Sei sulla pagina 1di 36

ADVENTO REZADO EM FAMLIA 2012

ASSOCIAO DE PAIS DOS ALUNOS DO COLGIO SO JOO DE BRITO

Associao de Pais dos Alunos do Colgio de So Joo de Brito Lisboa Portugal 2012

Advento 2012

Chega mais um Advento. um tempo de espera, um tempo de preparao, mas sobretudo um tempo de esperana e conana. Esperana e conana num Deus que nos ama tanto, que decide mergulhar na nossa humanidade, vindo trazer luz ao mundo na forma de um menino indefeso. uma luz que vem e brilha no meio da diculdade basta contemplar a cena do nascimento de Jesus para perceber que no ter sido um momento fcil para Maria e Jos. Uma luz que no vem, de forma mgica, resolver as nossas diculdades, mas que vem, como um sinal de esperana, ajudar-nos a perspectivar os problemas e a perceber que Deus est ao nosso e do nosso lado. E se a nossa vida nos parecer mais sombria, mais fria e mais perdida, ento a luz vai parecer-nos ainda mais brilhante, mais quente e mais reveladora do caminho. uma boa oportunidade para aproveitar da melhor maneira o Advento. Como j vem sendo hbito, para ajudar a viver o Advento em famlia, a Associao de Pais preparou este pequeno caderno, com uma sugesto diria de orao. As propostas so simples e curtas, para todos poderem participar. Este ano contmos com a ajuda de muita gente, a quem queremos agradecer a generosidade. Obrigado, Rita Cruz, Graa Captivo, Z Lus Fonseca, Concha e Francisco Costa Macedo, Ana Rita e Z Bessa, Manel e Joo Tiago Batalha, Gracinha Costa Macedo, Magui Almeida Santos, Benedita Oliveira Martins, Ceclia Frazo, Carla Aguiar e Joo Cordovil. Agradecemos ainda Margarida Lucas Pires as ilustraes inspiradoras e ao Pe Alberto Brito, sj, a ajuda na reviso do texto. Um Santo Natal para todos! Lisboa, Advento de 2012

1.a SEMANA DO ADVENTO

Lc 10,23-24
23 24

Felizes os olhos que vem o que estais a ver. Porque -- digo-vos -- muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e no o viram, ouvir o que ouvis e no o ouviram!

2-12-2012

LEITURA II: 1Ts 3,12-13; 4,1-2 O Senhor vos faa crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos, tal como ns para convosco; 13 que Ele conrme os vossos coraes irrepreensveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasio da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. 1 Quanto ao resto, irmos, pedimo-vos e exortamo-vos no Senhor Jesus Cristo, a m de que, tendo aprendido de ns o modo como se deve caminhar e agradar a Deus -- e j o fazeis -- assim progridais sempre mais. 2 Conheceis bem que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.
12

REFLEXO O Advento tambm um tempo para caminhar e agradar a Deus, para nos prepararmos para mais esta vinda do Senhor, que tambm cada dia faz caminho para vir ter connosco. Ns tambm aprendemos de algum o modo como se deve caminhar e agradar a Deus, e podemos sempre aprender com algum em cada dia, porque se calhar o caminho tambm diferente em cada dia.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA

Hoje queremos lembrar perante o prespio que espera o Menino aquelas pessoas que nos vo ensinando o modo de caminhar e agradar a Deus. Trazemos-Te aqui, Senhor (referir os nomes daqueles que nos ensinam a ser mais santos e que foram ou so importantes nos nossos percursos), e Te agradecemos pelas suas vidas!

3-12-2012

EVANGELHO: Mt 8,5-10 Entrando em Cafarnam, aproximou-se dele um centurio, suplicando nestes termos: 6 Senhor, o meu servo jaz em casa paraltico, sofrendo horrivelmente. 7 Disse-lhe Jesus: Eu irei cur-lo. 8 Respondeu-lhe o centurio: Senhor, eu no sou digno de que entres debaixo do meu tecto; mas diz uma s palavra e o meu servo ser curado. 9 Porque eu, que no passo de um subordinado, tenho soldados s minhas ordens e digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faz isto, e ele faz. 10 Jesus, ao ouvi-lo, admirou-se e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo: No encontrei ningum em Israel com to grande f!
5

