, porta das raparigas solteiras, recebendo destas vinho, doces, etc.

Carta militar

8 Captulo I A Aldeia

Vista parcial de Fornos: rua da Arcovada.

1. Enquadramento geogrfico A aldeia de Fornos uma freguesia do concelho de Freixo de Espada Cinta, integrada na comarca de Torre de Moncorvo, diocese de Bragana e Miranda do Douro, distrito de Bragana. Fornos ergue-se na faixa planltica mirandesa, que se estende por cerca de 100 km entre Carviais e Vimioso, no prolongamento da Meseta Ibrica, distando, aproximadamente, 18 km da sede do concelho, 29 km de Moncorvo e 30 km de Mogadouro.

Fonte: Internet www.multimap.com

A aldeia atravessada pela estrada nacional n. 221 a estrada nacional n. 220, vinda de Moncorvo, termina no termo de Fornos, em Vale dos Ladres, a 4 km da aldeia que segue para Mogadouro. O ponto mais alto da aldeia a serrinha de Santa Brbara, situada a noroeste, a 812 m de altitude.

9 O termo de Fornos est disseminado por duas reas distintas: a primeira, a terra quente, abarca as arribas do Douro ngremes e pedregosas e as vertentes da Albagueira; a segunda, a terra fria, no eixo Lagoaa Fornos - Vale dos Ladres, uma zona de planalto e serra, com bons solos para culturas e pastagens 1. O falar-se aqui em terra quente e terra fria- diz-nos Amadeu Ferreira - no tem valor cientfico, digamos; resulta de observaes pessoais, da tradio e da designao local2, pois as diferenas climatricas entre as arribas e o planalto, se no havia instrumentos que as concretizassem, podiam no entanto avaliar-se pelos elementos palpveis das produes agrcolas diversificadas e pela antecipao das colheitas nos produtos comuns, como as uvas e os figos. As vindimas vinham na terra quente com um ms de antecedncia sobre as do povo3, e os figos, em alguns anos, na terra alta nem chegavam a amadurar e j os do Douro haviam chegado ao fim.4 Como sabemos, o clima caracteriza-se pelo comportamento de vrios elementos, sendo a precipitao (a queda de chuva, neve ou granizo) e a temperatura os de maior importncia. Apesar de no dispormos de registos locais, podemos ter uma ideia aproximada da elevada amplitude trmica de Fornos a partir dos existentes em Bragana durante o perodo de 1938/48. Neste intervalo de tempo, as temperaturas mnimas de Janeiro atingiram, em mdia, 0,3 graus centgrados e as temperaturas mximas de Julho chegaram a 27,96 graus5. Esta acentuada amplitude de Bragana no ter exacta correspondncia em Fornos at porque a altitude do povoado um pouco menor -, mas no ser descabido atribuir aldeia valores aproximados que lhe conferem caractersticas prprias de um clima continental e atlntico. De facto, Fornos tem, tal como a freguesia vizinha de Lagoaa6, Invernos mais rigorosos que as restantes freguesias do concelho de Freixo de Espada Cinta tambm aqui verdadeiro o brocardo brigantino que diz que h nove meses de Inverno e trs de Inferno - , o que, em boa parte, explica a predominncia das espcies vegetais tpicas dos climas mais frios: o centeio cereal que resiste bem s geadas e s neves -, a batata, rvores como o castanheiro, o carvalho, o pinheiro e, junto dos prados, o freixo. Para alm das rvores mencionadas, encontram-se ainda, mas em menor quantidade, salgueiros, olmos7, choupos e carrascos; uma multiplicidade de rvores de fruto: ameixoeiras, amendoeiras, cerejeiras8, damasqueiros, diospireiros, ginjeiras, macieiras, nogueiras9, pereiras, pessegueiros, etc.; e, de introduo recente, eucaliptos10. Nos terrenos incultos e/ou nas bermas dos caminhos predominam arbustos como a escova (giesta), a esteva, a carqueija (carqueja), o tojo, o chaugaro (urze) e a silva.

Francisco Antnio Pintado, De Freixo a Freixo de Espada Cinta Notas de Monografia II, p. 21. Amadeu Ferreira, ... O Mundo Todo, pp. 82 a 83. 2 ) Ob. cit. , p. 83.
3 4 5 6
7

O vocbulo povo significa, no contexto, no interior ou relativamente perto da povoao. Amadeu Ferreira, ob. cit. p. 84. Brian Juan ONeill, Proprietrios, Lavradores e Jornaleiras, p. 45.

Freguesia situada a cerca de 2 km de Fornos. A folha do olmo utilizada na vianda dos porcos, misturada com farelos e outros ingredientes. 8 Em Fornos a cerejeira designada cerejal.
9

As nogueiras aumentaram significativamente nos ltimos 20 anos, pois nos anos 70/80 eram rvores quase exclusivas das arribas. 10 As manchas de eucaliptos que j se comeam a ver no tm mais de 20 anos. Na dcada de 70 eram raros.

10 Os Veres so quentes e abrasivos11, mas as noites das primeiras semanas de Setembro surgem subitamente carregadas de algum frio - conforme pudemos verificar em anos consecutivos de frias estivais. Amadeu Ferreira, nas suas informaes-evocaes sobre Fornos da dcada de 50 ainda vlidas na actualidade -, confirma essas nossas impresses em belssimas pginas de inegvel prosa potica: Em Fornos o calor apertava em Junho, Julho e Agosto; em Setembro comeava a mudana; durante o dia mantinha-se um certo conforto, mas quando o Sol se punha, descia muito depressa a temperatura, a pedir se no ainda capote pesado, capa de pele ou samarra forte, j agasalho e reforo da camisa e do casaco do dia que findara. Da vinha o dito da terra quem se veste para a Festa veste-se para o inverno; como a Festa era no primeiro domingo de Setembro, temos o resumo e a evidncia do que as pessoas pensavam e sentiam e j fizera tradio e cincia comum. Das minhas lembranas pessoais vem a Festa de Lagoaa, logo no fim-de-semana seguinte, isto , o segundo domingo de Setembro: o fim do arraial, l para a madrugada, est-me bem vincado na memria pelo gelo da noite e pela recordao do sobretudo amigo que cautela j levava para o regresso a Fornos.12

A aldeia dispe das seguintes infra- estruturas: - a estrada nacional n. 221, que, como atrs referido, atravessa a localidade, trazendo-lhe algum movimento, nomeadamente ao exguo comrcio local, e facilitando o contacto dos seus residentes com as populaes vizinhas dos concelhos limtrofes de Torre de Moncorvo e de Mogadouro; - uma casa de convvio sede da Associao Desportiva e Cultural de Fornos (A.D.C.F.) - , com uma linha arquitectnica moderna, dotada de um espao amplo e arejado, apetrechada com um magnfico bar, casas de banho de qualidade, televiso com TV por satlite, aquecedores, jogos diversos (damas, xadrez, etc.) e uma valiosa biblioteca (infelizmente, no decurso da nossa investigao, ainda no disponvel aos leitores interessados);

A.D.C.F.

11

Apesar do elevado calor que se faz sentir, a temperatura no to elevada como na vila de Freixo de Espada Cinta. 12 ) Amadeu Ferreira, ob. cit. p. 84.

10

11

- a casa da Junta de Freguesia, situada junto da estrada nacional, a norte desta. Dispe de um grande salo, com um palco, onde se tm realizado eventos culturais e ldicos diversos. Ao lado do salo h uma sala de computadores, na qual funciona um curso de informtica, um gabinete de trabalho dos membros do executivo da autarquia e uma salinha confortvel, utilizada como consultrio mdico. Adstrito ao edifcio, h um espao trreo, murado, com cerca de 1500 metros quadrados, utilizado para o jogo da malha (fito) e onde se realizam alguns concertos de bandas musicais diversificadas; - um forno, situado a jusante da A.D.C.F., propriedade da Junta de Freguesia, utilizado pelos residentes para cozer o po (feito maneira tradicional) e, particularmente nos momentos de festa colectiva, pela dispora forneira - que vem passar o fim-de-semana ou uns dias de frias para assar o lombo de vitela, o borrego, o frango do avirio ou a galinha caseira. Construdo em blocos de cimento e no em pedra grantica, o forno, embora desempenhe com eficcia a sua funo e satisfaa cabalmente as necessidades dos seus utentes, destoa, em nosso entender, do espao envolvente de palheiros tradicionais; - rede de esgotos, com ligaes a todas as habitaes; - rede elctrica; - rede de distribuio de gua ao domiclio; - a igreja matriz; - quatro capelas: a de Santo Antnio, a de Nossa Senhora da Trena, a de Santa Brbara e a do Senhor da Rua Nova (classificada como imvel de interesse pblico, em 1982)13; - o cemitrio; - a fonte, situada na parte oriental da aldeia, num dos extremos do largo do Santo, no lugar do Chido. Antes da existncia de gua canalizada na aldeia, era a fonte que saciava a sede da totalidade dos seus habitantes; - vrios lavadouros, situando-se os dois mais utilizados no Chido e na Trena, respectivamente na parte oriental e sul da aldeia; - vrios bebedouros para animais; - um campo de futebol; - um campo desportivo polivalente; - um centro de dia; - uma escola de 1. ciclo. A escola est em risco de fechar as portas, devido ao diminuto nmero de alunos; - duas exguas barbearias; - um caf, com mquina para receber as apostas da Santa Casa da Misericrdia, situado nas imediaes do largo do Santo, junto capela de Santo Antnio; - trs mercearias localmente designadas sotos (pronuncia-se stos) situadas na parte leste da aldeia: na rua do Senhor da Rua Nova, no largo do Campeiro e junto da capela de Santo Antnio; - duas oficinas, localizadas no interior da aldeia: uma de ferreiro e outra de ferrador. H ainda, a cerca de 4 km a oeste da aldeia, no termo de Fornos, uma oficina de uma empresa rodoviria privada.

13

Francisco Antnio Pintado, ob. cit. p. 52.

11

12

12

13 2. A populao 2.1. Recenseamento oficial e recenseamento do autor Segundo os censos 2001 do Instituto Nacional de Estatstica (I.N.E.) Resultados Preliminares da Regio Norte (ver Quadro I) havia, nesse ano, 328 residentes na freguesia de Fornos. Em 1991 (ver Quadro I) tinham sido recenseados mais 90 habitantes. Houve assim, de acordo com os dados do I.N.E., no intervalo de 10 anos, um decrscimo populacional de 21,53 %. Estes nmeros, no que concerne aldeia de Fornos, tm de ser analisados com algum cuidado: em primeiro lugar, porque se referem freguesia tambm faz parte da freguesia de Fornos uma parte do aglomerado populacional da Macieirinha (Quintas da Macieirinha); em segundo lugar, porque os residentes da Macieirinha forneira, no censo de 1991, foram recenseados, por erro, na freguesia de Carviais (concelho de Torre de Moncorvo), qual pertence a outra parte, a maior, da localidade. As informaes que nos foram prestadas pelo engenheiro Amadeu Pena Rodrigues, responsvel pela recolha dos dados estatsticos do I.N.E. (2001) em Fornos, so esclarecedoras: - em 1991 havia cerca de 90 residentes na parte forneira da Macieirinha que no foram recenseados na freguesia correspondente14; - em 2001 recenseou na Macieirinha 73 habitantes. Fazendo as contas: na freguesia de Fornos residiam, em 1991, 508 pessoas e no 418 (este o nmero dos residentes recenseados na aldeia), ou seja, havia na freguesia mais 90 residentes do que os apontados pelo I.N.E. Feita a correco ao censo de 1991, verificamos que a partir desse ano at ao censo de 2001 a populao da freguesia decresceu 35,43 % (menos 180 habitantes), a taxa negativa mais elevada do concelho de Freixo de Espada Cinta15. No atinente aldeia, o decrscimo populacional , em percentagem, ainda superior ao da freguesia. Descontando os 73 residentes na Macieirinha, a populao de Fornos, em 2001, estava reduzida a 255 pessoas (menos 38,99 % do que em 1991). Tomando como ponto de partida o ltimo recenseamento oficial (descontando os 73 residentes na Macieirinha), at ao dia 31 de Agosto de 2002, a aldeia perdeu mais 11 habitantes, de acordo com o recenseamento por ns efectuado (ver Quadro II)16. Na realidade no bem assim: no recenseamento oficial de 2001 constam 6 pessoas (quatro estudantes, uma professora e uma jornaleira) que residem mais tempo fora do que na aldeia, e estas no foram contabilizadas no nosso recenseamento; por outro lado, no nosso recenseamento consta um residente que, por se encontrar na regio do Porto,

14

Este nmero de 90 residentes pode no ser um nmero preciso, mas , sem dvida, verosmil. Os nossos informadores locais confirmaram-no tambm como muito provvel. 15 Variao da populao residente, 1991 2001, nas restantes freguesias do concelho: Freixo de Espada Cinta: 1991 2261 residentes; 2001 2137 residentes (-5,5%). Lagoaa: 1991 700 residentes; 2001 491 residentes (-29,85%). Ligares: 1991 640 residentes; 2001 516 residentes (-19,37%). Mazouco: 1991 259 residentes; 2001 218 residentes (-15,83%). Poiares: 1991 636 residentes; 2001 507 residentes (-20,3%). Fonte: I.N.E. 16 O nosso recenseamento teve como ponto de partida a consulta meticulosa dos cadernos eleitorais. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fornos, Carlos Alberto Pereira, e o Sr. Jos Maria Branco, a quem estamos gratos, fizeramnos a triagem dos residentes (73 eleitores no residem em Fornos). Com a colaborao dos habitantes locais, por ruas, conclumos o recenseamento dos residentes que no constavam dos cadernos eleitorais.

