Sei sulla pagina 1di 8

ISSN 0103-7013 Psicol. Argum., Curitiba, v. 28, n. 61, p. 167-174 abr./jun.

2010 Licenciado sob uma Licena Creative Commons

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE A CONSTITUIO PSQUICA Some considerations about the psychic constitution
Paulina Schmidtbauer Rocha
Linguista, psicanalista, scia fundadora do Centro de Pesquisa em Psicanlise e Linguagem e do Crculo Psicanaltico de Pernambuco, Recife, PE - Brasil, paulinarocha@uol.com.br

Resumo
A partir de uma srie de cenas do cotidiano e da clnica psicanaltica, a autora analisa o surgimento do acontecer psquico em bebs e crianas pequenas, articulando-o ao conceito de rede tensional libidinal grupal. O artigo demonstra como o sentimento de Eu depende dos outros do ambiente e do compartilhamento de experincias significativas em que cada um tem uma participao ativa. Trata-se, pois, de um momento em grupo, mas no qual a participao de cada um dos integrantes vivida tanto de modo particular quanto grupal. Alm disso, o trabalho destaca a precocidade desse acontecer psquico para as crianas. Comenta ento o uso desse conceito no trabalho clnico com crianas em grave sofrimento psquico. Palavras-chave: Acontecer psquico. Rede tensional libidinal grupal. Clnica psicanaltica. Crianas pequenas. Autismo.
Abstract
Based on a sequence of scenes of daily life and of psychoanalytic clinic, the author discusses the emergence of the mental functioning in babies and little children, to articulate it to the concept of group libidinal tensional net. The article demonstrates how the sense of Ego depends on the others, the environment and the exchanges of the significative experiences in which each one has an active participation. It is a moment in group, but the participation of each one of the elements is lived in a way that is both singular and collective. Therefore, the author signs the precocity of this psychic process to the children and comments the use of this concept at the clinic work with children with psychic suffering. Keywords: Mental functioning. Group libidinal tensional net. Psychoanalytic clinic. Little children. Autism.

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

168

Rocha, P. S.

Presenciei nesses ltimos quinze anos, em vrios momentos dentro do setting psicanaltico e fora dele, na vida cotidiana, cenas que a posteriori se agruparam, se revestiram de sentidos e clarearam alguns aspectos do acontecer psquico tal qual exposto por Freud ([1911] 2004), no seu artigo Formulaes sobre dois princpios do acontecer psquico. Minhas preocupaes com a constituio psquica, ou melhor, de me apropriar da expresso de Freud acontecer psquico, esto marcadas pela atuao clnica com crianas em sofrimento psquico precoce e com a clnica psicanaltica das psicoses ao que se acrescenta uma preocupao com a clnica psicanaltica do social. Consequentemente, preocupei-me com as capacidades humanas de viver e trabalhar em grupo. Porque criamos ao longo da vida vrios grupos? De onde provm a sensibilidade, a necessidade do coletivo? Vejamos o que Freud nos diz no seu livro Psicologia das massas e anlise do Eu:
[...] O contraste entre a psicologia individual e a psicologia social ou de grupo, que primeira vista pode parecer pleno de significao, perde grande parte de sua nitidez quando examinado mais de perto. verdade que a psicologia individual relaciona-se com o homem tomado individualmente e explora os caminhos pelos quais ele busca encontrar satisfao para seus impulsos instintuais; contudo, apenas raramente e sob certas condies excepcionais, a psicologia individual se acha em posio de desprezar as relaes desse indivduo com os outros. Algo mais est invariavelmente envolvido na vida mental do indivduo, como um modelo, um objeto, um auxiliar, um oponente, de maneira que, desde o comeo, a psicologia individual, neste sentido ampliado, mas inteiramente justificvel das palavras , ao mesmo tempo, tambm psicologia social (FREUD, [1920] 1996, p. 91).

