Sei sulla pagina 1di 12

O TRABALHO COMO PRINCPIO EDUCATIVO E A CONCEPO DE FORMAO HUMANA NO INSTITUTO POLITCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO GT 3: Educao, trabalho

e emancipao Cosme Almeida UNIRIO* Vitor Bemvindo UFF** Jullia Turrini UFRJ***

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir, de forma preliminar, sobre a concepo de formao humana do Instituto Politcnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio (IPUFRJ), a partir da questo do trabalho como princpio educativo. Neste sentido, buscou-se estabelecer possveis relaes entre o que fora formulado por pensadores como Marx, Gramsci e Makarenko e a experincia do IPUFRJ, tendo em vista possveis contribuies para o desenvolvimento de uma educao que proporcione uma formao humana plena e emancipatria. Tomamos o materialismo histrico e dialtico como referencial de anlise dos documentos que orientam as prticas pedaggicas do Instituto. Alm disso, partimos da experincia dos autores deste trabalho, que atuam ou aturam no IPUFRJ, para construir a anlise com base na observao participante. Os resultados que sero apresentados so apenas preliminares, pois trata-se de uma pesquisa em andamento. Palavras-chave: Formao humana; trabalho como princpio educativo; politecnia; emancipao.

Mestrando em Educao pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Licenciado em Histria pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como professor-bolsista do IPUFRJ entre 2008 e 2011. ** Doutorando em Educao pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Histria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bacharel e licenciado em Histria pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professor-bolsista do Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio, desde 2010. *** Licenciada em Cincias Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora-bolsista do IPUFRJ, desde 2011.
*

Introduo

Quando se pensa em escola, uma gama de possibilidades emerge, de acordo com as preocupaes e motivaes dos atores sociais que se propem a tom-la como objeto de anlise. No presente trabalho, opta-se por abordar este espao a escola direcionando o olhar para as questes inerentes a formao humana. Mas, porque tratar especificamente deste aspecto? Porque o tema tem sido pouco abordado e discutido no meio escolar. Os atores envolvidos nos processos educativos muitas vezes desenvolvem suas prticas sem ter clareza quanto ao que pretende alcanar com suas aes. Ou seja, no se reflete criticamente sobre que formao se pretende e, no se define o que se espera dos alunos ao trmino do processo de escolarizao tornando-se uma prtica naturalizada, que se acredita neutra. Na verdade, o que ocorre a ausncia de conscincia dos fundamentos polticoideolgico, necessrios ao trabalho pedaggico. Neste sentido, torna-se relevante levantarmos os seguintes questionamentos: que concepo de formao humana? Qual educao? Para qual sociedade? Atualmente notrio que as concepes que prevalecem nas propostas educativas enfatizam um modo de trabalho que tende a formar o educando para adaptar-se ao meio. Mas, o que isso significa? Significa que os processos formativos tm contribudo maciamente para reforar um ideal de vida fundamentado no consumo e no individualismo exacerbado, como se este caminho fosse o nico possvel para a sociedade, um caminho natural. O presente artigo prope refletir sobre a possibilidade de se trilhar um caminho diferente, ao reconhecer a necessidade de construir uma proposta de formao humana comprometida com a transformao social. Assim sendo, encontra-se na concepo marxista de educao um importante suporte terico e metodolgico para fundamentar as bases de uma proposta de formao humana cujo horizonte seja a superao do status quo. E, no Instituto Politcnico, dados empricos interessantes para se pensar novos horizontes, que se entende contra-hegemnico, frente ao que est posto pela sociedade capitalista.

