Sei sulla pagina 1di 78

1. INTRODUO O presente trabalho tem como objetivo, mostrar, identificar e exemplificar alguns equipamentos utilizados em instalaes eltricas.

2. REL 2.1 Qualidades requeridas Um simples rele eletromecnico aplicado em mquinas de todos os tipos responsveis pela produo de um infinito nmero de bens que consumimos: esta cadeia inicia-se desde a energia eltrica gerada em UHEs - usina hidroeltrica - e que chega a nossas casas e indstrias. Os rels ainda so aplicados na movimentao e proteo contra abertura de portas nos elevadores de nossos prdios, esto presentes nos processos de tratamento de gua que bebemos, nos processos de fabricao de alimentos, pes, biscoitos que consumimos. Onde quer que estejamos tem sempre um rel trabalhando para que algo funcione para nos servir. So largamente utilizados na linha de montagem de nossos carros, nas linhas de produo das peas que os compe, sendo encontrados ainda nos sistemas de acesso do Metro (nas catracas), nas composies de trens e metros alm dos nibus movidos a eletricidade.

2.2 Tipos de rels Tipo construtivo: eletrodinmico, disco de induo, elemento trmico, fotoeltrico, digital, etc. Natureza do parmetro ao qual o rel responde: corrente, tenso, potncia, freqncia, presso, temperatura, etc. Grandezas fsicas de atuao: eltricas, mecnicas, trmicas, ticas, etc. Mtodo de conexo do elemento sensitivo: direto no circuito primrio, atravs de TPs e TCs. Grau de importncia: principal ou intermedirioTipo de contatos: NA ou NF Tempo de atuao: instantneo ou temporizado Tipo de fonte para atuao do elemento de controle: CA ou CC Aplicao: geradores, transformadores, linhas detransmisso, etc.

Funes dos rels utilizados em uma subestao primria (nmero tipo de proteo)

2.3 Tipos de manuteno

Os transformadores de porte mdio/grande so exemplos clssicos de manuteno detectiva, pois possuem vrios equipamentos (sensores) que servem para monitorar o equipamento e protege-lo em possveis falhas: Medidor de temperatura - indica a temperatura, aciona ventiladores com aumento de carga, alarma em caso de sobre temperatura, e desarma em temperatura muito elevada. Rel de Gs Buchholz - Alarma aps o surgimento da primeira bolha de ar de origem interna e desarma se a bolha aumentar indicando disparo interno (arco eltrico) entre fases ou fasemassa. Medidor de nvel de leo - Alarma com nvel baixo de leo e desarma com nvel de leo inferior ao mnimo. (Vazamento, etc...). Seletor/regulador automtico de tenso (TAPS) de acordo com a queda de tenso provocada pela carga.

2.4 Aplicao em subestaes primrias

Com vigncia desde janeiro de 2004, a Norma Brasileira Regulamentar (NBR) n 14.039 trouxe algumas mudanas significativas referentes proteo de subestaes de entrada de mdia tenso ou cabines primrias, como so tambm conhecidas. Com a nova norma, fica proibida a utilizao do rel primrio pica-pau (rel eletromagntico com retardo a fl uido dinmico instalado em cima do disjuntor) para potncias acima de 300kVA. Nesse caso, a norma exige a proteo indireta da subestao, ou seja, o rel deve ser instalado fora do disjuntor. Esse tipo de proteo usado h muito tempo como padro de algumas concessionrias, como a Cemig e a Light Rio. O rel exigido pela norma um dispositivo microprocessado, tecnologia que conta com determinadas programaes de acordo com a pecualiaridade de cada cabine. Alm disso, ele consegue atender a diversas faixas de escala. Outro ponto abordado na nova NBR diz respeito aos transformadores de corrente (TC) a

leo. Estes no podem mais ser instalados quando a cabine estiver no mesmo invlucro da indstria ou do ambiente em questo. obrigatria, nessa situao, a instalao de um TC a seco. No entanto, caso a cabine esteja separada do prdio, o transformador a leo pode ser instalado. Quanto aos consumidores comerciais a norma mais exigente: somente os TCs podem ser instalados. Os mnimos trs transformadores de corrente presentes em qualquer cabine atuam como sensores e tm como tarefa informar a corrente que est passando na linha naquele momento ao rel microprocessado. De excelente confiabilidade, os rels ento fazem a leitura da situao. Caso haja necessidade de desligar o sistema, o rel transmite a informao para a bobina de abertura que aciona o disjuntor e age como uma espcie de chave de desligamento. Na instalao de uma cabine de entrada, todas as subestaes tm primeiro um cubculo de entrada e medio, no qual fi cam os TCs que podem ser colocados em quantidade determinada pelo consumidor, de acordo com as suas necessidades. O mnimo de trs transformadores, evidentemente, deve ser respeitado. O segundo cubculo o de proteo, no qual est localizado o disjuntor. Atualmente, h diversas opes de protees tcnicas e fsicas para cabines convencionais, que podem ser de alvenaria, compacta, blindada ou a gs. Nesse segundo cubculo, a escolha do tipo de proteo deve ser cuidadosa. A proteo indireta pode ser feita por meio de disjuntores off-board e on-board. A NBR n 14.039 no faz exigncias nem comentrios quanto a eles.

2.5 Proteo de sobrecorrente

O rel de sobrecorrente como o prprio nome sugere, tem como grandeza de atuao a corrente eltrica do sistema. Este pode ser aplicado para proteger qualquer elemento de um sistema de energia, como, por exemplo, linhas de transmisso, transformadores, geradores ou motores, entre outros dispositivos, equipamentos e sistemas. Os rels de sobrecorrente podem ser eletromecnicos, eletrnicos (estado slido) ou digitais. Contudo, atualmente, os rels eletromecnicos e eletrnicos esto sendo substitudos em larga escala pelos rels digitais. As concessionrias tm preferido a tecnologia digital, em razo da grande quantidade de informaes que os rels digitais conseguem armazenar e do elevado potencial de integrao com outros dispositivos.

Para exemplificar a aplicao de um rel de sobrecorrente, assume-se um sistema com uma fonte somente no seu lado esquerdo (sistema radial). Pode-se afirmar que, se a mnima corrente de falta dentro da zona de proteo for maior do que a mxima corrente possvel de carga tem-se ento o princpio de operao do rel de sobrecorrente. importante ressaltar que a magnitude da corrente deve ser derivada de uma fonte de corrente alternada, a qual pode incluir um componente de decaimento CC, cuja magnitude depende do instante de ocorrncia da falta. Os rels eletromecnicos, da maneira como so projetados, normalmente, estes podem ter dois tipos de ajustes: Ajuste de Corrente: d-se pelo ajuste de tapes, pelo posicionamento do entreferro, tensionamento da mola de restrio, pesos, tapes de variao da bobina, etc. Ajuste de Tempo: d-se pelo ajuste do dispositivo de tempo (DT), por meio de diversos dispositivos de temporizao. Embora esses ajustes possam ser feitos de forma independente, a interdependncia mostrada nas curvas tempo-corrente no catlogo do fabricante. Para os rels digitais, encontrados comercialmente, estes dois tipos de ajustes so normalmente realizados via software especfico de cada equipamento, podendo ser inseridos os valores desejveis para cada funo de proteo atravs de uma interface disponibilizada pelo programa do fabricante do rel. Alguns rels digitais permitem tambm configurao de certas funes atravs do prprio teclado e display em seu painel. Como fato, tem-se que em Sistemas Eltricos de Potncia (SEPs), normalmente, correntes elevadas so causadas por curto-circuitos ocorridos sobre o circuito. Para atenuar as conseqncias destes curtos, utiliza-se um determinado tipo de proteo. Os tipos mais comuns de proteo que existem so: Chaves termomagnticas: que apresentam arranjos mais simples e so utilizadas para baixa tenso. Fusveis: usados na proteo de linhas de baixa tenso (BT) e transformadores de distribuio. Rels de sobrecorrente: so os mais comuns para se lidar com correntes elevadas e atuam em situao de sobrecorrente e sobrecarga do sistema. Existem os seguintes tipos de rels de sobrecorrente segundo a norma IEC 255-3:

a) Rels de Corrente definida: Este tipo de rel opera instantaneamente quando a corrente atinge um valor predeterminado. O ajuste ocorre de maneira que para a subestao mais distante da fonte, o rel venha a operar com valor baixo de corrente e vice-versa. O rel com ajuste mais baixo ento opera primeiro e desconecta a carga no ponto mais prximo ao defeito. Contudo, esse rel apresenta baixa seletividade em altos valores de corrente de curto-circuito e dificuldade em distinguir corrente de falta entre dois pontos quando a impedncia entre eles pequena se comparada da fonte. Dessa forma, no so usados como nica proteo de sobrecorrente, mas como unidade instantnea, onde outros tipos de proteo so tambm empregados. O ajuste desse tipo de rel variado, pois trata com diferentes nveis de corrente, usando diferentes tempos de operao. Nesse caso, o disjuntor mais prximo ao defeito acionado no tempo mais curto, sendo os disjuntores restantes acionados sucessivamente, com atrasos maiores em direo fonte (ou seja, ocorrendo diferena entre os tempos de acionamento para mesma corrente). O ajuste de atraso nesse caso independente do valor de sobrecorrente requerido para operao do rel. Uma desvantagem desse tipo de rel que faltas prximas fonte, as quais apresentam correntes maiores, so isoladas em tempos relativamente longos. So bastante usados quando a impedncia da fonte alta se comparada quela do elemento a ser protegido. Este tipo de rel, como o prprio nome define, opera em tempo inversamente proporcional corrente de falta. Isso uma de suas vantagens, j que tem tempos de acionamentos menores mesmo com correntes muito elevadas e sem risco de perda de seletividade. So classificados de acordo com sua curva caracterstica, que indica a velocidade de operao, como: Inversa Muito Inversa Extremamente Inversa Os ajustes de rels de sobrecorrente normalmente possuem um elemento instantneo (funo 50) e um elemento de tempo (funo 51) na mesma unidade. Esse ajuste envolve seleo de parmetros que definem a caracterstica tempo-corrente requerida. O ajuste nas unidades instantneas mais eficaz quando as impedncias dos elementos protegidos so maiores que a da fonte. Com isso, tm-se as vantagens de reduzir o tempo de operao para faltas severas no sistema e evitar a perda de seletividade quando h rels com caractersticas diferentes (nesse caso, ajusta-se a unidade instantnea para operar antes de cortar a

curva caracterstica). O critrio de ajuste vai depender do elemento a ser protegido [2], considerando-se: Linhas entre subestaes: deve-se considerar 125% da corrente simtrica para nvel de falta mxima na prxima subestao. Linha de distribuio: deve-se considerar 50% da corrente mxima de curto-circuito no ponto do rel ou entre 6 e 10 vezes o valor mximo. Transformadores: a unidade instantnea no primrio do transformador deve ser ajustada entre 125 e 150% da corrente de curto-circuito no barramento de baixa tenso referida ao lado de alta. Esse valor elevado se deve ao fato de se evitar a perda de coordenao com outros dispositivos de proteo, devido s altas correntes de inrush (energizao). No ajuste das unidades de tempo nos rels de sobrecorrente, o tempo de operao pode ser atrasado para garantir que, na presena de uma falta, o rel no atuar antes de outro dispositivo mais prximo ao defeito. Vale lembrar que os rels digitais de sobrecorrente so projetados para ter uma resposta dinmica tal qual definida na norma IEEE C37.112-1996. Este requisito de desempenho dinmico, na realidade, consiste da integrao da corrente para, essencialmente, reproduzir o comportamento dos rels eletromecnicos.

2.6 Proteo de subrecorrente

Um rele de subcorrente utlizado por um dispositivo quando a corrente est abaixo de um valor pr estabelecido. Por exemplo, voce tem um gerador de energia, ele precisa funcionar em determinado regime de tenso e fornecendo determinada corrente. Se a corrente estiver muito baixa, pode ocorrer instabilidade do equipamento, elevar a tenso e causar danos, assim, para evitar estes problemas utiliza-se o rele de sub corrente. Para altas correntes utiliza-se o rele de sobre corrente, que pode ser instantneo ou temporizado.

2.7 Proteo de sobretenso

Conforme o prprio nome diz, so rels designados proteo ou controle contra sobretenses em circuito eltricos, operando em sua freqncia nominal, as quais podem ser

originadas atravs de vrios fatores, tais como, perdas de carga, aberturasmonopolares, queima de fusveis em uma s fase, geradores com excitao excessiva,etc. Princpios de Funcionamento: Os rels de sobretenso, em geral so apresentados em duas verses construtivas:a) Rels de sobretenso instantneos (59I) b) Rels de Sobretenso temporizados (59 T). As unidades INSTANTANEAS mais antigas de rels de sobretenso, foram construdas baseadas no principio da ATRAO ELETROMAGNTICA, tipos Plunger ou Hinged. Neste caso, os valores das faixas de tenses de utilizao, bem como de atuaodescontados de rels, devem ser cuidadosamente analisados, considerando que em taistipos, os ajustes so efetuados atravs das regulagens de distancia entre o ncleo e aarmadura mvel, e que correspondem aos valores de equilbrio desenvolvidos entre as aes MOTORA da fora magntica contra a OPOSITORA da fora mecnica. Atualmente, existe uma tendncia crescente em substituir tais tipos de rels EM pelos modelos estticos, cada vez mais presentes em sistemas eltricos. Tal iniciativa de justifica, considerando que alm destes serem bem mais rpidos do que aqueles, comea a existir tambm pequenas vantagens econmicas de custo e de manuteno (reposio de peas importadas) alm do grande incentivo do programa de nacionalizao contribuindo com o desenvolvimento tecnolgico moderno para fabricao de componentes de estado slido em detrimento da tecnologia eletromecnica. Finalmente o que merece especial ateno ainda, diz respeito aos baixos valores de carga (VA) que os rels estticos impem aos TPs comparados com os equivalentes EM.

