Sei sulla pagina 1di 12

Abordagem Metodolgica do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) para o Projeto de um Dispositivo Filetador para Garrafas PET

Ederson Bitencourt das Nevesa (edersonbn@gmail.com), Aline Soares Pereirab (pereira.asp@gmail.com), Cristiano Corra Ferreirac (cristiano.unipampa@gmail.com), Rafael Lipinski Paesd (rpaes@producao.ufrgs.br)
a,b,c,d

NIP4 - Ncleo Integrado de Pesquisas em Produtos, Processos e Pessoas, UNIPAMPA - BRASIL

Resumo
A poluio ambiental evoluiu consideravelmente nas ltimas dcadas, tornando-se um assunto de interesse das naes. Devido a isso, vem aumentando aes que buscam por alternativas de reciclagem de variados tipos de resduos acumulados em lixes, dentre os quais se encontram as embalagens de garrafas de PET (Politereftalato de etileno). Neste contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver um dispositivo capaz de fazer a transformao mecnica dessas embalagens, em matriaprima para confeco de tapetes, vassouras, cordas, camisetas, cadeiras, entre outros. Para o desenvolvimento do projeto de produto foi realizado um levantamento bibliogrfico das metodologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos, aps foi selecionado o mtodo do autor Rozenfeld et al. (2006). Dentre os resultados obtidos tem-se o desenvolvimento experimental com a confeco do prottipo como forma de avaliar o desempenho do produto, a partir da utilizao integrada de mtodos e ferramentas como pesquisa de mercado, anlise Swot, anlise de requisitos, FAST (Function Analysis System Technique), matriz morfolgica, representao plataforma do dispositivo em plataforma CAD (Solidworks) e anlise de investimentos. Em relao aplicao do mtodo percebeu-se a importncia do uso dessas ferramentas, j que o desenvolvimento de produto um processo crtico para a competitividade das organizaes. Palavras-chave: Reciclagem; Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP); Projeto de produto

1 Introduo
Com a crescente preocupao ambiental proveniente do acmulo de resduos slidos depositados em aterros sanitrios, algumas iniciativas vm surgindo, como o reaproveitamento de uma categoria especfica, a de garrafas PET1, devido principalmente ao tempo que a mesma demora para se decompor. Assim, busca-se uma forma alternativa de gerao de renda atravs da reciclagem, disponibilizando para a sociedade um dispositivo que ter como matria-prima as embalagens descartveis oriundas do Poli(Tereftalato) de Etileno. Segundo Filho (2009), o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)2 procura concepo de soluo para um devido problema. De acordo com o autor a definio do produto menos trivial do que se pode imaginar e se devem compreender todas as envolvidas em suas terminologias adotadas. Para Gurgel (2008) os produtos ou servios ajustados s necessidades especficas e peculiares de cada cliente ou segmento do mercado. atender a projeto do atividades devem ser

Pet- Poli(Tereftalato de Etileno) - um polister, polmero termoplstico. O Pet o melhor e mais resistente plstico para fabricao de garrafas e embalagens para refrigerantes, guas, sucos e etc. (ABIPET, 2010) 2 Processo de Desenvolvimento de Produto PDP- engloba um complexo conjunto de atividades que so realizadas atravs da participao das diversas reas da organizao, tendo influncia direta sobre a competitividade da mesma (ROMANO, 2003).

O desenvolvimento de produto passa por diversas fases planejadas divididas em atividades com o objetivo de elaborar um produto, tendo como fator inicial a necessidade do mercado passando pela produo, venda e entrega do produto desenvolvido de acordo com (MACHADO e TOLEDO, 2008). A presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver um dispositivo capaz de fazer a transformao mecnica dessas embalagens em matria-prima para arteses. A pesquisa teve incio com a reviso de literatura em relao aos temas ligados ao desenvolvimento de produto e modelos de desenvolvimento de produtos; a seguir foi definida foi definida a metodologia a ser adotada e por fim foi realizada a abordagem do modelo proposto por Rozenfeld et al. (2006) que foi o escolhido, com aplicao prtica de algumas fases e atividades presentes em suas macro-fases de Pr-Desenvolvimento, Desenvolvimento e Ps-desenvolvimento.