REFLEXO
Jesus, ao ouvi-lo, admirou-se... Jesus que se admira. Ento Jesus no verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem? Como que se admira? Sendo Deus j nada o devia surpreender. . . Ser mesmo assim? Neste aspecto o centurio e Jesus so muito parecidos. Ambos andam atentos ao que se passa fora e ao que se passa dentro; o centurio preocupa-se com o sofrimento do seu servo e na dor do seu prximo descobre a proximidade de Jesus. Interiormente percebe que no preciso mais nada: basta uma palavra sua. Jesus admira-se, surpreende-se e descobre no centurio algo que lhe muito familiar: a preocupao com o outro e o descentramento de si prprio. Na sua humanidade, o centurio mostra a Jesus que anal tambm cabe na famlia de Deus e que partilha a mesma linguagem. No isto admirvel? E no fantstico que Jesus que surpreendido?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Assinalar e partilhar um acontecimento, conversa, algo que tenha acontecido e me tenha levado a ver para alm do imediato e a descobrir que Deus tambm por ali estava a passar, e partilhar em famlia: Senhor, Tu surpreendeste-me quando te encontrei Obrigado por nos surpreenderes assim.

4-12-2012

EVANGELHO: Lc 10,21-24 Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a aco do Esprito Santo e disse: Bendigo-te, Pai, Senhor do Cu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sbios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Tudo me foi entregue por meu Pai; e ningum conhece quem o Filho seno o Pai, nem quem o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho. 23 Voltando-se, depois, para os discpulos, disse-lhes em particular: Felizes os olhos que vem o que estais a ver. 24 Porque -- digo-vos -- muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e no o viram, ouvir o que ouvis e no o ouviram!
21

REFLEXO O Amor de Deus para todos. No est apenas ao alcance de uma elite iluminada. Pelo contrrio, Deus opta por revelar-se na simplicidade, no que pequeno. Este tempo de maior aperto talvez um tempo privilegiado para me devolver simplicidade da vida, das coisas, das relaes, para me devolver ao encontro com Deus. Como aproveito esta oportunidade?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso em algo simples que me fale de Deus e partilho em famlia. Bendigo-te, Senhor porque te encontro quando/sempre que

5-12-2012

EVANGELHO: Mt 15,29-36 Partindo dali, Jesus foi para junto do mar da Galileia. Subiu ao monte e sentou-se. Vieram ter com Ele numerosas multides, transportando coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros, que lanavam a seus ps. Ele curou-os, 31 de modo que as multides caram maravilhadas ao ver os mudos a falar, os aleijados escorreitos, os coxos a andar e os cegos com vista. E davam glria ao Deus de Israel. 32 Jesus, chamando os discpulos, disse-lhes: Tenho compaixo desta gente, porque h j trs dias que est comigo e no tem que comer. No quero despedi-los em jejum, pois receio que desfaleam pelo caminho. 33 Os discpulos disseram-lhe: Onde iremos buscar, num deserto, pes sucientes para saciar to grande multido? 34 Jesus perguntou-lhes: Quantos pes tendes? Responderam: Sete, e alguns peixinhos. 35 Ordenou multido que se sentasse. 36Tomou os sete pes e os peixes, deu graas, partiu-os e dava-os aos discpulos, e estes, multido.
29 30

REFLEXO Jesus parte sempre de ns para ajudar o prximo, baseando-se nas nossas qualidades, talentos, dons e bens. A generosidade do rapaz que cedeu os pes, quando os podia ter guardado s para si, demonstra uma total entrega a Deus, a quem cona o que tem para pr a render nas suas mos. Seria capaz de fazer o mesmo que o rapaz?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso num dom/talento/qualidade que gostaria de pr a render nas mos de Deus e partilho-o em famlia. Jesus, ajuda-me a pr o dom/ /talento/qualidade a render nas tuas mos.

