Sei sulla pagina 1di 16

APOSTILA DE ELETRNICA AUTOMOTIVA

18.

Baterias

A bateria tem uma importncia fundamental nos automveis, principalmente nos dias atuais onde cada vez mais utilizam-se de recursos eltricos para acionamento de ventiladores, lmpadas, motores eltricos, sistema de injeo e ignio eletrnica, etc. A bateria tambm conhecida como acumulador, pois, fornece energia eltrica para o veculo mesmo que o motor no esteja em funcionamento. Atualmente, a bateria automotiva sofreu grandes modificaes na sua estrutura interna. A bateria composta por dois bornes (plos), sendo um positivo e outro negativo. O plo positivo ligado ao sistema eltrico enquanto que o negativo ligado ao chassis do automvel, formando o "terra". Na figura ao lado temos uma bateria utilizado nos veculos atuais, muito mais moderna do que as utilizadas a dez anos atrs. Uma das inovaes das baterias foi a bateria selada, no possuindo as famosas tampas para se completar o seu nvel. Jamais poderemos inverter os plos de uma bateria durante a sua instalao. Deve-se prestar ateno nas inscries ( + e - ), positivo e negativo. Ou observar o dimetro dos seus bornes, que, para o plo positivo o de maior dimetro. Veja a comparao:

Quando for adquirir uma bateria para o seu veculo, preste bastante ateno para o posicionamento dos plos. Basicamente as baterias so classificadas em trs tamanhos diferentes, para facilitar, usaremos as expresses: pequena, mdia e grande. Para cada uma dessas baterias, existem dois tipos, a "D" e a "E", que corresponde ao lado em que se encontra o plo positivo. Para determinar os lados, a bateria deve ser vista pela sua frente. A frente o lado onde esto localizados os plos da bateria.
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 1

Vejamos um exemplo: A bateria utilizada num Ford Versailles, VW Santana e alguns outros veculos a do tipo E2. Observe na figura acima que o tipo E2 uma bateria mdia, com o plo positivo voltado para o lado esquerdo. Uma bateria classificada pela sua tenso nominal e sua capacidade de carga. Atualmente, todas as baterias para automveis possuem uma tenso nominal de 12 volts. O que varia a sua capacidade de carga. Quanto maior for a capacidade de carga, maior ser a bateria. Por exemplo, uma bateria "pequena" possui uma capacidade inferior a 40A/h enquanto que a mdia fica entre 54 a 60A/h. Como podemos observar, nos automveis de passeio somente so utilizados as baterias do tipo 1 e 2, ou seja, D1, E1, D2 e E2, ficando a do tipo 3 para os veculos mais pesados (nibus, caminhes, etc). A capacidade de uma bateria determinada pelo consumo do automvel, ou seja, pelo nmero de equipamentos eltricos utilizados e pelo "peso" do motor durante o seu acionamento. No primeiro caso, um veculo equipado com travas e vidros eltricos, ar-condicionado e outros acessrios devem utilizar uma bateria de maior capacidade, enquanto que os mais "pelados" utilizam baterias de menor capacidade. No segundo caso, "peso" durante o acionamento do motor, refere-se diretamente ao tipo de combustvel utilizado, uma vez que os motores a lcool so mais pesados para acionar que os motores a gasolina, devido a maior taxa de compresso. Os motores diesel so mais pesados que os a gasolina e os lcool. A tenso normal de uma bateria totalmente carregada varia entre 12,7 a 13,5V. Uma tenso muito abaixo ou acima desses valores sinal que algo incorreto est ocorrendo. J a capacidade de carga no tem como ser medida, para especificar se de 36 ou 54A/h. O que podemos verificar que cada par de placas possui aproximadamente 14A/h de capacidade. Como constitudo uma bateria

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

A bateria automotiva constituda de um conjunto de placas (positivas e negativas) mergulhadas numa soluo aquosa (eletrlito). O eletrlito uma soluo de gua bi-destilada e cido sulfrico, o que torna o seu manuseio um pouco perigoso. Os gases produzidos durante a carga de uma bateria podem causar exploses.