2 Referencial terico
2.1 Gesto do Processo de Desenvolvimento de Produtos
O uso do PDP vem-se tornando indispensvel s organizaes que buscam aumentar a variedade de seus produtos e almejam liderana tecnolgica. De acordo com Romano (2003), o processo de desenvolvimento de produtos consiste na realizao de atividades que tem inicio na deteco de oportunidade de negcio at o lanamento do produto no mercado, dessa forma, o PDP se apresenta como uma significativa fonte de oportunidades para as empresas empreenderem esforos de melhoria com o propsito de contribuir em seus resultados. O desenvolvimento de produto precisa ser um processo eficaz e eficiente para realmente tornar uma empresa competitiva (ROZENFELD et al, 2006). Na presente pesquisa, optou-se pelo desenvolvimento experimental com a confeco do prottipo como forma de avaliar o desempenho do produto. Para uma parcela significativa da literatura, gesto de desenvolvimento de novos produtos, encarada como um processo de negcio, no qual se tm entradas (conhecimento) que so processados e trazem resultados parciais (por exemplo, um prottipo) ou finais como o produto lanado no mercado conforme (FILHO, 2009). De acordo com Kechinski (2010), o PDP embora complexo, um processo importante para as empresas, formalizando as atividades em etapas e garantindo qualidade e reduo de custos do produto. A fim de desenvolver produtos que atendam a real necessidade dos consumidores, o desenvolvimento do produto deve ser apoiado por inovaes tecnolgicas que possam diferenci-los dos outros similares no mercado. Muitas empresas esto cientes da importncia da gesto do desenvolvimento de produtos devido a necessidade de renovao freqente das linhas de produtos, com reduo de custos e prazos adequados s necessidades do mercado. Os motivos que levam organizaes a buscar por inovaes so a sobrevivncia e o crescimento das mesmas, pois a inovao capaz de modificar as regras da concorrncia. Dessa forma, os avanos tecnolgicos e de mercados cada vez mais competitivos vm estimulando as empresas a investir no PDP, pois as mesmas buscam diferenciao principalmente com a insero de produtos inovadores.

2.2 Modelos de Desenvolvimento de Produto


A presente pesquisa analisou modelo/autor referente abordagem delimitada pelos mesmos nas macro-fases do processo. Para Jung et al.(2009), a anlise dos modelos ir identificar as estruturas atravs da classificao metodolgica e dos mtodos, considerando as macro-fases de PrDesenvolvimento, Desenvolvimento e Ps-Desenvolvimento. Dessa forma ser possvel visualizar as etapas envolvidas em cada uma das macro-fases. Analisando a linha do tempo Modelo/Autor verificou-se que a maioria dos autores, com exceo de Rozenfeld et al .(2006), no abordavam a macro-fase de Ps-Desenvolvimento como um processo de satisfao do cliente, de melhorias, de suporte e descontinuidade do produto. Os autores que citam esta macro-fase consideram a mesma

como o simples lanamento do produto no mercado. Alguns autores analisados por Jung et al. (2009) que abordam o desenvolvimento de produto so apresentados atravs da Figura 1.

Figura 1. Linha do tempo de Modelo/Autor do Processo de Desenvolvimento de Produto de 1962 a 2006. Fonte: Adaptado de Jung et al. (2009)

3 Metodologia
Na seqncia sero identificadas as formas de pesquisa utilizadas para o delineamento do trabalho com foco no estudo da natureza e abordagem a ser utilizada. Para Silva (2001), pesquisar significa, procurar respostas para indagaes propostas com a finalidade de encontrar uma soluo para um determinado problema, que tm por base os procedimentos sistemticos e racionais. Dessa forma, segundo o autor quanto a sua natureza, o presente trabalho ser aplicado com, o objetivo de gerar conhecimentos para prticas dirigidas soluo de problemas especficos, ou seja, delimitar o problema buscando solues com aplicaes prticas. J quanto forma de abordagem, o trabalho ser qualitativo com a escolha do modelo de referncia utilizado para concretizao do projeto. Com isso buscou-se identificar modelos direcionados ao estudo do processo de desenvolvimento de produto, para seleo do modelo que mais contribua com a proposta do projeto, desenvolvendo o dispositivo filetador para garrafas PET de acordo com a abordagem adotada.

