Sei sulla pagina 1di 15

ROTEIRISTA

NOME: N INSC.:

PRRH
Pr-Reitoria de Recursos Humanos

ROTEIRISTA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01

Quais os elementos necessrios para descrever uma cena completa de um roteiro literrio?
A B C D E

Apenas personagens e dilogos. Apenas aes e incidentes. Enquadramentos, movimentos de cmera, personagens, dilogos, aes, incidentes, locaes e tempo. Personagens, dilogos, aes, incidentes, locaes e tempo. Apenas personagens, dilogos e aes.

02

Considere o que se afirma sobre roteiro de cinema: I - Os planos de cmera devem ser apresentados no roteiro. II - Descries de lugares, das personagens e suas respectivas aes so alocadas na rea de dilogos. III - Os dilogos dos atores devem estar centralizados com relao ao nome do personagem. IV - Um novo cabealho necessrio cada vez que se muda o lugar. Esto corretas
A B

apenas I e III. apenas I e IV.

C D

apenas II e III. apenas II e IV.

apenas III e IV.

03

Sobre a estrutura de uma reportagem, pode-se afirmar que I - deve sempre seguir a sequncia off-boletim-sonora. II - pode apresentar textos, imagens, a presena de um apresentador, reprter e entrevistados. III - a omisso de um ou mais formatos implica a descaracterizao da produo como reportagem, tornando-se uma nota simples. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas III. apenas I e II.

apenas II e III.

04

Com base nos conceitos e denominao dos recursos de filmagem, relacione as duas colunas. ( 1 ) Cmera na altura dos olhos do personagem. ( 2 ) Cmera assume o ponto de vista do ator. ( 3 ) Movimento tico. ( 4 ) Movimento em que a cmera se desloca de um ponto a outro. ( 5 ) Movimento vertical de cmera. ( 6 ) Movimento no eixo da cmera ( ) Travelling ( ) Zoom ( ) Panormica ( ) Plana A relao correta
A B C D E

5 3 6 2. 3 6 5 4. 4 1 3 2. 3 6 4 5. 4 3 6 1.

01

05

Sobre a construo de personagens, representada no diagrama, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas.

PERSONAGEM

( ) Os componentes interiores do personagem so aqueles que vo desde o nascimento at o presente. ( ) Os componentes exteriores constituem os traos psicolgicos do personagem. ( ) As aes observadas no filme esto contidas na categoria exterior.

INTERIOR

EXTERIOR

Fonte: Field (2001, p.19)

A sequncia correta
A B

F - V - V. V - F - V.

C D

F - F - V. V - V - F.

F - V - F.

06

Em telejornalismo, o uso da expresso Ateno para esta ltima informao se caracteriza como
A B C

um recurso de texto, uma vez que sensibiliza o telespectador, destacando o que est para ser anunciado. sensacionalismo, visto que no h necessidade de apresentao de um texto com carter apelativo. m formulao de texto, o que justificado por se tratar de uma informao repassada produo de forma rpida e em cima da hora. amadorismo, uma vez que o telespectador no pode perceber que as informaes do telejornal so produzidas no mesmo momento em que ele transmitido. uma cabea de reportagem, presente no roteiro, que destaca a ltima informao a ser veiculada no telejornal.

07

Michel Chion (1989) diz que "a dramatizao um tratamento que pode ser aplicado a qualquer acontecimento, situao, episdios (fictcios ou reais) para faz-los funcionar dramaticamente, tornando-os palpitantes". Leve essa citao em conta para analisar as afirmativas a seguir. I - fundamental manter-se fiel descrio do acontecimento. II - necessrio hierarquizar as informaes e detalhes. III - A histria deve ser contada de maneira neutra. IV - Na dramatizao, dever ser dada uma unidade dramtica histria. V - Os sentimentos e as situaes vividas devero ser amplificados. Em qual alternativa so apresentados procedimentos adequados ao tratamento referido por Chion?
A B C D E

Apenas II. Apenas I e III. Apenas III e IV. Apenas I, II e III. Apenas II, IV e V.