1. Alguns pressupostos da formao humana em Marx

Como j sabido, Marx e Engels no escreveram nenhum trabalho especfico tratando a questo da educao. Assim sendo, os elementos que se tem a respeito do tema so resultados de um olhar mais atento leitura de suas obras nas quais o aspecto educacional, ou precisamente a formao humana, aparece como elemento integrante de uma teoria mais complexa sobre a sociedade. Dessa forma, percebe-se que a formao humana em Marx est atrelada a uma pretenso maior que seria a superao da sociedade capitalista. Marx define trs dimenses importantes a serem desenvolvidos pelo educando no processo educativo, a saber: educao corporal, educao intelectual e educao tecnolgica, ou seja, a proposta de formao humana passa pelo desenvolvimento destes aspectos. Porm, a realizao deste processo no pode ocorrer de forma fragmentada, ao contrrio, obrigatoriamente deve acontecer de maneira articulada. Neste sentido, a categoria trabalho assume papel preponderante no processo educativo em Marx. As palavras de Manacorda (2010) nos ajudam a compreender com mais clareza a importncia destes trs aspectos e sua relao com a categoria trabalho.
Sua concepo de instruo delineada numa forma explcita e detalhada nas instrues aos delegados ao I Congresso da Internacional dos Trabalhadores, que se realizou em Genebra em setembro de 1866; aqui, aps ter aceito, sem sentimentalismos, a tendncia da indstria a introduzir na produo a colaborao de crianas e adolescentes de ambos os sexos, desde que isso acontea de modo adequado s foras infantis, e aps ter afirmado que, cada um deve participar do trabalho produtivo e trabalhar no somente com o crebro mas tambm com as mos, ele assim precisa sua concepo: por instruo ns entendemos trs coisas: instruo intelectual, (...) educao fsica, assim como ministrada nas escolas de ginstica e pelos exrcitos militares, (...) treinamento tecnolgico, que transmita os fundamentos cientficos gerais de todos os processos de produo e que contemporaneamente introduza a criana e o adolescente no uso prtico e na capacidade de manusear os instrumentos elementares de todos os ofcios. (MANACORDA, 2010, pg. 358)

A partir do exposto percebe-se que Marx tinha uma preocupao com a formao plena da classe trabalhadora, mas precisamente com as condies em que viviam na sociedade e sua potencialidade para transformar a realidade. Desenvolver os trs aspectos significava preparar os trabalhadores para enfrentar os principais desafios postos pela sociedade capitalista. Porm este processo deveria articular atividades motoras e intelectuais relacionadas diretamente com a realidade concreta, isto , com situaes reais do processo produtivo. Dessa forma, o trabalho ganha contornos especiais pela sua natureza essencialmente humana (antolgico) e pelo seu carter histrico.

Mais do que tudo, ele tem em mente uma unidade diversa entre instruo e trabalho, para todos: a presena das crianas contemporaneamente nas estruturas escolsticas e nas estruturas produtivas e uma instruo tecnolgica que, longe de orientar uns para uma profisso e outros para outra, sirva para dar a todos, indistintamente, tanto um conhecimento da totalidade das cincias, como as capacidades prticas em todas as atividades produtivas. Ela visava, em fim, a uma formao de homens total e onilateralmente desenvolvidos. (MANACORDA, 2010, pg. 359)

Para Marx, a formao humana deve ter o trabalho como elemento central. O trabalho necessariamente o princpio educativo, pois o homem historicamente tem produzido a sua existncia atravs do mesmo, sendo esta, ento, a principal atividade humana. Porm, no se trata de qualquer trabalho, mas, o mesmo entendido como o meio pelo qual o homem transforma a natureza e a si mesmo diferenciando-se assim, dos outros animais. Neste processo o homem se humaniza por meio do trabalho, agindo sobre a realidade objetiva, humanizando o mundo.
Portanto, o que diferencia o homem dos outros animais o trabalho. E o trabalho instaura-se a partir do momento em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ao. Conseqentemente, no qualquer tipo de atividade, mas uma ao adequada a finalidades. , pois, uma ao intencional. (SAVIANI, 2003, pg.11).

