Sei sulla pagina 1di 4

Centro Comunitrio Amigos da Comunidade

Reforando o que j foi dito: o Sistema Operacional o mais importante dos programas instalados no computador. Ele o responsvel por gerenciar ou supervisionar todas as atividades do computador. atravs do Windows que o usurio (a pessoa que est usando o computador) operar a mquina. As verses do Sistema Operacional Windows O Windows um Sistema Operacional criado pela empresa americana chamada Microsoft. E esse sistema j passou por vrias verses. Vamos citar as mais conhecidas: Windows 95, Windows 98, Windows ME ou Milnio (que foi lanada em 1999), Windows 2000 e 2003 (pouco conhecido por serem mais usados no meio empresarial), Windows XP (lanada em 2001 e que ser estudada neste curso) e, atualmente, se encontra na verso chamada Windows Vista (lanada 2007). Em breve sair uma nova verso chamada Windows Seven (que em portugus significa: Windows 7). Como saber se o Sistema Operacional que se Encontra no Computador Windows? PRIMEIRA DICA: veja se no Boto Iniciar (que fica esquerda da Barra de Tarefas) aparece o logotipo do Windows.

SEGUNDA DICA: 1) ponha a ponta da setinha no cone Meu Computador, 2) clique com o boto direito do mouse, 3) na opo chamada Propriedades clique com o boto esquerdo. Aparecer uma caixa chamada Propriedade de Sistema, onde estar descrito o tipo de Sistema Operacional usado no PC. Veja no exemplo abaixo: Ponta da setinha em Meu Computador e clicar com o Boto Direito.

Na caixa Propriedades do sistema, identificamos a verso do Windows.

Ponta da setinha em Propriedade e clicar com o Boto Esquerdo.

12

Centro Comunitrio Amigos da Comunidade


COMO VISUALIZAR FOTOS OU FIGURAS NO COMPUTADOR Vamos supor que voc tenha figuras salvas (armazenadas) no computador e desejasse v-las. Uma das maneiras seria realizar o seguinte passo a passo: Escolhendo o Modo de Exibio pelo Menu Exibir

Abra a pasta Meus documentos.

Ao abrir a janela (ou seja, a tela) de Meus documentos, possvel que os cones no interior dessa pasta sejam EXIBIDOS assim...

Os cones das pastas esto sendo exibidos no modo Lista.

Clique no menu Exibir.

Leve a setinha at Miniaturas e clique.

Os cones das pastas passaram a ser exibidos no modo Miniaturas.

13

Centro Comunitrio Amigos da Comunidade


Escolhendo o Modo de Exibio pelo cone Neste exemplo, vamos abrir agora a pasta Minhas imagens (que se encontra da pasta Meus documentos).

Abra a pasta Minhas imagens.

Os cones das pastas esto sendo exibidos no modo Lista.

Para mudar do modo Lista para modo Miniatura, voc tambm poderia clicar no cone chamado Modo de Exibio: Clique no cone Modo de Exibio.

Leve a setinha at Miniaturas e clique.

Os cones das pastas passaram a ser exibidos no modo Miniaturas.

No Modo de Exibio Miniaturas, se a pasta possuir figuras ou fotos o computador mostrar tais imagens em tamanho reduzido; permitindo-nos, assim, ter uma idia antecipada do contedo dessas pastas.

14

Centro Comunitrio Amigos da Comunidade


Visualisando Figuras pelo Modo de Exibio Miniaturas Vamos tomar como exemplo a pasta chamada Figuras e ClipArts (que se encontra dentro de Minhas imagens).

Abra a pasta Minhas imagens.

Como podemos notar, as figuras esto sendo exibidas no modo Lista.

Basta clicar no cone Modo de Exibio.

Levar a setinha at Miniaturas e clicar.

As figuras passaram a ser exibidas no modo Miniaturas.

15

Potrebbero piacerti anche