Sei sulla pagina 1di 17

1

SBOT COMISSO DE ENSINO E TREINAMENTO Caro Especializando: Este o TESTE DE AVALIAO DOS RESIDENTES EM ORTOPEDIA (TARO) 2010. O objetivo colaborar com o aprendizado. Nas ltimas pginas esto relacionadas as referncias bibliogrficas das questes. Ser utilizado uma folha de respostas, j identificada com o nome do servio, o nome e o CPF do candidato. So 100 questes de mltipla escolha com apenas uma alternativa correta. Preencha toda a folha de respostas, devolvendo-a completamente preenchida para correo. Guarde o caderno de testes para posterior estudo das questes. Bom Teste!!!

COMISSO DE ENSINO E TREINAMENTO Alberto Naoki Miyazaki Csar Rubens da Costa Fontenelle Jos Luis Amim Zabeu Joo Baptista Gomes dos Santos Wagner Nogueira da Silva Andr Pedrinello Fernando Antonio Mendes Faanha Filho Jamil Faissal Soni Vincenzo Giordano Presidente Vice Presidente Secretrio Executivo Secretrio Adjunto

1 - No sarcoma de EWING, o fator de mau prognstico a) b) c) d) a apresentao antes dos 10 anos de idade. o grau histolgico da leso. ser o paciente do sexo feminino. a presena de febre e anemia.

2 - A curvatura congnita pstero-medial dos ossos da perna associada a) b) c) d) pseudartrose. platispondilia. neurofibromatose. deformidade em calcneo valgo.

3 - Na infeco crnica ps-osteossntese do fmur, do tipo I de CIERNY e MADER, o desbridamento deve ser feito pela a) b) c) d) sequestrectomia cortical. fresagem do canal medular. curetagem do trato fistuloso. resseco segmentar.

4 O acesso cirrgico ao escafoide, pela tcnica de MATTI-RUSSE, se faz a) b) c) d) lateralmente artria radial. entre a artria radial e o tendo do flexor radial do carpo. entre o tendo do flexor radial do carpo e o nervo mediano. entre o nervo mediano e o tendo do palmar longo.

5 - A classificao de LODER para a epifisilise proximal do fmur relacionada a) b) c) d) porcentagem do desvio. ao tempo do incio dos sintomas. ao ngulo do escorregamento. capacidade de apoio do membro.

6 - A escoliose distrfica secundria neurofibromatose do tipo I se caracteriza por curva a) b) c) d) cervicotorcica de raio curto. cervicotorcica de raio longo. toracolombar de raio curto. toracolombar de raio longo.

7 - Na insuficincia do tendo do tibial posterior, no estgio II de JOHNSON et al, a indicao de trplice artrodese, segundo MANN, depende do grau de movimento da articulao de a) b) c) d) CHOPART e do valgismo do antep. LISFRANC e do valgismo do antep. CHOPART e do varismo do antep. LISFRANC e do varismo do antep.

8 - Na epicondilite lateral do cotovelo, a imagem de ressonncia magntica em T2 apresenta a) b) c) d) hipersinal no extensor radial curto do carpo. hipossinal no extensor radial curto do carpo. hipersinal no extensor radial longo do carpo. hipossinal no extensor radial longo do carpo.

9 A leso traumtica do menisco lateral do joelho mais frequente a a) b) c) d) transversa incompleta. transversa completa. longitudinal incompleta. longitudinal completa.

10 - Na artroplastia total do quadril realizada pela via de acesso posterior, o excesso de anteverso do acetbulo pode resultar em luxao a) b) c) d) anterior. posterior. superior. inferior.

11 - O teste do flamingo realizado com o paciente em a) b) c) d) p. decbito dorsal. decbito ventral. decbito lateral.

12 - O transporte sseo indicado no tratamento agudo da fratura diafisria da tbia em caso de defeito superior a a) b) c) d) 1,5 cm. 2,0 cm. 3,0 cm. 4,0 cm.

