Sei sulla pagina 1di 99

CURSO DE PS GRADUAO EM UTI PEDITRICA E NEONATAL

Enfermagem em Neonatologia de Mdio Risco


Prof.Esp. Robson Albuquerque

Ao termino deste modulo o aluno dever conhecer a:


Classificao Neonatal
Conceitos de Prematuridade Recm-nascido pr-termo Sequelas da Prematuridade Interveno junto ao beb de risco

Neonatologia: a rea da sade que presta assistncia ao recm-nascido at 28 dias.

Adaptao do Neonato: o perodo de transio, engloba as primeiras 24 horas, onde a adaptao do neonato da vida intrauterina para vida extra uterina, mais critico.

Partindo do principio que a durao normal de uma gravidez de 37 a 42 semanas, considera-se prematuro ou pr-termo todo o bebe cujo nascimento ocorra antes das 37 semanas de gestao. Se procurarmos no dicionrio veremos que a palavra prematuro tem origem no termo latino praematurus de prae (antes) + maturus (maduro).

O beb prematuro nasce com uma "imaturidade" dos seus rgos e sistemas (respirao, controlo da temperatura, digesto, metabolismo, etc.) o que o torna mais vulnervel s doenas e mais sensvel aos agentes externos (luz, rudo, etc.).

Estes bebs merecem uma ateno especial e adequada s suas necessidades, j que embora seja uma "verso pequena" de um beb de termo o seu processo de amadurecimento biolgico ainda no est concludo, e, consoante a idade gestacional em que ocorre o nascimento, vai crescer num local diferente do tero materno; um local com sons, luzes intensas e estmulos sensoriais.

- Principal causa de mortalidade e morbidade


neonatal em todo mundo: 85% das mortes

neonatais e 50 a 70 % morbimortalidade perinatal.


- Internao hospitalar prolongada (custo CTI), re-

internaes, cuidados especiais em casa.


- Sequelas fsicas e mentais.

- 8% PPT: 75% de todos bitos perinatais - RN PT: risco 40 vezes maior de morrer no perodo neonatal - Brasil: 7% PPT foram responsveis por 76,9% das mortes neonatais.

CAUSAS MATERNAS Idade materna

Malformaes

(precoce/idosa) Primiparidade/grandes multparas Condies socioeconmicas precrias M nutrio materna Baixo peso e altura maternos Pr-eclmpsia/eclampsia Patologias crnicas/agudas

genital feminino Fatores emocionais, concepo indesejada, gravidez ilegtima Fadiga fsica, estresse Grandes altitudes Drogas medicamentosas Fumo, lcool, drogas de abuso

do

ap.

CAUSAS UTERINAS Miomas Incontinncia do colo uterino Deciduite CAUSAS PLACENTRIAS Placenta prvia Deslocamento prematuro da placenta Hemorragias Infeces Tumores

CAUSAS FETAIS Sofrimento fetal Gestao mltipla Eritroblastose fetal Anomalias congnitas Infeces congnitas: toxo/rub/herpes/HIV+ OUTRAS CAUSAS Fatores ambientais

RN TERMO : 37sem a < 42 sem RN PS-TERMO : > 42 sem RN PR-TERMO : < 37 semanas

- Limtrofe : 35 36 sem - Moderado : 31- 34 sem - Extremo : < 30 sem

< 37 sem: 16,9% 32 sem a 36: 12,7% 22 sem a 32: 4,2%

RN < 32 sem > 2% dos nascidos vivos

> 85% sobrevivncia Seguimento: 5 - 15% paralisa cerebral 25 50 % dificuldades cognitivas


6 anos

RN < 26 sem: somente 1 em 5 sem limitaes aos RN < 1000g

17% - paralisia cerebral 37% - problemas cognitivos 2% - surdez 2% cegueira

100

93,7

75

59,3
50

25

10,6
0 Singletons Feto nico Twins Gemelar Higher order Trigemelar ou mais

18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
<18 18-19 20-24 25-29 30-34 35-39

15,9 13,4 12,2 11,3 11,7 13,5

16,3

12,3

40+

All Ages

Os RNs podem ser classificados de acordo com o peso, a idade gestacional (IG) ao nascer e com a relao entre um e outro. A classificao dos RNs de fundamental importncia, pois ao permitir a antecipao de problemas relacionados ao peso e/ou IG quando do nascimento, possibilita o planejamento dos cuidados e tratamentos especficos, o que contribui para a qualidade da assistncia.

