Sei sulla pagina 1di 3

HISTRIA

OS ESTADOS MODERNOS, O ABSOLUTISMO E O MERCANTILISMO


1. CARACTERSTICAS

A centralizao do poder monrquico e sua evoluo para o Absolutismo, j visveis, na Pennsula Ibrica, no Sculo XIV (Portugal, 1385: Revoluo de Avis), representam o momento de transio poltica entre a crise do Feudalismo e a formao do Capitalismo. Entre as novas necessidades que o aparecimento de uma economia de mercado provocou, destacase a centralizao do poder poltico. Tal concentrao de poder fez-se lentamente, vencendo os obstculos da estrutura poltica feudal. Para impor a sua autoridade ao conjunto do territrio nacional, os soberanos lanariam mo dos mais variados meios: aliana com a burguesia: alm da necessidade burguesa de diminuir a insegurana proveniente da crise, o seu capital permitia acelerar o processo de centralizao. recuperao das prerrogativas perdidas durante o Feudalismo: exrcito nacional, cunhagem de moedas, tribunais reais, burocracia etc. estudo do Direito Romano: legitimao do papel centralizador dos monarcas. divergncias entre a Nobreza e a Burguesia: por motivos e interesses diversos - manuteno dos privilgios, no primeiro caso, e ampliao das atividades econmicas, no segundo - , ambos os grupos sociais procuravam o apoio dos reis que, por sua vez, adotando a postura de rbitros, estimulavam essa luta.
2. OS TERICOS DO ABSOLUTISMO

Jacques Bossuet (1627-1704), francs que elaborou a teoria do direito divino dos reis, isto , para ele, o poder real emanado de Deus e no pode ser contestado, rebelar-se contra ele rebelar-se contra Deus. Estas idias foram muito influentes no auge da monarquia absolutista na Frana e, por incrvel que parea, continuam sendo utilizadas at hoje. Jean Bodin (1530-1596) e Hugo Grotius (1583-1645) tambm foram importantes articuladores da justificativa terica do absolutismo com base na teoria do direito divino dos reis.
3. PORTUGAL E ESPANHA: OS PIONEIROS

O primeiro e, sem dvida, um dos mais importantes pensadores polticos do absolutismo foi o florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527). Ele considerado o fundador da cincia poltica ao separar a religio da poltica, justificando que os objetivos do governante no podem ser limitados pelos dogmas religiosos. Sua principal obra O Prncipe, considerada ainda uma obra atual. Neste livro, Maquiavel aconselha ao governante a se manter acima das consideraes morais, acreditando que os fins justificam os meios. Para Maquiavel, os objetivos do prncipe so dois: manter o seu prprio poder e garantir a soberania nacional. Para tanto, seu poder deve ser forte, a fora deve ser usada, se necessrio.
Editora Exato 22

A origem de Portugal remonta ao chamado Condado Portucalense, que havia sido doado ao nobre Henrique de Borgonha, como recompensa por sua participao na luta contra os mouros. No ano de 1139, o Condado proclamou sua independncia, sob a liderana de Dom Afonso Henriques, que reconhecido rei de Portugal apenas no anos de 1143. Seus sucessores continuaram a luta contra os mulumanos, empurrando-os para o sul. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se na regio uma economia baseada em atividades comerciais, o que proporcionou o aparecimento de uma classe de mercadores que no tinha os mesmos interesses da nobreza dominante na poltica do jovem pas. Foi somente no ano de 1385 que o grupo mercantil, aliado a setores dissidentes da nobreza portuguesa, tomou o poder atravs da chamada Revoluo de Avis. Ser sob o governo da dinastia de Avis que Portugal se lanar na expanso martima que iria mudar radicalmente o perfil da histria da Europa. A Espanha tambm se consolidou como monarquia nacional durante a luta contra os mouros. Durante a guerra, surgiram os reinos de Leo, Castela, Navarra e Arago. Embora a autoridade do senhor feudal continuasse vigorando nesses territrios, a presena de um inimigo poderoso e belicoso, como eram os rabes, favoreceu o surgimento de uma autoridade forte e centralizada para dirigir a luta. Mas foi apenas no ano de 1476, aps a unio de Arago e Castela (com o casamento de Fernando e Isabel, respectivos governantes) e a expulso definitiva dos rabes de Granada, em 1492, que a Espanha se tornou um Estado Nacional.

4. FRANA

Com a dinastia Bourbon, o absolutismo francs conheceu o seu apogeu, e tambm o seu fim. A grande figura foi Lus XIV (1643-1715),: com ele a monarquia absoluta alcanou sua forma mais completa. Era menor de idade ao herdar o trono e, por isso, o governo foi assumido pelo cardeal Mazarino, que deu continuidade poltica de fortalecimento do poder real. Coube a ele sufocar a ltima sublevao dos nobres - a Fronda - , que se dividiu em dois movimentos: a Fronda parlamentar (1648) e a Fronda dos prncipes, provocada pelo prncipe de Cond (16491653), um dos mais importantes nobres do reino. Ao assumir o governo, em 1661, em carter pessoal, Lus XIV teve condies de exercer o poder real, soberano e absoluto, com todas as prerrogativas. A tal ponto que acabou se tornando o prprio smbolo desse regime. Foi chamado de Lus, o Grande, e de Rei Sol. A ele atribui-se a frase O Estado sou Eu, com que se pretende afirmar a completa identificao entre soberano e Estado. O que pode ser considerado, alis, como sntese do absolutismo.
5. INGLATERRA