Na figura acima temos a montagem das placas de uma bateria de 12 volts. As placas positivas so identificadas pela cor vermelha e as negativas pela cor azul. A parte em verde corresponde ao material isolante das placas. 19. Constituio de uma bateria

Montagem e o funcionamento de uma bateria muito comum e a mais utilizada at o momento a do tipo chumbo-cido. Muitas pessoas acham que a bateria um gerador de corrente eltrica, outros, acham que se trata de um acumulador de cargas eltricas. Se pararmos para analisar a fundo, nenhuma das duas explicaes anteriores esto corretas. Na realidade, a bateria um transformador de energia qumica em energia eltrica e vice-versa, ou seja, trata-se de um dispositivo eletroqumico. A bateria de chumbo-cido composta de uma caixa (recipiente) que um isolante eltrico, resistente aos produtos que vo ser armazenadas no seu interior, placas positivas e negativas e uma soluo, denominado eletrlito. As placas so de chumbo e o eletrlito cido, da o nome bateria de chumbo-cido. As placas positivas so revestidas com dixido de chumbo, que as deixa mais escuras que as negativas. As placas negativas so revestidas de chumbo poroso. O eletrlito composto por gua bi-destilada (H2O) e cido sulfrico (H2SO4) numa proporo aproximada de 7 : 4 (sete para quatro), ou seja, para cada sete partes de gua teremos quatro de cido. Como podemos observar, cerca de 36% do eletrlito cido, o que nos leva a tomar muito cuidado no manuseio de uma bateria. Iremos analisar agora como ocorre a liberao de energia nesse tipo de bateria. Observe a figura abaixo:
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 3

Quando a bateria entra em processo de descarga, o cido contido na soluo reage quimicamente com as placas, liberando eltrons na placa negativa que tende a ocupar um lugar na placa positiva. Quando isso ocorre, o cido ataca as placas produzindo nelas o sulfato de chumbo. Com isso, o eletrlito vai enfraquecendo, pois ocorre uma diminuio do cido na soluo. O cido, adicionado soluo aumenta a densidade da gua, que sem mistura alguma de 1,00ud. Isso significa que um litro de gua tem exatamente um peso de 1kgf. Com a adio do cido, a gua fica mais "pesada", em funo da densidade ser maior. A densidade numa bateria totalmente carregada de aproximadamente 1,25ud para um clima tropical, como o caso do Brasil. A medida em que a bateria vai se descarregando, a densidade do eletrlito vai diminuindo, at aproximadamente 1,10ud para uma bateria quase que totalmente descarregada. Observe que mesmo nesta condio, a densidade do eletrlito ainda maior do que a gua pura, indicando que ainda existe uma pequena quantidade de cido na soluo. Talvez, analisando esse processo a aluno estaria se perguntando: "Se uma bateria descarregada possui uma densidade baixa em funo da perda do cido, para carreg-la novamente seria necessrio adicionar mais cido?". A resposta : no. Como vimos, no processo de descarga o cido "sai" da soluo e vai para as placas. Para torn-na carregada novamente, basta que se faa o processo inverso, ou seja, devemos fazer com que o cido que est contido nas placas "sai" e retorne novamente para a soluo. Para que possamos reverter esse processo, basta que se inverta o sentido da corrente na bateria. Durante o processo de descarga, a corrente sai do plo negativo e vai para o positivo (sentido real da corrente). Basta agora forar a circulao no sentido oposto, ou seja, a corrente dever sair do plo positivo e ir para o negativo. Para forar essa circulao oposto, utilizamos uma aparelho denominado "carregador de bateria". Esse aparelho pode ser bastante simples para uso domstico, mas muito mais robusto para uso profissional. Vamos estudar agora como a sua construo influencia na sua tenso e capacidade de carga. Lembre-se, a tenso dada em volts e a capacidade de carga em A/h (ampres por hora).

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

Uma bateria de 12 volts (nominal) possui seis elementos (conhecidos por vasos) que esto ligados numa associao srie. Seria como se tivssemos seis mini-baterias ligadas nessa associao. Cada elemento possui uma tenso nominal de 2,1 volts aproximadamente. Como na ligao srie as tenses so somadas temos: 2,1 x 6 = 12,6V. Nas baterias mais antigas era fcil localizar os elementos, pois, para cada um deles, h uma tampa. Se algum se lembrar disso, ver que a mesma possui seis tampas.

