Sei sulla pagina 1di 19

11/09/2012

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO CENTRO INTEGRADO DE FORMAO PROFISSIONAL EM PESCA E AQUICULTURA DO AMAP - CIFPA

SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Prof: Eng. Ctia Slvia P. de Arajo

Santana-AP 2012

Sade e Segurana do Trabalho

COMPETNCIAS E HABILIDADES A SEREM ADQUIRIDAS

Conhecer, interpretar e aplicar as normas regulamentadoras e os procedimentos de Segurana e Sade no Trabalho pertinente a Pesca. Pesca.
EMENTA DO CURSO

Introduo a Segurana do Trabalho. Trabalho. Acidentes de trabalho. Legislao Trabalhista trabalho. e Previdenciria. Primeiros Socorros. Previdenciria. Socorros.

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

AVALIAO
1 PROVA (Objetivas e/ou subjetivas) valendo de 0 a 07 pontos; Data:14/09 TRABALHO DE PESQUISA valendo de 0 a 03 pontos Data: 19/09 APRESENTAO DE SEMINRIOS valendo de 0 a 10 pontos; Data: 25/09 MDIA GERAL = (PROVA + PESQUISA) + SEMINRIO
2 TEMAS DA PESQUISA TEMAS DA PESQUISA NR 29 NR30 NR31

Introduo aos primeiros socorros; Patologias inerentes atividade da pesca; Atendimento a vtimas de acidentes; Procedimento de primeiros socorros.

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Em que consiste a disciplina?

A sade e a segurana no trabalho consiste numa disciplina de mbito abrangente, multidisciplinar. abrangente, multidisciplinar. Englobam o bem-estar social, mental e fsico dos trabalhadores, ou seja, da pessoa no seu todo.

Sade e Segurana do Trabalho

Objetivos da segurana e sade no trabalho


A promoo e a manuteno dos mais elevados nveis de bem-estar fsico, mental e social dos trabalhadores de todos os setores de atividade; A preveno para os trabalhadores de efeitos adversos para a sade decorrentes das suas condies de trabalho; A proteo dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condies prejudiciais sade; A colocao e a manuteno de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado s suas necessidades fsicas e mentais; A adaptao do trabalho ao homem .

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Conceito

Sade um estado de completo bem-estar fsico, bemmental e social e no apenas a ausncia de doenas, doenas, levandolevando-se em conta que o homem um ser que se distingue no somente por suas atividades fsicas, mas tambm por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptao ao meio em que vive. vive. (Organizao Mundial da Sade). Sade).

Sade e Segurana do Trabalho

Conceito

A Segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. trabalhador.

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Condies de trabalho deficientes


As condies de trabalho perigosas ou prejudiciais sade no se limitam s fbricas. As condies deficientes podem igualmente afetar o ambiente onde os trabalhadores vivem. Generalizando: Generalizando: os esforos na sade e segurana no trabalho devem ter como objetivo, prevenir os acidentes e as doenas profissionais e, ao mesmo tempo, reconhecer a inter-relao entre a sade e a intersegurana do trabalhador, no local de trabalho, e no seu ambiente exterior.

Por que a sade e a segurana no trabalho so importantes?

Sade e Segurana do Trabalho

O trabalho desempenha um papel fundamental nas vidas das pessoas. A maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho quer seja numa trabalho, plantao, num escritrio, numa fbrica, etc. Desta forma, os ambientes laborais devem ser seguros e saudveis saudveis.

11/09/2012

Na verdade, no essa a situao para muitos trabalhadores.

Sade e Segurana do Trabalho

Poeiras

Gases Temperaturas extremas

Vibraes

Rudos

Sade e Segurana do Trabalho

Acidentes

Custo elevado
Doenas

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Custos ao trabalhador
CUSTOS DIRETOS A dor e o sofrimento provocado pelo acidente ou doena; A perda de rendimentos; A possvel perda de um emprego; Os custos com os cuidados de sade. CUSTOS INDIRETOS O sofrimento provocado ao TRABALHOADOR E AS FAMLIAS, que no pode ser compensado com dinheiro. dinheiro.