6-12-2012 EVANGELHO: Mt 7,21.24-27 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrar no Reino do Cu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que est no Cu. 24Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as pe em prtica como o homem prudente que edicou a sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas no caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Porm, todo aquele que escuta estas minhas palavras e no as pe em prtica poder comparar-se ao insensato que edicou a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua runa.
21

REFLEXO Jesus ao contar esta parbola quer-nos transmitir que no basta rezar para entrarmos no Reino do Cu, preciso tambm ouvir e praticar a experincia do amor de Deus. A rmeza da casa vem do terreno onde edicada, a rocha que d segurana e sustenta a casa nas alturas de diculdades e tempestades. Sou uma pessoa prudente e sensata que edico as minhas aces sobre a rocha?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Procuro concretizar o que a minha rocha e partilho em famlia. Senhor ajuda-me a ter presente a rocha sobre a qual construo a minha vida

7-12-2012

EVANGELHO: Mt 9,27-31
27

Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: Filho de David, tem misericrdia de ns! 28 Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: Credes que tenho poder para fazer isso? Responderam-lhe: Cremos, Senhor! 29 Ento, tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa f. 30 E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: Vede l, que ningum o saiba. 31 Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra

REFLEXO Ser que temos posto energia e esforo no desenvolvimento da nossa f? Ou passamos mais tempo a pedir que Deus nos ajude e nos acuda naquilo de que necessitamos. Deus desafia-nos: Seja-vos feito segundo a vossa f. Aproveitemos o Advento para conhecer melhor Deus. H tantas propostas que nos desafiam a faz-lo

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Senhor, ajuda-me a conhecer-te melhor e a crescer na f. Penso em algo simples que posso (ou podemos fazer em famlia) para conhecer melhor Deus e partilho/proponho que o faamos durante o Advento e no resto do ano (um propsito). Senhor, para te conhecer melhor, fao/fazemos o propsito de

8-12-2018

EVANGELHO: Lc 1,26-38 Ao sexto ms, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazar, 27a uma virgem desposada com um homem chamado Jos, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: Salve, cheia de graa, o Senhor est contigo. 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si prpria o que signicava tal saudao. 30Disse-lhe o anjo: Maria, no temas, pois achaste graa diante de Deus. 31Hs-de conceber no teu seio e dar luz um lho, ao qual pors o nome de Jesus. 32Ser grande e vai chamar-se Filho do Altssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinar eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado no ter m. 34Maria disse ao anjo: Como ser isso, se eu no conheo homem? 35O anjo respondeu-lhe: O Esprito Santo vir sobre ti e a fora do Altssimo estender sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer Santo e ser chamado Filho de Deus. 36 Tambm a tua parente Isabel concebeu um lho na sua velhice e j est no sexto ms, ela, a quem chamavam estril, 37porque nada impossvel a Deus. 38 Maria disse, ento: Eis a serva do Senhor, faa-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo retirou-se de junto dela.
26

REFLEXO A anunciao no apenas um episdio que teve lugar h dois mil anos, mas algo que de certa forma se repete hoje, na minha vida. Tal como a Maria, Deus convida-me a ajud-lo a tornar-se presente na vida. Sou desaado a ser as suas mos, as suas palavras, os seus gestos. O que respondo?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso numa maneira concreta de tornar Deus mais presente na vida e partilho-a em famlia. Senhor, eu quero tornar-te mais presente na vida fazendo/atravs de

2.a SEMANA DO ADVENTO

Mt 18,12-13 Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, no deixar as noventa e nove no monte, para ir procura da tresmalhada? 13 E, se chegar a encontr-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que no se tresmalharam.
12

9-12-2012

EVANGELHO: Lc 3,1-6 No dcimo quinto ano do reinado do imperador Tibrio, quando Pncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmo Filipe, tetrarca da Itureia e da Tracontide, e Lisnias, tetrarca de Abilena, 2sob o ponticado de Ans e Caifs, a palavra de Deus foi dirigida a Joo, lho de Zacarias, no deserto. 3 Comeou a percorrer toda a regio do Jordo, pregando um baptismo de penitncia para remisso dos pecados, 4como est escrito no livro dos orculos do profeta Isaas: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. 5 Toda a ravina ser preenchida, todo o monte e colina sero abatidos; os caminhos tortuosos caro direitos e os escabrosos tornar-se-o planos. 6 E toda a criatura ver a salvao de Deus.
1

REFLEXO Na vida de todos ns h sempre diculdades, que so muitas vezes como desertos ou montanhas para atravessar. Com a sua vida, So Joo Baptista procurou mostrar que Jesus quem nos ajuda tambm nesses momentos, propondo o baptismo como forma de capacitar as pessoas para que O soubessem acolher e assim ser guiados. Eu, que conheo Jesus, ocupo-me de Lhe abrir caminho na vida dos que esto comigo?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso numa pessoa em concreto -- famlia, amigo, colega -- a quem pressinto ser importante o encontro com Jesus. Senhor, peo-te que me ajudes a ser um instrumento da Tua presena junto da vida do/da

