Sei sulla pagina 1di 12

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

27

A METAFCA NA TICA DE MARTIN HEIDEGGER

Ccero Paulino dos Santos Costa Jlio Csar de Lima E-mail: ciceropaulino100@hotmail.com Graduandos do Curso de Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Cajazeiras FAFIC.

RESUMO Este presente artigo analisa de forma conceitual a metafsica na viso do filsofo existencialista Martin Heidegger. Sobre sua histria o que se sabe de mais importante que nasceu em 1889 na cidade de Messkirch. Sua principal obra o Ser e o Tempo escrito no ano de 1926. Com o Ser e o Tempo, Martin Heidegger se prope construir uma ontologia em grau de estabelecer de modo adequado o sentido do ser. Heidegger pensa o ente enquanto ente, pois sua representao metafsica deve esta viso luz do ser. Para Heidegger, no se trata mais analisar aquele ente que procura caminhos de acesso ao ser, mas a partir de agora o prprio ser e sua auto-revelao. O homem na concepo de Heidegger, a possibilidade do ser que se determina no fluxo do tempo. O mundo na sua totalidade nada mais do que a historicidade, temporalidade, nada. Adquire conscincia dessa queda, por esta determinao do estar-no-mundo e passa a vida banal vida autntica, quando existe. O homem por si s, aquele ente que sem dvida se interroga quanto sua existncia, cabendo filosofia o papel de desvendar a existncia, determinar a essncia do estar-no-mundo. O existir um ato de nulificao do ser em sua totalidade. O ser-para-a-morte funda-se na cura. Enquanto ser-lanado no mundo, a presena j est entregue responsabilidade de sua morte. Sendo para sua morte, ela, de fato, morre continuamente durante o tempo em que ainda no deixou de viver.A morte no dizer de Heidegger vem ao encontro como acontecimento conhecido, que ocorre dentro do mundo. Para Heidegger, o viver para a morte constitui o sentido da existncia. A sua antecipao da sentido ao ser dos entes mediante a experincia do seu nada possvel. Tal experincia radical do nada de todas as coisas, Heidegger chama angstia. homem existente porque est essencialmente ligado ao tempo. Dado que a existncia possibilidade e projeto, Heidegger escreve em Ser e o Tempo, que entre as determinaes do tempo a fundamental o futuro. Palavras-chave: Martin Heidegger. Ser e Tempo. Existencialismo. Ente. Angstia. Tempo. Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

28

INTRODUO Martin Heidegger considerado a figura mais importante do existencialismo, pois ele procurou reconstruir a metafsica em novas bases mediante a aplicao fenomenolgica ao estudo do ser. O existencialismo tem historicamente e pode ter especulativamente, numerosas e at as mais variadas definies, isto porque um conjunto de ideias em ebulio, de ideias que ainda no amadureceram. Acertadamente foi dito, que o existencialismo uma posio, uma situao, um fundo de cenrio, mais do que uma filosofia. Podemos dizer que o existencialismo o grito do homem moderno, do pensador desiludido e amargurado pelas trgicas conseqncias da filosofia imanentista destruidora do ser e de Deus. Neste fundo de subjetividade o pensador atormentado pela nostalgia da verdade, da realidade, da existncia e de Deus. O existencialismo no dizer de Maritain precisamente a expresso: do grito da subjetividade para seu Deus (PADOVANI,1990, p. 485). Sobre sua histria o que se sabe de mais importante que nasceu em 1889 na cidade de Messkirch. Tambm foi discpulo de Husserl onde sucedeu seu mestre como professor de Filosofia na Universidade de Friburgo. A sua principal obra o Ser e o Tempo escrito no ano de 1926, ademais escreveu outras obras importante tais como: A essncia do fundamento, Que metafsica, A doutrina platnica da verdade, canto sobre o humanismo, A caminho da linguagem, Nietzsche. Com o Ser e o Tempo, Martin Heidegger se prope construir uma ontologia em grau de estabelecer de modo adequado o sentido do ser. Segundo ele, para se atingir tal objetivo necessrio saber quem que prope a pergunta sobre o sentido do ser. Ser e Tempo se resolve em uma analtica existencial, pois segundo Heidegger no a essncia que d significado existncia, mas a existncia determinando-se adquire uma essncia. Heidegger pensa o ente enquanto ente, pois sua representao metafsica deve esta viso luz do ser. A luz aquilo que tal pensamento analisa e representa como luz, e no em si mesma objeto da anlise. sob este ponto de vista que o