Na figura acima, temos um exemplo de ligao dos elementos numa bateria. Veja que em cada um dos elementos existe um par de placas (placa positiva e negativa) e que esses seis vasos se interligam por meio de uma placa. O que se pode notar claramente que a placa negativa de um vaso est ligado na placa positiva do outro vaso, dando-se uma ligao srie. Numa bateria, a ligao est em srie quando ligado uma placa positiva com uma negativa, observe que restam duas placa livres (extremidades) que sero os plos da bateria. Para cada par de placas tem-se uma capacidade de aproximadamente 14A/h, ficando portanto, esta bateria com uma tenso de 12,6V (2,1 x 6 ) e uma capacidade de carga de 14A/h. Observao - Numa ligao srie, somam-se as tenses e dar-se- a carga de maior valor. Como todos os pares possuem a mesma capacidade, o de maior valor a mesma para todos os elementos. No se somam as capacidades dos vasos e sim as mantm. Se em cada um dos vasos houvesse 2 pares de placas, teramos uma capacidade de 28A/h. Com trs pares 42A/h e com quatro pares 56A/h. Quanto maior for o nmero de placas, maior ter que ser a caixa da bateria, por isso, temos baterias de tamanhos diferentes. Processo de carga e recarga de uma bateria Quando a bateria est fornecendo corrente eltrica para um consumidor, significa que a mesma est sendo descarregada. Com isso, o cido presente na soluo reage quimicamente com as placas o que ir formar de forma gradativa uma camada de sulfato de chumbo sobre as mesmas. durante o processo de descarga que o contedo cido da soluo vai se reduzindo. Com isso, a densidade da soluo tambm ir se reduzir.

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

No processo de carga, o efeito ocorre de forma contrria, ou seja, revertendo-se o sentido da corrente eltrica na bateria, o sulfato de chumbo se desfaz, o que provoca o retorno do cido soluo. Neste processo, a densidade do eletrlito vai aumentando gradativamente at que a bateria esteja totalmente carregada. Na tabela a seguir, compare os valores da densidade do eletrlito, o estado de carga da bateria (em porcentagem) e a sua tenso. VOLTS 12,7V 12,4V 12,2V 12,0V 11,9V DENSIDADE 1,26ud 1,23ud 1,19ud 1,15ud 1,12ud ESTADO DE CARGA 100% 75% 50% 25% 0%

Pergunta-se: Como uma bateria pode estar totalmente descarregada se a mesma possui 11,9V conforme a tabela acima? Bom, digamos que: - para uma bateria estar com carga, a mesma deve ser suficiente para acionar todos os componentes do automvel. Talvez com uma tenso de 11,9V ela acenda uma lmpada, ligue um rdio, mas no mantm os faris ligados com a mesma intensidade, ou seja, capaz de acionar o motor de partida. Portanto, uma bateria s considerada com carga, quando a mesma tem a capacidade de acionar todos os dispositivos eltricos do automvel. Para medir a densidade de uma bateria utilizado um instrumento chamado densmetro. A sua tenso pode ser medido com um multmetro (escala em voltstenso contnua). Na figura ao lado temos um densmetro, um equipamento de baixo custo e fcil de ser encontrado em qualquer casa de ferramentas. Esse instrumento possui na sua parte interna um bulbo flutuante com uma escala de densidade impresso. Essa escala normalmente se divide em trs cores, verde, amarelo e vermelho (carregado, meia-carga e descarregado). Para medir a densidade do eletrlito de um vaso, retire sua tampa e introduza a ponta do densmetro na bateria. Aperte a parte superior e solte para que possa ser sugado o lquido. Verique que quanto maior for a densidade, mais o bulbo interno ir subir. Leia a escala e compare com a tabela. importante que durante a medio, a proveta esteja bem preenchida para que no ocorram erros na leitura. Tome muito cuidado com a soluo, pois, altamente corrosivo.
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 6

A leitura deve ser feito em todos os vasos. Caso algum esteja abaixo do nvel (pelo menos 1cm acima das placas), complete-a somente com gua destilada. Jamais utilize gua de chuva, de bica ou qualquer outra procedncia. Os sais minerais danificam as placas de forma irreversvel. Com relao a gua destilada, quando uma bateria est sofrendo um processo qumico (carga ou descarga) ocorre a eletrlise, onde o oxignio e o hidrognio se separam, formando vapores de gua que so expelidos pelo respiro da bateria. Numa bateria convencional, o respiro um pequeno orifcio localizado na tampa dos vasos. Isso significa que a bateria pode perder gua, no o cido, portanto, no utilize soluo de bateria, somente gua. Analisando uma bateria Ao lado temos um multmetro, equipamento utilizado para se medir a tenso numa bateria. Se voc for adquirir um multmetro, d preferncia para um automotivo que possui muito mais recursos que um convencional.