02

08

Em relao decupagem de roteiro, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO,


A B C D E

Essa tcnica permite a compreenso da forma como o diretor pretende contar alguma cena. Esse processo possibilita estipular o tempo de durao da gravao. Com essa tcnica, o produtor tem uma ideia completa de toda infraestrutura necessria viabilizao do filme. Esse processo possibilita ao diretor de fotografia planejar os equipamentos de luz e lentes que sero utilizados em cena. Essa tcnica realizada aps a elaborao do plano de gravao.

09

Estabelecendo-se o consenso de que possvel determinar caractersticas essenciais (aquelas recorrentes em vrias das produes audiovisuais) da linguagem audiovisual, afirma-se que nela I - h sempre uma vontade prvia por parte do emissor para estimular, em outras pessoas, sries organizadas de percepes simuladas. II - existe a capacidade de gerar artificialmente mensagens que estimulam, no sistema sensorial do homem, percepes semelhantes s produzidas pelas informaes de origem natural. III - impossvel articular qualquer outra linguagem baseada na percepo. IV - existe a capacidade de manipulao temporal. Esto corretas
A B

apenas II e III. apenas III e IV.

C D

apenas I, II e III. apenas I, II e IV.

I, II, III e IV.

10

Relacione as colunas, associando o modelo de roteiro mais adequado a cada uma das produes.

( 1 ) Sketches ( 2 ) Entrevistas ( 3 ) Documentrios ( 4 ) Novelas ( 5 ) Telejornal

( ) Roteiro dramtico de nica coluna ( ) Roteiro A/V de duas colunas ( ) Roteiro jornalstico ( ) Roteiro A/V parcial de duas colunas

A relao correta
A B

1 3 5 2. 1 4 5 3.

C D

2 5 1 3. 4 1 2 3.

4 3 5 1.

11

Em roteiro para rdio, cortina e caracterstica so termos que determinam, respectivamente,


A B C D E

a entrada do locutor e a entrada de uma trilha sonora. background e a sobreposio de falas. o incio da seo de um programa e o incio de um programa. uma vinheta e a sobreposio de falas. a entrada de uma trilha sonora e a entrada de um locutor.

03

12

No roteiro telejornalstico, as marcaes relativas a vdeo so colocadas ______________________________ do script, apresentando informaes como ______________. Com relao locuo, pertinente incluir indicaes como ______________. A sequncia que completa corretamente as lacunas
A B C D E

na maioria dos casos, no lado esquerdo marcao de trilha LOC OFF. no lado direito caracteres LOC OFF. no lado esquerdo design de som tom de locuo. no lado esquerdo VT LOC VIVO. na maioria dos casos, no lado direito slides tom de locuo.

13

Em relao linguagem audiovisual, qual alternativa est CORRETA?


A B C D E

A linguagem audiovisual, como mecanismo de expresso, independe de recursos tcnicos e tecnolgicos. A compreenso de um plano pelo espectador depende dos pares adjacentes desse plano. A compreenso de uma cena pelo espectador sempre isolada de seus pares justapostos. Atravs da linguagem audiovisual, tenta-se apreender a realidade por meio de uma tomada nica. As capacidades da narrativa cinematogrfica adquiridas com a justaposio de atos e fatos contidos em fragmentos de um filme no podem ser comprovadas.

14

A linguagem radiofnica constituda por quatro elementos fundamentais e gerais por meio dos quais podem ser estimulados sentidos em pessoas ouvintes. Os fatores emocionais normalmente so estimulados mais diretamente pelo(a) _____________ e _____________. Os fatores racionais so estimulados mais diretamente pelo(a) _____________ ; at mesmo a construo de imagens pode ser estimulada pelo(a/s)_____________ . A sequncia que completa corretamente as lacunas
A B C D E

msica silncio voz efeitos sonoros. udio imitao da realidade roteiro silncio. frequncia amplitude mensagem contexto. voz efeitos sonoros msica silncio. frequncia sonora amplitude durao intensidade.

