Sei sulla pagina 1di 6

F00-F09 Transtornos mentais orgnicos, inclusive os sintomticos

Este agrupamento compreende uma srie de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrvel tal como doena ou leso cerebral ou outro comprometimento que leva disfuno cerebral. A disfuno pode ser primria, como em doenas, leses e comprometimentos que afetam o crebro de maneira direta e seletiva; ou secundria, como em doenas e transtornos sistmicos que atacam o crebro apenas como um dos mltiplos rgos ou sistemas orgnicos envolvidos. A demncia (F00-F03) uma sndrome devida a uma doena cerebral, usualmente de natureza crnica ou progressiva, na qual h comprometimento de numerosas funes corticais superiores, tais como a memria, o pensamento, a orientao, a compreenso, o clculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento. A sndrome no se acompanha de uma obnubilao da conscincia. O comprometimento das funes cognitivas se acompanha habitualmente e por vezes precedida por uma deteriorao do controle emocional, do comportamento social ou da motivao. A sndrome ocorre na doena de Alzheimer, em doenas cerebrovasculares e em outras afeces que atingem primria ou secundariamente o crebro. Usar cdigo adicional, se necessrio, para identificar a doena subjacente.

F00* Demncia na doena de Alzheimer (G30.-)


A doena de Alzheimer uma doena cerebral degenerativa primria de etiologia desconhecida com aspectos neuropatolgicos e neuroqumicos caractersticos. O transtorno usualmente insidioso no incio e se desenvolve lenta mas continuamente durante um perodo de vrios anos.

F00.0* Demncia na doena de Alzheimer de incio precoce (G30.0)


Demncia na doena de Alzheimer com incio antes da idade de 65 anos, com um curso de deteriorao relativamente rpido e com transtornos mltiplos e marcantes das funes corticais superiores.

Demncia degenerativa primria do tipo Alzheimer, de incio pr-senil Demncia pr-senil, tipo Alzheimer Doena de Alzheimer, tipo 2 F00.1* Demncia na doena de Alzheimer de incio tardio (G30.1)
Demncia na doena de Alzheimer com incio aps a idade de 65 anos, e usualmente ao fim do oitavo decnio (70-79 anos) ou aps esta idade; evolui lentamente e se caracteriza essencialmente por uma deteriorao da memria.

Demncia degenerativa primria do tipo Alzheimer, de incio na senilidade Demncia senil do tipo Alzheimer Doena de Alzheimer, tipo 1 F00.2* Demncia na doena de Alzheimer, forma atpica ou mista (G30.8) Demncia atpica do tipo Alzheimer F00.9* Demncia no especificada na doena de Alzheimer (G30.9)

F01

Demncia vascular
A demncia vascular o resultado do infarto cerebral devido doena vascular, inclusive a doena cerebrovascular hipertensiva. Os infartos so usualmente pequenos mas cumulativos em seus efeitos. O seu incio se d em geral na idade avanada.

Inclui: demncia arteriosclertica F01.0 Demncia vascular de incio agudo


Desenvolve-se usual e rapidamente em seguida a uma sucesso de acidentes vasculares cerebrais por trombose, embolia ou hemorragia. Em casos raros, a causa pode ser um infarto nico e

extenso.

F01.1

Demncia por infartos mltiplos


Demncia vascular de incio gradual, que se segue a numerosos episdios isqumicos transitrios que produzem um acmulo de infartos no parnquima cerebral.

Demncia predominantemente cortical F01.2 Demncia vascular subcortical


Demncia vascular que ocorre no contexto de antecedentes de hipertenso arterial e focos de destruio isqumica na substncia branca profunda dos hemisfrios cerebrais. O crtex cerebral est usualmente preservado, fato este que contrasta com o quadro clnico que pode se assemelhar de perto demncia da doena de Alzheimer.

F01.3 F01.8 F01.9

Demncia vascular mista, cortical e subcortical Outra demncia vascular Demncia vascular no especificada

F02* Demncia em outras doenas classificadas em outra parte


Casos de demncia devida a, ou presumivelmente devida a, outras causas que no a doena de Alzheimer ou doena cerebrovascular. O incio pode ocorrer em qualquer poca na vida, embora raramente na idade avanada.

