Sei sulla pagina 1di 14

Um Dilogo Entre Cristos e Muulmanos

Com bilhes de seguidores, o Islam e o Cristianismo so as principais religies que influenciam o pensamento e valores de mais de 40% da populao mundial. Embora existam diferenas teolgicas, algumas das quais podem ser significativas, h, no entanto, outras reas importantes da crena que so partilhadas por ambas as comunidades: crena em Deus; crena na revelao, nos profetas, nos Livros Sagrados de Deus; na vida aps a morte e num cdigo moral divinamente inspirado, que organiza e regula a vida humana durante nossa passagem pela terra em direo eternidade. Para o muulmano, um dilogo construtivo no s permitido como, tambm, recomendvel. No Alcoro lemos: "Dize-lhes: adeptos do Livro (um termo que particularmente se refere a judeus e cristos), vinde, para chegarmos a um termo comum, entre ns e vs: Comprometamo-nos, formalmente, a no adorar seno a Deus, a no Lhe atribuir parceiros e a no nos tomarmos uns aos outros por senhores, em vez de Deus. Porm, caso se recusem, dize-lhes: Testemunhai que somos muulmanos." (Alcoro Sagrado, surata Al Imran 3:64) A metodologia desse dilogo tambm est explicada no Alcoro: "Convoca (os humanos) senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortao; dialoga com eles de maneira benevolente." (Alcoro Sagrado, surata An Nahl 16:125). Um requisito indispensvel para um dilogo construtivo, que ambas as comunidades no se conheam atravs de fontes que sejam parciais, crticas ou at hostis; pelo

contrrio, elas devem formular uma idia honesta de como a outra f vista em suas prprias escrituras, e como praticada por aqueles que verdadeiramente esto comprometidos com ela. Esta necessidade at mais importante no caso do dilogo Muulmano x Cristo, o cristo comum ouviu ou leu sobre o Islam, principalmente atravs de escritores que tinham motivos coloniais ou missionrios que podem ter conferido uma certa parcialidade em sua interpretao do Islam na mente ocidental. Conquanto eu admita que minha prpria prtica do Islam est longe de ser perfeita, pelo menos eu falo como algum que quer pensar por si mesmo, com um muulmano praticante e comprometido. Agora, gostaria de partilhar com vocs cinco reas bsicas, que so fundamentais para qualquer entendimento entre cristos e muulmanos: o significado do termo "Islam", o significado do termo "Deus"; a natureza do ser humano; a relao entre o ser humano e Deus; a questo do acerto de contas, e, finalmente, algumas concluses pertinentes construo da ponte entre muulmanos e cristos.

O Significado Do Islam
importante assinalar que o termo "Islam" no derivado de qualquer nome de pessoa, raa ou localidade em particular. Um muulmano considera o termo usado por alguns escritores, "maometismo" ,com sendo uma violao ofensiva do verdadeiro esprito dos ensinamentos islmicos. O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), no adorado, ou respeitado, por ser o fundador do Islam, ou o autor do Livro Sagrado, o Alcoro. O termo "Islam" aparece em mais de um lugar no prprio Alcoro. Ele derivado da raiz rabe (salam), que tem a conotao de "paz" ou "submisso". Na verdade, o prprio significado de "Islam" a realizao da paz, tanto a interna como a externa, pela submisso de algum vontade de Deus. E quando nos submetemos, estamos falando de conscincia, amor e submisso verdadeira vontade de Allah, de aceitao de Sua graa e de seguir Seu caminho. Neste sentido, o muulmano respeita o termo Islam, no como uma inovao que chegou no sculo VII da era crist, com o advento do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), mas como a misso bsica de todos os profetas atravs da histria. Aquela misso universal finalmente culminou e se aperfeioou no ltimo desses Profetas, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele).

