Sei sulla pagina 1di 3

O Modelo de Excelncia da Gesto MEG est alicerado sobre um conjunto de conceitos fundamentais, estruturado em critrios e requisitos inerentes a excelncia

a em gesto. Os fundamentos da excelncia expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que so encontrados em organizaes lderes de classe mundial. Alm disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contnua, segundo o ciclo de PDCL: Plan, Do, Check, Learn. A seguir, conceitos de cada fundamento, acompanhados de uma explicao de como so colocados em prtica nas organizaes de alto desempenho.

Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organizao por meio de percepo, reflexo, avaliao e compartilhamento de experincias.

Aprendizado Organizacional

Isso significa que: o aprendizado organizacional faz parte da estratgia da organizao e est internalizado em sua cultura, presente no trabalho dirio e em todas as atividades e nveis; a organizao procura eliminar a causa dos problemas, permite a experimentao e utiliza o erro como instrumento pedaggico; so disseminadas as melhores prticas, com compartilhamento de informaes e conhecimento, desenvolvendo solues e colocando em ao melhorias; as estratgias e o sistema de gesto so avaliados periodicamente para que possam ser calibrados.

Entendimento das relaes de interdependncia entre os diversos componentes de uma organizao, bem como entre a organizao e o ambiente externo. Pensamento Sistmico

Isso significa que:


os setores, pessoas e recursos da organizao buscam os mesmos objetivos; a tomada de deciso, o gerenciamento dos processos e a anlise do desempenho da organizao considera o conjunto dos subsistemas e suas inter-relaes, considerando que o desempenho de cada subsistema pode afetar, positiva ou negativamente, a instituio em seu conjunto; as pessoas da organizao entendem seu papel no todo e as inter-relaes existentes, bem como a importncia da integrao da instituio com o mundo externo; a organizao est focalizada na estratgia, gerenciando e monitorando o desempenho em funo dos resultados, harmonizando o trip resultados, atendimento e necessidades do atendimento e das necessidades de todas as partes interessadas.

Promoo de um ambiente favorvel criatividade, experimentao e implementao de novas idias que possam gerar um diferencial competitivo para a organizao. Cultura de Inovao

Isso significa que:


processos e produtos so constantemente atualizados, incorporando idias originais para conquista de novos clientes e mercados; as inovaes esto presentes em todo o ambiente e no somente na rea de Pesquisa & Desenvolvimento. Alm disso, as solues contemplam diferentes abordagens e podem ser simples ou complexas, sistmicas ou pontuais, desenvolvidas com diferentes metodologias (observao direta, anlises complexas, etc.); a direo mantm um ambiente propcio criatividade e implanta as novas solues encontradas.

Assessoria Regional da Qualidade DR/RJ

Liderana e Constncia de Propsitos Atuao de forma aberta, democrtica, inspiradora e motivadora de pessoas, visando o desenvolvimento ininterrupto da cultura da excelncia, a promoo de relaes de qualidade e proteo dos interesses das partes envolvidas.

Isso significa que a direo:


participa de forma ativa e continuada para manter claros os propsitos da organizao; d o exemplo, agindo de forma tica e transparente e colocando em ao o planejamento, a comunicao e a anlise. No exerccio da liderana, ela serve como norte para todos; apia a criao de sistemas capazes de engajar as pessoas nas causas da organizao; cria um ambiente apropriado para autonomia, melhoria, inovao, proatividade e aprendizado organizacional, conseguindo o comprometimento e o consentimento geral para, ento, concretizar a viso da organizao; estabelece critrios e procedimentos para orientar a tomada de deciso e a comunicao em todos os nveis da organizao. Orientao por Processos e Informaes Compreenso e segmentao do conjunto das atividades e processos da organizao que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decises e execuo de aes deve ter como base a medio e anlise do desempenho, levando-se em considerao as informaes disponveis, alm de incluir-se os riscos identificados.

as necessidades e expectativas dos clientes em relao aos produtos e servios so transportadas para cada etapa do processo - da criao psvenda; todos os procedimentos so otimizados - as atividades so planejadas, as responsabilidades definidas, os recursos utilizados de modo mais eficiente, os problemas evitados ou solucionados e as atividades redundantes so eliminadas; a organizao consegue prever os resultados que ir obter, podendo implementar inovaes e melhorias. Viso de Futuro Compreenso dos fatores que afetam a organizao, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando sua perenizao.

