Sei sulla pagina 1di 12

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Processos Administrativos Desenvolvimento de um Projeto de Extenso Universitria

CAMPO GRANDE 2012

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Processos Administrativos Desenvolvimento de um Projeto de Extenso Universitria

Atividade Prtica Supervisionada (ATPS Etapas 2, 3 e 4) da disciplina de Processos Gerenciais, apresentado ao Curso de Administrao do Centro de Ensino Universitrio Anhanguera de Campo Grande. Professor: Rogrio Botelho

CAMPO GRANDE 2012

SUMRIO

1. 2.

INTRODUO .............................................................................................. DESENVOLVIMENTO...................................................................................

3 4 5 6 9 10

2.1 Organograma Funcional ................................................................. 2.2 Projeto de Extenso Universitria - Pgina no Facebook ............... 3. 4. CONSIDERAES FINAIS .......................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..............................................................

1. INTRODUO Idealizamos o desenvolvimento de uma janela de informaes no terreno virtual. O objetivo, disponibilizar aos acadmicos de Administrao de Campo Grande, notcias, cobertura de eventos, publicao de artigos de Docentes e entrevistas com membros de entidades ligadas direta ou indiretamente com a profisso do Administrador (Universidades, CRA, CFA...) O canal escolhido tem muito a ver com a realidade contempornea da Tecnologia da Informao que favorece pesquisas na Web para fins diversos, inclusive para reunir dados que auxiliam a comunidade acadmica na realizao de trabalhos da rea de gesto, entre outras. Por essa razo, o trabalho tem seu formato direcionado para as redes sociais. Para tanto, necessrio usar a ferramenta mais adequada que auxilie alcanar o objetivo, uma vez que existem vrias opes de dispositivos capazes de promover a insero das informaes s redes sociais como mostra a figura 1, abaixo:

Figura1 Redes Sociais

Aps pesquisas, a ferramenta Facebook foi considerada a mais adequada. (A justificativa, entre outros tpicos, faz parte do escopo do projeto como prev a etapa 4 da ATPS). Com a idia tomando forma percebeu-se que o trabalho

desenvolvido num terreno virtual, onde o alcance do pblico - acadmicos do curso de Administrao - pode facilmente fugir do controle prestabelecido, fundamental estabelecer diretrizes que ajudem a manter um nvel tico e confivel das informaes alimentadas na pgina do facebook, pois uma vez na web, a informao se propaga de maneira inimaginvel.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Organograma Funcional Os membros idealizadores da pgina AQUIMANAGER esto

distribudos da seguinte forma:

Marcos Monteiro Macena


Coordenador do Projeto

Bruna Rafaela Gomes Correia


Analista de Pauta e Eventos

Elieder Ferreira R. Carvalho


Analista de Pauta e Artigos

Rafael Gasparetto
Analista de Pauta e Relacionamento com Assinantes

Renan dos Santos Amrico


Analista de Pauta e Reviso de Contedo

O desenho de cargos importante para o direcionamento das aes que cada membro tem como atribuio no Projeto de Extenso Universitria. O Coordenador do projeto tem como funo administrativa manter a sincronia na comunicao com todos os analistas, direcionar as aes e garantir a motivao de todos. Cada Analista tem a funo de apresentar contedo de publicao da rea de sua responsabilidade: Eventos, Artigos, Relacionamentos com Assinantes e Reviso de Contedo. No entanto, para manter a integrao e o filtro das informaes com qualidade a pauta ser analisada por todos. A atualizao da pgina ser dinmica - a qualquer tempo - e fica a cargo dos analistas de cada rea. Estes devem seguir as diretrizes de publicao da AQUIMANAGER. a. Analista de Evento: Responsvel por produzir informaes de eventos acadmicos (Fotos cerimnias de formatura, ao social, etc...) realizados especialmente em Campo Grande, ou em outras regies do Brasil ou exterior que tenham relevncia para a profisso do Administrador. b. Analista de Artigos: Responsvel por publicar artigos relacionados profisso do Administrador; agendar entrevistas com temas relacionados Administrao com autoridades pblicas e representantes de entidades de classe, departamentos, organizaes ligadas rea de gesto.

c. Analista de Relacionamento com Assinantes: Manter o canal de ligao com o publico que CURTIR a pgina AQUIMANAGER, atravs de respostas nos comentrios; Estabelecer o controle de

acessos para a mensurao da aceitao da pgina por novos membros que passam a CURTIR a pgina.

