Sei sulla pagina 1di 7

Introduo Ethernet

A Ethernet (tambm conhecida sob o nome de norma IEEE 802.3) um padro de transmisso de dados para rede local baseada no princpio seguinte:
Todas as mquinas da rede Ethernet esto conectadas a uma mesma linha de comunicao, constituda por cabos cilndricos

Distingue-se diferentes alternativas de tecnologias Ethernet, segundo o tipo e o dimetro dos cabos utilizados:

10Base2: O cabo utilizado um cabo coaxial fino de fraco dimetro, chamado thin Ethernet, 10Base5: O cabo utilizado um cabo coaxial de grande dimetro, chamado thick Ethernet, 10Base-T: O cabo utilizado um par entranado (o T significa twisted pair), o dbito atingido de cerca de 10 Mbps, 100Base-FX: Permite obter um dbito de 100Mbps utilizando uma fibra ptica multimode (F significa Fiber). 100Base-TX: Como 10Base-T mas com um dbito 10 vezes mais importante (100Mbps), 1000Base-T: Utiliza um duplo par entranado de categoria 5.o e permite um dbito Gigabit por segundo. 1000Base-SX: Baseado numa fibra ptica multimode que utiliza um sinal de fraco comprimento de onda (S significa short) de 850 nanomtrs (770 860 nm). 1000Base-LX: Baseado numa fibra ptica multimode que utiliza um sinal de comprimento de onda elevado (L significa long) de 1350 nm (1270 1355 nm).

Sigla 10Base2 10Base5 10Base-T 100BaseTX 100BaseFX

Denominao

Cabo

Conector Dbito Alcance BNC 10 Mb/s 185m 10Mb/s 500m 10 Mb/s 100m 100 Mb/s 100m 100 Mb/s 2 km

Ethernet fino Cabo coaxial (50 Ohms) de (thin Ethernet) fraco dimetro

Ethernet Cabo coaxial de gordo espesso BNC dimetro (0.4 avanos lento) (thick Ethernet) Ethernet standard Par entranado (categoria 3) RJ-45 RJ-45

Ethernet rpido Duplo igual entranado (Fast Ethernet) (categoria 5) Ethernet rpido Fibra ptica multimode do (Fast Ethernet) tipo (62.5/125)

1000Base-T Ethernet Gigabit

Duplo igual entranado (categoria 5.o)

RJ-45

1000 Mb/s 1000 Mb/s 1000 Mbit/s

100m 550m 550m

1000BaseFibra ptica monomode ou Ethernet Gigabit LX multimode 1000BaseEthernet Gigabit Fibra ptica multimode SX 10GBaseSR 10GBaseLX4 Ethernet 10Gigabit Ethernet 10Gigabit Fibra ptica multimode Fibra ptica multimode

10 Gbit/s 500m 10 Gbit/s 500m

A Ethernet uma tecnologia de rede muito utilizada porque o preo de tal rede no muito elevado

Princpio de transmisso
Todos os computadores de uma rede Ethernet esto ligados a uma mesma linha de transmisso, e a comunicao faz-se com um protocolo chamado CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detect que significa que se trata de um protocolo de acesso mltiplo com vigilncia de portador Carrier Sense e deteco de coliso). Com este protocolo qualquer mquina est autorizada emitir sobre na linha a qualquer momento e sem noo de prioridade entre as mquinas. Esta comunicao faz-se de maneira simples :

Cada mquina verifica que no h nenhuma comunicao na linha antes de emitir Se duas mquinas emitirem simultaneamente, ento h uma coliso (ou seja, vrias tramas de dados encontram-se na linha ao mesmo momento) As duas mquinas interrompem a sua comunicao e esperam um prazo aleatrio, seguidamente aprimeira que ultrapassou este prazo pode ento emitir de novo

Este princpio baseado em vrios constrangimentos:


Os pacotes de dados devem ter uma dimenso mxima haver um tempo de espera entre duas transmisses

O tempo de espera varia de acordo com a frequncia das colises:

Aps a primeira coliso uma mquina espera uma unidade de tempos Aps a segunda coliso a mquina espera duas unidades de tempo Aps a terceira coliso a mquina espera quatro unidades de tempo naturalmente com um pequeno tempo suplementar aleatrio