Macrossomia : > 4000 g Peso normal : 3000 3999 g Peso insuficiente : 2500 2999 g

Baixo peso : < 2500 g

Pr-termo PIG Pr-termo AIG Termo PIG Muito baixo peso : < 1500 g Extremo baixo peso : < 1000 g

RELAO PESO AO NASCER E IDADE GESTACIONAL


G I G
AIG

P I G

PRETERMO

PS TERMO

Classificao relacionando Peso e Idade Gestacional PIG: abaixo do percentil 10; AIG: entre os percentis 10 e 90; GIG: acima do percentil 90
Exemplo 01:
RN, 31 semanas e 4 dias, peso 1610g, 45 cm. Concluso: RN AIG

Classificao relacionando Peso e Idade Gestacional PIG: abaixo do percentil 10; AIG: entre os percentis 10 e 90; GIG: acima do percentil 90
Exemplo 02:
RN, 40 semanas, peso 2000g, 45 cm.

Concluso: RN PIG

Classificao relacionando Peso e Idade Gestacional PIG: abaixo do percentil 10; AIG: entre os percentis 10 e 90; GIG: acima do percentil 90
Exemplo 02:
RN, 39 semanas, peso 4550g, 51 cm.

Concluso: RN GIG

Exemplo: RN, 40 semanas, peso

2000g, 45 cm

ndice Ponderal: IP= 2000 = 0,0219 x 100 = 2,19 (45)3 Concluso: RN PIG Assimtrico

AIG/PIG Deprivao crnica intra-tero afeta a atividade oligodendrcita. Prematuros PIG< 1500g prognstico favorvel se adequado suporte nutricional (2 primeiros anos). RN de baixo peso PIG: menores e menos pesados aos 10 anos. RN de baixo peso AIG: supera desvantagens aos 5 anos. RN a termo PIG x AIG: diferena de peso, estatura, permetro ceflico desaparecem aos 18 meses.

Importncia -

Disfuno

hepatocelular

nos

primeiras

semanas (PIG)
-

Menor

contedo

mineral

sseo

(PIG

<

percentil 3)
-

Menor percentagem de perda e menor tempo

de perda de peso

Prematuridade limtrofe:

35 a 37s de gestao; caractersticas antropomtricas: variam muito de acordo com:

- Idade gestacional;

- Padro de crescimento;
- caractersticas da placenta e gestao. Principais problemas encontrados:

controle irregular da T;
incoordenao entre suco e deglutio (34s); hiperbilirrubinemia; Sndrome do desconforto respiratrio; infeces neonatais.

Prematuridade moderada: 31 a 34s


peso: 1590 a 2110g; estatura: 39 a 43cm; PC: 29 a 31,3cm.

Principais problemas:

problemas respiratrios(crises de apnia)


maior risco de asfixia perinatal; infeces; hipoglicemia; anemia; hiperbilirrubinemia.

PREMATURO EXTREMO: inferior a 30s

- intercorrncias mais frequentes e graves; - desenvolvimento de deficincias (curto, longo prazo).


Peso: < 1500g. Estatura: < 38cm. PC: < 29cm. 25 a 24 semanas:

- maior cuidado e ateno da equipe.

Depsitos

gordurosos subcutneos mnimos e musculatura pouco desenvolvida aparncia de pequenos e magros Edemaciados nas 1as. horas aps nascimento; depois, pele parece sobrar.