2.8 Proteo de subretenso

Existem vrios projetos de circuitos eletrnicos para essa finalidade, cada um melhor elaborado do que os outros e agregando mais funes, mas o princpio bsico o mostrado a seguir:

Um retificador trifsico de meia onda, formado por trs diodos (na figura, representado por essas trs setas seguidas de um trao vertical), recebe em suas entradas as trs fases que se quer vigiar. Na sada, (lados em que diodos esto interligados), aparece um sinal resultante, que submetido a um circuito que compara esse sinal a uma referncia pr-estabelecida, que pode ser escolhida, dentro de uma determinada faixa mediante a atuao sobre o cursor de um potencimetro (girando o seu eixo, atravs de um boto para um lado ou outro). Aqui o potencimetro representado por um retngulo vertical cinza e uma seta para a esquerda encostando no mesmo. O circuito comparador, de forma muito simplificada representado aqui por um amplificador operacional, configurado como comparador, (no desenho representado por um tringulo azulado). Logo na sada deste est ligado um rel (representado no desenho por um retngulo horizontal azulado). O circuito comparador recebe dois sinais em sua entrada: um sinal a ser comparado e um sinal referncia. Caso o sinal a ser comparado seja menor ou igual ao sinal referncia, o rel de sada estar desligado. Mas se esse sinal for maior que o da referncia, o rel de sada estar ligado e seus contatos mudaro de posio, isto : o contato que estava fechado se abre e o que estava aberto se fecha (no desenho os contatos so representados por essas trs bolinhas dispostas em triangulo e a primeira a esquerda unida por um trao inferior e esse trao unido ao rele (retngulo horizontal azulado) por uma linha tracejada). Funcionamento do rel: Quando falta uma ou mais fases, ou quando a tenso da rede diminui muito, o sinal resultante na sada desse retificador sofre uma queda no seu valor e fica menor que o sinal referncia, causando o desligamento do rel de sada. Geralmente os reles disponveis no mercado oferecem a possibilidade de escolha de sete a vinte por cento de valor de ajuste da sub-tenso admitida. Essa escolha feita ajustando o potencimetro na parte frontal (aquele boto que se pode girar). Os smbolos mostrados no desenho so os adotados pelas normas tcnicas.

2.9 Proteo de fases (falta/inverso)

Falta de fase: Conectam-se as trs fase da rede, L1,L2 e L3 para a entrada. Estando presente as trs fase o rele interno energizado fechando seu contato NA(normalmente aberto) e

abrindo o NF(normalmente fechado). Quando ocorre uma falta de fase este desenergizado e seus contatos realizam a operao inversa. Normalmente o contato NA usado para permitir a ligao de um rele de comando ou diretamente um contator que dever ser desabilitado se houver falta de fase. Assimetria de fases: Conectam-se as trs fases a entrada do rele. Quando ocorre a energizao o rele de sada energizado e seu contato NA fecha permitindo que o circuito a ser protegido opere. Quando ocorre uma assimetria entre fases maior que a ajustada via boto frontal do rele, o rele de sada dele desenergizado e seu contato NA volta a ficar aberto desabilitando o circuito a ser protegido. Geralmente os reles encontrados no mercado possibilitam um ajuste de at 20%. A figura abaixo da uma idia disso.

2.10 Proteo de presso

Rel de Buchholz tambm chamado de Rel de Gs ou Rel de Presso Sbita no domnio da distribuio e transmisso de energia eltrica um dispositivo de segurana montado em alguns transformadores e reatores que possuem um arrefecimento a leo, equipado com uma reserva superior chamada de "conservador". O Rel Buchholz usado como um dispositivo de proteo sensveis aos efeitos das falhas dieltricas dentro do equipamento. O rel tem duas formas de deteco. No caso de uma pequena sobrecarga, o gs produzido pela queima do gs fornecido acumula no topo do rel e fora o nvel do leo a cair. Um interruptor de bia no rel utilizado para disparar um alarme. Essa opo tambm funciona mesmo quando o nvel de leo estiver baixo, como no caso de um pequeno vazamento de um fluido. No caso de um arco eltrico, a acumulao de gs sbita e o leo flui rapidamente para o conservador. Este fluxo de leo opera no interruptor conectado a um cata-vento localizado no caminho do leo em movimento. Essa opo normalmente aciona um disjuntor que isola a unidade antes de a falha provoca mais danos. O Rel Buchholz tem um porto de teste, que permite que seja retirado o gs acumulado para o teste. Se o gs inflamvel no revezamento um sinal de que houve falhas internas, como o sobreaquecimento ou a produo de arco interno. Onde est o ar, significa que o nvel do leo est baixo, ou que h uma pequena perda.

2.11 Proteo de nvel

Trata-se de um dispositivo de controle de nvel de lquidos condutores em reservatrios, como em caixas dgua, alarmes de vazo, esgotos e caldeiras. produzido no modelo RLNI, que detecta a presena de lquidos dentro do reservatrio, podendo ser usado, por exemplo, para garantir que a bomba no funcionar sem gua. Apresenta-se, tambm, no modelo RLNS, que detecta a falta de lquidos dentro de um reservatrio, possibilitando utilizao, por exemplo, para acionar uma bomba quando o reservatrio estiver vazio.

2.12 Proteo de temperatura O rel eletrnico de temperatura, indicado para proteo trmica de motores, geradores, transformadores, etc. apropriado para ser conectado a termoresistor tipo Pt100 (at 05 entradas) j instalado no equipamento a ser protegido. Permite a programao de dois nveis de atuao, alarme e desligamento (instantneos ou temporizados), independentes para cada uma das entradas , histerese ajustvel e rearme manual ou automtico programvel. Possui indicador alfa numrico permitindo a leitura da temperatura de todos os pontos (varredura contnua) monitorados. Indica condio de sensor aberto ou em curto. fornecido em caixa de metlica de elevada resistncia mecnica, prprio para instalao interna ou semi-embutida em painel.

2.13 Controle de Banco de Capacitores Banco de capacitores o conjunto de unidades capacitivas e seu equipamento de montagem, manobra, proteo e controle. Banco de capacitores automtico banco de capacitores que possui um controlador eletrnico, geralmente microprocessado, que insere ou retira os capacitores do sistema de acordo com a variao do fator de potncia.

Banco de capacitores semi-automtico banco de capacitores controlado por timer ou pelo valor da demanda de corrente do sistema. Proporciona um controle menos preciso que o banco automtico. Banco de capacitores fixo o banco que no possui nenhum tipo de controle. Os Capacitores permanecem ligados ao sistema indefinidamente e independente das condies da carga.

2.14 Principais fabricantes Siemens Ltda. (So Paulo, SP) Prestador de Servios, Fabricante Schneider Electric Brasil Ltda. (So Paulo, SP) Distribuidor, Fabricante, Prestador de Servios WEG Equipamentos Eltricos S.A. (Jaragu do Sul, SC) Fabricante, Prestador de Servios Coel Controles Eltricos Ltda. (So Paulo, SP) Fabricante ABB Ltda. (Osasco, SP) Prestador de Servios, Fabricante

3. CONTATORES 3.1 Contatores auxiliares

Os contatores auxiliares so utilizados para aumentar o nmero de contatos auxiliares dos contatores de motores para comandar contatores de elevado consumo na bobina, para evitar repique, para sinalizao Os contatores auxiliares tem as seguintes caractersticas: Tamanho fsico varivel conforme o nmero de contatos Potncia da bobina do eletrom praticamente constante Corrente nominal de carga mxima de 10 A para todos os contatos Ausncia de necessidade de rel de prteo e de cmara de extino

Os principais elementos construtivos de um contator so: Contato Principal Contato Auxiliar Sistema de Acionamento Carcaa Acessrios

3.2 Contatos Principais

Os contatos principais tem a funo de estabelecer e interromper correntes de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. O contato realizado por meio de placas de prata cuja vida til termina quando essas placas esto reduzidas a 1/3 de seu valor inicial.

3.3 Contatos Auxiliares

Os contatos auxiliares so dimensionados para comutao de circuitos auxiliares para comando, sinalizao e intertravamento eltrico. Eles podem ser do tipo NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado) de acordo com a sua funo.

3.4 Sistema de acionamento

O acionamento dos contatores pode ser feito com corrente alternada ou corrente contnua. Acionamento: Para esse sistema de acionamento existem anis de curto-circuito que se situam sobre o bcleo fixo do contator e evitam o rudo por meio da passagem da CA por zero. Um entreferro reduz a remanescncia aps a interrupo da tenso de comando e evita o colamento do ncleo. Aps a desenergizao da bobina de acionamento, o retorno dos contaos principais (bem como dos auxiliares) para a posio original de repouso garantido pelas molas de compresso.

3.5 Funcionamento

A bobina eletromagntica quando alimentada por um circuito eltrico forma um campo magntico que se concentra no ncleo fixo e atrai o ncelo mvel. Como os contatos mveis esto acoplados mecanicamente com o ncleo mvel, o deslocamento deste no sentido do ncleo fixo movimenta os contatos mveis.

Quando o ncleo mvel se aproxima do fixo, os contatos mveis tambm devem se aproximar dos fixos, de tal forma que, no fim do curso do ncleo mvel, as peas fixas imveis do sistema de comando eltrico estejam em contato e sob presso suficiente. O Comando da bobina efetuado por meio de uma botoeira ou chave-bia com duas posies, cujos elementos de comando esto ligados em srie com a bobina. A velocidade de fechamento dos contatores resultado da fora proveniente da bobina e da fora mecnica das molas de separao que atuam em sentido contrrio. As molas so tambm as nicas responsveis pela velocidade de abertura do contator, o que ocorre quando a bobina magntica no estiver sendo alimentada ou quando o valor da fora magntica for inferior fora das molas.

3.6 Vantagem do emprego de contatores

Comando distncia Elevado nmero de manobras Grande vida til mecnica Pequeno espao para montagem Garantia de contato imediato Tenso de operao de 85 a 110% da tenso nominal prevista para contator

3.7 Montagem dos contatores

Os contatores devem ser montados de preferncia verticalmento em local que no esteja sujeito a trepidao. Em geral, permitido uma inclinao mxima do plano de montagem de 22,5 em relao a vertical, o que permite a instalao em naivos. Na instalao de contatores abertos, o espao livre em frente a cmara deve ser no mximo de 45mm.

3.8 Normas de indentificao dos contatos dos contatores

A normalizao nas identificaes de terminais dos contatos e demais dispositivos de manobra de baixa tenso o meio utilizado para tornar mais uniforme a execuo de projetos de

comandos e facilitar a localizao e funo desses elementos na instalao. A identificao feita por letras maisculas nas bobinas com apenas um enrolamento. Bobinas para contator com um enrolamento Identificao de terminais em componentes de acionamento (contatores) para circuito auxiliares A identificao feita por (2) dgitos compostos pelo algarismo de origem de localizao e pelo algarismo sequncial de funo. Os algarismos de localizao so contados em sequncia, comeando de 1. A identifico numrica apresentada nas figruas 4 e 4, aplicam-se a contatos abridores e fechadores.

3.9 Principais fabricantes

Weg, Telemecanique, Schneider, Abb, Moeller, Ge, JNG, BHS, Steck.

4. DISJUNTORES

Os disjuntores so dispositivos capazes de atuar na proteo de correntes de curto-circuito ou em casos de sobrecarga.

Quando uma corrente superior a que ele suporta, ele interrompe o fluxo de energia instantaneamente evitando, assim, prejuzos aos equipamentos ligado a ele.

4.1 Funes bsicas

Proteger os cabos contra sobrecargas e curto-circuitos. Permitir o fuxo normal de corrente sem interrupes. Garantir a segurana das instalaes e dos utilizadores.

4.2 Definio

Dispositivo de manobra (mecnico) e de proteo capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito.

4.3 Disjuntor Seco

Disjuntor cujos contatos principais operam ao ar sob presso atmosfrica.

4.4 Disjuntor de potncia Disjuntor abertos para elevadas correntes.

4.5 Disjuntores a sopro magntico

Neste tipo de disjuntor os contactos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das cmaras de extino, onde ocorre a interrupo, devido a um aumento na resistncia do arco e conseqentemente na sua tenso. Uma das principais caractersticas dos disjuntores a sopro magntico a grande resistncia do arco voltaico. Os disjuntores a sopro magntico so usados em mdia tenso at 24kV, principalmente montados em cubculos.

4.6 Disjuntor Termo-magntico

Atua disparando pelo efeito trmico quando em sobre-carga Atua disparando instantaneamente pelo efeito eletromagntico de uma corrente de curtocircuito.

4.7 Disjuntores a oleo

O leo mineral com suas destacadas caractersticas de isolante e extintor, foi usado desde os primeiros tempos na fabricao de disjuntores.

4.8 Disjuntore a grande volume de leo (GVO)

Possuem cmaras de extino onde se fora o fluxo de leo sobre o arco. Os disjuntores GVO so usados em mdia e alta tenso at 230kV. A caracterstica principal dos disjuntores GVO a sua grande capacidade de ruptura em curto circuito.

4.9 Disjuntores a Pequeno volume de leo (PVO)

Os disjuntores PVO cobrem em mdia tenso, praticamente, toda a gama de capacidades de ruptura de 63kA. No nvel de 138kV a sua capacidade de ruptura por cmara est limitada a um mximo de 20kA, o que equivale a dizer que para maiores correntes de curto circuito, (31,5; 40 e 50kA), que so comuns nesta tenso, deve-se empregar varias cmaras em srie com o uso obrigatrio de capacitores de equalizao e acionamento mais possante com conseqente aumento do uso e complexidade do equipamento.

4.10 Disjuntores a vcuo

Grande segurana de operao, pois no necessitam de suprimento de gases ou lquidos e no emite chamas ou gases; Praticamente no requerem manuteno, possuindo uma vida extremamente longa em termos de nmeros de operaes a plena carga e em curto circuito; A relao capacidade de ruptura/volume bastante grande, tornando estes disjuntores bem apropriados para o uso em cubculos; Devido ausncia de meio extintor gasoso ou lquido, podem fazer re-ligamentos automticos mltiplos.

4.11 Disjuntores de media tenso isolados a gs.

4.12 disjuntores DR ( pouco conhecido mas de grande utilidade )

Proteo contra correntes de fuga terra em instalaes eltricas de baixa tenso Os Dispositivos DR, Mdulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual at 30mA, so destinados fundamentalmente a proteo de pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, so destinados apenas a proteo patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga a terra, tais como: consumo excessivo de energia eltrica ou ainda incndios. O DISJUNTORES DR tem como funo principal proteger as pessoas ou o patrimnio contra fugas terra:

Evitando choques eltricos (proteo s pessoas) Evitando Incndios (proteo ao patrimnio)

O DR no substitui um disjuntor, pois ele no protege contra sobrecargas e cutro-circuitos. Para estas protees, devem-se utilizar outros disjuntores em associao. Proteo contra contato direto: 30mA Contato direto com partes energizadas pode ocasionar fuga de corrente eltrica, atravs do corpo humano, para terra. Proteo contra contato indireto: 100mA a 300mA No caso de uma falta interna em algum equipamento ou falha na isolao, peas de metal podem tornar-se "vivas" (energizadas). Proteo contra incndio: 500mA Correntes para terra com este valor podem gerar arcos / fascas e provocar incndios.

4.12.1 Princpio de Funcionamento

O DR funciona com um sensor que mede as correntes que entram e saem no circuito . As duas so de mesmo valor, porm de direes contrrias em relao carga. Se chamarmos a corrente que entra na carga de +I e a que sai de -I, logo a soma das correntes igual a zero. A soma s no ser igual a zero se houver corrente fluindo para a terra, como no caso de um choque eltrico.

