Sei sulla pagina 1di 6

BIOTICA

1. INTRODUO A biotica um captulo da tica (Pegoraro, 2006). Uma tentativa de definir a disciplina seria reducionista, ento ser utilizada a definio simplista que parte da etimologia: bios-ethos, ou, tica da vida. A genealogia da disciplina marcada pelo livro entitulado "Biotica: uma ponte para o futuro" de Van Rensselaer Potter, publicado em 1971. Segundo Diniz e Guilhem, 2007, a biotica de Potter deveria ser uma disciplina capaz de acompanhar o avano cientfico, com um olhar tico, isento de interesses morais. O avano cada vez mais rpido do conhecimento tecnolgico ocasionou o surgimento de dilemas morais inesperados, em especial relacionados prtica mdica. A biotica traria uma resposta da tica a estes dilemas. Entretanto, no isso o que vem ocorrendo, considerando que a moral relativa e dinmica. Numa perspectiva histrica, na dcada de 1970, o governo dos Estados Unidos reuniu um grupo de estudiosos para averiguar abusos cometidos na rea mdica, e o resultado deste estudo ficou conhecido como Relatrio Belmond, de 1978, em que foram eleitos trs princpios ticos (respeito s pessoas, ou autonomia, justia e beneficncia). Por ser um ramo da tica que questiona problemas da biotecnologia, ento se caracteriza por uma disciplina instvel e interdisciplinar (Pegoraro, 2002; Hottois, 1995). Pegoraro (2002) afirma que, historicamente, a biotica uma corrente de pensamento preocupada essencialmente com trs temas: As descobertas tecnocientficas, caracterizada pela ambivalncia da cincia e da tcnica. A principal questo deste tema: tudo o que pode ser feito pela cincia deve ser feito? Eco-tica, caracterizada pela preocupao com o ambiente em que nascem, vivem e morrem as formas vivas; A relao da tecnocincia com as trs formas de vida, caracterizada pelos questionamentos relacionados manipulao gentica de plantas e animais, inclusive o homem. Alm da corrente principialista, a mais conhecida, existem tambm as correntes de biotica secular, confessional e fenomenolgica (Pegoraro, 2002).

2. BIOTICA E A REA DA SADE Para Barchifontaine e Pessini (1989) a biotica nasceu por volta de 1970 nos EUA, focalizado especialmente nos problemas da experimentao sobre o homem, sua metodologia e seu controle social. Em 1971, Van Renselaer Potter, oncologista, elaborou o termo biotica em um livro de sua autoria, mas foram bilogos que iniciaram a reflexo no terreno da biotica, como Willard Gayling e Daniel Gallaham. A biotica pode ser encarada como um aprimoramento da deontologia tradicional (Fontinele Junior, 2007). um ramo moderno da moral que pretende organizar os direitos do paciente face ao aumento do poder mdico. simplesmente um captulo da tica, que cresceu no contexto do progresso tecnolgico deste sculo, com notvel concentrao na rea mdica. No uma reflexo exclusiva da rea mdica. A corrente biotica mais conhecida a principialista. Os princpios da biotica foram construdos na dcada de 1970, quando a "Comisso norte-americana para a proteo da pessoa humana na pesquisa biomdica e comportamental" redigiu e apresentou o "Relatrio Belmont" (Fontinele Junior, 2007). Este relatrio estabeleceu trs princpios fundamentais para as reflexes bioticas: beneficncia, que afirma que a equipe de sade deve visar, acima de tudo, o bem do paciente. Autonomia, de origem no pensamento kantiano, onde o indivduo um sujeito de direitos que garantem sua autonomia. E justia, buscando-se equidade nos tratamentos.