Por isso, o trabalho emerge como categoria fundamental no processo formativo no pensamento marxista, pois a sociedade capitalista agravou o fosso entre o trabalho manual e intelectual, relegando o primeiro as classes subalternas gerando um estado de alienao. Superar a sociedade capitalista passa por uma formao que resgate a unicidade entre o trabalho manual e intelectual, ou seja, apresenta como desafio o rompimento com a fragmentao do conhecimento, promovendo assim, a apropriao dos conceitos a partir da relao constante entre teoria e prtica no contexto do trabalho produtivo. Este movimento possibilitaria uma educao integral, o desenvolvimento pleno, omnilateral do homem.
Frente realidade da alienao humana, na qual todo homem, alienado por outro, est alienado da prpria natureza, e o desenvolvimento positivo est alienado a uma esfera restrita, est a exigncia da onilateralidade, de um desenvolvimento total, completo, multilateral, em todos os sentidos, das faculdades e das foras produtivas, das necessidades e da capacidade de sua satisfao. (...) Estabelece-se, ento, um nexo recproco pelo qual o indivduo no pode desenvolver-se onilareralmente se no h uma totalidade de foras produtivas, e uma totalidade de foras produtivas no pode ser dominada a no ser pela totalidade dos indivduos livremente associados. (MANACORDA, 2010, pg. 94)

Outro aspecto relevante trata-se do mtodo do materialismo histrico e dialtico e a prxis educativa. Entender as mudanas da sociedade como um movimento histrico determinado pelas relaes sociais em cada temporalidade e pelas contradies dos diversos grupos que as compem permite romper com uma viso idealista de mundo. Desenvolver uma proposta de formao humana para a transformao social passa pela apropriao deste mtodo pelos educadores e pelos educandos, pois possibilita a superao de uma viso impregnada pela ideologia dominante, permitindo a tomada de conscincia da realidade concreta contribuindo para intervir de forma ativa e crtica na sociedade.
Na perspectiva materialista histrica, o mtodo est vinculado a uma concepo de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto. A questo da postura, neste sentido, antecede ao mtodo. Este constitui-se numa espcie de mediao no processo de apreender, revelar e expor a estruturao, o desenvolvimento e transformao dos fenmenos sociais. (...) Romper com o modo de pensar dominante ou com a ideologia dominante , pois, condio necessria para instaurar um mtodo dialtico de investigao. (FRIGOTTO, 2004, pg. 77)

com este olhar que se busca analisar o trabalho pedaggico desenvolvido no Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio (IPUFRJ). Como se materializa a proposta de formao humana, tendo em vista alcanar uma formao plena, omnilateral do educando? Esta, sem dvida a questo que norteia a sequencia do presente trabalho. 2. Formao humana e prxis no Instituto Politcnico da UFRJ O Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio se instituiu em 2008, a partir da inciativa do Ncleo Interdisciplinar UFRJ Mar 1, tendo a politecnia e o trabalho como

princpio educativo como principais referncias para a constituio de um novo modelo de educao profissional e tecnolgica. Isso no quer dizer, no entanto, que em todo o perodo de existncia de ambas as instituies de ensino esses princpios puderam ser seguidos a risca, j que muitos so os entraves para a formulao e construo de um modelo contrahegemnico de educao. Apesar de se ter cincia que as condies estruturais impostas pelo modo de produo hegemnico so obstculos cotidianos para o desenvolvimento de uma prtica

O Ncleo Interdisciplinar UFRJ-Mar foi responsvel pela criao do Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio. Alm disso, manteve, em parceria com a Prefeitura de Maca municpio do norte fluminense , entre 2006 e 2009, a Escola Municipal de Pescadores, que foi regida pelos mesmos princpios do IPUFRJ, porm com algumas diferenas no que se refere a metodologia de ensino e funcionamento da escola.
1