4.13 Disjuntores a SF6

Este gs possui uma srie de propriedades fsicas e qumicas que o torna um meio isolante e extintor, por excelncia. O SF6 um gs incombustvel, no venenoso, incolor, inodoro e devido sua estrutura molecular simtrica extremamente estvel e inerte at cerca de 5000C, comportando-se, portanto, como um gs nobre. O SF6 encontra-se num sistema fechado e praticamente isento de humidade por toda a vida til do equipamento. Alm disso existe a presena de filtros com elementos desumidificadores para qualquer eventualidade, de maneira que, o problema da humidade e das suas consequncias seja praticamente inexistente. Com um peso

especifico de 6,14g/l ele 5 vezes mais pesado que o ar. As caractersticas isolantes doSF6 variam em funo da presso (na realidade em funo da densidade) e so bastante superiores aquelas dos meios isolantes mais comuns usados em disjuntores que so o leo mineral e o ar comprimido.

4.14 Disjuntores a SF6 de dupla presso

Estes disjuntores constituem a 1 gerao de disjuntores a SF6. Hoje, praticamente no so mais fabricados, cedendo o seu lugar aos disjuntores de presso nica (2gerao) de construo extremamente mais simples. Como o prprio nome indica, o disjuntor de presso dupla incorpora no seu interior um circuito de alta presso de SF6 (20bar) e um de baixa presso (2,5bar). Atravs da vlvula de descarga, o gs injectado do reservatrio intermedirio de presso para os bocais dos contactos, extinguindo-se assim o arco. A injeco do gs SF6 em alta presso nos bocais feita em sincronismo com a abertura dos contactos atravs do prprio mecanismo de transmisso. Aps a abertura dos contatos, o gs SF6 descarregado para o lado de baixa presso bombeado automaticamente por um compressor para o lado de alta presso.

4.15 Disjuntores de SF6 de presso nica

Nestes disjuntores o gs est num sistema fechado com presso nica de 6 a 8bar, conforme o tipo. O diferencial de presso, sempre necessrio nos disjuntores de meio gasoso para criar um fluxo de gs sobre o arco, conseguido criando-se uma sobre presso transitria durante a manobra de abertura dos contatos.

4.16 Disjuntor a SF6 de dois ciclos

Para as redes com tenses nominais de 420kV e acima, de extrema importncia obterse tempos de interrupo bastante curtos para grandes correntes de curto circuito, tendo-se em vista a estabilidade da rede e a carga dos geradores, que esto alimentando o curto circuito.

Para isto especificam-se, geralmente, os chamados disjuntores de 2ciclos (Two cycle breakers), ou seja, disjuntores, que manobram com a rapidez e eficincia suficientes para cortar correntes de curto circuito em apenas 2ciclos, o que significa 40ms para redes de 50Hz e 33,33ms para redes de 60Hz. O disjuntor de ar comprimido , por natureza, um disjuntor de 2ciclos pelo facto de ser bastante rpido na manobra (as massas a serem movimentadas so relativamente pequenas).

4.17 Caractersticas/Aplicaes dos disjuntores a SF6

Os disjuntores a SF6 representam, sem dvida, a tendncia atual nas reas de alta e muito alta tenso. O facto da tcnica de ar comprimido ser bem anterior ao SF6, e tambm dos disjuntores a ar comprimido serem, por natureza rpidos, deu uma posio de destaque a estes disjuntores nas redes de muito alta tenso (MAT). A comprovao mais evidente disso, consiste no facto de todos os fabricantes de disjuntores de alta tenso, inclurem tambm na sua linha de produtos os disjuntores a SF6. Aplicaes em 138kV, bem como em 69kV, esto ainda predominantemente na faixa dos disjuntores PVO, principalmente por razes de preo.

5. FUSVEIS

Fusveis so dispositivos protetores que so utilizados para evitar que, em caso de curtocircuito ou sobrecargas um circuito venha sofrer danos. Basicamente um fusvel funciona como o elo mais fraco de uma corrente arrebentando quando a corrente eltrica no circuito ultrapassa certo limite. Os fusveis comuns usados em eletricidade e eletrnica constam ento de um pedao de fio mais fino ou de menor ponto de fuso que o restante do circuito sendo ligados em srie com o mesmo (figura).

Quando a corrente no circuito ultrapassa certo valor, determinado pelas caractersticas do fusvel, o fio rompe-se interrompendo sua circulao e evitando assim que danos possam ocorrer. Os fusveis devem portanto ser ligados em srie com os circuitos que protegem. Os fusveis comuns usados nas instalaes eltricas domiciliares podem ser do tipo rosca ou cartucho, dependendo da intensidade da corrente do circuito e de seu uso. Os primeiros so formados por uma base de porcelana existindo em seu interior um pequeno pedao de fio de estanho-chumbo cuja espessura e comprimento determinam a corrente em que ocorre o seu rompimento. Os de cartucho so formados por um tubo de papelo no interior do qual existe um fio cujas caractersticas determinam a corrente em que deve ocorrer o seu rompimento. Estes so, em alguns casos, cheios de areia (com a finalidade de se evitar um efeito explosivo) que possa danificar o invlucro em caso de queima. Para as aplicaes em aparelhos eletrnicos, onde as corrente normalmente so menores do que nas instalaes domiciliares, os fusveis mais comuns so os montados em um tubo de vidro com contatos metlicos nas extremidades e no interior do qual, interligando os contatos existe um fio fino cuja espessura determina a corrente de rompimento.

Os fusveis so especificados por uma corrente, que a corrente em que ocorre sua queima. Veja o leitor que a corrente de rompimento de um fusvel independente da tenso dentro de uma faixa de valores determinada pelo fabricante. Assim, um fusvel de 2 A rompe-se com uma corrente de 2 A quer esteja ligado a um circuito de 12 V, 110 V ou 220 V. A tenso mxima especificada no invlucro do fusvel existe porque acima desta, aps a queima do fusvel existe o perigo de ocorrer o faiscamento entre seus elementos. Numa instalao domiciliar, por exemplo, um fusvel especificado por 20 A x 250 V pode ser usado tanto para proteger o circuito de 110 V das lmpadas e tomadas como o circuito de 220 V do chuveiro, pois a corrente em que ocorre o seu rompimento em qualquer dos casos de 20 A.

Na escolha de um fusvel deve-se ter em mente a corrente mxima que circula no circuito de sada em caso de curto-circuito nos cabos de ligao das caixas acsticas. Nas placas de circuito impresso de televisores podem tambm ser usados resistorescomo fusveis. Uma sobre-carga queima o componente interrompendo a corrente. Na figura abaixo temos um jumper usado como fusvel numa placa de circuito impresso e ao seu lado um resistor de fio montado num sistema de suspenso de mola que desliga-o quando a corrente ultrapassa certo valor. Esse tipo de proteo denomina-se fusistor.

Os fusveis do tipo rosca ou cartucho para instalao domiciliares so encontrados na faixa de altas correntes, a partir de 5 A at mais de 100 A, enquanto que os fusveis tubulares para eletrnica so fabricados na faixa de baixas correntes, a partir dos 50 mA at alguns ampres. Conhecendo-se a corrente mxima que pode circular por um condutor de cobre ou outro metal pode-se improvisar com o mesmo um fusvel. Veja em condutores como isso pode ser feito. De todos os componentes eletrnicos, os fusveis so os que apresentam maior facilidade de prova.Um fusivel em bom estado deve apresentar continuidade, isto , deve conduzir normalmente a corrente apresentando um mnimo de resistncia. Veja que em muitos casos, simplesmente olhar o fusvel para ver se o fio est ou no interrompido em seu interior no permite estabelecer seguramente se ele est ou no queimado. Nos fusveis de rosca, principalmente, a queima pode se resumir em certos casos ao simples descolamento do fio na sua parte inferior o que visualmente no pode ser detectado. Para a prova, qualquer multmetro, lmpada de srie ou provador de continuidade pode ser usado. Com o multmetro, basta encostar suas pontas de prova nos extremos do fusvel suspeito, devendo ser lida uma resistncia nula ( o multmetro deve estar na sua escala mais baixa de resistncias ohms x1 ou x10).

Com o provador de continuidade, conforme mostra a figura abaixo basta encostar suas pontas de prova no componente havendo ento indicao de circulao de corrente.

Uma outra maneira de se fazer a prova pela troca provisria de um fusvel suspeito por outro bom, que esteja funcionando em outro aparelho. Ateno: de nada adianta substituir o fusvel num circuito se a causa de sua queima no for localizada e eliminada. Se um fusvel queima porque algo vai mal num aparelho. Para substituir o fusvel muito simples: basta usar em seu lugar outro que tenha as mesmas especificaes de corrente, mas importante: S faa a troca do fusvel depois de descobrir e eliminar a causa da sua queima. Os fusveis nunca se queimam sem motivos. Se voc fizer sua troca sem remover a causa de sua queima, o novo fusvel tambm se queimar. Obs: nunca faa uma ligao direta de um circuito que use fusvel empregando moedas, pedaos de papel-alumnio pois isso elimna a proteo do circuito, que em caso de problemas pode causar um dano muito maior do que voc imagina. Nunca coloque um fusvel de corrente maior se o fusvel do valor indicado teimar em queimar. O fusvel maior no proteger os componentes do circuito e sero eles que queimaro.

5.1 Tipos De Fusveis

Existem vrios tipos de fusveis. H os fusveis de rolha e tambm os de cartucho que, em algumas condies especiais, podem vir at a explodir. Dentre os tipos vejamos alguns:

5.2 Fusveis NH

Os fusveis NH so aplicados na proteo de subcorrentes de curto-circuito e sobrecarga em instalaes eltricas industriais. Possui categoria de utilizao gL/gG, em cinco tamanhos atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupo de 120kA em at 500VCA. Com o uso de punhos garantem manuseio seguro na montagem ou substituio dos fusveis. Dados aos seus valores de energia de fuso e interrupo facilitam a determinao da seletividade e coordenao de proteo.

5.3 Fusveis Diazed

Os fusveis DIAZED so utilizados na proteo de curto-circuito em instalaes eltricas residenciais, comerciais e industriais e que quando normalmente instalados, permitem o seu manuseio sem riscos de toque acidental. Possuem categoria de utilizao gL/gG, em trs tamanhos (DI, DII e DIII) atendem as correntes nominais de 2 a 100. Imitadores de correntes possuem elevadas capacidade de interrupo: L at 20A - 100kA 25 a 63A - 70kA 80 e 100A - 50k em at 500VCA Atravs de parafusos de ajuste, impedem a mudana para valores superiores, preservando as especificaes do projeto. Permitem fixao por engate rpido sobre trilho ou parafusos.

5.4 Fusveis NEOZED

Os fusveis NEOZED possuem tamanho reduzido e so aplicados na proteo de curtocircuito em instalaes tpicas residenciais, comerciais e industriais.

Possui categoria de utilizao gL/gG, em dois tamanhos (D01 e D02) atendendo as correntes nominais de 2 a 63A. Limitadores de corrente, so aplicados para at 50kA em 400VCA. A sua forma construtiva garante total proteo de toque acidental quando da montagem ou substituio dos fusveis.

Possui anis de ajuste evitam alterao dos fusveis para valores superiores, mantendo a adequada qualidade de proteo da instalao. A fixao pode ser rpida por engate sobre trilho ou por parafusos.

5.5 Fusveis SITOR

Os fusveis SITOR so fusveis ultra-rpidos apropriados em instalaes industriais para a proteo de semicondutores, tiristores, GTO's e diodos. Possui Categoria de utilizao gR / aR, atendendo as correntes nominais de 32 a 710 A. Encontrado em dois tamanhos (1e 2), podendo ser usado em AC (de 800 1000 V) ou DC (de 440 a 600 V). Com o uso de punhos garantem manuseio seguro na montagem ou substituio dos fusveis. Nossos fusveis atendem as normas IEC 269, DIN 43 653.

5.6 Fusveis SILIZED

Os fusveis ultra-rpidos SILIZED so utilizados na proteo de curto-circuito de semicondutores, esto adaptados s curvas de carga dos tiristores e diodos de potncia, permitindo quando da sua instalao seu manuseio sem riscos de toque acidental. Possui categoria de utilizao gR, em trs tamanhos atendem as correntes nominais de 16 a 100A. Limitadores de corrente, possuem elevadas capacidade de interrupo: 50kA em at 500VCA. Atravs de parafusos de ajuste, evitam alteraes dos fusveis, preservando as especificaes do projeto. Permitem a fixao rpida por engate rpido sobre trilho ou parafusos

5.7 MINIZED

Compactos, mono, bi e tripolares, com os minifusveis NEOZED so utilizados na manobra e proteo de circuitos eltricos.

Podem ser encontrados nas seguintes correntes nominais: at 63A AC-22 at 50A AC-23 em 400VCA A corrente presumida de curto-circuito de 50kA em at 400VCA. Com alavanca de manejo confortvel, possui mecanismo de ao independente do operador, o que garante manobra sob carga. Fornecem total segurana ao toque acidental na montagem ou substituio dos fusveis e nos terminais de ligao. Possui bloqueio mecnico que impede a manobra do seccionador sem fusveis. Alm de possuir uma durabilidade mecnica de 10.000 manobras apresenta uma fixao rpida por engate sobre trilho.

5.8 Materiais fabricao Os fusveis possuem como elementos fusveis ligas metlicas denominadas Ligas fusveis. Essas ligas so conhecidas atravs de seus nomes comerciais, e suas propriedades so especificadas em manuais especializados ou em catlogos de fabricantes. Os principais elementos que s compes so bismuto, cdmio, chumbo e estanho. Em fusveis especiais pode ser encontrada como elemento constituinte a prata. A corrente necessria para fundir um elemento fusvel de determinado tipo de dispositivo calculada atravs da frmula de Preece.

5.9 Principais Fabricantes Existem vrios fabricantes de fusveis no mercado, se distinguindo principalmente na aplicao de cada tipo de fusvel. Fusveis de mdia tenso e de uso industrial so na maioria dos casos produzidos por grandes fabricantes, j fusveis de uso em equipamentos eletrnicos e pequenas aplicaes so tambm fabricados por pequenas indstrias. Abaixo seguem alguns fabricantes de fusveis existentes no mercado: WEG

6.CHAVES SECCIONADORA

Esse equipamento de manobra conhecido durante dcadas como chave seccionadora, teve sua designao normalizada pela ABNT, nas NBR's 6935/85 e 7571/85 que trata do equipamento, ou seja, foi renomeado como secionador. Porm, face ao que comumente usado, continuaremos a trat-lo como chave seccionadora. Equipamentos de manobra so componentes do sistema eltrico de potncia que tm no somente a funo de estabelecer a unio entre geradores, transformadores, consumidores e linhas de transmisso e separ-los ou secion-los de acordo com as exigncias desse servio, como tambm so utilizados praticamente para proteo de todos os componentes eltricos contra a atuao perigosa de sobre-cargas, correntes de curto-circuito e contatos a terra. As chaves seccionadoras so equipamentos que fazem parte do grupo denominado Equipamento de Manobra. As chaves so dispositivos mecnicos de manobra, que na posio aberta assegura uma distncia de isolamento e na posio fechada mantm a continuidade do circuito eltrico, nas condies especificadas. a. Conforme a norma nbr 6935, secionador : Um dispositivo mecnico de manobra capaz de abrir e fechar um circuito eltrico quando uma corrente de intensidade desprezvel interrompida ou restabelecida. Tambm capaz de conduzir correntes sob condies normais do circuito e, durante um tempo especificado, correntes sob condies anormais, como curto-circuito. Conforme a norma NBR 6935, os secionadores so classificados nos seguintes tipos: 6.1 Abertura Lateral O secionador SAL/PMB40 obedece o padro construtivo AL da ABNT. Cada plo composto por duas colunas de isoladores, sendo uma fixa e outra rotativa. A coluna rotativa responsvel pelo acionamento do equipamento. Quando acionado o comando motorizado, que responsvel pelo acionamento da coluna rotativa, este modelo de chave abre lateralmente. 6.2 Abertura Central

O secionador SAC obedece o padro construtivo AC da ABNT. Cada plo composto por duas colunas de isoladores, sendo ambas rotativas. A coluna rotativa responsvel pelo acionamento do equipamento. A abertura deste modelo de chave acontece bem no centro da lmina principal no momento que acionado o mecanismo motorizado.