Monotesmo Islmico
O prximo conceito que necessita de ser esclarecido o termo "Allah", qual o seu significado? Primeiramente, deve ser enfatizado que o termo "Allah" , em absoluto, significa um deus tribal, ou rabe, ou at mesmo um deus muulmano. O termo "Allah" em rabe quer dizer o Deus Universal nico e Verdadeiro de todos. Achar que Allah diferente de Deus, com letra maiscula, seria o mesmo que dizer, por exemplo, que a adorao a Deus dos cristos franceses diferente porque eles O chamam de "Dieu". Quais so os atributos bsicos de Deus? O Alcoro menciona os "mais belos nomes" (ou atributos) de Deus. Ao invs de enumer-los todos, vamos examinar uns poucos. Alguns atributos salientam a transcendncia de Deus. O Alcoro, repetidamente, torna claro que Deus est alm de nossa percepo limitada. "Nada se assemelha a Ele" (Alcoro Sagrado, surata Ach Chura 42:11) "Os olhares no podem perceb-Lo, no obstante Ele Se aperceber de todos os olhares." Um muulmano jamais pensa em Deus como possuindo uma imagem em particular, seja fsica, humana, material ou qualquer outra. Tais atributos como, "O Perfeitamente Conhecedor", "O Eterno", "O Onipotente", "O Onipresente", "O Justo" e "O Soberano" tambm realam essa transcendncia. Mas, isto no quer dizer que, para o muulmano, Deus seja um simples conceito filosfico ou uma divindade afastada. Na verdade, juntamente com esta nfase sobre a transcendncia de Deus, o Alcoro tambm fala sobre Deus como sendo um Deus "pessoal", que est perto, facilmente acessvel, Amoroso, Perdoador e Misericordioso. As muitas passagens no Alcoro, e repetidas inmeras vezes so o "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso ! " O Alcoro nos diz que quando Deus criou o primeiro ser humano: "ento, alentou-o com o Seu Esprito," (Alcoro Sagrado, surata As-Sajda 32:9) E que: "Deus est mais prximo do homem do que sua veia jugular." Em outra bela e comovente passagem, Deus nos diz : "Quando meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes que estou prximo e ouvirei suas preces quando a Mim se dirigirem. Que eles respondam ao Meu chamado e obedeam s Minhas ordens e eles sero encaminhados acertadamente."

Para o muulmano, o monotesmo no significa somente a unidade de Deus, pelo simples fato de que pode haver muitas pessoas diferentes em uma unidade. O Monotesmo no Islam a Unidade e a Unicidade Absolutas de Deus, o que torna impossvel a noo de outras pessoas partilhando a divindade. O oposto ao monotesmo no Islam chamado em rabe de "shirk", que significa associao de Deus com outros. Esta noo inclui, no somente o politesmo mas, tambm, o dualismo (crena na existncia de um deus para o bem e a luz, e de outro para o mau ou a escurido). O conceito de "shirk" tambm inclui o pantesmo, a idia de que Deus est em tudo. Todas as formas de filosofias sobre um deus encarnado esto excludas do monotesmo islmico, tais como obedincia cega a ditadores, a clrigos ou aos caprichos e desejos de quem quer que seja. Todas so consideradas como formas de "associao" com Deus (shirk), seja pela crena de que tais criaturas de Deus possuem divindade, seja pela crena de que elas partilham os Atributos Divinos de Deus. Deve-se acrescentar que, para o muulmano, o monotesmo no simplesmente um dogma. O monotesmo puro e estrito do Islam muito mais do um pensamento ou uma crena; alguma coisa que influencia profundamente toda a perspectiva de vida do muulmano.

A Natureza do Ser Humano


Falamos sobre Deus. Que tal agora falarmos sobre ns? Quem o ser humano? Quem voc? Quem sou eu? Por que estamos aqui na terra? O Alcoro ensina que ns, humanos, somos criados de trs elementos. Fomos criados do barro, representando o elemento material ou carnal. Fomos dotados de inteligncia, que foi dada por Deus para ser usada e no para ser posta em uma estante. A razo pode ser insuficiente, mas, por outro lado, no a anttese da f. E, fomos dotados do esprito com que Deus nos alentou. ''Que aperfeioou tudo o que criou e iniciou a criao do primeiro homem, de barro. Ento, formou-lhe uma prole da essncia de smen sutil. Depois o modelou; ento, alentou-o com Seu Esprito. Dotou a todos vs da audio, da viso e das vsceras. Quo pouco Lhe agradeceis!'' (Alcoro Sagrado, surata asSajdah 32:7-9) ''(Recorda-te Profeta) de quando teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um legatrio na terra! Perguntaram-Lhe: Estabelecers nela quem al far corrupo, derramando sangue, enquanto ns celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vs ignorais. Ele ensinou a Ado todos os nomes e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdes certos.'' (Alcoro Sagrado, surata al-Bacara 2:30-31) ''Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de argila, de barro modelvel. E ao t-lo terminado e alentado com o Meu Esprito.'' (Alcoro Sagrado, surata al-Hijr 15:28-29). O muulmano no v a existncia humana sobre a terra como uma punio por ter comido do fruto da rvore proibida. Tal acontecimento respeitado como uma lio para Ado e Eva, antes de eles virem para a terra. O Alcoro ensina que, mesmo antes da criao do primeiro ser humano, j era plano de Deus estabelecer a vida humana e a civilizao sobre a terra. Portanto, o muulmano no v o ser humano como totalmente mau ou totalmente bom, mas sim como responsvel. O Alcoro afirma, em diversos lugares, que Deus criou o homem para ser Seu "khalifah", Seu administrador ou vice-gerente na terra. A responsabilidade bsica da espcie humana, nossa responsabilidade, adorar a Deus. Adorar, para o muulmano, no apenas se comprometer com os rituais formais da religio, mas , tambm, qualquer atividade que esteja de acordo com a vontade de Deus e que beneficie uma pessoa ou a humanidade inteira. Assim, o muulmano v a terra, seus recursos e ecologia, como um presente de Deus, para os humanos submeterem e usarem em cumprimento responsabilidade pela qual ns responsabilizados.