de esclarecer que este termo vrios me parece apropriado1, porque traz a ideia de mltiplos, diversos, mutveis. Organizamo-nos psiquicamente para viver e produzir em grupo, sem que por isso percamos a singularidade, mas tampouco a perspectiva do coletivo. Isso, at na atualidade, quando est privilegiada a ao do um, o crescimento do um, ou ento, a negao da singularidade e, consequentemente, do grupo enquanto composto de vrios, quando o vrios vira uma massa (torcidas organizadas). Mesmo se em muitas teorizaes psicanalticas sobre os primeiros tempos da existncia humana, esse aspecto mencionado por Freud fora esquecido, gostaria de pens-los desde a vida intrauterina em interao com o meio ambiente e considerar que assim se estendem vida afora. Digamos, vida cheia de acontecimentos que implicam o beb ele mesmo e os outros, aqueles que esperaram por alguns meses sua chegada. A criana, ao nascer, est aguardando um grupo, na expectativa das mltiplas sonoridades, inscries sonoras registradas ainda durante a vida intrauterina. O sentido ttil e auditivo est maduro antes de o beb nascer, ele registra as vozes do meio ambiente e os sons do corpo materno; as batidas do corao, a prpria voz da me. Essa variedade e diversidade sonora, j presente nos traos mnmicos do beb, alm dos registros das sensaes tteis, vai fazer parte da sua experincia ao vir ao mundo. Ouvilas, senti-las ao nascer avivar as inscries e assim o beb vai reencontr-las neste novo ambiente, com algumas modificaes, todavia reconhecveis. Assim se daria continuidade da sua existncia. Observando nas salas de parto, percebemos que ao ser colocado no peito da me, o beb reencontra essas sonoridades e fica plcido. Muito devagar comea a procurar a fonte sonora tentando focalizar e agrupar-se com o olhar. Vejamos o que diz Freud ([1911] 2004, p. 66):
[...] Foi preciso que no ocorresse a satisfao esperada, que houvesse uma frustrao para que essa tentativa de satisfao pela via alucinatria fosse abandonada. Em vez de alucinar, o aparelho psquico teve ento de se decidir

Podemos partir da constatao de que nunca estamos ss, sempre estamos entre vrios. Gostaria

Adjetivo pertencente a uma pluralidade de espcies, ou apresentando diferentes cores, formas, etc.; sortido, variado, caracterizado pela diversidade, que abrange diversas manifestaes; mltiplo; que no constante; volvel, instvel; que no sossega; bulioso, irrequieto; que hesita; indeciso, incerto, irresoluto; sem coerncia; contraditrio, incongruente, discrepante; pronome indefinido que, no uso adjetivo, indetermina o substantivo, quando a ele anteposto, e no uso substantivo, o substitui, sempre indicando pluralidade, mas no totalidade; diversos, alguns, muitos, numerosos.

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

Algumas consideraes sobre a constituio psquica por conceber as circunstancias reais presentes no mundo externo e passou a almejar uma modificao real deste. Com isso foi introduzido um novo princpio da atividade psquica: no mais era imaginado o que fosse agradvel, mas sim o real, mesmo em se tratando de algo desagradvel. Essa instaurao do princpio da realidade mostrou-se um passo de importantes conseqncias.

169

E mais adiante no prprio texto continua:


[...] A realidade exterior adquiriu maior importncia, e com isso tambm se tornou mais relevante o papel dos rgos sensoriais voltados para o mundo externo e da conscincia a eles ligada. [...] constituiu-se uma funo especial, a ateno que deveria fazer uma busca peridica no mundo externo para que os dados fossem conhecidos de antemo caso uma necessidade interna inadivel se manifestasse (FREUD, [1911] 1996, p. 66).

Ento possvel perceber que Freud leva em considerao o encontro entre o beb e o mundo externo como fundamental para o acontecer psquico. Winnicott (1978) dir mais tarde que o meio ambiente apresenta o mundo para o beb. Assim, parece-me que ele est bem condizente e, ao mesmo tempo, se situa na continuao do pensamento de Freud. Essas observaes e as leituras dos textos de Sonia Salmeron (1996a, b) ajudam a entender os primrdios da constituio do eu, e seguindo esta autora colocam em evidncia a importncia do grupo, ou de vrios, na constituio do que ela, Kas (1976) e Anzieu (1976) chamaram de Eu grupal. Mas Salmeron (1996a, b) traz algumas contribuies a mais para a compreenso da constituio da noo do coletivo. Ela complementa dizendo que, por sua vez, o nascimento de um beb desencadeia as expectativas no grupo familiar, ou naqueles que esto ao redor da gestante, com todas as fantasias e projees. Essa expectativa estabelece com o recm-nascido, esse novo que chegou, uma relao privilegiada, e no trabalho clnico visvel que cada pessoa ao redor desse beb acredita inconscientemente ser o principal personagem para ele, que amado bem mais e melhor que todos os outros. Essa fantasia dos vrios, sejam ou no membros do grupo familiar, estar na base da vitalidade de um recm-nascido.

