Sei sulla pagina 1di 1

A Canoa - Paulo Freire Em um largo rio, de difcil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro.

Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, voc entende de leis? No - Responde o barqueiro. E o advogado compadecido: pena, voc perdeu metade da vida! A professora muito social entra na conversa: Seu barqueiro sabe ler e escrever? Tambm no - Responde o remador. Que pena! Condoi-se a mestra! Voc perdeu metade da vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado, pergunta: Vocs sabem nadar? No! Respondem eles rapidamente. Ento uma pena . Concluiu o barqueiro Vocs perderam toda a sua vida! "No h saber mais ou saber menos: H saberes diferente!" Paulo Freire Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo diferente para nos ensinar... "Educao no transforma o mundo. Educao muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".PAULO FREIRE

CONSTRUA COM SABEDORIA Pr Valtair Freitas Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indstria de construo e passar mais tempo com sua famlia.Ele ainda disse que sentiria falta do salrio, mas realmente queria se aposentar. A empresa no seria muito afetada pela sada do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionrio partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.O carpinteiro concordou, mas era fcil ver que ele no estava entusiasmado com a idia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeo da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: "Essa sua casa. Ela o meu presente para voc". O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua prpria casa, ele teria feito tudo diferente. O mesmo acontece conosco. Ns construmos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possvel na construo. Depois com surpresa ns descobrimos que ns precisamos viver na casa que ns construmos.Se ns pudssemos fazer tudo de novo, faramos tudo diferente. Mas no podemos voltar atrs.Voc o carpinteiro. Todo dia voc martela pregos, ajusta tbuas e constri paredes. Algum disse que "A vida um projeto que voc mesmo constri". Suas atitudes e escolhas de hoje esto construindo a "casa" que voc vai morar amanh. Construa com Sabedoria! Do livro: "Nos Laos do Calvrio"

Potrebbero piacerti anche