Sei sulla pagina 1di 36

Aula 4 - ONDAS e SOM

1. Interferencia de ondas em sentidos opostos Ondasa estacionrias: Modos normais de vibrao numa corda Modos normais de vibrao em um tubo 2. Som: Natureza do som Velocidade do som Propagao de ondas sonoras Ondas sonoras harmnicas. Intensidade 1. Efeito Doppler 1. Difrao de ondas sonoras 5. Exerccios Resolvidos

Interferncia de Ondas em sentidos opostos Vamos considerar uma onda progressiva y1 = Asen(kx wt), que se propaga num dado meio e que encontra uma parede, sendo refletida. A onda refletida, y2, vai na direo oposta: y2 = Asen(kx + wt). Estas duas ondas vo coexistir no mesmo meio e portanto vo sobrepor-se. Pelo princpio da sobreposio sabemos que a onda total y = y1 + y2 = Asen(kx wt) + Asen(kx + wt) Se usarmos o fato de que , , temos y= A(sen kx cos wt + sen wt cos kx) + A(sen kx cos wt - sen wt cos kx) y=2Asen kx cos wt O que quer dizer esta expresso? A onda resultante deixou de ser uma onda progressiva, porque o fator kxwt desapareceu. Uma forma de tentar perceber a cara desta expresso fazermos um grfico da histria ou fotografias da onda.

A figura 1 apresenta vrias fotografias sobrepostas (tiradas nos instantes t=0, t=T/12, t=T/6, t=T/4, t=T/3, t=5T/12 e t=T/2).

Verificamos que para qualquer destes instantes a sobreposio das duas ondas (incidente e refletida) d origem a um padro estacionrio. Em particular, reconhecemos a existncia de pontos para os quais no h vibrao - so os ns ou nodos. Por outro lado existem pontos onde se d a amplitude mxima de vibrao so os ventres ou antinodos.

muito fcil prever a posio (x) dos nodos e antinodos. Uma vez que y = 2A sen(kx) cos(wt), os antinodos so dados pela condio de que o sen(kx) seja mximo. Temos ento:

Quanto s posies dos nodos ou ventres, estas so dadas pela condio de que o sen(kx) seja nulo. Temos ento

Ondas estacionrias em cordas fixas nas duas extremidades


Consideremos uma corda fixa nas duas extremidades. Se uma onda incidir inicialmente numa das extremidades, ela ser refletida e a sobreposio das duas ondas formar um padro estacionrio, com nodos e antinodos. No caso de uma corda com as duas extremidades fixas, no entanto, sabemos de antemo que as duas extremidades vo ser nodos, pois por estarem fixas no podem vibrar. Assim, as possibilidades para o padro estacionrio de vibrao na corda so os que se apresentam a seguir:

Da figura vemos que a vibrao mais simples tem apenas um antinodo. Se for L o comprimento da corda, vemos que L metade do comprimento de onda da vibrao:

No caso do segundo modo de vibrao vemos que L corresponde exatamente a um comprimento de onda: No terceiro modo de vibrao temos que em L cabe um comprimento de onda e ainda sobra outro meio comprimento de onda:

fcil de perceber que a generalizao deste resultado

Este resultado quer dizer que apenas alguns modos de vibrao estacionria so permitidos numa corda com as extremidades fixas. Esses modos de vibrao tm necessariamente comprimentos de onda da forma

Podemos ainda traduzir este resultado em termos de frequncia. Lembrando que , e que a velocidade de propagao da onda no depende da frequncia, temos que

Ondas estacionrias em colunas de ar


Podem criar-se ondas estacionrias em colunas de ar exatamente da mesma forma que nas cordas. O princpio o mesmo: a onda incidente refletida, a onda refletida interfere construtivamente com a onda incidente e forma-se o padro da onda estacionria. No caso da corda temos a oscilao da prpria corda. Podemos partir da analogia com as cordas para perceber o que se passa com as colunas de ar. No caso das cordas conclumos que as extremidades tm de ser nodos porque esto fixas. No caso das colunas de ar temos dois casos distintos: as colunas de ar abertas nas duas extremidades e as colunas de ar fechadas numa das extremidades.