13 - Na leso crnica dos tendes flexores dos dedos da mo tratada com enxerto tendinoso, o efeito de quadriga ocorre se houver a) b) c) d) excessiva tenso do enxerto. amputao da falange distal. avulso do flexor profundo dos dedos. utilizao de enxerto muito longo aps a insero do lumbrical.

14 - Na displasia do desenvolvimento do quadril, a avaliao do ngulo na ultrassonografia, segundo GRAF, refere-se a) b) c) d) poro cartilaginosa do acetbulo. inclinao do teto sseo do acetbulo. cartilagem trirradiada. esfericidade da cabea femoral.

15 - O quadro clnico da espondilolistese degenerativa caracteriza-se por a) b) c) d) acometer principalmente o sexo masculino. apresentar claudicao neurognica em mais da metade dos pacientes. apresentar envolvimento esfincteriano precoce. apresentar alvio da dor com a hiperextenso do tronco.

16 - Na artropatia de CHARCOT envolvendo o p, a articulao mais comumente acometida a a) subtalar. b) talonavicular. c) calcaneocuboidea. d) tarsometatarsal.

17 - Na fratura da difise do mero com trao transverso, a melhor opo de osteossntese a utilizao do mtodo de a) b) c) d) tutor. suporte. neutralizao. compresso interfragmentar.

18 - Com o ombro em posio neutra, o ligamento glenoumeral superior o restritor primrio da subluxao a) b) c) d) posterior. anterior. superior. inferior.

19 - O tumor sseo que usualmente no apresenta hipercaptao na cintilografia o a) b) c) d) condrossarcoma. sarcoma de EWING. mieloma mltiplo. osteossarcoma de baixo grau.

20 - A anastomose de MARTIN-GRUBER ocorre entre os nervos a) b) c) d) mediano e radial. ulnar e radial. mediano e ulnar. radial e musculocutneo.

21 - Na fratura exposta do tipo 3B de GUSTILO et al, o agente infeccioso mais comumente encontrado a) b) c) d) a Morganella morganii. a Klebsiella pneumoniae. o Staphylococcus aureus. a Pseudomonas aeruginosa.

22 - Na sindactilia da sndrome de APERT, o primeiro procedimento indicado a a) b) c) d) abertura da primeira comissura. policizao do indicador. amputao do terceiro dedo. resseco do dedo medial.

23 - Na doena de LEGG-CALV-PERTHES, a presena de cistos metafisrios sugere a) b) c) d) subluxao lateral da cabea do fmur. deformidade da epfise femoral. ossificao lateral da epfise alargada. distrbio potencial do crescimento fisrio.

24 - O paciente portador de hrnia de disco lombar com compresso da raiz S1 apresenta a) b) c) d) alterao sensitiva na borda medial da perna. reflexo patelar diminudo ou abolido. alterao motora do trceps sural. marcha escarvante e p cado.

25- Na artrogripose mltipla congnita de etiologia neuroptica, a alterao se localiza mais frequentemente no corno a) b) c) d) anterior da medula espinal, com diminuio do nmero de clulas. posterior da medula espinal, com diminuio do nmero de clulas. anterior da medula espinal, com aumento do nmero de clulas. posterior da medula espinal, com aumento do nmero de clulas.

26 - Na fratura supracondiliana do mero do adulto com mecanismo em flexo, o nervo mais frequentemente lesionado o a) b) c) d) ulnar. radial. mediano. cutneo lateral do antebrao.

27 - Na artroplastia total do joelho em valgo, o posicionamento rotacional do componente femoral deve ter como parmetro a) b) c) d) a linha de INSALL. o eixo epicondilar. a cortical anterior do fmur. as faces posteriores dos cndilos femorais.

28 - A histria natural do osteoma osteoide envolve a) b) c) d) o risco de fratura patolgica. a possibilidade de malignizao da leso. a formao de matriz ssea no calcificada. a remisso dos sintomas aps um perodo de trs a quatro anos.