13

14 em casa de um filho, no foi recenseado oficialmente em Fornos17. Temos, assim, que descontar 5 pessoas ao nmero oficial de residentes (255-6+1=250), o que nos d apenas uma diferena de 6 residentes entre o nosso recenseamento e o recenseamento oficial (abstraindo-nos, sublinho, dos 73 residentes na Macieirinha). No intervalo de tempo entre o censo oficial de 2001 e 31 de Agosto de 2002, faleceram na aldeia 6 residentes18. Assim, o nmero de residentes por ns encontrado (244 residentes) confirma a exactido do recenseamento oficial de 2001 (250-6=244).

Os objectivos que nortearam o nosso levantamento populacional, bem distintos dos perseguidos oficialmente, levaram-nos a optar por um modelo de recenseamento da populao residente na aldeia mais completo, que teve em considerao a repartio desta por grupos etrios e por sexos. A primeira concluso que retiramos da anlise do Quadro II o incontestvel envelhecimento da populao de Fornos: no universo de 244 residentes, 160 pessoas ultrapassam os 60 anos de idade (65 % do total de residentes ver grfico populao residente por grupos etrios). Este valor, j em si elevado, tem tendncia para se agravar daqui a 10 anos, podendo ultrapassar os 78 %, caso se confirmem o previsvel abaixamento da taxa de natalidade e a migrao dos jovens, em particular dos mais escolarizados. Contrariamente s nossas expectativas, o Quadro II mostra, no global, no ser significativa a diferena numrica entre o sexo masculino (120 homens) e o sexo feminino (124 mulheres), sendo a longevidade similar nos dois grupos. Verificamos, no entanto, que nos grupos etrios dos 21/30 anos e dos 31/40 anos no h um equilbrio numrico entre os homens solteiros e as mulheres solteiras: os dois grupos somados apresentam treze homens e uma nica mulher diferena esta explicativa, em parte, da tendncia para o crescimento do celibato masculino 19.

17 18 19

Informao prestada pelo engenheiro Amadeu Pena Rodrigues e confirmada pelo residente em apreo. Informao prestada por um dos coveiros locais.

A diminuio significativa do sexo feminino coloca novos problemas estratgia masculina de alianas matrimoniais. A maioria dos jovens residentes no consegue ultrapassar os limites espcio-culturais da aldeia, razo que nos leva a acreditar que estes se conformem a uma vida celibatria, e no procurem contrair matrimnio fora desta. Esta nossa crena fundamenta-se igualmente no facto de a maioria dos jovens solteiros do grupo 21/30 anos ter mais de 27 anos de idade, sabendo-se que os jovens casados da mesma idade contraram matrimnio cerca de cinco anos mais cedo.

14

15 Quadro I Populao residente em Fornos Ano 1991 2001

Populao Residente 418


Fonte: I.N.E.

328

Quadro II Populao residente na aldeia de Fornos em 2002 por grupos etrios Mulheres Idades Casadas Solteiras Vivas Total mulheres por idades Homens Idades Casados Solteiros Vivos Total de homens por idades Total da populao
Fonte: autor

0-10 0 2 0 de 2

11-20 21-30 31-40 41-50 51-60 61-70 71-80 +80 0 1 4 7 16 29 21 6 8 1 0 1 1 0 1 0 0 0 0 0 1 5 9 11 8 2 4 8 18 34 31 17

Total 84 14 26 124

0-10 0 6 0 6

11-20 21-30 31-40 41-50 0 1 0 1 2 8 0 10 3 5 0 8 1 3 0 4

5160 12 1 0 13

61-70 71-80 + 80 Total 27 0 6 33 25 1 3 29 9 0 7 16 79 25 16 120

12

12

12

31

67

60

33

244

15

16

POPULAO RESIDENTE POR GRUPOS ETRIOS 3% 4%

14%

5% 5%
0 - 10 Anos

5% 25% 13%

11 - 20 Anos 21 - 30 Anos 31 - 40 Anos 41 - 50 Anos 51 - 60 Anos 61 - 70 Anos 71 - 80 Anos

26%

81 - 95 Anos

16

17 2.2. Grau de escolaridade da populao residente O grau de escolaridade da populao residente no elevado (ver Quadro III e Quadro IV): o analfabetismo, particularmente acentuado nos residentes com mais de 60 anos, atinge 34,76 %; a maioria da populao, 56,78 %, tem apenas habilitaes acadmicas equivalentes ao 4. ano (antiga 4. classe); somente 4,66 % dos residentes concluiu o 6. ano; completaram o 9. ano 1,27 %; frequentam ou completaram o 12. ano 2,11 %; h um nico licenciado (engenheiro florestal), representando 0,42 % do total da populao. Em suma: mais de 99,58 % da populao residente no possui habilitaes acadmicas mdias ou superiores. Numa economia de mercado cada vez mais exigente e com uma clara retraco na oferta de emprego, o baixo nvel de escolaridade dos jovens residentes limita-os na procura de sadas profissionais condizentes com as suas expectativas de independncia econmica e tolhe-lhes a vontade de abandonar a terra natal, pois sabem que viver numa grande urbe com um emprego precrio e mal remunerado mais difcil do que viver na aldeia20. Para estes jovens, o trabalho jorna, na agricultura e na construo civil, , na actual conjuntura, o principal meio de subsistncia. Apenas quatro jovens com baixo nvel de escolaridade, profissional e socialmente realizados, escapam a esta situao: aqueles que trabalham por conta da administrao local. Os jovens que frequentam ou concluram o 12. ano tm outras expectativas: alguns deles tm como meta entrar no ensino superior e adquirir um bacharelato ou uma licenciatura porta de sada quase obrigatria para a dispora forneira, tendo em considerao a dificuldade de absoro dos quadros tcnicos mdios e superiores pelo exguo mercado de trabalho do concelho e da regio transmontana; outros alimentam a esperana de um emprego pblico, nomeadamente na Guarda Nacional Republicana21 a materializao deste desiderato abre-lhes tambm as portas da migrao; aqueles que no alcanarem nenhum dos objectivos atrs referidos ingressaro temporariamente no mercado de trabalho proporcionado pela construo civil e actividades afins ou procuraro trabalhar por conta prpria em actividades menos exigentes em esforo fsico e eventualmente mais lucrativas. Quadro III Analfabetismo por grupos etrios22 Idades 11-20 Mulheres 0 Homens 0 Total de mulheres 0 e homens
Fonte: autor

21-30 0 1 1

31-40 0 0 0

41-50 1 2 3

51-60 1 2 3

61-70 18 16 34

71-80 17 8 25

+ 80 10 6 16

Total 47 35 82

20

Um jovem, que trabalhou em Aveiro, confidenciou-nos as dificuldades econmicas e de integrao social que sentiu. Aps alguns meses de privaes vrias, decidiu regressar aldeia. 21 Os jovens que no ingressam no ensino superior encaram a G.N.R. como uma forma de libertao dos trabalhos do campo, pesados e pouco remuneradores. E tambm como uma forma de ascenso social. O jovem G.N.R. que procura companheira para a vida tem mais facilidade em encontr-la. 22 No contabilizmos as crianas que ainda no frequentam a escola.

17

18 Quadro IV Grau de escolaridade da populao residente por grupos etrios23

Mulheres Idades 4. classe 6. ano 9. ano 12 ano ou frequncia Licenciatura Total de mulheres Homens Idades 0-10 11-20 21-30 31-40 + 40 Total 4. classe 0 2 2 61 65 6. ano 0 4 6 0 10 9. ano 0 1 0 0 1 12. ano ou frequncia 1 1 0 0 2 Licenciatura 0 1 0 0 1 Total de homens 1 9 8 61 79 Total de mulheres ------ --9--- --11-- --12-- -122 -154e homens
Fonte: autor

0-10 11-20 21-30 31-40 + 40 Total 4 0 4 61 69 0 1 0 0 1 1 1 0 0 2 3 0 8 0 0 2 0 0 4 0 0 61 3 0 75

2.3. Repartio da populao activa por ramos de actividade no agrcola Na aldeia de Fornos h apenas uma famlia que no dispe de terras prprias para a actividade agrcola. A esmagadora maioria dos residentes pequeno proprietrio, dispondo de terras para diversas culturas agrcolas. Aqui - exceptuando as pessoas dadas como incapazes (alguns idosos), as crianas, os inabilitados e alguns estudantes -, todos praticam, em maior ou menor quantidade, uma agricultura de subsistncia, sendo poucos os residentes que no dispem de uma ou outra horta. nfimo, no entanto, o nmero daqueles que vive exclusivamente da

23

No contabilizmos as crianas que, no grupo etrio dos 0/10, frequentam o 1. ciclo.

18

19 agricultura24. Neste grupo, as mulheres ocupam um lugar de relevo, pois os homens desenvolvem outras actividades mais lucrativas (construo civil, oficinas, comrcio, pastorcia, etc.). A maioria da populao residente, a mais idosa, vive essencialmente das penses de reforma por idade, tempo de servio ou invalidez. Como se pode confirmar pelo Quadro V, apenas 36 residentes (ver nota de rodap **) no tm ou no vivem predominantemente de penses de reforma e/ou no dependem predominantemente da agricultura. Quadro V
Repartio da populao activa em 2002 por ramos de actividade no agrcola Ramos Homens 1 8 Mulheres Especialidade Empreiteiro Jornaleiros Local de trabalho Freguesias do concelho de Freixo de Espada Cinta (FEC) e limtrofes Fornos

Construo Civil

Oficinas Centro de dia

Operrio

Cozinheiras

Electricidade

Electricista

Fornos Concelho de FEC e freguesias mais prximas dos concelhos limtrofes Fornos FEC FEC Fornos FEC Fornos FEC Fornos FEC Moncorvo Mogadouro

Comrcio

3 1 2

Merceeiros Calceteiro Cantoneiros Cantoneiras Cabouqueiro Cabouqueira Condutores de mquinas pesadas e veculos especiais Pastores Soldados Engenheiro

Administrao autrquica *

2 1 1 2

Pastorcia Foras militarizadas Servios florestais

5** 2 1

Total Homens/Mulheres 29 8 Fonte: autor * Fonte: Cmara Municipal de FEC Ofcio n. 1422 de 2 de Agosto de 2002 * *H mais um pastor, aquele que tem mais ovelhas, mas a sua fonte de rendimento principal uma reforma militar.

2.4. Populao residente no natural de Fornos casada com naturais No h na aldeia uma regra obrigatria de casamento no seio do prprio grupo territorial. Os naturais residentes, de ambos os sexos, tm, aparentemente, liberdade
24

As informaes que recolhemos apontam para cinco pessoas. Este nmero pode no ser exacto, mas no anda longe da realidade.