Coluna de ar com uma extremidade fechada

Comecemos pelas colunas fechadas numa das extremidades. A onda estacionria mais simples tem um nodo na extermidade fechada e um antinodo na extremidade aberta:

Neste caso todo o comprimento da coluna atravessado por apenas quarto de onda , pois de um mnimo a um mximo vai apenas um quarto de onda. Ento, para o modo fundamental temos

Neste caso todo o comprimento da coluna atravessado por trs quartos de onda

A ltima igualdade permite compreender porque que se usou o subscrito 3 e no 2: porque efetivamente a frequncia do segundo modo tripla do modo fundamental. Portanto podemos dizer que no h 2 harmnico, s 3 harmnico.

Dessa forma o terceiro modo, como veremos, corresponde ao quinto harmnico.

Tem trs nodos e trs antinodos e corresponde a um perodo e ainda mais um quarto de perodo, ou seja, a 5/4 de perodo. Tem-se ento, naturalmente:

Podemos agora fazer a generalizao.

Coluna de ar com ambas as extremidades abertas

Generalizando:

O som se propaga atravs de um meio material, sem que haja transporte de matria de um ponto a outro: natureza ondulatria. As ondas sonoras so produzidas por deformaes provocadas pela diferena de presso em um meio elstico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), precisando deste meio para se propagar. Desta forma, percebemos que o som uma onda mecnica, no se propagando no vcuo. A maioria dos sons acaba sendo obtido atravs de objetos que esto vibrando, como o caso do alto-falante. Quando o diafragma contido no alto-falante se movimenta para fora da caixa acstica ele cria uma regio de alta presso pois comprime o ar que est nas proximidades. Da mesma forma, ocorre uma rarefao quando o diafragma se move para dentro da caixa.

Sons audveis pelo ouvido humano: No intervalo de freqncia, aproximadamente 20Hz e 20KHz. Evidncia da Velocidade Finita de Propagao: intervalo de tempo transcorrido entre claro de um relmpago e o rudo do trovo que o acompanha. Refexo do som um efeito manisfestado na produo de ecos.

Variao de presso produz deslocamento do fluido

Deslocamento do fluido muda a densidade

Mudana de densidade gera mudana de presso

Velocidade do som em alguns meios

Meio ar hidrognio oxignio gua chumbo alumnio cobre ferro granito borracha vulcanizada

Temperatura, 0C 0 0 0 15 20 20 20 20 0 0

Metros/segundo 331,4 1286 317,2 1450 1230 5100 3560 5130 6000 54

Velocidade do Som
Numa onda sonora, as variaes de presso e densidade so extremamente pequenas em relao aos valores de equilbrio dessas grandezas, ou seja, a onda constitui uma pequena pertubao.

P = p0 + p

p << p0 , << 0

= 0 +

p mxima que o nosso ouvido pode tolerar sem provocar sensao de dor, numa onda sonora, inferior a um milsimo da presso atmosfrica.

A relao entre a presso P, a densidade (ou o volume V) e a temperatura T, num fluido em equilbrio, dada pela equao de estado do fluido. Para um gs ideal:

PV = nRT
Para um processo isotmico (processo de expanso ou compresso) num gs ideal, temos:

a p = V
B= p V / V

O mdulo de compressibilidade volumtrica B de um meio material definido por:

A velocidade do som se propagando por este meio dada por:

v=

Podemos mostrar que (Apndice): (Halliday)

Onda de presso

Equaes de Onda
As variaes de densidade e presso tambm obedecem mesma equao da onda s, ou seja, propagam-se com a velocidade v do som:

1 s s 2= 0 2 2 v t x
1 2 2 =0 2 2 2 v t x 1 2 p 2 p =0 2 2 2 v t x

Uma onda sonora harmnica progressiva no tubo cilndrico corresponde a uma soluo da equao de onda da forma:

s ( x, t ) = S cos(kx t + )
O comprimento de onda

= vT =

v = 340m / s 20 Hz 20kHz 1,7cm 17m


Uma onda progressiva de som num tubo transporta energia. Para uma onda harmnica, a intensidade definida como a energia mdia transmitida atravs da seo, por unidade de tempo e rea.

Para calcular a intensidade , notemos que a fora exercida sobre uma camada fluida na posio x devido passagem de onda

F = p( x, t ) A = pm Asen(kx t + )
e a potncia instantnea dada como

s = A p m S sen 2 ( kx t + ) t

Calculando a potncia mdia e dividindo pela rea A, obtemos a intensidade I da onda:

I=

1 s 1 < F >= pm S t A 2
1 pm 2 I= 2 0v

Lembrando que pm= v2k S , com w=vk obtemos

1 I = 0v 2 S 2 2

A intensidade proporcional ao quadrado da amplitude, mas expressa em termos da amplitude de presso, independente da freqncia. Logo, para medir I, mais conveniente usar detectores de variaes de presso do que de deslocamentoo, porque 2 medindo pm podemos comparar diretamente os resultados obtidos para sons de freqncias diferentes.