Sade e Segurana do Trabalho

Custos ao empregador
CUSTOS DIRETOS
Remuneraes de trabalho no realizado; Despesas mdicas e indenizaes ; Reparao ou substituio de mquinas ou de equipamento danificado; Reduo ou paragem temporria de produo; Acrscimo de despesas de formao e de custos administrativos; Possvel trabalho; Efeitos negativos na motivao dos outros trabalhadores. reduo na qualidade de

CUSTOS INDIRETOS
Necessidade de substituio do

trabalhador acidentado/doente; Formao e tempo de adaptao

necessrios para um novo trabalhador; Os acidentes afetam os colegas de trabalho, influenciando negativamente as relaes de trabalho; Possvel enfraquecimento e deteriorao das relaes com os fornecedores, clientes e entidades.

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Programas de sade e de segurana


vital que os empregadores, os trabalhadores e os sindicatos faam um forte investimento em questes relacionadas sade e a segurana, para que:
Os riscos no local de trabalho sejam controlados sempre que possvel, na origem; Sejam mantidos todos os registros de qualquer exposio, durante muitos anos; Os trabalhadores e os empregadores estejam informados sobre os riscos de sade e de segurana no local de trabalho;

Exista uma comisso para a sade e segurana, ativo e eficaz, que inclua os trabalhadores e os rgos de gesto;

Os esforos para a melhoria da sade e a segurana do trabalhador sejam contnuos.

Sade e Segurana do Trabalho

Programas de Sade e Segurana


Programas eficazes de sade e segurana no local de trabalho podem ajudar a salvar as vidas dos trabalhadores, atravs da eliminao ou reduo dos riscos e das suas consequncias. Os programas de sade e segurana tm igualmente efeitos positivos, quer no estado de esprito, quer na produtividade do trabalhador, constituindo benefcios importantes. Ao mesmo tempo, um programa eficaz poder reduzir custos aos empregadores.

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

Retrospectiva histrica da sade e segurana no trabalho e anlise situacional

POCAS REMOTAS

Viso da Preocupao Acidente X Homem


PR HISTRIA: Perodo que abrange desde o aparecimento do homem primitivo (homindeos) at o surgimento da escrita. PERODO PALEOLTICO: Caadores - Coletores A Sociedade dos

PERODO NEOLTICO: A Revoluo Agropastoril NENHUMA NATURAL; PREOCUPAO, MERAMENTE

11/09/2012

IDADE ANTIGA: do fim da pr-histria (aparecimento da escrita) at o sc. V d.C(Queda do Imprio Romano do Ocidente, em 476) NENHUMA VALORIZAO HUMANA; IDADE MDIA: do final da Antigidade at o sc.XV(Queda de Constantinopla, em 1453); VALORIZAO MATERIAL,OBJETO IDADE MODERNA: do final da idade mdia at o final do sc. XVIII (Revoluo Francesa em 1789); COMEO DA VALORIZAO HUMANA

10

11/09/2012

REVOLUO INDUSTRIAL
A ascenso de uma economia industrial que, para a maioria dos autores, tem seu perodo marcante entre 1760 e 1850. O trabalho artesanal, onde o homem era detentor de todo o processo, d lugar a um processo industrial com profundas modificaes sociais.

A preocupao com a fora de trabalho, com as perdas econmicas suscitou a interveno dos governos dentro das fbricas O trabalho artesanal, onde o homem era detentor de todo o processo, d lugar a um processo industrial com profundas modificaes sociais. A preocupao com a fora de trabalho, com as perdas econmicas suscitou a interveno dos governos dentro das fbricas.

11

11/09/2012

MEDICINA DO TRABALHO
Incio do sculo XIX Surgem os mdicos em fbricas As primeiras leis de sade pblica que marcadamente abordavam a questo sade dos trabalhadores (Act Factory, 1833) A Medicina do Trabalho tinha a seu marco inicial.

INCIO DO SCULO XX
O movimento sindical emergente comeou a expressar o controle social que a fora de trabalho necessitava. As novas tecnologias, ao incorporaram novos processos de trabalho, geravam riscos que culminavam em acidentes de trabalho e doenas profissionais.

12

11/09/2012

INCIO DO SCULO XX
A expanso e consolidao do modelo iniciado com a revoluo industrial e com a transnacionalizao da economia, faz surgir a necessidade de medidas e parmetros comuns, como regulamentao e organizao do processo de trabalho, que uniformizassem os pases produtores de bens industrializados.