Ao se medir a tenso e a densidade da bateria, caso estejam abaixo do especificado, devemos coloc-la para recarregar. Para isso, iremos utilizar um carregador de baterias. No mercado existem diversos tipos de carregadores para bateria, desde uso domstico at para uso profissionais. Os aparelhos domsticos oferecem cargas de at 5A (valor fixo) enquanto que os profissionais podem chegar at 100A, com opo de regulagem. Ao lado temos a figura de um carregador de uso profissional. 21. Processo de carga e descarga de uma bateria II

Num automvel, a corrente eltrica da bateria vai sendo consumida por diversos aparelhos, como o rdio, limpador de pra-brisas, faris, etc. Com isso, a tendncia da mesma descarregar-se. Para compensar esse inconveniente, existe um dispositivo que se encarrega de repor a carga na bateria, no caso o gerador. Atualmente, o gerador empregado no automvel o alternador (antigamente utilizavase o dnamo). Durante o funcionamento do motor, o alternador produz carga para a bateria. Essa carga fornecida no sentido inverso da descarga da bateria. Adotando-se o sentido
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 7

convencional da corrente eltrica, digamos que durante a descarga, a corrente sai do plo positivo da bateria, passa pela carga e retorna para o plo negativo. Veja a figura abaixo.

O exemplo acima mostra uma lmpada consumindo carga de uma bateria. Como o motor est desligado, o alternador no produz carga. Seguindo as setas verdes, observe que a corrente eltrica sai do positivo, passa pela lmpada e retorna para o negativo da bateria. Com o passar do tempo, o nvel de carga da bateria cai muito, necessitando de uma reposio. Ao funcionar o motor, o alternador iniciar seu trabalho, fornecendo carga para a lmpada e ao mesmo tempo repondo a bateria.

Como o alternador possui uma capacidade muito maior de fornecer carga do que a lmpada pode consumir, vai se atingir um estgio que a bateria entra em saturao, ou seja, sua carga est completa. Com isso, o alternador passa exclusivamente a gerar carga para a lmpada.

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

Muito bem. Agora j sabemos como o processo de recarga de uma bateria. Iremos agora, analisar como isso pode ser feito com aparelhos. Um carregador de bateria atua como um gerador do automvel, ou seja, produz uma carga que ir atuar no sentido inverso da descarga da bateria. Para retirar a bateria de um veculo: - Solte o primeiro o cabo negativo da bateria, depois o positivo; - Solte a fixao da bateria que se localiza no suporte da mesma; - Remova a bateria e no a incline mais do que 45o; - Caso a bateria esteja mida, no encoste-a na roupa. Veja agora os riscos: cido sulfrico: um lquido venenoso e corrosivo, que pode causar queimaduras ou irritaes na pele e nos olhos, podendo ainda, estragar as roupas; Gases: Durante o processo de recarga, so produzidos gases explosivos, devido a eliminao do hidrognio, portanto, faa isso sempre em local bem ventilado. No fume e nem produza fascas na sua proximidade. Tenha certeza que o aparelho esteja desligado ao conectar os cabos. Energia eltrica: A tenso eltrica de uma bateria muito baixa (12V) para que o usurio tome um choque. Porm, tome cuidado para no fechar curtos em seus plos (juntar o positivo com o negativo). Isso provocaria uma descarga muito intensa onde podem provocar srias queimaduras. Em caso de acidentes: Em caso de contato com a soluo de bateria, lave imediatamente o local afetado com gua corrente e tire a roupa contaminada pelo cido; Em contato com os olhos, lave-os imediatamente com gua corrente durante pelo menos 10 minutos; Em caso de ingesto, beba bastante gua ou leite; Em caso de exploso, procure um mdico urgente. Lembre-se que o cido sulfrico pode ser esparramado, contaminando partes do corpo. 22. Procedimentos de recarga

Quando se for aplicar uma carga na bateria proceda da seguinte forma: - Recarregar a bateria em temperatura ambiente; - Mantenha limpo os plos da bateria e os cabos do carregador. Se necessrio, limpeos com gua e bicarbonato de sdio; - Acompanhe atentamente o processo de carga;