O beb vivido fantasmaticamente como um beb maravilhoso, um tesouro que estabelece no grupo uma dinmica, que Snia Salmeron (1996b) chama de dinmica tensional libidinal grupal. Como ela diz, da vai nascer uma poltica de grupo, uma diplomacia de grupo. Basta lembrar todos os movimentos que acontecem entre os avs, as tias, os pais, os bisavs, os cimes, afetos, conselhos, medos, etc. Tudo isso coexiste nas relaes inconscientes e at mesmo nas nossas relaes conscientes. Um exemplo disso o desejo que os pais tm de que seus filhos sejam amados por todos. Pode ser por razes narcsicas, por razes generosas, ou por razes mais polticas: s vezes como proteo s crianas (por exemplo, quando os pais morrem, para ter algum que cuide do filho deles) ou, por razo bem banal, quando eles desejam algumas horas de paz, ter algum que acolha a criana com satisfao para brincar com ela. Todas essas razes resumem-se no desejo de que o filho seja amado no grupo ao qual pertence. O padrinho e a madrinha na nossa cultura catlica, afirma Salmeron (1996b), no outra coisa a no ser uma forma de assegurar que na ausncia dos pais algum cuidar do filho, o que tambm ligado angstia de perda do objeto. Ao redor da criana forma-se o que Salmeron (1996b) chama de rede tensional libidinal grupal. Quanto criana, ela vai adotar inconscientemente esses modos de relacionamento familiar, vai estabelecer a relao com cada membro do grupo. Esse movimento grupal, essa rede tensional libidinal traz tambm as tenses entre os membros do grupo, entre si e em relao ao beb. Os modos de relaes naquela famlia e as tenses que aqui entram em jogo vo fazer parte da experincia do beb. Assim, estaro na base do que Snia Salmeron (1996a) chama o ego grupal, cuja funo ser de formar no futuro outros grupos, exatamente por ter havido essa experincia. Dessa rede faz parte aquele que cuida de uma forma privilegiada do beb. Durante bastante tempo, essa relao, chamada relao dual, foi privilegiada nas formulaes dos psicanalistas que pareciam esquecer-se da existncia dos vrios que fazem parte do ambiente e que esto presentes ao mesmo tempo. Assim, formulou-se a ideia de que a presena do pai era algo mais tardio, como tambm o grupo. Freud dizia que o eu era resultado, era o depsito de diferentes identificaes vividas na infncia, de certo modo, um grupo, mas aqui se tratam

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

170

Rocha, P. S.

de identificaes secundrias. As identificaes do sistema primrio, atravs das sonoridades das vozes, dos contatos fsicos, formaram um grupo de identificaes primrias interno. Nas suas formulaes, Freud ([1920] 1996) destacou no incio das suas elaboraes ideal do eu, eu ideal, e o super eu. Mas no definiu bem, deixou relativamente esfumaadas as fronteiras entre ideal do eu e eu ideal e no avanou nas concepes sobre o grupo. Sonia Salmeron (1996a) fala de maneira bem interessante da formao do eu ideal e do ideal do eu. O primeiro seria resultado de uma relao arcaica com uma personagem onipotente, a me, nascendo da identificao primria com a onipotncia materna. O eu ideal fica tambm ligado a essa identificao com a me que, lembrando Melanie Klein (1981), dona no seu ventre de um nmero incalculvel de bebs, ela tem nela um grupo. Salmeron lembra que o beb vive nos braos da me, v o mudo a partir de seus braos. Se sente como tendo um grande corpo, que obedece aos seus desejos. Ele est em permanente dilogo, corpo a corpo com a me, ele a me, esse adulto que anda. exatamente ao redor de 3 anos, quando a me no vai mais coloc-lo nos braos e quando vai assumir andar com os prprios ps, que o beb criar noes de alto e baixo, dentro e fora, e de distncia, que vivenciar a grande desiluso, dando-se conta do tamanho do seu corpo e da sua fragilidade. Um grande golpe na sua autoestima, segundo Salmeron. hora de iniciar a entrada no complexo do dipo. O eu ideal vai permanecer e vai nos acompanhar a vida toda. Para Snia Salmeron (1996a) o eu ideal um plo do ego grupal cujo antpoda o ideal do ego, instncia mais evoluda que contm nela um grupo que formado desta admirao que a criana sente pelos diferentes adultos do seu convvio. Admirao feita de verdadeiras efuses de amor pelas realizaes dos adultos. Para Salmeron (1996a), o ideal do eu grupal na sua origem. atravs dessa organizao interna grupal, Eu grupal, que a criana vai poder sair do estado de fuso interna com a me. Na sua evoluo vai para o grupo, porque o grupo atraente e no se deve esquecer que o beb tem uma vivncia grupal, porque ele era e rodeado por um grupo de pessoas que tentam ter uma relao privilegiada com ele. Ele est inserido na rede tensional libidinal grupal. Ento o beb desde incio exposto, para Salmeron (1996b),