pedaggica inspirada na politecnia, a proposta do IPUFRJ sempre teve em seu horizonte esses princpios. A educao integral dos alunos numa perspectiva emancipatria e contra-hegemnica , ainda que algo pouco palpvel em alguns momentos, sempre foi o que orientou a formulao do Instituto Politcnico. Mesmo que essas condies se apresentem como elementos inviabilizadores, a politecnia nunca deixou de ser um parmetro a ser observado em todos os movimentos feitos dentro das escolas. Isso se d principalmente pela crena de que o modelo de educao profissional vigente, marcado pela diviso, insuficiente no s para a educao integral dos trabalhadores, mas tambm para as prprias condies atuais do capitalismo no pas. H, portanto, um vcuo a se preencher no que se refere educao profissional no Brasil, e a proposta de um modelo calcado na politecnia pode ser uma alternativa. evidente que a construo desse modelo no pode ser desarticulada de um projeto de construo de uma sociedade menos excludente. Assim sendo, em 2008, foi inaugurado o Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio, que leva em seu nome o seu princpio norteador. Alguns documentos, redigidos quando da inaugurao da escola, deixam clara a opo por um modelo de educao que no alijasse o trabalhador de uma formao intelectual necessria compreenso do processo produtivo. No trecho que se segue essas ideias esto evidentes:

Numa tentativa de pensar um espao educativo que possua como princpio o trabalho; tendo em vista a sua funo no como reprodutor de uma ordem social, mas como espao de socializao de contedos acumulados pela sociedade visando transformao desta mesma sociedade, no pactuando, portanto, com a ruptura trabalho manual e intelectual; produo e educao, apresentamos a seguir o projeto do Instituto Politcnico da UFRJ (COSTA; MATSUNAGA; AMORIM, 2008, p. 3).

Esse extrato do projeto do Programa de Instituto Politcnicos da UFRJ, redigido por Luiz Henrique Costa, Priscila Matsunaga e Fernando Amorim, evidencia a forte influncia dos escritos de Karl Marx na proposta pedaggica ali apresentada. Assim como os autores do projeto, Marx acreditava que o ensino permitir aos jovens acompanhar o sistema total de produo e que eliminar dos jovens aquele carter unilateral imposto a todo indivduo pela diviso do trabalho (MARX; ENGELS, 2005). Em outro documento fundador do IPUFRJ e das demais iniciativas de cunho pedaggico do Ncleo Interdisciplinar UFRJ Mar, redigido pela professora Maria Helena

Silveira, aparece a preocupao com os profissionais que viriam a ser formados pela escola:
H anos camos na superespecializao no ensino, tpicos ou unidades de disciplinas vieram a se constituir em novas disciplinas, microfragmentando informaes, em prejuzo da constituio conceitual e da formao profissional de intelectuais que possam vir a ser dirigentes [grifo nosso] (SILVEIRA, 2006, p.4).

O uso do termo dirigente faz referncia direta concepo gramsciana de dirigente inerente aos intelectuais orgnicos, no caso especfico de uma escola de profissional como o IPUFRJ, aos intelectuais da classe trabalhadora. Essa perspectiva pressupe o horizonte emancipatrio dessa mesma classe social, perspectiva essa que rege a concepo de formao humana do Instituto. O trecho supracitado traz ainda uma preocupao adicional com a questo da fragmentao do conhecimento. Essa questo foi enfrentada na escola com uma abordagem metodolgica diferenciada, que previa, primeiramente, o alargamento das reas de conhecimento em relao s disciplinas tradicionalmente abordadas nas escolas de tradio burguesa. As disciplinas so organizadas em campos de conhecimentos, dessa forma temse Relaes Sociais (Histria, Geografia Poltica, Sociologia, Filosofia e Antropologia), Prtica de Comunicao Social e Arte (Portugus, Literatura, Artes, Lnguas estrangeiras e Comunicao), Construo Naval e outras Tecnologias (Matemtica, Fsica e Geometria), Cincias do Ambiente (Biologia, Geografia Fsica e Qumica) e Prtica Desportivas Aquticas e Terrestres (Educao Fsica, porm de forma mais abrangente do que convencionalmente se desenvolve nas escolas de um modo geral). Alm disso, outra estratgia metodolgica adotada pela escola para tentar buscar maior integrao entre os diversos campos de conhecimento, alm da interao entre os aspectos da formao geral e tcnica dos alunos, foi a adoo da Pedagogia de Projetos (ou Mtodo de Projetos):
[o projeto pedaggico da escola] estruturado com base em projetos de carter interdisciplinar, que so uma forma de romper com a priso das grades curriculares, das disciplinas estreitas que no conseguem dar conta da complexidade do mundo do trabalho, nem da complexidade dos currculos tradicionais. No um desafio pequeno. (AMORIM; SILVEIRA, 2006, p. 4).