15

Tendo em vista os conceitos bsicos da construo de roteiro, relacione as colunas. ( 1 ) Cabealho ( 2 ) Plano ( 3 ) Sequncia ( 4 ) Cena ( 5 ) Enredo ( ) EXT SALA - DIA A relao correta
A B

( ) O encadeamento das aes na histria. ( ) Contm informao de lugar e tempo. ( ) Uma srie de cenas ligadas por uma ideia.

1 3 2 5. 2 5 1 4.

C D

3 5 2 1. 4 2 1 3.

5 4 3 1.

04

16

Qual a sequncia completa a ser observada na estrutura de um telejornal, seguindo-se a regra de valorizao no noticirio?
A B C D E

notcias leves notcias de mdia importncia notcias de destaque notcias de mdia importncia. notcias leves notcias de mdia importncia notcias de destaque notcias leves. notcias de mdia importncia notcias de destaque notcias leves notcias de destaque. notcias de destaque notcias leves notcias de mdia importncia notcias leves. notcias de mdia importncia notcias leves notcias de destaque notcias leves.

17

Define-se roteiro audiovisual como


A B C D E

um romance literrio com dilogos e descries detalhadas na narrativa. um argumento que servir aos tcnicos da produo como um guia. uma ao dramtica que se passa na mente de um personagem, dentro do universo mental da ao dramtica. um primeiro tratamento que narra a histria de forma linear. uma histria contada em imagens, dilogos e descries geogrficas, expressivas e dramticas.

18

Sobre a elaborao de um espelho, est CORRETO afirmar que ele


A B

desenvolvido e coordenado pelo produtor do programa de televiso. pode ser alterado quantas vezes forem necessrias, o que pode ocorrer durante a apresentao do programa de televiso. o nico recurso utilizado para guiar a estrutura de um telejornal. constitudo pela estrutura de escalada, manchetes e blocos de matrias jornalsticas. o primeiro passo para a elaborao de um roteiro, o qual delinear o programa de televiso.

C D E

19

A roteirizao influenciar todas as etapas da produo do audiovisual, o que implica o conhecimento pelo roteirista de, inclusive, o processo da edio. Assim, dentre os tipos de edio, tem-se a ______________, em que o______________ mostra uma ao fluindo cronologicamente de um plano a outro e o (a) ______________ mostra uma ao justaposta que no faz parte do plano anterior. A sequncia correta
A B C D E

edio por compilao plano geral cut-in. edio linear cut-away raccord. edio em continuidade cut-in cut-away. edio no linear minimalismo cut-in. montagem paralela cut-away comparao.

20

Todas as afirmativas sobre o texto jornalstico na televiso esto corretas, EXCETO,


A B C

O texto deve ser entendido de forma instantnea. O texto deve assumir papel de submisso imagem. No texto deve haver um ritmo que conduza ao entendimento, evitando-se as rimas e as frases intercaladas entre vrgulas. O texto pode competir com a imagem, pois no obrigatrio que ele complemente a informao visual. O texto pode ser suprimido, se houver no roteiro a indicao de som ambiente.

D E

05

21

Considerando-se as atribuies em uma equipe de produo audiovisual e os profissionais responsveis por elas, associe as colunas. ( 1 ) Responsvel pela arte de como contar uma histria. ( 2 ) Responsvel pela esttica da luz e sua in uncia na narrativa. ( 3 ) Responsvel por informar a equipe tcnica sobre a maneira como o diretor visualiza o lme. ( 4 ) Responsveis pela administrao, logstica, ttica e custos de lmagem. ( 5 ) Responsvel pelo design de set, locao e elementos gr cos. ( 6 ) Responsvel pelo roteiro tcnico, de extrema importncia para o editor. ( 7 ) responsvel pela unidade narrativa e ritmo das cenas j capturadas.
22

( ) Diretor ( ) Produtor ( ) Diretor de Arte ( ) Editor

A relao correta
A B C D E

1 4 5 7. 4 3 2 7. 4 7 1 3. 6 5 2 3. 7 4 1 3.