tentao de se dirigir ao grupo, aos membros do grupo, usufruir disso e ao mesmo tempo privilegiar a relao com a me e se sentir frustrado quando um ou outro est sendo impedido. Segundo ela, conforme foi dito, o ideal do eu contm em si o grupo que construdo a partir da admirao que a criana sente pelos diferentes adultos do seu ambiente, admirao pelos reais feitos dos adultos, nem sempre ligados diretamente ao bem-estar da criana. Da nasce o ideal do ego, que mais tarde vai evoluir para os ideais mais avanados, ligados a posies ticas, morais, para poder sustentar as vivncias grupais, a funo e a formao da vida coletiva. Podamos pensar numa instncia separada cuja funo seria possibilitar a formao do grupo, e a insero em grupos. Diferentemente da posio de Salmeron (1996b), parece-me que no h necessidade de adjetivar o eu com grupal, j que na relao com o ambiente, inserido na rede tensional libidinal grupal, tal qual ela to bem descreveu e com a sensibilidade que lhe peculiar , que o eu se constitui (Rocha, 2004). Desde criana sempre fui envolvida com os bebs e suas mes. Quer dizer, gostava muito de cuidar dos recm-nascidos e sempre me propunha a ficar algumas horas com o nen enquanto os pais se ausentavam. Assim, presenciei muitas cenas que ficaram gravadas na minha memria anos a fio. Os bebs continuaram a povoar minha vida de psicanalista tambm. Algumas situaes ficaram emblemticas e s vezes formam um conjunto que de repente toma sentido, esclarece ou traz um assunto novo. Assim, vou narrar quatro cenas da vida cotidiana e dois da clnica psicanaltica que dizem da constituio do eu e dos vrios na rede tensional libidinal grupal:
Fui visitar um casal de amigos e me levaram para buscar o netinho na escola, pois queriam que eu o visse, em funo das preocupaes com seu desenvolvimento. Chegando a casa encontramos a me do garotinho, que j esperava para dar o banho, tarefa qual me juntei, por um momento. Logo, em seguida, voltei para a sala de estar, onde estavam os avs e o pai, que entretempo havia chegado. Para nossa surpresa, o netinho apareceu alegremente entre ns, nu, com o chapu do pai que caa por cima das orelhas. A me vinha correndo atrs. Ele deu uma volta olmpica pela sala olhando bem para cada um de ns, absolutamente soberbo e irresistvel. Unanimemente

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

Algumas consideraes sobre a constituio psquica decidimos apoiar essa bela exibio e explodimos em aplausos. O garotinho bateu palmas tambm, satisfeito com nossa colaborao no seu espetculo. Devo dizer que ns tambm nos felicitamos entre ns, muito felizes com o seu desfile e com os nossos aplausos. Um ms depois, recebi uma carta da av me comunicando que no havia necessidade de se preocupar mais com netinho: ele est como naquele dia em que voc nos visitou!

171

essa primeira conversa, orgulhosos por estarem l e por terem sido reconhecidos por Clarissa como partcipes desse importante momento. Era voc, voc, voc e eu. Clarissa se reconhecia enquanto ser nico em relao a cada um dos presentes e todos os presentes a reconheciam e se congratulavam entre si festejando.