Ethernet comutado
At agora, a topologia Ethernet descrita era a Ethernet partilhada (qualquer mensagem emitida entendida pelo conjunto das mquinas conectadas, pela banda concorrida disponvel partilhada pelo conjunto das mquinas). Desde alguns anos uma evoluo importante produziu-se: a Ethernet comutada. A topologia fsica continua a ser uma estrela, organizada em redor de um comutador (switch). O comutador utiliza um mecanismo de filtragem e de comutao muito similar ao utilizado pelas pontes estreitas (gateways) onde estas tcnicas so utilizadas h muito tempo. Inspecciona os endereos de fonte e de destino das mensagens, elabora uma tabela que lhe permite ento saber qual mquina que est conetada em qual porta do switch (em geral este processo faz-se por autoaprendizagem, ou seja automaticamente, mas o gestor do switch pode proceder a ajustamentos complementares). Conhecendo a porta do destinatrio, o comutador transmitir a mensagem apenas na porta adequada, os outras portas restantes ficam portanto livres para outras transmisses que podem produzir-se simultaneamente. Resulta assim que cada troca se pode efectuar a dbito nominal, sem colises, com a consequncia de um aumento muito sensvel da banda concorrida da rede (a velocidade nominal igual). Quanto a saber se todas as portas de um comutador podem dialogar ao mesmo tempo sem perda de mensagens, tal depende da qualidade deste ltimo (non blocking switch). Dado que a comutao permite evitar as colises e que as tcnicas 10/100/1000 baseie T (X) disponham de circuitos separados para a transmisso e a recepo (um par entranado por sentido de transmisso), a maior parte dos comutadores modernos permite desativar a deteo de coliso e passar em modo full-duplex sobre os portos. Da espcie, as mquinas podem emitir e receber ao mesmo tempo (que contribui de novo para o desempenho da rede). O modo full-duplex particularmente interessante para os servidores que devem servir vrios clientes. Os comutadores Ethernet modernos detectam igualmente a velocidade de transmisso utilizada por cada mquina (autosensing) e se esta ltima suportar vrias velocidades (10 ou 100 ou 1000 megabits/seca) inicia com ela uma negociao para escolher uma velocidade bem como o modo semi-duplex ou full-duplex da transmisso. Isto permite ter um parque de mquinas que tm desempenhos diferentes (por exemplo, um parque de computadores com diversas configuraes materiais).

Como o trfego emitido e recebido j no transmitido para todas as portas, muito mais difcil espiar (sniffer) o que se passa. Voil qui contribue la scurit gnrale du rseau, ce qui est un thme fort sensible aujourd'hui. Para terminar, o uso de comutadores permite construir redes mais vastas geograficamente. Ethernet compartilhado, uma mensagem deve poder atingir qualquer outra mquina na rede num intervalo de tempos preciso (slot time) sem qual o mecanismo de deteo das colises (CSMA/CD) no funciona correctamente. Isto no mais de aplicao com os comutadores Ethernet. A distncia mais limitada apenas pelos limites tcnicos do apoio utilizado (fibra ptica ou par entranado, potncia do sinal emitido e sensibilidade do receptor,).

A camada da ligao de dados


A camada Ligao de dados da norma 802.11 composta por duas sub-camadas: a camada de controlo da ligao lgica (Logical Link Control, notado LLC) e a camada de controlo de acesso ao apoio (Media Access Control, ou MAC). A camada MAC define dois mtodos de acesso diferentes :

O mtodo CSMA/CA, que utiliza oDistributed Coordination Function (DCF) O mtodo Point Coordination Function (PCF)

O mtodo de acesso CSMA/CA


Numa rede local Ethernet clssica, o mtodo de acesso utilizado pelas mquinas o CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detect), no qual cada mquina livre de comunicar a qualquer momento. Cada mquina que envia uma mensagem verifica se nenhuma outra mensagem foi enviada ao mesmo tempo por outra mquina. Se for o caso, as duas mquinas esperam durante um tempo aleatrio antes de recomear a emitir. Num ambiente sem fios, este mtodo no possvel na medida em que as duas estaes que comunicam com um receptor no se ouvem necessariamente mutuamente, devido ao seu raio de alcance. Assim, a norma 802.11 prope um protocolo similar chamado CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance). O protocolo CSMA/CA utiliza um mecanismo de evaso de coliso baseado num princpio de avisos de recepo recprocos entre o emissor e o receptor:

A estao que quer emitir ouve a rede. Se a rede est engarrafada, a transmisso diferida. No caso contrrio, se os meios de comunicao estiverem livres durante um tempo dado (chamado DIFS para Distributed inter Frame Space), ento a estao pode emitir. O receptor (geralmente, um ponto de acesso) responde um Clear To Send (CTS, significando o campo est livre para emitir), e seguidamente a estao comea a emisso dos dados.

Quando recebeu todos os dados emitidos pela estao, o receptor envia um aviso de recepo (ACK). Todas as estaes vizinhas ento ento durante um tempo que consideram ser o necessrio para a transmisso do volume de informao a emitir velocidade anunciada.

