Sei sulla pagina 1di 3

Escola __________________________________________________ Professor Douglas Costa Aluno (a): ____________________________________________________________ 9 ANO LEIA OS TEXTOS PARA AS QUESTES DE 1 A 3.

TEXTO 1 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos so os mais diversos: luta por territrio, movimentos separatistas, religio, intolerncia tnica, riquezas naturais, divergncias polticas, entre outros. Em razo dos conflitos mundiais, o mapa-mndi no permanece com uma configurao fixa. Essa dinmica cartogrfica torna o trabalho dos cartgrafos difcil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos pases. No sculo passado, o lugar do mundo que mais sofreu alteraes quanto configurao das fronteiras foi o continente europeu. Em razo da luta por territrios, teve incio um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial. Tal acontecimento proporcionou drsticas transformaes no espao geogrfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande nmero de pases que travaram uma guerra, em grande parte, em territrio europeu. Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenes de aplicao de projetos de carter expansionista de pases como Alemanha, Itlia e Japo. Tais naes desejavam alcanar a condio de potncias hegemnicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era atravs da conquista de novos territrios. A partir dessa ideologia, os pases citados promoveram invases a outros territrios com a inteno de anex-los aos seus respectivos domnios. A Alemanha se apoderou de pases prximos, como a ustria e a Tchecoslovquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itlia, que conquistou a Albnia. O Japo invadiu diversos territrios na regio do Pacfico. A consolidao da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polnia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e Frana saram em defesa do pas invadido, declarando guerra Alemanha. Mais tarde, em 1941, a ento Unio Sovitica ingressou tambm no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exrcito alemo. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito aps receber um ataque areo japons em sua base naval de Pearl Harbor. O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de pases, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itlia e Japo. J o segundo, tinha como integrantes: Frana, Inglaterra, Unio Sovitica, Estados Unidos, Brasil, entre outros. Aps muitos confrontos envolvendo os pases do Eixo e Aliados, que teve a durao de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendio da Itlia no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japo no suportaram e se rederam tambm, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japo se rendeu aps ter sido atingido por duas bombas atmicas, uma na cidade Hiroshima e outra em NagasakI. TEXTO 2

1 Assinale a alternativa que no justificativa para o incio da segunda guerra mundial. a) b) c) d) O ataque base naval de Pearl Harbor, nos Estados Unidos. Alguns pases queriam expandir seus territrios. Brigas polticas. Intolerncia tnica e cultural.

2 Apesar de vrios pases estarem envolvidos na Segunda Guerra Mundial, ningum se esquece de um deles: a Alemanha. a) Quem era o lder desse pas? _________________________________________ b) Quais fatos chocaram a todos os pases naquela poca e ainda causa horror em toda a humanidade? _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3 Explique por que os Estados Unidos aderiram Segunda Guerra Mundial. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________ TEXTO PARA AS QUESTES DE 4 A 6.
Os Estados Unidos e o incio da Guerra Fria (1945-49)

A histria dos ltimos 50 anos do nosso sculo foi inteiramente condicionada pelos resultados da 2 Guerra Mundial, quando em 1945, depois de 6 anos de batalhas em quase todos os continentes da terra, a Grande Aliana (os E.U.A a GB. e a URSS) conseguiu vencer o Eixo (a Alemanha nazista, a Itlia fascista e o Japo do micado). No final, depois de ter-se dissipado a fumaa e em meios aos escombros que cobriam 50 milhes de mortos, restaram apenas duas potncias, logo chamadas, com toda a razo, de superpotncias: os Estados Unidos da Amrica e a Unio Sovitica. Fraudando as expectativas dos que esperavam um ps-guerra de harmonia e colaborao entre os vitoriosos, baseado nas 4 polcias de Roosevelt (os EUA, a URSS, a Gr-Bretanha e a China), o que se viu foi o contrrio. Mal encerrado o tiroteio, os dois gigantes passaram a se desentender. Obviamente que colocaram, um no outro, a culpa por ter deflagrado a Guerra Fria. Para os soviticos, os americanos - especialmente depois da exploso das Bombas Atmicas sobre o Japo -, agiam como donos do mundo. Para os ianques, ao contrrio, eram os soviticos quem desejavam impor sua ideologia comunista ao restante do planeta. No chegando a acordo nenhum, trataram de armar-se, lanando-se na mais perigosa e custosa corrida armamentista de todos os tempos. Uma organizao calculou os gastos da Guerra Fria em U$ 17 trilhes de dlares! Ambos os lados, por sua vez, arregimentaram, em tratados ou protocolos, o maior nmero de povos e pases para a sua causa. O mundo dividiu-se em dois campos antagnicos, separados por uma sinuosa linha vertical que ia de um polo ao outro, como se desenhasse sobre o Atlas um enorme Tratado de Tordesilhas ideolgico. De uma lado dessa linha, na sua parte Ocidental segundo a viso americana, ficava o Mundo Livre, os Estados Unidos e os seus aliados. Do outro, atrs da Cortina de Ferro, alinhavam-se a URSS e seus satlites, esmagados pela tirania comunista. Dispensvel dizer que para os soviticos era exatamente o contrrio. Para Zdnov, por exemplo, o idelogo e segundo homem do regime comunista, tratava-se, como discursou na Conferncia de Schreiberhau, em setembro de 1947, da existncia de dois mundos, opostos entre si. Um deles em mos do bando imperialista e antidemocrtico, liderado pelos americanos, e o outro composto pelas foras antiimperialistas e antifascistas, lideradas pelos soviticos. Ambos consideravam-se regimes inconciliveis. Capitalismo e Comunismo, Democracia e Totalitarismo, apenas aguardavam o momento oportuno para desencadear a 3 Guerra Mundial que, dado o potencial atmico que dispunham seria a guerra final. Esta ideia do equilbrio de foras entre as superpotncias, no entanto, no correspondia realidade. O potencial americano, excetuando-se na capacidade de mtua destruio, sempre foi vrias vezes superior ao dos soviticos.

4 Copie do texto um trecho que explique a imagem ao lado. ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

5 A Guerra Fria foi uma disputa entre: a) b) c) d) Soviticos e italianos. Americanos e soviticos. Chineses e alemes. Soviticos e alemes.

6 Sobre o texto, marque a alternativa incorreta. a) b) c) d) Os Estados Unidos e a Unio Sovitica procuraram aliados para confrontarem entre si. A Guerra Fria aconteceu apenas como uma corrida armamentista. Durante a Segunda Guerra Mundial, soviticos e americanos lutaram lado a lado contra o nazismo. Americanos e soviticos eram igualmente poderosos durante a Guerra Fria, por isso todos temiam que comeasse uma 3 Guerra Mundial.

Potrebbero piacerti anche