Sei sulla pagina 1di 4

O Mgico Desinventor

Resenha Crtica

Aline Rodrigues
Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2012

Apresentao
Li O Mgico Desinventor pela primeira vez por volta de 1990, no me lembro bem. Lembro-me de que era um livro emprestado e de que o dono no o quis de volta. Tinha lido a pedido da escola para fazer prova. Eu li espontaneamente e fiquei marcada pelo cenrio futuro que o livro descrevia. Sem dvida, fez parte da formao de valores que adotei, como a preocupao ambiental. Na poca, eu achava que deveria me inscrever no Greenpeace e me acorrentar a qualquer navio petroleiro que atracasse no litoral. Hoje eu j acho militncia extrema recolher meu lixo da praia. Mas ainda tenho raiva do navio. Reli o livro em novembro de 2012. Havia lido antes A rvore que Dava Dinheiro, e o guia de leitura sugeria O Mgico... como leitura afim. Literatura infanto-juvenil com enredo fantstico e temtica social como pano de fundo. Ao contrrio de A rvore, em O Mgico os personagens conduzem o desenrolar da histria. A impresso que ficou dessa segunda leitura, com tantos anos de intervalo, de que as denncias feitas no livro ainda so pertinentes. verdade que o assunto conscincia ecolgica entrou em pauta e at em currculo escolar, e a tecnologia hoje se preocupa em reduzir emisses poluentes, por outro lado a humanidade vem gerando resduos numa escala cada vez maior. O destino ainda como o da parte dois. E a reunio de cpula da parte 3 ainda est para acontecer. Acho que as nossas crianas de apartamento e que brincam com gadgets talvez no se reconheam na turma da praa. O jovem leitor precisa estar preparado para uma viagem ao passado e, talvez, fazer analogias com o seu tempo (o debate no banco da praa pode ser o mesmo debate via MSN). Se concordar, ele vai ganhar horas de divertimento e uma misso para toda a vida. A lista de desinvenes do Mgico, se feita hoje, seria longa...

O Autor
Encontrei poucas informaes sobre o autor na Wikipdia e no site dele mesmo. Marcos Tlio Costa um escritor mineiro, nascido em 1955 em uma cidade com nome de bicho: Formiga. Escreveu seu primeiro livro aos 11 anos. O Mgico Desinventor foi sua primeira obra publicada. Foi em 1981, quando eu tinha 3 anos. Sua obra dedicada ao segmento infanto-juvenil.

O livro - caractersticas da Narrao


Eu classifiquei O Mgico Desinventor na categoria Romance. So 192 pginas, dois ncleos de personagens: O do mgico e o da turma da praa, histrias paralelas. A narrativa tem elementos de fantasia. O mgico provoca os eventos, as "desinvenes" e ns acompanhamos as consequncias nas vidas das crianas. O mgico tenta reparar os erros da humanidade intervindo em suas criaes e seu estilo de vida. A segunda parte do livro serve para descrever duas alternativas de futuro possveis, caso esse estilo de vida no mude. Na terceira e ltima parte, as crianas precisam decidir se essas mudanas acontecem por fora de mgica ou pela vontade das pessoas comuns do mundo.

Espao
A histria se passa no bairro da turma, centro de fenmenos que se espalham por todo o planeta, em especial na pracinha onde a turma se encontra e na casa do mgico.

Tempo
Cronolgico dentro de cada parte do livro, mas em relao a histria completa, a parte 2 apresenta tempo psicolgico. Ao fim da excurso, as crianas concluem que podem ter se passado horas ou dias, embora durante todo o tempo o relgio tenha marcado sete horas. Realmente, entre as partes 1 e 3 apenas 1 minuto se passou.