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

29

pensamento metafsico pergunta pelas origens nticas e por uma causa da luz. A luz vale como garantia de transparncia a cada ponto de vista sobre o ente. O que torna singular a posio de Ser e Tempo em face das outras obras de Heidegger e lhe confere o lugar em que se realiza uma mudana de paradigma na filosofia a tentativa de fundir a historicidade com a transcendentalidade, indo para alm das teorias da alienao e da reificao e das teorias da representao e da conscincia, para elem da armadilha da relao sujeito-objeto na questo da ontologia e na questo do conhecimento. A FENOMENOLOGIA DO HOMEM SEGUNDO A TICA DE HEIDEGGER Como j dissemos na introduo desse artigo, o objetivo da obra O Ser e Tempo de propor uma ontologia capaz de determinar adequadamente o sentido do ser. No entanto, para alcanar esse objetivo preciso primeiramente analisar quem que se prope a perguntar sobre o sentido do ser. Para Heidegger, no se trata mais analisar aquele ente que procura caminhos de acesso ao ser, mas a partir de agora o prprio ser e sua auto-revelao. Segundo seu pensamento o ser nunca se manifesta diretamente, imediatamente em si mesmo, mas sempre como o ser deste ou daquele ente. Por isso, para chegarmos a determinar a natureza do ser, devemos partir do estudo do ser de algum ente particular, concentrando a nossa ateno no ser deste ente3 particular, isolando de tudo o que no pertence a ele, conseguiremos tornar transparente o ser enquanto tal. Segundo Heidegger, o homem a porta de acesso ao ser, no entanto para chegar a ver o ser atravs do homem, necessrio fazer com que o nosso conhecimento seja isento de erros. Para resolver esse problema Ele vem por entre parnteses todas as informaes adquiridas, e aplicando o mtodo fenomenolgico, deixa que ele se manifeste procurando compreender a sua manifestao. Na pesquisa antropolgica, Heidegger descobre no homem alguns traos fundamentais caractersticos do seu ser, traos pelos quais d a designao de existenciais.

Para Heidegger, o ente tudo aquilo de que falamos, tudo aquilo a que de uma ou de outro moda, ns nos referimos. tambm o que ns somos e como somos.

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

30

A fenomenologia o caminho de acesso e o modo de verificao para se determinar o que deve constituir tema de Ontologia: A ontologia s possvel como fenomenologia (HEIDEGGER, 1995, p. 66). O conceito fenomenolgico de fenmeno prope como, o que se mostra, o ser dos entes, o seu sentido, suas modificaes e derivados. Mostrar-se no um mostrar-se qualquer e muito menos uma manifestao, pois o ser dos entes nunca pode ser uma coisa atrs da qual esteja outra coisa que no se manifesta. Atrs dos fenmenos da fenomenologia, no h absolutamente nada, o que acontece aquilo que deve tornar-se fenmeno pode-se valer. A fenomenologia necessria justamente porque, de incio e na maioria das vezes, os fenmenos no se do e o conceito oposto de fenmeno o conceito de encobrimento. Chamamos fenomenal o que se d e se pode explicitar segundo o modo de encontro com os fenmenos e fenomenolgico tudo que pertence maneira de demonstrao e explicao, que constitui a conceituao exigida pela presente investigao. Em sentido fenomenolgico, fenmeno somente o que constitui o ser, e ser sempre ser de um ente, em seu contedo a fenomenologia a cincia do ser dos entes. O SER-NO-MUNDO O homem por si s, aquele ente que sem dvida se interroga quanto sua existncia. No entanto ele no pode resumir a uma simples presena, pois sua existncia poder ser. A existncia essencialmente transcendncia, pois ela um ato de liberdade, e se dar por estar-no-mundo, e isso significa para o homem cuidar das coisas necessrias a seus projetos, e ter a ver com a realidade, meio para sua vida e para suas aes. O dado inicial o estar-no-mundo, que significa ser lanado a viver no mundo. Por conseguinte, a condio inicial do existente humano a de ser limitado, decado, finito, imperfeito, lanado a viver no mundo para a realizar a possibilidade da sua existncia, o que significa queda, privao, quanto concretizao, limitao da infinita possibilidade do ser num determinado indivduo. O objetivo da primeira parte da obra principal do filsofo existencialista, na obra Ser e tempo, consiste em investigar as estruturas do existente humano em funo do tempo. o que indica Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