29 - Na fratura do olcrano do adulto do tipo 2B da classificao de MAYO, o tratamento de escolha a) b) c) d) a fixao por banda de tenso. a exciso da ponta do olecrano. o uso de parafuso de trao. o uso de placa e parafusos.

30 - Na fratura dos ossos do antebrao por projtil de arma de fogo, a ocorrncia de sndrome compartimental significativamente associada a) b) c) d) ao grau de desvio da fratura. localizao anatmica da fratura. ao grau de fragmentao da fratura. presena de fragmentos metlicos livres.

31 - Na doena de DUPUYTREN, a fasciotomia subcutnea apresenta melhor resultado quando indicada na fase a) b) c) d) hiperplsica. proliferativa. involutiva. residual.

32 - Na tcnica de GRICE para o p plano valgo paraltico, o enxerto deve ser posicionado com o p em a) varo. b) neutro. c) flexo dorsal.

d) flexo plantar. 33 - A fratura do tipo exploso do corpo vertebral caracterizada por a) b) c) d) comprometer a metade anterior do corpo vertebral. apresentar extensa leso do complexo ligamentar posterior. no apresentar translao anterior do corpo vertebral. apresentar leso do ligamento longitudinal posterior em todos os pacientes.

34 - Na mucopolissacaridose, o retardo mental ocorre nas sndromes de a) b) c) d) HURLER, HUNTER e SANFILLIPO. HURLER, HUNTER e SCHEIE. HURLER, SANFILLIPO e SCHEIE. HUNTER, SANFILLIPO e SCHEIE.

35 - Na luxao rotatria pstero-lateral do cotovelo, a leso capsuloligamentar segue de a) b) c) d) anterior para posterior. posterior para anterior. medial para lateral. lateral para medial.

36 - Na luxao do tendo da cabea longa do bceps braquial do tipo 4 de BENNETT, a estrutura rompida a) b) c) d) o tendo do subescapular. o tendo do infraespinal. a cabea medial do ligamento coracoumeral. a cabea lateral do ligamento coracoumeral.

37 - No osteossarcoma, a metstase considerada como de pior prognstico a a) b) c) d) pulmonar. ssea. renal. cerebral.

38 - No p cavo do adolescente, a deformidade mais frequente do retrop o a) b) c) d) valgo rgido. varo rgido. varo flexvel. valgo flexvel.

39 - Na fratura do calcneo, a incidncia radiogrfica de BRODEN avalia a) b) c) d) o sustentaculum tali. a faceta subtalar mdia. a faceta subtalar posterior. a articulao calcaneocuboidea.

40 - A tcnica de BRUNELLI para o tratamento da leso escafossemilunar utiliza como enxerto o tendo do a) b) c) d) extensor radial curto do carpo. extensor radial longo do carpo. flexor radial do carpo. abdutor longo do polegar.

41 - No fmur curto congnito, devem-se pesquisar alteraes a) b) c) d) renais. hepticas. cardacas. enceflicas.

42 - Na escoliose idioptica infantil, freqente a) b) c) d) o acometimento do sexo feminino. a curva torcica direita. a progresso da deformidade. a associao com malformaes cardacas.

43 - A artrite sptica secundria osteomielite hematognica pode ocorrer nas metfises a) b) c) d) proximal do fmur, distal do mero e distal da fbula. proximal do fmur, distal do mero e proximal do mero. proximal do fmur, proximal do mero e distal da fbula. proximal do mero, distal do mero e distal da fbula.

44 - Na leso extensa do manguito rotador, a transferncia do grande dorsal tem melhor indicao quando houver integridade do tendo do a) b) c) d) subescapular. peitoral maior. redondo maior. redondo menor.

45 - Na osteocondrite dissecante do joelho, o sinal de WILSON observado com o joelho em flexo de a) b) c) d) 90 e rotao interna da perna. 30 e rotao interna da perna. 90 e rotao externa da perna. 30 e rotao externa da perna.

46 - No escorbuto, a complicao musculoesqueltica mais frequente a) b) c) d) a pseudoparalisia. o varismo dos joelhos. o alargamento do crnio. a hipercifose toracolombar.