Tnus muscular diminudo pouco ativo (hipoativo)

padro postural em extenso (contraste com RNT) Cabea grande em relao ao corpo (PC +3 cm) Fontanelas amplas Cartilagem da orelha macia e preguevel

Pele rsea clara, lisa e brilhante, com vasos

sangneos visveis abaixo da epiderme fina e transparente, recoberta por vrnix caseoso por todo o corpo e fina lanugem, sobre o corpo e irregular na cabea. Caixa torcica facilmente deprimvel Ndulo mamrio menor que 5cm Abdome distendido (globoso)

Genitlia pouco desenvolvida (meninos testculos

podem ainda no ter descido testosterona 32a. semana); meninas lbios maiores pouco desenvolvidos e clitris proeminente. Planta dos ps e palmas das mos com sulcos mnimos aparncia lisa. Alimentao lenta necessita descanso entre as mamadas, suco/deglutio deficiente.

APARELHO RESPIRATRIO Imaturidade e instabilidade da caixa torcica; tecido pulmonar imaturo, com desenvolvimento incompleto dos alvolos e capilares, e deficincia na produo de surfactante; centro respiratrio imaturo; resp. peridica. O surfactante um fosfolipdio que diminui a tenso superficial e evita o colapso ao final da expirao, sendo essa reduo facilitadora das trocas gasosas e diminui o trabalho respiratrio.

APARELHO CARDIOVASCULAR A converso da circulao fetal para neonatal ocorre quando h clampeamento do cordo umbilical e o neonato tem sua primeira respirao;
O clampeamento tardio do cordo umbilical pode evoluir

para complicaes como crepitaes e cianose;

Persistncia do canal arterial.

O canal arterial um vaso que conecta a artria pulmonar aorta, sendo responsvel, na vida fetal, pelo desvio de cerca de 60 a 70% do fluxo sanguneo fetal da artria pulmonar para a aorta descendente. Em praticamente todos os RN a termo o canal arterial apresenta fechamento espontneo at o 3 dia de vida. Em 50 a 70% dos RN pr-termo com idade gestacional menor que 30 semanas o canal arterial persiste aberto.

No RN pr-termo, sobretudo na presena de desconforto respiratrio, a constrio inicial no eficaz e o grau de hipxia tecidual no suficiente para deflagrar o processo de ocluso total do canal arterial. Permanece, assim, uma comunicao aortopulmonar, resultando em um grande shunt esquerda-direita ao longo dos primeiros dias de vida do RN.

A persistncia do canal arterial (PCA) geralmente acarreta alteraes hemodinmicas significativas nas circulaes sistmica e pulmonar do RN pr-termo desde os primeiros dias de vida. Observa-se que quanto maior for o dimetro do canal arterial menor o fluxo sanguneo sistmico no 1 dia de vida e maior o fluxo sanguneo pulmonar, o que pode explicar a maior incidncia de hemorragia pulmonar nos primeiros dias de vida. Outras complicaes da PCA so insuficincia cardaca, displasia broncopulmonar e enterocolite necrosante.

SISTEMA TERMORREGULADOR A manuteno da temperatura corporal essencial para uma adaptao extrauterina bem sucedida, regulada por interaes complexas entre a temperatura ambiental e a perda e a produo de calor. O Neonato tem uma capacidade termorreguladora limitada, obtida por mecanismos de aquecimento e esfriamento corporal.

O mecanismo de termorregulao pode levar a

morte do RN quando no pode mais manter a temperatura corporal, devido alteraes nos mecanismos de aquecimento ou esfriamento natural. medida em que o neonato faz a transio para a vida extrauterina, a temperatura central diminui em quantidades que variam com a ambiental. Esse ambiente, em condies normais de parto, a temperatura do recm-nascido poder cair 3C, antes mesmo de sair da sala de parto at a entrada na UTI.

