Sei sulla pagina 1di 8

Contedo

PRINCPIOS DE LITURGIA ............................................................................................................... 2 PREMBULO .................................................................................................................................. 2 CAPTULO I - O DIA DO SENHOR -.................................................................................................. 2 CAPTULO II - O TEMPLO ............................................................................................................... 2 CAPTULO III - CULTO PBLICO ..................................................................................................... 3 CAPTULO IV - CULTO INDIVIDUAL E DOMSTICO ........................................................................ 3 CAPTULO V - BATISMO DE CRIANAS .......................................................................................... 3 CAPTULO VI - PROFISSO DE F E ADMISSO A PLENA COMUNHO COM A IGREJA ................. 4 CAPTULO VII - ADMINISTRAO DA CEIA DO SENHOR -.............................................................. 4 CAPTULO VIII - BNO MATRIMONIAL ...................................................................................... 4 CAPTULO IX - VISITAO DE ENFERMOS ..................................................................................... 5 CAPTULO X - FUNERAIS ................................................................................................................ 5 CAPTULO XI - JEJUM E AES DE GRAA ..................................................................................... 5 CAPTULO XII - ORDENAO E INSTALAO DE PRESBTEROS E DICONOS................................ 5 CAPTULO XIII - LICENCIATURA DE CANDIDATOS AO SANTO MINISTRIO ................................... 6 CAPTULO XIV - ORDENAO DE MINISTROS ............................................................................... 6 CAPTULO XV - POSSE E INSTALAO DE PASTORES .................................................................... 7 CAPTULO XVI - ORGANIZAO DA IGREJA LOCAL........................................................................ 7 CAPTULO XVII - DISPOSIO GERAL ............................................................................................. 8

PRINCPIOS DE LITURGIA PREMBULO


Em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, ns, legtimos representantes da Igreja Presbiteriana do Brasil, reunidos em Supremo Conclio, no ano de 1951, investidos de toda autoridade para cumprir as determinaes das legislaturas de 1946 e de 1950, depositando a nossa confiana inteiramente na direo, uno e iluminao do Esprito de Deus, e tendo em vista a converso das almas, a santificao dos crentes e a edificao da Igreja, decretamos e promulgamos, para glria de Deus, os seguintes:

CAPTULO I - O DIA DO SENHOR Art.1 - dever de todos os homens lembrar-se do dia do Senhor (Domingo) e preparar-se com antecedncia para guard-lo. Todos os negcios temporais devem ser postos de parte e ordenados de tal sorte que no os impeam de santificar o Domingo pelo modo requerido nas Sagradas Escrituras. Art.2 - Deve-se consagrar esse dia inteiramente ao Senhor, empregando-o em exerccios espirituais, pblicos e particulares. necessrio, portanto, que haja, em todo esse dia, santo repouso de todos os trabalhos que no sejam de absoluta necessidade, absteno de todas as recreaes e outras coisas que, lcitas em outros dias, so imprprias do dia do Senhor. Art.3 - Os crentes, como indivduos ou famlias, devem ordenar de tal sorte seus negcios ou trabalhos que no sejam impedidos de santificar convenientemente o Domingo e tomar parte no culto pblico. Art.4 - Conselhos e Pastores devem mostrar-se atentos e zelar cuidadosamente para que o Dia do Senhor seja santificado pelo indivduo, pela famlia e pela comunidade.

CAPTULO II - O TEMPLO
Art.5 - O templo a Casa de Deus dedicada exclusivamente ao culto. a Casa de Orao para todas as gentes, segundo define Nosso Senhor Jesus Cristo. Pargrafo nico - Importa que o Templo ou salo de cultos seja usado exclusivamente para esse fim, salvo casos especiais, a juzo do Conselho.

Art.6 - A construo do Templo deve obedecer a estilo religioso, adaptado ao culto evanglico, em que predominem linhas austeras e singelas.