Ao longo dos anos utilizei vrias vezes nos seminrios essa cena para ilustrar o aparecimento das identificaes secundrias, a trplice hlice do narcisismo e o incio da instalao da funo paterna. No entanto, um aspecto importante no tinha sido revelado nessa observao para mim. S depois da cena que narrarei a seguir consegui distinguir e diferenciar o elemento que me parece precioso e imprescindvel para o efeito de subjetivao na primeira infncia.
Essa cena foi registrada num ambulatrio de pediatria durante uma consulta programada do acompanhamento perinatal. Na sala estava o cinegrafista, a pediatra, a me e a filhinha, um bebezinho de 1 ms e 15 dias. O beb dormia, enquanto a mdica fazia perguntas de rotina me falando sobre amamentao, hbitos e sade. Depois de um tanto, Clarissa comeou aos poucos a abrir os olhinhos, abrir a boca, aes que chamaram a ateno da me e da pediatra. As duas trocaram algumas palavrinhas carinhosas com ela e mostraram-se satisfeitssimas com o biquinho que veio como resposta. Essa cena se repetiu mais uma vez e era a hora do exame fsico da Clarissa. Era um dia frio e o beb estava bem acolchoado em vrias camadas de roupa. A me comeou a tirar as roupas com muito cuidado, falava com carinho sorrindo para a filha. Clarissa aos poucos se prendeu no olhar da me e com certo esforo sustentou-o e focalizou o rosto da me. Abriu um sorriso feliz e desdentado animando-se para algo a mais. Enquanto a me abria num largo sorriso, continuando a falar com Clarissa essa por sua vez tentou soltar a voz, num primeiro momento sem sucesso. Aps uma breve pausa estimulada pela me fez sua segunda tentativa de responder conversa materna. Desta feita apareceu um tmido arrulho que Clarissa decidiu no valorizar. Mas a me e a pediatra continuaram a falar, valorizando os esforo,s e ento Clarissa soltou a voz em vrios arrulhos, riu satisfeita e quando a plateia toda entrava feliz na conversa ela olhou para a me, depois para a pediatra e para o cinegrafista que estava gravando aquela consulta. Todos festejaram

O que me chamou a ateno foi a idade do beb, que s tinha 1 ms e 15 dias. Era uma garotinha que se desenvolvia bem dentro do previsto, para os padres do crescimento e desenvolvimento. Mas ficou posto que compartilhar um feito em grupo mesmo nessa terna idade possvel e coube ao observador constatar o momento de subjetivao vindo desta celebrao do acontecer psquico. Trarei a seguir mais um momento desse, desta vez com um menino de 4 meses, que tambm diz do acaso, em certo sentido, desses acontecimentos:
A tia estava cantando para o sobrinho uma cano de ninar e como ele mostrou-se, de repente, extremamente interessado, ela repetiu. Concentrado, olho no olho, ele entoava algumas rplicas, enquanto a tia cantava. Assim parecia. Ento, de brincadeira, a tia decidiu parar aps cada verso e dar uma pausa, abrindo assim espao para o jovem cantor talentoso mostrar seus dotes musicais. Ele no negou o talento. Imediatamente produzia algo semelhante (semelhante um modo de dizer) a um som mal articulado, porm prolongado e com variaes tonais. A tia continua repetindo a cano. A me, que observava a cena sentada ao lado, crescia, a olhos vistos, de satisfao e orgulho. Sem se fazer de rogada, ela entrou na cantoria e quando, num momento, se abaixou para pegar algo que caiu, seu filhote a procurou com o olhar. A partir de ento, toda vez que entoava a sua parte, ele passava o olhar para o rosto da me e depois para o da tia. Terminaram felicssimos rindo toa.

Essa foi a primeira vez que Thomas participou de uma brincadeira ciente dos vrios ais presentes fruindo da ao em comum. Por ter testemunhado outro momento com uma criana de 1 ano e 6 meses me permiti sugerir que tais acontecimentos tm repercusses na constituio psquica do indivduo. Vejamos:
Estvamos num restaurante self-service quando se juntou a ns um jovem pai com seu filhinho de 1 ano e 6 meses. Foi aquela algazarra, j que uma parte dos presentes no conhecia o menino e ficaram contentes