F02.0* Demncia da doena de Pick (G31.0)


Demncia progressiva, com incio na meia idade, caracterizada por alteraes do carter precoces de curso lentamente progressivo e de deteriorao social, seguindo-se prejuzo das funes intelectuais, da memria e da linguagem, acompanhadas de apatia, euforia e, ocasionalmente, de sintomas extrapiramidais.

F02.1* Demncia na doena de Creutzfeldt-Jakob (A81.0)


Demncia de evoluo progressiva, com extensos sinais neurolgicos, decorrentes de alteraes neuropatolgicas especficas presumivelmente causadas por um agente transmissvel. O incio se d na idade madura ou posteriormente, mas pode ocorrer em qualquer fase da idade adulta. O curso subagudo, conduzindo morte em um ou dois anos.

F02.2* Demncia na doena de Huntington (G10)


Demncia que ocorre como parte de uma degenerao cerebral difusa. O transtorno transmitido por um nico gene autossmico dominante. Os sintomas surgem tipicamente na terceira e quarta dcadas. A progresso lenta, conduzido morte usualmente em 10 a 15 anos.

Demncia na coria de Huntington F02.3* Demncia na doena de Parkinson (G20)


Demncia que se desenvolve no curso de doena de Parkinson estabelecida. No se demonstraram ainda quaisquer caractersticas clnicas distintas particulares.

Demncia (na) (no): paralisia agitante parkinsonismo F02.4* Demncia na doena pelo vrus da imunodeficincia humana [HIV] ( B22.0)
Demncia que se desenvolve no curso da doena pelo HIV, na ausncia de qualquer outra doena ou infeco concomitante que pudesse explicar a presena das caractersticas clnicas.

F02.8* Demncia em outras doenas especificadas classificadas em outra parte Demncia (na) (no) (nos): deficincia de: niacina [pelagra] ( E52) vitamina B12 ( E53.8) degenerao hepatolenticular ( E83.0)

epilepsia ( G40.-) esclerose mltipla ( G35) hipercalcemia ( E83.5) hipotireoidismo adquirido ( E01.-, E03.-) intoxicaes (T36-T65) lipidose cerebral ( E75.-) lpus eritematoso sistmico ( M32.-) neurossfilis ( A52.1) poliarterite nodosa ( M30.0) tripanossomase (B56.-, B57.-)

F03

Demncia no especificada
Demncia: degenerativa primria SOE pr-senil SOE senil: SOE forma depressiva ou paranide SOE Psicose: pr-senil SOE senil SOE Exclui: demncia senil com delirium ou estado confusional agudo ( F05.1) senilidade SOE (R54)

F04

Sndrome amnsica orgnica no induzida pelo lcool ou por outras substncias psicoativas
Sndrome dominada por um comprometimento importante das memrias recente e remota, ao passo que a memria imediata permanece preservada com habilidade reduzida para aprendizagem e uma desorientao temporal. A confabulao pode ser uma caracterstica importante, mas a percepo e as outras funes cognitivas, dentre elas a inteligncia, esto habitualmente intactas. O prognstico depende da evoluo da leso subjacente.

Psicose ou sndrome de Korsakov, no-alcolica Exclui: amnsia: SOE (R41.3) antergrada (R41.1) dissociativa (F44.0) retrgrada (R41.2) sndrome de Korsakov: induzida pelo lcool ou no especificada ( F10.6) induzida por outras substncias psicoativas ( F11-F19 com quarto caractere comum .6)

F05

Delirium no induzido pelo lcool ou por outras substncias psicoativas


Sndrome cerebral orgnica sem etiologia especfica caracterizada pela presena simultnea de perturbaes da conscincia e da ateno, da percepo, do pensamento, da memria, do comportamento psicomotor, das emoes e do ritmo viglia-sono. A durao varivel e a gravidade varia de formas leves a formas muito graves.