3.1 Escolha do Modelo/Autor para abordagem do PDP


A partir do estudo de modelos/autores apresentados na Figura 1, foi realizada a escolha de uma metodologia para a aplicao e desenvolvimento do artigo. O modelo usado como referncia ser o Modelo para a Gesto e o Desenvolvimento de Produtos proposto por Rozenfeld et al. (2006). A escolha deste modelo foi devido possibilidade de detalhamento nas operaes a serem desenvolvidas. Em que, o seu princpio de seqenciamento das atividades facilita a distino temporal das etapas tornando o processo dinmico. Outro aspecto positivo est na forma com que o modelo se adapta na elaborao de projetos distintos, no qual algumas etapas do processo podem ser descartadas, sem comprometer o projeto, dependendo da complexidade do produto a ser desenvolvido.

3.2 Modelo de Gesto de Desenvolvimento de Produtos


O modelo de Gesto de Desenvolvimento de Produtos proposto por Rozenfeld et al.(2006), divide o PDP em trs macro-fases, que por sua vez dividem-se em fases e atividades bem definidas. Para Rozenfeld et al.(2006), no basta apenas ter definido o cliente e a definio do que deve ser desenvolvido, deve-se comear bem antes disso. Para isso, se considera as restries fsicas, tecnolgicas, capacitao de pessoal e de capital do projeto. O modelo tem incio na macro-fase de Pr-Desenvolvimento que dever garantir a direo estratgica no desenvolvimento do produto, com suas oportunidades e restries mapeadas para o posterior detalhamento do projeto. Ela deve garantir o direcionamento estratgico, com as idias de todos os atores internos e externos envolvidos com o produto, em que as oportunidades e restries sejam mapeadas e transformadas em um projeto bem definido que ser desenvolvido. A segunda macro-fase a de Desenvolvimento que ir partir das informaes geradas na macro-fase anterior, transformando as informaes tcnicas detalhadas de produo e comerciais relacionadas com o produto; o prottipo, recursos a serem utilizados para produo, comercializao e suporte tcnico que j devem ter sido aprovados. A ltima macro-fase ser a de Ps-Desenvolvimento que corresponde a um conjunto de atividades que tem por finalidade a descontinuidade do produto do mercado, ela garante ao PDP a compreenso de todo o ciclo de vida do produto. O seu principal objetivo garantir o acompanhamento do desempenho do produto na produo e no mercado, identificando necessidades ou oportunidades de melhorias e garantindo que a retirada cause o menor impacto possvel aos consumidores. A Figura 2 mostra o Modelo Referencial para a Gesto de Desenvolvimento de Produtos com as macro-fases e fases presentes no modelo.

Figura 2. Modelo unificado do Processo de Desenvolvimento de Produto Fonte: Rozenfeld et al. (2006)

4 Aplicao prtica do modelo selecionado


4.1 Justificativa
O presente artigo se justifica na medida em que apresenta um dispositivo capaz de fazer a transformao mecnica das embalagens descartveis em matria-prima, propiciando uma alternativa de gerao de trabalho e renda, para arteses e fbricas de pequeno porte, estes trabalhadores podem utilizar os filetes oriundos das garrafas Pet na confeco de tapetes, vassouras, cordas, cadeiras, entre outros. Com o surgimento das garrafas PET, que posteriormente acabaram aceitas no mercado, principalmente na industrializao de refrigerantes no qual expandiu mais que a capacidade de coleta e posterior reciclagem, tendo como conseqncia um grande impacto ao meio ambiente. Basta circular pelas ruas de qualquer cidade, que sero facilmente visualizadas em geral em lugares imprprios. Sua reciclagem ainda no atrai devido ao seu pouco valor no mercado se comparada a outras embalagens como, por exemplo, de vidro e alumnio. Muitos a utilizam em artesanato e algumas iniciativas como cooperativas, na fabricao de vassouras em pequenas escalas. A Figura 3 mostra o consumo de embalagens PET no Brasil que em 2008 atingiu 462.000 toneladas.