O trabalho docente se desenvolve de forma coletiva. Os professores renem-se nos campos de conhecimento para definirem o projeto pedaggico 2, os objetivos, os recursos
**

materiais, os contedos a serem abordados, enfim o caminho que deve ser percorrido por todos durante o bimestre/trimestre e etc. Neste sentido, percebe-se uma proximidade com as experincias desenvolvidas por Anton Makarenko, na Rssia ps-revoluo. Em suas obras observa-se que um dos pressupostos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do processo formativo era a organizao da escola como uma coletividade.
Eu no estou contra o mtodo individual, mas considero que o decisivo na educao (na educao propriamente dita, sem me referir s questes de instruo) no o mtodo de um determinado professor ou, inclusive de uma escola, mas a organizao da escola como uma coletividade e a organizao do processo educativo. (MAKARENKO, 2002, pg. 374)

Por fim, destacamos o papel do trabalho na formao dos alunos e como isso se materializava no cotidiano escolar. Toda parte pedaggica acontece a partir do desenvolvimento de algum projeto. Os projetos tinham como finalidade a produo de algo socialmente til. Neste processo, de acordo com as demandas do que se pretende construir, os estudantes desenvolviam atividades prticas e tericas, tendo em vista a apropriao de conhecimentos inerentes ao objeto em construo. Como exemplo toma-se a construo de uma embarcao: durante um semestre os educandos se dedicaram a produo de uma embarcao tradicional utilizada por pescadores na Cidade de Cabo Frio. Este processo necessitou de ferramentas conceituais dos diversos campos do conhecimento que fora apropriados por meio de pesquisas, leituras, produo textual e atividades manuais (a construo propriamente dita da embarcao). Este movimento da escola nos remete ao pressuposto bsico da concepo marxista que fora apontado no primeiro ponto deste artigo, a relao da educao com o trabalho produtivo e a associao entre trabalho manual e intelectual. Podemos perceber a relevncia deste movimento no processo formativo ao ler o que Makarenko escreve sobre o tema.
Ocorre que o processo de ensino na escola e a produo determinam solidamente a personalidade do indivduo, porque eliminam a diviso que existe entre o trabalho fsico e o mental, formando conjuntamente pessoas

No IPUFRJ denomina-se de Projeto pedaggico todo o processo de construo de um objeto concreto. Cada srie tem como meta a construo de algo que culmina de acordo com a demanda de construo. Os conceitos de todos os campos de conhecimento devem emergir enquanto demanda do projeto e ser explorado ao longo do processo.

altamente qualificadas. (...) As condies de produo, de uma produo sria, eram as premissas que facilitavam o trabalho pedaggico. Agora lutarei para que em nossa escola sovitica haja produo, principalmente porque o trabalho das crianas abre muitos caminhos para a educao. (MAKARENKO, 2002, pgs. 391-392)