INCIO DO SCULO XX
Em 1919 foi criada a Organizao Internacional do Trabalho, que j reconhecia, em suas primeiras reunies, a existncia de doenas profissionais. Surgiu a organizao cientfica do trabalho, o taylorismo e o fordismo, convertendo o trabalhador de sujeito em objeto. Desenvolviam-se os primeiros conceitos de Higiene Industrial, de Ergonomia e fortalecia-se a Engenharia de Segurana do Trabalho.

13

11/09/2012

SADE OCUPACIONAL
Tudo isto veio configurar um novo modelo baseado na interdisciplinaridade e na multiprofissionalidade, a Sade Ocupacional, que nasceu sob a gide da Sade Pblica com uma viso bem mais ampla que o modelo original de Medicina do Trabalho. Ressalte-se que esta no desapareceu, e sim ampliou-se somando-se o acervo de seus conhecimentos ao saber incorporado de outras disciplinas e de outras profisses.

IDADE CONTEMPORNEA: do final da idade moderna at os dias atuais.

Constituio de 1988
Artigo 7: "So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais alm de outros que visem melhoria de sua condio social a reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana PREOCUPAO COM VALORES HUMANOS; MQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTALAES; QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO; MEIO AMBIENTE E PRESERVAO NATUREZA

14

11/09/2012

LEGISLAO EM SEGURANA DO TRABALHO NO BRASIL

Captulo V do Ttulo II da CLT Portaria N. 3.214 de 08 de Junho de 1978 do Ministrio do Trabalho. LEI 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985 PORTARIA 3.275, DE 21 DE SETEMBRO DE 1989

LEGISLAO EM SEGURANA DO TRABALHO NO BRASIL


No Brasil, as leis que comearam a abordar a questo da segurana no trabalho s surgiram no incio dos anos 40. Segundo LIMA JR. (1995), o 40. JR. 1995), qual fez um levantamento desta evoluo, o assunto s foi melhor discutido em 1943 a partir do Captulo V do Ttulo II da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho). A primeira grande Trabalho). reformulao deste assunto no pas s ocorreu em 1967, quando se destacou a necessidade de 1967, organizao das empresas com a criao do SESMT (Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho). Trabalho).

15

11/09/2012

O grande salto qualitativo da legislao brasileira em segurana do trabalho ocorreu em 1978 com a introduo das vinte e oito Normas Regulamentadoras (NR). Portaria N 3.214 de 08 de (NR). Junho de 1978 do Ministrio do Trabalho. Trabalho. A Legislao atual de Segurana do Trabalho no Brasil compe-se compede 33 Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e tambm as Convenes Internacionais da OIT - Organizao Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Brasil.

Sade e Segurana do Trabalho

NDICES DE ACIDENTES DE TRABALHO


Incidncia de acidentes de trabalho

16

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

ndices de acidentes de trabalho


Quantidade mensal de acidentes do trabalho registrados 1998 / 2000

Sade e Segurana do Trabalho

ndices de acidentes de trabalho

17

11/09/2012

Sade e Segurana do Trabalho

ndices de acidentes de trabalho


a) Em 2001, morreram 650.000 pessoas em conflitos armados. No mesmo perodo, as vtimas de mortes por acidentes de trabalho foram mais de 1.300.000 pessoas. b) No mesmo ano, 340.000 pessoas foram afetadas devido ao contato com substncias perigosas (produtos qumicos e radioativos). c) O contato com o amianto foi responsvel pela morte de 100 trabalhadores em 2001, a maioria ocupada na construo civil. d) A falta de segurana no trabalho mata mais do que as drogas e o lcool juntos. e) Os setores que apresentam menores condies de segurana em todo o mundo so a agricultura, a construo civil e a minerao.
Fonte: Organizao Internacional do Trabalho (OIT)

Sade e Segurana do Trabalho

ndices de acidentes de trabalho


No primeiro trimestre de 2004
488 destes pensionistas adquiriram doenas certificadas oficialmente e possuam incapacidade para o exerccio da profisso; 74% dos casos ocorreram na indstria transformadora, fazendo com que este setor de atividade domine as estatsticas.

594 pessoas receberam penso da Segurana Social por doena profissional

Indstria extrativa, com apenas 8% dos casos;

29% das declaraes de doena profissional referemreferem-se a casos de Tendinite, Paralisias (23%); Fibrose pulmonar (17%);

Menos de 0,5% de casos de doenas profissionais ocorrem no setor da sade ou na administrao pblica;

18

11/09/2012

Bom dia!!!

19

Potrebbero piacerti anche