d. Analista de Reviso de Contedo: Analisar o contedo publicado para garantir a diversidade de temas, sinalizar a origem com crditos aos criadores dos Post, a tica na publicao e respeito os direitos autorais. Essa definio de coordenador e analistas se deu por afinidade de cada membro nas respectivas reas. 2.2 Projeto de Extenso Universitria - Pgina no Facebook Criao da pgina AQUIMANAGER no Facebook. O Projeto prev reunir a publicao de assuntos relacionados com a profisso do Administrador, referente a tudo o que acontece em Campo Grande nas Universidades, Centros Universitrios, Faculdades, Conselho Regional de Administrao, entre outras coisas, disponibilizar tambm: - Legislao regulamentadora da profisso; - Cdigo de tica; e - Histria da Profisso. a. Objetivo Geral: disponibilizar informaes da profisso de Administrador comunidade acadmica de Campo Grande.

EVENTOS

FOTOS

AQUIMANAG ER
INFORMAES COMUNIDADE ACADMICA DE ADMINISTRA O

ARTIGOS

LEGISLAO DIRETRIZES

POST

Figura2 Organograma de Contedo da Pgina AQUIMANAGER

b. Objetivos

Especficos: Publicar artigos, fotos de eventos

(formaturas de turmas, eventos sociais, culturais que impliquem a gesto); Pensamentos e citaes dos grandes gestores; Legislao pertinente ao Administrador, etc. c. Justificativa: A rea de gesto uma rea muito dinmica. A cada dia a globalizao apresenta novos desafios nesse segmento. Estar bem informado uma questo essencial para quem pretende ingressar nessa atividade. Por isso entendemos haver uma necessidade constante de informaes aos acadmicos de administrao.

d. Mtodo: Criao de uma pgina no Facebook para distribuir as informaes com rapidez e de forma atualizada no contexto

contemporneo de informaes redes sociais. Segundo a publicao no portal de Notcias Online Taboleiro Grande News, j somos 46,3 milhes de usurios conectados ao Facebook. A estrutura de organizao e atualizao da pgina feita por um coordenador e quatro analistas de rea.

e. Viabilidade:

Custo

zero

de

hospedagem

manuteno.

Visibilidade com disponibilidade aberta para o mundo todo. No h fronteiras. Prazo de implantao imediata a partir da insero dos dados de criao no Facebook.

f. Implicaes ticas: As organizaes so vistas de forma mais criteriosa que certo tempo atrs. Colaboradores, Sociedade, Governo, Investidores, Fornecedores em geral aprenderam a exigir respostas para os devaneios outrora praticados pelas empresas, por essa razo seus gestores precisam se adequar a essa nova percepo tomando decises que causem impacto positivo na sociedade em geral. Publicar informaes nas redes sociais exige o mesmo cuidado. tica est diretamente ligada a decises x sociedade e meio ambiente.

3. CONSIDERAES FINAIS

Desenvolver este Projeto foi algo bastante revelador para ns.

10

Algo que parecia obscuro tornou-se aos poucos mais claro a medida que desenvolvamos os passos proposto pela ATPS. A insegurana deu lugar a confiana de estarmos no caminho certo. O trabalho em equipe proporcionou a criao de boas idias e nos deu o norte para seguir. Planejar como qualquer outra atividade exige boas idias e muita prtica. o que pudemos aprender com esse trabalho.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao - PLT. Ed. Elsevier. Rio de Janeiro, 2011.

11

MUPADESB. Redes Sociais. Disponvel <http://www.mupadesb.com.br/usw/index.php? option=com_content&view=article&id=78:quem-e-voce-nas-redessociais&catid=3:empregos&Itemid=54> Acesso em: 14 mai. 2012.

em:

TABOLEIRO GRANDE NEWS. Seu Portal de Notcias Online. Disponvel em: <http://taboleirograndenews.blogspot.com.br/2012/05/brasil-passa-ser-o-segundomaior-pais.html> Acesso em: 31 mai. 2012. Como Usar as Rede Sociais para Divulgar a sua Empresa. Disponvel em: http://www.novonegocio.com.br/marketing/como-usar-as-redes-sociais-para-divulgara-sua-empresa/> Acesso em: 31 mai. 2012.

Potrebbero piacerti anche