47 - A doena de FREIBERG acomete mais frequentemente o ncleo de ossificao do a) b) c) d) terceiro osso metatarsal nas meninas. segundo osso metatarsal nas meninas. segundo osso metatarsal nos meninos. terceiro osso metatarsal nos meninos.

48 - A fratura de SEGOND reverso apresenta alta associao com a leso do a) b) c) d) menisco lateral. ligamento colateral lateral. ligamento cruzado anterior. ligamento cruzado posterior.

49 - Eroses das tuberosidades das falanges distais da mo (acrostelise) so achados radiogrficos sugestivos de artrite a) b) c) d) reumatoide. psoritica lpica. gotosa.

50 - Na mielomeningocele, a malformao do tipo II de ARNOLD-CHIARI sintomtica caracteriza-se por a) b) c) d) nistagmo. hipertonia. taquipneia. hipoacusia.

51 - O paciente com sndrome medular anterior decorrente de trauma raquimedular apresenta a) b) c) d) comprometimento motor dos membros inferiores maior que o dos superiores. perda das funes motora e proprioceptiva unilaterais. comprometimento motor varivel com preservao da propriocepo. perda da sensibilidade ttil e preservao da funo motora.

52 - A fratura da tuberosidade da tbia na criana, do tipo I de OGDEN et al, caracteriza-se como SALTERHARRIS do tipo a) b) c) d) I. II. III. IV.

53 - Na luxao traumtica do ombro, o principal fator que determina a recidiva a) b) c) d) a idade. a direo da luxao. a modalidade esportiva. o tempo de imobilizao.

54 - Na leso do ligamento deltoide associada leso da sindesmose tibiofibular, o tlus desloca-se a) b) c) d) lateralmente na manobra de estresse em everso. medialmente na manobra de estresse em inverso. anteriormente na manobra de gaveta anterior. posteriormente na manobra de gaveta posterior.

55 - Na doena de PAGET, o achado histolgico de padro a) b) c) d) em mosaico. metaplsico. epitelioide. cavitrio.

56 - Na fratura dos ossos do antebrao, a fixao intramedular apresenta a) b) c) d) baixo ndice de pseudartrose. fcil controle de reduo anatmica. dificuldade na explorao neurovascular. alto ndice de resultados satisfatrios.

57 - Na fratura diafisria do fmur do adulto, uma contraindicao ao uso da haste intramedular retrgrada a presena de a) b) c) d) gravidez. patela baixa. bilateralidade. obesidade mrbida.

58 - O tratamento recomendado para a leso aguda da fibrocartilagem triangular da classe 1B de PALMER a) b) c) d) imobilizao gessada. desbridamento. reparo. reconstruo.

59 - Na osteomielite hematognica aguda tratada adequadamente, os valores de VHS e PCR se normalizam, respectivamente, em cerca de a) b) c) d) 1 semana e 1 semana. 1 semana e 3 semanas. 3 semanas e 1 semana. 3 semanas e 3 semanas.

60 - O anel pericondral de LACROIX responsvel a) b) c) d) pela nutrio metafisria. pelo crescimento perifrico da placa fisria. pela estabilizao mecnica da placa fisria. pela nutrio da cartilagem hialina articular.

61 - Na fratura supracondiliana do mero na criana, do tipo III de GARTLAND, a posio do antebrao que confere maior estabilidade na reduo do fragmento distal em a) b) c) d) pronao no desvio pstero-medial. pronao no desvio pstero-lateral. supinao no desvio pstero-medial. supinao no desvio pstero-lateral.

62 - Na capsulite adesiva, o objetivo da liberao artroscpica do intervalo dos rotadores o aumento da a) b) c) d) aduo. elevao. rotao lateral. rotao medial.

63 - A ruptura do mecanismo extensor do joelho mais frequentemente associada luxao traumtica a) b) c) d) anterior. posterior. pstero-medial. pstero-lateral.