19

20 para escolher, dentro ou fora da aldeia, a pessoa do sexo oposto com quem querem casar. Esta possibilidade agmica foi, sobretudo h mais de 40 anos, fortemente condicionada pela situao geogrfica de relativo isolamento da aldeia os contactos com o exterior, quase confinados s localidades mais prximas, eram feitos a p, dados os baixssimos rendimentos da maioria da populao que no podia pagar, sem grandes sacrifcios, os escassos meios de transporte pblicos e privados existentes e pela presso social exercida pelas famlias [ significativo o dito da Sra. Maria do Rodelo: casar na mesma terra e, podendo, na mesma rua]. Na prtica, a endogamia territorial imps-se na aldeia como regra geral, havendo poucos casos, antes de 1970, de casamentos exogmicos o conhecimento profundo que possumos da aldeia e das pessoas permite-nos tal afirmao, apesar de no termos realizado um levantamento exaustivo da sua populao natural no residente casada com no naturais (se o fizssemos afastar-nos-amos do mago do nosso estudo). S a partir dos anos 70, com particular incidncia nas dcadas seguintes visto se terem generalizado e tornado mais acessveis os transportes pblicos e privados, que vieram facilitar os contactos com o mundo exterior aldeia -, se assistiu a um aumento significativo de casamentos exogmicos. Tanto no passado mais recuado (1940 como limite) como no passado mais recente, os jovens e as jovens naturais da aldeia que prosseguiram estudos mdios ou superiores casaram, regra geral, com no naturais e residem fora da aldeia; aqueles e aquelas que, no passado mais recuado, no frequentaram a escola ou ficaram com as habilitaes literrias mnimas, casaram, regra geral, com naturais; no passado mais recente, so j numerosos os casos de casamentos exogmicos de jovens com habilitaes literrias ao nvel da escolaridade obrigatria ou inferiores sublinhamos, contudo, que, neste tipo de casamento, so raros/as os/as que residem na aldeia. Como se pode confirmar no Quadro VI, h apenas 24 residentes no naturais da aldeia casados com naturais (9,83 %), num universo de 244 residentes (39 solteiros e 163 casados naturais ou filhos de naturais de Fornos). Este nmero baixa para 21, se considerarmos que trs destes residentes tm ascendentes forneiros. Das 11 mulheres e dos 12 homens assinalados no Quadro VI, nove destes e sete daquelas tm mais de 60 anos, tal como os seus cnjuges naturais da localidade. A populao residente casada no natural de Fornos originria, na esmagadora maioria, das aldeias mais prximas desta, tanto do concelho como dos concelhos limtrofes [apesar de tambm no fazer parte do nosso estudo, verificmos que os naturais de Fornos com mais de 55 anos, no residentes na aldeia, casaram e residem, maioritariamente (abstraindo os emigrantes particularmente do Brasil e os portadores de habilitaes acadmicas mdias ou superiores), nas aldeias do concelho e dos concelhos limtrofes mais prximas]. A posio geogrfica de Fornos teve e, embora substancialmente mais reduzidas, ainda tem implicaes na estratgia de alianas matrimoniais fora da aldeia. Verificmos que os casamentos entre naturais residentes na aldeia se enquadram, regra geral, no interior da mesma hierarquia social e em nveis econmicos e culturais equivalentes. Apercebemo-nos igualmente que os naturais residentes em Fornos (homens e mulheres) casados com no naturais da aldeia tinham, regra geral, uma posio social e econmica ligeiramente superiores. Demo-nos conta ainda que os homens e as mulheres de Fornos casados e residentes nas aldeias dos cnjuges (aldeias vizinhas) tinham menos bens econmicos (essencialmente terras) do que estes.

20

21 Pelas informaes que recebemos em Fornos e nas freguesias vizinhas (Lagoaa, Mazouco e Carviais), acreditamos que os casados naturais desta aldeia escolheram residir nela ou residir nas freguesias dos cnjuges pelo facto de possurem, respectivamente, mais terras ou menos terras de qualidade (hortas, terras de cereais e frutcolas bem localizadas), mais ou menos capitais activos e passivos e/ou habitao. para ns evidente que os naturais de Fornos (residentes na aldeia e nas aldeias vizinhas) s casaram com naturais de outras freguesias, regra geral, na seguinte situao: - no encontraram na aldeia homem ou mulher disponveis com equivalente situao econmica e/ou semelhante estatuto sociocultural. Pode comprovar-se pelo Quadro VI, que reflecte mais a situao anterior do que a posterior a 1970, que a estratgia de alianas matrimoniais fora da aldeia se circunscreve s aldeias vizinhas mais prximas exceptuando Azevo, Chs, Palaoulo. Ainda hoje se verifica que os jovens de Fornos casados com naturais de outras freguesias escolheram os seus cnjuges dentro das fronteiras do concelho e dos concelhos limtrofes. Quadro VI Populao residente no natural de Fornos casada com naturais Mulheres Carviais (Torre de Moncorvo) ---------------------------------------------------4 Lagoaa (Freixo de Espada Cinta) --------------------------------------------- 1 Mazouco (Freixo de Espada Cinta) ---------------------------------------------1 Ligares (Freixo de Espada Cinta) -----------------------------------------------1 Poiares (Freixo de Espada Cinta) -----------------------------------------------1 Castelo Branco (Mogadouro) ------------------------------------------------------1 Vila de Ala (Mogadouro) ----------------------------------------------------------1 Palaoulo (Miranda do Douro) ----------------------------------------------------1 Total de mulheres: 11 Homens Lagoaa (Freixo de Espada Cinta) ----------------------------------------------3 Mazouco (Freixo de Espada Cinta)----------------------------------------------1 Carviais (Torre de Moncorvo)----------------------------------------------------2 Ms (Torre de Moncorvo) ---------------------------------------------------------2 Castelo Branco (Mogadouro) ------------------------------------------------------2 Meirinhos (Mogadouro) ------------------------------------------------------------1 Chs (Foz Ca) ----------------------------------------------------------------------1 Azevo (Pinhel) -----------------------------------------------------------------------1 Total de homens: 13 Total de homens e mulheres: 24 3. A habitao e o povoamento 3.1. A casa

21

22 A casa forneira tradicional, a mais antiga, idntica de outras freguesias do concelho de Freixo de Espada Cinta, apresenta uma estrutura simples, adaptada s condies fsicas e humanas dos seus habitantes: ela sintetiza e resume as multmodas relaes do homem com o meio geogrfico 25. Construda com blocos soltos de pedra no emparelhados excepto as portas e as janelas -, sem argamassa e sem caiao, com poucas aberturas (portas e janelas sem vidraas), a casa tradicional , basicamente, constituda por rs-do-cho e primeiro andar. O rs-do-cho era usado como loja (estbulo) - ainda h quem lhe d essa utilidade ,tulha (pequeno celeiro) e/ou reservatrio de lenha. Os habitantes que viviam mais desafogados e no tinham bestas (mulas ou machos), burros ou vacas, utilizavam-no como lagar (de azeitona ou de vinho) e adega. Ao primeiro andar chega-se atravs de umas escaleiras (escadas) exteriores e balco ambas de pedra, por vezes com alpendre -, ao lado do qual se situa a porta principal (frequentemente a nica), que d acesso directo a uma ampla cozinha com lareira em pedra e soalho de madeira assente sobre grossas vigas de carvalho. Junto da cozinha fica uma sala de menor dimenso h muitas casas que no tm sala independente da cozinha, absorvendo esta a funo daquela e alguns exguos e escuros quartos. Todas as divises do primeiro andar da casa esto cobertas por telhas vs (com o formato de caneleiras), apenas assentes em ripas de madeira, sem forro. Em suma: podemos afirmar que nestas condies o desconforto dos interiores completo; comodidade e higiene sacrificam-se s necessidades da explorao e ao desejo de economia. A ventilao imperfeita, a luz pouca, porque reduzido ao mnimo o nmero de portas e janelas; por vezes a casa espreita o exterior apenas por estreitas e toscas lucarnas26.

A elevao do nvel de vida da populao local trouxe algumas alteraes na estrutura da casa, mas pouco significativas. De facto, os habitantes que nunca residiram fora da aldeia mantm um forte desejo de economia inibidor de construes de raiz, no se deixando seduzir pelos incentivos ao consumo de bens no essenciais s suas vidas comezinhas: o agricultor, ainda mesmo o que vive rico ou remediado, no gosta de construir; prefere ir adaptando a sua velha morada, modific-la ou acrescent-la, a edificar desde os alicerces27.
25 26 27

Verglio Taborda, Alto Trs-os-Montes. Estudo Geogrfico, p. 123. Ob. cit., p. 124. Ob. cit. , p. 124.

22

23 Estas pequenas modificaes e acrescentamentos no tm, na maioria dos casos, respeitado as linhas arquitectnicas originais: a psicologia da poupana 28 levou a construes inestticas o cimento e o tijolo, mais baratos, substituram os materiais tradicionais -, descaracterizando um pouco a aldeia. Nas trs ltimas dcadas, as construes de raiz, em particular junto da estrada nacional, tm j algum peso. Os donos delas so, em grande parte, migrantes e emigrantes tambm estes proprietrios, infelizmente, privilegiaram (h excepes) o cimento e o tijolo em detrimento da pedra local.

3.2. O povoamento A aglomerao grupo compacto de casas coladas umas s outras a forma de povoamento predominante em Fornos. A quinta, com casa isolada em terreno agrcola, quase no existe. As habitaes dispersas, numericamente pouco significativas, so construes dos ltimos vinte e cinco anos. A parcela maior e mais antiga do aglomerado populacional distribui-se para SSO da estrada nacional que atravessa a aldeia; para NNO fica a parcela menor e mais recente do povoado aqui se encontra a maioria das poucas habitaes dispersas existentes.

28

Na realidade, as maiores dificuldades econmicas sofridas pela populao local, comparativamente a outras freguesias do concelho, em particular antes da revoluo de 1974, leva-a a pensar mais na incerteza do futuro do que a usufruir as vantagens do presente. O forneiro, regra geral, mesmo o mais rico, prefere viver abaixo das suas possibilidades pecunirias para que os filhos acedam aos bens econmicos que eles no possuem nem sentem necessidade de possuir.

23

24 Captulo II A Estrutura Agrria da Aldeia 1. As propriedades Em Fornos, a terra encontra-se dividida por um grande nmero de pequenos e mdios proprietrios. Quase todas as famlias possuem solo arvel. A explorao agrcola dispersa-se por inmeras parcelas se estendermos o nosso olhar pelo termo da aldeia, apercebemo-nos imediatamente de um sem nmero de muros de pedra, marcos ou valados a separar as propriedades , conforme se pode confirmar pelo elevado nmero de inscries matriciais. Estas parcelas apresentam mltiplas configuraes e dimenses e funcionalidades diversas. 1.1. Lameiras e lameiros A lameira e o lameiro so terras de pasto de dimenso varivel. Normalmente, a primeira situa-se no interior da povoao, sendo de valor inferior e mais pequena do que a segunda; o lameiro , regra geral, uma terra alagadia situada fora do aglomerado, delimitado por muros de pedra e, frequentemente, com freixos e olmos disseminados pelas cabeceiras mais hmidas. Os lameiros de Fornos, com dimenses variveis (desde 300 at 10 000 metros quadrados), situam-se em todos os pontos cardeais, particularmente a Sudeste, Sudoeste e Ocidente, dentro e fora da aldeia, junto das margens de pequenos ribeiros ou regatos. Estas terras de pasto da aldeia so, em grande parte, terras de secadal (sequeiro). Elas produzem uma quantidade menor de feno do que as terras de regadio, mas mais fino o preferido dos animais herbvoros -, segado e armazenado no ms de Junho. 1.2. Hortas, cortinhas e tapadas H localidades transmontanas em que hortas e cortinhas apresentam uma relao de sinonmia29. Em Fornos, a diferenciao clara: as hortas, de dimenso varivel, so parcelas de terrenos irrigveis, fora ou dentro da povoao, com algumas oliveiras e outras rvores frutcolas junto aos muros que demarcam cada uma das propriedades, nas quais se cultivam a batata, o feijo, a abbora, o pimento, o tomate, o nabo, a salsa, etc.; as cortinhas distinguem-se das hortas apenas pela particularidade de se situarem junto da habitao. As tapadas so parcelas de terreno, normalmente fora da povoao, muradas com pedra, de dimenso superior e de valor inferior horta, onde, por vezes, coexistem o solo bere (destinado s culturas hortenses) e o solo sfaro (destinado cultura dos cereais, em especial do centeio).

29

Brian Juan ONeill, ob. cit., p. 55.

24

25

Horta, dentro da povoao, depois de apanhadas as batatas.

1.3. Vinhas A cultura da vinha desenvolveu-se muito em Fornos a partir dos anos setenta. At ento, esta era quase exclusiva de mdios proprietrios que, dispondo de uma mo-deobra barata, lhe dedicavam a ateno requerida. A partir da ltima dcada do sculo pretrito, com o aumento crescente dos custos de produo, em particular o encarecimento da mo-de-obra, houve um declnio acentuado da sua cultura, que se traduziu no arranque e no abandono das videiras pelos mdios proprietrios30, sobretudo os que recorriam com alguma regularidade ao trabalho assalariado e no participavam nos trabalhos agrcolas (exceptuando, nalguns casos, a vindima). A maioria das vinhas, as mais antigas, situa-se entre a estrada nacional e o antigo caminho-de-ferro. Actualmente, as maiores vinhas, com cerca de um hectare, pertencem aos senhores Jos Moreno e Dr. Jlio Andrade. No h, em Fornos, produo em larga escala de vinho. Muitos agricultores preferem vender a maior parte das uvas, sobretudo a empresrios espanhis (que pagam melhor e a pronto), ficando apenas com a quantidade indispensvel ao fabrico de vinho para autoconsumo. 1.4. Olivais Nas ltimas trs dcadas, muitas terras de trigo e de centeio cederam lugar a olivais. Estes encontram-se disseminados por todos os pontos cardeais da aldeia, mas nas vertentes da Albagueira, no Arcal e no Prado da Vinha que tm maior visibilidade e importncia econmica infelizmente, muitas oliveiras arderam no incndio de Agosto

30

A maior vinha que Fornos possua, propriedade do Sr. Monteiro, junto da estrada nacional, est praticamente abandonada: hoje, tem apenas algumas oliveiras e escassos eucaliptos e pinheiros.