O termo storyboard entendido como


A B C D E

uma srie de desenhos que representam graficamente o roteiro de trabalho, uma decupagem tcnica. um desenho que auxilia o editor a verificar as cenas que sero utilizadas na finalizao do material audiovisual. um mtodo se captao em que a iluso de movimento gerada pelo registro da cena quadro a quadro. uma histria em quadrinhos que poder ser adaptada para o cinema. um quadro que representa a histria em linhas gerais.

23

Associe cada formato a seu gnero jornalstico. ( ) Nota ( 1 ) Jornalismo informativo ( 2) Jornalismo opinativo ( ) Crnica ( ) Entrevista ( ) Indicador ( ) Editorial
24

A relao correta
A B C D E

1 - 1 - 2 - 2 - 2. 1 - 1 - 2 - 1 - 1. 1 - 2 - 1 - 1 - 2. 2 - 1 - 2 - 2 - 1. 2 - 2 - 1 - 2 - 2.

Qual afirmativa referente ao ato de roteirizar um filme est CORRETA?


A B C D

A descrio de cenrio deve ser repetida para que no ocorram problemas de continuidade. A narrativa deve ser estruturada, fundamentalmente, com base em uma narrao. A complexidade formal de um roteiro deve ser prioridade frente complexidade apresentada na histria. A indicao dramtica do personagem no pode ser apresentada no roteiro, sendo do diretor e do ator a responsabilidade de caracterizao do personagem e dramatizao da cena. O texto de um roteiro deve ser expresso no tempo verbal do presente e em voz ativa, o que facilita o entendimento da cena que est acontecendo no momento da leitura.
06

25

Ao construir o personagem cinematogrfico, o roteirista informa: John o proprietrio das cicatrizes, mas no de todos os dedos da mo direita. Pode-se afirmar que o roteirista, ao tecer essa descrio, possui conhecimento sobre os seguintes fundamentos: I - O personagem o que ele pensa. II - O roteirista deve evitar obstculos necessidade do personagem. III - Criar tenso dramtica favorece o enredo. IV - A incompletude do personagem suscita suas atitudes e ponto de vista.
TEXTO

Esto corretas
A B C D E

apenas I e II. apenas II e III. apenas II e IV. apenas III e IV. apenas I, III e IV.

Para responder s questes de nmeros 26 a 30, leia o texto a seguir. arcela, tpica adolescente vivendo a dcada de 90, uma garota inquieta em suas paixes, possui o corao frgil porque teve uma desiluso amorosa e outras tantas meias iluses e se diz 5 temorosa quanto a este novo relacionamento. Ningum nunca lembra do meu aniversrio, sempre me esquecem no Natal; em Dia dos Namorados, j nem lembro do ltimo presente que ganhei. As palavras 10 de Marcela invadem os pensamentos de Csar como um furaco. Em plenos 22 anos, na cidade de Santa Maria, entre uma ligao do chefe, clientes vorazes, contas a receber, contas a pagar, contas por chegar, Csar 15 recria o prprio conceito da criatividade. Mas ela queridinha, merece, minha musa e inspiradora. Compe um poema no aniversrio dela, escreve uma msi26

ca no Natal. Gostou, amorzinho?, pergunta o equilibrado. Tu me amas mesmo?, responde a inquieta. Com um olho arregalado e meio srio, ele re ete: Mas ela ... merece, minha musa e inspiradora. Srio cou o namoro e datas comemo25 rativas j no so mais feriado. Csar faz um lbum de fotogra as no Dia dos Namorados e no casamento, faz a maior surpresa de todas. Gostou, docinho?, pergunta o criativo. Tu me amas mesmo?, responde a 30 incomodada. Um gole seco e uma pedra de gelo na barriga. Mas ela ... minha... merece. Os anos envelheceram, os dois passaram, o mundo cou mais criativo por causa de Csar e Marcela. Ainda se ouve 35 falar sobre as proezas fecundas de Csar, um cara que j foi at equilibrado.
20