10-12-2012

EVANGELHO: Lc 5,17-26 Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalm; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. 18Apareceram uns homens que traziam um paraltico num catre e procuravam faz-lo entrar e coloc-lo diante dele. 19 No achando por onde introduzi-lo, devido multido, subiram ao tecto e, atravs das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. 20 Vendo a f daqueles homens, disse: Homem, os teus pecados esto perdoados. 21 Os doutores da Lei e os fariseus comearam a murmurar, dizendo: Quem este que profere blasfmias? Quem pode perdoar pecados, a no ser Deus? 22 Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: Que estais a pensar em vossos coraes? 23Que mais fcil dizer: Os teus pecados esto perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? 24Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te -- disse ao paraltico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa. 25 No mesmo instante, ergueu-se vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, gloricando a Deus. 26Todos caram estupefactos e gloricaram a Deus, dizendo cheios de temor: Hoje vimos maravilhas!
17

REFLEXO O poder de perdoar os pecados: quantas vezes sabemos que no estivemos altura do sonho de Deus para ns, e precisamos de recomear o nosso Deus est sempre espera do nosso regresso, est sempre de mos estendidas nossa espera. O amor innito s possvel com uma capacidade innita de perdoar e de acolher. Deus est sempre l para ns. PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso em situaes em que no fui capaz de perdoar e peo a Deus que me ajude a ser capaz de o fazer em situaes futuras. Partilho algumas situaes em famlia. Senhor, ajuda-me a ultrapassar as minhas limitaes e a crescer na minha capacidade de perdoar. Ajuda-me a perdoar a quem nos tem ofendido, assim como tu perdoas as nossas ofensas

11-12-2012

EVANGELHO: Mt 18,12-14 12Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, no deixar as noventa e nove no monte, para ir procura da tresmalhada? 13 E, se chegar a encontr-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que no se tresmalharam. 14Assim tambm da vontade de vosso Pai que est no Cu que no se perca um s destes pequeninos. REFLEXO Deus ama-me tal como sou. No est espera que eu mude ou que me torne melhor para me amar. A verdadeira mudana d-se quando eu me percebo que Deus me procura, e me deixo encontrar, como a ovelha tresmalhada. A verdadeira mudana no se d quando tento mudar para ser amado, mas d-se quando mudo porque me apercebo do quanto sou amado, do quanto Deus se alegra por me encontrar e partilho a alegria do encontro com Deus.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso num momento em que Deus se ter alegrado por me encontrar (tresmalhado ou no), e partilho em famlia. Acho que Deus se alegrou quando me encontrou a fazer/dizer/olhar e eu alegro-me com Deus.

12-12-2012

EVANGELHO: Mt 11,28-30
28

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29 Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao e encontrareis descanso para o vosso esprito. 30 Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve.

REFLEXO Jesus compreende o meu cansao, o meu desnimo e o meu desalento. Jesus experimentou-o na pele, como homem. Mas como homem, experimentou tambm que o encontro com Deus nos descansa, nos d fora, nos anima, nos move. E isso que Jesus me chama a experimentar com ele: o descanso de perceber que sou amado desde sempre e para sempre por quem nos criou e o nimo de sentir que sou chamado a responder.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso em algo que me canse, ou desanime e queira colocar nas mos de Deus, e partilho em famlia: Jesus, peo-te que aceites/que me ds fora para/que me animes nesta tarefa

13-12-2012

EVANGELHO: Mt 11,11-15 11Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, no apareceu ningum maior do que Joo Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Cu maior do que ele. 12 Desde o tempo de Joo Baptista at agora, o Reino do Cu tem sido objecto de violncia e os violentos apoderam-se dele fora. 13Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto at Joo. 14E, quer acrediteis ou no, ele o Elias que estava para vir. 15 Quem tem ouvidos, oia! REFLEXO Quem o maior, quem o mais pequeno no Reino dos Cus? Que proposta esta que Jesus nos faz? Como que joga com a nossa ambio de sermos maiores, melhores, mais importantes? Talvez possamos aprender com Jesus, a partir dos seus gestos concretos, a ser o maior no Reino dos Cus, em particular recordando a passagem do Lava Ps (Jo 13), em que Jesus tira a tnica, coloca uma toalha cintura e comea a lavar os ps aos discpulos.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Olho para o meu dia. Que ocasies tive para colocar a toalha cintura e servir o meu prximo? Quando o z, o que senti? Quando deixei de fazer o que senti? Penso numa situao concreta em que posso colocar a toalha cintura e partilho em famlia o propsito de o fazer: Jesus, quero imitar-te e colocar a toalha cintura quando D-me a graa de saber servir o meu prximo.

