Sei sulla pagina 1di 3

IGREJA ORGANOGRMICA

Escrito por NEIR MOREIRA

CRNICA: TESTE RPIDO: pense igreja.

O que veio sua mente? Um templo? Uma catedral? Uma cruz? Um vitral? Uma instituio religiosa? Um nome de uma determinada denominao?...

Mas, onde esto as pessoas?

Afinal o que igreja? Parece impossvel conceber igreja sem pessoas. Mas exatamente isso o que tem acontecido nos ltimos tempos. Temos alterado sua definio na base, na essncia.

As definies secular, teolgica e bblica assumem variaes. Mas deletar as pessoas no conceito de igreja digno de purgao. A igreja do Senhor Jesus institucionalizou-se. Era para ser apenas igreja. Deixou de ser? Talvez no seja mais apenas igreja.

Recentemente em uma das aulas que ministrei na faculdade teolgica sobre o tema da administrao eclesistica, provoquei os alunos a desenharem estruturalmente sua igreja local. Confesso que me surpreendi. Tanto pela multiplicidade quanto pelas questes que suscitaram durante e aps a aula. Aula esta que bem poderia ser denominada de educao artstica e teolgica. A arte a servio da teologia.

Depois de explorar o tema com os alunos, propus trs tipos de organogramas que geralmente as nossas igrejas se enquadram: vertical, rede e horizontal.

1/3

IGREJA ORGANOGRMICA
Escrito por NEIR MOREIRA

O modelo Vertical parece ser o mais comum. Ele o mais aceito e aplicado nas multinacionais, nas instituies e nas reparties pblicas. Tal modelo literalmente encabeado por um chefe, um lder ou qualquer outro enunciado. Sob tal indivduo, todos os demais subjazem. Alm da questo visual, na prtica este tipo de organograma dificulta a ascenso hierrquica. Infelizmente, este o modelo predominante da maioria dos estatutos eclesisticos. O que questiono aqui no apresentao impecvel da maioria desses organogramas, mas a (no) dinmica estrutural que embrutece as relaes entre as pessoas. Afinal, quanto mais alto na pirmide eclesistica menos prximo da base, da maioria das pessoas. Quanto mais alto, menos acesso. Menos acesso, menos relaes. Menos interao. Menos crescimento. Menos igreja.

O modelo Rede talvez seja o mais radical entre todos. Ele se apresenta como uma configurao de circuitos interligados; no necessariamente de cima para baixo. Tomando por base as conexes neuronais, este modelo permite as mais diversas e freqentes relaes possveis. O lder no encabea pelo fato de estar acima dos demais. Ele lidera pelo fato de pertencer ao circuito. A rigor, qualquer um pode ser o lder. No precisa subir para liderar. Ele consegue convencer a sua membresia a seguir seu plano no pela sua posio privilegiada, mas pela sua capacidade de persuaso. Alm disso, o fato dele manter conexes constantes com a maioria dos seus liderados, no mesmo plano, refora positivamente sua liderana e aumenta consideravelmente a auto-estima dos seus colaboradores. Enquanto no primeiro modelo o lder s vezes o delegado, aqui ele apenas delega.

Quanto ao modelo Horizontal, possvel que seja o mais bblico dos trs. Mais: parece ser o que permite o surgimento natural de novos lderes. Aqui o lder no se posta nem acima nem entre os liderados, mas assume a dianteira. O lder sensato no depende de consenso para assumir suas convices. Considerando que toda organizao busca alcanar os seus objetivos, presume-se que para tal objetivo, seja estabelecida uma meta um caminho a ser percorrido. E no terreno inspito do desconhecido, somente um lder pode assumir os riscos de estar frente dos seus pupilos. O Mestre por excelncia jamais subiu no altar para exigir autoridade, sequer se misturou com a multido para sentir-se seguro das decises a serem tomadas. Quando chegou a sua hora, o seu calvrio, ele continuou exatamente onde estava: frente dos doze, na dianteira da multido. Para quem prometeu e deu a vida pelas suas ovelhas, no poderia estar em outro lugar. A rigor, o Sumo Pastor deixou o legado a todos os pastores: alimentar, guiar e proteger faz parte das prerrogativas indispensveis para quem assume o cajado.

Na era da igreja organogrmica o que no faltam so dvidas. Afinal, existe igreja sem pessoas? E, pessoas sem igreja? Da mesma forma que conceitual e funcionalmente no possvel haver igreja sem os seus membros embora sejamos enganados pelos nossos sentidos, diria Descartes (?) da mesma forma parece difcil definir o ser humano sem a

2/3

IGREJA ORGANOGRMICA
Escrito por NEIR MOREIRA

centelha da sua religiosidade implicada na questo eclesistica. Ou seja, no preciso vincular o indivduo a uma igreja para tom-lo como religioso, mas geralmente aquele que vivencia a sua igreja intensamente certamente assume ser religioso.

A dialtica pode nos oferecer a plataforma para se supor uma nova releitura de igreja. O texto sagrado em nenhum momento deixa claro o papel do organograma institucional da igreja. Sequer menciona. Funes e atribuies subsistem aos esquemas mapeados. Mais do que meros retngulos pendurados por fios de dependncia e alienao, a estrutura da igreja deve-se apoiar na Rocha. Curiosamente, quem deveria estar em cima, preferiu ser a base. A rocha sobre a qual seria fundada a sua igreja. Ele, mesmo sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2.6,7). O formato divino em forma de servo! Somente ele para ser o lder do maior organismo que j existiu: a igreja.

A igreja idealizada por Deus, fundada por Jesus, inaugurada pelo Esprito Santo e descrita na Bblia tem a essncia orgnica e no organogrmica. Orgnica, porque ela viva e apresenta caractersticas comuns aos organismos, ou seja: ela se move (sob a direo vontade de Deus), ela se alimenta (da Palavra de Deus), ela respira (o hlito de Cristo), ela cresce (quantitativa e qualitativamente), ela se reproduz (atravs de novas decises) e ela mantm a sua sensibilidade aos estmulos externos (tanto sofre os dissabores terrenos quanto goza as bnos celestiais).

E como uma igreja biblicamente to dinmica pode se enquadrar dentro de formatos estrutural e essencialmente humanos?

Este mais um milagre que precisamos testemunhar...

3/3

Potrebbero piacerti anche