64 - Na artrose do quadril, contraindicao relativa para a osteotomia valgizante intertrocantrica a presena de a) b) c) d) flexo do quadril menor que 60. extenso do quadril menor que 10. cabea femoral no esfrica. acetbulo displsico.

10

65 - A fratura intertrocantrica do fmur, do tipo V de TRONZO, tem como melhor implante para fixao a a) b) c) d) placa de 135 com parafuso deslizante. 0 placa angulada de 135 . haste intramedular flexvel. haste cefalomedular bloqueada.
0

66 - Na fratura-luxao de LISFRANC, o parmetro radiogrfico da reduo visto na incidncia oblqua do p o alinhamento da borda medial do a) b) c) d) V osso metatarsal com a borda lateral do cuboide. IV osso metatarsal com a borda medial do cuboide. III osso metatarsal com a borda lateral do cuneiforme intermdio. II osso metatarsal com a borda medial do cuneiforme medial.

67 - A deformidade do antebrao associada osteocondromatose mltipla geralmente ocorre por a) b) c) d) parada do crescimento proximal do rdio. translocao radial do carpo. encurtamento da ulna. subluxao umeroulnar.

68 - Na tbia vara de BLOUNT do tipo infantil, a incidncia radiogrfica ntero-posterior mostra a) b) c) d) subluxao medial da tbia. irregularidade lateral da placa fisria. bico sseo na epfise medial da tbia. ossificao assimtrica da epfise proximal da tbia.

69 - A fratura da coluna cervical baixa em gota de lgrima corresponde, na classificao de ALLEN, ao tipo a) b) c) d) flexo-distrao no estgio III. flexo-distrao no estgio IV. compresso-flexo no estgio II. compresso-flexo no estgio III.

70 - Na sequela da fratura do colo do rdio na criana, o movimento mais afetado a a) b) c) d) flexo do cotovelo. extenso do cotovelo. pronao do antebrao. supinao do antebrao.

71 - A fratura da extremidade proximal do mero que mais frequentemente evolui para pseudartrose aps tratamento no cirrgico a a) b) c) d) da epfise. do colo cirrgico. do tubrculo maior. do tubrculo menor.

72 - Na reconstruo do ligamento cruzado anterior com dupla banda, os componentes ntero-medial e pstero-lateral so tensionados, respectivamente, em a) b) c) d) extenso e extenso. flexo e flexo. flexo e extenso. extenso e flexo.

11

73 - Na osteonecrose da cabea do fmur, o sinal radiogrfico patognomnico o a) b) c) d) da linha simples. da linha dupla. da esclerose. do crescente.
o

74 - No hlux valgo do adulto com ngulo metatarsofalngico superior a 35 , ocorre a) b) c) d) supinao do hlux. relaxamento do msculo flexor curto do hlux. migrao plantar do msculo abdutor do hlux. desvio medial dos sesamoides do hlux.

75 - Na fratura diafisria da tbia do adulto, com a fbula ntegra, tratada pelo mtodo funcional de SARMIENTO, a complicao mais comumente observada a) b) c) d) a pseudartrose. a rigidez subtalar. a deformidade angular. o encurtamento do membro.

76 - A leso do nervo intersseo anterior caracterizada por paralisia dos msculos a) b) c) d) flexor radial do carpo e flexor superficial dos dedos indicador e mdio. flexor radial do carpo e flexor profundo dos dedos indicador e mdio. flexor longo do polegar e flexor superficial dos dedos indicador e mdio. flexor longo do polegar e flexor profundo dos dedos indicador e mdio.

77 - Na pseudartrose congnita da tbia, o uso da protena morfogentica ssea (BMP) tem a propriedade de a) b) c) d) osteoinduo. osteognese. osteointegrao. osteoconduo.

78 - Na doena de SPRENGEL, a classificao de CAVENDISH baseia-se na a) b) c) d) rotao da escpula. forma da escpula. altura da escpula. mobilidade da escpula.

79 - Na fratura em galho verde do rdio, o mecanismo de trauma com o antebrao em pronao produz angulao com pice a) b) c) d) dorsal. volar. medial. lateral.

