Sei sulla pagina 1di 3

Relacionados ao pensamento de Skinner e Pavlov Frases de Skinner: A educao o estabelecimento de comportamentos que sero vantajosos para o indivduo e para

a outros em algum tempo futuro Quando houver domnio sobre a cincia do comportamento, ela ser a nica alternativa para a sociedade planejada Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, no estado norteamericano da Pensilvnia, em 1904. Criado num ambiente de disciplina severa, foi um estudante rebelde, cujos interesses, na adolescncia, eram a poesia e a filosofia. Formou-se em lngua inglesa na Universidade de Nova York antes de redirecionar a carreira para a psicologia, que cursou em Harvard onde tomou contato com o behaviorismo. Seguiram-se anos dedicados a experincias com ratos e pombos, paralelamente produo de livros. O mtodo desenvolvido para observar os animais de laboratrio e suas reaes aos estmulos levou-o a criar pequenos ambientes fechados que ficaram conhecidos como caixas de Skinner, depois adotadas para experimentos pela indstria farmacutica. Quando sua filha nasceu, Skinner criou um bero climatizado, o que originou um boato de que a teria submetido a experincias semelhantes s que fazia em laboratrio. Em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou at o fim da vida. Morreu em 1990, em ativa militncia a favor do behaviorismo. Nenhum pensador ou cientista do sculo 20 levou to longe a crena na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner. Sua obra a expresso mais clebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prtica da psicologia, em escolas e consultrios, at os anos 1950. O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em ingls), tomado como um conjunto de reaes dos organismos aos estmulos externos. Seu princpio que s possvel teorizar e agir sobre o que cientificamente observvel. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes tericas, como conscincia, vontade, inteligncia, emoo e memria os estados mentais ou subjetivos. Os adeptos do behaviorismo costumam se interessar pelo processo de aprendizado como um agente de mudana do comportamento. Skinner revela em vrias passagens a confiana no planejamento da educao, com base em uma cincia do comportamento humano, como possibilidade de evoluo da cultura, diz Maria de Lourdes Bara Zanotto, professora de psicologia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

Sem livre-arbtrio
O conceito-chave do pensamento de Skinner o de condicionamento operante, que ele acrescentou noo de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos esto essencialmente ligados fisiologia do organismo, seja

animal ou humano. O reflexo condicionado uma reao a um estmulo casual. O condicionamento operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. o caso do rato faminto que, numa experincia, percebe que o acionar de uma alavanca levar ao recebimento de comida. Ele tender a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome. A diferena entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante que o primeiro uma resposta a um estmulo puramente externo; e o segundo, o hbito gerado por uma ao do indivduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estmulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente modificado e produz conseqncias que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrncia futura semelhante.

Segundo Skinner, a cincia psicolgica e tambm o senso comum costumava, antes do aparecimento do behaviorismo, apelar para explicaes baseadas nos estados subjetivos por causa da dificuldade de verificar as relaes de condicionamento operante ou seja, todas as circunstncias que produzem e mantm a maioria dos comportamentos dos seres humanos. Isso porque elas formam cadeias muito complexas, que desafiam as tentativas de anlise se elas no forem baseadas em mtodos rigorosos de isolamento de variveis. Nos usos que projetou para suas concluses cientficas em especial na educao , Skinner pregou a eficincia do reforo positivo, sendo, em princpio, contrrio a punies e esquemas repressivos. Ele escreveu um romance, Walden II, que projeta uma sociedade considerada por ele ideal, em que um amplo planejamento global, incumbido de aplicar os princpios do reforo e do condicionamento, garantiria uma ordem harmnica, pacfica e igualitria. Num de seus livros mais conhecidos, Alm da Liberdade e da Dignidade, ele rejeitou noes como a do livre-arbtrio e defendeu que todo comportamento determinado pelo ambiente, embora a relao do indivduo com o meio seja de interao, e no passiva. Para Skinner, a cultura humana deveria rever conceitos como os que ele enuncia no ttulo da obra.

Comportamento condicionado em laboratrio


Precursores da psicologia, como o filsofo norte-americano William James (1842-1910), j haviam previsto a utilidade de um ramo da cincia que estudasse os comportamentos puramente externos, mas a psicologia comportamental (behaviorismo) como a conhecemos comeou mesmo com o mdico russo Ivan Pavlov (1849-1936). Motivado por experincias com ces, Pavlov criou a teoria dos reflexos condicionados. Foi o primeiro cientista a trabalhar na rea psicolgica que no se utilizou de referncias a estados subjetivos como instrumento terico. O fundador do behaviorismo como escola, porm, foi o psiclogo norteamericano John B. Watson (1878- 1958), que formulou as estritas exigncias metodolgicas que deveriam nortear seus seguidores. O compromisso de verificao concreta de hipteses e a recusa da introspeco aproximam o iderio de Watson do positivismo nas cincias humanas.

Watson foi o principal inspirador de Skinner, por sua vez o maior divulgador do behaviorismo, prevendo a utilizao de seus princpios na psicoterapia, na educao e at na formulao de polticas pblicas. O behaviorismo clssico abraou a idia de que todo comportamento humano infalivelmente controlvel por meio do padro de estmulo-resposta. Mais recentemente, o princpio da infalibilidade estatstica foi substitudo pelo da probabilidade. No imaginrio ficcional do sculo 20, a nfase nos conceitos de controle e planejamento aproximou o behaviorismo e as tticas dos regimes totalitrios a terapia behaviorista, por exemplo, usou comumente choques eltricos e substncias qumicas para condicionar comportamentos. Algumas das principais metforas do terror de estado do perodo fizeram referncias a mtodos behavioristas, como os romances 1984 (de George Orwell) e A Laranja Mecnica (de Anthony Burgess, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick).

Para pensar
Ainda que Skinner considerasse importante levar em conta as diferenas entre os alunos de um mesmo professor, o behaviorismo se baseia fundamentalmente na previsibilidade das reaes aos estmulos e reforos. Seus objetivos educacionais buscam resultados definidos antecipadamente, para que seja possvel, diante de uma criana ou adolescente, projetar a modelagem de um adulto. Voc considera importante, como professor, saber de antemo exatamente o que deseja de seus alunos? possvel planejar o aprendizado em detalhes?

Livro de B. F. Skinner: Tecnologia do Ensino, Editora Pedaggica e Universitria Ltda.

Potrebbero piacerti anche