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

- Aps recarregar, teste a bateria. Observao- O tempo de carga de uma bateria depende da sua capacidade mxima, seu estado de carga e a quantidade de carga aplicada pelo carregador. Recomenda-se utilizar sempre carga lente na bateria (quando possvel). Isso prolonga sua vida til. A carga lenta corresponde a 10% da capacidade total da bateria, sendo assim, uma bateria de 56 A/h de capacidade utiliza uma carga lenta de 5,6 A/h. Carregadores profissionais permitem ajustes. Conecte o carregador na bateria como mostra a figura abaixo:

Tenha sempre o cuidado de no inverter os cabos. Eles j vem identificados qual o positivo e o negativo. Agora observe que no aparelho existe um ampermetro. H tambm um sistema de ajuste a qual voc ir definir quanto de carga a bateria deve receber. Em carga lenta, como foi comentado, para uma bateria de 56 A/h necessrio uma carga de 5,6 A/h. Ajuste o carregador para esse valor. Note que, com o passar do tempo, o valor em ampres mostrado no aparelho vai diminuindo gradativamente. Isso significa: - a bateria est sendo recarregada e necessitando cada vez menos de carga do carregador; - quando o ampermetro chegar prximo de zero, sinal que a bateria est totalmente carregada, ou seja, a mesma no aceita mais carga do ampermetro. Pronto, agora a bateria j recebeu a carga que tinha que ser reposta. 23. Utilizando um carregador de baterias

E se eu utilizar um aparelho porttil, que no possui um ampermetro. Como vou saber se a carga est completa?
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 10

Alguns aparelhos portteis possuem uma lmpada indicadora de carga (led). Quando a mesma acender significa que a carga est completa. Agora se o seu aparelho for muito simples e no possuir nem um led, faa o seguinte procedimento: Verifique a densidade do eletrlito e confira na tabela abaixo a capacidade de carga da sua bateria ou utilize um multmetro com escala em volts.

VOLTS 12,7V 12,4V 12,2V 12,0V 11,9V

DENSIDADE 1,26ud 1,23ud 1,19ud 1,15ud 1,12ud

ESTADO DE CARGA 100% 75% 50% 25% 0%

Suponhamos que estamos utilizando uma bateria de 56 A/h e a sua carga corresponda a 50%, ou seja, a densidade do eletrlito est prximo de 1,19ud ou a tenso da bateria prximo de 12,2 volts. Muito bem, de posse dessas informaes faremos um clculo de acordo com a frmula a seguir: Tempo = {[(100 - EC) x CB] : (100 x CC)} x 1,5 onde: 100 uma constante; EC o estado de carga da bateria em %; CB a capacidade total da bateria em A/h; CC a corrente de carga aplicado no carregador; Com isso teremos: Tempo = {[(100 - 50) x 56] : (100 x 5,6)} x 1,5 Tempo = {[50 x 56] :560} x 1,5 Tempo = {2800 : 560} x 1,5 Tempo = 5 x 1,5 Tempo = 7,5 horas Convertendo o valor de horas decimal para sexagesimal teremos 7 horas e 30 minutos. 24. Procedimentos de recarga II

Agora que conhecemos um pouco mais sobre processo de carga de um carregador e como calcular o tempo, podemos dizer que alguns carregadores, se que podemos cham-los assim, so totalmente ineficientes quanto ao seu trabalho. Existem alguns "carregadores", esses comprados em qualquer supermercado que s ir fazer a pessoa gastar dinheiro, pois, normalmente, esses carregadores geram em torno de 0,5 a 1A/h. Faa um clculo e verifique quanto tempo seria necessrio deixar uma bateria de 60A/h com 50% de capacidade.
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 11

Como dissemos, um carregador ideal aquele que possa lhe fornecer pelo menos 10% da capacidade de carga total da bateria, no caso de uma de 60A/h, pelo menos 6A. Bom, voltemos a falar sobre equipamentos ideais. Saiba que podemos ligar mais de uma bateria num nico carregador, desde que o mesmo suporte essa ligao. H trs modos de ligao que podemos utilizar, a carga em paralelo, em srie ou misto. Na carga em paralelo, devemos ligar os plos positivos juntos. Fazer o mesmo procedimento com os cabos negativos. Veja a figura abaixo:

Neste mtodo, a corrente que sai do carregador dividida entre as baterias, no importa a capacidade das mesmas. Sendo assim, se ligarmos trs baterias em paralelo e o carregador fornecendo uma carga de 15A, cada paderia ir receber 5A. J na ligao em srie, ligamos um dos cabos do carregador no positivo de uma das baterias e o outro no negativo de uma outra bateria. Os plos que sobrarem so ligados o positivo com o negativo.