A preveno da hipotermia est em uma das mais

importantes prioridades da assistncia de enfermagem neonatal. A hipotermia no tratada pode ter varias consequncias, resultando na morte do RN. O processo de hipotermia leva liberao de norepinefrina, resultando em vasoconstrio perifrica. Como consequncia, ocorre um aumento da resistncia vascular pulmonar, resultando em hipxia. Com a hipxia, o metabolismo anaerbico, leva ao aumento da acidose que resulta em pouco tempo a morte.

SISTEMA NERVOSO autnomo)

(central,

perifrico,

Imaturo, com atividade reflexa primitiva e

sinais neurolgicos ausentes.

diminudos

ou

SISTEMA HEPTICO

Atividade enzimtica deficiente; deficincia dos fatores de coagulao (vit. K); baixo glicognio; hipoproteinemia e hipotrombinemia. SISTEMA RENAL Capacidade de conservao de gua diminuda; regulao cido-bsica ineficaz, controle de minerais diminudo e excreo de drogas diminuda.

SISTEMA IMUNOLGICO

Imaturidade imunolgica; IgM e IgA baixas; resposta imunocitria deficiente e funo granuloctica deficiente. APARELHO DIGESTRIO Reflexos de suco, deglutio, tosse e vmito ausentes ou imaturos, calasia (frouxido) da crdia, musculatura da parede das alas intestinas pouco desenvolvida, deficiente produo de enzimas e absoro de gorduras.

Metabolismo:
Principal fonte de energia durante as primeiras 4

a 6 horas aps o nascimento a glicose; 90% usado dentro das primeiras 3 horas; Caso no receba glicose exgena suficiente para manter o nvel srico de 60mg/dl, o RN pode entrar em um processo de hipoglicemia.

Seu crescimento ps-natal diferente em: Intensidade e durao das intercorrncias


Estado nutricional

Velocidade

de crescimento/desenvolvimento menor idade deve ser corrigida por 2 a 3 anos

Relao inversamente proporcional ao peso de nascimento. Problemas no desenvolvimento intelectual e neurolgico Problemas de viso (at a cegueira) e audio (hipoacusia at surdez) Desordens de conduta, crescimento e morbidade posterior aumentados Desenvolvimento intelectual desfavorvel em relao mesma prole 10 a 15% com algum grau de paralisia cerebral

12

Paralisia Cerebral

Retardo Mental
Cap. Trabalho Dim.

22 - 28

28 - 31

31 - 34

34 - 37

> 37

Pesa

gramas Tamanho: +/- 19 cm Olhos fechados em desenvolvimento. Iris no possui pigmentao Pele enrugada, plos comeam a tornar-se visveis. Sensibilidade ttil j funcional Capacidade de diferenciar o toque leve e profundo, apresenta reflexos cutneos Resposta de habituao para estmulos auditivos; Desenvolvimento do sistema Lmbico

aproximadamente

400

Peso: 460g Tamanho: 20 cm Pele

avermelhada e translcida, coberta de lanugo (penugem); Vasos sanguneos visveis Audio em desenvolvimento Pulmes em Estgio Canalicular

Peso:+/-540g Tamanho:21cm Pele translcida,

fina. Inicio do desenvolvimento de uma camada de gordura por todo o corpo; Presena de unhas Papilas gustativas comeam a se desenvolver Pulmo: clulas Pneumcitos do tipo II comeam a secretar surfactante

Peso:+/-700g Tamanho:+/-22cm Conforme

ganhar peso, a pele perde as rugas; Pele translcida e menos avermelhada; Cabelo: j tem cor e textura; Coluna vertebral em desenvolvimento (33discos); Abertura das narinas; Movimentos de abrir e fechar as mos.

