Sei sulla pagina 1di 2

FURB Fundao Universidade Regional de Blumenau Professor: Ricardo Joo Peluso Alba Aluna: Larissa Kamchen Anunziato Direito

o matutino - B208

O Estado Federal
So considerados Estados Unitrios quando tem um poder central que a cpula e o ncleo do poder poltico. So Estados Federais quando possuem vrios centros de poder poltico autnomo. Alguns autores ainda admitem a existncia de uma terceira espcie, o Estado Regional, no to centralizado, mas tambm no chega a ser descentralizado, um exemplo, segundo Juan Fernando Badia a Espanha e a Itlia. Estado Federal considerado uma forma de Estado e no de governo, entretanto existe uma forte ligao com a organizao federativa. Federao (do latim foedus) quer dizer pacto, aliana. , portanto, uma unio de Estados. Estado Federal um fenmeno moderno, o primeiro exemplo dessa unio total foi a confederao Helvtica, em 1291, quando trs regies se uniram com um pacto de amizade e aliana, novos participantes aderiram, e essa unio permaneceu at o ano de 1848 quando se organizou a Sua como Estado Federal. O Estado Federal nasceu mesmo, com a constituio dos EUA (1787). Em 1776, treze colnias britnicas tornam-se independentes, pouco depois se aliam, visando a preservao da independncia, j em 1776 houve a declarao de independncia, assinada pelas treze colnias, em 1781 os Artigos da Confederao, esta passa a receber o nome de Os Estados Unidos da Amrica. J o tratado de confederao fica estabelecido no artigo 2: Cada Estado reter sua soberania, liberdade e independncia, e cada poder, jurisdio e direitos, que no sejam delegados por esta confederao para os Estados Unidos Reunidos em Congresso. Com o tempo, pode-se ver que os laos da confederao eram frgeis e que a unio dela resultante era pouco eficaz, onde havia tambm conflitos de interesses. Para proceder reviso dos Artigos da Confederao, os Estados reuniram-se em Conveno na Cidade de Filadlfia, desde logo, revelaram-se duas posies diversas, surge uma corrente que pretendia ir muito alm, propondo a aprovao de uma nova constituio comum a todos os Estados. Foi proposto ento que a constituio s entrasse em vigor depois de ratificada por nove, pelo menos, dos membros da confederao. Fortemente influenciados por Montesquieu os constituintes acreditavam no principio da separao dos poderes. Elaborou-se ento o sistema chamado de freios e contrapesos com os trs poderes independentes e harmnicos, foi tambm preciso conciliar para que se criasse um governo central, contornando a intransigncia dos Estados que no queriam abrir mo de sua autonomia poltica. Caractersticas Fundamentais do Estado Federal: A unio faz nascer um novo Estado e, simultaneamente, aqueles que aderiram federao perdem a condio de Estados. A base jurdica do Estado Federal uma Constituio, no um tratado, que mais limitado, pois s regula os assuntos previstos expressamente nele, alm de poder haver denuncia de qualquer dos contratantes. Na federao no existe direito de secesso. S o Estado Federal tem soberania, os Estados que ingressam possuem apenas uma autonomia poltica limitada.

No Estado Federal as atribuies da Unio e as unidades federadas so fixadas na Constituio, por meio de uma distribuio de competncias. No existe hierarquia, cada esfera corresponde a uma competncia. A cada esfera de competncia se atribui renda prpria, pois indispensvel que se assegure a quem tem os encargos uma fonte de renda suficiente. O poder poltico compartilhado pela Unio e pelas unidades federadas. Existe um poder legislativo bicameral, o Senado representa os Estados e a Cmara dos deputados o prprio povo que se representa. O cidado do Estado que adere federao adquire a cidadania do Estado Federal e perde a anterior. Essa forma de Estado dificulta a acumulao de poder num s rgo, dificultando o aparecimento de governos totalitrios, alm de fortalecer a preservao das caractersticas locais. mais democrtico, pois aproxima mais os governantes e governados. Quem se posiciona contra, entende que, para atender a solicitaes mais intensas, necessrio um governo forte. Alega-se tambm que existe uma disperso dos recursos, uma vez que sustenta uma manuteno de mltiplos aparelhos democrticos, assim como tende a favorecer ocorrncia de conflitos jurdicos e polticos pela coexistncia de inmeras esferas autnomas. O ponto crtico que se estabelece de que impossvel assegurar-se a todas as unidades federadas uma participao exatamente igual, o que provoca uma solidariedade forada, e esta se imposta o princpio da injustia.

Potrebbero piacerti anche