Soma de controlo
A camada MAC do protocolo 802.11 oferece um mecanismo de controlo de erro que permite verificar a integridade das tramas. Trata-se de uma diferena fundamental com o padro Ethernet. Com efeito, o Ethernet no prope nenhum sistema de deteco ou correco de erros, esta tarefa deixada para os protocolos de transportes de nvel superior (TCP). Numa rede sem fios, a taxa de erro mais elevada, a razo pela qual um controlo de erro foi integrado a nvel da camada ligao de dados. O controlo de erro baseia-se no seguinte polinmio de grau 32:

x32+x26+x23+x22+x16+x12+x10+x8+x7+x5+x4+x2+x+1

Fragmentao e remontagem
Por outro lado, a taxa de erro de transmisso nas redes sem fios aumenta geralmente com pacotes de dimenso considervel, a razo pela qual a norma 802.11 oferece um mecanismo de fragmentao, permitindo recortar uma trama em vrios pedaos (fragmentos).

Formato das tramas


O padro 802.11 define o formato das tramas trocadas. Cada trama constituda por uma rubrica (chamada MAC header, de um comprimento de 30 bytes), um corpo e um FCS (Frame Sequncia Check) que permite a correco do erro. FC D/ID Endereo 1 (2) (2) (4 octets) Endereo 2 (4 octets) Endereo 3 (4 octets) SC Endereo 4 (2) (4 octets) Corpo da trama (0 2312 octets) FCS (2)

Eis a descrio destes campos :


FC (Frame Controlo): este campo de dois bytes constitudo pelas informaes seguintes:

Verso de protocolo Tipo (2 bits) (2 bits) More To DS From DS Frag (1 bit) (1 bit) (1 bit)

Retry (1 bit)

Subtipo (4 bits) Power Mgt (1 bit)

More Data (1 bit)

WEP (1 bit)

Order (1 bit)

Verso de protocolo : estes campos de 2 bits permitiro ter em conta as evolues de verso do padro 802.11. O valor igual a zero para a primeira verso o Tipo e subtipo: estes campos, respectivamente de 2 e 4 bits, definem o tipo e subtipo das tramas explicadas no quadro abaixo. O tipo gesto corresponde aos pedidos de associao bem como as mensagens de anncio do ponto de acesso. O tipo controlo utilizado para o acesso aos meios de comunicao para pedir autorizaes para emitir. Por ltimo, o tipo dados refere-se ao envios de dados (a maior parte do trfego da rede). o To DS: esta bit vale 1 quando a trama se destina ao sistema de distribuio (DS), vale zero nos outros casos. Qualquer trama enviada por uma estao com destino a um ponto de acesso possui assim um campo To DS posicionado em 1. o From DS: esta bit vale 1 quando a trama provm do sistema de distribuio (DS), vale zero nos outros casos. Assim, quando os dois campos To e From esto a zero, trata-se de uma comunicao directa entre duas estaes (mode ad hoc). o More Fragments (fragmentos suplementares): permite d indicar (quando vale 1) que ainda h fragmentos a transmitir o Retry : esta bit especifica que o fragmento corrente uma retransmisso de um fragmento previamente enviado (e certamente perdido) o Power Gesto (gesto de energia ): indica, quando de 1, que a estao que enviou este fragmento entra em modo de gesto de energia o More Datar (gesto de energia) : esta bit, utilizada para o modo de gesto de energia, utilizada pelo ponto de acesso para especificar a uma estao que tramas suplementares esto armazenadas em espera. o WEP : esta bit indica que o algoritmo de codificao WEP foi utilizado para codificar o corpo da trama. o Order (ordem): indica que a trama foi enviada utilizando a classe de servio estritamente ordenada (Strictly-Ordered service class) Durao/ID : Este campo indica a durao de utilizao do canal de transmisso. Campos endereos : uma trama pode conter at 3 endereos alm do endereo de 48 bits Controlo de sequncia : este campo permite distinguir os diversos fragmentos de uma mesma trama. composto por dois sub-campos que permitem de reordenar os fragmentos: o O nmero de fragmento o O nmero de sequncia CRC : uma soma de controlo que serve para verificar a integridade da trama.

Point Coordination Function (PCF)


O Point Coordination Function (PCF) um modo de acesso controlado. Assenta na interrogao, uma a uma, das estaes, ou polling, controlada pelo ponto de acesso. Uma estao pode emitir apenas se for autorizada e pode receber apenas se for seleccionada. Este mtodo foi concebido para as aplicaes em tempo real (vdeos, vozes) que necessitam uma gesto do prazo aquando das transmisses de dados.

Potrebbero piacerti anche