Peso:+/-910g Tamanho:+/-24cm Plpebras abertas Cabelos desenvolvidos

Pele enrugada com pequena

camada de gordura subcutnea Orelhas esto se formando respondem mais ao som Os testculos descem para o saco escrotal Surge o reflexo de suco e de Mooro

Peso:+/-1.000g Tamanho:+/-25cm Amadurecimento

da retina, permitindo que seus olhos recebam luz Dorme e acorda em perodos irregulares Presena de soluos

Peso:+/-1.150g Tamanho:26cm J possui clios Gira

em direo a luz, pisca reagindo a luz ao escuro Pulmo: Inicia o Estgio Sacular Medula ssea torna-se principal local de produo de hemcias

Peso:+/-1,300g; Tamanho: +/-29cm Cabea proporcional ao

tamanho do corpo Consegue controlar a temperatura corporal e o drive respiratrio Desenvolvimento do sistema olfativo Sono passa a incluir o REM

Peso e tamanho so inalterados Perodo

de maior desenvolvimento cerebral Pele com maior tecido gorduroso, lisa e macia, aspecto rosado Lanugem (pelo fino) comea a cair Reflexo pupilar dos olhos luz Percepo do flavour (sabor) est presente Toque (carcia) ainda considerado agressivo

Peso:+/-1.600g Tamanho: 30cm Cerebelo:

crescimento arborizao dendrtica

Pico

de da

Peso:+/-1.800g Tamanho: 33cm Sistema

olfativo est desenvolvido Apresenta resposta de suco frente a odores agradveis Lobo frontal, pico de desenvolvimento de conexes.

Peso:+/-2.000g Tamanho: 35cm Pele lisa e rosada Aumento

da massa enceflica e mat15cm Sistema imunolgico est em desenvolvimento Receptivo aos estmulos externos Reage a sons familiares

Peso: +/-2.300g Tamanho: 37cm

Beb de Risco
Prematuro Baixo peso Gravemente doente

RNPT x PIG

Termo mais organizado Prematuro - organizao varia de acordo com a

idade gestacional

Precisa de interveno? Porqu?


Diagnstico precoce de desvio Problemas respiratrios mais comuns Anormalidade

neurolgica desenvolvimento

ou

alterao

no

Precisa de interveno? Porqu? Suco no nutritiva, estimulao suco/deglutio Normalizao de funes orais (reflexo de mordida, tnus da lngua inadequado) Postulao adequada normalizao de tnus, simetria Manuseio adequado controle do tronco Estimulao visual preto e branco comportamento visual pobre Trabalho fisioteraputico especializado nas anormalidades neurolgica

Desenvolvimento

adequado; Atuao sistemtica e organizada incentivar desenvolvimento mental em seu ambiente, contra distrbios secundrios da hipoestimulao; Estimulao X terapia diferentes objetivos (gerais x especficos diagnstico funcional); Neuroplasticidade - Tratamento teraputico adequado prximo da normalidade; Evitar aprendizagem e fixao de mecanismos compensatrios e gastos energticos desnecessrios reduo do potencial.

do beb grau de homeostase

Assistncia de Enfermagem ao RNPT em Neonatologia

de fundamental importncia o conhecimento das indicaes e das tcnicas, alm da escolha e utilizao de material adequado para a realizao dos procedimentos invasivos no cuidado do RN. A deciso da conduta a ser tomada em cada caso exige cuidadosa avaliao dos riscos e dos benefcios dos procedimentos.

Unidade Neonatal surgiu afim de criar condies para atender s necessidades do RN com algum comprometimento a sade. Os servios para o atendimento aos RNs devem ser estruturados e organizados no sentido de atender a uma populao altamente susceptvel aos riscos, relacionados aos elevados ndices de morbimortalidade neonatal.

Localizao: Prximo ao Centro Obsttrico. Equipe de Enfermagem: 1 Enfermeiro Coordenador; 1 Enfermeiro assistencial do planto por turno (para cada 5 leitos); 1 Tcnico/auxiliar de enfermagem de acordo com o nvel de assistncia (intensivo-1p/ 1 a 2 leitos, semi-intensivo-1p/2 a 3 leitos, pr-alta-1 p/ 3 a 4 leitos);

Enfermeiro assistencial do planto: Distribuir as tarefas dirias da equipe; Planejar e prescrever os cuidados de enfermagem para os pacientes; Colaborar com a equipe no atendimento dos pacientes mais graves; Supervisionar e coordenar a transferncia dentro da unidade; Supervisionar a instalao de equipamentos como ventiladores mecnicos; Coordenar a equipe de enfermagem no atendimento as intercorrncias.