14-12-2012

LEITURA I: Is 48,17-19
17

Eis o que diz o Senhor, teu redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te dou lies para teu bem, que te guio pelo caminho que deves seguir. 18 Ah! Se tivesses atendido ao que Eu mandava! O teu bem-estar seria como um rio, a tua felicidade como as ondas do mar.19A tua posteridade seria como a areia, como os seus gros, os frutos do teu ventre. O teu nome no seria aniquilado, nem destrudo diante de mim.

REFLEXO Jesus vivia toda a Sua Vida com a luz da orao, muitas vezes retirando-se do prprio mundo a que vinha dar resposta, para poder rezar. Nessa escuta contnua do Pai, Jesus encontrou o seu critrio de escolha, a consistncia e a delidade Sua misso. As vozes do mundo no o condicionaram, embora a elas no fosse surdo. Jesus no reagia, agia. E a sua aco mudou o mundo at hoje. Onde/em quem encontro o meu critrio de vida?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso em alguma questo/deciso que tenha em mos que partilho em famlia rezando: Jesus, ajuda-me com a Tua Luz a discernir qual a melhor deciso

15-12-2012

EVANGELHO: Mt 17,10-13 Os discpulos zeram a Jesus esta pergunta: Ento, porque que os doutores da Lei dizem que Elias h-de vir primeiro? 11Ele respondeu: Sim, Elias h-de vir e restabelecer todas as coisas. 12Eu, porm, digo-vos: Elias j veio, e no o reconheceram; trataram-no como quiseram.Tambm assim ho-de fazer sofrer o Filho do Homem. 13 Ento, os discpulos compreenderam que se referia a Joo Baptista.
10

REFLEXO A questo pode ser esta: Jesus j veio. J nasceu. Voltou em cada Natal que j celebrmos e torna-se presente sempre que algum o reconhece. Como connosco? Como est a ser a nossa preparao para o Natal? Estamos atentos aos sinais de Jesus que quer nascer de novo; nos nossos coraes, nas nossas famlias, nas nossas vidas. Conseguimos reconhec-lo? Eis que estou porta e bato.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Fao um breve momento de silncio para escutar Deus, que pretende ser reconhecido pela sua famlia, por aqueles que Ele ama, por mim! Penso num momento ou em algum em quem reconheci/reconheo a presena de Jesus e partilho em famlia: Jesus, eu reconheo-te/reconheci-te quando/sempre que... e quero ir ao Teu encontro.

3.a SEMANA DO ADVENTO

Lc 1,30-33 Maria, no temas, pois achaste graa diante de Deus. Hs-de conceber no teu seio e dar luz um lho, ao qual pors o nome de Jesus. 32 Ser grande e vai chamar-se Filho do Altssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David. 33 reinar eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado no ter m.
30 31

16-12-2012

LEITURA II: Fl 4,4-7 Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! 5Que a vossa bondade seja conhecida por todos. O Senhor est prximo. 6Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrrio: em tudo, pela orao e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em aces de graas. 7Ento, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligncia, guardar os vossos coraes e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
4

REFLEXO O III Domingo do Advento o Domingo da Alegria (Gaudete). Alegria porque Ele est prximo. Alegria porque mesmo no meio das crises, tristezas e diculdades, Deus no nos abandona. Esta Alegria, no resulta dos xitos, nem da riqueza material mas uma oferta do Senhor, fruto do Esprito Santo no corao de todos quantos se deixam conduzir por Ele. Para a sentirmos em plenitude temos de remover muitos obstculos ainda presentes na nossa vida e procurar ser humildes, tolerantes, desprendidos. A verdadeira alegria -nos oferecida diariamente nas mais pequenas coisas: na natureza que nos rodeia, num gesto amigo, num trabalho ou num estudo bem feitos, num momento de silncio, num olhar, numa palavra de alento, numa oportunidade de ser til, num momento em famlia, na aprendizagem de novas coisas, no ler de um livro ou ver um lme. Ser alegre no temer, conar ser verdadeiramente feliz.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Hoje penso nalgum momento ou pequena coisa que me traz verdadeira alegria e partilho em famlia: Hoje alegro-me porque/com () e agradeo ao Senhor esta verdadeira alegria!