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

172

Rocha, P. S. com a sua presena. Ele ficou bem protegido no colo do seu pai por um bom tempo e, quietinho, observava os presentes sem falar. O pai lhe oferecia algumas comidinhas que foram prontamente recusadas com um movimento de cabea. Aos poucos ele comeou a mostrar interesse pelos presentes, o que foi notado pela turma mais jovem da mesa, desejosa de cuidar do pequeno. Ele rapidamente passou para o colo da jovem mais alegre que lhe ofereceu lpis de cor para desenhar nos guardanapos. Chamou-me a ateno o domnio que o menino tinha do lpis. Parecia uma criana de 3, 4 anos. A jovem contornou com lpis a mo dele, o que o encantou. Foram-se vrios guardanapos nessa atividade. Nosso menino estava muitssimo contente. Os gritos de alegria que se seguiam a cada desenho captaram a ateno dos presentes. A ele pegou o lpis e ps a mo da jovem para desenhar-lhe o contorno. Obviamente, a assistncia comentou tal audcia. Pois ele fez o contorno direitinho e quando a jovem levantou a mo do guardanapo arrancou suspiros de admirao. Os aplausos foram espontneos e ele, contente, olhou para ns olho no olho, perfazendo a roda toda. O pai encheu-se de orgulho a olhos visto, claro. Mas o resto no ficou muito atrs. E foram-se os guardanapos da nossa e das mesas vizinhas. Na semana seguinte soube que nosso desenhista pronunciou as primeiras palavras, mas a primeira de todas se referia ao acontecido no self-service. Era o nome da jovem. psicoterapia em grupo ou individualmente, ela estaria j em contato com os pais e a criana. Marcelo chegou com os pais e subimos para o atendimento. Ofereci os brinquedos, que ele espalhou pelo meu div. Muito atento conversa dos adultos, virava-se para mostrar algum brinquedo ao pai. Quando a colega chegou, sentou-se, aps apresentada, no cantinho do div, prxima a Marcelo. Ele no deu muita ateno, ento ela pegou um pequeno dinossauro e foi se aproximando sem nada dizer. A chegada do dinossauro, ao contrrio, foi percebida imediatamente e o brincar agora correu solto. Muito entretido, Marcelo apenas se virava de vez em quando para o pai, lanando uma rpida olhada. Fui buscar um brinquedo e na volta dei uma tropeada no p de Marcelo, que estava ajoelhado ao lado do div. Levei um susto e dei um pulo para no machuc-lo. Ele olhou e riu, eu tambm ri, pedindo desculpas e ns camos na gargalhada. Era muito engraado tudo isso. Marcelo girou e olhou para o pai, para minha colega e para mim, por ltimo para a me. Eles tambm acharam graa. Era hora de compartilhar. Enfim estvamos todos juntos.

Os quatro exemplos descritos aconteceram fora do setting analtico. Os prximos que vou relatar fazem parte do trabalho cotidiano no CPPL2. Uma delas aconteceu durante as primeiras consultas que antecedem indicao teraputica.
Na primeira consulta vieram os pais, um jovem casal simptico cheio de dvidas e indagaes acerca do filhinho de 2 anos que, segundo eles, estava apresentando algumas dificuldades no desenvolvimento. Eles estavam muito receosos e foram pressionados pelos familiares a consultar um especialista. No fim da conversa apareceu o medo de receberem o diagnstico de autismo, apesar de a me ter se informado na internet e ter chegado concluso de que o filhote pouco correspondia s descries dessa patologia. Propus ento de v-los novamente, junto com a criana. Conversei com uma colega e pedi para juntar-se a ns durante a consulta; caso precisasse empreender uma

Essa cena, como as outras, teve um desfecho satisfatrio. Os pais se convenceram de que uma criana que interage com tanta espontaneidade com certeza no pode receber o diagnstico de autismo infantil. Eles de fato no estavam convictos desse diagnstico, nem o haviam recebido de ningum, estavam apenas com muito medo. Assim, se tranquilizaram, puderam reconhecer que o filho de fato tinha um atraso no desenvolvimento da linguagem e, ao lado de uma irm muito falante e espaosa, recuava, ficando em segundo plano. A indicao teraputica foi bem aceita e a participao deles no tratamento do filho facilitou o nosso trabalho, que terminou com xito. Mais uma cena, dessa vez para ilustrar um acontecer psquico do Eu construindo a experincia da coletividade e sua inscrio na histria do indivduo, numa sesso de psicanlise em grupo, com crianas entre 2 e 4 anos:
Jorge estava no grupo havia cinco meses, quando recebemos uma visita. Na sala de grupo, nosso colega psicanalista ocupou bastante espao pelo seu tamanho. Sentou-se num canto e ficou observando enquanto ns

CPPL: Centro de Pesquisas em Psicanlise e Linguagem, instituio teraputica para crianas com sede em Recife.

