Sei sulla pagina 1di 25

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG SBADO TEMTICO GNERO DO DISCURSO

A IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA NA EDUCAO: UMA ANLISE DO GNERO DISCURSIVO CARACTERIZADO POR APROXIMAR CINCIA (O ESPECIALISTA) E PBLICO NO-ESPECIALISTA, SOB A LUZ DO DIALOGISMO DE BAKHTIN

PROF. DR. EDSON NASCIMENTO CAMPOS (FaE/UEMG)


PROFa. LEANDRA DE CASTRO GONZAGA (aluna do Programa de Mestrado em Educao e Formao Humana FaE/UEMG)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG SBADO TEMTICO GNERO DO DISCURSO

EMENTA: Estudo do discurso como realizao enunciativa da linguagem, materializado na observao do funcionamento do gnero Divulgao Cientfica, na variedade de gnero que, enunciativamente, se realiza com a medicao do Divulgador (DV) que objetiva relacionar o especialista com o no-especialista, salientando-se as possibilidades educativas de tal variedade de gnero na interao docente.

OBJETIVO: Conceituar o gnero Divulgao Cientfica e discutir a importncia da Divulgao Cientfica para a educao.

QUAL A SUA CONCEPO DE GNERO E DISCURSO?

Gnero como Construo de Linguagem Ao entre Locutor e Alocutrio

Enunciao

Quem o leitor? O que ele faz quando est lendo? Quem o escritor? O que ele faz quando escreve?

De onde/quem o escritor obtm as informaes do texto?

RELAO DIALGICA
ALOCUTRIO LOCUTOR ALOCUTRIO

CIENTISTA
ESPECIALISTA

ESCRITOR

LEITOR
PBLICO NO- ESPECIALISTA

E AGORA, O QUE VOC DIRIA SOBRE GNERO E DISCURSO?

Gnero como Construo de linguagem: Construo da relao de linguagem do Locutor com o Alocutrio, utilizando informaes que o Locutor organiza.
Discurso: Ao de produo de sentido executada na relao do Locutor com o Alocutrio, propondo uma ao e efeitos a serem desempenhados pelo recebedor (Alocutrio).

Qual crtica poderamos fazer sobre o funcionamento do gnero textual trabalhado pelo Gurilndia na produo do texto?

CARACTERSITICAS DE FUNCIONAMENTO DO GNERO DIVULGAO CIENTFICA


ALOCUTRIO
CINCIA
ESPECIALISTA

ALOCUTRIO
PBLICO NO- ESPECIALISTA

LOCUTOR

ALOCUTRIO

DIVULGADOR DV

LEITOR
PBLICO NO- ESPECIALISTA

Qual a importncia do gnero DC na interao do professor com os alunos, do ponto de vista da aquisio de conhecimentos e habilidades de leitura, obtidos com a prtica da linguagem organizada?

Existe carter didtico em textos de DC?

Na realidade, toda palavra comporta duas faces. Ela determinada tanto pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum. Ela constitui justamente o produto da interao do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expresso a um em relao ao outro. Atravs da palavra, defino-me em relao ao outro, isto , em ltima anlise, em relao coletividade. A palavra uma espcie de ponte lanada entre mim e os outros. Se ela se apia sobre mim numa extremidade, na outra apia-se sobre o meu interlocutor. A palavra o territrio comum do locutor e do interlocutor.
BAKHTIN, Mikhail. A interao verbal. In:______Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1999. p. 113.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN O estudo dos gneros discursivos e dos modos como se articulam proporciona uma viso ampla das possibilidades de usos da linguagem, incluindo-se a o texto literrio.

Ao procurar compreender as linguagens e suas manifestaes como sinnimos da prpria humanidade, em busca de uma troca constante para a vida social, o aluno aprende a elaborlas para fins determinados. Os recursos expressivos, com finalidade comunicativa, presentes nas linguagens, permitem a relao entre sujeitos de diferentes grupos e esferas sociais.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN Alunos e professores precisam ter clareza sobre as vrias situaes comunicativas de que participam: que discursos produzem, de onde, para quem, como, com que intenes. Quando se tem esses elementos claros, o ato enunciativo ganha chances de produzir nos interlocutores os efeitos desejados.

O importante que o aluno saiba analisar as especificidades, sem perder a viso do todo em que elas esto inseridas, e perceba que as particularidades tm um sentido socialmente construdo.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN O aluno, ao compreender a linguagem como interao social, amplia o reconhecimento do outro e de si prprio, aproximando-se cada vez mais do entendimento mtuo.

Tambm importante e necessria a diversificao de materiais ou recursos didticos: dos livros didticos aos vdeos e filmes, uso do computador, jornais, revistas, livros de divulgao e fico cientfica e diferentes formas de literatura, manuais tcnicos, assim como peas teatrais e msica do maior abrangncia ao conhecimento, possibilitam a integrao de diferentes saberes, motivam, instigam e favorecem o debate sobre assuntos do mundo contemporneo.

Quem j tentou comprar um abacaxi maduro, sabe que isso um abacaxi! Tentamos apalpar, cheirar, perguntar para aquela senhora com cara de av ao nosso lado no supermercado (que acreditamos ser mais experiente) ... e quando chegamos em casa e descascamos ... no est doce! Ou ento o deixamos mais um dia enrolado em jornal ou tiramos a coroa e colocamos de cabea para baixo na geladeira e quando achamos que est maduro, temos que jogar metade fora pois passou do ponto. [...] O processo de amadurecimento dos frutos pode ser climatrico ou noclimatrico, o que relacionado sua respirao. O abacaxi, por exemplo, pertence ao segundo caso e dever estar no estgio de amadurecimento timo para consumo na poca da colheita. Frutas noclimatricas vo reduzindo sua taxa respiratria at a morte e no possuem a capacidade de amadurecer aps a colheita, ou seja, seu sabor definido quando a planta retirada do p: se forem colhidas verdes, comearo e terminaro azedas. As frutas climatricas, por sua vez, amadurecem fora do p (como as peras, bananas e abacates) e so capazes de processar diversas reaes qumicas ao longo do amadurecimento, catalisadas por enzimas que transformam macronutrientes, como polissacardeos e triglicerdeos, em molculas menores como sacarose e volteis de aroma.

REFERNCIAS
BAKHTIN, Mikhail. A interao verbal. In:______Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1999. p. 113.
Estado de Minas Gurilndia 10 de janeiro de 2009 Folha de So Paulo Folha Equilbrio 15 de maio de 2003 ________________ Folhinha 17 de janeiro de 2009

MINISTRIO DA EDUCAO - PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN Disponvel em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598%3Apu blicacoes&Itemid=859> - Acesso em 08/11/2011
Epifanio, R. de A.; Rezende, C. M. Vai um abacaxi no ponto?Novidades na Cincia SBQ Rio, 4 Agosto 2009. Disponvel em: http://www.uff.br/sbqrio/ - Acesso em 08/11/2011

Potrebbero piacerti anche