Sei sulla pagina 1di 4

J.

3 A formao de regimes ditatoriais ao longo da dcada de 1930 na Europa, como o fascismo, em Itlia e o nazismo, na Alemanha, contribuiu para uma progressiva ameaa sobre a paz. A SDN conseguiu impedir o expansionismo agressivo destas ditaduras sobre outros pases. Em 1 de Setembro de 1939, a Alemanha invade a Polnia, originando a 2 Guerra Mundial. Esta s terminaria em 1945, com o lanamento de 2 bombas atmicas sobre Hiroxima e Nagasqui, no Japo, Esta guerra provocou milhes de vtimas. No fim da guerra, os governos dos pases vencedores criaram uma organizao internacional com o objetivo de preservar a paz no Mundo: a ONU (Organizao das Naes Unidas). 1. Antecedentes da 2 Guerra Mundial Fracasso da Sociedade das Naes Unidas Expansionismo das ditaduras Crise econmica de 1929 e as suas consequncias politicas, tais como o aparecimento dos regimes ditatoriais; Alemes com sentimento de injustia face s clusulas impostas pelo Tratado de Versalhes; Tendncia militarista e expansionista dos Estados fascistas e nazi que compunham o eixo. Alemanha na corrida aos armamentos; Vivia-se um clima de paz armada; Ocupaes da Alemanha.

2. Ecloso do conflito Inicialmente, as democracias ocidentais optaram por no desenvolver uma posio de fora fase s intenes de expansionismo de Hitler, chegando mesmo a assinar com a Alemanha o Acordo de Munique, em Setembro de 1938, em que reconheciam a anexao da regio dos Sudetas. Contudo, a Alemanha continuou a corrida aos armamentos. A paz na Europa e no Mundo estava ameaada. Viviase num clima de paz armada. Em 1939, a Alemanha ocupou toda a Checoslovquia e reivindicou Polnia a cidade de Dantzig. Hitler assinou com Estaline o Pacto de no-agresso germano sovitico, que estabelecia a partilha da Polnia e dos pases Blticos entre a Alemanha e a URSS. Este pacto permitia a Hitler atacar a Ocidente sem se preocupar com a frente a leste. Em 1 de Setembro de 1939, o exrcito alemo invadiu, de surpresa, a Polnia. Dois dias depois, a Frana e a Gr-Bretanha declararam guerra Alemanha. Assim comeava a 2 Guerra Mundial.

3. Fases da Guerra Fases Guerra relmpago (19401941) Acontecimentos A Alemanha dominou na Noruega, Dinamarca, Blgica, Luxemburgo, a Holanda e parte da frana em 1940; Londres apelou resistncia (lutavam contra a ocupao Alem); Itlia juntou-se guerra do lado da Alemanha; A Alemanha perdeu na Batalha de Inglaterra; Alemanha invade a Jugoslvia e a Grcia. A Romnia, a Hungria e a Bulgria juntaram-se Alemanha. Em Junho de 1941, Alemanha invadiu a URSS. Japo invade Hong Kong e conquista alguns territrios na China e na IndoChina. O Japo invadiu a marinha americana, o que levou entrada dos EUA na guerra, na parte dos Aliadose que levou iniciao da 2fase da guerra. Instalao de 65 campos de concentrao e 125 prises- fortaleza, o que levou morte de milhes de pessoas e instalao do terror nazi em todo o continente europeu. Os nazis pretendiam o extermnio do povo judaico (genocdio) devido a serem uma ameaa raa alem, o que levou ao holocausto (massacre de judeus e outras etnias). Os EUA derrotaram os japoneses nas batalhas aeronavais; No norte de frica, os alemes foram derrotados no Egipto, o que possibilitou que em Julho de 1943, os Aliados desembarcassem na Siclia, vindos do Norte de frica e libertassem a Itlia, sendo Mussolini demitido e executado. Em 6 de Junho de 1944, cerca de 100 mil homens das foras aliadas, sob comando do general americanos Eisenhower, desembarcaram na Normandia e iniciaram a libertao da Frana do domnio nazi. Este dia ficou conhecido como o Dia D. Em Maro de 1945, a Alemanha foi invadida e ocupada, a leste pelos Soviticos, que foram os primeiros a chegar a Berlim, e a ocidente pelos outros pases aliados. Hitler suicidou-se e os generais alemes renderam-se no incio de Maio de 1945. Por sua vez, em 6 a 9 de Agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasqui foram destrudas por duas bombas atmicas, lanado pelos americanos, que tero causado no total cerca de 220000 mortos, e muitos milhares que morreram, nos anos seguintes, devido exposio s radiaes. Dez dias depois, o Japo assinou a capitulao . Era o fim da 2 Guerra mundial.