Isso significa que:


existe um planejamento e um aprendizado estratgico para que as aes sejam bem sucedidas, com resultados duradouros; o planejamento visa o sucesso no longo prazo e a busca dos resultados no presente (ganhos de curto prazo) no compromete o futuro; a organizao mapeia as novas tendncias de mercado, os novos cenrios, as novas necessidades e expectativas dos clientes, os desenvolvimentos tecnolgicos, os requisitos legais, as mudanas estratgicas dos concorrentes e as necessidades da sociedade. Gerao de Valor

Isso significa que a organizao: levanta dados importantes junto a


clientes, mercados, finanas, pessoas, fornecedores, produtos, processos, comunidade e sociedade em geral para orientar as tomadas de deciso; dispe de sistemas estruturados de informao, adequados ao seu negcio, que permitem coleta de dados e anlise comparativa eficaz, agilizando o processo decisrio e a introduo de melhorias e inovaes; relaciona as decises do dia-a-dia com as estratgias mais amplas, aumentando as possibilidades de xito dessas aes. a organizao faz o mapeamento de seus processos, tanto internos quanto em relao aos clientes e ao mercado;

Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organizao pelo aumento de valores tangvel e intangvel, de forma sustentada para todas as partes interessadas.

Isso significa que a organizao: estabelece e comunica estratgias,


metas e planos de ao eficazmente a todas as partes interessadas; obtm um compromisso de todos com os objetivos da organizao, o que reduz conflitos; adota instrumentos de gesto e anlise do desempenho de pessoas, equipes e da organizao para monitorar o cumprimento das estratgias e o grau de alinhamento com os objetivos traados; verifica a satisfao dos stakeholders e compara os resultados com as metas estabelecidas e outros referenciais pertinentes.

Assessoria Regional da Qualidade DR/RJ

Valorizao das Pessoas

Isso significa que a organizao:


Estabelecimento de relaes com as pessoas, criando condies para que as pessoas realizem-se profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competncias e de espaos para empreender. busca estabelecer parcerias, visando garantir a competitividade e a perenidade. possui o entendimento de que a relao de ganha-ganha; reconhece que os benefcios advindos da relao precisam ser de ambas as partes; reconhece as necessidades e as expectativas dos parceiros e possui conhecimento das competncias compartilhadas.

Isso significa que:


so criadas oportunidades para que as pessoas aprendam, desenvolvam suas potencialidades, cresam e sejam bem-sucedidas; as habilidades e competncias individuais so levadas em considerao para formar equipes de alto desempenho; as pessoas possuem autonomia para alcanar as metas definidas e envolvem-se em todos os aspectos do trabalho; estratgias, planos e prticas de gesto so identificados e utilizados para promover o desenvolvimento, o bem estar e a satisfao da fora de trabalho, atrair e reter talentos humanos. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado

Responsabilidade Social Atuao que se define pela relao tica e transparente da organizao com todos os pblicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentvel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades sociais como parte integrante da estratgia da organizao.

Isso significa que a organizao: tem um comportamento tico nos


sua rea proatividade; possui ampla compreenso de seu papel no desenvolvimento da sociedade. Ela reconhece a comunidade e a sociedade como partes interessadas, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas; respeita a individualidade, o sentimento coletivo e a liberdade de associao, alm de adotar polticas no discriminatrias e de proteo das minorias; identifica os impactos decorrentes de suas instalaes, processos e produtos e executa aes preventivas para eliminar ou minimiz-los em todo seu ciclo de vida. Assim, a organizao busca preservar os ecossistemas, conservar os recursos no-renovveis e racionalizar o uso dos recursos renovveis; incentiva a conscientizao sobre responsabilidade social junto ao pblico interno e externo, inclusive outras organizaes, pblicas ou privadas, e desenvolve programas de educao. negcios com todos os seus pblicos e supera os requisitos legais exigidos em de atuao. Age, portanto, com

Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando criao de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

Isso significa que a organizao: busca conhecer as necessidades atuais


dos clientes e antecipar-se s suas expectativas. Ao detectar claramente tais necessidades, ela desenvolve e oferece produtos diferenciados para satisfaz-las; monitora o julgamento do cliente sobre a qualidade intrnseca dos produtos ofertados e desenvolve caractersticas e atributos para agregar valor ao que oferece; coloca em prtica estratgias para intensificar a satisfao do cliente, estimulando sua preferncia e fidelizao marca, produto ou organizao. Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizaes, potencializando competncias complementares de cada uma e a atuao conjunta e buscando benefcios para as partes envolvidas.

Assessoria Regional da Qualidade DR/RJ

Potrebbero piacerti anche