6.3 Dupla Abertura Lateral

O modelo secionador SDA obedece o padro construtivo da ABNT ou o tipo B da ANSI. Cada plo composto por duas colunas laterais fixas e uma central rotativa. A coluna rotativa que central responsvel pelo acionamento do equipamento. Acionando o comando motorizado, acontece o acionamento da coluna rotativa, abrindo o polo seccionador duplamente em suas extremidades, por isso considerada dupla abertura. Em Furnas verificamos durante o estgio que este modelo muito utilizado. Os grandes fornecedores deste tipo de chave so Camargo Corra, Laelc, Siemens. 6.4 Abertura Vertical

Obedece ao padro construtivo AV da ABNT ou o tipo A da ANSI. Cada plo composto por trs colunas de isoladores, sendo duas fixas e uma rotativa. A coluna rotativa fica em uma extremidade, junto ao mecanismo de acionamento do equipamento responsvel pelo acionamento do equipamento. Quando acionado o comando motorizado, que responsvel pelo acionamento da coluna rotativa, a abertura desta chave acontece verticalmente. Os grandes fornecedores deste tipo de chave so Camargo Corra, Laelc, Siemens. Podemos ter chaves neste modelo que podem operar em tenses de at 800kV. 6.5 Abertura Semi-Pantogrfica Horizontal Obedece ao tipo SH da ABNT. Cada plo composto por trs colunas de isoladores, sendo duas fixas e uma rotativa.

A coluna rotativa fica em uma extremidade, junto ao mecanismo de acionamento do equipamento responsvel pelo acionamento do equipamento. Quando acionado o comando motorizado, que responsvel pelo acionamento da coluna rotativa, a abertura desta chave acontece verticalmente, ocorrendo um desdobramento central, pois no centro da lmina principal, os contatos so todos articulados. Portanto neste caso o tipo de abertura semi-pantogrfica. Como esta chave montada horizontalmente em uma subestao, ela considerada montagem horizontal. Os grandes fornecedores deste tipo de chave so Camargo Corra, Laelc, Siemens. Podemos ter chaves neste modelo que podem operar em tenses de 345kV at 550kV. 6.6 Abertura Semi-Pantogrfica Vertical Obedece ao tipo SV da ABNT. Quanto composio das colunas de isoladores e o tipo de fechamento vertical, podem ser os seguintes modelos: A coluna rotativa fica em uma extremidade, junto ao mecanismo de acionamento do equipamento responsvel pelo acionamento do equipamento. Quando acionado o comando motorizado, que responsvel pelo acionamento da coluna rotativa, a abertura desta chave acontece verticalmente, ocorrendo um desdobramento central, pois no centro da lamina principal, os contatos so todos articulados. Portanto neste caso o tipo de abertura semi-pantogrfica. Como esta chave montada verticalmente em uma subestao, ela considerada montagem vertical. Os grandes fornecedores deste tipo de chave so Camargo Corra, Laelc, Siemens. Podemos ter chaves neste modelo que podem operar em tenses de 345kV at 550kV. 6.7 Lmina Terra uma chave de terra acoplada a um seccionador, serve para aterrar a parte do circuito secionado e desenergizado, mas que pode estar com carga capacitiva ou ainda ter uma tenso induzida por linhas energizadas prximas ao circuito aberto. A lmina de terra possui um comando independente ao comando do seccionador, porm ambas devem estar intertravadas mecanicamente para evitar que a lmina de terra seja fechada quando o seccionador estiver fechado e vice-versa.

A lmina de terra no precisa ter capacidade de conduo de uma corrente nominal, mas deve ter capacidade para suportar corrente de curta durao. 6.8 Principais partes constituintes de um Secionador

Algumas peas que compe o seccionador so: 6.8.1 Polo Seccionador a parte do seccionador, incluindo o circuito principal, isoladores e a base, associada exclusivamente a um caminho condutor eletricamente separado e excluindo todos os elementos que permitem a operao simultnea. 6.8.2 Base construda em ao laminado, galvanizado a quente, com perfis U, I, U dupla, trelia ou tubos de ao de parede reforada. 6.8.3 Mancal a parte rotativa da base do seccionador, onde o ser fixado a coluna rotativa. 6.8.4 Sub-Bases(Sup. Isolador) Destinam-se a elevar a altura da coluna isolante, equiparando-se com as outras. 6.8.5 Coluna Isolante As colunas isolantes mantm a isolao entre a parte viva e a base do secionador, , portanto parte fundamental na funo isolante do seccionador. Elas devem suportar as mais variadas formas de solicitaes dieltricas e mecnicas. As colunas isolantes devem atender as seguintes especificaes: suportar os esforos dieltricos, os esforos mecnicos e no devem produzir nveis elevados de rudo.

6.8.6 Lmina Principal feita de tubo ou barra de material altamente condutor (cobre ou alumnio). A lmina uma pea mvel que na posio fechada do seccionador conduz a corrente eltrica de um terminal a outro e na posio aberta assegura uma distncia de isolamento. a parte mais crtica do seccionador, pois alm de reunir alta condutividade e boa rigidez mecnica, a lmina deve ser, sobretudo, leve o suficiente para permitir a operao de seccionador sem esforo demasiado. Dependendo da forma construtiva do mesmo a lmina influi consideravelmente na vida til do equipamento. 6.8.7 Suporte dos Contatos So construdos em ligas de cobre ou alumnio e dimensionados de forma tal que resistem aos esforos de operao. Alm disso, eles devem ter uma seo suficientemente grande para no se aquecerem com a passagem das correntes nominais e de curto-circuito. 6.8.8 Contatos o conjunto de duas ou mais peas condutoras de um seccionador, destinadas a assegurar a continuidade do circuito quando se tocam, e que devido ao seu movimento relativo durante uma operao, fecham ou abrem esse circuito. O contato propriamente dito ento feito atravs das superfcies de prata ou sua liga. A presso nos contatos dada por molas de ao inox, bronze fosforoso ou cobre-berlio. a parte do seccionador que mais apresenta problemas, com necessidade de substituio, pois onde ocorre o contato direto entre contato mvel da lmina principal. 6.8.9 Mecnismo de Acionamento o conjunto que, recebendo o comando atravs da coluna isolante rotativa, opera a lmina dando-lhe os movimentos necessrios para cumprir a sua funo. Geralmente possui molas dentro dos chamados canhes, para suavizar a abertura e o fechamento da lmina. Durante o estgio verificamos que este tipo de pea sobressalente dificilmente apresenta qualquer tipo de problema, pois uma pea bastante robusta.

6.8.10 Contatos de arco (chifres) convencionais So utilizados para interromper pequenas correntes como, por exemplo, a corrente de magnetizao do transformador, a corrente de uma linha ou barramento em vazio etc. So duas hastes metlicas, uma fixa ao contato fixo e a outra ponta da lmina mvel e so instaladas de tal modo que quando a lmina comea a sair do contato fixo, o caminho da corrente fica estabelecido entre os chifres, evitando que o arco venha a queimar os contatos da chave. So de cobre e geralmente possuem a rea de contato em material de tungstnio. 6.8.11 Mecanismo Motorizado Composto por uma caixa fabricada em alumnio e pintada, com os componentes eltricos acoplados internamente e um motor com redutor. Funo principal: Transmitir o torque produzido pelo motor-redutor a haste de descida, possibilitando a realizao de manobra dos plos dos seccionadores e dos plos das lminas de terra.

6.9 Manuteno

Nesta etapa do trabalho tem-se como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que possa dar suporte para a determinao de quando efetuar manuteno numa chave seccionadora, fazendo a anlise das curvas da corrente do motor de acionamento verificando suas variaes em funo dos problemas que possam ocorrer, determinando se esta anlise poder trazer informaes importantes para a manuteno da mesma. O desenvolvimento dessa metodologia est ancorado em ferramentas de processamento e anlise digital de sinais. 6.9.1 Estudos preliminares dos defeitos mais comuns em chaves secionadoras Ao realizar uma pesquisa no banco de dados com uma chave seccionadora da Eletrosul, foi observado que os problemas mais comuns encontrados mostram que na sua maioria so problemas

de esforos mecnicos que poderiam ser traduzidos em torque e conseqentemente em variao de corrente eltrica do motor, e so os seguintes: Desajuste dos contatos auxiliares (cames); Quebra do eixo dos contatos auxiliares; Rel de superviso de tenso; Quebra do eixo de acionamento (no armrio de comando); Penetrao de gua nos mancais. Quebra ou envelhecimento do contrabalano; Quebra ou envelhecimento das molas do contrabalano; Quebra dos capacetes; Desnivelamento do garfo.

Outro aspecto importante que se pode determinar se ao fechar, a seccionadora completou o curso plenamente, ou seja, se cumpriu todos os requisitos para garantir uma boa conduo nos contatos agora fechados. Este ponto tem sido um gargalo para o telecontrole e a automao das subestaes (SEs) que necessitam superviso local. O fechamento incorreto de chaves causa um aquecimento que diminui sua vida til. Em casos mais graves pode levar ao total derretimento de suas partes condutoras e conseqente desligamento do sistema. Uma chave seccionadora de subestao pode estar operando em tenses de 500 kV e correntes de 3.000 Amper. A resistncia eltrica ideal de fechamento destas chaves gira em torno de 150 o que em si j gera uma potncia de at 1,35 KW para uma corrente de 3000 A. No caso de um mal fechamento desta chave a resistncia cresce causando aquecimento excessivo nos contactos podendo derreter e destruir a chave. 6.9.2 Material e mtodos Existem vrias tcnicas que poderiam ser utilizadas para as anlises, mas neste trabalho, comentam-se apenas duas, na primeira, a que ser a utilizada aqui, coleta-se a corrente eltrica do motor e traa-se um grfico do seu valor ficaz versus o tempo. Este por sua vez se tornar um padro para as demais verificaes (assinatura). Quando o valor da corrente tiver variaes epresentativas em relao curva original, supem-se de possveis pontos de agarramento com tendncias de desajustes e piora do defeito.

O companhamento desta variao que vai demonstrar a mudana de comportamento da chave seccionadora e dar ao tcnico de manuteno condies de determinar quando esta dever passar por uma manuteno. Neste caso, cada seccionadora ter a sua assinatura especfica, muito embora temos observado que equipamentos similares tm apresentado curvas parecidas, ou seja, para cada conjunto de chaves de mesmo modelo e fabricante, poder-se- considerar uma curva padro. Um outro fator que poderia causar a variao da corrente neste sistema, seria uma queda de tenso, e uma queda na corrente. Todavia, a queda da corrente reduz o torque, que, por sua vez, aumenta o escorregamento. Em conseqncia disso as correntes do secundrio (considerando rotor gaiola) aumentaro pela maior capacidade indutiva causada pelo maior escorregamento. Finalmente, a corrente secundria reflete-se no primrio aumentando a corrente drenada da rede, um exemplo prtico para observao quando se deveria ligar um motor em delta, porm se liga em estrela. O motor ir aquecer muito quando assumir uma carga, pois, apesar de a corrente com o motor em vazio ser mais baixa, quando o mesmo submetido carga ocorre o descrito na sentena anterior. Pode ocorrer que a corrente medida seja um pouco diferente da nominal, s que a corrente observada na linha est em apenas uma bobina e no em duas como na ligao delta. Este um exemplo de grande reduo da tenso, mas que serve para ilustrar outras situaes. Em geral, pequenas redues de tenso em acionamentos convencionais no apresentam grandes problemas prticos, e como este o caso, pequenas variaes de tenso provocam muito pouca distoro na corrente e mesmo que provocasse, esta poderia ser considerada linear, e para efeito de anlises, no teramos grandes interferncias. Na segunda tcnica, faz-se uma anlise de freqncia da corrente do motor de um dispositivo funcionando perfeitamente, com isto tem-se um padro, depois s comparar o espectro de freqncias de um determinado dispositivo com este padro. Este segundo mtodo, j utilizado e para verificao de defeitos no motor, pois no caso do motor, o defeito seria repetitivo, provocando assim um conjunto de pulsos numa determinada freqncia fixa, aumentando assim contedo espectral nestas freqncias. Nesta segunda tcnica, nossa resposta talvez seja um pouco mais investigativa, pois o equipamento em estudo no apresenta movimentos repetitivos no seu todo, embora algumas partes tais como cremalheiras e outras engrenagens possam ser verificadas neste caso. Podemos observar que j existe uma patente americana [12],

que trata este assunto para uma vlvula de gaveta. Passa-se a seguir no prximo item a tratar da metodologia aplicada bem como dos desenvolvimentos que foram necessrios durante os estudos. Para coletar os dados a serem analisados, tornou-se necessrio buscar um sistema eletrnico de coletas. O sistema necessitava de determinada preciso, pois face grande reduo existente entre o motor da seccionadora e o seu mecanismo, as variaes de corrente relativas s variaes de torque so pequenas, alm de que o ambiente de trabalho muito ruidoso (interferncias de 60Hz e harmnicos). Nos primeiros estudos, foi utilizado um equipamento da Eletrosul, fabricado pela YOKE, mas de altssimo custo (em torno de R$300.000,00). Devido a este elevado custo, decidiu-se por desenvolver algo que fosse especfico para o caso, o que trouxe uma grande vantagem, primeira quanto ao custo e depois porque foi possvel projet-lo de acordo com as necessidades especficas do projeto. 6.9.3 Verificao durante ajuste Com o objetivo de verificar a capacidade de percepo do sistema de um defeito, foi realizada uma leitura durante a manuteno (ajustes) de uma seccionadora de outro modelo, e verificou-se que durante seu fechamento, a mesma estava desajustada no momento do fechamento dos contatos. Observou-se um agarramento no final do seu curso, ponto exato em que a mesma engasta no contato. A chave seccionadora foi ajustada de forma a no mais forar nos contatos, pois o fim de curso estava levemente desajustado e reduziu significativamente sua corrente neste ponto. Vale lembrar que este foi na realidade o primeiro teste realizado, antes mesmo de se desenvolver o prottipo, e estes dados foram coletados com um aparelho especial da Eletrosul cujo valor para compra muito alto em comparao necessidade, mas que serviu de amostra para determinar valores tais como freqncia mxima de amostragem, e preciso necessria, antes de projetar o prottipo. Leituras foram realizadas com este objetivo, mas no entendemos ser importante acrescer nesta dissertao. 6.9.4 Verificao do estado das chaves seccionadoras 673 138kv Foram realizados vrios comandos de abertura e fechamento nas chaves seccionadoras e utilizado o mtodo que aqui j denominamos de ASCM (Anlise da Seccionadora pela Corrente do Motor) para anlise durante os testes da CS 673, no primeiro comando eltrico, a mesma

desligou no meio do curso indevidamente. Surgiu ento a dvida se o problema era proveniente de defeito de intertravamento eltrico ou algum travamento mecnico. Pode-se observar que na parada no meio do curso de fechamento houve um aumento de corrente significativo, maior at mesmo que a corrente de partida. OBS: A coleta dos dados foi na entrada da alimentao geral e pode estar coletando tambm o consumo dos rels quando atracam. Observe que ao final de cada comando existe uma pequena curva que referente aos rels realizando as comutaes finais. 6.10 Chega-se ento aos possveis defeitos