31

Padovani no seu livro: Ser e tempo, ou interpretao da realidade-humana pela temporalidade e explicao do tempo como horizonte transcendental do problema do ser (PADOVANI, 1990, p. 488). O homem no um mero espectador do teatro chamado mundo, mas ele est no mundo envolvido nele e com suas mudanas. Transformando o mundo ele transforma-se a si mesmo, pois ele compreende uma coisa quando sabe o que fazer dela, do mesmo modo como compreende a si mesmo quando sabe o que pode fazer com ele. Para Heidegger, a filosofia deve desvendar a existncia, determinar a essncia do estar-no-mundo. ela que pesquisa a determinao do concreto, do individuo imediatamente presente conscincia. preciso emergir do imediato estar-no-mundo, preciso existir. A existncia a problematizao do estar-nomundo, para entend-lo. A filosofia torna-se metafsica, pois transcendncia do imediato estar-no-mundo, para resolver o problema da vida. Ao atribuirmos espacialidade presena, temos de conceber este ser-noespao, a partir de seu modo de ser. Em sua essncia, a espacialidade da presena no um ser simplesmente dado e por isso no pode significar ocorrer em alguma posio do espao csmico e nem estar mo em um lugar. Ambos so modos de ser de entes que vem ao encontro dentro do mundo. Leiamos o que nos diz o O Ser e o Tempo sobre tal indagao:
A presena, no entanto, est e no mundo, no sentido de lidar familiarmente na ocupao com os entes que vem ao encontro dentro do mundo. Por isso, se, de algum modo, a espacialidade lhe convm, isso s possvel com base nesse ser-em (HEIDEGGER, 1995, p. 152).

O SER-COM-OS-OUTROS E O SER-PARA-A-MORTE Afirmamos que o ser-no-mundo o pressuposto para a existncia, no entanto se o ser-no-mundo existencial, ser com os outros tambm existencial. preciso que reflitamos que no h sujeito sem mundo, e no existe um eu sem o outros. Essa manifestao de ser-no-mundo do homem expressado pelo cuidar das coisas, tambm o ser com-os-outros sendo isso base para a relao entre homens. Na segunda etapa da anlise existencialista do existente humano, o homem descobre-se que estar-no-tempo, isto , ser-para-a-morte, a ltima possibilidade Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

32

que ele pode realizar na sua evoluo temporal, em que uma determinao do existente humano destruda pelas sucessivas determinaes do mesmo. O homem na concepo de Heidegger, a possibilidade do ser que se determina no fluxo do tempo. O mundo na sua totalidade nada mais do que a historicidade, temporalidade, nada. Adquire conscincia dessa queda, por esta determinao do estar-no-mundo e passa a vida banal vida autntica, quando existe. Da existncia banal passa-se a existncia autntica mediante a problematizao do estar no mundo, da experincia imediata, mediante aquele ato metafsico que nos faz emergir da massa. Na vida banal, o homem se acha mergulhado na experincia e atrado e vencido pelas fraes particulares do ser por motivos prticos, utilitrios, na vida autntica o mundo da experincia em sua totalidade aparece ao homem como praticamente indiferente, estranho, causa de um enfato radical,um nada. O existir um ato de nulificao do ser em sua totalidade. O existente humano se conhece a si mesmo como coisa que emerge do nada, determinado do nada. A exposio do ser-para-a-morte mediano na vida cotidiana orienta-se pelas estruturas na cotidianidade j explicitadas. No ser-para-a-morte, a presena comporta-se com ela mesma enquanto um poder-ser privilegiado. A morte no dizer de Heidegger:
vem ao encontro como um acontecimento conhecido, que ocorre dentro do mundo. Como tal, ela permanece na no surpresa caractersticas de tudo aquilo que vem ao encontro na cotidianidade. (...) O discurso pronunciado ou, no mais das vezes, difuso sobre a morte diz o seguinte: algum dia , por fim tambm se morre mas, de imediato, no se atingido pela morte (2000, p. 35)