Por isso, o Alcoro fala tanto sobre o conhecimento. A primeira palavra revelada do Alcoro foi "Recite", ou "leia". J que eles eram sinceros em sua f e nas injunes alcornicas sobre o conhecimento, os muulmanos estabeleceram uma civilizao que via grandes avanos nas cincias e no humanismo. Eles no s preservaram as primeiras heranas culturais como tambm contriburam e prepararam o caminho para o renascimento europeu. Quando os muulmanos se tornarem de novo sinceros em sua f, tal histria se repetir por si mesma.

A Relao Entre Deus e a Humanidade


Falamos sobre Deus e sobre a humanidade. Agora devemos perguntar qual sua relao bsica? O Alcoro nos ensina que a raa humana recebeu uma natureza pura, inata, chamada de "fitrah". O conhecimento de Deus e a espiritualidade inata so inerentes existncia humana, mas essa espiritualidade pode nos trair se no for encaminhada para o direo correta. perigoso depender de um simples sentimento humano de que somos guiados pelo Esprito. Muitos grupos, at cultos, afirmam que so guiados pelo esprito, ou por Deus, ou pela revelao, embora estes grupos tenham crenas divergentes, e at mesmo contraditrias. Encontramos pessoas se comportando de formas contraditrias , que afirmam, no entanto, que cada um est cumprindo a vontade de Deus. "Eu sinto", dizem eles, "que o esprito me guia e me direciona. "Torna-se imperativo uma fonte de revelao fidedigna. Atravs da histria, Deus selecionou indivduos especiais para transmitirem Sua mensagem, receberem Sua revelao e para servirem de exemplo para a humanidade. Por isso, alguns desses profetas receberam de Deus livros santos ou escrituras, onde Suas ordens e orientao foram reveladas. Para muitos de vocs, os nomes desses profetas que so encontrados no Alcoro, soam familiar: No, Abrao, Ismael, Isaac, Jac, Jos, Moiss, David, Salomo, Joo Batista, Jesus e, finalmente, o ltimo profeta, Muhammad, que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre eles. Esses profetas levavam a mesma mensagem bsica: "Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivssemos revelado que: No h outra divindade alm de Mim. Adora-Me e serve-Me!" (Alcoro Sagrado, surata Al Anbiy 21:25). Alm disso, o Alcoro insiste em chamar todos esse profetas de muulmanos, porque o muulmano aquele que se submete vontade de Deus. Seus seguidores so chamados de muulmanos tambm. Assim, um artigo de f para um muulmano acreditar em todos esses profetas. De fato, os muulmanos sabem que, aquele que aceita alguns profetas e rejeita outros, na verdade est rejeitando todos. Para um muulmano, acreditar em Moiss e rejeitar Jesus ou Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) significa refutar os verdadeiros ensinamentos de Moiss (que a Paz esteja sobre ele). E acreditar em Jesus, mas no aceitar Moiss ou Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre elee), violar o que Moiss, Jesus e Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) significaram. Para um muulmano, acreditar em Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) e rejeitar tanto Moiss como Jesus (que a Paz esteja sobre eles) violar o seu prprio Livro

Sagrado. "Aqueles que negam Deus e Seus apstolos, e (aqueles que) querem separar Deus de Seus apstolos, dizendo: "Acreditamos em alguns mas rejeitamos outros' intentando com isso achar uma sada, so os verdadeiros incrdulos; porm, preparamos para eles um castigo ignominioso." (Alcoro Sagrado, surata An Niss 4:150-151) Portanto, o reconhecimento de todos os profetas um artigo de f e no uma simples cortesia social ou uma afirmao diplomtica. Espero que, com mentes e coraes abertos e, alm disso, um estudo honesto e cuidadoso, seja possvel um reconhecimento mtuo maior.