25

26 de 2002, deixando os agricultores desesperados e com pouca vontade de nova e dispendiosa replantao. Aferindo com Freixo de Espada Cinta, no se encontram em Fornos grandes olivicultores, mas h meia dzia de mdios proprietrios (em termos concelhios) com mais de 3 000 oliveiras o equivalente a cerca de 20 hectares de solo arvel. Alm destes olivais, proliferam inmeras oliveiras nas cabeceiras dos campos, dispersas entre as vinhas, as hortas, as tapadas e as cortinhas, beira dos caminhos, em solos frteis e em solos pedregosos. A maioria dos olivicultores opta pela venda da azeitona fica, no entanto, com pequenas quantidades para conserva, que consome ao longo do ano em detrimento da produo de azeite. H, todavia, quem, apesar dos seus elevados custos, produza azeite para autoconsumo (nos lagares das aldeias vizinhas). 1.5. Soutos O castanheiro, na primeira metade do sculo XX, era, de acordo com o escritor forneiro Amadeu Ferreira, a rvore que mais marcava a flora naquele tempo de h cinquenta a cem anos (...), pelo seu porte e pelo valor social da castanha entre as famlias e os pobres da terra. Depois, o valor da madeira e a doena da tinta levaram ao corte e desaparecimento de grandes reas de soutos. rvore notvel e benfazeja, aparecia na vertente soalheira do lombo da Salgueira e seu prolongamento pela Fonte da Moira, Devesa, Casais dos Lobos e Serrinha de Santa Brbara at Fonte da Serra, descendo at aos Chozinhos e Fieital. Os soutos da Devesa, Casais dos Lobos e Fonte da Serra eram constitudos por rvores mdias; no caso dos castanheiros, rvore mdia (...) quer dizer j rvore de grande porte e dignidade em comparana com olmos, cerejais, choupos e pinhos. Mas em terrenos mais fundos e humosos os castanheiros eram verdadeiros gigantes vegetais e multisseculares, atingiam metros de dimetro e o permetro de alguns, em especial nos Chozinhos e no Fieital, era coisa de esgotar fitas e fitas mtricas de costura da Tia Bernardina, a melhor modista da terra. Nalguns, que os sculos de vida foram minando e em cujo tronco abriram tocas e rasges, havia espao para abrigo de homens e animais simultaneamente, como um do Fieital, pouco acima da linha do comboio e do lado norte do serrinho do Gil, que at dava escoamento e passagem a uma linha de gua com mais de metro de largura31. Na actualidade, so escassos os soutos na aldeia. O maior destes compropriedade dos Srs. Jos Maria Branco e Antero Aires -, ocupando uma extenso de dois hectares, alberga duzentos e cinquenta castanheiros. Na segunda e terceira posies de grandeza, esto os soutos dos Srs. Hirondino Cal e Alpio Pereira, respectivamente com cerca de duzentos castanheiros e quarenta castanheiros. Em termos de produo de castanha, no ano 2002, o terceiro souto produziu mais do que os outros dois, pois os castanheiros destes so recentes, enquanto os daquele tm mais de cento e cinquenta anos e, portanto, so de maior dimenso. 1.6. Amendoais

31

Amadeu Ferreira, ob. cit., p. 82.

26

27 As caractersticas climticas de Fornos ausncia de influncias meridionais na quase totalidade do seu termo no so propcias ao cultivo da amendoeira, sendo a produo de amndoa irrelevante. De acordo com os nossos informadores, o maior amendoal da aldeia tem apenas cerca de cento e cinquenta amendoeiras. 1.7. Pomares Na aldeia de Fornos h apenas quatro proprietrios, segundo as nossas fontes, com mais de cento e cinquenta macieiras numa nica parcela de terra. A produo destas escassa: os produtores no lhes concedem a ateno requerida, devido aos elevados custos de mo-de-obra, de adubos e falta de escoamento dos produtos agrcolas. Em tempos idos, havia alguns pequenos laranjais nas arribas e nas vertentes da Albagueira, mas no presente encontram-se praticamente abandonados. As nogueiras tiveram algum incremento nos ltimos vinte anos, em particular nas parcelas de terreno (hortas e tapadas) situadas perto do aglomerado populacional, mas sem atingirem importncia econmica. A quase inexistncia de pomares dignos desse nome no implica que a paisagem agrcola esteja despida de rvores de fruto; pelo contrrio, uma multiplicidade destas rvores (ameixoeiras, avelaneiras, cerejeiras, damasqueiros, diospireiros, figueiras, ginjeiras, macieiras, nespereiras, pereiras, pessegueiros, romzeiras) salpicam as vinhas, as searas e as hortas. No h produo em grande escala, para comrcio, mas sim produo diversificada, para autoconsumo. 2. As redes virias 2.1. Redes virias pblicas A estrada nacional n. 221, desde Vale dos Ladres at ao incio do termo de Lagoaa, numa distncia de cerca de 7 km, dividindo as propriedades a Sul e a Norte, facilita o acesso s terras (campos de cereal, lameiros, vinhas e hortas) que a ladeiam, tornando-as um capital fixo de valor superior, regra geral, s parcelas de terreno que dela se afastam. Desta estrada partem, transversal, perpendicular e obliquamente, uma multiplicidade de caminhos em terra batida (com excepo de cerca de 1 km alcatroado, em direco ao Picozinho local onde se avistam as ngremes arribas de Fornos, s quais apenas o homem e o burro conseguem chegar separando o termo da aldeia do termo da aldeia vizinha), uns mais amplos do que outros, limitando as propriedades, aos quais um tractor chega com relativa facilidade. Um pequeno troo da estrada nacional n. 220, cerca de 500 m, de Vale dos Ladres para Noroeste, serve ainda alguns proprietrios da aldeia. A aldeia tambm servida por uma rua principal, no sentido leste-oeste, desde o Largo do Santo Antnio at ao Calvrio, e diversas ruas secundrias, todas elas alcatroadas. Para alm destas ruas e caminhos, h uma infinidade de pequenos caminhos ou trilhos que do acesso aos socalcos da Albagueira, a Sul, ao Arcal, a Sudeste, e s Ferrarias, a Sudoeste, mas apenas se pode l chegar a p. 2.2. Redes virias privadas

27

28 As redes virias privadas so caminhos ou trilhos derivados de direito de passagem. Alguns deles, a maioria, apenas permitem a passagem a p; outros possibilitam a entrada a tractores e outras mquinas agrcolas. Estas redes virias privadas encontram-se tanto perto do aglomerado populacional na Nossa Senhora da Trena, por exemplo como longe dele, em particular na Albagueira. 3. O sistema de cultivo 3.1. Cultivo por parcelas A dificuldade de colocao dos produtos agrcolas no mercado a preos compensadores leva os agricultores a desistirem de produzir mais e melhor. Assim, torna-se inevitvel que os agricultores, sem poder de escolha, implementem um sistema de cultivo parcelar, diversificado, que privilegia as suas necessidades de autoconsumo (ver calendrio agrcola). Os terrenos mais frteis, irrigveis as hortas - , destinam-se, no Inverno, aos nabos (base de alimentao sazonal dos animais) e, na Primavera e Vero, a diferentes variedades de feijo, a alhos, cebolas, couves, abboras, melancias, pimentos, tomates, alfaces, salsa ( o coentro e o poejo so quase desconhecidos) e batatas. A batata uma cultura assaz importante, pois, para alm de ser a base da alimentao das famlias, serve tambm de alimento aos animais. O cuidado que o agricultor lhe dispensa (regas e adubos) , por vezes, infrutfero, em virtude de no renovar a semente com a regularidade exigida. At aos finais da dcada de 70, a maioria dos campos de Fornos estava a cereal, sendo a aldeia o maior produtor concelhio. [...] A cultura do centeio assumia extenso quase inacreditvel. Como aquele cereal no exigia solos ricos e humosos e com pouco se contentava, era admirvel o esforo, o engenho, a teimosia e a persistncia da gente forneira no aproveitamento de todos os cocurutos e picarotas do termo, mesmo quando terminassem em cimos alcantilados e pedregosos que a eroso fora descarnando. Podia dizer-se que onde um gro coubesse e pudesse enraizar l iriam homem e mulher lavrar a terra e seme-lo 32. Ao trigo eram dedicados os terrenos mais fundos e frteis, e isso ia acabando com as pastagens e os lameiros, tantas vezes derregados para aquele efeito. Mas acontecia que estes ex-lameiros produziam bem dois ou trs anos porque o solo estava descansado e virgem; depois tinham de regressar ao pousio peridico, para recuperar, isto a despeito do estrume e do nitrato que exigiam e os donos lhes espalhavam por cima generosamente33. A cultura dos cereais faz-se de modo extensivo. A terra, pouco produtiva (por cada espiga, o centeio produz seis a oito sementes e o trigo doze a catorze), pede periodicamente descanso. Por isso, a regra do sistema de cultivo o afolhamento bienal: os campos dividem-se em duas partes que so cultivadas alternadamente, isto , uma parte fica em pousio e outra parte cultivada, invertendo-se a situao no ano seguinte34.

32

33 34

Amadeu Ferreira, ob. cit., p. 85. Amadeu Ferreira, ob. cit., p. 85.

Verglio Taborda, ob. cit., p.79. Orlando Ribeiro, Portugal O Mediterrneo e o Atlntico, p. 65.

28

29 Na actualidade, muitos destes campos cerealferos esto abandonados, especialmente os destinados ao centeio, ou ocupados com oliveiras e outras rvores, cedendo este cereal a primazia ao trigo. Em 2002, o maior produtor da aldeia, o Sr. Fernando Leonor, colheu 140 alqueires de trigo, 30 alqueires de aveia, 20 alqueires de centeio e 500 Kg de milho. 3.2. A adubao da terra H duas formas fundamentais de adubao da terra de cultivo: o estrume e os adubos qumicos. O primeiro resulta da decomposio da palha, que serve de cama aos animais, misturada com os dejectos das bestas, das vacas, das ovelhas, etc. e, por vezes, contendo escovas (giestas) miudamente traadas. Este estrume, produzido em pequenas quantidades, usado nas terras mais frteis, em particular nas hortas; o segundo, com alguma frequncia complemento do primeiro, tem utilizao privilegiada nos campos de cereal, nas vinhas e terras de rvores frutcolas. Na fertilizao das terras tambm so utilizadas, mas de forma marginal, as cinzas. 4. O calendrio agrcola O calendrio agrcola que aqui apresentamos foi-nos fornecido por agricultores da aldeia, os Srs. Fernando Janeiro, Antnio Moreno e Carminda Leonor (com a anuncia de outras pessoas locais), que nos alertaram para a possibilidade de as condies meteorolgicas levarem sua alterao. No mencionamos as produes ou culturas marginais. O calendrio contm as culturas principais, em especial as sementeiras, aquelas que, em nosso entendimento, modelam o carcter da aldeia e das suas gentes. Por esta razo, achamos que o cultivo dos cereais merece uma explicao adicional. O trigo, o centeio, a aveia e a cevada so cultivados segundo o sistema de afolhamento bienal. A terra, em pousio durante um ano, a partir de meados de Fevereiro, princpios de Maro lavrada pela primeira vez (a decrua). Em seguida, agradada com uma grade, lisa de ambos os lados, para a destorroar. Em Abril lavrada e agradada pela segunda vez (a vima), no sentido perpendicular ao da decrua. Em Maio h ainda uma terceira lavra: a tera ou traa. A partir de meados de Setembro at finais de Outubro lavra-se e agrada-se novamente e, finalizado este trabalho, lana-se a semente terra transportada pelo lavrador num saco ao ombro ou num balde e espalhada de forma apropriada: mais bastamente o centeio; menos concentrado o trigo. Neste mesmo dia, espalha-se o adubo pela terra e lavra-se35 de novo, para cobrir a semente. Alguns meses depois, quando o cereal comea a ficar crescido, aduba-se de novo a terra e arica-se, a fim de encostar a terra ao cereal (para o proteger) e endireitar os regos, com um arado sem orelheiras 36. Em Maio monda-se o cereal, com excepo do centeio, para lhe retirar as ervas daninhas. A partir de meados de Julho processa-se a segada (ceifa), seguindo-se a acarreja do cereal para a eira.

35 36

Maria dos Anjos Veiga Jorge, Freixo Sentido. Po Vivido, pp. 96-97. Maria dos Anjos Veiga Jorge, ob. cit., p. 97.