6. A POLTICA ECONMICA DO ABSOLUTISMO: O MERCANTILISMO

O mercantilismo no pode ser definido como um sistema econmico preciso. Na verdade, ele sequer constituiu uma doutrina geral com base cientfica. Foi mais um conjunto de medidas econmicas adotadas pelo Estado moderno a partir das opinies de homens ligados a alguma atividade econmica. Entretanto, apesar da diversidade de modelos, e das diferentes pocas em que passaram a ser utilizadas, podemos destacar um conjunto de prticas e idias comuns s vrias naes mercantilistas europias: - CONTROLE ESTATAL DA ECONOMIA - METALISMO - BALANA COMERCIAL FAVORVEL - PROTECIONISMO - MONOPLIO COLONIAL DA EXPLORAO

A dinastia Tudor, ao longo do sculo XVI e at o incio do XVII, exercitou na Inglaterra um absolutismo de fato, que apresentou pelo menos duas particularidades dignas de nota. A primeira delas diz respeito forte tradio feudal inglesa, que dava aos bares, senhores de terra que constituam a antiga aristocracia feudal, um forte poder poltico, representado pelo Parlamento, criado no sculo XIII. A soberania (o poder de estabelecer as leis) era repartida entre as duas instncias polticas: o rei e o parlamento, de modo que o poder do primeiro, para se fazer absoluto, devia ajustar-se ao Parlamento. A outra particularidade, no entanto, fortalecia o poder real e, de certa forma, explicava-se tambm pelas caractersticas da feudalidade inglesa. As lutas constantes e duras entre os nobres contriburam para a runa de muitos dos grandes feudos e, em contrapartida, permitiram que se formasse uma nova nobreza, que se identificava com a burguesia emergente no tocante ao desenvolvimento de atividades econmicas como comrcio e manufaturas, de acordo com as formas do capitalismo nascente. A integrao entre desenvolvimento capitalista e monarquia absoluta, desde a sua origem, fez com que o processo revolucionrio decorrente das transformaes da economia feudal em capitalista na Inglaterra se antecipasse, em relao ao restante da Europa.

ESTUDO DIRIGIDO

Mencione as caractersticas das Monarquias Nacionais.

Que objetivos eram defendidos por Nicolau Maquiavel em relao ao poder absoluto dos prncipes?

Cite as prticas mercantilistas adotadas pelos Estados Absolutistas.

Editora Exato

23

EXERCCIOS

Sobre os fatores que contriburam para a formao das Monarquias Nacionais na Europa Ocidental, analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA: I As lutas constantes entre os senhores feudais e as permanentes tentativas dos reis para consolidarem seu poder. II A idia de que os reis, catalisadores das aspiraes nacionais eram figuras sagradas, imbudas de uma autoridade concedida por Deus. III A organizao de um corpo burocrticoadminstrativo, subordinado autoridade real e o impulso dado ao comrcio, a partir da Baixa Idade Mdia. a) Esto corretas apenas I e III; b) Todas so falsas; c) Esto corretas apenas I e II. d) Todas so corretas; O Absolutismo caracterizou-se pelo regime poltico monrquico, alicerado na centralizao de poder, na burocracia e na unificao territorial. No territrio, repousava tranqila a comunidade racional, cujo monarca se tornava a expresso mxima. Sobre os fatores que contriburam para a centralizao de poder nas mos do rei, analise os itens abaixo e marque uma NICA alternativa: I Pacto poltico, que gerou a unio entre a monarquia emergente e a burguesia nacional. II A arrecadao de tributos e a emisso de moeda nica, substituindo as moedas cunhadas pelos nobres feudais. III Formao de milcias locais, suplantando o poder do exrcito que estava sob o domnio dos nobres feudais. IV Organizao poltico-administrativa e judiciria centralizada, pela qual o monarca imps sua dominao sobre amplos espaos sociais e geogrficos, criou um cdigo civil prprio, baseado na jurisprudncia romana. a) Esto corretas apenas I, II, III e IV. b) Esto corretas apenas I, II. c) Esto corretas apenas II, IV. d) Esto corretas apenas I, II e III. Nos tempos modernos, a organizao poltica da Europa em sistema de Estados Nacionais pode ser considerada: a) Forma de rearticulao das foras sociais em conflito e progresso econmico. E centralizao poltica nas mos do rei. b) Decorrncia da expanso do comrcio e das fronteiras conhecidas pelos europeus.
24

c) Expresso do individualismo em nvel poltico, tendo por base o princpio da legitimidade. d) Resultado de uma concepo, com base no equilbrio necessrio do princpio hierrquico entre as naes. 4 Sobre o Mercantilismo, marque a NICA alternativa CORRETA: a) Para os mercantilistas, o Estado deveria aumentar sua quantidade de metais nobres e colocar em prtica o liberalismo econmico, ou seja, deixar que a prpria iniciativa privada controle a economia, sem nenhuma interferncia do Estado. b) O mercantilismo propunha ao Estado a mxima de importao e o mnimo de exportao. Porque o que fazia um pas ser rico era seu poder de compra e seu acmulo de metais preciosos. c) O mercantilismo no aceitava nenhuma interferncia do Estado na economia, na medida em que tal atitude poderia prejudicar o livre trnsito das atividades comerciais. d) O mercantilismo pode ser definido como o conjunto de doutrinas e prticas econmicas que vigoraram na Europa de meados do sculo XV, a meados do sculo XVII. Seu grande objetivo era fortalecer o Estado e a burguesia na fase de transio do feudalismo para o capitalismo.
GABARITO

Estudo Dirigido 1 2 3 Exrcito Nacional; Unificao Monetria; Centralizao Administrativa e Justia Real. Manter o seu prprio poder e garantir a soberania nacional.

Metalismo; Balana Comercial Favorvel; Protecionismo e Monoplio. Exerccios 1 2 3 4 D A A D

Editora Exato

Potrebbero piacerti anche