Como podemos observar, o trabalho aparece como uma condio necessria no processo formativo na concepo marxista. No IPUFRJ, essa tambm uma preocupao constante, contudo, nem sempre a condio de sua realizao ocorre conforme fora esboado teoricamente por Marx e, nas experincias da pedagogia sovitica, pois no IPUFRJ o trabalho no est articulado a um complexo produtivo mais amplo. A situao do trabalho real, visto que produzem objetos socialmente teis, porm, o trabalho como princpio pedaggico se materializa na atividade criadora e, no na relao de produo. O que se produz no vendido ou comercializado, tem um fim apenas pedaggico. Este movimento mostra-se bastante fecundo, pois o tempo tem revelado que a apropriao dos conceitos tem acontecido de forma satisfatria do que nos modelos convencionais, cuja nfase recai na abstrao pura e idealista. Finalmente, importante dizer que outras opes metodolgicas foram estabelecidas como marco, dando um carter peculiar escola em sua estrutura e funcionamento. A mesma desenvolvia as atividades em tempo integral, porm sua organizao previa momentos de aulas por rea de conhecimento, momentos de leitura orientada e momentos livres. O tempo outro aspecto relevante que merece ser destacado, visto as inmeras concepes de tempo difundidas atualmente nos sistemas de ensino pelo Brasil e, tambm nas polticas pblicas oficiais institudas pelos governos em suas diversas esferas. A ampliao do tempo nem sempre vem acompanhado de uma proposta de formao humana consistente. interessante que hoje consenso a ampliao da jornada escolar como fundamental para melhoria do rendimento escolar. Mas, pouco se discute quanto aos objetivos e fins por trs das polticas de ampliao. Cabe destacar que nas pedagogias de concepo marxista o tempo aparece como um elemento relevante. Podemos perceber isto nas duas citaes que se seguem:
Tambm a questo dos prdios no simples, pois este tipo de escola deveria ser uma escola em tempo integral, com dormitrios, refeitrios, bibliotecas especializadas, salas adequadas para o trabalho de seminrio, etc. (GRAMSCI, 2011, pg. 37)

A tarefa educativa na comuna dispunha de melhores condies que nas escolas de vocs, porque os comuneiros estavam em minhas mos o dia todo, durante 5, 6, 7 anos. (MAKARENKO, 2002, pg. 389)

Apesar de estarem escrevendo em momentos histricos distintos e, em conjunturas polticas bem diferentes, ambos tem em comum a busca por uma concepo de educao contra-hegemnica. Makarenko se refere experincia da pedagogia sovitica aps a revoluo de 1917. Gramsci formulando uma proposta de escola que possibilitaria uma formao plena dos educandos Como se pode perceber, os dois atribuem um significado importante ao tempo de permanncia das crianas na escola, sendo este um aspecto relevante para o desenvolvimento qualitativo do trabalho pedaggico. Diferente do que temos observado nas polticas de ampliao da jornada escolar atualmente, cuja essncia tem sido diminuir o risco social, ou seja, apenas tirar as crianas da rua sem, contudo, mexer com a estrutura da escola. No IPUFRJ percebe-se maior preocupao quanto estruturao do trabalho em jornada ampliada. O currculo, as atividades, a rotina diria apresenta caractersticas peculiares. Portanto, pode-se dizer que a concepo de formao humana do Instituto Politcnico da UFRJ est estabelecida a partir: (1) do trabalho como princpio educativo posto em prtica na escola a partir da Pedagogia de Projetos ; (2) da integrao entre a formao geral e tcnica dos alunos bem como a interao entre os diferentes campos do conhecimento ; (3) da construo de horizontes emancipatrios para a classe trabalhadora; e (4) da educao integral realizada em tempo integral.

Concluso

Este trabalho pretendeu apresentar a concepo de formao humana do Instituto Politcnico da UFRJ em Cabo Frio (IPUFRJ). A partir da anlise dos documentos fundadores pode-se perceber forte influncia de pensadores marxistas na construo da concepo de formao humana da escola. No entanto, no houve a pretenso de fazer qualquer tipo de afirmao que leve a entender que a experincia do IPUFRJ foi de fato um exemplo de formao humana numa perspectiva marxista. Nem muito menos afirmar que se desenvolve uma educao marxista. O que se buscou foi trazer para o debate, a necessidade de se pensar uma proposta de formao humana que seja resultante de aes intencionais dotadas de contedo poltico e filosfico capaz de ser um referencial