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

Algumas consideraes sobre a constituio psquica comevamos a brincar. Jorginho, com os olhos grudados no nosso visitante, foi para baixo da mesa, de onde espiava esse grandalho que surgiu assim de repente no grupinho. Aquele tiquinho de gente de olhos azuis ficou deslumbrado e cheio de vontade de contar algo para ele e para ns. Ele ensaiou o primeiro aparecimento por cima da mesa apenas com um grande sorriso e com os olhos grudados no colega que, entretido com o que acontecia do outro lado da sala, no percebeu esse convite para conversa. Jorginho desapareceu por baixo da mesa e depois de alguns segundos reapareceu com um sorriso e um grito pouco articulado. Assim conseguiu apenas chamar a ateno de um dos terapeutas, que ento entrando na brincadeira gritou: apareceu! Jorginho, no satisfeito, mergulhou por baixo da mesa e emergiu de novo, agora batendo palmas. Definitivamente, os esforos eram dirigidos para o nosso visitante, que a essa altura afinal prestou ateno no Jorginho, que, satisfeito que nem pintinho na lama, desapareceu para reaparecer. A essa altura todo o grupo, junto com o colega, estava devidamente alerta e prestes a completar a brincadeira. Quando o Jorginho apareceu, olhou para cada um de ns e, claro, no primeiro momento, para nosso amigo, alvo dos seus esforos; enquanto ns aplaudamos e gritvamos apareceu!. Ele disse, ento, solenemente: eu!. Seguiu-se aquele carnaval de alegria e depois todas as crianas foram para baixo da mesa e assim se foi at o termino da sesso.

173

Os seis exemplos em diferentes momentos e diferentes idades das crianas mostram o acontecer psquico do Eu. Em seis cenas, em diferentes idades, as crianas compartilharam uma coisa que foi feita por eles, reconhecida pelo grupo, mas o reconhecimento que as crianas fizeram era distinguir cada um individualmente, se dirigindo a cada um pelo olhar, e celebrando no olhar do outro a satisfao que elas mesmas tiveram com o que tinham feito. Quer dizer, mesmo o beb de um 1 e 15 dias se reconheceu como pessoa em relao a cada um ali presente no ambulatrio, e cada um do grupo, alm de compartilhar com os outros adultos do grupo, celebrou sua participao naquele acontecimento e reconheceu-se como indivduo em relao quele beb. No caso de Thomas, com quatro meses, seu olhar reconhecia cada um e se reconhecia no olhar do outro. Mas o mais importante de tudo era ver que a me e a tia o viam olhando-as. esse movimento mencionado antes no texto que denomino brincando de trplice hlice do narcisismo. O movimento da

hlice ofertar a dinmica necessria para celebrao de acontecer psquico do eu, para celebrao desse momento de diferenciao e reconhecimento dos vrios, onde a realizao de uma ao peremptria. nesse sentido que posso dizer que esses so os momentos da constituio do eu, pela insero na rede tensional libidinal grupal, onde no sou eu e vocs (totalidade), no somos ns (massa), mas voc, voc, voc e eu (vrios). Um grupo que faz algo em conjunto, mas onde cada um que participa tem noo do conjunto da diversidade e reafirma sua singularidade na ao. A noo da responsabilidade para consigo e para com os outros no fazer acontecer e a celebrao da produo coletiva em seus vrios aspectos subsumidos a esto j postas para o futuro. Acontecem, para muitos de ns, ao longo da nossa existncia, momentos como esses narrados neste texto que fazem para ns o que Joel Birman (2001) anunciou no fim da apresentao do livro Autismos: Afinal, o que est em questo aqui, pois, a inveno da gramtica do impossvel, fiat lux do fazer viver. s vezes acho que as seis cenas que narrei testemunham este fiat lux do acontecer psquico tal qual imaginou Freud. No decurso de trinta anos de trabalho no CPPL tratamos de ampliar e formular na medida do possvel nosso conhecimento sobre a constituio psquica, para enriquecer nossa prtica psicanaltica institucional com as crianas cujo sofrimento psquico precoce as tornou singulares ao ponto de saltarem aos olhos, to visveis na sua diversidade, que findaram negadas enquanto pessoas (Cavalcanti & Rocha, 2001). Propor cuidar e deixar-se implicar nessa clnica exige disponibilidade e vitalidade psquica para o encontro com o inusitado, imprevisvel, mas sobremaneira reitera a humildade na espera do acaso. Para tanto, se faz necessrio compartilhar a longa espera, os percalos e sobressaltos, preciso vrios, requer uma equipe. Emprestar a sua privacidade para que o outro encontre ou reencontre a sua prpria, como diz Andr Green (1977), com essas crianas pressupe enredar-se numa proximidade que necessita de vrios, semelhantes e confiveis, presentes para sustentar a distncia psquica e tornar possvel o acontecer psquico do qual falamos. A formao da rede tensional libidinal grupal est na base de nosso trabalho e mais perceptvel na psicanlise em grupo com as crianas. Na medida em que conseguimos sustent-la na relao entre