O Papel Especial do Profeta Muhammad


Mas, por que os muulmanos em seu testemunho de f dizem "Eu testemunho que no h outra divindade alm de Deus e que Muhammad Seu mensageiro"? Isto quer dizer que eles, na verdade, rejeitam os outros profetas? De fato, o papel especial desempenhado por Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), como a confirmao e o ltimo de todos os profetas, coloca os muulmano na posio, atravs da qual, honrar Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), implica honrar todos aqueles que vieram antes dele tambm. Os muulmanos sabem que no podem fazer distines paroquiais ou fanticas entre os profetas. ''O Mensageiro cr no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiis crem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Ns no fazemos distino entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. S anelamos a Tua indulgncia, Senhor nosso! A Ti ser o retorno!'' (Alcoro Sagrado, surata al-Bacara 2:285). Mas, o Alcoro tambm diz que Deus favoreceu mais alguns profetas, em talento e desempenho, do que outros. Todos so irmos, embora o nico profeta com a misso universal para toda a humanidade seja Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), que a paz esteja sobre ele. O muulmano acredita que Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) um irmo para Jesus, Moiss, Abrao e outros profetas (que a Paz esteja sobre eles), mas o Alcoro afirma, com todas as letras, que o advento de Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) foi predito pelos profetas anteriores a ele, inclusive Moiss e Jesus (que a paz esteja com eles). Mesmo a Bblia, em sua forma atual, profetiza o advento do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) . Para o muulmano, o Alcoro contm as palavras de Deus, reveladas direta e literalmente ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele). Muitas pessoas confundem o Alcoro com o "Hadith", ou ditos, do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele) o Hadith e Alcoro so bem distintos. Este ltimo foi ditado a Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), palavra por palavra, pelo Anjo Gabriel e imediatamente memorizada e registrada por escrito. importante assinalar que o Alcoro no foi escrito ou composto por Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele). Defender o contrrio seria contradizer o que Alcoro fala sobre si mesmo e sobre Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele); que o profeta no fala por si e sim que transmite a revelao ditada a ele pelo Anjo Gabriel.

Sugerir que o Alcoro tomou emprestado ou copiou revelaes anteriores, seja a Bblia ou qualquer outra escritura, , para o muulmano, uma acusao de "plgio proftico", uma contradio. O fato de existirem algumas semelhanas entre o Alcoro e as escrituras anteriores explica-se pelo fato de que Aquele que falou por intermdio daqueles primeiros profetas Aquele que revelou o Alcoro a Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele), ou seja, Deus, o nico e verdadeiro Deus. Contudo, o Alcoro o ltimo Livro Sagrado revelado que suplanta as escrituras anteriores, e o nico ainda disponvel, cujas palavras e lngua so as mesmas proferidas pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus esteja sobre ele).

O Julgamento e a Salvao
Falamos sobre Deus, sobre os humanos e sobre as relaes entre eles. O que dizer sobre o julgamento? Como podemos ns, humanos, de uma perspectiva islmica, dominar o "pecado"? O Alcoro ensina que a vida um teste, que a vida terrena temporria. "Que criou a vida e a morte, para testar quem de vs melhor se comporta, porque Poderoso, o Indulgentssimo.'' (Alcoro Sagrado, surata Al Mulk 67:2). O muulmano acredita que h uma recompensa e uma punio, que existe vida depois da morte e que a recompensa ou a punio no precisa, necessariamente, esperar pelo dia do Julgamento, mas comea imediatamente aps o enterro. O muulmano cr na ressurreio, na prestao de contas e no dia do Julgamento. Para o muulmano, exigir a perfeio, a fim de ganhar a salvao, no prtico. No s exigir o impossvel como, tambm, injusto. O Islam ensina uma pessoa a ser humilde e a saber que ns no alcanamos a salvao por nossa prpria conta. A reconciliao do ser humano "pecaminoso" com Deus uma contingncia de trs elementos: o mais importante a Graa, Misericrdia e Generosidade de Deus. Depois, so as boas aes e uma crena correta. Crena correta e boas aes so requisitos indispensveis para a Graa e Perdo de Deus e para nos elevarmos acima de nossos erros. Como podemos nos purificar do pecado? O Alcoro prescreve: "E quem cometer uma m ao ou se condenar e, em seguida (arrependido), implorar o perdo de Deus, sem dvida ach-Lo- Indulgente, Misericordiosssimo." (Alcoro Sagrado, surata An Niss 4:110) Em outra passagem comovente, lemos: "Porque as boas aes anulam as ms" (Alcoro Sagrado, surata Hud 11:114) O Islam nos ensina o arrependimento, a interrompermos os caminhos do mal, a sermos solidrios com o que algum fez e a aconselharmos o caminho de Deus, tanto quanto seja humanamente possvel. O muulmano no cr na necessidade do derramamento de sangue, muito menos do sangue do inocente, para purificar os pecados. Ele acredita que Deus no est interessado no sangue ou no sacrifcio de ningum, mas, sim, no arrependimento sincero. O Alcoro coloca isto muito claramente: "Mas, Minha Misericrdia se extende a todas as coisas." (Alcoro Sagrado, surata Al A'raf 7:156).