Envolve compartilhar informaes, ideias e sentimentos, e baseia-se na personalidade individual de cada um (empatia e simpatia) de cada componente da equipe.

O material dever estar sempre pronto para o uso e devidamente testado. Equipamentos: Bero de calor radiante ou incubadora aquecidos; Balana; Fonte de oxignio com fluxmetro; Fonte de aspirao; Monitor cardaco; Bomba de infuso venosa; Respirador artificial/capacete de oxignio/CPAP; Oxmetro de pulso.

Material: Material de intubao endotraqueal; Fita mtrica; Material para coleta de sangue; Material para puno venosa; Estetoscpio neonatal e termmetro; Material para cateterismo umbilical; Vitamina K; Sensor para oxmetro de pulso.

Qualificao do Pessoal: Identificados com a atividade; Atentos e Organizados;

Treinados especificamente para a atividade;


Compreendem o valor do seu trabalho; Sabem trabalhar em equipe; Mantm aprendizado contnuo; Priorizao dos cuidados e intervenes.

Lavar as mos; Receber o RN na UTI, avaliando as condies gerais

e ao mesmo tempo priorizando o atendimento ao sistema respiratrio e cardaco; Colocar o RN na incubadora ou bero ambos previamente aquecidos Avaliar o padro respiratrio e administrar oxignio conforme prescrio mdica;

Instalar o monitor multiparmetros e ou oxmetro de

pulso; Pesar quando as condies permitem; Puncionar uma veia ou auxiliar na colocao de cateter; Instalar venclise; Verificar os sinais vitais(T,FR,FC,PA), de 30/30 at estabilizar, aps seguir a rotina da unidade; Verificar a glicemia; Medir comprimento, PC e PT quando as condies permitem.

Auxiliar na coleta de exames laboratoriais;

Administrar medicao prescrita;


Preencher a ficha de identificao do RN e

demais impressos (aviso de internamento, livro de registro, censo, informativo, histrico e prescrio de enfermagem, observaes de enfermagem.

Intervenes 1.Colocar o paciente no bero de calor radiante ou em incubadora. 2.Avaliar as condies gerais e priorizar os sistemas respiratrios e cardaco. 3.Avaliar o padro respiratrio, administrar oxignio, se necessrio. 4.Instalar o monitor cardaco. 5.Pesar quando as condies permitam.

Justificativa 1.Manter o ambiente trmico estvel, para prevenir hipo ou hipertermia. 2.Prevenir hipxia e manter o equilbrio hemodinmico estvel. 3.Prevenir hipoxemia e suas consequncias. 4.Avaliar o padro cardaco. 5.Para clculo de hidratao venosa, aporte calrico e dosagem medicamentosa.

Intervenes 6.Verificar os sinais vitais: T, FR, FC e PA. 7.Verificar glicemia no ato da admisso e de hora em hora nas primeiras 3h. 8.Puncionar uma veia ou auxiliar na colocao de cateter. 9.Administrar medicamentos prescritos.

Justificativa 6.Avaliao do sistema cardiorespiratrio. 7.Devido ao estresse do parto e em certas enfermidades importante a monitorizao. 8.Acesso venoso para administrao de fludos e medicamentos. 9.Iniciar medicao o quanto antes.