3. BIOTICA E MEIO-AMBIENTE Se pensarmos em vida (bio), no somos os nicos a habitar o planeta. Existe uma infinidade de fauna, flora, compostos orgnicos, que fazem parte de uma simbiose, que permite que todos possam realizar com sucesso seu ciclo vital, de modo que se sustente a vida (Rocha, 2011). O meio ambiente est sofrendo uma explorao excessiva que ameaa a estabilidade dos seus sistemas de sustentao. O homem o nico animal que modifica a natureza com seu trabalho, nem sempre de forma favorvel e muitas vezes de forma irreversvel. A sociedade moderna intensifica de tal forma esse processo que compromete a vida no planeta com o objetivo de aumentar o lucro. Por outro lado, o resultado dessa explorao excessiva, o lucro, no repartido equitativamente, e apenas uma minoria da populao planetria se beneficia desta riqueza (Marcos, 2011). tica ambiental pode ser definida como a conduta comportamental do ser humano em relao natureza; decorre da conscientizao ambiental e tem por objetivo a conservao da vida global (Santos e Pimenta, 2007). Os 17 (dezessete) princpios norteadores da tica ambiental so: princpio da legalidade, da supremacia do interesse pblico, da indisponibilidade do interesse pblico (o meioambiente no pertence a ningum, mas de todos), da obrigatoriedade da preservao ambiental, da preveno, da obrigatoriedade de avaliaes prvias em obras potencialmente danosas ao meio ambiente (EIA, RIMA), da publicidade, da reparabilidade do dano ambiental, da participao, da informao, da funo socioambiental da propriedade, do poluidor-pagador, da compensao, da responsabilidade, do desenvolvimento sustentvel, da educao ambiental e da cooperao internacional. Uma viso tica ecocntrica pode ser definida como o homem centrado em sua casa (Santos e Pimenta, 2007). "OIKOS" significa casa, em grego. Estuda o comportamento do homem em relao natureza global, o que permite que o homem compreenda melhor a sua atuao e responsabilidade com os demais seres vivos. Assim, a tica deixa de ser apenas poltica e passa a ser um estudo extra-social, extrapola os limites intersociais do homem, e nasce a tica ambiental, que nos leva a desenvolver uma "humildade zoolgica" (Santos e Pimenta, 2007). Para isso, necessria a conscientizao da problemtica ambiental. A viso tica ecocntrica faz com que o homem se preocupe com suas aes e perceba que a natureza no est ali unicamente ao seu servio, o que o leva a tomar atitudes coerentes em relao natureza. Essa tica um compromisso criado por ns, sem nenhuma lei que no seja nossa conscincia. um compromisso de todos os conscientes. tico, e no legal. Todo compromisso tico reflete-se por aes ticas, que neste caso traro resultados favorveis preservao ambiental, em consequncia teremos a melhoria da qualidade de vida, pela criao de uma barreira tica que preserve a natureza em seu todo. tica ambiental , assim, uma nova postura comportamental do homem, alicerada em valores extra-sociais, e embasada em estudos cientficos que englobem o binmio

homem-natureza (Santos e Pimenta, 2007). A prtica desta tica trar satisfao subjetiva em cada indivduo, e, em consequncia, a sociedade humana. Enfim, uma nova forma comportamental e uma nova esperana de vida.

4. REFERNCIAS BARCHIFONTAINE, CP e PESSINI, L (1989) apud FONTINELE JUNIOR, K. tica e Biotica em enfermagem. 3. ed. Goinia: AB, 2007. DINIZ, D e GUILHEM, D. O que biotica. So Paulo: Brasiliense, 2007. Coleo primeiros passos. FONTINELE JUNIOR, K. tica e Biotica em Enfermagem. Goinia: AB, 2007. HOTTOIS, G. O paradigma biotico. Lisboa: Ed. Salamandra, 1990. _____. Les mots de La biothique. Bruxelas: Deboeck, 1995. MARCOS, G. O homem e a degradao ambiental. Disponvel em: < http://www.webartigosos.com/articles/60041/1/O-HOMEM-E-A-DEGRADACAOAMBIENTAL/pagina1.html#ixzz1GRoXoiki. Publicado em: 25/02/2011. PEGORARO, OA. tica e Biotica: da subsistncia existncia. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. _____. tica dos maiores mestres atravs da histria. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. ROCHA, VF. Meio ambiente e seus paradigmas. Disponvel em: HTTP://www.webartigosos.com.br/articles/60997/1/meio-ambiente-e-seusparadigmas/pagina1.html#ixzzlGRoG2n21. Publicado em: 10/03/2011. SANTOS, BSAS e PIMENTA, WJD. Direito Ambiental. Lavras: FAEPE, 2007. SILVA, AS. Enfermagem frente morte de crianas institucionalizadas de 3 a 6 anos de idade: uma anlise dos artigos 15 a 17 do Estatuto da criana e do Adolescente. Monografia. Lavras, Universidade federal de Lavras, 2008.

Potrebbero piacerti anche