Sei sulla pagina 1di 12

ndice

Introduo Histria da Energia Fotovoltaica Clula Fotovoltaica Painel Fotovoltaico Aplicao da Energia Fotovoltaica Evoluo dos Custos Concluso Bibliografia 2 3 5 7 8 9 11 12

Introduo
Neste trabalho iremos focar aspectos sobre a evoluo global da energia fotovoltaica, que se trata da converso de luz (no nosso caso luz solar) em energia elctrica. Foi criado um dispositivo capaz de realizar tal feito em 1877 que se veio a chamar clula fotovoltaica. . Desde ento esta tecnologia tem evoludo bastante em termos de eficincia e dos custos a si associados. Sero estes os principais temas abordados no trabalho, tambm como o funcionamento de uma clula e de um painel fotovoltaico.

Histria da Energia Fotovoltaica


Ano 1839: Edmond Becquerel foi o primeiro cientista a observar que as placas de platina ou prata submersas num electrlito (um electrlito uma substncia que, quando dissolvida em gua, produz uma soluo capaz de conduzir a electricidade) produziam tenso quando submetidas luz. Ano 1877: Charles Fritts, construtor da primeira clula fotovoltaica (selnio coberto com ouro) contudo muito ineficiente, cerca de 1% . Ano 1905: Albert Einstein explicou o efeito fotoelctrico (os electres da superfcie do metal, ao serem iluminados, recebem energia, ficam agitados e abandonam o metal).

Ano 1953: Calvin Fuller produziu uma barra de silcio (com uma pequena concentrao de glio, que o torna condutor) e ltio que ao ser exposta luz produzia corrente elctrica, nascendo assim a primeira clula solar de silcio. Fuller ao trocar glio por arsnio conseguiu uma eficincia em torno dos 6%. Ano 1954: Pentgono autoriza a publicao da primeira clula solar. Ano 1955: Estudos Unidos da Amrica utilizam a primeira clula solar de silcio como fonte de alimentao de uma rede telefnica local.

Anos 70: Os laboratrios Comsat, criaram uma clula que foi chamada violeta que j tinha uma eficincia de 13,5%. Foi descoberto que a rugosidade reduzia drasticamente a reflexo da luz por parte do dispositivo, levando a alcanar 17% de eficincia. Com as clulas de silcio mono-cristalino conseguiu-se ultrapassar os 20% de eficincia e atingir os 25% com a utilizao de concentradores. Ano 1998: Com as clulas de silcio mono-cristalino conseguiu-se chegar aos 24,7% de eficincia. Clulas em cascatas (vrias clulas semicondutoras optimizadas para um dado comprimento de onda da radiao) foram criadas, chegando-se assim aos 34% de eficincia. Ano 2001: A empresa Emcore, desenvolveu uma clula avanada (denominada clula de tripla juno, Advanced Triple Junction (ATJ), com o objectivo de obter eficincias na faixa dos 26,5% a 28,5 % (Fatemi, 2002). At 2010, espera-se que sejam fabricadas clulas solares com uma eficincia ainda superior clula de TJ, ou seja, clulas com 4 junes (Al)GaInP/GaAs/GaInNAs/Ge . O objectivo de conseguir eficincia AM0 de 39% (Kinget al., 2000). Ano 2007: Pesquisadores da Universidade de Delaware, Estados Unidos, criaram uma clula de silcio ainda com uma maior eficincia (42,8%). Actualmente: As clulas solares podem chegar aos 50% de eficincia ao utilizar a tcnica das 4 junes. Os primeiros testes em escala de laboratrio foram surpreendentes, alcanando-se os 40% de eficincia. Segundo os pesquisadores, ainda possvel elevar a eficincia das suas clulas solares invertidas para algo entre 45% e 50%, mediante o uso de materiais de maior qualidade e, eventualmente, adicionando uma quarta juno.