Figura 3. Consumo de embalagens de PET no Brasil Fonte: ABIPET (2010)

A reciclagem de embalagens de PET no Brasil vem crescendo nos ltimos anos, e pode ser visualizado o mercado em aberto devido quantidade de matria prima que necessita ser reciclada, 45% (quarenta e cinco por cento) o que representa 209.000 toneladas no ano de 2008.

4.2 Primeira Etapa do modelo: Pr-Desenvolvimento

4.2.1 Planejamento Estratgico de Produtos


Essa macro-fase definir interessados no projeto e escopo do produto. Conforme Rozenfeld et al. (2006), o processo de planejamento estratgico um processo gerencial que buscam informaes necessrias para orientar a organizao a decidir pelo portflio de produtos da empresa. A pesquisa de mercado tem um papel importante no desenvolvimento de produtos/servios, ajuda na conceituao do produto ou na definio do que qualidade para o cliente Aaker & Kumar (2009). A sua aplicao pode revelar e priorizar aspectos importantes no desenvolvimento de produtos o ponto de partida de todo o planejamento. A pesquisa aplicada demonstrou aspectos referentes utilizao das garrafas PET, de que forma os entrevistados utilizam as embalagens (75% descartam, 15% utilizam como recipiente e 10% utilizam para artesanato).O grau de importncia dos fatores que determinariam a compra do dispositivo (com metade dos entrevistados apontando para a funcionalidade do produto, em que o produto retira o fundo da garrafa e realiza o corte do filete). Por fim, se aprovam as funcionalidades de retirar o fundo e cortar a garrafa PET em filete. Os resultados seguem na Figura 4

Figura 4. Pesquisa de mercado

4.2.2 Planejamento do Projeto


Essa fase definiu caractersticas de funcionalidade do produto e sua dimenso competitiva no mercado. A fase de planejamento do projeto finaliza a macro-fase de Pr-desenvolvimento, seu objetivo

delinear a prxima macro-fase, a de Desenvolvimento do Produto, permitindo uma boa previso e anlise de seu escopo e riscos, prevenindo problemas que poderiam ocorrer quando da realizao efetiva do projeto no desenvolvimento do produto (Rozenfeld et al., 2006). Nesta etapa foi realizada uma avaliao de riscos simplificada, no tratando de condies que so consideradas maiores em projetos com gesto inadequada e com participao significativa de agentes externos, que dificultam o seu controle. O planejamento da gesto de riscos busca opes novas para gerenciar a diviso entre riscos e inovao versus estabilidade e previsibilidade, tentando reduzir a incerteza, eliminar eventos no oportunos e melhorar a quantidade e qualidade de alternativas de solues. Portanto devem ser avaliados os riscos quanto ao uso das lminas do dispositivo filetador, em seus ajustes e trocas por se tratar de um produto que ir contribuir com o meio ambiente e na sua produo no ir liberar resduos txicos, o dispositivo no apresenta riscos em relao s legislaes e regulamentaes ambientais. Os riscos biolgicos no interior das garrafas devem ser evitados com a limpeza das mesmas antes do uso para a produo das tiras, esse procedimento ter a finalidade de evitar contaminaes. Por tratar-se de um produto derivado de outros, o mesmo ter um grau de inovao mdio no qual, contar com duas funcionalidades adicionais aos produtos existentes no mercado (retirada do fundo da garrafa e regulagem da espessura do filete cortado). Para a anlise de riscos do projeto ser empregado o procedimento de anlise de foras, fraquezas, oportunidades e ameaas (conhecidos pela sigla Swot3, em ingls). A anlise Swot procura enfatizar dois nveis de impacto, externo com a avaliao das dimenses competitivas e tambm questes de natureza interna; como objetivos e rentabilidade. A Figura 5 mostra a anlise Swot do dispositivo Filetador de garrafas PET.
Anlise Ambiental Interna Funcionalidade do dispositivo, com retirada do fundo da garrafa, regulagem espessura do filete cortado e segurana no uso do equipamento