Poderia ter ocorrido um pequeno travamento das engrenagens internas dos redutores, pois a presena de p e principalmente de insetos mortos nas engrenagens era considervel. Poderia tambm ter ocorrido uma queda de tenso que viesse a provocar este desligamento devido perda do contato de selo eltrico do rel, e durante esta queda de tenso, teramos um aumento significativo de corrente sem atuao do rel trmico, mas aqui ficam os seguintes questionamentos: a) Que queda de tenso poderia ocorrer a ponto de desenergizar um rel e aumentar tanto a corrente do motor? b) Como poderamos ter este fato numa subestao, onde podemos afirmar que temos uma barra infinita? c) Porque no foi necessrio executar o reset do rel trmico do motor? Estes questionamentos levaram a uma anlise do esquema eltrico. Ao analisar o esquema eltrico, verificou-se a existncia de um rel chamado UVR (rel de subtenso) que atua desligando o sistema por subtenso, e a neste caso no necessita de reset, onde se concluiu que foi o ocorrido, ou seja, a sujeira nas engrenagens provocou algum travamento mecnico, causando um aumento instantneo e significativo da corrente eltrica do motor, causando um afundamento da tenso, percebida pelo rel UVR, que desligou o motor. Concluindo, observa-se que aps a falha e limpeza, todos os comandos foram aceitos normalmente e os dados ento parecem normais, indicando um bom estado da chave. Foi ento proposto prorrogar manuteno desta chave por mais 2 anos.

6.11 Secionadora unipolar modelo DP A chave seccionadora modelo DP utilizada em redes de distribuio de energia para manobra do sistema. provida de gancho para utilizao de ferramenta de abertura em carga. Projetada conforme normas ABNT/ ANSI / IEC. Acionamento por vara de manobra. 6.11.1 Caractersticas construtivas Lminas em cobre eletroltico de alta condutividade. Contatos estanhados. Isoladores suporte Trava de segurana contra abertura acidental. Terminais padro NEMA. Abertura de 90 ou 165. Montagem horizontal ou vertical. Base em ao galvanizado a fogo. Gancho para utilizao de ferramenta de abertura em carga.

6.12 Secionador Tripolar Dupla Abertura Lateral Modelo Dl Secionadores tripolares para aplicao em subestaes de gerao, transmisso e distribuio utilizados para manobras. Operao simultnea nas trs fases com trs colunas de isoladores, sendo um rotativo. Operao da lamina principal seca ou rotativa. Concepo universal de alta versatilidade padronizada pelas normas ABNT, ANSI e IEC. 6.12.1 Mecanismo de operao Comando manual por alavanca ou redutor. Comando motorizado (vrias tenses disponveis)

6.12.2 Opcionais Contatos auxiliares, intertravamento eltrico, intertravamento mecnico e cadeado Kirk. 6.12.3 Fornecimentos especiais (opcionais) Restritor de arco (Chifres) para transferncia de barras conforme normas ABNT e IEC. Retristor de arco (Chifres) para correntes induzidas na lmina de terra conforme normas ABNT e IEC. Opes de montagem: horizontal, vertical e invertida. Fcil instalao e ajuste em obra.

6.13 Secionador tripolar 6.13.1 De abertura vertical reversa modelo avr

Secionadores tripolares para aplicao em subestaes de gerao, transmisso e distribuio, utilizados para manobras. Operao simultnea nas trs fases com trs colunas de isoladores, sendo um rotativo. Concepo universal de alta versatilidade padronizada pelas normas ABNT, ANSI e IEC. 6.13.2 Isoladores Fornecidos nas opes: Pedestal, Station Post ou Multicorpo. 6.13.3 Mecanismo de operao Comando manual por alavanca ou redutor (vrias tenses disponveis). Comando motorizado 6.13.4 Opcionais Contatos auxiliares, intertravamento eltrico, intertravamento mecnico e cadeado Kirk.

6.13.5 Fornecimentos especiais (opcionais) Restritor de arco (Chifres) para transferncia de barras conforme normas ABNT e IEC. Restristor de arco (Chifres) para correntes induzidas na lmina de terra conforme normas ABNT e IEC. Opes de montagem: horizontal, vertical e invertida. Fcil instalao e ajuste em obra. 6.14 Seccionador tripolar de abertura central modelo ac Secionadores tripolares para aplicao em subestaes de gerao, transmisso e distribuio, utilizados para manobras. Operao simultnea nas trs fases com duas colunas de isoladores rotativos. Concepo universal de alta versatilidade padronizada pelas normas ABNT, ANSI e IEC. Opes de montagem: horizontal, vertical e invertida. Fcil instalao e ajuste em obra.

6.14.1 Isoladores

Fornecidos nas opes: Pedestal, Station Post ou Multicorpo. 6.14.2 Mecanismo de operao Comando manual por alavanca ou redutor. Comando motorizado (vrias tenses disponveis) 6.14.3 Opcionais Contatos auxiliares, intertravamento eltrico, intertravamento mecnico e cadeado Kirk. 6.14.4 Fornecimentos especiais (opcionais) Restritor de arco (Chifres) para transferncia de barras conforme normas ABNT e IEC.

Retristor de arco (Chifres) para correntes induzidas na lmina de terra conforme normas ABNT e IEC.

6.15 Chave Eletromagntica Chave eletromagntica, com um indicador da posio de comutao que est em contato atuante como suporte da ponte de contatos e que se projeta, pelo menos em uma posio de comutao, alm do contorno da chave de comutao. O indicador da posio de comutao est acoplado com o suporte da ponte de contatos, atravs de um dispositivo de tal modo, que o caminho de deslocamento do indicador da posio de comutao fica ampliado com relao quele do suporte da ponte de contatos. Com isso proporcionada uma indicao clara do indicador da posio de comutao em um trecho de abertura dos contatos que preenche as condies de funo de seccionamento, de modo que a chave electromagntica pode ser empregada como seccionador.

7. ISOLADORES

Os vrios tipos de isoladores disponveis no mercado so classificadosem funo de sua forma: roldana: usados em redes secundrias, presos lateralmente ao postepor meio de estribos, sendo os condutores amarrados lateralmente aoisolador; pino: usados em redes de distribuio primria e linhas de distribuiocom tenso de at 69 kV. Fixados as estruturas por um pino de ao, sendo os condutores amarrados na parte superior do isolador; disco: usados nas LTs e nas redes de distribuio primria.Constituem-se cadeias de isoladores de suspenso e ancoragem, fixando-se unidades de isoladores entre si, por meio de ferragens;

pilar: so menos usados entre ns em LTs do que os isoladores depino, podendo ser construdos de uma nica pea, tambm deporcelana, para tenses mais elevadas. Dado o seu sistema defixao, resistem a esforos mecnicos bem mais elevados tanto decompresso como flexo. Nos EUA construram-se linhas com essetipo de isolador com tenses at 110 kV.

8. ATERRAMENTO

Muitos j ouviram falar sobre o aterramento e usa importncia em uma rede eltrica. No entanto, a maioria das pessoas no sabe como, e quanto, ele influencia no funcionamento dos aparelhos eletrnicos, como o computador. Antes, precisamos ter uma noo melhor sobre a eletricidade. O terra um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor no se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele o responsvel por eliminar a sujeira eltrica dos componentes, pois toda carga eletrosttica acumulada neles descarregada para a terra ( da que surgiu seu nome). O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variao de tenso de uma rede eltrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usurios de um possvel choque eltrico. Voc j deve ter notado que o plug que liga o computador tomada tem trs pinos, ou pelo menos deveria ter. Pois bem, o terceiro pino chamado de terra e, muitas vezes, retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples.

possvel que sua residncia j possua um sistema de aterramento, porm, o fio no est conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexo para ter certeza que est tudo em ordem. Caso sua casa no possua um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalao. O sistema de aterramento bastante complexo e uma explicao mais detalhada sobre o assunto nos levaria a um imenso tutorial. Mesmo assim, tentamos sintetizar e facilitar seu entendimento para que o usurio tenha conscincia de sua importncia e, assim, mantenha seu equipamento sempre em funcionamento.

8.1 Aterramentos Temporrios

So aterramentos utilizados durante as manutenesde redes eltricas de distribuio. Estes aterramentos proporcionam um caminhopara a terra para correntes provenientes de falhas ou indues eletromagnticas

8.2 Aterramentos de servio

So aqueles que so parte integrante dos circuitoseltricos. Podemos citar como exemplo: Aterramento do ponto neutro dostransformadores trifsicos ligado em estrela; aterramento de redes de distribuio etambm aterramentos que servem de retorno nos circuitos eltricos.

8.3 Aterramentos de segurana

So aterramentos que evitam acidentes eltricos como pessoal que operam com motores e instalaes eltricas. Podemos citar comoexemplo: aterramento da carcaa de motores; aterramento das partes metlicasno energizados de instalaes eltricas; aterramentos em medidores de energiaeltrica e tambm nos secundrios dos Transformadores para Instrumentos.

8.4 Classificao do Aterramento

De uma forma geral, podemos considerar um aterramento:

excelente: quando a resistncia de terra medida for inferior a 5; bom: quando este valor estiver entre 5 e 15 ; razovel: se a resistncia de terra no ponto medido for de 15 a 30; condenvel nos casos em que a resistncia de terra ultrapassar 30. Em instalaes de grande porte exigido um aterramento excelente, enquantoem redes de

distribuio desejvel que se obtenha um aterramento no mnimo bom, aceitando-se at um aterramento razovel.

8.5 Tipos de Medio

8.5.1 Mtodo do Voltmetro e Ampermetro

O seu princpio defuncionamento, bem como o dos outros instrumentos. O valor da resistncia de terra Rx obtido indiretamente, atravs de: Rx= (Vx/I) - Rcabo Onde os valores de Vx e I correspondem, respectivamente, aos valoresindicados no voltmetro e no ampermetro. A fonte E pode ser tanto CA quanto CC. Preferencialmente so utilizadasfontes CA, para evitar a eletrlise do solo e a polarizao dos eletrodos durante amedio, que poderiam influir nas medies dos instrumentos e nos dar um valor falsode resistncia.Um reostato pode ser colocado em srie com o ampermetro, pois um valorbaixo de resistncia de terra aliado a uma tenso E de valor alto poderia danificar osinstrumentos Devemos observar que este mtodo no totalmente preciso. A prpria maneirade ligao dos instrumentos nos d um erro por excesso de corrente, uma vez que ovalor registrado no ampermetro resultado da soma das correntes circulantes em Rxe no voltmetro. Para este circuito, o erro ser tanto maior quanto maior for o valor de Rx.Alm disso, devemos levar em conta que os valores medidos pelos instrumentosconsideram tambm a resistncia eltrica dos condutores.Para maior preciso, devemos utilizar cabos de grande bitola e pequenocomprimento ou, conhecida a sua resistncia, subtrai-la do valor calculado.

8.5.2 Megger tipo universal As ligaes internas do megger universal so mostradas na figura abaixo:

Em termos construtivos, o megger universal composto das seguintes partes: E: gerador de cc manivela S: chave comutadora do calibre do instrumento C1 e C2: terminais de corrente do instrumento, que devem ser ligados aos eletrodos X e B, respectivamente P1 e P2: terminais de potencial, que devem ser ligados aos eletrodos X e C, respectivamente.Tendo em vista que, pelas razes explicadas no item b-1, deve-se aplicar CAnos eletrodos, e que o instrumento s funciona com CC, so necessrios: D: inversor de corrente, para que a CC gerada seja convertida na CA a ser aplicadanos eletrodos F: comutador, para tornar unidirecional a corrente que percorre a bobina depotencial do instrumento.A ttulo de compreenso, as linhas tracejadas correspondem a cabos percorridospor CA e os traos cheios so cabos percorridos por CC.Para realizar a medio, devemos por em curto os terminais C1 e P1 do instrumento.

8.5.3 Medio atravs de Eletrodo nico vertica

A disposio dos eletrodos dada na figura acima. No eletrodo de corrente B deve estar localizado maior distncia, dada em 10 vezes o comprimento do eletrodo principal, ou 40 m, sendo adotada a maior distncia. O eletrodo de potncia C, na prtica, deve ser 62 % da

distncia total entre Xe B. Contudo, esta distncia pode no ser segura, e, se possvel, deve-se realizarmedies variando a distncia XC em mais ou menos 62% de XB. Se os valores encontrados forem diferentes em at 10% do valor central, podemos adotar a mdiadas distncias medidas. Se a variao das medies for maior que 10%, deve se fazernovas medies com novas distncias. Devemos observar que ambos os eletrodos devem estar dispostos em linha reta, com relao ao eletrodo principal X.

8.5.4 Medio atravs de Eletrodo nico horizontal

A disposio dos eletrodos dada na fig. A24.Neste caso, dispomos dos eletrodos auxiliares ortogonalmente com o pontomdio do eletrodo principal de aterramento.O mtodo adotado para determinar a distncia destes eletrodos pode ser omesmo visto no caso anterio

8.5.5 Medio atravs de Malha de Aterramento

A disposio dos eletrodos dada nas figs. A25 e A26.Com regra, devemos considerar toda malha como um nico ponto deaterramento. Contudo, o eletrodo principal a ser utilizado deve estar localizado naperiferia desta malha.Assim sendo, o alinhamento dos eletrodos deve ser tal que seu prolongamentopasse pelo centro geomtrico da malha.A distncia adotada para o eletrodo X utilizado e B deve ser 3 ou 4 vezes maiorque a maior dimenso da malha, definida como a diagonal das malhas quadradas eretangulares e o dimetro das malhas circulares, ou 100

m, adotando-se a medida quefor maior. Para formatos diferentes devemos proceder um estuda mais detalhado.