Assinale a alternativa em que se identifica o conflito central da narrativa e se apresenta o conceito de conflito.
A B C D E

A criatividade de Csar. uma das principais cenas do roteiro. A insatisfao de Marcela. a contraposio entre foras e personagens. A insatisfao de Marcela. o fragmento do roteiro que apresenta o lado psicolgico da personagem. A paixo de Csar. a resoluo de uma histria roteirizada. A paixo de Csar. a direo oposta para a qual a personagem principal pode se dirigir dentro de um enredo.

27

Considere as afirmativas a seguir. I - O texto um roteiro, pois conta uma histria que pode ser produzida por meio de cenas. II - O texto pode ser adaptado para o meio audiovisual, contando-se a histria por meio da descrio das imagens e sons. III - O texto um roteiro porque se aproxima de um um processo literrio. IV - O texto um conto porque dividido em cenas, story line e conflito. V - Para se tornar um roteiro, a histria precisar receber dilogos, localizaes geogrficas, desenvolvimento da trama.

07

Qual(is) anlise(s) est(o) adequada(s) para o texto lido?


A B

Apenas III. Apenas I e III.

C D

Apenas II e IV. Apenas II e V.

Apenas IV e V.

28

Faa a associao correta entre os elementos de construo de histrias e os segmentos do texto lido. ( 1 ) Plot point ( 2 ) Resoluo ( 3 ) Apresentao ( 4 ) Confrontao ( ) Marcela, tpica (...) presente que ganhei. (.1-09) ( ) (...) no casamento, faz a maior surpresa de todas. (.27)
A

Assinale a alternativa que indica a sequncia correta. 1 4 4 2 3. 3 1 1 2 4. 1 2 3 4 3. 3 1 4 1 2. 4 3 1 3 2.

( ) As palavras (...) um furaco. (.09-11) ( ) Os anos (...) j foi at equilibrado. (.32-36) ( ) Em plenos 22 anos (...) musa e inspiradora. (.11-23)

B C D E

29

Se o texto apresentado for considerado como parte do processo de construo de um roteiro audiovisual, a fase em que ele se encontra
A B C D E

argumento. conflito. narrao. roteiro literrio. roteiro tcnico.

30

Faa a associao correta entre a cena e a forma mais adequada para film-la. ( 1 ) Primeiro Plano ( 2 ) Plano Americano ( 3 ) Plano Geral ( 4 ) Plano Conjunto ( 5 ) Plano Detalhe A relao correta
A B

( ) A grande montanha e a velha gueira emolduram o casal apaixonado. ( ) Csar ouve as queixas de sua amada com apreenso. ( ) Csar ensaia seus primeiros traos no papel, letra aps letra.

2 1 4. 2 3 1.

C D

3 1 5. 3 2 5.

4 2 5.

08

ROTEIRISTA

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO

Para responder s questes de nmeros 31 a 36, leia a reportagem de Lus Guilherme Barrucho publicada na edio da revista Veja, de 05 /03/2012.

Onde est o verbete bom senso ? dicionrio Houaiss, o maior do pas, est na mira da patrulha politicamente correta, que acredita lutar contra o preconceito apagando palavras e de nies. Dicionrio, conforme se 5 encontra no Aurlio, o conjunto de vocbulos duma lngua ou de termos prprios duma cincia ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e com o respectivo signi cado. Dicionrio o celeiro do idioma, o banco central da linguagem formado por 10 palavras compiladas segundo um nico critrio, o de estarem em uso ou terem sido usadas no passado. Censurar ou podar palavras dos dicionrios uma estupidez que se equipara loucura de rasgar dinheiro por ser contra o capitalismo ou ao desatino orestas nativas para matar serpentes 15 de queimar venenosas. Pois foi exatamente isso que um procurador da Repblica do Ministrio Pblico Federal de Uberlndia, em Minas Gerais, tentou ao ajuizar uma 20 ao civil pblica pedindo a remoo das livrarias do dicionrio Houaiss, o mais completo do pas, com 228.500 verbetes, publicado pela editora Objetiva. O procurador deu guarida a um pedido bizarro feito em 2009 por uma pessoa que sustentava que duas 25 de nies da palavra cigano, mesmo que devidamente registradas no dicionrio como sendo de uso pejorativo, so ofensivas etnia e devem ser banidas. Enquanto isso no fosse feito e novas edies devidamente higienizadas do dicionrio no fossem produzidas, o Houaiss deveria ser retirado das livrarias, e sua venda, proibida. O Houaiss registra que, pejorativamente, cigano aquele que trapaceia; velhaco, burlador e aquele que faz 35 barganha, que apegado ao dinheiro; agiota, sovina.
30