17-12-2012

EVANGELHO: Mt 1,1-17 Genealogia de Jesus Cristo, lho de David, lho de Abrao: 2Abrao gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Jud e seus irmos; 3Jud gerou, de Tamar, Peres e Zera; Peres gerou Hesron; Hesron gerou Rame; 4Rame gerou Aminadab; Aminadab gerou Nachon; Nachon gerou Salmon; 5Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jess; 6 Jess gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomo; 7Salomo gerou Roboo; Roboo gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafat; Josafat gerou Joro; Joro gerou Uzias; 9Uzias gerou Jotam; Jotam gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manasss; Manasss gerou Amon; Amon gerou Josias; 11Josias gerou Jeconias e seus irmos, na poca da deportao para Babilnia. 12Depois da deportao para Babilnia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azur; 14Azur gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Elezar; Elezar gerou Matan; Matan gerou Jacob. 16Jacob gerou Jos, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. 17Assim, o nmero total das geraes , desde Abrao at David, catorze; de David at ao exlio da Babilnia, catorze; e, desde o exlio da Babilnia at Cristo, catorze
1

REFLEXO A genealogia de Jesus contm elementos importantes para a compreenso da sua identidade. Esta leitura mostra-nos a ligao de Jesus histria do povo de Israel e apresenta-nos Jesus como um verdadeiro homem. Tambm ns percebemos melhor quem somos a partir dos nossos antepassados. Quem eram, qual a sua origem, o que zeram... conhec-los conhecer-me a mim tambm. E, ao meu lado, a famlia mais prxima (os pais, irmos, avs) faz parte da minha caminhada e ajuda-me a construir a minha vida baseada na f e na orao. PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Olhando para a minha famlia, vou procurar conhecer mais da sua histria, das vidas dos meus antepassados. Eles foram instrumentos de Deus para me transmitirem a vida e a f. Penso num momento vivido em famlia que me seja especialmente querido e partilho: Senhor, obrigado por obrigado pela nossa famlia!

18-12-2012

LEITURA I: Jr 23,5-6
5

Dias viro em que farei brotar de David um rebento justo que ser rei, governar com sabedoria e exercer no pas o direito e a justia orculo do Senhor. 6 Nos seus dias, Jud ser salvo e Israel viver em segurana. Ento ser este o seu nome: O Senhor nossa Justia!

REFLEXO O nome de Deus ser O Senhor nossa justia. Deus completamente justo e convida-nos a testemunhar a sua justia no mundo. O Reino de Deus, que Jesus trouxe j para o meio de ns, um reino de justia. Cada vez que no somos justos estamos a trair a misso que nos foi conada. Jesus pede a cada um de ns, na escola, no trabalho, nos divertimentos, que sejamos justos e que conduzamos a sociedade no sentido da justia. Mas pode haver justia onde h pobres? Onde h guerra? Ou, mais simplesmente, onde h mentira, indelidade, falta de amor? Onde h batota, corrupo, fraude? Dou testemunho da justia de Deus quando, no trabalho, no sou produtivo ou, na escola, no estudo e resolvo copiar? Quando perturbo uma aula e no deixo os meus colegas aprender?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Vamos rezar para que Deus nos d fora para lutar sempre contra as injustias. E vamos escolher e identicar uma injustia, em concreto, e durante este advento procurar por todos os meios ajudar, em famlia, a resolv-la: Senhor, neste Advento vou procurar ajudar/resolver/ e assim contribuir para um mundo mais justo.

19-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,11-13 Ento, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de p, direita do altar do incenso. Ao v-lo, Zacarias cou perturbado e encheu-se de temor. 13Mas o anjo disse-lhe: No temas, Zacarias: a tua splica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um lho e tu vais chamar-lhe Joo.
11