29

30 O milho no tem grande relevncia na aldeia, no entrando sequer nos hbitos alimentares dos seus habitantes (a broa no se fabrica nem se consome). Regra geral, apenas as pessoas que tm vacas ou ovelhas o cultivam parcamente. A sementeira do milho faz-se nos meses de Maio e Junho, colhendo-se em finais de Setembro. Calendrio Agrcola*
Ms Plantas Abbora Alface Alho L Aveia L S Batata L Cebola S Centeio L Cenoura Cevada Couve Penca Ervilha L Fava L Feijofrade Feno Grode-bico Melancia Milho Nabo C Pepino S Pimento Tomate Tremoo Trigo S S L L L L M PL PL C C C C C C C C C S S S S L S C L No tem sementeira. L L S S S S C S C C C C C C C a erva dos lameiros. S C L C S S PL C S S C C C L Reg. C Reg. S S C S Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

A sementeira pode fazer-se em qualquer altura do ano

A sementeira pode fazer-se em qualquer altura do ano. Poucas pessoas cultivam esta planta hortense. L L S C S S S S C S

Diviso do ms C Colheita; L Lavra; M Monda; PL Plantao; Reg. Regadio; S Sementeira *Adoptmos, com as necessrias adaptaes, o quadro do calendrio agrcola do Dr. Armindo dos Santos para a aldeia de Chos (Fundo), em Heranas Estrutura Agrria e Sistema de Parentesco numa Aldeia da Beira Baixa.

30

31 5. Modos de explorao da terra A maioria dos residentes explora as suas prprias terras sem recurso a mo-de-obra exterior famlia nuclear. H, no entanto, residentes que, por no possurem bestas ou tractores, pagam a quem lhes lavra os campos. Nem todos os aldees dispem de terras em quantidade e qualidade suficientes para desenvolverem as actividades agrcola e afins. Por esta razo, alguns criadores de gado tomam de renda37 terras de pasto e terras onde semeiam cereais para complementar a alimentao dos animais. De igual modo, os residentes que no possuem terras hortcolas procuram trazer de renda estas propriedades ou contratualizam parcerias (de meias ou de teras) com os proprietrios. Recentemente, devido aos custos de mo-de-obra, alguns proprietrios no residentes cedem de usufruto as suas terras, recebendo apenas como pagamento o tratamento das mesmas. 6. Edifcios agrcolas Os palheiros so os edifcios agrcolas mais antigos e caractersticos de Fornos. Situam-se na parte cimeira do aglomerado populacional, de um e outro lado da estrada nacional, de forma quase compacta. H umas dcadas atrs, estes edifcios ficavam fora do povoado. No presente, com algumas poucas excepes, devido ao crescimento da aldeia, eles esto integrados no povo. Em frente dos palheiros, pelo lado da porta, h um espao trreo, propriedade comunal38, as eiras. A partir do momento em que a segada comeou a ser feita pelas ceifeiras debulhadoras, as eiras perderam significativa importncia. Porm, elas j foram o palco privilegiado das actividades ps-ceifa: recebiam o cereal acarrejado, formando mornais, que era malhado, trilhado, esparvado (actividade que consistia em separar o gro das praganas) e metido em sacos. A palha era guardada nos palheiros para alimento e cama dos animais (bestas, ovelhas, cabras, vacas, porcos e aves de capoeira); servia tambm para estrume. Para alm da palha, do cereal, das batatas, das azeitonas, do tanque para pisar uvas, das tulhas e das alfaias agrcolas, nos palheiros guarda-se lenha, gado e, mais recentemente, galinhas e porcos. Em muitos palheiros (hoje ainda se encontram) havia teares, onde as mulheres teciam mantas de l, sacos de algodo, passadeiras e tapetes de l e linho. Em Fornos tambm se cultivava o linho. Hoje (...) abriram-se largas portas e guarda-se l o tractor e, algumas vezes, o carro ou a carrinha39. Pequenas pedras no emparelhadas, de rochas diversas, sabiamente dispostas umas sobre as outras, traves de pinho, olmo ou choupo e palha de centeio como cobertura eram os materiais usados neste tipo de construo. Com linhas arquitectnicas unitrias, estes palheiros apresentam diversidade de tamanhos. Em geral, tm uma nica diviso (alguns pastores transforma[va]m-na,
37
38

A renda nem sempre pecuniria. Por vezes, o pastor paga em queijos. As eiras so propriedade comunal ou propriedade da Junta de Freguesia? Parece-nos que seria til definir, em termos precisos, propriedade comunal e propriedade da Junta de Freguesia: o interesse colectivo pode no comportar a alienao do seu patrimnio. 39 Antnio Pimenta de Castro, Os Palheiros de Fornos, p. 40.

31

32 atravs de cancelas, em duas: uma para o gado e outra para a palha). Dispem apenas de uma porta e no tm janelas40. Na actualidade, todos os palheiros tm telhado de duas guas (telha industrial), havendo alguns novos construdos com blocos de cimento, tijolos e argamassa. Os palheiros, regra geral, esto separados uns dos outros (40 cm ou mais) para facilitar o escoamento das guas pluviais. Ainda existem cerca de 190 palheiros41. H algumas dcadas atrs, todos os palheiros da aldeia estavam colmados com palha de centeio A tcnica de colmar em Fornos -nos explicada por Ernesto Veiga de Oliveira 42 e Antnio Pimenta de Castro. Este autor descreveu-a assim: Em primeiro lugar preparavam a respectiva palha centeia em lenol, depois molhavam-na para melhor ser trabalhada. Em seguida estendiam-na ao longo das duas vertentes do palheiro, em diferentes direces. A preparao do cume era o mais importante. No cume primeiro preparavam o morto que um grosso cordo de palha enrolada, do comprimento do cume do palheiro. Em seguida preparavam as tesouras, que eram pequenos feixes de palha do colmo amarradas perto do couce, com as palheiras abertas (escarranchadas) metade para cada vertente, encalcando-as para baixo. Estas tesouras tinham a misso de segurar o morto, juntamente com umas estacas aguadas e tambm lhe punham uma pedra de onde em onde, para melhor este cume ficar seguro, no esquecendo as palheiras que tambm eram importantes, mantinham as tesouras bem apertadas, davam algumas duas voltas sobre si e dobravam as pontas para trs, mantendo-as por baixo deste para no apodrecerem to facilmente. A estes telhados de colmo chamavam colmaos. As beiradas do colmao eram (muitas vezes) seguras com pedras43. 7. Alfaias agrcolas 7.1. Arados Nem todos os residentes na aldeia so proprietrios de bestas, mas aqueles que as possuem tm um ou dois arados rudimentares, maioritariamente de tipo radial, para lavrar a terra. Os arados no so todos iguais. O arado puxado por uma s besta (arado escachado) difere do que puxado por dois animais. O primeiro constitudo por duas varas ladeiam o dorso da besta -, presas s duas argolas das extremidades da canga; o segundo constitudo por uma nica pea de madeira, comprida (o timo), ligada ao jugo (canga de duas bestas) atravs de uma argola de madeira (a trasga). O arado, de uma e de duas bestas, constitudo ainda pelas seguintes partes: a) Relha: pea metlica que encaixa na parte inferior da rabela. Serve para rasgar a terra;
40 41 42 43

Na actualidade h palheiros adaptados a outros fins com uma ou duas janelas. A nossa contagem confirma a efectuada pelo professor Antnio Pimenta de Castro, ob. cit., p. 37. Fernando Galhano et alii, As Construes Primitivas em Portugal, pp. 297 e 298. Antnio Pimenta de Castro, ob. cit., pp. 42 e 43.

32

33 b) Orelheiras: peas de madeira que encaixam na relha - ladeiam a rabela -, estando ligadas pelo pespeneiro; c) Pespeneiro: ferro que atravessa a rabela e segura as orelheiras; d) Rabela: pea do arado onde se mete a relha; e) Rabia: pea de madeira, curva, ligada ao rabo e mozeira. Observao: por vezes, a rabela e a rabia formam uma nica pea; f) Rabo: parte superior do arado, entre a rabela e a mozeira; g) Ateir: barra com orifcios, atravessando a rabela e a vara, nos quais se enfia a tesa; h) Tesa: anilha ou chaveta de ferro que aperta a ateir; i) Varas: peas de madeira (varas) do arado escachado que servem para o ligar ao animal; j) Calo: pequena pea de madeira, triangular, que separa as varas e as torna mais resistentes; k) Timo: vara do arado de duas bestas, comprida, a que atrelam os animais; l) Mozeira ou punho: parte superior do arado que o lavrador agarra com a mo, para o conduzir.

Arado de duas bestas

7.2. Canga Objecto de madeira, que se coloca sobre a belfa, com duas argolas nas extremidades, ao qual se prende o arado de uma s besta. 7.3. Jugo Em Fornos, chama-se jugo canga de duas bestas. Neste caso, o arado preso ao centro do jugo atravs de uma argola de madeira (a trasga). 7.4. Balancim

33

34 Objecto de ferro, em forma de arco, com duas argolas nas extremidades e um gancho ao centro. Nas argolas prendem-se as cordas que se atam canga. No gancho prende-se a grade. 7.5. Grade Instrumento agrcola de madeira, mais ou menos rectangular ou quadrado, que serve para agradar (alisar) a terra. constituda por dois barrotes de madeira, ligados por quatro travessas. Em Fornos, a grade lisa de ambos os lados. A grade de dentes, usada noutras localidades de Trs-os-Montes, no conhecida. 7.6. Albarda uma espcie de sela, cheia de palha. 7.7. Belfa A belfa uma espcie de almofada de proteco do cachao da besta. 7.8. Arroche Pau curto e curvo com que se apertam as cordas que ligam a carga ao animal, passando por baixo da barriga deste. 7.9. Espalhadoira Utenslio de metal ou de madeira, em forma de garfo, com cabo de madeira, tambm conhecida por forquilha, que serve para apanhar e espalhar o estrume ou para carregar o feno e a palha para o palheiro.

7.10. Trilho Objecto de madeira, com serras metlicas na parte inferior, que servia para trilhar o cereal. 8. A pecuria A pecuria, em Fornos, est estreitamente associada ao solo. As ovelhas tiram a sua subsistncia essencial directamente do meio onde vivem, visto se adaptarem com relativa facilidade s variaes da produo vegetal e s disponibilidades forrageiras. Sem dvida que este sistema extensivo, implicando grandes extenses por cabea de gado44 beneficia da existncia de abundantes baldios e, sobretudo, de mltiplos campos agrcolas abandonados (cobertos de vegetao rasteira e de arbustos), aos quais os pastores tm, por tradio, livre acesso. S em Veres muito secos, agravados pelos incndios, aquando do regresso das ovelhas ao palheiro, h necessidade de reforar a sua alimentao, atravs de reservas de batatas, trigo, milho, etc.
44

Gado , em Fornos, sinnimo de rebanho de ovelhas. O rebanho de cabras designado cabrada.

34

35 Para alm da l, do leite e da carne (consumida essencialmente em datas festivas), as ovelhas produzem estrume, essencial para a fertilidade das terras. H sete pastores na aldeia, donos dos seus prprios rebanhos. Em relao ao gado vacum, h apenas um pequeno criador de vacas (leiteiras), proprietrio de oito animais. Muitas famlias nucleares tm um ou dois porcos, criados em pequenas pocilgas junto das habitaes, nos quintais e nos palheiros - , que matam no ms natalcio. No h criadores de porcos para o mercado. A alimentao dos porcos baseia-se nos produtos agrcolas sazonais (castanha, nabos, frutas, etc.) e na vianda45. O porco j no tem a importncia de outrora, devido ao aumento do consumo de carne fresca proporcionado pela substancial melhoria do nvel de vida dos residentes. No entanto, continua a ser uma importante reserva de carne (salgada e de fumeiro), consumida de modo parco ao longo do ano.

45

Restos de alimentos (cascas de batatas, etc.), nabos, farelos, etc., cozidos numa caldeira.