Clula Fotovoltaica
A clula fotovoltaica um dispositivo que transforma energia luminosa em energia elctrica. Actualmente existem trs tipos de clulas solares: As clulas de silcio mono-cristalino (m-Si) As clulas mono-cristalinas so historicamente as mais usadas e comercializadas mas apesar do seu fabrico ser bsico, a obteno do silcio para esta tecnologia complexa e cara devido a ser necessrio obter um alto grau de pureza do mesmo para a sua produo. O seu rendimento elctrico est entre 16% e 23%. As clulas de silcio poli-cristalino (p-Si) As clulas poli-cristalinas so mais baratas, apesar de utilizarem as mesmas tcnicas de fabricao e de obteno do silcio a que as mono-cristalinas esto sujeitas, no so porm fabricadas com o mesmo rigor, possuindo assim menor eficincia, variando dos 11% aos 18%. As clulas de de silcio amorfo (a-Si) As clulas de silcio amorfo so as mais baratas devido sua rpida degradao e a necessitarem ainda de um menor rigor na produo do silcio face s clulas monocristalinas e s clulas poli-cristalinas, tendo um menor valor de eficincia, que varia em torno dos 8% aos 13%. Apesar disso est a ser bastante utilizado em vertentes arquitectnicas desta tecnologia, visto ser produzido geralmente na forma de finas pelculas de fcil aplicao, substituindo assim outros materiais de construo civil.

Silcio Amorfo; Silcio mono-cristalino; Silcio poli-cristalino

Existem tambm, clulas de Telureto de Cdmio (CdTe) com uma eficincia de 7% a 16% e Dissulfeto de Cobre e ndio (CIS) com uma eficincia de 9% a 18,8% que tm uma boa aparncia esttica e no caso das CIS apresentam mesmo vrias aplicaes na construo civil j que so fabricadas na forma de finos filmes que permitem a passagem parcial da luz, ainda assim, so pouco utilizadas por estes materiais serem altamente txicos ou raros. Pelo contrrio, o slicio o material mais utilizado nesta tecnologia, visto ser o segundo elemento mais abundante na superfcie terrestre (mais de 25% da crosta silcio) e no txico.

Painel Fotovoltaico
Uma clula gera uma pequena potncia elctrica (em torno de 1W a 3W) o que limita a sua utilizao, ao juntar estas clulas (em paralelo para aumentar a corrente e em srie para aumentar a tenso) conseguimos aumentar a sua potncia e dimension-las para aquilo que desejamos. Ao juntarmos estas clulas formamos um mdulo, ou painel, onde quanto maior o mdulo maior ser a potncia fornecida. Funcionamento:

A radiao solar composta por fotes (f) - partculas energticas. Esta atinge o painel fotovoltaico que, por sua vez, composto por clulas ligadas entre si.

As clulas do painel fotovoltaico so produzidas a partir de materiais

semicondutores, como o silcio (Si).

Cada clula contm uma camada positiva e uma negativa, originando um campo electromagntico. Os tomos constituintes das clulas, ao serem atingidos pelos fotes (f), libertam electres (e-), devido energia transportada pelos fotes. Esses electres produzem uma corrente elctrica que pode ser aproveitada. 7

Aplicao da Energia Fotovoltaica


A aplicao desta tecnologia em moradias a mais fcil e de garantia de retorno de investimento mais segura. A microgerao permite uma venda de energia rede nacional, a um preo 6 vezes superior ao da compra. (A ttulo de exemplo, uma moradia com 4 pessoas implica um investimento de aproximadamente 20.000 Este investimento, atravs do sistema de microgerao recuperado em 5 anos. Nos restantes 15 anos estima-se um rendimento anual de 10%, isto aproximadamente 2.500 por ano a preos de 2008.) Pode tambm ser integrada em fbricas e outros equipamentos, de onde se poder tambm obter um retorno dos investimentos de aproximadamente 7% anuais. Esta aplicao pode ser feita atravs de simples painis solares colocados no telhado do edifcio, ou em suportes colocados em terrenos circundantes ao edifcio em causa. Mas estes painis solares podem tambm estar integrados nos prprios vidros ou telhas do edifcio, apesar de ser uma tecnologia ainda recente j utilizada em algumas construes. Podero ser criados centros de produo exclusivamente para venda rede. Este tipo de sistemas muito importante em regies onde no exista o fornecimento de energia atravs de rede elctrica. Como por exemplo, a aplicao de pequenos paines em barcos de recreio, em electrodomsticos,aparelhos de comunicao e outra maquinaria essencial em zonas remotas do planeta, em satlites artificiais e outros equipamentos espaciais. Esto tambm a aparecer recentemente no mercado novos pequenos equipamentos, como por exemplo telemveis e candeeiros de exterior com esta tecnologia integrada.