Inclui: estado confusional (no-alcolico) psicose infecciosa reao orgnica sndrome: cerebral

aguda(o) ou sub-aguda(o)

psicoorgnica Exclui:

delirium tremens induzido pelo lcool ou no especificado ( F10.4) F05.0 F05.1 F05.8 Delirium no superposto a uma demncia, assim descrito Delirium superposto a uma demncia
Afeces que satisfazem os critrios acima mas sobrevindo no curso de uma demncia ( F00-F03).

Outro delirium Delirium de etiologia mista Delirium no especificado

F05.9

F06

Outros transtornos mentais devidos a leso e disfuno cerebral e a doena fsica


Inclui diversas afeces superpostas a um transtorno cerebral devido a uma doena cerebral primria, a uma doena sistmica que acomete secundariamente o crebro, a substncias txicas ou hormnios exgenos, a transtornos endcrinos ou a outras doenas somticas.

Exclui: associados com: delirium (F05.-) demncia, como classificado em F00-F03 decorrentes do uso de lcool e de outras substncias psicoativas ( F10-F19) F06.0 Alucinose orgnica
Transtorno caracterizado por alucinaes persistentes ou recorrentes, habitualmente visuais ou auditivas, na ausncia de uma obnubilao da conscincia, e que o sujeito pode ou no reconhecer como tais. As alucinaes podem dar origem a uma elaborao delirante, mas as idias delirantes no esto no primeiro plano; a autocrtica pode estar preservada.

Estado alucinatrio orgnico (no-alcolico) Exclui: alucinose alcolica (F10.5) esquizofrenia (F20.-) F06.1 Estado catatnico orgnico
Transtorno caracterizado por uma diminuio (estupor) ou um aumento (agitao) da atividade psicomotora e por sintomas catatnicos. Os dois plos da perturbao psicomotora podem se alternar.

Exclui: esquizofrenia catatnica (F20.2) estupor: SOE (R40.1) dissociativo (F44.2) F06.2 Transtorno delirante orgnico [tipo esquizofrnico]
Transtorno caracterizado pela presena dominante no quadro clnico de idias delirantes persistentes ou recorrentes. As idias delirantes podem ser acompanhadas de alucinaes. Certas caractersticas sugestivas de esquizofrenia, tais como alucinaes bizarras ou transtornos do pensamento, podem estar presentes.

Estados paranides e estados paranides e alucinatrios de origem orgnica Psicose de tipo esquizofrnico na epilepsia Exclui: esquizofrenia (F20.-) transtornos: delirantes persistentes (F22.-) psictico(s): agudo e transitrio (F23.-)

induzidos por drogas (F11-F19 com quarto caractere comum .5) F06.3 Transtornos do humor [afetivos] orgnicos
Transtornos caracterizados por alterao do humor ou do afeto, habitualmente acompanhados de uma alterao do nvel global da atividade, transtornos depressivos, hipomanacos, manacos ou bipolares (ver F30-F38), mas provocados por um transtorno orgnico.

Exclui: transtornos do humor, no-orgnicos ou no especificados (F30-F39) F06.4 Transtornos da ansiedade orgnicos
Transtorno caracterizado pela presena das caractersticas descritivas essenciais de uma ansiedade generalizada (F41.1), de um transtorno de pnico (F41.0) ou de uma combinao de ambas, mas provocada por um transtorno orgnico.

Exclui: transtornos da ansiedade no-orgnicos ou no especificados (F41.-) F06.5 Transtorno dissociativo orgnico
Transtorno caracterizado por uma perda parcial ou completa da integrao normal entre as memrias do passado, a conscincia da identidade e as sensaes imediatas e o controle dos movimentos corpreos (ver F44.-), mas provocado por um transtorno orgnico.

Exclui: transtornos dissociativos [de converso], no-orgnicos ou no especificados (F44.-) F06.6 Transtorno de labilidade emocional [astnico] orgnico
Transtorno caracterizado por uma incontinncia ou labilidade emocional, uma fatigabilidade e por diversas sensaes fsicas desagradveis (por exemplo, vertigens) e por dores, mas provocado por um transtorno orgnico.