35

36 Captulo III Algumas Tcnicas de Cultivo 1. A apanha da amndoa A amndoa molar (designa-se assim, porque tem a casca mole e susceptvel de se partir com a mo), atinge a sua maturao em finais de Agosto, princpios de Setembro. As outras variedades s a alcanam em finais de Setembro. nestes meses que se efectua a sua colheita. A apanha da amndoa faz-se de dois modos: mo, uma a uma, se as amendoeiras so pequenas; atravs de varejamento, se as amendoeiras j tm um tamanho razovel. Neste ltimo caso, colocam-se lonas (mantas grosseiras) por baixo das rvores e, com uma vara comprida, bate-se nos diferentes ramos para que as amndoas caiam nelas. Aps o varejamento, recolhem-se as lonas pejadas de amndoas e despejam-se em baldes, que, por sua vez, so despejados em sacos. As amndoas que caram fora das lonas so apanhadas mo, uma a uma. Realizada a colheita, a amndoa partida para lhe ser retirado o gro (que se vende a comerciantes no locais), aproveitando-se a casca para queimar na lareira. As amendoeiras so podadas em Outubro, a fim de garantir a produtividade futura e a facilidade da colheita. 2. A apanha da azeitona A azeitona verde, j devidamente desenvolvida, apanhada (em pequenas quantidades) no ms de Novembro. Alguma desta azeitona talhada (cortada com trs ou quatro golpes) e metida em alguidares de gua, que se muda com frequncia, a fim de ser curada rapidamente. A azeitona restante (a parte maior) metida, inteira, em talhas (de barro, de plstico ou de lato) e coberta de gua, qual se acrescenta um punhado de sal, louro, cascas de limo e carqueja. Estas talhas so tapadas durante alguns meses, at a azeitona estar em condies de ser consumida. A azeitona preta (madura), destinada ao azeite e conserva industrial, colhida em Dezembro. Os processos usados na apanha da azeitona so dois: 1. ripagem com as mos puxam-se as azeitonas ao longo dos ramos fazendo-as cair em baldes ou em cima das lonas, colocadas por baixo das oliveiras; 2. varejamento tcnica similar utilizada para a colheita da amndoa. Finda a apanha da azeitona, transporta-se em cabazes, que depois de pesada, vendida por atacado ou transportada para os lagares das aldeias vizinhas. Por vezes, os produtores no encontram compradores imediatos da sua produo. Neste caso, despejam a azeitona em lagares (tanques de cimento, no interior das habitaes ou nos palheiros), acrescentam-lhe gua e aguardam a chegada do comprador. Em Fevereiro/Maro faz-se, regra geral, a limpa (poda) das oliveiras. Todavia, esta pode ser feita em qualquer altura. Se for feita em Maio, diminuem os rebentos, a oliveira produz menos, mas a azeitona maior tem ainda a vantagem de tornar desnecessria a poda no ano seguinte. 3. A apanha da castanha Quando os ourios abrem e as castanhas atingiram plenamente a maturao (finais de Outubro), elas caem com naturalidade no solo. Todavia, no caem todas ao mesmo

36

37 tempo, nem num s dia. Assim, de dois em dois dias, at cada das ltimas castanhas, os produtores apanham-nas para baldes e, em seguida, despejam-nas para sacos. Os donos de castanheiros, possuidores de um ou dois porcos, guardam uma parte das castanhas para alimentao destes animais. Quem no tem porcos fica apenas com uma pequena quantidade para autoconsumo. A parte restante vendida a forasteiros, particulares ou comerciantes. A deficiente adubao dos soutos, a inexistncia de regas e a variedade da castanha (muito saborosa, mas de calibre pequeno) fazem com que os preos desta sejam mais baixos do que os praticados no mercado para outras variedades. 4. A vindima A vindima em Fornos efectua-se em finais de Setembro, princpios de Outubro. Os vindimadores, homens e mulheres, munidos de facas e tesouras de podar, cortam os cachos de uvas pelo pednculo e depositam-nos em baldes ou em cestas de vime. Quando cheios, despejam-nos em cabazes, previamente distribudos pelas valadas da vinha, e transportam-nos para a carroa ou para o atrelado do tractor. Daqui vo para a adega do agricultor (salvo se forem vendidas a cooperativas vincolas ou a particulares), onde so despejados no lagar neste caso as uvas so pisadas ou no esmagador (manual ou elctrico). A pisa das uvas feita por homens que, descalos, as vo esmagando at as transformarem em mosto e o lquido comear a fermentar. A pisa pode repetir-se diariamente, por uma ou duas horas, durante dois a trs dias, ou ser substituda pela batida do vinho com um rodo (tbua pequena, mais ou menos rectangular, com um cabo de madeira), durante cinco a seis dias, at este levedar. Quando o vinho j est devidamente levedado, tira-se a rolha de madeira do cano do lagar, recolhe-se em cntaros de folha ou em jarros de plstico e despeja-se em pipas, onde ferve, at ficar claro e lmpido. 5. A seca (secagem) dos figos Os figos, depois de colhidos, so colocados em plsticos ou em lonas, nos quais se espalha previamente palha, e expostos ao sol para secarem. A estas lonas de figos chamam os locais passeiras. Uma vez secos, os figos so guardados em pequenos sacos de tecido e consumidos ao longo do Inverno. Para tirar a humidade aos figos e evitar que estes sejam facilmente atacados pelo bicho, h quem os polvilhe de farinha. 6. A seca das vasas Ao feijo-verde chamam em Fornos vasas. As vasas so colhidas ainda verdes, mas j com o feijo grado. Partem-se mo em vrias partes, feijo a feijo, e expem-se ao sol, em plsticos ou em mantas, para secarem. Depois de secas (vasas secas) so guardadas em sacos de sarapilheira e, aps serem submetidas demolha, consumidas no Inverno (preferencialmente). As vasas secas comem-se cozidas, regadas com azeite e acompanhadas de carne de porco salgada (demolhada). 7. A rega (irrigao) das terras

37

38

Os diversos lenis freticos existentes na aldeia so de extrema importncia para a produtividade agrcola. A gua deles proveniente d origem a pequenos ribeiros e poos, permitindo que as mltiplas culturas, principalmente as hortcolas, nos veres mais secos, recebam a quantidade lquida indispensvel ao seu desenvolvimento. Em Fornos h os seguintes ribeiros: a) Fonte da Moura Vai desde NNO da antiga linha da CP (j desmantelada) at estrada nacional, junto da casa do Sr. Cal. Permite a irrigao, de um e outro lado das suas margens, de cerca de 9 000 metros quadrados de terras; b) Carreiro No verdadeiramente um ribeiro, mas sim o prolongamento do ribeiro da Fonte da Moura. Comea na estrada nacional, passa pelo largo do Portoleiro e acaba nas Lamelas, podendo irrigar cerca de 12 000 metros quadrados de terras46; c) Pesteves Desde a sua nascente at propriedade do Dr. Pinto (junto da Escola Primria) os Pesteves irrigam cerca de 300 000 metros quadrados de campos agrcolas. o ribeiro mais importante da aldeia: a maior parte das melhores hortas de Fornos deve-lhe a excelncia das suas batatas e dos seus legumes; d) Chido O ribeiro parte da fonte do Chido, atravessa a Trena, e alcana as terras da Sra. Jlia Pena, irrigando cerca de cinquenta mil metros quadrados de solo arvel; e) Salgueira Situado a Nordeste da aldeia, junto da antiga linha frrea, permite irrigar cerca de seis mil metros quadrados de hortas e tapadas; f) Ferrarias O ribeiro parte das Ferrarias e acaba na Albagueira, junto do pomar do Sr. Jos Abel, irrigando, aproximadamente, 250 000 metros quadrados de terras; g) Ribeiro Porto Comea nos Chozinhos, junto da Canada dos Espinhos, e vai at um pouco alm do Poo dos Infernos, permitindo a rega de 600 000 metros quadrados de solos agrcolas; h) Audas Irriga cerca de 40 000 metros quadrados de terras. Comea junto do lameiro do Sr. Acacinho Oliveira e vai at ao cho (parcela de terreno) do falecido Sr. Casimiro; i) Arcal Nasce junto s Audas e acaba no Velho Vai. Irriga cerca de 12 000 metros quadrados de terras. A gua destes ribeiros canalizada para as parcelas de terreno de cada agricultor atravs de augueiras (regos). As augueiras mais afastadas do aglomerado populacional so ainda de terra, mas as que se situam dentro ou perto deste (Fonte da Moura, Carreiro, Pesteves e Trena) apresentam regos cimentados. As vantagens dos regos cimentados so evidentes: aumentam o caudal de gua, visto impedirem que parte dela seja absorvida no seu percurso pela terra; diminuem a necessidade da sua limpeza. A irrigao dos campos agrcolas, em particular das hortas e das cortinhas, faz-se de modo organizado. Os donos das parcelas agrcolas a irrigar renem-se e acordam a
46

As medidas no so exactas. Foram calculadas a olho por residentes experientes e profundos conhecedores do termo de Fornos.

38

39 partilha da gua, escolhendo por sorteio quem inicia o primeiro turno. Estabelecem tambm o nmero de horas de rega que cabem a cada parcela de terra. Em anos de grande abundncia de gua no h um apertado controlo das horas de rega, pelo que os donos das maiores parcelas de terra usam-na sem parcimnia. Quando o dono de uma horta acaba a rega deve dar conhecimento do facto pessoa que se segue. Em anos menos secos, em que h muita gua, cada parcela de terra hortcola regada quatro a seis vezes por ms; quando a gua escasseia h apenas duas a trs regas mensais. nesta altura que podem surgir algumas dissenses entre os utilizadores da gua, pretendendo os detentores de parcelas de terra menores que os donos das maiores reduzam o seu tempo de rega. Algumas dcadas atrs, os conflitos das partes interessadas na utilizao da gua eram dirimidos pelos membros da Junta de Freguesia. Presentemente, esses desentendimentos so raros, pelo que a autarquia est livre de uma arbitragem indesejada. A limpeza dos ribeiros feita pelos donos dos prdios confinantes ou por jornaleiros por eles contratados, em regra, anualmente. Neste ltimo caso, as despesas inerentes sua contratao so divididas pelos respectivos donos, mais ou menos proporcionalmente dimenso das suas parcelas de terreno junto s margens do ribeiro. Os poos no abundam na aldeia (comparativamente com a maioria das aldeias do concelho), mas existe uma forte tendncia para o seu aumento. A profundidade da maioria dos poos no ultrapassa os quatro ou cinco metros. As pessoas que os possuem utilizam-nos como alternativa ou como complemento irrigao proporcionada pela gua dos ribeiros. No primeiro caso, dada a significativa distncia entre as terras agrcolas e o percurso normal dos ribeiros, a gua dos poos a nica fonte de irrigao importa, no entanto, sublinhar que, nalguns casos, a gua que deles brota escassa, precisando de vrios dias de descanso, aps cada rega, para voltarem a encher. Por esta razo, predominam as pequenas hortas, notando-se nelas a ausncia da cultura da batata. No segundo caso, a gua dos poos usada na rega da horta, especialmente das plantas que precisam diariamente dela, como forma de suprir a escassez de gua dos ribeiros. Para a tiragem da gua dos poos usam-se os seguintes meios: - Uso do balde ou do garavano: ata-se uma corda a um balde, lanando-se este no poo. Com um pequeno gesto faz-se mergulhar o balde na gua. Quando cheio, puxa-se a corda a pulso at o apanhar. De seguida, despeja-se a gua nos regos das plantas (situados nas imediaes do poo) e repete-se a operao tantas vezes quantas as necessrias; outro processo de tiragem da gua, em poos largos, a utilizao do garavano (espcie de balde de lata, com um cabo de madeira); - Uso de motores de rega: so motores de ignio por fasca em que a inflamao da mistura de ar e combustvel (gasolina) assegurada por uma fasca elctrica produzida por uma vela de ignio. Estes motores, dotados de uma mangueira que se introduz nos poos, uma vez accionados, tm a faculdade de bombagem da gua neles acumulada directamente para a terra a irrigar e/ou para tanques de cimento (reservatrios de gua). - Uso da bomba manual: eleva-se a gua dos poos atravs da compresso do ar, com movimentos oscilatrios ascendentes e descendentes do brao da bomba; - Uso combinado da fora braal e da oscilao do vaivm (constitudo por uma vara de madeira, em posio vertical, enterrada no solo, com a extremidade superior bifurcada a receber uma outra vara, em posio oblqua atravessada por um ferro que assenta naquela -, com uma pedra pesada presa na extremidade inferior a servir de contrapeso. Na extremidade superior desta vara, uma pequena corda faz a ligao a outra vara mais pequena e verticalmente posicionada): um

39

40 balde pendurado na extremidade inferior da vara; ao puxar-se esta na direco do fundo do poo o balde enche-se. Enquanto o balde no se encher, o contrapeso ter tendncia para o fazer subir. Uma vez cheio, ser necessrio fazer um esforo, em sentido contrrio, para o obrigar a subir; mas este esforo ser facilitado pelo contrapeso, cuja aco ter tendncia para diminuir e anular-se, em seguida, medida que o balde cheio se aproxima da superfcie do poo. (...) Em seguida o balde despejado [noutro balde, em cima de uma pedra ou directamente no rego] (...) e o brao volta posio de repouso graas ao contrapeso, antes de recomear um novo movimento em direco ao fundo do poo47.

Pequena horta, fora da povoao, com vaivm.

47

Armindo dos Santos, Heranas Estrutura Agrria e Sistema de Parentesco numa Aldeia da Beira Baixa, p. 89.