12

REFLEXO Zacarias e Isabel passaram toda a sua vida em orao para que Deus lhes desse um lho. Apesar de j serem velhos mantiveram a sua conana, pois a Deus nada impossvel. E, quando nada o fazia prever, Deus atendeu as suas oraes e f-los pais de So Joo Baptista, aquele que haveria de vir antes de Jesus para O anunciar. Para isso Joo deixou os seus pais e vivia no deserto, vestido de peles e comendo gafanhotos. No seria certamente esse o plano de Zacarias e Isabel para o seu nico lho. Mas aceitaram a vontade de Deus e desempenharam o seu papel no anncio da vinda de Jesus. E ns, quantas vezes pedimos a Deus que nos d as coisas que pensamos imprescindveis e nos zangamos com Ele quando nos pede algo que achamos demasiado? Ou quando nos d algo cuja nalidade no entendemos imediatamente? PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Peamos ao Menino Jesus que nos ensine a aceitar a procurar sempre a vontade do Pai e a estar atento aos anjos (palavra que signica mensageiros) que nos coloca no caminho. Vamos pensar um pouco sobre os pedidos inesperados que Deus nos faz e sobre o modo como queremos responder, e partilhar em famlia: Senhor, eu no pensava que me fosses pedir (), mas quero responder ().

20-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,26-33

Ao sexto ms, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazar, 27a uma virgem desposada com um homem chamado Jos, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: Salve, cheia de graa, o Senhor est contigo. 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si prpria o que signicava tal saudao. 30Disse-lhe o anjo: Maria, no temas, pois achaste graa diante de Deus. 31 Hs-de conceber no teu seio e dar luz um lho, ao qual pors o nome de Jesus. 32 Ser grande e vai chamar-se Filho do Altssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinar eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado no ter m.
26

REFLEXO Maria perturbou-se ao ouvir as palavras do anjo! Tambm ns vivemos momentos de perturbao, inquietude, desconana, com o que se passa nossa roda: na famlia, na nossa escola, no nosso pas, na europa, no mundo em geral. Procuremos seguir o exemplo de simplicidade e total conana de Maria nas palavras do anjo No temas!. Procuremos acolher Jesus no nosso corao, conar, tomar conscincia de que S Deus Basta!

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Com a certeza de que Deus est sempre connosco, mesmo quando os medos nos desestabilizam. Penso num medo, inquietao ou preocupao que quero conar a Deus e partilho em famlia: Senhor, eu cono-te o meu medo de/esta preocupao Ajuda-me a no temer!

21-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,39-45 Por aqueles dias, Maria ps-se a caminho e dirigiu-se pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudao de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel cou cheia do Esprito Santo. 42Ento, erguendo a voz, exclamou: Bendita s tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. 43E donde me dado que venha ter comigo a me do meu Senhor? 44Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudao, o menino saltou de alegria no meu seio. 45Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.
39

REFLEXO Maria largou tudo e ps-se a caminho para visitar a sua prima Isabel. Quantas vezes que estamos dispostos a largar tudo (o nosso conforto, os nossos programas, tudo o que se lembrem que faz parte do nosso dia-a-dia) para visitar uma pessoa que pode estar a precisar de ns? E se esse caminho for difcil ou longo, ser que no adiamos a visita para uma melhor oportunidade, que acaba por nunca aparecer?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Hoje vou rezar por uma pessoa especial da nossa famlia e colocar a inteno de a visitar at ao Natal. Acredito que a minha visita vai fazer a diferena na vida dessa pessoa e na minha. Senhor, hoje vou rezar pela(o) . Pretendo visit-la(o) no dia porque sei que com a minha visita

22-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,46-56 Maria disse, ento: A minha alma glorica o Senhor 47e o meu esprito se alegra em Deus, meu Salvador. 48Porque ps os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamaro bem-aventurada todas as geraes. 49 O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo o seu nome. 50A sua misericrdia se estende de gerao em gerao sobre aqueles que o temem. 51Manifestou o poder do seu brao e dispersou os soberbos. 52Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mos vazias. 54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericrdia, 55como tinha prometido a nossos pais, a Abrao e sua descendncia, para sempre. 56Maria cou com Isabel cerca de trs meses. Depois regressou a sua casa.
46

REFLEXO Quando nos entregamos de corpo e alma ao Senhor, experimentamos uma enorme alegria, porque sentimos que Deus est sempre ao nosso lado a apoiar-nos. Deus ama-nos incondicionalmente e acredita em ns de tal forma que nos deu liberdade total. Ser que ns acreditamos em Deus e em ns prprios com a mesma intensidade com que Deus acredita em ns?