anlise

desse

morre-se

impessoal

compreendido

como

algo

indeterminado, que deve surgir em algum lugar mas que , de inicio, para si mesmo ainda no simplesmente dado, no constitudo, portanto uma ameaa. O morre-se divulga a opinio de que a morte atinge o impessoal. A interpretao diz, leiamos:
Morre-se porque, com isso, qualquer um outro e o prprio impessoal podem dizer com convico: mas eu no, pois esse impessoal o ningum. A morte nivela-se a uma ocorrncia que embora atinja presena no pertence propriamente a ningum. (...) A morte que sempre minha, de

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

33

forma essencial e insubstituvel, converte-se num acontecimento pblico, que vem ao encontro impessoal (HEIDEGGER, 2000, p. 35).

O ser-para-a-morte funda-se na cura. Enquanto ser-lanado no mundo, a presena j est entregue responsabilidade de sua morte. Sendo para sua morte, ela, de fato, morre continuamente durante o tempo em que ainda no deixou de viver. A morte vem ao encontro como acontecimento conhecido, que ocorre dentro do mundo. Diante disso ela permanece na no-surpresa caracterstica de tudo aquilo que vem ao encontro na cotidianidade. Destarte a publicidade na convivncia cotidiana conhece a morte como convivncia que sempre vem ao encontro, ou seja, como casos de morte. No mais das vezes, o discurso pronuncia difuso sobre a morte que diz o seguinte: Algum dia, por fim, tambm se morre, mas, de imediato, no se atingido por quilo que chamamos de morte, de fim. Na conjuntura do morre-se impessoal desemboca inequivocamente, a maneira do ser-para-a-morte no cotidiano. bem verdade que o ser-para-a-morte entendido por uma esfera indeterminada, que deve surgir em algum lugar, mas que a princpio, para si mesma, ainda no meramente dado, portanto uma ameaa. O fato do morre-se denota de que a morte alcana o impessoal. No entanto a interpretao que muitas vezes damos da pre-sena, dizemos morre-se porque aquele impessoal o simplesmente o ningum. Embora a morte atinja a pre-sena sabendo que ela igualada, no pertencendo especificamente a algum. A morte essencial e insubstituvel num aspecto metafsico e ontolgico, converte-se assim numa realidade notria e pblica, ela sempre se dirige no impessoal. A morte um caso que continuamente ocorre num ciclo subjetivo e dinmico. Seu carter pode dizer ento que insupervel e irremissvel. Com essa dualidade a pre-sena adquire a capacidade de perde-se no impessoal, no tocante a um poder-se privilegiado, que pertence ao seu ser mais prprio. simplesmente impensvel e imprudente desejar eufemizar a expressividade ontolgica da morte querendo encobrir, numa simples atitude. Confrontante Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