40

41 Captulo IV Profisses populares

1. Barbeiro H dois barbeiros (irmos) na aldeia. Cada um deles desenvolve a actividade em part time. Ambas as barbearias esto instaladas numa pequena divisria da casa de habitao de cada barbeiro. Para clientes mais exigentes do que os locais, as instalaes no primam pelo conforto e pela profilaxia (uma delas situa-se mesmo ao lado do estbulo), mas servem perfeitamente as necessidades da maioria dos residentes. Os utenslios e os produtos usados pelos barbeiros da aldeia so os seguintes: cadeira de madeira (com ou sem braos), tesoura, pente, mquina de cortar o cabelo, estancador (para estancar o sangue de eventuais pequenos cortes), pedra-lume e vaporizador de lcool. No momento da nossa investigao (Agosto de 2002) o preo de cada corte de cabelo era de dois euros. 2. Cabouqueiro O poder local tem ao seu servio dois cabouqueiros (um homem e uma mulher) residentes em Fornos, que realizam uma multiplicidade de tarefas (abertura de valas, escavaes diversas, etc.). 3. Calceteiro O calceteiro um assalariado que assenta a calada, justapondo pedras (paraleleppedos) e/ou seixos. Por vezes, realiza trabalho de mosaico nos passeios. Na aldeia h um jovem calceteiro trabalha sob a direco da Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta. s suas mos se deve o empedramento do espao exterior da Associao Desportiva e Cultural de Fornos. 4. Cantoneiro O cantoneiro um operrio encarregado da boa manuteno das ruas e caminhos, das valas e da limpeza dos arruamentos. Em Fornos h dois cantoneiros e duas cantoneiras, sob a superintendncia da Cmara Municipal concelhia e da Junta de Freguesia local. 5. Capador Os animais no destinados reproduo, particularmente os do sexo masculino, em regra, so capados (castrados), porque deste modo prestam melhor as outras funes a que se destinam. Em Fornos, a castrao dos animais assegurada por um capador (castrador) profissional. Ele capa, sobretudo, machos (para ficarem mais dceis), ces e porcos (para que, aps a matana, a sua carne seja mais saborosa). A castrao pode fazer-se em qualquer altura do ano, mas parece haver vantagens da sua realizao no Outono ou na Primavera. Embora no haja limite de idade para esta

41

42 operao, os riscos que lhe so inerentes diminuem se ela se efectuar nos primeiros anos de vida do animal. A tcnica utilizada pelo capador local designada por castrao volta. Ele no utiliza o processo de inciso de tecidos, apesar de saber aplic-lo, porque o acha mais perigoso. A castrao volta pode efectuar-se a testculo descoberto ou a testculo coberto em ambos os casos com aplicao de talas. Este ltimo processo s utilizado em situaes mais melindrosas. Segundo as palavras do capador local, a castrao (do porco) segue os seguintes trmites: vrios homens seguram o animal. Cortam-se os gros, que tm de levar umas quatro voltinhas a torcer os cordes para no haver hemorragias. Se cortarem o vu no h salvao. Aos cordes amarrado um fio de algodo branco embebido em azeite e pem-se-lhe umas talas de madeira. Quando murcham tiram-se as talas e cortam-se. Este profissional capa, em Fornos e noutras localidades, cerca de doze porcos por ano. 6. Costureira A nica costureira local trabalha por conta prpria. No tem muitos clientes, dado o reduzido nmero de residentes e a concorrncia dos mercados das aldeias e vilas vizinhas. Contudo, vai fazendo pequenos trabalhos ocasionais de costura: arranjo de calas, de saias, fabrico de cortinados, etc. 7. Coveiro Na aldeia de Fornos h dois coveiros que trabalham em parceria. O trabalho deles consiste em abrir as sepulturas, colocar e cobrir com terra as urnas, desviar e colocar as campas. Os instrumentos de trabalho utilizados para esse efeito so: a p, a enxada e o ferro (com duas pontas aguadas). As sepulturas, de acordo com o tamanho das urnas, podem ter as seguintes medidas: 1,70 m, 1,75 m e 2 m. Para abrir e tapar cada sepultura, os coveiros cobravam, em 2002, 150 euros; levavam, contudo, 200 euros se este trabalho fosse acompanhado do afastamento e/ou da colocao da campa. 8. Enxertador A funo do enxertador , sobretudo, melhorar a qualidade das rvores frutcolas, atravs de uma operao que consiste em inserir um rebento de uma planta noutra planta, sobre a qual aquele continua a viver e a desenvolver-se, por forma a obter as caractersticas da rvore da qual o rebento foi retirado. De acordo com as informaes que nos prestaram alguns enxertadores locais, h as seguintes modalidades de enxertia: borbulha, anel, prumo, placa e mesa. A enxertia tem de respeitar especiais cuidados, no podendo ser efectuada quando h geadas. 9. Ferrador Natural da freguesia vizinha, Lagoaa, o ferrador local, o Sr. Manuel Ferreira, por alcunha Ferrador, veio residir para Fornos na dcada de 60. A escolha desta aldeia

42

43 para domiclio permanente no foi feita de modo arbitrrio: nos anos 60 do sculo passado havia aqui perto de 250 bestas e nenhum ferrador, enquanto em Lagoaa tinha de enfrentar a concorrncia de trs colegas de profisso mais experientes do que ele. Nessa poca cobrava a cada cliente, por cada par de patas ferradas, trs alqueires de trigo ou, em alternativa, 160 escudos actualmente cobra 12,50 euros. Para ferrar uma besta preciso prosseguir as seguintes etapas: descascar, com um formo ou uma faca bem afiada, o casco; colocar no casco a ferradura e pregar nela os respectivos pregos (seis nos burros e oito nas guas) os pregos devem atravessar o casco obliquamente, com a ponta dobrada para fora, a fim de no ferir a pata do animal; em seguida, ajusta-se a ferradura ao casco, limando-a com uma grosa. Embora hoje no seja usual na aldeia ferrar as vacas, o Sr. Manuel ainda vai ferrando algumas noutras aldeias onde os seus servios so requeridos. A ferragem das vacas implica cuidados redobrados. Junto a um tronco colocam-se seis a oito paus espetados na terra (espeques). Coloca-se uma jogueira frente da vaca, para a jungir e a impedir de escornear. Levantam-se, ento, as patas dianteiras da vaca e ferram-se. Cada pata leva duas ferraduras, designadas canelos. Os canelos so unidos por um gancho e um encalhe por trs da pata.

Ferrador, ferrando uma mula.

10. Ferreiro Outrora existiam em Fornos trs forjas de ferreiro. Hoje h s uma, mas j no funciona em pleno, nem nos mesmos moldes. A forja uma espcie de oficina, instalada num imvel rstico, de paredes granticas (pequenas pedras sabiamente dispostas umas sobre as outras por pedreiros locais) no rebocadas. No essencial, a forja tradicional constituda por uma espcie de forno a carvo, um grande fole para avivar a chama do carvo, uma tenaz para segurar o ferro incandescente, uma safra de razovel dimenso colocada em cima de um grosso toro de madeira, uma pia de temperar o ferro, um barroquim (berbequim) manual, uma mquina de rabitar, uma serra de ferro e diverso tipo de chaves de aparafusar.

43

44 Segundo o nosso informador, o Sr. Antero Aires, o trabalho que realizava como ferreiro, nos anos sessenta, consistia em fabricar e consertar as relhas e as enxadas dos agricultores - este trabalho era normalmente feito por duas ou trs pessoas: uma segurava com a tenaz o ferro incandescente e as restantes batiam-no alternadamente. Era uma actividade penosa, sobretudo de Vero, pois o calor da forja era muito intenso e sufocante. Trabalhava mais de oito horas por dia, recebendo anualmente um alqueire 48 de po (centeio) por agricultor que recorria aos seus servios. Na actualidade, a forja do Sr. Antero Aires nico ferreiro da aldeia apresenta pequenas inovaes tecnolgicas: um aparelho de soldar elctrico, um compressor, um berbequim de martelo, uma tarracha de enroscar os tubos e, em substituio do fole, uma mquina elctrica para manter a incandescncia do carvo. Com setenta e dois anos de idade, o ferreiro local j no se dedica ao fabrico e arranjo de relhas: em primeiro lugar, porque uma actividade pouco lucrativa - visto no lhe ser possvel competir com as oficinas modernas, tecnologicamente avanadas -, no compensatria do enorme esforo despendido; em segundo lugar, porque a maioria da populao cultiva a terra com tractores os aldees que ainda cultivam a terra com os arados tradicionais compram as alfaias agrcolas indispensveis nos vrios mercados da regio, particularmente nas vilas de Mogadouro e de Torre de Moncorvo -, no necessitando de relhas; finalmente, e esta a principal razo, porque a opo que fez pela construo de varandas, portas e portes de ferro lhe garantem, com menos horas de trabalho e de esforo fsico, um rendimento superior. 11. Merceeiro Em Fornos h trs pequenas mercearias, entre seis a vinte metros quadrados, designadas localmente de sotos (pronuncia-se stos), mas s duas delas esto em pleno funcionamento. Nestes estabelecimentos comerciais possvel encontrar, para alm de produtos alimentares de consumo corrente (caf, acar, po, etc.), pregos, parafusos, facas, panelas, cordas, velas, tintas, cola, adubos, pesticidas, etc. A mercearia melhor equipada dispe apenas de uma arca frigorfica, um pequeno balco frigorfico, uma mquina de cortar fiambre, uma balana comercial e uma mquina registadora. As trs mercearias so dirigidas exclusivamente pelos seus proprietrios, pois a exiguidade da actividade comercial no justifica a contratao de assalariados. Com excepo dos clientes ocasionais e um ou outro residente, a maioria dos consumidores no paga a pronto as compras efectuadas: leva a mercadoria e paga apenas no final de cada semana ou no fim do ms. Por esta razo, o merceeiro assenta as dvidas no seu prprio livro e no livro do cliente. 12. Pastor H sete pastores na aldeia, donos dos seus prprios rebanhos: os Srs. Adriano Janeiro (Albano), Antnio Vicente, Fernando Leonor (Rainho), Francisco Albagueira, Maria Moreno Pena, Manuel Felgueiras e Porfrio Gabriel, tendo cada um deles, em Agosto de 2002, respectivamente, 115, 111, 140, 30, 120, mais de 20049 e 94 ovelhas.

48
49

Em Fornos, o alqueire correspondia a 12 litros.

No nos foi possvel saber o nmero exacto de ovelhas do Sr. Manuel Felgueiras. Os restantes pastores estimam que possua entre duzentas e trezentas.

44

45 Tal como pudemos verificar 50, a vida de pastor no fcil. A sua faina quase no permite um dia de descanso. Ele trabalha de segunda-feira a Domingo, incluindo feriados e dias festivos, percorrendo uma distncia diria de 16 a 20 km. No Vero, o pastor comea o seu dia de trabalho entre as 5 h e as 5,30 h, no momento em que abre a porta do palheiro (aguardado pelos seus ces) e as ovelhas51 saem dele precipitadamente e, parecendo conhecer as intenes do pastor, tomam a direco das terras de pastoreio. O pastor coloca-se ento frente do seu rebanho e munido de uma calagoia vai cortando um ou outro arbusto que lhe surge no carreiro, levando as ovelhas para os locais pretendidos, nos quais faz curtas paragens de pasto - a paragem menos curta feita quando o pastor come o taco (pequena refeio) que leva no sarro , seguindo um percurso de retorno aldeia. Por volta das 10,30/11 h as ovelhas recolhem ao palheiro. tardinha, desde as 17 h at s 21,30/22 h, o rebanho levado novamente a pastar. No Outono, no Inverno e parte da Primavera a vida do pastor ainda mais difcil, devido s intempries que assolam a aldeia. Como o dia tem menos horas de luminosidade, o horrio de pastoreio reduz-se a um turno, que vai desde as 8,30/9 h at s 16/17 h. Mas o trabalho do pastor no acaba aqui, pois nos meses de Dezembro e de Maro/Abril, quando parem as ovelhas, preciso despender mais uma ou duas horas de ordenha.

Rebanho pastando na zona da serra forneira

13. Pedreiro O pedreiro um operrio que trabalha em alvenaria, que constri exclusivamente casas de pedra. Nesta acepo, h, em Fornos, apenas trs pedreiros dois deles j no desenvolvem a actividade e o outro raramente a pratica, devido idade avanada de todos eles -, embora haja mais alguns operrios da construo civil capazes de, quando solicitados, erguer uma construo em pedra.
50 51

Fizemos um dia de pastoreio como zagal (ajudante de pastor). Os borregos mais pequenos, incapazes de acompanhar o rebanho, ficam retidos no palheiro.