80 Em relao fora de pronao do antebrao, a fora de supinao aproximadamente a) b) c) d) 15% maior. 15% menor. 50% maior. 50% menor.

12

81 - A leso do ligamento cruzado posterior acontece mais frequentemente com o joelho em a) b) c) d) varo. valgo. flexo. extenso.

82 - A clula caracterstica do tumor de clulas gigantes tem aspecto semelhante ao a) b) c) d) plasmcito. osteoclasto. macrfago. linfcito.

83 - Na leso de MONTEGGIA, o nervo mais comumente comprometido o a) b) c) d) ulnar. mediano. intersseo anterior. intersseo posterior.

84 - A fratura da coluna posterior do acetbulo mais bem vista na incidncia radiogrfica a) b) c) d) alar. outlet. obturatriz. inlet.

85 - Na doena de KIENBCK, a alterao radiogrfica que caracteriza o estgio IIIB de LICHTMAN a a) b) c) d) fragmentao do semilunar. esclerose do semilunar. rotao do escafoide. artrose escafolunar.

86 - Na sequela do p torto congnito, o metatarso adulto tratado pela osteotomia da base dos metatarsais tem como complicao mais grave a a) b) c) d) recidiva da deformidade. subluxao tarsometatarsal. parada do crescimento do I metatarsal. proeminncia da articulao tarsometatarsal.

87 - Na paralisia obsttrica, o tipo II da classificao de NARAKAS apresenta leso a) b) c) d) completa do plexo braquial. das razes C5 e C6. das razes C5, C6 e C7. das razes inferiores do plexo braquial.

88 - Na fratura-luxao de MONTEGGIA na criana, do tipo II de BADO, a fratura da ulna caracteristicamente a) b) c) d) metafisria proximal. diafisria com trao oblquo. diafisria com trao transverso. epifisria do tipo II de SALTER-HARRIS.

13

89 - A artroplastia reversa do ombro contraindicada na a) b) c) d) ausncia do manguito rotador. ausncia do msculo deltoide. artrose excntrica. artrose concntrica.

90 - A osteonecrose do cndilo do fmur caracteriza-se pela presena de dor a) b) c) d) aguda em pacientes jovens. crnica em pacientes jovens. aguda em pacientes idosos. crnica em pacientes idosos.

91 - O condrossarcoma de alto grau, quando diagnosticado na infncia, tem como principal diagnstico diferencial o a) b) c) d) osteossarcoma condroblstico. condroblastoma maligno. fibrossarcoma congnito. rabdomiossarcoma.

92 - Na fratura-luxao de GALEAZZI, o mecanismo de trauma ocorre com o antebrao a) b) c) d) pronado e o punho fletido. supinado e o punho fletido. pronado e o punho estendido. supinado e o punho estendido.

93 - No trauma do anel plvico, a fratura do suicida caracteriza-se pela a) b) c) d) dissociao das articulaes sacroilacas. separao entre o corpo e as asas do sacro. leso posterior da pelve e fratura de vrtebras lombares. disjuno da snfise pbica e desvio vertical da asa do sacro.

94 - A tenossinovite, como complicao da fratura da extremidade distal do rdio, ocorre com maior incidncia no tnel extensor a) b) c) d) I. II. III. IV.

95 - No p plano, o ngulo radiogrfico de GIANNESTRAS tem valor a) b) c) d) menor que 60. entre 60 e 80. entre 80 e 100. entre 100 e 120.

96 - A artria de ADAMKIEWICZ localizada, em 80% dos indivduos, entre os nveis a) b) c) d) T7 e T9 direita. T7 e T9 esquerda. T9 e T11 direita. T9 e T11 esquerda.

14

97 - Na osteognese imperfeita, o tipo IV de SILLENCE se caracteriza por apresentar colgeno do tipo I com defeito a) b) c) d) somente quantitativo e esclera normal. tanto quantitativo quanto qualitativo e esclera normal. somente quantitativo e esclera azulada. tanto quantitativo quanto qualitativo e esclera azulada.