CAPTULO III - CULTO PBLICO


Art.7 - O culto pblico um ato religioso, atravs do qual o povo de Deus adora o Senhor, entrando em comunho com Ele, fazendolhe confisso de pecados e buscando, pela mediao de Jesus Cristo, o perdo, a santificao da vida e o crescimento espiritual. ocasio oportuna para proclamao da mensagem redentora do Evangelho de Cristo e para doutrinao e congraamento dos crentes. Art.8 - O culto pblico consta ordinariamente de leitura da Palavra de Deus, pregao, cnticos sagrados, oraes e ofertas. A ministrao dos sacramentos, quando realizada no culto pblico, faz parte dele. Pargrafo nico - No se realizaro cultos em memria de pessoas falecidas.

CAPTULO IV - CULTO INDIVIDUAL E DOMSTICO


Art.9 - No culto individual o crente entre em ntima comunho pessoal com Deus. Art.10 - Culto domstico o ato pelo qual os membros de uma famlia crente se renem diariamente, em hora apropriada, para leitura da Palavra de Deus, meditao, orao e cntico de louvor.

CAPTULO V - BATISMO DE CRIANAS


Art.11 - Os membros da Igreja Presbiteriana do Brasil devem apresentar seus filhos para o batismo, no devendo negligenciar essa ordenana. 1 - No ato do batismo os pais assumiro a responsabilidade de dar aos filhos a instruo que puderem e zelar pela sua boa formao espiritual, bem como faz-los conhecer a Bblia e a doutrina presbiteriana como est expressa nos Smbolos de F. 2 - A criana ser apresentada por seus pais ou por um deles, no impedimento do outro, com a declarao formal de que desejam consagr-la a Deus pelo batismo. 3 - Os menores podero ser apresentados para o batismo por seus pais adotivos, tutores, ou outras pessoas crentes, responsveis por sua criao.

4 - Nenhuma outra pessoa poder acompanhar os pais ou responsveis no ato do batismo das crianas a ttulo de padrinho ou mesmo de simples testemunha.

CAPTULO VI - PROFISSO DE F E ADMISSO A PLENA COMUNHO COM A IGREJA


Art.12 - Todo aquele que tiver de ser admitido a fazer a sua profisso de f ser previamente examinado em sua f em Cristo, em seus conhecimentos da Palavra de Deus e em sua experincia religiosa e, sendo satisfatrio este exame, far a pblica profisso de sua f, sempre que possvel em presena da Congregao, sendo em seguida batizado, quando no tenha antes recebido o batismo evanglico.

CAPTULO VII - ADMINISTRAO DA CEIA DO SENHOR Art.13 - A Santa Comunho ou Ceia do Senhor deve ser celebrada com freqncia e compete ao Conselho, ou ministro, tratando-se de congregao, decidir quanto s ocasies em que deve ser administrada, para maior proveito e edificao dos crentes. Art.14 - O Conselho deve cuidar de que os membros professos da Igreja no se ausentem da Mesa do Senhor e velar para que no participem dela os que se encontrarem sob disciplina. Art.15 - Os presbteros auxiliaro o ministro na distribuio dos elementos. Art.16 - Podero ser convidados a participar da Ceia do Senhor os membros, em plena comunho, de quaisquer igrejas evanglicas. Art.17 - Os elementos da Santa Ceia so po e vinho, devendo o Conselho zelar pela boa qualidade desses elementos.

CAPTULO VIII - BNO MATRIMONIAL


Art.18 - Sobre o casamento realizado segundo as leis do pas e a Palavra de Deus, o ministro, quando solicitado, invocar as bnos do Senhor. Art.19 - Para que se realize a cerimnia da impetrao da bno imprescindvel que o ministro celebrante tenha prova de que o casamento foi celebrado de acordo com os trmites legais. Art.20 - Nos termos das leis do pas, cumpridas pelos nubentes as formalidades legais, o ministro celebrar o casamento religioso com efeito civil, de acordo com a liturgia da Igreja.

CAPTULO IX - VISITAO DE ENFERMOS


Art.21 - Os crentes enfermos devem ser visitados pelo pastor e pelos oficiais, que os confortaro e instruiro com a leitura de textos bblicos, cnticos de hinos e orao. Pargrafo nico - A obrigao de visitar os enfermos s se torna formal quando o crente pedir a visita.