9. RELIGADORES

Basicamente, um religador constitudo por um mecanismo automtico projetado para abrir e fechar circuitos em carga ou em curto-circuito, comandado por rels de sobrecorrente de ao indireta (alimentados por TCs, geralmente de bucha), que realizam as funes 50 e 51, e por um rel de religamento (funo 79). Atualmente, os dispositivos sensores e de controle de um religador so microprocessadores dedicados que realizam as funes 50, 51 e 79 e muito mais. So os chamados religadores microprocessados ou numricos de multifuno. Para extinguir os arcos eltricos inerentes s operaes de chaveamento de circuitos em carga ou curto-circuito, os reliagadores usam mecanismos e meios de interrupo similares aos disjuntores. Os meios de interrupo mais comuns so: leo isolante; cmara de vcuo; gs (SF6). Na atualidade, este ltimo o mais empregado. O religador ao sentir uma condio de sobrecorrente, interrompe o circuito, religando-o automaticamnete, aps um tempo predeterminado. Se perceber, no momento do religamento, que o defeito ainda persiste, repete a seqncia disparo x religamento, at trs vezes consecutivas. Aps o quarto disparo, o mecanismo de religamento travado, deixando aberto o circuito. A repetio da seqncia disparo x religamento, permite que o religador teste repetidamente se o defeito desapareceu, possibilitando diferenciar um defeito transitrio de um permanente. Geralmente, um regador projetado para realizar, no mximo, 3 religamentos seguidos por 4 disparos, entretanto, permite ajuste para trabalhar com 1, 2 ou 3, sendo que, aps o ltimo previamente ajustado, permanece aberto, at que seja fechado pela ao do operador. Os disparos podem ser rpidos (ou instantneos) e lentos (ou temporizados). A aplicao bsica de religadores na proteo de alimentadores primrios de distribuio. So instalados geralmente na sada de alimentador da subestao; em ponto do tronco que, por razes tcnicas, se faz necessrio diminuir a zona de proteo do equipamento a montante; em

derivaes longas e carregadas; em circuitos que passam por reas muito arborizadas e/ou sujeitas a grande intensidade de descargas atmosfricas (ndice ceranico elevado). Para se especificar corretamente um religador, os seguintes pontos devem ser observados: Tenso nominal: Igual ou superior a tenso mxima entre fases (tenso composta ou de linha) do circuito no qual vai ser ligado; Corrente nominal: Dever ser maior do que a corrente de carga mxima do circuito multiplicada pelo fator de crescimento ou de transferncia de carga (corrente de operao do sistema); Capacidade de interrupo: Igual ou maior do que a corrente de curto-circuito mxima, valor assimtrico, no ponto de instalao; NBI: Compatvel com a classe de tenso do circuito que vai ser ligado. Correntes e curvas de atuao ajustveis (ajustes): Devem permitir coordenao e/ou seletividade com outros equipamentos de proteo a montante e a jusante.

10. PRA-RAIOS

A Figura abaixo apresenta, a ttulo de ilustrao, o processo evolutivo dos dispositivos de proteo.

Na Figura acima est indicado um centelhador, que um dispositivo que pode ser utilizado para a proteo dos equipamentos de uma subestao. Quando uma sobretenso alcana o centelhador h o disparo, limitando a sobretenso nos equipamentos protegidos por aquele dispositivo. O centelhador apresenta como grande desvantagem o estabelecimento de um curtocircuito, o qual deve ser eliminado pela proteo do sistema. Com o objetivo de evitar o estabelecimento de um curto-circuito no sistema e seus inconvenientes, foi desenvolvido o praraios mostrado na Figura b. Este pra-raios consiste de um resistor no linear em srie com o centelhador, de forma a limitar a corrente de descarga. So normalmente utilizados em sistemas de distribuio e de altatenso (<138 kV) e a corrente de descarga s interrompida quando a tenso passa por zero, conforme mostrado na Figura abaixo.

Atuao de um pra-raios com gaps Ia corrente de descarga Ua tenso de disparo U tenso do sistema In corrente subsequente Up tenso residual Normalmente, os resistores no lineares tm resistncias muito elevadas, acarretando uma tenso residual elevada nos terminais do pra-raios. Na prtica, este problema no preocupante porque os equipamentos desta faixa de tenso so projetados com nveis de isolamento elevados. Com o crescimento das tenses dos sistemas de transmisso, os pra-raios tiveram o seu

desenvolvimento acelerado e os pra-raios com gap" ativo constituram um estgio importante deste processo. A Figura c apresenta, esquematicamente, este tipo de equipamento. O seu funcionamento baseado no alongamento do arco atravs do "gap" com o auxlio de um campo magntico, conforme indicado, esquematicamente, na Figura abaixo. Nesta figura, esto mostradas as diversas etapas no processo de conduo de um pra-raios, estando indicados quatro instantes distintos com relao tenso no sistema e corrente no pra-raios. Com a finalidade de melhor ilustrar as diversas etapas do processo de conduo no praraios, as grandezas eltricas esto mostradas fora de escala e os seus componentes esto apresentados de forma esquemtica. Por exemplo, a corrente de controle est ampliada (somente poucos mA), a corrente de descarga (vrios kA) est reduzida e a durao das ondas de surto de tenso e da corrente de descarga est ampliada.

Operao de um pra-raios de gap ativo

Os principais componentes e grandezas, mostrados na figura, so os seguintes: is corrente de controle ia corrente de descarga (surge current) in corrente subsequente a 60 Hz (follow current) Ra resistores no lineares

Rb resistores de by-pass Rs resistores equalizadores (grading resistors) B bobina de sopro magntico (blow out coil) E eletrodos dos centelhadores (spark gap electrode) K cmara de extino do arco A ponto de incio do arco M linhas de fluxo magntico L arco eltrico UL tenso desenvolvida no arco URa tenso nos resistores no lineares Np nvel de proteo Ua tenso de disparo Up tenso residual Us surto de tenso U tenso normal de operao Na Figura b, est indicada a operao do pra-raios em condies normais. Nesta situao a corrente que circula pelo pra-raios somente de poucos miliampres, sendo limitada pelos resistores no lineares Ra e pelos resistores equalizadores. Esta pequena corrente assegura que a tenso do sistema aplicada aos terminais do pra-raios se distribua uniformemente atravsdos gaps" e demais componentes do equipamento. Durante o processo de conduo propriamente dito, a corrente de descarga circula pelos "qaps" e resistores de "by-pass", uma vez que as indutncias das bobinas de sopro magntico impedem a circulao desta corrente com alta taxa de crescimento. Este processo iniciado quando a tenso nos terminais do pra-raios ultrapassa o valor da tenso de disparo e a corrente circula inicialmente na parte do "gap", onde a distncia a menor. Aps o surto inicial de corrente, os "gaps" encontram-se altamente ionizados e uma corrente provocada pela tenso do sistema (corrente subseqente a 60 Hz) pode fluir no praraios. Inicialmente esta corrente funo somente da tenso dosistema e dos resistores no lineares. Sendo uma corrente com pequena taxa de variao, o seu caminho natural ser pela bobina de sopro magntico, uma vez que nestas condies a sua indutncia ser de valor reduzido, deixando, portanto, de circular pelo resistor de "by-pass". A passagem de corrente nesta bobina cria um forte campo magntico, com tendncia a expandir a corrente atravs do "gap", formando um arco eltrico alongado. Este alongamento do arco provoca o aumento da tenso nos terminais do pra-raios, ajudando a limitar a corrente at a sua completa extino. Considerando-se a expresso I=kVn para a caracterstica do resistor no linear, pode ser verificado que o SiC tem o expoente da ordem de 4 enquanto que o ZnO apresenta um expoente n na ordem de 25. Esta alta no linearidade do ZnO permitiu o abandono do "gap" anteriormente

necessrio para os pra-raios convencionais, simplificando tremendamente a construo dos pra-raios e aumentando bastante a confiabilidade destes equipamentos. Existem atualmente duas filosofias de pra-raios de ZnO com relao ao tipo de invlucro: pra-raios com invlucros de porcelana e polimrico. Para ambas as filosofias, existem diferentes concepes de projeto de montagem, que so geralmente apresentados pelos fabricantes em seus catlogos tcnicos.

10.1 Pra-Raios De Zno Com Invlucro De Porcelana

Os primeiros pra-raios de ZnO com invlucros de porcelana desenvolvidos para sistemas de potncia foram apresentados ao mercado no final de dcada de 70. A Figura abaixo apresenta detalhes construtivos de um pra-raios com invlucro de porcelana constitudo por uma seo.

De um modo geral, o processo de montagem dos pra-raios de porcelana deve ser tal que os elementos de ZnO se mantenham localizados preferencialmente de forma concntrica dentro do invlucro de porcelana, com uma geometria definida para minimizar os efeitos de distribuio no uniforme de campo eltrico e de ionizao interna, mesmo sob condies severas de poluio externa. Mecanismos de alvio de sobrepresso devem ser incorporados dentro das flanges

terminais. Este dispositivo tem por finalidade impedir que o pra-raios seja danificado de forma explosiva quando houver uma solicitao superior quela para a qual foi especificado, evitando a danificao de outros equipamentos e eliminando a possibilidade de risco para o pessoal que esteja situado nas suas proximidades na hora da ocorrncia. A finalidade principal do dispositivo de alvio de presso est na transferncia para o exterior dos gases quentes originados por uma excessiva solicitao do pra-raios, impedindo a sua exploso. Devido ao alinhamento dos pontos de exausto e alvio de presso, facilitada a formao de um arco externo, tal como indicado na figura, a outra mostra um dispositivo de alvio de presso atuado.

Detalhe do sistema de alvio de presso sendo indicados: (1) duto de exausto, (2) placa de vedao, (3) junta de vedao, (4) porcelana e (5) flange

10.2 Pra-Raios De Zno Com Invlucro Polimrico

Uma evoluo tecnolgica bastante significativa para os pra-raios de ZnO sem centelhadores surgiu em meados da dcada de 80 com o desenvolvimento de materiais polimricos para aplicao em pra-raios de alta tenso. Permitiram melhorar as caractersticas mecnicas e o comportamento de modo de falha. Apesar das diferenas construtivas entre os diferentes fabricantes, existem atualmente duas concepes de projeto de pra-raios polimricos: com e sem espaamentos internos de ar.

10.2.1 Pra-Raios Com Espaos Internos De Ar

Os projetos so equivalentes aos projetos de pra-raios com invlucro de porcelana. O invlucro polimrico moldado e posteriormente o conjunto de blocos de ZnO inserido dentro do invlucro. De modo a garantir uma boa sustentao mecnica para o pra-raios, o invlucro composto de um tubo de fibra de vidro de alta resistncia mecnica sobre o qual o polmero injetado. Este tipo de projeto apresenta um espaamento interno de ar entre a parte interna do polmero e os blocos de ZnO, sendo necessria a utilizao de dispositivos de alvio de sobrepresso. A figura ilustra os detalhes construtivos de um pra-raios com invlucro polimrico apresentando espaos internos de ar.

10.2.2 Pra-Raios Sem Espaos Internos De Ar

Na maioria dos projetos sem espaos internos de ar, os elementos de ZnO so envoltos em um tubo de fibra de vidro impregnado em resina epxi. O invlucro polimrico geralmente aplicado sobre o tubo pelo processo de injeo da borracha ou de moldagem. Detalhes construtivos de um projeto de pra-raios sem espaos internos de ar utilizando as caractersticas construtivas informadas acima so apresentados na figura:

Os pra-raios polimricos podem ser eletricamente compostos por uma nica seo ou ser do tipo multi-sees, montados em uma nica coluna de elementos de ZnO ou ser do tipo multicolunas, formados por colunas de elementos de ZnO dispostas em paralelo.

Alguns fabricantes vm optando pela montagem de pra-raios multi-colunas para aplicao em sistemas que requerem uma maior capacidade de absoro de energia. Neste caso, os pra-raios com arranjo srie-paralelo so compostos por dois ou mais conjuntos de elementos de ZnO em paralelo, os quais podem estar dentro de um mesmo invlucro ou em invlucros separados. Para ambas as construes, cuidados especiais devem ser tomados nos procedimentos de fabricao e de montagem desse tipo de pra-raios, de modo a se prever uma repartio de corrente a mais uniforme possvel atravs dos conjuntos em paralelo. Desta forma, fundamental que seja verificada a disperso entre as colunas em todas as unidades de pra-raios srie-paralelo. Esta verificao pode ser realizada atravs do ensaio de repartio de corrente, que consiste em determinar a relao entre a corrente total aplicada nos pra-raios e a maior corrente obtida em uma das colunas. De uma maneira em geral, pra-raios com construo srie-paralelo apresentam, para uma mesma classe de descarga de linhas de transmisso, uma capacidade de absoro de energia igual ou superior aos pra-raios de uma nica coluna. A figura abaixo apresenta detalhes de montagem de pra-raios com tenso nominal de 120 kV, compostos por duas e trs colunas.

Em geral, os fabricantes de pra-raios com invlucro polimrico garantem vrias vantagens em comparao aos pra-raios com invlucro de porcelana: Melhor comportamento mecnico e um maior nvel de segurana em caso de falha; Maior facilidade de transporte, armazenamento, manuseio e instalao, proporcionando uma reduo significativa de custos; Superior desempenho sob contaminao, aliado com a baixa hidroscopia dos materiais

polimricos e com a possibilidade de se obter eficientes projetos de perfis. E tornando a sua utilizao mais atrativa, os pra-raios com invlucro polimrico apresentam: Reduo das perdas de energia proveniente da menor corrente de fuga nos invlucrospolimricos, quando comparado aos de porcelana; A maior distncia de escoamento do invlucro polimrico, para um mesmo comprimento, o que permite a montagem de pra-raios com invlucros menores, facilitando a montagem. Em pra-raios classe estao aplicados em subestaes, esta reduo pode ser de 40% ou mais; Menor peso em relao aos pra-raios com invlucro de porcelana (tipicamente menos de 50% do peso no caso de pra-raios sem espaamentos internos de ar para aplicao em subestaes), acarretando em menores esforos mecnicos sobre as estruturas e permitindo uma maior versatilidade na montagem dos arranjos; No necessitam, geralmente, de dispositivos de alvio de sobrepresso (pra-raios sem espaamentos internos de ar para aplicao em subestaes), tornando os projetos dos pra-raios mais simples e baratos; No apresentam problemas de trincas ou lascas nas saias, ocasionadas por transporte, mau manuseio durante a instalao ou mesmo vandalismo, as quais poderiam vir a comprometer a estanqueidade do pra-raios ao longo do tempo; Possuem uma melhor capacidade de dissipao de calor, melhorando a sua capacidade de absoro de energia. Pelo fato de apresentarem menor peso, maior facilidade e flexibilidade de montagem e pela no fragmentao ou exploso do invlucro com desprendimento dos elementos de ZnO, esse tipo de pra-raios tem sido instalado mais prximo aos equipamentos a serem protegidos, melhorando de modo considervel as caractersticas de proteo desses equipamentos quando da ocorrncia de sobretenses atmosfricas de frente rpida, atravs da reduo das tenses impulsivas nos seus terminais devido ao menor comprimento dos cabos de conexo (pra-raios aplicados em redes de distribuio) e a menor distncia em relao aos pra-raios (pra-raios de subestaes). Em alguns casos tem sido prtica a instalao dos pra-raios diretamente na carcaa dos transformadores. Para redes de distribuio, este procedimento reduz de forma considervel a

tenso nos terminais dos equipamentos protegidos pelos pra-raios, atravs da reduo das tenses impulsivas devido ao menor comprimento dos cabos de conexo entre o pra-raios e o equipamento por ele protegido. Devido s vantagens tcnicas e econmicas apresentadas em projetos de pra-raios com invlucros polimricos, quando comparados aos projetos de pra-raios de porcelana, a utilizao desse tipo de pra-raios vem crescendo de uma maneira bastante acentuada em subestaes. Existe atualmente uma grande quantidade de pra-raios com invlucro polimrico instalados em redes de distribuio e em subestaes com tenses nominais at 500 kV. No Brasil, as empresas concessionrias de energia eltrica e grandes consumidores industriais vm utilizando este tipo de pra-raios desde o incio da dcada de 90. Desde ento o processo de aquisio de pra-raios polimricos vem crescendo ano a ano.