Foras

Fraquezas

Possibilidade de uso de tecnologia de funcionamento do dispositivo por concorrentes, devido ao baixo grau de complexidade na confeco da mesmo

Anlise Ambiental Externa

Oportunidades

Poucos equipamentos no mercado com a tecnologia do produto proposto para reciclagem das garrafas Pet

Ameaas

Possibilidade de troca de embalagens de Pet por garrafas de vidro pela indstria de refrigerantes

Figura 5. Anlise Swot

4.3 Segunda Etapa do Modelo: Desenvolvimento


A macro-fase de Desenvolvimento tem inicio com as informaes geradas no Pr-Desenvolvimento, transformando em informaes tcnicas detalhadas de produo e comerciais relacionadas com o produto; nesta macro-fase ser confeccionado o prottipo e averiguado os recursos a serem utilizados para produo, comercializao e suporte tcnico.

Strength, Weakness, Opportunity, Threat (SWOT)

4.3.1 Projeto Informacional


O objetivo dessa fase , a partir das informaes levantadas no planejamento e em outras fontes, desenvolver um conjunto de informaes, o mais completo possvel chamado de especificaes-meta do produto. Essas especificaes, alm de orientar a gerao de solues, fornecem a base sobre a qual sero desenvolvidos os critrios de avaliao e de tomada de deciso utilizados nas etapas posteriores do processo de desenvolvimento. Para obter uma comunicao precisa durante o desenvolvimento do projeto de um produto, ser fundamental que as informaes que caracterizam o produto estejam de acordo com a linguagem tcnica de engenharia. Ou seja, torna-se necessrio descrever o produto por meio de caractersticas tcnicas que sejam possveis de mensurar. Desta forma o uso da ferramenta de checklist presente na Tabela 1 auxiliar na obteno de requisitos do produto.
Tabela 1. Checklist para obteno de requisitos do produto
Requisitos Desempenho Caractersticas A capacidade de produo do filetador passar pelo treinamento do operador atravs da variao no corte de filetes de uma a duas garrafas por minuto. O produto no ter influncia referente a aspectos ambientais podendo ser desconsideradas efeitos de temperatura, umidade e vibraes. A vida til da estrutura do produto indeterminada, no qual somente as peas com que podero sofrer reposio sero as lminas que perdem o fio com o corte aproximado de quinze garrafas.

Meio ambiente

Vida em servio

Confiabilidade

A confiabilidade do produto determinada pela lmina que dever suportar a corte das garrafas PET.

Transporte Embalagem

O transporte contar com o servio dos correios para pronta entrega em todo o Brasil. Uma caixa de papelo com moldes internos de isopor servir como embalagem para proteo do produto. As quantidades a serem produzidas sero determinadas atravs da quantidade de pedidos (via e-mail ou telefone), no qual no dever ultrapassar a capacidade de produo da fbrica O produto dever ser projetado com a infra-estrutura existente para uma capacidade de produo de cinco peas/dia. Ser utilizada madeira macia e de boa qualidade que visa determinar a durabilidade e vida til do dispositivo. Para os aspectos ergonmicos devero ser verificados a altura da bancada onde ser acoplado o dispositivo para o uso e cuidados com relao a manipulao na troca das lminas. O produto ser produzido conforme pedido no permanecendo desta forma em armazns e prateleiras.