O limiar de audibilidade correspondente intensidade do som mais fraco que pode ser ouvido. Seu valor depende da freqncia, 12 3 2

para

f = 10 Hz

I 0 10

W /m

O limiar de sensao dolorosa corresponde intensidade sonora mxima que o nosso ouvido pode tolerar: abaixo dele, temos a sensao de som; acima, uma sensao de dor. limiar de sensao dolorosa

para

f = 103 Hz

I m 1W / m2

Devido ao grande alcance de intensidades audveis, cobrindo vrias ordens de grandeza (Weber e fresnel) emprega-se o nvel de intensidade. A unidade de nvel de intensidade o bel: dois sons diferem de 1 bel quando a intensidade de um 10 vezes maior que do outro. (Io a intensidade de referncia)

Limiar de audibilidade 0db Murmrio20db Msica suave40db Conversa comum.65db Rua barulhenta.90db Avio prximo.100db

= 10 log10 ( I / I 0 )db
Im = 1012 , = 120db I0

f =

f '=

v + vo

Mas =

v f , ento f ' = (v + vo ) f v

A barreira do som (Cone de Mach)

f =

f '=

v vo

Mas =

v f , ento f ' = (v vo ) f v
aproximando

Difrao de ondas sonoras possvel ouvir o som produzido por uma exploso que se situa atrs de um muro delimitador, mesmo que este tenha grande espessura de tal forma que as ondas sonoras no consigam atravess-lo.

Deste modo, percebemos que o som (e todos os outros tipos de ondas) tem a capacidade de contornar obstculos. A esta habilidade definiu-se o nome de difrao, a curvatura que uma onda faz ao passar por um obstculo.

O fenmeno da difrao pode ser entendido com base no princpio de Huygens, descoberto em 1678 pelo holands Christiaan Huygens. O referido princpio considera que cada ponto de uma dada frente de onda age como se fosse uma fonte puntiforme de ondas. A nova frente de onda (num instante posterior), determinada pela superfcie envoltria de todas estas ondculas esfricas emitidas por estas fontes puntiformes que se propagaram durante o intervalo pertinente.

Isso pode ser observado na prtica, quando uma onda (por exemplo num tanque passa por um orifcio pequeno (da ordem do comprimento de onda). possivel ver as novas frentes de onda se formando:

Exerccios Resolvidos
1) Duas ondas se propagam ao longo de um fio esticado que coincide com o eixo x: y1=Acos{k(x-vt)} e y2=Acos{k(x+vt)+f}. a) Quais os valores de f para que haja interferncia construtiva entre elas em x=0 E destrutiva? b) Encontre a onda resultante nos dois casos. c) 2 A cos kx cos wt = 0 c) Quais as posies dos ns e dos ventres?

(destr)

a) = 0,2 ,4 ... = 2n ,

cos kx = 0 kx =

n = 0,1,2... n = 0,1,2...

= ,3 ,5 ... = 2(n + 1) ,

b) = 0 y = A cos(kx wt ) + A cos(kx + wt ) (constr) cos(a b) = cos a cos b m sena senb

y = A cos kx cos wt + senkx senwt + A cos kx cos wt senkx senwt = 2 A cos kx cos wt = y = A cos(kx wt ) + A cos(kx + wt + ) y = A cos kx cos wt + senkx senwt + A cos kx cos wt + senkx senwt + =
(destr)

, , ,... 2 2 2 3 x = , ,... 2k 2k (2n + 1) , n = 0,1,2... x= 2k 2 A cos kx cos wt = max cos kx = 1 kx = 0, ,2 ,3 ,...

3 5

(constr)

sen(a + ) = sen(a) e cos(a + ) = cos(a ) y = A(cos kx cos wt + senkx senwt ) + A(cos kx cos wt + senkx senwt ) = 0

2 x = 0, , ,... k k n x= , n = 0,1,2... k

2)

fi = 420 Hz fi 1 = 315Hz 315 = 420 f1 fi 1 = (i 1) f1 = 315 = i f1 1 f1 f1 = 105Hz fi = i f1 = 420 Logo f3 = 315Hz e f 4 = 420 Hz b) v = f Usando o 3o harmonico: 3 = v = 0,5 315 = 157,5m / s 2L = 50cm = 0,5m 3

Potrebbero piacerti anche