45

inadequadas pelos ditadores e sua substituio por termos novos criados especi camente para suprimir a verdade. Quem pede a suspenso de uma obra porque ela contm um termo considerado discriminatrio est assassinando a cultura brasileira, que a cada dia torpedeada por novas empreitadas da patrulha do politicamente correto , diz o imortal Evanildo Bechara, membro da comisso de lexicgrafos como so chamados os fazedores de dicionrios da Academia Brasileira de Letras. Diz Breno Lerner, superintendente da Melhoramentos, responsvel pelo dicionrio Michaelis, que contra a interveno do procurador: medida que a sociedade se torna mais politicamente correta, cabe ao dicionrio retratar isso com o maior rigor possvel. como a fotogra a de uma paisagem se a paisagem muda, nosso dever fazer um novo retrato, com a maior exatido. O diretor-geral da Objetiva, que edita o Houaiss, Roberto Feith, no concorda com a tese de que a maneira de se atualizar passe pela higienizao do contedo dos dicionrios e de outras obras literrias ou culturais. Os dicionaristas do Houaiss pretendem, segundo ele, re etir as mudanas na paisagem mencionadas por Breno Lerner, no suprimindo dados do passado, mas acrescentando informaes relevantes para o presente. No caso de cigano, destaca Feith, as prximas edies vo informar que as de nies ofensivas " resultam de antiga tradio europeia, pejorativa e xenfoba". A tentao de reescrever o passado resistente. H mais de dez anos, outra ao contra o Houaiss tentou apagar a de nio pejorativa de judeu como " pessoa usurria, avarenta". Os dicionrios costumam ser revistos por equipes de lexicgrafos a cada cinco ou dez anos, quando se montam novas edies que incluem palavras incorporadas ao idioma (exemplos encontrados no novo Houaiss: blogosfera, tubana, blogar, pitaco, empoderamento). Resume o acadmico Bechara: O dicionrio tem a funo de ser o espelho vivo da lngua, o repertrio da memria cultural e histrica do idioma. (adaptado)

50

55

60

65

70

75

80

Pode incorrer em preconceito quem utiliza a palavra cigano nas acepes acima, mas incorre em um desvio muito pior quem prope censurar esses 40 registros por seu potencial ofensivo. Esta postura, a de empobrecer o idioma, um dos instintos automticos das mentes totalitrias. No livro 1984, de George Orwell, um Ministrio da Verdade se dedica justamente supresso das palavras consideradas

85

09

31

O ttulo e a argumentao desenvolvida ao longo do texto permitem inferir que o autor


A B C D E

concorda com a tese acolhida pelo procurador da Repblica. faz um alerta para o perigo de os dicionrios disseminarem preconceitos. apresenta ponto de vista semelhante ao de Roberto Feith e Evanildo Bechara. adota uma perspectiva de imparcialidade frente polmica que noticia. critica o excesso de liberdade no uso de palavras no seu sentido pejorativo.