34

querer convencer o moribundo da possibilidade de escapar daquilo que lhe prprio. O impessoal procura acalmar a respeito da morte restituindo-lhe a pre-sena. Depois de tudo isso este acalmar deixa de valer unicamente para o moribundo, preste a morrer, mas passa a valer para aquele que consola, havendo assim uma inverso. Pensar na condio da morte para os indivduos um despertar um sentimento de horror, medo e de insegurana da pre-sena e uma fuga do mundo existencial. A disposio de determinar a atitude frente morte j foi decidida pelo predomnio da interpretao pblica. E diante da angstia por causa da morte o impessoal se preocupa em transformar esta angstia num medo frente a um acontecimento que advm. O ser-para-a-morte nada mais que no hodierno um refugiar-se dele mesmo. Coma fuga da morte, porm, a cotidianidade da pre-sena tambm atesta que o prprio impessoal, mesmo quando no est explicitamente a se pensar na morte j est sempre se determinando como ser-para-a-morte. Para se tentar assegurar o conceito existencialista do ser-para-o-fim, a partir da exposio do ser-para-a-morte cotidianamente fornecido tal indicao aparecendo como escape de si e da morte. Na medida em que no ser como pre-sena se anuncia algo semelhante ao tempo, refora-se a pressuposio, a que j aludimos, de que o tempo autntico, o qudruplo alcanar do aberto, se deixaria descobrir como o se que d ser. A conjuntura parece confirmar-se plenamente se atentarmos ao de que o ausentar tambm se manifesta como um modo de apresentar e se mostrar, porm, no passado que presentifica o ainda no presente, pela recusa do presente, mostrou-se no vir-ao-nosso encontro que presente, aquela maneira do alcanar iluminador que d toda pre-sena para a clareia do aberto. A investigao precedente passa do prelineamente formal da estrutura ontolgica da morte para a anlise concreta do ser-para-o-fim. interpretao complementada do ser-para-o-fim no cotidiano. Deve-se, agora se inverter a direo e conquistar o pleno conceito existencial da morte mediante uma

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

35

A explicao do ser-para-a-morte no cotidiano deteve-se no falatrio do impessoal. Algum dia se morre, mas por ora ainda no. O dia-a-dia para o momento em que admite ambiguamente a certeza da morte a fim de enfraquec-la e de aliviar o estar-lanado na morte, encobrindo ainda mais o morrer. Na maioria das vezes, a pre-sena cotidiana encobre a possibilidade mais prpria, irremissvel e insupervel de seu ser. Se a compreenso impessoal da morte a de um acontecimento que vem ao encontro dentro do mundo a certeza a ela relacionada no diz respeito ao ser-para-o-fim. certeza para todos ns que a morte vem. Diz-se impessoalmente e o impessoal desconsidera que, para poder ter certeza da morte, a prpria pre-sena deve ter fidcia de seu poder-ser mais prprio e irremissvel. Diz-se que a morte certa e, com isso implanta-se, na pre-sena, a aparncia de que est certo da prpria morte. O ser-para-a-morte a antecipao do poder-se de um ente cujo modo de ser em si mesmo, um antecipar. A morte a possibilidade mais prpria da pre-sena. Para Heidegger a possibilidade ontolgica de pre-sena poder-se toda em sentido prprio nada significa, porm enquanto no se demonstrar, a partir da prpria pre-sena, o poder-ser ntico que lhe corresponde. E por fim conclui-se tal viso do ser na metafsica, nesta respectiva do serpara-a-morte diz-se que antecipao da morte, at agora projetada apenas em sua possibilidade ontolgica, estabelecendo assim um nexo essencial com o prprio poder-ser afirmado. A CORAGEM DIANTE DA ANGUSTIA Para Heidegger, o viver para a morte constitui o sentido da existncia. A sua antecipao da sentido ao ser dos entes mediante a experincia do seu nada possvel. Tal experincia radical do nada de todas as coisas, Heidegger chama angstia, que bem diferente do medo, da preocupao da vida banal, mas como que purificao, libertao enquanto conscincia, resignao, de que estar-nomundo limitao, queda consciente, aceitao do prprio destino na sua finidade. Essas so as atitudes do ser autntico.

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

36

Ao contrrio, a existncia inautntica e annima tem medo da angustia diante da morte, de modo que para escapar angustia a existncia humana ocupa com as coisas e se afunda-se. O TEMPO O homem existente porque est essencialmente ligado ao tempo. Dado que a existncia possibilidade e projeto, Heidegger escreve em Ser e o Tempo, que entre as determinaes do tempo a fundamental o futuro. No seu dizer a temporalidade tem funo de essncia com a existncia, leiamos o que nos diz Mondin:
A temporalidade torna possvel a unidade de existncia, ser de fato e ser decado, e por isso, constitui originariamente a totalidade das estruturas do homem (MONDIN, 2008, p. 217).