importante para a promoo de uma educao integral, plena que possibilite aos sujeitos atuarem de forma crtica e ativa na sociedade, tendo em vista a superao dos inmeros problemas que deforma a natureza humana. Neste sentido, podemos afirmar que abordar a perspectiva marxista de formao humana, a partir da anlise de uma experincia concreta, de fato foi intencional, pois se acredita neste caminho como uma condio necessria para se pensar um processo educativo, que tenha em vista a transformao da sociedade. Os tericos da pedagogia sovitica, assim como a escola unitria de Gramsci se apresentam como suporte terico e metodolgico importante para a construo de um modelo educativo, cujo objetivo seja a formao para a transformao, pois, ao se respaldarem no materialismo histrico e dialtico para formular novos preceitos tericos sobre a educao, ou enquanto suporte para anlise de suas experincias nos deixam contribuies relevantes mas, que precisam ser reformuladas e revistas de acordos com as condies reais que vivemos. O IPUFRJ nos possibilita pensar um caminho alternativo ao que hegemnico, tendo como horizonte uma formao humana capaz de intervir de forma crtica na sociedade. Analisar as condies pelas quais se constituiu o trabalho nos permite perceber que para se desenvolver o processo educativo por este vis faz-se necessrio questionarmos para qual sociedade se quer formar e, indagarmos, tambm o que se tem legitimado nas prticas educativas desenvolvidas no cotidiano das escolas. Refletir sobre outros caminhos a partir de experincias concretas, ainda que de forma isolada, contribui para que se vislumbre novas alternativas.

Referncias Bibliogrficas AMORIM, Fernando; SILVEIRA, Maria Helena. Uma Escola, Um Sonho, Uma Realidade. Rio de Janeiro: Ncleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2006. (disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/24373540/Uma-Escola-Um-Sonho ) COSTA, Luiz Henrique; MATSUNAGA, Priscila; AMORIM, Fernando. Da Proposta Politcnica e o Programa de Institutos Politcnicos. Rio de Janeiro: Ncleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2008. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/24373532/instpolitecnicos DUARTE, N. Educao escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. - (coleo polmicas do nosso tempo; v.55)

GASPARIN, J. L. Uma didtica para a pedagogia histrico-crtica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. FRIGOTTO, Gaudncio. O enfoque da dialtica materialista histrica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org). Metodologia da pesquisa educacional. So Paulo: Cortez, 2004, p. 59-68; GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere: Volume 2.Os intelectuais. O princpio educativo. Jornalismo. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011; LUEDEMANN, Ceclia S.. Anton Makarenko: vida e obra a pedagogia na revoluo. So Paulo: expresso popular, 2002; MANACORDA, Mario Alighiero. O princpio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. 2 Ed. Campinas, SP: Alnea editora, 2008. ______________ Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 2 Ed. Campinas, SP: Alnea editora, 2010. _______________ Mario Alighiero. Histria da educao: da antiguidade aos nossos dias. 13 Ed. So Paulo: Cortez, 2010. MARX, Karl. Textos sobre Educao e ensino. 4 ed. So Paulo. Centauro, 2004. PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. So Paulo: expresso popular, 2000; PISTRAK, M (Org.). A Escola-Comuna. So Paulo: expresso popular, 2009; SAVIANI, D. Escola e democracia: curvatura da vara, onze teses sobre educao poltica 37. Ed. , Campinas, SP: Autores Associados, 2005. __________________ Pedagogia Histrico-crtica: primeiras aproximaes 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. __________________O choque terico da politecnia. Trabalho, Educao e Sade, - v. 1, n. 1 (2002). Rio de Janeiro : Fundao Oswaldo Cruz, Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio, 2002. SILVEIRA, Maria Helena. Preocupaes Psicopedaggicas: Grupos de Trabalho Interdisciplinar. Rio de Janeiro: Ncleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2006. Disponvel em:
http://pt.scribd.com/doc/24373441/preocupacoespsicopedagogicas

Potrebbero piacerti anche