Exclui: transtornos somatoformes, no-orgnicos ou no especificados (F45.-) F06.7 Transtorno cognitivo leve
Transtorno caracterizado por uma alterao da memria, por dificuldades de aprendizado e por uma reduo da capacidade de concentrar-se numa tarefa alm de breves perodos. Ocorre freqentemente uma forte sensao de fadiga mental quando tenta executar tarefas mentais e um aprendizado novo percebido ser subjetivamente difcil mesmo se objetivamente bem realizado. Nenhum desses sintomas de tal gravidade que possa conduzir ao diagnstico quer de demncia ( F00-F03) quer de delirium (F05.-). Este diagnstico dever ser feito apenas quando houver uma associao com um transtorno fsico especificado e no dever ser feito caso haja presena de qualquer transtorno mental ou de comportamento classificados em F10-F99. O transtorno pode preceder, acompanhar ou seguir-se a uma ampla variedade de infeces e de transtornos fsicos, tanto cerebrais como sistmicos, entretanto no havendo a necessidade de evidncia direta de comprometimento cerebral. O diagnstico diferencial com a sndrome ps-encefaltica (F07.1) e com a sndrome ps-traumtica (F07.2) feita com base na sua etiologia diferente, na restrio maior da amplitude dos sintomas geralmente mais leves e freqentemente na menor durao.

F06.8

Outros transtornos mentais especificados devidos a uma leso e disfuno cerebral e a uma doena fsica Psicose epilptica SOE Transtorno mental no especificado devido a uma leso e disfuno cerebral e a uma doena fsica Sndrome cerebral orgnica SOE Transtorno mental orgnico SOE

F06.9

F07

Transtornos de personalidade e do comportamento devidos a doena, a leso e a disfuno cerebral


Alterao da personalidade e do comportamento que poderia constituir um transtorno residual ou concomitante de uma doena, uma leso, ou uma disfuno cerebral.

F07.0

Transtorno orgnico da personalidade


Transtorno caracterizado por uma alterao significativa dos modos de comportamento que eram

habituais ao sujeito antes do advento da doena; as perturbaes concernem em particular expresso das emoes, das necessidades e dos impulsos. O quadro clnico pode, alm disto, comportar uma alterao das funes cognitivas, do pensamento e da sexualidade.

Estado ps-leucotomia orgnica Personalidade pseudopsicoptica orgnica Pseudodebilidade Psicossndrome da epilepsia do sistema lmbico Sndrome (dos): frontal lobotomizados ps-leucotomia Exclui: alteraes duradouras da personalidade aps: doenas psiquitricas (F62.1) experincia catastrfica (F62.0) sndrome: ps-encefaltica (F07.1) ps-traumtica (F07.2) transtorno especfico da personalidade (F60.-) F07.1 Sndrome ps-encefaltica
Alterao residual do comportamento, no especfica e varivel, aps cura de uma encefalite viral ou bacteriana. A principal diferena entre esta sndrome e os transtornos orgnicos da personalidade que a mesma reversvel.

Exclui: transtorno orgnico da personalidade (F07.0) F07.2 Sndrome ps-traumtica


Sndrome que ocorre seguindo-se a um traumatismo craniano (habitualmente de gravidade suficiente para provocar a perda da conscincia) e que comporta um grande nmero de sintomas tais como cefalia, vertigens, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentrao, dificuldades de realizar tarefas mentais, alterao da memria, insnia, diminuio da tolerncia ao stress, s emoes ou ao lcool.

Sndrome: cerebral ps-traumtica no-psictica ps-traumtica (encefalopatia) F07.8 Outros transtornos orgnicos da personalidade e do comportamento devidos a doena cerebral, leso e disfuno Transtorno afetivo orgnico do hemisfrio direito Transtorno orgnico no especificado da personalidade e do comportamento devido a doena cerebral, leso e disfuno Psicossndrome orgnica

F07.9

F09

Transtorno mental orgnico ou sintomtico no especificado


Psicose: orgnica SOE sintomtica SOE Exclui: psicose SOE (F29)

Potrebbero piacerti anche