Sei sulla pagina 1di 2

O que turismo sustentvel?

? O turismo sustentvel no seu sentido mais puro, uma indstria que tenta provocar um baixo impacto sobre o ambiente e a cultura local, ao ajudar a gerar rendimentos, emprego e simultaneamente conservar os ecossistemas locais. um turismo responsvel, que simultaneamente ecolgico e cultural. Assim, as actividades do turismo sustentvel tm de ter um impacto mnimo sobre o meio ambiente e a cultura da comunidade anfitri. Segundo a Organizao Mundial do Turismo, o turismo sustentvel o turismo que leva gesto de todos os recursos de forma a que as necessidades econmicas, sociais e estticas possam ser satisfeitas enquanto a integridade cultural, processos ecolgicos essenciais, diversidade biolgica e sistemas de suporte de vida so preservados. Tomar uma folha a partir da prpria definio de sustentabilidade, o turismo sustentvel tambm definido como um processo que atenda s necessidades dos turistas actuais e comunidades de acolhimento, enquanto protegendo e aumentando as necessidades no futuro. -------------------------------------------------- -------Princpios de sustentabilidade referem-se aos aspectos ambientais, econmicos e scio-culturais do desenvolvimento do turismo, que alm de um equilbrio adequado deve ser estabelecido entre estas trs dimenses para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo. Assim, o turismo sustentvel deve: 1. Optimizar a utilizao dos recursos ambientais, que constituem um elemento chave no desenvolvimento do turismo, mantendo os processos ecolgicos essenciais e ajudando a conservar o patrimnio natural e da biodiversidade. 2. Respeitar a autenticidade scio-cultural das comunidades de acolhimento, conservar o seu patrimnio construdo e os valores culturais e tradicionais, alm de contribuir para o entendimento intercultural e da tolerncia. 3. Tornar vivel, a longo prazo as operaes econmicas, proporcionando benefcios scio-econmicos para todos os interessados de forma justa, incluindo a estabilidade de emprego e oportunidades de remunerao e de servios sociais para as comunidades de acolhimento, e contribuindo para a reduo da pobreza.

UNEP - United Nations Environment Programme (http://www.unep.org/)


Turismo Sustentvel refere-se a um nvel de actividade de turismo que pode ser mantido a longo prazo, pois resulta em um benefcio efectivo para os ambientes sociais, econmicos, naturais e culturais da rea em que ocorre.

ICOMOS International Council on Monuments and Sites (http://www.international.icomos.org/)


As Organizao Mundial do Turismo das Naes Unidas define o turismo como o turismo sustentvel que atenda s necessidades dos turistas e das regies de acolhimento, proteco e a melhoria das oportunidade para o futuro. Ao

invs de ser um tipo de produto, que um esprito que est subjacente a todas as actividades do turismo. Como tal, parte integrante de todos os aspectos do desenvolvimento do turismo e gesto em vez de ser um componente add-on. O objectivo do turismo sustentvel manter as vantagens econmicas e sociais do desenvolvimento do turismo e reduzir ou atenuar os impactos indesejveis sobre o patrimnio natural, histrico, cultural e/ou o ambiente social. Isto conseguido atravs do equilbrio entre as necessidades dos turistas com as do destino.

WTO World Trade organization (http://www.wto.org/)


O turismo sustentvel o turismo que sustentvel do ponto de vista economico, ambiental e scio-cultural. Com o turismo sustentvel os impactos socioculturais e ambientais no so permanentes nem irreversvel. Turismo sustentvel - Turismo que tem um impacto mnimo sobre o meio ambiente e a cultura da comunidade anfitri.

Beech, John G.,and Simon Chadwick, 2006. The business of tourism management, Prentice Hall. 577p.
Adaptado de: http://www.gdrc.org/uem/eco-tour/st-whatis.html

Potrebbero piacerti anche