98 - Na luxao posterior inveterada do cotovelo, a limitao da pronao do antebrao relacionada principalmente tenso do msculo a) b) c) d) supinador. braquiorradial. bceps braquial. extensor radial longo do carpo.

99 - Na leso do ligamento patelar, o mecanismo de trauma mais comum dado por uma contrao muscular a) b) c) d) excntrica com o joelho estendido. excntrica com o joelho fletido. isomtrica com o joelho estendido. isomtrica com o joelho fletido.

100 - Na sndrome do pronador, o local possvel de compresso a a) b) c) d) cabea umeral do msculo flexor ulnar do carpo. arcada aponeurtica do msculo flexor superficial dos dedos. arcada de STRUTHERS, no septo intermuscular medial. cabea medial do msculo bceps braquial.

15

REFERENCIA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 913 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 577 AO Principles of Fracture Management 2a ed., pg.547 Browner J, Levine e Trafton. Skeletal trauma. Philadelphia: Saunders/Manole. 3a ed., pg.1272. Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 841 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 1847 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4797 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., technique 44-11 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 10 ed., cap. 43. Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 402 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 437 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 285 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 3889 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 5 ed., pg. 997 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 2289 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4705 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 3390 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., cap. 44 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 919 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 3639 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 1564 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 1564 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 5 ed., pg. 1062 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 2202 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 1873 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1067 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11a ed., pg. 250 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 855 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1042 Browner J, Levine e Trafton. Skeletal trauma. Philadelphia: Saunders/Manole. 3 ed., pg.362 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11a ed., pg. 4278 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 1310 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 1150 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 1776 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 992 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 2945 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 2315 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 6 ed., pg. 1315 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 2070 Browner J, Levine e Trafton. Skeletal trauma. Philadelphia: Saunders/Manole. 3a ed., pg. 4079. Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 10 ed., pg. 1032 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 6 ed., pg. 711 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 2110 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 2619 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 933 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 1935 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4660 Acta Ortop Bras 2007, pg. 169-70 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4198 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 5 ed., pg. 657 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 1419 Rockwood C.A. et al. Fractures in Children. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 971 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1299 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 10 ed., pg. 2132 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 873 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 979 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 1686 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4046 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 5 ed., pg. 504 Rockwood C.A. et al. Fractures in Children. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 99

16

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99

Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 2454 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 2991 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 2047 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11a ed., pg. 1021 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1819 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1819 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 6 ed., pg. 939 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 977 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1504 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 2511 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1202 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., cap 43 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 1033 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4471 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 1880 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 3685 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 1021 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 6 ed., pg. 977 Rockwood C.A. et al. Fractures in Children. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 418 Barros Filho TEP, Lech O. Exame fsico em ortopedia. So Paulo: Sarvier. 2 ed., pg. 150 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., cap 43 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 863 Rockwood C.A. et al. Fractures in Adults. Philadelphia: Lippincott. 7 ed.- pg. 882 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 7 ed., pg. 1477 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 4041 Morrissy R.T, Weinstein S.L. Lovell and Winters pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole. 6 ed., pg. 1279 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 1480 Rockwood C.A. et al. Fractures in Children. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 509 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pg. 509 RBO - Dor aguda no joelho do paciente idoso- Gilberto Camanho - set/09 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4 ed., pg. 2328 Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 1182 Rockwood C.A. et al. Philadelphia: Lippincott. 6 ed., pg. 1615 Browner J, Levine e Trafton. Skeletal trauma. Philadelphia: Saunders/Manole. 3a ed., pg. 1346. Ortopedia e Traumatologia -Princpios e Pratica Sizinio Hebert e cols. 4 ed., pg. 602 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed. pg. 1734 Tachdjian M.O. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders 4a ed., pg. 1948 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11a ed., pg. 1198 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11 ed., pag. 2759

100 Canale S.T. Campbells operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole. 11a ed., pg. 3689

17

Potrebbero piacerti anche