Evoluo dos Custos


O grande esforo dos cientistas nas dcadas de 60 e 70 foi fazer com que a clula solar fotovoltaica se tornasse comercialmente vivel. O custo de 1Wp de clula solar alcanava nesta poca valores superiores a 100, o que restringia sua utilizao a poucas aplicaes, como por exemplo para alimentao elctrica de satlites espaciais. Passado algum tempo as clulas solares comearam a ser utilizadas para aplicaes terrestres para alimentao eltrica de pequenas cargas localizadas em regies remotas. O custo, no entanto, ainda era muito elevado.

Os primeiros anos da dcada de 70 foram marcados pelas crises do petrleo. O medo anunciado pela falta de recursos energticos forou grandes empresas do sector petrolfero a investirem bastante no desenvolvimento de energias alternativas. A energia solar fotovoltaica foi uma das tecnologias mais apoiada. O resultado foi uma fantstica reduco do preo do Wp, saltando dos 100 nos anos 50 para menos de 20 no final dos anos 70. A partir da dcada de 80 inmeras aplicaes foram sendo desenvolvidas com a utilizao da energia solar fotovoltaica. A possibilidade de levar energia para locais de localizao remota ou de clima severo, permitiu aos utilizadores, pela primeira vez, operar equipamentos que at ento s poderiam ser instalados em locais com energia convencional. Aos poucos a comunidade tcnica comeou a observar as enormes vantagens na utilizao da energia solar fotovoltaica e passou a especific-la para projectos de comunicao, bombeamento de gua, eletrificao rural, sinalizao martima e area, entre outros. J no final dos anos 80, graas produo em larga escala dos mdulos fotovoltaicos, o preo de 1Wp alcanava valores da ordem de 6. Actualmente podem adquirir-se clulas por um preo mnimo de aproximadamente 1, e com o desenvolvimento constante das tecnologias poderemos vir a encontrar estes materiais por ainda menos dinheiro.

Custo dos mdulos:

Custos de Produo:

10

Concluso
Depois da realizao deste trabalho, podemos concluir que os conhecimentos que possuamos sobre esta tecnologia e a evoluo que teve ao longo do tempo eram bastante vagos. Ficmos com a sensao que com a constante evoluo que ocorre no mundo e com o aparecimento de novos materiais e a melhoria dos j existentes esta uma tecnologia que ainda tem muito para dar, evoluir e com muitas aplicaes por descobrir. Parece ser uma grande valia no que toca ao fornecimento energtico a zonas remotas, e a reduo do seu custo s viria melhorar o nvel de muitas pessoas e elevar a sua influncia nas questes ambientais.

11

Bibliografia
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1424 http://mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/MTCm13@80/2006/05.30.17.22/doc/publicacao.pdf http://www.energie.pt/historiasistemas.php http://ambiente.hsw.uol.com.br/celulas-solares.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar_fotovoltaico http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar http://energiasrenovaveis.wordpress.com/2007/07/26/celula-solar-bate-recorde-deeficiencia-e-pode-viabilizar-energia-solar/ http://macrosol.wagtel.com/macrosol/painel_solar.htm http://solar.fc.ul.pt/faq.htm http://verdesolar.com/pv.aspx http://www.solarterra.com.br/tex_solar.htm http://web.ist.utl.pt/palmira/solar2.html http://visaocontacto.blogs.sapo.pt/3255.html http://www.bestexperience.net/index.php?view=article&catid=7%3Asolarfotovoltaica&id=3%3Aaplicacoes-solar-fotovoltaica&option=com_content&Itemid=7 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=celula-solarmais-eficiente-ja-fabricada-atinge-50-eficiencia&id=010115090729 ) www.EnergiasRenovaveis.com http://www.eett.info/CD_ROM/Apresentacoes/3-EETT-Fotovoltaico.pdf

12

Potrebbero piacerti anche