45

46

14. Peixeiro Peixeiro , em Fornos, no s aquele que vende peixe como tambm o pescador fluvial (de rede). Os pescadores fluviais da aldeia j no exercem a actividade piscatria. H um peixeiro (vendedor de peixe) na aldeia, mas no tem aqui residncia permanente e/ou predominante. 15. Podador Muitos habitantes da aldeia podam as suas prprias rvores. S uma minoria, regra geral os mais sabedores, exerce a actividade de forma remunerada, servindo quem se sente incapaz de realizar esta tarefa. A poda consiste, basicamente, em cortar os ramos suprfluos da rvore, a fim de garantir uma boa frutificao e, em simultneo, tornar mais fcil a operao de colheita dos frutos.

46

47 Concluso A aldeia de Fornos apresenta, em termos concelhios, uma situao geogrfica privilegiada52 facilitadora do contacto das suas gentes com as sedes de trs concelhos (Freixo de Espada Cinta, Torre de Moncorvo e Mogadouro), das quais dista, respectivamente, cerca de 18, 29 e 30 km. De caractersticas vincadamente rurais, Fornos dispe de algumas boas infraestruturas, faltando-lhe aquelas que a poderiam catapultar para patamares superiores de desenvolvimento. A ausncia de pequenas e mdias empresas (industriais, comerciais, etc.) geradoras de empregos no permite fixar um nmero significativo de jovens terra natal, potenciando a migrao e, por consequncia, o envelhecimento da sua populao e o crescente despovoamento da aldeia o mais elevado do concelho de Freixo de Espada Cinta. O progressivo envelhecimento da populao residente e a drstica diminuio da sua juventude, no sendo fenmenos nicos no concelho e no distrito, aceleram o definhamento da vida rural, provocam crescentes alteraes na paisagem agrcola (h cada vez mais campos no cultivados), quebram tradies seculares (sem pessoas no h tradies que resistam) e geram sentimentos de isolamento e abandono. A maior mobilidade dos jovens residentes, proporcionada pela propriedade de viatura prpria, o seu reduzido nmero e o desfasamento etrio entre os dois sexos acentuam a procura de ligaes matrimoniais exogmicas. Estas duas ltimas realidades favorecem igualmente o crescimento do celibato masculino. A estrutura agrria actual de Fornos no diverge, no essencial, da de h cinquenta ou mais anos atrs: o minifndio, embora no to acentuado como no Minho, continua a predominar, possuindo quase todas as famlias pequenas parcelas de terra de cultivo. H, contudo, modificaes visveis, decorrentes da falta de mo-de-obra agrcola e do seu encarecimento, que levaram s seguintes situaes: transferncia de algumas propriedades das mos de proprietrios abastados no residentes na aldeia para as mos de pequenos e mdios proprietrios residentes e para migrantes e emigrantes; abandono de muitas terras de cultivo (hoje cheias de mato); substituio de culturas cerealferas por culturas arborcolas. A paulatina mecanizao da agricultura traduz-se em novas formas de explorao da terra, particularmente no cultivo do trigo: a faina da segada simplificou-se tanto que as eiras e os trabalhos que lhe estavam associados perderam importncia e significado (ver ponto 7 do captulo II); traduz-se tambm no definhamento e perecimento de algumas profisses populares: a substituio dos animais pelas mquinas agrcolas leva, por exemplo, cessao da actividade do ferrador. As dificuldades que diagnosticmos na aldeia de Fornos comuns s restantes freguesias do concelho de Freixo de Espada Cinta e maioria dos aglomerados populacionais do interior do pas so estruturais. A sua soluo, a nosso ver, deve perspectivar-se num quadro de desenvolvimento de todo o concelho a partir da sua sede -, dos concelhos limtrofes e de uma forte cooperao com os vizinhos espanhis,
52

Curiosamente, no nmero trs da revista Freyxno (Agosto de 2003), pgina 57, Joo Paulo Castanho diz-nos, sem o comprovar, o contrrio. A opinio deste autor ainda mais estranha se considerarmos que, at ao incio da dcada de 80, a aldeia de Fornos e a aldeia vizinha de Lagoaa eram as nicas terras do concelho de Freixo de Espada Cinta com uma ferrovia a prpria estao ferroviria de Freixo de Espada Cinta, assim designada para satisfazer o capricho de alguns poderosos da vila de antes da revoluo de 1974, situava-se no termo de Fornos, a cerca de 16 km daquela localidade e a 5 km desta.

47

48 numa clara conjugao de vontades pblicas e privadas. No se pode esperar que o Estado, atravs das mltiplas instituies pblicas, equacione todos os problemas. De igual modo, no se pode pedir iniciativa privada que invista no concelho sem que o Estado assuma as suas responsabilidades de impulsionador da economia local. condio indispensvel ao desenvolvimento do concelho e da aldeia que o Estado faa investimentos em infra-estruturas pblicas (acessibilidades, servios, etc.), crie empregos e implemente medidas de discriminao positivas, oferecendo aos privados condies privilegiadas de investimento. No quadro de desenvolvimento preconizado, Fornos, pela sua posio geogrfica e pelas caractersticas do seu relevo, tem condies para se afirmar uma pea importante de um ambicioso e eventual projecto turstico concelhio de habitao e de lazer: o seu termo planltico, desde Vale dos Ladres at entrada na aldeia num e noutro lado da estrada nacional -, pode albergar, por exemplo, um aldeamento turstico, um campo de golfe, um aerdromo ou um aeroporto (j esteve prevista a sua construo antes do 25 de Abril de 1974) - com custos certamente mais baixos do que os estimados para outras localidades do concelho. Em termos extratursticos, pode tambm albergar um aquartelamento militar e diversas oficinas. No havendo alternativas de desenvolvimento - pelo menos a curto prazo - que no passem pela actividade turstica, razo pela qual a aldeia tem de ser atractiva para quem nela vive e, sobretudo, para quem a visita, urge aproveitar os fundos comunitrios para recuperar os palheiros que se encontram junto da estrada nacional e as casas tradicionais (tal como est a fazer a Junta de Freguesia de Bru, no concelho vizinho de Mogadouro), utilizando estes edifcios para venda de produtos locais nomeadamente os enchidos (e aqui o municpio tem um papel importante a desempenhar na sua certificao), ainda mais saborosos, na nossa opinio, que os de Vinhais - e albergue sazonal de turistas. Importa tambm preservar a memria histrica dos forneiros, atravs da construo de um Museu Etnogrfico 53 (o Presidente da Junta de Freguesia local, aparentemente, mostrou-se receptivo a esta nossa ideia, pelo que esperamos a sua materializao), entre outras medidas, no deixando que se percam de forma irremedivel as alfaias agrcolas e outros utenslios do passado54.

53

Num grande nmero de panfletos de promoo turstica do Nordeste Transmontano e do concelho de Freixo de Espada Cinta no vem mencionado o nome da aldeia de Fornos como localidade de interesse turstico, o que no abona os rgos autrquicos locais na actividade de promoo da freguesia. A imagem de marca de Fornos poderia ser a dos palheiros tradicionais, mas fugit irreparabile tempus e no vemos qualquer movimentao no sentido de os recuperar (pelo menos alguns). A construo de um Museu Etnogrfico, resultante de uma prvia recolha de objectos antigos (na nossa pesquisa apenas encontrmos seis arados escachados, e soubemos da destruio de alguns, queimados pelos seus prprios proprietrios, o que preocupante) , no s atenuaria a falta de palheiros tradicionais como seria um polo de atraco para os forasteiros que visitam o concelho. 54 Quem no respeita o passado no digno do presente nem merecedor da nossa considerao e estima. Os nossos filhos tm o direito de nos questionar e julgar pelo que fizemos ou deixmos de fazer para lhes outorgar uma identidade da qual se orgulhem.

48

49

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Isabel Maria Mouro et alii (1984), Artes e Tradies de Bragana, Lisboa, Terra Livre. BARROS, Vtor Fernando (2002), Dicionrio dos Falares de Trs-os-Montes, Porto, Campo das Letras. CASTRO, Antnio Pimenta de (2001), Os Palheiros de Fornos, Bragana, Junta de Freguesia de Fornos. DIAS, Jorge (1. ed.?), Rio de Onor Comunitarismo Agro-Pastoril, Lisboa, Presena (3. ed. 1984). FERREIRA, Amadeu (1999), Quem V O Seu Povo..., Lisboa, Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta. - (2002) ... O Mundo Todo, Lisboa, Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta. FERREIRA, Odete (2000), Rente Aos Pssaros, Lisboa, Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta. GALHANO, Fernando et alii (1995), Alfaia Agrcola Portuguesa, Lisboa, Dom Quixote. - (1. ed.?), Construes Primitivas em Portugal, Lisboa, Dom Quixote (2. ed. 1988). JORGE, Maria dos Anjos Veiga (1999), Freixo Sentido. Po Vivido, Porto, Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta. ONEILL, Brian Juan (1984), Proprietrios, Lavradores e Jornaleiras, Lisboa, Dom Quixote. PINTADO, Francisco Antnio (1 ed. 1992), De Freixo, A Freixo de Espada Cinta (vol. I ), Bragana, Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta (2 ed. 1999). RIBEIRO, Orlando (1. ed. 1947), Portugal O Mediterrneo e o Atlntico, Lisboa, S da Costa (4. ed. 1986). SANTOS, Armindo dos (1992), Heranas - Estrutura Agrria e Sistema de Parentesco, Lisboa, Dom Quixote. TABORDA, Verglio (1. ed. 1932), Alto Trs-os-Montes Estudo Geogrfico, Lisboa, Livros Horizonte (2. ed. 1987).

49

50 NDICE Dedicatria ..................................................................................................................2 Agradecimentos ..........................................................................................................3 Citaes ..................................................................................................................... 4 Prefcio ...................................................................................................................... 5 Introduo ...................................................................................................................6 Carta militar ................................................................................................................7 Captulo I A Aldeia ..................................................................................................8 1. Enquadramento geogrfico......................................................................................8 2. A populao ..........................................................................................................13 2.1. Recenseamento oficial e recenseamento do autor .............................................13 2.2. Grau de escolaridade da populao residente ....................................................17 2.3. Repartio da populao activa por ramos de actividade no agrcola ............ 18 2.4. Populao residente no natural de Fornos casada com naturais ......................19 3. A habitao e o povoamento ................................................................................21 3.1. A casa ................................................................................................................21 3.2. O povoamento ....................................................................................................23 Captulo II A Estrutura Agrria da Aldeia .............................................................24 1. As propriedades ....................................................................................................24 1.1. Lameiras e lameiros ...........................................................................................24 1.2. Hortas, cortinhas e tapadas ................................................................................24 1.3. Vinhas ................................................................................................................25 1.4. Olivais ................................................................................................................25 1.5. Soutos ................................................................................................................26 1.6. Amendoais .........................................................................................................26 1.7. Pomares .............................................................................................................27 2. As redes virias ....................................................................................................27 2.1. Redes virias pblicas .......................................................................................27 2.2. Redes virias privadas .......................................................................................27 3. O sistema de cultivo .............................................................................................28 3.1. Cultivo por parcelas ..........................................................................................28 3.2. A adubao da terra ...........................................................................................29 4. O calendrio agrcola ............................................................................................29 5. Modos de explorao da terra ...............................................................................31 6. Edifcios agrcolas ................................................................................................31 7. Alfaias agrcolas ...................................................................................................32 7.1. Arados ................................................................................................................32 7.2. Canga .................................................................................................................33 7.3. Jugo ....................................................................................................................33 7.4. Balancim ............................................................................................................33 7.5. Grade .................................................................................................................34 7.6. Albarda ..............................................................................................................34 7.7. Belfa ...................................................................................................................34

50

51 7.8. Arroche ..............................................................................................................34 7.9. Espalhadoira ......................................................................................................34 7.10. Trilho ...............................................................................................................34 8. A pecuria ............................................................................................................34 Captulo III Algumas Tcnicas de Cultivo ............................................................36 1. A apanha da amndoa ...........................................................................................36 2. A apanha da azeitona ............................................................................................36 3. A apanha da castanha ...........................................................................................36 4. A vindima .............................................................................................................37 5. A seca (secagem) dos figos ..................................................................................37 6. A seca das vasas....................................................................................................37 7. A rega (irrigao) das terras .................................................................................37 Captulo IV Profisses Populares ..........................................................................40 1. Barbeiro ................................................................................................................41 2. Cabouqueiro ..........................................................................................................41 3. Calceteiro ..............................................................................................................41 4. Cantoneiro ............................................................................................................41 5. Capador ................................................................................................................41 6. Costureira ..............................................................................................................42 7. Coveiro .................................................................................................................42 8. Enxertador ............................................................................................................42 9. Ferrador ................................................................................................................42 10. Ferreiro ...............................................................................................................43 11. Merceeiro ...........................................................................................................44 12. Pastor ..................................................................................................................44 13. Pedreiro .............................................................................................................. 45 14. Peixeiro .............................................................................................................. 46 15. Podador ...............................................................................................................46 Concluso .................................................................................................................47 Bibliografia ...............................................................................................................40 ndice 50

51

Potrebbero piacerti anche