Sei sulla pagina 1di 2

Direito Internacional

- Relaes do DIP com o Direito Interno Teoria Dualista. aquela seguida no Brasil. Teoria Monista. Fala que o que deve prevalecer apenas uma ordem, ou a interna ou a internacional. O D.I. recepcionado. A partir do momento em que o Tratado Internacional foi aceito internamente ele passa a ser tratado como norma, devendo ser seguida por todos. Com relao CF/88, quem faz o controle de constitucionalidade, se o tratado conflitar com a CF ele no pode ser adotado, a no ser que tenha sido feita uma reforma constitucional. A conveno de Viena assegura que o Estado no pode alegar nulidade do tratado alegando conflito com o direito pblico interno. A EC 45/2004 acrescenta dizendo que os tratados de direitos humanos que forem aprovados em cada caso do CN sero equivalentes s emendas constitucionais. Os tratados de direitos humanos aprovados antes de tal emenda sero consideradas como normas supra legais (significa que est abaixo da CF, mas acima da lei). Quem ratifica um acordo internacional o presidnte da repblica. respeito dos tratados comuns, a Emenda Constitucional no se faz presente, os tratados so incorporados obedecendo os mecanismos de recepo, mas iro ter status de lei ordinria. O termo jurdico para desobedincia de um tratato ilcito internacional, que acarreta responsabilidade internacional para o Estado. Devendo o Estado restabelecer a ordem anterior ao descumprimento do tratado. Se o dano for irreversvel poder ser falado em indenizaes.

- Fontes do DIP De onde provm as leis que formam o Direito Internacional? Corte de Haia, o principal tribunal das naes unidas e julga somente os Estados. Ela presta servio para os Estados que compem a ONU e eventualmente para estados que no compes a ONU. O Artigo 38 da CIJ trs meios para a soluo dos conflitos. So eles (1) Convenes internacionais, (2) costume internacional e (3) princpios gerais do direito. Estes so as fontes verdadeiras do DI. Doutrina e Jurisprudncia no so consideradas fontes do direito internacional, mas sim elementos subsidirios. Excepcionalmente podem ser utilizadas. Um outro detalhe estabelecido pelo estatuto que o conflito pode ser resolvido por equidade, se as partes assim concordarem. Por equidade significa que as partes tem tamanha confiana no magistrado que se submetem somente ao seu julgamento baseado em princpios, etc.

- Tratados Tratado internacional definido pelo artigo 2 da Conveno de Viena.

- Condio de Validade dos Tratados A condio de validade dos tratatos tambm esto na conveno de Viena. a. Capacidade das Partes b. Habilitaop dos Agentes Signitrios (atravs de uma carta de plenos poderes). Nem o presidente da repblica nem o ministro das relaes exteriores no precisam de tal carta. para assinar tratados internacionais. A carta de plenos poderes elaborada por um ministro de Estado

Potrebbero piacerti anche