Guerra Total (19421943)

Vitria dos Aliados (19441945)

4. Consequncias da Guerra Demogrficas /Humanas Polticas 50 milhes de mortos Crise de valores (genocdio, fuzilamentos, torturas ) Elevado n de deficientes Diviso da Alemanha Julgamento de Nuremberga Desmilitarizao da Alemanha Instaurao de regimes democrticos Alteraes no mapa poltico mundial (O Japo foi temporariamente ocupado e reorganizado pelas foras dos EUA e estabeleceu um regime democrtico; A Alemanha est divida em 2 pases: oriental e ocidental; Rssia aumentou o seu territrio) Diviso do mundo em 2 blocos antagnicos, liderados pelos EUA e pela URSS Criao da ONU (1945) Criao do Estado de Israel (1948) Crise econmica Destruio de cidades, de vias de comunicao e de indstrias Decadncia da Europa Superioridade dos EUA

Econmicas

ONU Em 1945, j no final da guerra, foi criada, em So Francisco (EUA), a ONU, com 51 pases. A ONU, constituda atualmente por 191 pases, formada por 5 organismos principais, com destaque para a Assembleia Geral, o Concelho de Segurana e o Secretariado. A ONU, para alm de procurar garantir a paz mundial, preocupa-se com os problemas econmicas, sociais e culturais da Humanidade. Para isso dispem de organismos especializados, como a FAO, OMS, UNESCO, FMI, UNICEF. Apesar de alguns fracassos, a ONU tem desenvolvido uma obra considervel em diversas reas.

K.1 No final da 2Guerra Mundial, a Europa encontrava-se completamente destroada e a necessitar de ajuda financeira para a sua reconstruo. As divergncias entre as duas superpotncias do ps guerra, EUA e URSS, acentuaram-se, passando a disputar entre elas o domnio do Mundo. Este dividiuse em duas zonas de influncia: a zona ocidental, capitalista, liderada pelos EUA, e a zona oriental, socialista/comunista, chefiada pela URSS. Vivia-se no chamado perodo da Guerra Fria. O fim da guerra ficou ainda marcado pelos movimentos independentistas e de descolonizao da frica e da sia.

Terminada a 2Guerra Mundial, a URSS e os EUA disputavam o domnio do Mundo. Na Europa de Leste, a URSS apoiou o estabelecimento de regimes comunistas. Os EUA, por sua vez, tomaram medidas para travar a expanso do comunismo. Atravs do plano Marshall apoiaram a reconstruo da Europa ocidental; por outro lado, fizeram pactos de defesa com pases da Amrica do Sul, sia e Ocenia. Ento, constituram-se 2 blocos 1 dominado pela URSS (Bloco de leste) outro controlado pelos EUA (Bloco Ocidental). Objetivos do plano Marshall: ajudar economicamente na reconstruo da Europa; reforar e reafirmar a posio dos EUA como superpotncia; impedir a expanso do comunismo Cortina de ferro linha de fronteira entre os pases do Ocidente e Leste da Europa.

Potrebbero piacerti anche