Situaes de risco Parto prematuro Mecnio espesso Hemorragia fetal ou agudas Uso de narcticos parto Hidropsia fetal Polidrminios: gastrintestinal Oligodrminios: pulmonar Infeco materna

placentria durante o

obstruo hipoplasia

Interveno primria Intubao, expanso torcica Aspirao endotraqueal Expanso volumtrica Administrao de naloxona Intubao, para ou toracocentese Aspirao nasogstrica Intubao, expanso pulmonar Administrao de antibiticos

Logo aps o nascimento, o RN ter de iniciar a respirao em poucos segundos. Seu pulmo dever transformar-se rapidamente de um rgo preenchido de lquido e com pouco fluxo sanguneo em um rgo arejado e com muito fluxo de sangue, que seja capaz de executar uma forma inteiramente diferente de respirao, ou seja, a troca direta de gs com o meio ambiente

O sucesso no processo de adaptao imediata vida extrauterina depende essencialmente da presena de uma funo cardiopulmonar adequada. Desse modo, os sinais e os sintomas de dificuldade respiratria so manifestaes clnicas importantes e comuns logo aps o nascimento, sendo um desafio para os profissionais que atuam em unidades neonatais. O desconforto respiratrio pode representar uma condio benigna, como retardo na adaptao cardiorrespiratria, mas tambm pode ser o primeiro sinal de uma infeco grave e potencialmente letal, sendo fundamental o reconhecimento e avaliao precoces de todo beb acometido.

Em razo das peculiaridades estruturais e funcionais ligadas imaturidade do sistema respiratrio, as doenas pulmonares no perodo neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma caracterstica e comum aos RNPT. A maioria das doenas respiratrias neonatais manifesta-se nas primeiras horas de vida, de forma inespecfica e, muitas vezes, com sobreposio de sinais e sintomas.

O conhecimento e a interpretao desses sinais so teis para decidir o melhor momento de incio da interveno teraputica. Os sinais e sintomas que definem a propedutica respiratria esto voltados basicamente para a observao e inspeo do RN, e podem ser agrupados naqueles que retratam o padro respiratrio, o aumento do trabalho respiratrio e a cor.

Padro respiratrio

Frequncia respiratria: Taquipnia Ritmo e periodicidade da respirao: Apneia Respirao peridica Batimento de asas nasais Gemido expiratrio Head bobbing Retraes torcicas: intercostal subcostal supraesternal esternal

Trabalho respiratrio

Cor

Cianose

Obstruo de vias areas

Falncia respiratria

Gasping

Sufocao Estridor Apneia Esforo respiratrio dbil Bradicardia Hipotenso arterial M perfuso perifrica Cianose, hipoxemia ou palidez

Colapso circulatrio

M oxigenao

Sndrome do desconforto respiratrio (SDR). Sndrome de aspirao do mecnio (SAM). Taquipnia transitria do RN (TTRN). Sndrome de escape de ar (SEAr). Sndrome da hipertenso pulmonar persistente neonatal

(HPPN). Pneumonias. Malformao adenomatoide cstica. Hipoplasia pulmonar. Hrnia diafragmtica congnita. Derrame pleural congnito. Enfisema lobar congnito.

- Persistncia do canal arterial PCA


- Hipotenso - Hipertenso - Bradicardia (com apnia)

- Malformaes congnitas

- Anemia (incio precoce ou tardio)


- Hiperbilirrubinemia indireta - Dficit de vit K - Hidropisia

- Funo gastrointestinal deficiente motilidade

fraca

- Enterocolite necrosante
- Hiperbilirrubinemia direta

- Anomalias congnitas produzindo poliidrminio

- Hipocalcemia
- hipoglicemia - Hiperglicemia

- Acidose metablica tardia


- Hipotermia

- Hemorragia intraventricular - Encefalopatia hipxico-isqumica - Convulses - Retinopatia da prematuridade - Surdez - Hipotonia - Malformaes congnitas - Controle irregular da temperatura corprea

- Hiponatremia

- Hipernatremia
- Hipercalemia - Acidose tubular renal

- Glicosria renal
- Edema

-Infeces (congnitas, perinatais, hospitalares: bacterianas, virais, fngicas, por protozorios).

OBRIGADO!!!!!!
robson_enfermeiro@hotmail.com

NO SOMOS RESPONSVEIS APENAS PELO QUE FAZEMOS, MAS TAMBM PELO QUE DEIXAMOS DE FAZER.

Potrebbero piacerti anche