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

174

Rocha, P. S. Kupfer, M. C., Jerusalinsky, A. F., Bernardino, L. F., Wanderley, D., Rocha, P. S., Molina, E. S., et al. (2009). Valor preditivo de indicadores clnicos de risco para o desenvolvimento infantil: Um estudo a partir da teoria psicanaltica. Lat Am Journal of Fund Psychopath, 6(1), 48-68, 2009. Rocha, P. S. (2004). Voc, Voc, Voc, e Eu. Trabalho apresentado no X Encontro Psicanaltico do CPPL: Novos temas em Psicanlise. Recife: [s.n]. Salmeron, S. (1996a). Moi grupal. In Sminaires sur les concepts de base de la psychothrapie psychanalytique denfants et dadultes. Paris: Centre Alfred Binet. Salmeron, S. (1996b). Rseau libidinal tensionnel. In Sminaires sur les concepts de base de la psychothrapie psychanalytique denfants et dadultes. Paris: Centre Alfred Binet. Winnicott, D. W. (1978). A famlia e o desenvolvimento do indivduo. Belo Horizonte: Interlivros.

os terapeutas e em relao a cada criana, tornamos possvel o tal fiat lux do fazer viver. Sem garantias, mas uma possibilidade. Muitas vezes s percebemos quando j aconteceu, como no dia em que Roberto chegou porta do meu consultrio e disse: bom dia, tia Paula. E de fato estava l Roberto em carne e osso, habitando si mesmo, simplesmente bem. Fazia tempo que Roberto estava falante, leitor incansvel dos gibis, afeioado aos jogos eletrnicos, crtico feroz das minhas parcas capacidades nesses ltimos. Mas mesmo assim Roberto no estava ali. Conversava, mas no estava. At o dia em que chegou e continuou. So horas em que a equipe celebra. Para celebrar tem que ser voc, voc, voc e eu. Eu quero de Roberto no tardou. Mas no dia em que Roberto afinal compareceu, eu devia ter lhe dito: Carpe Diem, Roberto!

REFERNCIAS
Anzieu, D. (1976). Lenveloppe sonore du soi. Nouvelle Revue de Psychanalyse, (13), 54-68. Birman, J. (2001). Apresentao. In A. E. Cavalcanti, & P. S. Rocha. (Org.). Autismos (pp. 10-24). So Paulo: Escuta. Cavalcanti, A. E., & Rocha, P. S. (2001). Autismos. So Paulo: Escuta. Freud, S. ([1911] 2004). Formulaes sobre os dois princpios do acontecer psquico. In S. Freud. Escritos sobre a psicologia do inconsciente (Luiz Alberto Hanns, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. ([1920] 1996). Psicologia das massas e anlise do ego. In S. Freud. Edio Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (pp. 295-300). Rio de Janeiro: Imago. Green, A. (1977). O outro e a experincia de self . In M. Khan. Psicanlise: Teoria, tcnica e casos clnicos (pp. 285-304). Rio de Janeiro: Francisco Alves. Kas, R. (1976). Lappareil psychique groupal, construction du groupe. Paris: Dunod. Klein, M. (1981). Contribuies psicanlise. So Paulo: Mestre Jou.

Recebido: 21/03/2009 Received: 03/21/2009 Aprovado: 04/07/2009 Approved: 07/04/2009

Psicol. Argum. 2010 abr./jun., 28(61), 167-174

Potrebbero piacerti anche