32

Como recurso de concluso do primeiro pargrafo, constri-se uma definio ______________ de dicionrio ao aproxim-lo das imagens de um celeiro e de um banco de dados. Com essa estratgia, nota-se que o ______________ usado para a expresso lingustica dessas imagens e a expressividade da linguagem ______________ explorada como recurso argumentativo. A sequncia correta
A B C D E

subjetiva predicativo do sujeito conotativa. objetiva aposto denotativa. subjetiva predicativo do sujeito denotativa. objetiva aposto conotativa. subjetiva predicativo do objeto conotativa.

33

Com base na leitura do segundo pargrafo, considere as afirmativas a seguir. I - A avaliao da retirada ou da censura de palavras dos dicionrios como estupidez e o emprego de loucura e desatino mostram que a orientao argumentativa do texto a de se ratificar as aes de retirar ou censurar. II - O segmento se equipara introduz a expresso de um raciocnio baseado nas semelhanas entre situaes, com a seguinte lgica: o meio escolhido para se chegar ao fim completamente equivocado. III - O substantivo desatino pode, coerente com o contexto, ser substitudo por demncia, criando-se condies para o emprego da crase. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas III.

C D

apenas I e II. apenas II e III.

I, II e III.

34

Ao longo de um texto, os pronomes podem contribuir para a coeso de duas formas: na recuperao de referentes mencionados anteriormente ou na antecipao de referentes a serem mencionados posteriormente. Essa segunda possibilidade explorada em
A

(...) na mira da patrulha politicamente correta, que acredita lutar contra o preconceito apagando palavras ou definies (.1-4). Pois foi exatamente isso que um Procurador da Repblica do Ministrio Pblico Federal de Uberlndia, em Minas Gerais, tentou (...) (.17-19). Enquanto isso no fosse feito e novas edies devidamente " higienizadas" do dicionrio no fossem produzidas (...) (.29 a 31). Esta postura, a de empobrecer o idioma, um dos instintos automticos de mentes totalitrias (.40 a 42). O diretor-geral da Objetiva, que edita o Houaiss, Roberto Feith, no concorda com a tese de que (...) (.64-65).

D E

10

35

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa sobre o emprego das aspas no texto. ( ) No primeiro e no quarto pargrafos, as aspas servem para salientar o teor dos depoimentos dados pelos dicionaristas Aurlio e Houaiss acerca da discusso apresentada na reportagem. ( ) Na linha 30, as aspas realam ironicamente a palavra higienizadas. ( ) Para fundamentar suas declaraes, o autor recorre ao testemunho de especialistas, demarcando com aspas a fala atribuda a eles, como no sexto e no ltimo pargrafos. ( ) Na informao subsidiria encontrada entre parnteses nas linhas 83 a 85, as aspas destacam palavras que, como cigano, tero seus verbetes modificados na prxima edio do dicionrio Houaiss. A sequncia correta
A B

V - F - F - V. F - F - V - V.

C D

F - V - V - F. V - V - F - F.

F - F - V - F.

CHARGE

Para responder s questes de nmeros 36 e 37, considere a imagem a seguir.

36

Na reportagem, essa ilustrao acompanha o texto e com ele estabelece coerncia. Tendo isso em mente, analise as afirmativas a seguir. I - A tesoura o instrumento com o qual o juiz executa a ao de suprimir palavras, aludindo, figuradamente, censura. II - A ao com a qual o magistrado est envolvido vai de encontro ao que se prope o Ministrio da Verdade apresentado nas linhas 42 a 47. III - A cesta cheia de recortes corrobora o que Bechara declara sobre a cultura brasileira e as novas empreitadas da patrulha do politicamente correto (.50-52). Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas I e III. apenas II e III.

I, II e III.

11

Fonte: Ilustrao Roberto Negreiros, Veja, 05 /03/2012. (adaptado)

37

Na ilustrao, o dicionrio aparece como o objeto afetado pela ao do juiz. Uma das formas de expressar linguisticamente essa ideia o emprego da voz passiva, como em:
A B C D E

O magistrado est modificando palavras do dicionrio. O dicionrio est sendo modificado pelo magistrado. O dicionrio, com a interveno do magistrado, parece todo modificado. O magistrado quer modificar palavras do dicionrio. O dicionrio recebeu as modificaes feitas pelo magistrado.