Quantidade

Infra-estrutura,

Tamanho e peso Materiais Ergonomia

Armazenamento e vida de prateleira Testes Segurana Implicaes sociais e polticas Operao e instalaes

Sero simulados testes com o prottipo. Sero projetados dispositivos de segurana para evitar que as lminas cortem o operador. A opinio do pblico demonstrada na pesquisa de mercado

A operao ser descrita no manual de operao

4.3.2 Projeto Conceitual


Essa fase tem inicio pela atualizao do plano do projeto conceitual, de maneira a manter uma compatibilidade com o planejamento geral feito, ou seja, o foco deve ser mantido na essncia do problema e no na soluo imediata. A modelagem funcional auxilia a equipe do projeto a descrever os produtos a um nvel abstrato, possibilitando a obteno da estrutura de produto sem restringir o espao de pesquisas e a solues especificas. O mesmo autor apresenta a rvore de funes produzidas pelo FAST que possui uma orientao horizontal descrita pelas dimenses como e Porqu conforme Figura 6. Atravs do diagrama FAST (Function Analysis System Technique), possvel entender o relacionamento entre as funes de forma lgica e integrada (ROZENFELD et al, 2006). Sendo assim a construo do diagrama do mtodo FAST com suas funes integradas, que denominado de rvore funcional, fornece uma viso sistmica do processo em anlise, proporcionando a busca de alternativas que possam executar as funes requeridas com melhor desempenho. A Figura 6 representa caminho crtico no dispositivo e as seqncias das funes que so a essncia do processo, ou seja, tornam-se explcitas quais funes caracterizam o produto.

Figura 6. Diagrama do Mtodo FAST

A definio da arquitetura de um produto caracterizada pelo esquema pelo qual os elementos funcionais do produto so arranjados em partes fsicas e como essas partes interagem por meio de interfaces. Para a retirada do fundo, primeiramente deve-se efetuar o acoplamento da garrafa no molde cilndrico de forma a fix-lo na rosca que est ligada a manivela que dever ser girada no sentido horrio para que o a lamina ajustada na parte inferior da garrafa possa ser retirado fundo e finalmente possa ser ajustada no molde da base do dispositivo ao ser acertado a espessura de filete que dever ser produzido com o movimento de trao exercido pelo operador.

A anlise ergonmica segundo a opinio de Iida (1990) trata da concepo de produtos para o ser humano, o requisito mais importante, sobre o qual no se devem fazer concesses, o da segurana do usurio, pois no h nada que pague os sofrimentos, as mutilaes e o sacrifcio causados ao ser humano. Por isso de fundamental importncia no ato projetual considerar-se, em primeiro lugar, os fatores humanos, e para tal necessrio um profundo conhecimento das caractersticas fsicas e psicolgicas do individuo. A mquina conta com dispositivos de segurana referente s lminas, no deixando a amostra para evitar possveis cortes no operador. Uma importante ferramenta para combinao de princpios de soluo individuais em princpios de soluo totais para o produto a matriz morfolgica, dispondo simultaneamente as funes que compe a estrutura funcional escolhida para o produto e as diversas possibilidades de soluo para elas. A matriz morfolgica presente na Figura 7 demonstra as possveis configuraes para o produto.

Figura 7. Matriz morfolgica

10

4.3.2 Projeto Detalhado


Para Rozenfeld et al (2006), o plano de macro fornece a seqncia de operaes, especificao de mquinas e equipamentos, e tempo, sendo utilizados pelo Planejamento e Controle da Produo para programar de forma correta a fabricao do componente. A atividade de avaliar itens e documentos faz parte do ciclo de otimizao e acontece paralelamente de criao e detalhamento, sempre verificando a existncia de algum problema no item. Ela tambm acontece de forma paralela atividade de planejamento de processo, que pode exigir uma mudana nas especificaes dos componentes. Para essa fase sero realizados testes com prottipo para verificar a funcionalidade e diagnosticar alteraes ocorridas por falhas que venham a surgir. O Filetador pode ser visualizado no desenho da Figura 8 e o prottipo na Figura 9.