O enredo
Parte 1 - Em busca do fim de tudo Nesta parte, os personagens so apresentados. Um deles a pessoa mais poderosa do planeta. Prestes a se aposentar, ele decide presentear a humanidade com o desaparecimento de tudo o que o homem criou e que trouxe infelicidade e transtorno: o aparelho de tv, que acaba com as conversas familiares; os meios de transporte, que poluem e tiram do homem a noo de distncia. Para que o homem se volte ao amor ao prximo e natureza, ele desinventa as armas e o dinheiro. Ao contrrio dos adultos, que ficam completamente perdidos, as crianas no se preocupam, apenas observam. assim que elas acabam desconfiando de que seu bairro seja o centro do fenmeno. Curiosssimas, acabam encontrando a casa do desinventor e decidem entrar, mesmo com um certo medo de dar de cara com marcianos comunistas... Parte 2 - Duas gotas de futuro Para no ser flagrada pelo mgico, a turma se esconde num ba e acaba se separando. Piloto vai parar numa cidade/centro de pesquisa, que funciona em tubos totalmente isolados do exterior. So mais de 2000 anos no futuro, no h animais e vegetao. Solo, rios e ar esto envenenados. Os habitantes da cidade sofreram mutaes genticas. Sua misso recuperar o planeta para um grupo muito especial. Piloto recebe todas as informaes, mas impedido de sair para procurar o caminho de volta para seu tempo. As outras crianas, juntas, chegam a uma cidade habitada por mquinas que se comportam como humanos. Encontram um menino e descobrem que ali, cabe aos humanos o papel de mquinas, so servos e objetos de entretenimento de seus donos robs. Os amigos rejeitam a idia e acabam chamando a ateno das mquinas, que os levam para a "assistncia tcnica". Eles percebem que sero submetidos a procedimentos para anular seu raciocnio. Eles precisam fugir dali, no sem antes libertar a conscincia dos outros humanos "defeituosos".

Parte 3 - Certo dia o sonho chegou A turma da praa e o Mgico se encontram e saem pelo mundo para ver as consequncias das desinvenes. As crianas comentam os aspectos negativos e o Mgico faz uma autocrtica. Como sua inteno era construir um futuro melhor justamente para as crianas, ele convoca crianas de todo o mundo para o julgamento do Mgico e a aprovao ou rejeio de suas desinvenes.

Personagens
Piloto - o chefe do grupo de crianas. Tem 11 anos. Professor Coruja - o inteligente Deputado - o que no para de falar Meia-Noite - o engraxate pretinho, dono do papagaio Paparikos Marcha-Lenta - o gordinho Xeretinha - irm caula de Marcha-Lenta Hafilazundum Dbum Aipoft Zaptbum Uipuft Dum Gabum Tim Vom Tibum - O mgico de enorme barba branca, dono de chapu pontudo e bola de cristal e nome meio difcil. talvez o ser mais poderoso do mundo, perdendo apenas para a Me Natureza. Planador - coelho de uma famosa linhagem de personagens de fbulas, dono de orelhas to grandes que o permitem planar por um tempo. Ele pode fazer pequenos vos mas pssimo em aterrissagem. amigo e secretrio do mgico.

Foco Narrativo
O livro narrado em 3 pessoa. O narrador observador quase todo o tempo. Quando ele apresenta a turma, torna-se narrador-personagem e quando encerra o livro, encarna um autor temperamental.

Recursos
Para a produo desta resenha foram usados: um exemplar do livro, lido em aproximadamente 5 dias. Consultas aos sites da Wikipedia (http://goo.gl/BC92k) e do autor (http://goo.gl/wtEt8). O Pequeno Guia Incompleto de Anlise de Textos (http://goo.gl/PTG1n) e a Carrocinha Literria (http://goo.gl/TzaF2). Digitado e diagramado por Aline Rodrigues, diretamente no Google Disco, e publicado no site de hospedagem de textos Scribd, disponvel em http://pt.scribd.com/doc/116263519/O-Magico-Desinventorresenha-critica - http://goo.gl/sCDem

Potrebbero piacerti anche