Segundo Heidegger, as trs xtases4 temporais correspondem no homem trs modos de conhecer: o sentir, o entender e o discorrer.
Pelo sentir est em comunicao com o passado; pelo entender est em comunicao com o futuro, com as suas possibilidades; pelo discorrer, est em comunicao com o presente (MONDIN, 2008, p. 217).

Com isso entendemos as trs determinaes do tempo mudam com base no fato de se tratar de tempo autntico ou tempo inautntico.
O tempo autentico o da existncia autntica e o tempo inautntico tipificado pela preocupao com o sucesso, a ateno, para com o xito, ao passo que na existncia autntica, que assume a morte como possibilidade que qualifica a existncia, o futuro um viver para a morte que no permite ao homem ser envolvido pelas possibilidades (REALE, 2008, p. 208).

Para Heidegger tem vida autntica quem se deixa dominar pela situao, pelo ser-no-mundo, pelo cuidado com as coisas, ou ainda quem assume como prpria, quem a forja e a constri segundo plano prprio. Autentica a vida de quem ouve o apelo do futuro, ou seja, as prprias possibilidades (MONDIN, 2008, p. 218). E j

Essas xtases correspondem ao passado, ao presente e ao futuro.

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

37

que entre as possibilidades humanas a ltima a morte, vive autenticamente somente aquele que leva em considerao a morte a possibilidade de existir aqui.
A existncia autntica a existncia angustiada, que v a insignificncia de todos os projetos e fins do homem. Essa insignificncia torna todos os projetos equivalentes. Pondo o homem diante da equivalente nutilidade dos fins, a angstia d ao individuo a possibilidade de aceitar o prprio tempo e a ele permanecer fiel, assumindo como prprio o destino da comunidade humana qual pertence (REALE, 2008, p. 208).

Em outras palavras, o homem que vive continua viver para a vida, com a experincia antecipadora da morte, teve a relao do nada dos projetos humanos e da existncia humana. Tem a inautntica ou banal quem se deixa dominar pela situao, pelo ser-no-mundo. Na existncia inautntica o homem se serve das coisas, projeta o seu uso mediante a cincia, estabelece relaes sociais com os outros homens. CONCLUSO Ao trmino desse artigo, percebemos a importncia e a contribuio de Martin Heidegger para a filosofia, dentro do tema existencialismo, ao lado de grandes filsofos tais como antecessor de dele Sorn Kierkergaard, Karl Jasper, MerleauPonty e Jean Poul Sartre que surge depois de vrios tempos. Como seu mtodo fenomenolgico, Heidegger no mais trata analisar aquele ente que procura caminhos de acesso ao ser, mas a partir de agora o prprio ser e sua auto-revelao, e isso sem dvida a grande inovao da sua filosofia, por isso merece nosso destaque como grande pai da filosofia existencialista. Sobre este ttulo, tem-se ainda um profundo questionamento, pois muitos afirmam ser o pai do existencialismo Sorn Kierkergaard mesmo sendo anterior a ele anos, no entanto muitos afirmam ser o pai do existencialismo o filosofo Martin Heidegger. Por fim Heidegger tambm quele que fala sobre o tempo, angstia e morte, sendo esta ltima o encontro como acontecimento conhecido, que ocorre dentro do mundo.

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

REVISTA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS

FAFI

38

REFERNCIAS HEIDEGGER. M. Ser e tempo. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 1995. (Parte I). ______. Ser e tempo. 7. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. (Parte II). ______. Que metafsica. 7. ed. So Paulo: Duas cidades, 1969. STEIN. E. Seis estudos sobre o ser e tempo. Petrpolis: Vozes, 1988. MONDIN. B. Curso de filosofia. 10. ed. So Paulo: Paulus, 2008. (vol. 3). REALE. G; ANTISERI. D. Histria da filosofia. 2. ed. So Paulo: Paulus, 2008. PAEDOVANI, U; CASTAGNOLA. L. Histria da filosofia. 15. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1990.

Cajazeiras, vol. 2, n. 2, ano 2, jan-dez, 2011.

Potrebbero piacerti anche