Neste tipo de ligao, a corrente que sai do carregador a mesma para todas as baterias. Sendo assim, se o carregador estiver gerando uma carga de 5A, cada uma das baterias receber 5A. A ligao mista uma combinao da ligao paralelo e srie, que muito pouco utilizado. No h nenhuma vantagem de um tipo de associao para outra. Isso fica a critrio do eletricista. A nica vantagem da ligao em srie a utilizao de menos cabos, porm, h riscos de choques eltricos devido a soma das tenses. Veja, se voc ligar 10 baterias em srie, a tenso no circuito ir ultrapassar a casa dos 120 volts. Na ligao paralelo a tenso se mantm prximo de 12 volts. Aps uma carga completa na bateria, devemos fazer uma anlise da sua condio de funcionamento. Medindo-se a tenso da bateria ele deve estar superior a 12,6 volts e a densidade do eletrlito dentro da tabela de especificao. Aps verificado esses dois itens,
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 12

deveremos fazer um teste de descarga da bateria, para verificar a sua queda de tenso. Para realizar esse teste, deve ser utilizado um aparelho especial que o analisador de baterias. Esse analisador nos permite simular uma carga regulvel na bateria. Na figura ao lado temos um analisador de baterias. Provavelmente voc j deve ter visto um em alguma oficina. Nesse aparelho voc dever encontrar um voltmetro, um ampermetro e um reostato para simulao de carga, alm dos cabos de ligao. Teste de descarga de baterias deve ser feito sempre com esse aparelho. Jamais utilize o ampermetro do multmetro para esse fim, para no danific-lo. O ampermetro deste aparelho pode chegar a medir at 600A. Existem no mercado analisadores de menor ou maior porte que o apresentado na figura. Veremos agora como proceder no teste. Embora haja diferentes tipos de aparelhos, o modo de utilizao similar. Iremos descrever como efetuar os testes no aparelho, sendo o ideal ler o manual de instrues que vem junto com o analisador. Ligue os cabos principais do aparelho nos plos da bateria (vermelho no positivo e preto no negativo). Ligue a garra amperitimtica (forma de uma pina) no cabo negativo do aparelho com a seta (impressa na pina) voltado para o aparelho. Se ligarmos a pina no cabo positivo, a seta deve indicar para a bateria. No analisador h um boto giratrio (reostato). Ao girara essa boto, o aparelho comear a consumir carga da bateria. Quanto mais voc girar, maior ser o consumo. Fique sempre atento as indicaes do voltmetro e do ampermetro. Para fazer o teste de descarga, ajuste o reostato at que o ampermetro indique uma carga de 31/5 (trs vezes e meio) a capacidade total da bateria. Quando isso ocorrer, fique atento ao voltmetro. Durante 15 segundos a tenso no poder cair abaixo de 9,6V. Se isso ocorrer, troque a bateria. Observao- Somente condene a bateria se a mesma j tiver passado pelo processo de recarga. Se voc fez o teste e a tenso cair abaixo do especificado, pode ser que a mesma esteja descarregada. Exemplo: Para um bateria de 60A/h utilize: 60 x 3,5 = 210A/h.
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 13

25.

Anlise e teste de bateria

Uma outra forma de se verificar as condies de uma bateria (logicamente com menor preciso) utilizar o prprio sistema de partida do automvel. Proceda da seguinte forma: Desligue a bobina de ignio para impossibilitar que o motor entre em funcionamento. Instale um voltmetro na bateria e d partida durante 10 segundos. Durante esse tempo, o valor da tenso no pode cair abaixo dos 9,6 volts. Como j estamos cientes, caso o valor da tenso seja inferior ao mencionado, significa que a bateria est sem carga. D uma carga e teste-a novamente. Se o defeito persistir, substitua a bateria. Partida com bateria auxiliar Muitas vezes, iremos nos deparar com a seguinte situao: O cliente ligou desesperado para voc dizendo que o seu carro no quer pegar. Independente do problema, 90% dos casos ele j esgotou a bateria. Portanto, leve sempre uma bateria auxiliar para dar partida. A utilizao de uma bateria auxiliar para partida chama-se "transferncia de carga" ou "chupeta" como muito conhecido. Trata-se de uma ligao em paralelo das duas baterias. Veja a ilustrao a seguir:

Observe que neste tipo de ligao, o positivo da bateria auxiliar ligado ao positivo da bateria do automvel. O mesmo ocorre com o negativo, que tambm est ligado ao negativo da outra bateria ou no bloco do motor, chassis ou qualquer outro ponto de aterramento do automvel. Numa ligao em paralelo de baterias, a tenso se mantm e ocorre a soma das cargas. Portanto, se ligarmos duas baterias de 12V e 60A/h, teremos uma tenso total de 12V e carga total de 120A/h (caso as duas baterias estejam totalmente carregadas). Vejamos um exemplo: Se a bateria do automvel for de 12V e 60A/h e estiver com apenas 25% da sua capacidade, ao ligarmos uma outra bateria de 12V e 42A/h
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 14

totalmente carregada, qual ser a capacidade total? Muito simples, como a tenso se mantm o seu valor ser 12V. A carga ser somada, ou seja, 42A/h + 15A/h = 57A/h. (Lembre-se que o valor 15A/h corresponde a 25% de 60A/h).

H algum problema em se fazer um paralelo entre baterias? Resp.: Bom, vamos fazer uma anlise da situao: Muitos dizem que fazer qualquer tipo de ligao com baterias pode prejudicar a unidade de comando do sistema de injeo. Isso no verdade, uma vez que o paralelo no altera a tenso do circuito eltrico. A ligao srie sim, pois ocorre a soma das tenses. H algum risco na ligao em paralelo? Resp.: Existe sim. Por exemplo, suponhamos que o automvel possui uma bateria de 36A/h e esteja com 50% de carga e utiliza um gerador para 45A/h. Se pegarmos uma bateria de caminho com 50% de carga tambm, teremos uma capacidade total de 120 + 36 = 156A/h. Como as duas esto com a metade da sua capacidade, este valor cai para 78A/h, suficiente para dar partida no automvel. Muito bem, quem determina quanto de carga tem que ser reposta pelo gerador a prpria bateria. Sendo assim, o circuito ir exigir uma carga de 78A/h (o que est faltando). Observe que o gerador do automvel tem uma capacidade mxima de gerao de 45A/h o que ir sobrecarreglo, provocando a sua destruio. Posso fazer o carro pegar no tranco? Resp.: No recomendamos fazer esse procedimento. Poder provocar um salto nos dentes da correia dentada do motor impossibilitando o seu funcionamento ou at mesmo danificando as vlvulas do cabeote. Alm do mais, se o motor estiver afogado e o automvel possui catalisador, poder danific-lo com esse procedimento. Quais o cuidados que devo ter para utilizar uma bateria auxiliar? Resp- Certifique-se que a bateria auxiliar esteja completamente carregada, para evitar um pico de corrente muito elevado; Prenda os cabos firmemente na bateria do automvel; Cuidado para no provocar curto-circuito na ligao; Assim que o motor entrar em funcionamento, aguarde de 4 a 10 minutos para desligar a bateria auxiliar. Verificao da corrente de fuga Corrente de fuga o consumo de carga de uma bateria mesmo que todos os componentes eltricos do veculo estejam desligados. Admite-se esse valor entre 30 a 50 mA. Essa corrente consumida pelo prprio circuito eltrico do veculo. Valores acima de 50 mA sinal de alguma anomalia no veculo. Para verificar a corrente de fuga num automvel, devemos desligar todos os acessrios que consomem corrente mesmo com o veculo parado, como alarmes, aparelhos de som com memria, unidade de comando do sistema de injeo (devido ao imobilizador eletrnico), computador de bordo, etc. Caso seja impossvel desligar
ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos 15

algum componente, lembre-se de acrescentar alguns miliampres a mais na tolerncia. Aps desligar os acessrios, desligue o cabo negativo da bateria e instale o ampermetro em srie com o circuito para se fazer a leitura.

Veja na figura abaixo como fazer a ligao:

O multmetro dever estar em escala de Ampres com o cabo preto ligado na sada COM e o vermelho em A. A ligao se faz conforme mostra a figura acima.

ETEc MARTIN LUTHER KING Eletrnica Automotiva - 2 mdulo Prof. Jos Carlos

16

Potrebbero piacerti anche