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Hoje, como Maria, vou bendizer o Senhor, que pe os olhos tambm em mim, e no meu prximo! Vou encontrar motivos para benzer o Senhor na pessoa que est agora ao meu lado e partilho em famlia: Senhor, eu bendigo o meu pai/minha irm (nome) porque me fala de ti quando/sempre que

4.a SEMANA DO ADVENTO

Lc 2,10-11
10 11

No temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o ser para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que o Messias Senhor.

23-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,39-45 Por aqueles dias, Maria ps-se a caminho e dirigiu-se pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudao de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel cou cheia do Esprito Santo. 42Ento, erguendo a voz, exclamou: Bendita s tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. 43E donde me dado que venha ter comigo a me do meu Senhor? 44Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudao, o menino saltou de alegria no meu seio. 45Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.
39

REFLEXO Quantas vezes Deus tenta visitar-me e no tenho a capacidade de O receber? Perante tanto rudo que mantenho minha volta, no tenho a oportunidade de ouvir, de perceber ou de apenas sentir a presena de Deus na minha vida. Como Isabel, vou estar atento e deixar o Esprito Santo encher a minha vida. Como Maria vou dizer: Aqui estou Senhor, pronto a tudo!

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Penso numa forma de abafar o rudo que se cria e que crio minha volta e partilho-o com a famlia: Senhor, vou passar a ouvir-Te melhor porque/vou fazer silncio sempre que

24-12-2012

EVANGELHO: Lc 1,67-79 Ento, seu pai, Zacarias, cou cheio do Esprito Santo e profetizou com estas palavras: 68 Bendito o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo 69e nos deu um Salvador poderoso na casa de David, seu servo, 70conforme prometeu pela boca dos seus santos, os profetas dos tempos antigos; 71para nos libertar dos nossos inimigos e das mos de todos os que nos odeiam, 72para mostrar a sua misericrdia a favor dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliana; 73e o juramento que zera a Abrao, nosso pai, que nos havia de conceder esta graa: 74de o servirmos um dia, sem temor, livres das mos dos nossos inimigos, 75em santidade e justia, na sua presena, todos os dias da nossa vida. 76 E tu, menino, sers chamado profeta do Altssimo, porque irs sua frente a preparar os seus caminhos, 77para dar a conhecer ao seu povo a salvao pela remisso dos seus pecados, 78graas ao corao misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, 79para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
67

REFLEXO Quando Joo Batista nasceu o seu pai, Zacarias, recuperou a fala e as suas primeiras palavras constituem este hino, que tem uma parte de louvor e aco de graas pelo passado e pelo presente e uma outra de anteviso do futuro. Na viglia de mais logo noite, vamos ns tambm viver o nascimento de Jesus feito Homem. Em vrios momentos da histria Deus falou ao seu povo, atravs de mensageiros ou de profetas mas agora diferente: Deus quer estar mais prximo dos Homens, e faz-se um deles. E eu, j Lhe agradeci? O que fao aos outros para mostrar que Lhe estou grato? PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Vamos aproveitar este hino to bonito Benedictus que o Evangelho nos prope, e fazer dele a orao familiar de hoje. Podemos dividir-nos em dois grupos que alternam a leitura dos versculos.

25-12-2012

EVANGELHO: Lc 2,8-14 Na mesma regio encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glria do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10O anjo disse-lhes: No temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o ser para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que o Messias Senhor. 12Isto vos servir de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multido do exrcito celeste, louvando a Deus e dizendo: 14Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.
8

REFLEXO Foi aos mais pobres e excludos da sociedade que Jesus foi primeiro anunciado. Este Jesus que no se impe, vindo at ns como uma criana indefesa. Vamos acolh-Lo e dar-Lhe colo, vamos louv-Lo e anunci-Lo a todos atravs da nossa Alegria interior e do nosso exemplo.

PROPOSTA DE ORAO PARTILHADA Ao voltar da missa faamos, em famlia, uma vista ao prespio que temos em casa. Contemplemo-Lo e no nal, rezamos: Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

Este livro do Advento est disponvel no site da Associao de Pais dos Alunos do Colgio de So Joo de Brito www.apacsjb.org.pt

Impresso por; Impresso por Stria, Lda. Sabedoria e Literatura,lda. em Novembro de 2012 Novembro de 2012 Dep. Legal: 351917/12 Dep. Legal: ???????/12

Associao de Pais dos Alunos do Colgio de So Joo de Brito

Potrebbero piacerti anche