CAPTULO X - FUNERAIS
Art.22 - O corpo humano, mesmo aps a morte, deve ser tratado com respeito e decncia. Art.23 - Chegada a hora marcada para o funeral, o corpo ser levado com decncia para o cemitrio e sepultado. Durante essas ocasies solenes, todos os presentes devem portar-se com gravidade. O oficiante dever exort-los a considerar a fragilidade desta vida e a importncia de estarem preparados para a morte e para a eternidade.

CAPTULO XI - JEJUM E AES DE GRAA


Art.24 - Sem o propsito de santificar de maneira particular qualquer outro dia que no seja o dia do Senhor, em casos muito excepcionais de calamidades pblicas, como guerras, epidemias, terremotos, etc., recomendvel a observncia de dia de jejum ou, cessadas tais calamidades, de aes de graas. Art.25 - Os jejuns e aes de graas podero ser observados pelo indivduo ou famlia, Igrejas ou Conclios.

CAPTULO XII - ORDENAO E INSTALAO DE PRESBTEROS E DICONOS


Art.26 - Quando a Igreja eleger algum para o ofcio de presbtero ou dicono, dever o Conselho, julgadas a idoneidade do eleito para o cargo e a regularidade da eleio, fixar dia, hora e local para a ordenao e investidura. Art.27 - Em reunio pblica, o presidente do Conselho ou o ministro que suas vezes fizer, realizar a cerimnia solenemente, com leitura da Palavra de Deus, orao e imposio de mos dos membros do Conselho sobre o ordenando, cabendo-lhe tambm, em momento oportuno, fazer uma exposio clara e concisa da natureza do ofcio, sua dignidade, privilgios e deveres. Art.28 - Os presbteros e diconos assumiro compromisso na reafirmao de sua crena nas Sagradas Escrituras como a Palavra

de Deus e na lealdade Confisso de F, aos catecismos e Constituio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Art.29 - Prometero cumprir com zelo e fidelidade o seu ofcio e tambm manter e promover a paz, unidade, edificao e pureza da Igreja. Art.30 - A Igreja comprometer-se- a reconhecer o oficial eleito e prometer, diante de Deus, tributar-lhe o respeito e a obedincia a que tem direito, de acordo com as Escrituras Sagradas. 1 - Aps a ordenao, os membros do Conselho daro ao recm - ordenado a destra de fraternidade e, em seguida, o presidente o declarar solenemente ordenado e investido no ofcio para que foi eleito. 2 - Quando o presbtero ou dicono for reeleito ou vier de outra Igreja Presbiteriana, omitir-se- a cerimnia de ordenao.

CAPTULO XIII - LICENCIATURA DE CANDIDATOS AO SANTO MINISTRIO


Art.31 - Os Presbitrios licenciaro candidatos para pregarem o Evangelho a fim de que, depois de provados suficientemente os seus dons e receberem da Igreja bom testemunho, os ordenem, em tempo devido, para o sagrado ofcio. Pargrafo nico - A solenidade da licenciatura realizar-se- em culto pblico, cumpridas as determinaes constitucionais (CI/IPB, cap. VII, seo 4).

CAPTULO XIV - ORDENAO DE MINISTROS


Art.32 - O Presbitrio, depois de julgar suficientes as provas apresentadas por licenciados prdica do Santo Evangelho, determinar dia, hora e local para a ordenao solene ao Santo Ministrio da Palavra e aos privilgios desse ofcio. Pargrafo nico - Dever o Presbitrio realizar a cerimnia em sesso pblica; poder, todavia, quando as circunstncias o exigirem, nomear para o caso uma comisso especial. Art.33 - O novo ministro, por ocasio da cerimnia de ordenao, reafirmar sua crena nas Escrituras Sagradas como a Palavra de Deus, bem como a sua lealdade Confisso de F, aos Catecismos e Constituio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Prometer tambm cumprir com zelo e fidelidade o seu ofcio, manter e promover a paz, unidade, edificao e pureza da Igreja.