Figura 8. Desenho do Filetador de garrafas PET

Figura 9. Prottipo do Filetador de garrafas PET

No processo de fabricao, s peas sero produzidas separadamente em uma linha de montagem e no final unida para posteriormente ser encaixadas e fixadas com parafusos. Na anlise da viabilidade econmica o produto ter custos de introduo, custos operacionais, e fluxos de caixa entrantes durante o primeiro ano. Este projeto ter uma sada de caixa (t=0) imediata de R$ 15.000,00 (que vai incluir a compra dos equipamentos de marcenaria e ferramentas necessrias para confeco do produto). Outras sadas de caixa so esperadas do 1 ao 12 ms no valor de R$ 2.500,00 ao ms. As entradas de caixa esperam-se que sejam de R$ 5.000,00 ao ms, a TMA de 12% ao ano. O produto ter o retorno do investimento no 12 ms e ter um fluxo de caixa positivo no valor de R$ 485,94. Para obter esse retorno, o preo sugerido pelo produto ser de R$ 250,00 com uma previso de vendas de 20 peas/ms.

4.4 Terceira Etapa do Modelo: Ps-Desenvolvimento


Conforme Rozenfeld et al (2006), esta macro-fase corresponde a um conjunto de atividades que garantem ao PDP a compreenso de todo o ciclo de vida do produto. O seu principal objetivo garantir o acompanhamento do desempenho do produto na produo e no mercado, identificando necessidades ou oportunidades de melhorias e garantindo que a retirada cause o menor impacto possvel aos consumidores, alm disso, toda a vez que surgir um problema ou uma oportunidade de melhoria deve ser analisada se o progresso est relacionado com o produto e seu processo de

11

fabricao, ou com o seu processo de desenvolvimento. A importncia dessa macro-fase esta justamente na busca pela satisfao do cliente e sua fidelizao com o produto e por conseqncia com a marca atrelada ao mesmo.

5 Concluso
Este artigo apresentou uma abordagem atual no Processo de Desenvolvimento de Produtos com o uso do Modelo referencial proposto por Rozenfeld et al (2006), na gesto do PDP. A escolha desse modelo ocorreu pela anlise dos modelos apresentados na Figura 1, em que o mesmo mostrou-se o mais abrangente. Para o desenvolvimento do produto procurou-se utilizar as fases e atividades mais pertinentes contidas no modelo, que aplicados mostraram a sua eficincia na elaborao do projeto do dispositivo. Devido baixa complexidade do produto no foram utilizados outras inmeras ferramentas propostas pelo autor, porm didaticamente seriam viveis para compreender os mecanismos que compe o processo. Com a aplicao prtica da abordagem, ratificou-se a importncia em adotar uma metodologia com o uso de um modelo de referncia no desenvolvimento de produtos.

Referncias
Abipet. Associao Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de Pet. Disponvel em: <www.abipet.com.br>. Acesso em setembro de 2010. Aaker, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. Marketing Research, Sixth edition, Jonh Wiley & Sons. New York, 1998. Gurgel, F. A. Administrao do Produto. 2 ed. revista e ampliada, So Paulo : Atlas, 2008. Iida, I. Ergonomia Projeto e produo. Edgard Blcher. So Paulo, 1990. Jung, C. F.; Caten, C. S. T.; Echeveste, M. E. S.; Ribeiro, J. L. D. Anlise estrutural e sntese das caractersticas lineares e sistmicas de modelos de desenvolvimento de produto. Anais. VIII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v.9, n. 12, p 108-109. Jan./jun. 2009. Kechinski, C. P. et al. Anlise do modelo de desenvolvimento do produto de uma fabricante de produtos e solues para o setor automotivo. Exacta, So Paulo, v.8, n.1, p 81-88, 2010. Machado, M. C. Toledo, N. N. Gesto do Processo de Desenvolvimento de Produtos: Uma Abordagem Baseada na Criao de Valor . 1 ed. So Paulo : Atlas, 2008. Romano, L. N.; Modelo de referncia para o processo de desenvolvimento de mquinas agrcolas. 321 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003. Filho, E. R.; Ferreira, C. V.; Gouvinhas, R. P.; Naveiro, R. M. Projeto do Produto. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2009. Rozenfeld, H.; Forcellini, F. A.; Amaral, D. C.; Toledo, J. C. et al.; Gesto de desenvolvimento de produtos: uma referncia para melhoria do processo. So Paulo: Editora Saraiva, 2006. Silva, E. L.; Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao/Edna Lcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. 3. ed. rev. atual. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. 121p.

12

Potrebbero piacerti anche