10.3 Caractersticas de proteo dos pra-raios

As caractersticas de proteo dos pra-raios dependem basicamente do tipo de pra-raios utilizado e devem estar abaixo dos valores normalizados resultantes da combinao das seguintes curvas caractersticas determinadas na NBR 5309: Tenso disruptiva de impulso atmosfrico x Tempo para disrupo; Tenso residual x Corrente de descarga 8 x 20 s e Tenso disruptiva de impulso de manobra x Tempo para disrupo (no caso de praraios de 10 kA com tenso nominal superior a 100 kV, e pra-raios de 15 e 20 kA). O nvel de proteo para impulso atmosfrico do pra-raios definido pelo valor mximo entre a tenso residual para impulso de corrente com frente ngreme dividida por 1,15 e o maior valor de tenso residual corrente de descarga nominal, obtidos para as amostras de ensaio durante o ensaio de tipo. O nvel de proteo para impulso de manobra definido como o valor mximo da tenso residual para uma amplitude de corrente especificada, obtido para as amostras de ensaio durante o ensaio de tipo.

10.4 Caractersticas eltricas dos pra-raios convencionais

A tenso nominal de um pra-raios o valor de tenso na freqncia fundamental para a qual o pra-raios foi projetado e em relao ao qual todas as demais caractersticas esto relacionadas. Com este valor de tenso aplicado a seus terminais, o pra-raios submetido ao ensaio de ciclo de trabalho, que um dos mais importantes ensaios previstos nas normas. Geralmente, a tenso nominal o limite para as sobretenses dinmicas permissveis no sistema. A tenso de "reseal" a maior tenso para a qual o pra-raios tem condies de interromper a corrente subseqente, isto , ocorrido o disparo devido a um surto de tenso o pra-raios deve interromper a corrente de disparo, inclusive a corrente subseqente, e no deve conduzir novamente no primeiro meio ciclo seguinte de tenso. Esta caracterstica no definida de forma explcita nas normas de pra-raios e a prpria definio para a tenso nominal abrange esta caracterstica, uma vez que o valor utilizado nos ensaios de ciclo de operao. A tenso mxima de disparo para onda escarpada ou tenso de disparo na frente de onda a tenso de disparo do pra-raios quando submetido a um surto de tenso com uma inclinao uniforme e alta taxa de crescimento. A tenso mxima de disparo para impulso atmosfrico o maior valor de tenso de disparo do pra-raios quando submetido a impulsos do tipo 1.2 x 50 ms. A tenso mxima de disparo para impulso de manobra o maior valor de tenso de disparo do pra-raios quando submetido a impulsos considerados como sendo caractersticos das ondas tipo impulso de manobra. Geralmente, os tempos para frente de onda esto na faixa de 30 a 2000 ms. O nvel de proteo a impulso de manobra a maior tenso que pode aparecer nos terminais de um pra-raios para impulsos do tipo manobra, seja a tenso de disparo ou ento a tenso residual. A tenso residual a tenso que aparece no pra-raios quando da passagem de uma corrente de impulso na forma 8 x 20 ms. Normalmente, os ensaios so realizados para impulsos de corrente de valor 1.5, 5, 10, 15, 20 e 40 kA.

A tenso mnima de disparo freqncia industrial o maior valor de tenso na freqncia do sistema que o pra-raios pode suportar sem disparar. O pra-raios no tem condies de interromper o processo de conduo se for solicitado a disparar por um valor de

tenso na freqncia fundamental acima da tenso mnima de disparo freqncia industrial. O disparo do pra-raios nestas condies no necessita de um surto de tenso para o incio da conduo. A capacidade de absoro de energia do pra-raios de grande importncia nos sistemas de EAT e UAT, onde a energia disponvel muito elevada. Normalmente, a capacidade de absoro de energia dos pra-raios providos de centelhadores no consta dos catlogos,devendo ser obtida diretamente dos fabricantes. Esta capacidade de energia abrange a capacidade do resistor no linear e a do centelhador, e, geralmente, da ordem de 5 kWs por kV de tenso nominal do pra-raios.

10.5 Caractersticas eltricas dos pra-raios de xido de zinco

A tenso nominal de um pra-raios o valor mximo RMS da tenso na freqncia industrial aplicada aos seus terminais no ensaio de ciclo de servio, para a qual o pra-raios foi projetado e tem condies de operar satisfatoriamente, durante o ensaio. O valor da tenso nominal utilizado como um parmetro de referncia para a especificao de suas caractersticas de operao. A tenso mxima de operao em regime contnuo o maior valor de tenso para o qual o pra-raios projetado de modo a operar continuamente com esta tenso aplicada a seus terminais. A capacidade de sobretenso temporria definida em funo da caracterstica de suportabilidade tenso x durao, onde indicada a quantidade de tempo para a qual permitida a aplicao de uma tenso superior tenso mxima de operao em regime contnuo nos terminais do pra-raios. A figura apresenta esta caracterstica para os pra-raios ZnO fabricados pela ASEA.

O nvel de proteo a impulso de manobra depende da corrente de conduo no praraios, a qual aumenta a medida que o valor do impulso de tenso aumenta. Com o intuito de definir o nvel de proteo a impulso de manobra, deve ser estabelecido um valor para a corrente de coordenao. Geralmente, o valor de 3 kA adotado na ausncia de estudos especficos, uma vez que este valor dificilmente ser ultrapassado na prtica. A tenso residual a tenso que aparece no pra-raios quando da passagem de uma corrente de impulso na forma 8 x 20 ms. Normalmente, os ensaios so realizados para impulsos de corrente de valor 1.5, 3, 5, 10, 15, 20 e 40 kA. A tenso residual depende da forma de onda do impulso aplicado e, geralmente, os fabricantes fornecem informaes relacionando a tensoresidual com a frente de onda do impulso aplicado, tal como indicado na Figura abaixo (extrada docatlogo da GE).

J figura posterior apresenta a variao da tenso residual em funo da corrente para diversos tipos de impulsos para os pra-raios ZnO da ASEA.

A capacidade de absoro de energia do pra-raios de grande importncia nos sistemas de EAT e UAT, onde a energia disponvel muito elevada e devido possibilidade de

repartio de energia entre pra-raios de uma subestao. Os catlogos dos fabricantes, normalmente, indicam a capacidade mxima de energia em kWs por kV de tenso nominal, sendo esta capacidade funo da tenso nominal e da corrente de conduo do pra-raios. Geralmente, ospra-raios utilizados em sistemas de EAT tm uma capacidade de absoro de energia na faixade 7 a 8 kWs por kV de tenso nominal. A figura abaixo apresenta a variao da capacidade de absoro de energia dos pra-raios fabricados pela GE, em funo da corrente de conduo.

10.6 Aspectos relacionados com a seleo de pra-raios

A seleo de um pra-raios para a correta proteo de um equipamento, ou de um grupo de equipamentos, deve levar em considerao uma srie de fatores, tais como: tenso mxima na freqncia industrial, sobretenses temporrias, sobretenses atmosfricas e de manobra, efeito-

distncia, caractersticas de proteo, isolamento dos equipamentos e margens de proteo. Normalmente, estes fatores envolvem aspectos conflitantes e um processo passo a passo , geralmente, necessrio para a seleo definitiva da tenso nominal de um pra-raios.

10.7 Tenso Mxima na Freqncia Industrial

A tenso nominal de um pra-raios convencional deve ser igual ou superior maior sobretenso na freqncia industrial que pode ocorrer no sistema, para evitar que o pra-raios seja submetido a disparos consecutivos e, eventualmente, se danifique. As causas mais freqentes para a ocorrncia de sobretenses temporrias so as seguintes: faltas fase-terra, rejeio de carga, ferro-ressonncia, induo em circuitos paralelos e perda de conexo a terra em sistemas, normalmente, aterrados. No caso de pra-raios ZnO, devido a sua caracterstica peculiar, estabelecido que a tenso mxima em regime contnuo no pode ultrapassar a 80% do valor da tenso nominal do pra-raios. As caractersticas de suportabilidade para sobretenses temporrias devem ser utilizadas de acordo com as informaes especficas para cada fabricante.

10.8 Classes de um Pra-raios

Normalmente, trs classes de pra-raios so utilizadas em sistemas de alta-tenso: estao, intermediria (subtransmisso) e distribuio. As diferenas entre os trs tipos esto nos nveis de proteo, nos ensaios de durabilidade, na existncia ou no de dispositivos de alvio de presso e nas tenses do sistema para as quais foram projetados. Os pra-raios tipo estao cobrem todas as classes de tenso, os do tipo intermedirio destinam-se s tenses normalmente utilizadas nos sistemas de subtransmisso (<138 kV) e os do tipo distribuio para as tenses at 35 kV. A seleo da classe do pra-raios realizada com base nas caractersticas de proteo e nas seguintes consideraes adicionais: tenses nominais disponveis, limites de corrente para o dispositivo de alivio de presso e caractersticas de durabilidade. As duas primeiras consideraes so requisitos do sistema eltrico e devem ser atendidas. A ltima considerao envolve a anlise da importncia do equipamento a ser protegido, podendo-se escolher um pra-

raios tipo estao para um local onde um pra-raios tipo intermedirio pudesse ser utilizado, com o objetivo de prover aquele equipamento ou subestao com uma maior confiabilidade.

10.9 Caractersticas de Proteo

A caracterstica de proteo dos pra-raios convencionais , usualmente, apresentada como uma curva de tenso contra tempo para ocorrer o disparo e, geralmente, pode ser obtida dos fabricantes. As informaes normalmente disponveis so as seguintes: disparo para onda escarpada, disparo para onda 1.2 x 50 ms, disparo para ondas do tipo manobra e tenso residual para onda 8 x 20 ms, as quais, plotadas num mesmo grfico, fornecem a caracterstica de proteo do pra-raios. A tenso residual depende da corrente de descarga, a qual depende de uma srie de consideraes a respeito das caractersticas das descargas atmosfricas referentes regio onde se encontra localizada a instalao. Quando so efetuados estudos de efeito distncia com o auxlio de um programa digital de transitrios, a corrente de descarga pode ser determinada diretamente das simulaes. Tem sido recomendada, pela literatura, a utilizao dos seguintes valores para corrente de descarga, em funo da classe de tenso do sistema: 5 kA (138 kV), 10 kA (230 e 345 kV), 15 kA (500 kV) e 20 kA (800 kV). O nvel de proteo fornecido pelo pra-raios na regio de impulso atmosfrico deve ser obtido considerando-se o maior valor entre a tenso residual para ondas 8 x 20 ms e o nvel de disparo para ondas 1.2 x 50 ms. O nvel de proteo para impulso de manobra o maior valor entre o nvel de disparo para impulso de manobra e a tenso residual para ondas do tipo manobra. Os pra-raios ZnO tm as suas caractersticas de proteo definidas de forma similar s dos pra-raios convencionais, de forma a atender as normas tradicionais sobre os pra-raios convencionais e para facilitar a comparao entre as caractersticas dos dois tipos de pra-raios. Geralmente, so fornecidas as caractersticas para onda escarpada, para tenso residual e para impulso de manobra, alm de informaes sobre a variao da tenso residual em funo da frente de onda.

10.10 Nveis de Isolamento dos Equipamentos

O nvel de isolamento de um equipamento o conjunto de valores de tenses suportveis

nominais, aplicadas ao equipamento durante os ensaios e definidas em normas especficas para esta finalidade, que define a sua caracterstica de isolamento. A NBR-6939 estabelece que, para os equipamentos com tenso mxima inferior a 300 kV, o nvel de isolamento definido pelas tenses suportveis nominais de impulso atmosfrico e freqncia industrial. Para equipamentos com tenso igual ou superior a 300 kV, consideram-se as tenses suportveis nominais de impulsos de manobra e atmosfrico. Os nveis de proteo dos pra-raios devem ser selecionados considerando-se as suas caractersticas de proteo e os nveis de isolamento dos equipamentos.

10.11 Efeito Distncia

Quando o pra-raios no se encontra conectado diretamente nos terminais do equipamento a ser protegido, possvel que oscilaes provoquem tenses superiores ao nvel de proteo do pra-raios, devido separao entre o equipamento e o pra-raios. A avaliao da elevao da tenso nos terminais dos equipamentos deve ser efetuada atravs da utilizao de programas digitais de transitrios, sendo esta elevao funo da taxa de crescimento da onda de tenso, do comprimento dos barramentos e das conexes situadas entre o pra-raios e o transformador e das capacitncias dos equipamentos.

10.12 Margens de Proteo

A coordenao de isolamento efetuada considerando-se determinadas relaes entre o nvel de isolamento dos equipamentos e o nvel de proteo dos pra-raios. Geralmente, recomendada uma margem mnima de 15% na regio de impulsos de manobra e de 20% na regio de impulsos atmosfricos. A finalidade principal para a adoo destas margens est relacionada com possveis deterioraes das caractersticas de proteo dos pra-raios, devido poluio e envelhecimento, alm da amplificao da tenso, devido impossibilidade de se conectar o pra-raios exatamente nos terminais do equipamento a ser protegido. Quando estudos especficos so realizados e as sobretenses nos terminais dos equipamentos so calculadas, esta elevao de tenso j est includa nas sobretenses resultantes, no havendo, portanto, necessidade de se adotarem margens de proteo elevadas para a regio de impulsos

atmosfricos.