Pargrafo nico - Cumpridas as determinaes deste artigo, o Presbitrio passar cerimnia de ordenao, com a imposio das mos. Art.34 - Aps a ordenao, os membros do Presbitrio daro ao recm - ordenado a destra de fraternidade e em seguida o presidente o declarara solenemente ordenado e investido no ofcio sagrado. Art.35 - Em momento oportuno, aps a declarao supra, o ministro designado pelo Conclio far uma parnese ao novo ministro. Art.36 - Se for conveniente e oportuno, o presidente ou ministro por ele designado poder dirigir Igreja uma exortao fraternal no sentido de aumentar o amor, o respeito e a honra ao ministrio da Palavra.

CAPTULO XV - POSSE E INSTALAO DE PASTORES


Art.37 - Quando o ministro tiver de ser instalado como pastorefetivo de uma Igreja, o Presbitrio designar dia, hora e local para a cerimnia em culto pblico. Art.38 - Quando o pastor de uma Igreja for reeleito para novo exerccio, o Conselho enviar ao Presbitrio a ata de eleio e o pedido de renovao dos laos pastorais entre o eleito e a Igreja. O Presbitrio, se no tiver objees, deferir o pedido. Pargrafo nico - Recebida a comunicao favorvel, o Conselho determinar imediatamente a leitura do documento, do plpito, em dia de culto pblico, registrar em ata o seu inteiro teor e isto iniciar o novo exerccio do reeleito.

CAPTULO XVI - ORGANIZAO DA IGREJA LOCAL


Art.39 - A iniciativa de organizar qualquer comunidade de cristos em Igreja pode ser tomada ou pela comunidade, que se dirigir ao Presbitrio por meio de seu pastor ou Conselho, ou pelo prprio Presbitrio, quando este julgar conveniente aos interesses daquela comunidade e do Reino de Deus. Pargrafo nico - Deferido o requerimento, o Presbitrio designar uma comisso organizadora. Art.40 - No dia, hora e local previamente fixados e com o conhecimento dos interessados, reunir-se- a Comisso em sesso regular, eleger secretrio e passar ao exame das cartas de transferncia que lhe forem apresentadas, e ao dos candidatos que desejarem e devam ser recebidos por profisso de f ou adeso.

Pargrafo nico - A comisso arrolar os membros admitidos e organizar a lista dos membros no-comungantes recebidos registrando em ata todos os dados necessrios a eles referentes. Fixar dia, hora e local para recepo dos que tenham de ser ainda admitidos. Far o programa dos exerccios para organizao solene da nova comunidade e encerrar a sesso com orao. Art.41 - No dia, hora e local fixados, a comisso reunir-se- novamente e, depois da abertura dos trabalhos com orao, leitura e aprovao da ata anterior, passar solenidade da organizao, conforme o programa. Pargrafo nico - Dadas as instrues necessrias, referentes aos deveres de uma Igreja e, declarados todos os passos at ento seguidos para a organizao da nova entidade eclesistica, o ministro que presidir ao culto convidar os membros da nova comunidade a assumirem, diante de Deus, o compromisso de praxe. Art.42 - Cabe comisso, ainda, providenciar para que sejam eleitos, ordenados e instalados oficiais, pelos trmites prprios, organizando, tambm, o livro de atas da nova comunidade e os seus ris. Pargrafo nico - No livro de atas, a comisso far o histrico da nova organizao desde o seu incio, copiar as atas aprovadas e encerrar os trabalhos, entregando a nova Igreja ao pastor designado pelo Presbitrio. Art.43 - Em casos excepcionais e quando as circunstncias o exigirem, pode o Presbitrio, em vez de nomear uma comisso, designar um de seus ministros para organizar a nova comunidade.

CAPTULO XVII - DISPOSIO GERAL


Art.44 - Estes Princpios de Liturgia so Lei Constitucional da Igreja Presbiteriana do Brasil, s reformvel nos mesmos trmites da Constituio. E, assim, pela autoridade que recebemos, determinamos que estes Princpios de Liturgia sejam divulgados e fielmente cumpridos em todo o territrio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Potrebbero piacerti anche