TEXTO

Para responder s questes de nmeros 38 a 40, leia um fragmento da crnica Vamos queimar os dicionrios, de Lya Luft, publicada na edio da revista Veja de 14/03/2012 .

Vamos queimar os dicionrios gora, de novo para meu incorrigvel assombro, em um lugar deste vasto, belo, contraditrio pas que a gente tanto ama, desejam sustar a circulao do Dicionrio Houaiss, porque no verbete 5 cigano consta tambm o uso pejorativo que, digase de passagem, no foi inventado por Houaiss, mas era ou uso de alguns falantes brasileiros, que o autor meramente, como de sua obrigao, registrou. Ora, para tentar um empreendimento desse vulto, 10 como suspender um dicionrio de tal peso e envergadura, seria preciso um profundo e preciso conhecimento de lingustica, de lexicogra a, uma formao slida sobre o que so dicionrios e como so feitos. O dicionarista no inventa, no acusa nem elogia, deve ser imparcial porque apenas algum que registra os fatos da lngua, normalmente da lnguapadro, embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos etc. Ento, se no verbete 20 cigano Houaiss colocou tambm os modos pejorativos como a palavra ou foi empregada,
15

critic-lo por isso uma tolice sem tamanho, que, se no cuidarmos, atingir outros termos em outros dicionrios, com esse olhar rancoroso. Vamos nos 25 informar, antes de falar. Vamos estudar, antes de criticar. Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literrias ou cient cas com o azedume de nossos preconceitos e da nossa pequenez ou implicncias infundadas. H coisas 30 muito mais importantes a fazer neste pas, como estimular o cuidado com a educao, melhorar o atendimento sade, promover e preservar a dignidade de todos ns. Ou, numa mistura maligna de arrogncia e ignorncia talvez simplesmente porque no temos nada melhor a fazer -, vamos deletar as palavras que nos incomodam, os costumes que nos irritam, as pessoas que nos atrapalham e, quem sabe, iniciar uma campanha de queima de livros. De autores, seria um 40 segundo passo. E assim caminhar para trs, velozmente, o que temos de humanidade.
35

38

Na frase inicial, o emprego de desejam sustar (.3)


A B

revela a estratgia de indeterminar o agente responsvel pela ao que provocou o assombro referido na linha 1. caracteriza uma orao sem sujeito, o que permite destacar somente a ao verbal em detrimento do agente que a realiza. mostra que o objeto afetado pela ao de sustar no ser mencionado. possibilita fazer referncia a quem se beneficia com a realizao da ao verbal. cria o efeito de se inclurem os leitores na discusso, atribuindo-se tambm a eles a realizao da ao verbal.

C D E

12

39

Na crnica, o tratamento em primeira pessoa do plural estratgico, pois permite que a autora
A B C D

expresse o mesmo posicionamento de quem est indignado com o teor pejorativo de verbetes como cigano. se dirija aos crticos do dicionrio Houaiss, embora no faa parte desse grupo. se manifeste como porta-voz de ideias que so compartilhadas por seus leitores. se mostre solidria com os defensores da tese de que os dicionrios no devem conter referncia a usos pejorativos das palavras. enfatize o tom cerimonioso e formal com o qual se dirige respeitosamente a seus interlocutores.

40

Em textos escritos seguindo o padro culto da lngua, o verbo haver deve adequar-se a normas de concordncia, de que exemplo o segmento embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos, etc. (.18-19). Considerando essas normas, analise as frases a seguir. A argumentao parece coerente, ______________ os exemplos dos dicionrios. Ainda que ______________ ressalvas, a argumentao parece coerente. Espero que ______________ fortes evidncias na sua argumentao.

A sequncia que completa corretamente as lacunas


A B C D E

hajam vistas hajam haja. hajam vista haja hajam. hajam visto haja haja. haja vista hajam hajam. haja vista haja haja.

13

Potrebbero piacerti anche