10.13 Pra-raios de xido de Zinco

O desenvolvimento de resistores no lineares, baseado no xido de zinco (ZnO), modificou inteiramente a tecnologia de construo de pra-raios, devido a sua caracterstica no linear permitir a fabricao de pra-raios desprovidos de centelhadores" de qualquer espcie. O processo de conduo de corrente nos pra-raios ZnO inteiramente diverso daquele referente aos pra-raios convencionais, modificando sensivelmente o procedimento tradicional empregado nos estudos de sobretenses. O interesse nas sobretenses no est somente na identificao de elevadas amplitudes, mas, principalmente, nas sobretenses de longa durao. Outro aspecto importante que todos os pra-raios submetidos a uma determinada sobretenso conduzem simultaneamente, dividindo a absoro de energia. As principais vantagens dos pra-raios ZnO em relao aos pra-raios convencionais so as seguintes: - simplicidade na construo aumenta a confiabilidade; - o nvel de proteo mais bem definido por causa da ausncia de gaps; - melhor desempenho sob contaminao; - maior capacidade de absoro de energia; - possibilidade de dividir a energia entre os diversos pra-raios instalados na subestao; - entra e sai de conduo suavemente. A seleo de um pra-raios ZnO deve ser efetuada considerando-se a tenso normal de operao, as sobretenses de longa durao e as sobretenses do tipo manobra, sendo a tenso normal de operao, geralmente, a solicitao que prevalece na determinao da tenso nominal do pra-raios. As sobretenses de longa durao e as sobretenses de manobra esto mais associadas quantidade de colunas do pra-raios. A energia absorvida por um pra-raios de ZnO muito dependente das caractersticas do pra-raios e dos detalhes do sistema eltrico, inclusive, das caractersticas de outros pra-raios conectados nas proximidades do ponto de aplicao destes pra-raios, e s pode ser adequadamente determinada atravs de um estudo de surtos de manobra bastante criterioso.

11. TRANSFORMADORES

Transformadores ou trafos so dispositivos eltricos quetm a finalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tenso. Servem tambm para casar impedncia entre diferentes circuitos ou como parte de filtros em circuitos de rdio freqncia. Existem transformadores de diversos tipos, cada um com uma finalidade, construo e tamanho especficos. Teoricamente, um transformador tem de transferir toda a potncia do (primrio e secundrio so enrolamentos de entrada e sada, respectivamente). Na prtica, obser va-se certa perda de potncia nessa transferncia de potncia, ocasionada por motivos, como a resistncia de fio , correntes pelo ncleo , chamados de correntes de Foucault, etc . Um transformador constitudo pelo menos por dois enrolamentos. Na maioria dos casos, esses enrolamentos so independentes , entre si, mas sofrem a ao do campo eletromagntico, que mais intenso quanto esses transformadores possuem um ncleo de material ferromagntico . O enrolamento em que aplicamos a tenso que desejamos transformar chama-se primrio e o enrolamento onde obtemos a tenso desejada se chama secundrio. A tenso do secundrio depende da relao de espiras entre o primrio e o secundrio e de tenso aplicada no primrio. Embora esta literatura se resuma ao clculo e dicas de trafos monofsicos e bifsicos com ncleo de ferro, apresentamos, a seguir , alguns smbolos de outros tipos de transformadores e suas respectivas aplicaes Todos os transformadores se aquecem durante o funcionamento, em virtude das perdas que existem em todos eles. Quanto mais alta a potncia aquecimento do mesmo. Os ncleos devem ser feitos de chapas de ferro silcio, no ser vindo para o mesmo fim, ferro doce ou outro ferro comum, assim como tambm no possvel um ncleo de ferro macio. retirada nos secundrios de um trafo, maior ser o

A qualidade do ferro empregado um fator que deve ser considerado no projeto de um trafo.Em trafos de fora, usamos chapa de ferro silcio de 0,7/1,7/2 W atts/Kg e chapas de baixo carbono e 3,7Watts/Kg. Se o ferro for de qualidade inferior, a seco do ncleo dever ser aumentada para um mesmo transformador. Para determinada tenso varivel aplicada no primrio do transformador teremos uma tenso induzida no secundrio. O campo magntico pode induzir uma tenso noutro indutor, se este for enrolado sobre uma mesma forma ou ncleo. Pela Lei de Faraday, a tenso induzida ser proporcional velocidade de variao do fluxo, e ao nmero de espiras deste indutor . E2 = N2 df/dt Aplicando aos dois enrolamentos, a lei permite deduzir a relao bsica do transformador. E1/E2 = N1/N2 A relao de correntes oposta de tenses. I1/I2 = N2/N1 O ndice um se refere ao indutor ao qual se aplica tenso, o primrio, e dois , quele que sofre induo, o secundrio. O transformador um conversor de energia eltricas, de alta eficincia (podendo ultrapassar 99%), que altera tenses e correntes, e isola circuitos.

11.1 Perdas em um transformador

Alm das perdas no cobre dos enrolamentos (devidas resistncia), os transformadores e bobinas apresentam perdas magnticas no ncleo.

11.1.1 Perdas por Histerese

Os materiais ferromagnticos so passveis de magnetizao, atravs do realinhamento dos domnios, o que ocorre ao se aplicar um campo (como o gerado por um indutor ou o primrio do transformador).

Este processo consome energia, e ao se aplicar um campo varivel, o material tenta acompanhar este, sofrendo sucessivas imantaes num sentido e noutro, se aquecendo . Ao se interromper o campo, o material geralmente mantm uma magnetizao, chamada campo remanecente.

11.1.2 Perdas por correntes parasitas ou de Foucault

So devidas condutividade do ncleo, que forma, no caminho fechado do ncleo, uma espira em curto, que consome energia do campo. Para minimiz-las, usam-se materiais de baixa condutividade, como a ferrite e chapas de ao-silcio, isoladas uma das outras por verniz . Em vrios casos, onde no se requer grandes indutncias, o ncleo contm um entreferro, uma separao ou abertura no caminho do ncleo, o que elimina esta perda.

11.2 Tipos de transformadores e suas aplicaes

11.2.1 Transformador de alimentao

usado em fontes, convertendo a tenso da rede na necessria aos circuitos eletrnicos. Seu ncleo feito com chapas de ao-silcio, que tem baixas perdas, em baixas freqncias, por isto muito eficiente. s vezes possuem blindagens , invlucros metlicos.

11.2.2 Transformador de udio (sada, acoplamento e excitador)

Usado em aparelhos de som a vlvula e certas configuraes a transistor, no acoplamento entre etapas amplificadoras e sadas ao auto-falante. Geralmente semelhante ao transformador de alimentao em forma e no ncleo de aosilcio, embora tambm se use a ferrite. Sua resposta de freqncia dentro da faixa de udio, 20 a 20000 Hz, no per feitamente plana, mesmo usando materiais de alta qualidade no ncleo, o que limita seu uso .

11.2.3 Transformador de distribuio de energia

Encontrado nos postes e entradas de fora em alta tenso (industriais), so de alta potncia e projetados para ter alta eficincia (da ordem de 99%), de modo a minimizar o desperdcio de energia e o calor gerado. Possui refrigerao a leo, que circula pelo ncleo dentro de uma carapaa metlica com grande rea de contato com o ar exterior . Seu ncleo tambm com chapas de ao-silcio , e pode ser monofsico ou trifsico (trs pares de enrolamentos).

11.2.4 Transformadores de alta potncia, HV ( Alta Voltagem )

Encontra-se nas cabines de entrada de energia, fornecendo a tenso secundria de 220V , em geral, para alimentar os dispositivos de controle da cabine - rels de mnima e mxima tenso (que desarmam o disjuntor fora destes limites), iluminao e medio. A tenso de primrio alta, 13.8 kV ou maior . O ncleo de chapas de ao-slicio, envolvido por blindagem metlica, com terminais de alta tenso afastados por cones salientes, adaptados a ligao s cabines . P odem ser mono ou trifsicos.

11.2.5 Transformador de corrente (TC)

Usado na medio de corrente, em cabines e painis de controle de mquinas e motores . Consiste em um anel circular ou quadrado, com ncleo de chapas de ao-slicio e enrolamento com poucas espiras, que se instala passando o cabo dentro do furo , este atua como o primrio. A corrente medida por um ampermetro ligado ao secundrio (terminais do TC) especificado pela relao de transformao de corrente, com a do medidor sendo padronizada em 5A, variando apenas a escala de leitura e o nmero de espiras do T C.

11.2.6 Transformador de RF (radio freqncia)

Empregam-se em circuitos de radiofreqncia (RF , acima de 30kHz), no acoplamento entre etapas dos circuitos de rdio e TV . Sua potncia em geral baixa, e os enrolamentos tm poucas espiras. O ncleo de ferrite, material sinttico composto de xidos de ferro , nquel, zinco , cobalto e magnsio em p, aglutinados por um plastificante. Esta se caracteriza por ter alta permeabilidade, que se mantm em altas freqncias (o que no acontece com chapas de ao-slicio). Costumam ter blindagem de alumnio, para dispersar interferncias , inclusive de outras partes do circuito .

11.2.7 Transformadores de pulso

So usados em acoplamentos, isolando o circuito de controle de baixa tenso do circuito de alta potncia dos tiristores, chaves semicondutoras , alm de isolarem um tiristor de outro (vrios secundrios). Tm ncleo de ferrite e invlucro plstico, em geral.

11.2.8 Auto-transformadores

Se aplicarmos uma tenso a uma parte de um enrolamento (uma derivao), o campo induzir uma tenso maior nos extremos do enrolamento. Este o princpio do autotransformador. Uma caracterstica importante dele o menor tamanho , para certa potncia, que um

transformador . Isto no se deve apenas ao uso de uma s bobina, mas ao fato da corrente de sada ser parte fornecida pelo lado alimentada, parte induzida pelo campo , o que reduz este , permitindo um ncleo menor , mais leve e mais barato . A desvantagem no ter isolao entre entrada e sada, limitando as aplicaes. So muito usados em chaves de partida compensadoras, para motores (circuitos que alimentam motores com tenso reduzida fornecida pelo autotransformador, por alguns segundos , reduzindo o pico de corrente durante a acelerao) e em estabilizadores de tenso (autotransformador com vrias derivaes, tapes acima e abaixo do ponto de entrada, o circuito de controle seleciona uma delas como sada, elevando ou reduzindo a tenso , conforme a entrada).

12. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARVALHO, MICHEL ROCKEMBACH DE. RELS ELETROMECNICOS. Disponvel em <http://www.labspot.ufsc.br/~jackie/eel7821/protecao_e_monitoramento.pdf>. Acesso em 01 nov. 2012. SRGIO R. FREIBERGER. FUNDAO ESCOLA TCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA. MANUTENO DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS. Disponvel em <http://www.eletroh.com.br/manu_2.pdf>. Acesso em 01 nov. 2012. INTRODUO PROTEO DE SISTEMAS ELTRICOS. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/72892520/18/VI-7-1-RELES-DE-SOBRETENSAO-N%C2%BAANSI-59>. Acesso em 01 nov. 2012. ELTRICA E SUAS DVIDAS. REL PROTETOR FALTA DE FASE. Disponvel em <http://eletricaesuasduvidas.blogspot.com.br/2011/04/rele-protetore-falta-de-fase.html>. Acesso em 01 nov. 2012. NEI. REL DE NVEL. Disponvel em <http://www.nei.com.br/produto/2006/07/rele+de+nivel+rcg+tecnologia+eletromecanica+ltda.ht ml>. Acesso em 01 nov. 2012. WARD ELETRO ELETRNICA LTDA REL SUPERVISOR DE TEMPERATURA. Disponvel em <http://www.ward.com.br/twt50.html>. Acesso em 01 nov. 2012. CENA. A ECONOMIA QUE UM BANCO DE CAPACITORES PODE TRAZER. Disponvel em <http://www.bancodecapacitores.com/economia-que-um-banco-de-capacitores-podetrazer.html>. Acesso em 01 nov. 2012. ELTRICA BSICA. CONTATORES. Disponvel <http://www.eletricabasica.kit.net/contatores.htm>. Acesso em 01 nov. 2012. ELETRICA E SUAS DUVIDAS. DISJUNTORES. Disponvel <http://eletricaesuasduvidas.blogspot.com.br/2010/11/disjuntores-os-disjuntores-sao.html>. Acesso em 01 nov. 2012. SABER ELETRNICA ONLINE. FUSVEIS. Disponvel <http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura_verbete/141>. Acesso em 01 nov. 2012. em

em

em

OMAR JUNIOR. CHAVES SECCIONADORAS. Disponvel em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA8VQAG/chaves-seccionadoras>. Acesso em 01 nov. 2012. UGGIONI, PRISON PAVEI. GERAO, TRANSMISSO E DISTRIBUIODE ENERGIA ELTRICA. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/72540620/27/Tipos-deisoladores>. Acesso em 01 nov. 2012. KLBER PORCINCULA. RELIGADORES E SECCIONALIZADORES. Disponvel em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAN8UAA/religadores-seccionalizadores>. Acesso em 01 nov. 2012. TECHMUNDO. O QUE ATERRAMENTO? Disponvel em <http://www.tecmundo.com.br/fonte/2033-o-que-e-aterramento-.htm>. Acesso em 01 nov. 2012. PEREIRA, MARCO POLO. CONSIDERAES BSICAS SOBRE PRA-RAIOS. Disponvel em <http://iitree-unlp.org.ar/caue/PapersRevista/2000-N2-Pararaios.pdf>. Acesso em 08 nov. 2012. BRITTO, TALES MARQUES DE. METODOLOGIA DA MANUTENO CENTRADA EM CONFIABILIDADE APLICADA A PRA-RAIOS DE ALTA TENSO. Disponvel em <http://www.apostilastecnicas.com/Normas/3PROTE%C7%C3O%20ELETRICA/Normas/CONFIABILIDADE_APLICADA_A_P%C1RARAIOS.pdf>. Acesso em 08 nov. 2012. TONI ELETRNICA. Consideraes gerais sobre transformadores e clculos de Trafo. Disponvel em <http://www.te1.com.br/2012/01/download-apostila-sobre-transformadoresconsideracoes-gerais-sobre-transformadores-e-calculos-de-trafo/#axzz2BtBqzVIy>. Acesso em 09 nov. 2012. REVISTA GTD n 14 - jul/ago. Subestaes: como proteg-las. Disponvel em <http://www.pextron.com.br/paginas/informacoestecnicas/artigos/materiagtd/inicial.html>. Acesso em 11 nov. 2012. UNIVERSIDADE DO PORTO. FACULDADE DE ENGENHARIA. Disponvel em <http://paginas.fe.up.pt/~jrf/aulas0506/sobreintensidade/resumo_sp.pdf>. Acesso em 11 nov. 2012. BONATTO, DANIEL ROGERIO. Trabalho sobre Fusveis. Disponvel em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfKKAAJ/trabalho-sobre-fusiveis>. Acesso em 11 nov. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIACOLGIO TCNICO INDUSTRIAL. REDES DEDISTRIBUIOSCHUCH ENGENHARIA. Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/20292787/31/Tipos-de-Aterramento>. Acesso em 11 nov. 2012.

Potrebbero piacerti anche