Os Aspectos Aplicados
Que tal falarmos sobre a aplicao? Estamos apenas falando sobre teologia? Uma vez que o ser humano o procurador de Deus na terra, seria inconsistente para um muulmano separar os vrios aspectos da vida, o espiritual e o material, estado e religio. Sabemos bastante sobre os "cinco pilares do Islam", mas, muitas vezes, eles so apresentados de uma forma superficial, como sendo todo o conjunto do Islam. Eles no so o conjunto do Islam, da mesma forma que ningum pode alegar que tem uma casa funcional composta exclusivamente de cinco pilares de concreto. Sero necessrios, telhado, paredes, janelas, portas e outras coisas. Conforme os construtores dizem, os pilares so condies necessrias, mas no o suficiente. Os cinco pilares do Islam (o testemunho, as cinco preces dirias, o jejum, a caridade, a peregrinao) so apresentados por muitos escritores como questo de ritual formal. Mesmo o pilar que passvel de parecer ritualstico, as preces dirias, nada mais do que um ato espiritual que envolve muito mais do que simplesmente prostrar ou levantar. Na verdade, so lies polticas e sociais que ensinam o muulmano. O que pode parecer como compartimentos separados da vida no existem para o muulmano. Um muulmano no diz "Isto um negcio e aquilo moral". Moral, espiritual, econmico, social e governamental esto interrelacionados, por que tudo, inclusive Csar, pertence a Deus e a Deus to-somente.

As Relaes Entre os Muulmanos e os No-Muulmanos


Concluindo, qual a atitude de um muulmano em relao a um no muulmano? Para comear, e precisamos ser francos sobre isto, o Alcoro nos incumbe de transmitir a mensagem de Deus, em sua forma final, o Alcoro, a toda a humanidade. No estamos falando aqui de converso. No gosto desta palavra. Na verdade, vir para o Islam, a religio de todos os profetas em sua forma final, no significa abandonar os profetas anteriores. muito mais um acrscimo do que uma converso, porque no envolve mudanas de natureza espiritual. No Alcoro, a natureza humana genuna uma "natureza muulmana", que conhece seu Senhor e deseja se submeter a Ele. O Alcoro afirma que: "No h compulso na religio" (Alcoro Sagrado, surata Al Bacara 2:256) Costumo usar o termo "reverso" para substituir a palavra "converso", no sentido de um retorno ao monoteismo autntico, dentro do qual todos fomos criados. Assim, o muulmano aprende a ser tolerante em relao aos outros. De fato, o Alcoro no s

probe a compulso na religio, como, tambm, probe a agresso, embora a defesa seja permitida: "Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem, porm no pratiqueis a agresso, porque Deus no estima os agressores." (Alcoro Sagrado, surata Al Bacara 2:190). Alm disso, achamos que, dentro desta regra geral de lidar com no muulmanos, o "povo do Livro" um termo especial que o Alcoro concedeu a judeus e cristos. Por que "povo do Livro"? Porque o muulmano faz uma ntida distino entre o politesta, ou ateu, e aqueles que seguem os profetas que originalmente receberam revelaes de Deus. Ainda que um muulmano possa assinalar pontos de diferenas teolgicas, ainda assim acreditamos na origem divina daquelas revelaes em suas formas "originais". Como um muulmano deve tratar o "povo do Livro"? Diz o Alcoro: "Deus nada vos probe, quanto aqueles que no vos combateram pela causa da religio e no vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Deus aprecia os eqitativos. Deus vos probe tosomente de entrar em privacidade com aqueles que vos combateram na religio, vos expulsaram de vossos lares ou que cooperaram na vossa expulso. Em verdade, aqueles que entrarem em privacidade com eles sero inquos." (Alcoro Sagrado, surata Al Mumtahana 60:8-9) No mundo de hoje, todos os crentes em Deus esto encarando perigos comuns: atesmo, materialismo, secularismo e decadncia moral. Devemos trabalhar juntos. Deus diz no Alcoro: "... se Deus quisesse, teria feito de vs uma s nao; porm, fez-vos como sois, para testar-vos quanto quilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolncia, porque todos vs retornareis a Deus, o Qual vos inteirar das vossas divergncias." (Alcoro Sagrado, surata Al Mida 5:48)

Potrebbero piacerti anche