Sei sulla pagina 1di 18

MANUAL DE INSTRUO:

COMO FAZER O INVENTRIO NO SICOR

ANEXO DA INSTRUO DE SERVIO PROAF N 007/06 4 Ed. 2011

Conceitos:
Inventrio Patrimonial: Consiste no levantamento fsico e financeiro de
todos os bens da Instituio, para a perfeita compatibilizao entre o registrado na Contabilidade e o existente na UEL.

Sicor: Sistema Integrado de Compras e Oramento. um sistema


informatizado desenvolvido para gesto de informaes e automatizao das rotinas financeiras da UEL. O mdulo Patrimnio um subsistema do SICOR e ser utilizado para os trabalhos de execuo do inventrio.

Sub-Unidade: Cdigo que identifica Pr-Reitorias, Centros de Estudos,


rgos Suplementares, Assessorias, no mbito da UEL. Como exemplo, o cdigo 20 refere-se PROAF, o cdigo 80 refere-se ao HURNP.

Centro de Custo: a rea de responsabilidade do bem ativado,


devidamente identificvel. O Centro de Custo delimita uma rea da Universidade onde o bem est instalado, portanto onde so lanados os custos de depreciao desse bem. O Centro de Custo ser identificado por cdigo e/ou nome da rea onde o bem est lotado. Exemplo: 20.020500, onde 20 = Subunidade PROAF 020500 PATRIMNIO. = Centro de Custo DIVISO DE FISCALIZAO DO

80.030600, onde 80 = Subunidade HURNP 030600 = Centro de Custo DIVISO DE HEMOCENTRO

O Inventrio Fsico de Bens Patrimoniais utilizando o SICOR, determinado pelo Ato Executivo n 087/2011, ser feito em 3 etapas:

1 etapa - Impresso do Relatrio de Bens por Centro de Custo e sua localizao pelo responsvel; 2 etapa - Efetivao do Inventrio. O responsvel pelo Centro de Custo deve registrar no Sistema UEL/SICOR os Bens localizados, os Bens no localizados e os Bens que esto fisicamente na Unidade, mas que no constam no Relatrio de Bens por Centro de Custo. 3 etapa Impresso do Relatrio final, instrumento para controle e pesquisa do inventrio realizado no Centro de Custo.

Acompanhe a seguir, o roteiro passo a passo para realizao do inventrio com auxlio do SICOR.

Quaisquer esclarecimentos, entrar em contato:

No Campus, com a Diviso de Fiscalizao de Patrimnio da PROAF Dilson Mafra Jr - no ramal 4753 ou atravs do e-mail dfp@uel.br ; No HURNP, com a Seo de Patrimnio Sr. Jos Osmar ramal 2662.

Conectando o computador na rede UEL.


Os usurios do Windows XP, ao inicializar o computador, devem efetuar o logon no domnio UEL.BR para possibilitar a inicializao do sistema SICOR.

Os usurios do Windows 98 que ao inicializar o computador acessaram outros sistemas (ex: SADIHU) armazenados em domnios diferentes do UEL.BR devem efetuar logoff, para em seguida efetuar logon no domnio UEL.BR, conforme exemplo na figura a seguir.

1 Passo: Conectar no Sistema UEL, atravs do cone


rea de trabalho do sistema operacional.

, localizado na

Tela para Login inicial do sistema SICOR:

No menu de seleo do Sistemas UEL, clicar no campo SICOR, (Ex: quadro abaixo).

2 Passo:

3 Passo: Clicar em Patrimnio, (Ex: quadro abaixo).

4 Passo: Clicar nos menus descritos abaixo em seqncia, para abrir o Relatrio de
Bens por Responsvel de Centro de Custo/Localizao. 4.a) Cadastros; 4.b) Inventrio; 4.c) Inventrio p/ Responsvel de Bens no Centro de Custo; 4.d) Relatrio de Bens por Centro de Custo com situao inventariada: (Ex quadro abaixo)

5 Passo: Digitar o n referente ao Centro de Custo. Esse n pode ser


consultado acionando o cone direita da tela, representado por uma prancheta ( conforme quadro abaixo: ),

6 Passo: Imprimir o Relatrio de conferncia dos Bens sob responsabilidade do Centro de Custo (Exemplo abaixo):

Com o relatrio impresso, conferir todos os Bens em ordem numrica de plaqueta, anotando os Bens localizados, os Bens no localizados, e no verso ou em uma folha avulsa, anotar os bens localizados que no constam no relatrio emitido.

7 Passo:

Ex: Marque um X na coluna S ou N para os Bens Localizados ou No Localizados respectivamente.

8 Passo: Depois do trmino da conferncia atravs do relatrio, clicar em Efetivao do Inventrio (Atualiza Bens Invent.).

10

Lembre-se: Os bens em manuteno devem ser considerados localizados. Confirme o aviso do Sistema, exemplificado na figura abaixo.

9 Passo: Efetivar o inventrio:


9.a) Digite o n do Centro de Custo a efetivar;

11

9.b) Digite o n da plaqueta do Bem, conforme conferncia realizada no 7 passo;

Observaes:
Digitar o n de plaqueta do bem informado no relatrio ou anotado manualmente (conforme 7 passo), e assinale o campo Localiz, para os bens localizados; Digitar o n de plaqueta do bem no localizado, mas o campo Localiz, neste caso, deve permanecer em branco, sem preenchimento; O n de plaqueta do bem anotado manualmente no relatrio de conferncia ser digitado, para que o sistema informe que o bem est sob responsabilidade de outro centro de custo, e pergunte a voc se deseja aceitar a responsabilidade sobre o bem. Caso afirmativo, o sistema gera uma transferncia automtica, regularizando a localizao e o inventrio do bem.

Exemplo:

12

9.c) Destaca-se que o n da Plaqueta digitado ou selecionado na lista de Bens, depois de inventariado, removido da lista de bens pendentes a inventariar.

13

9.d) Salve seu trabalho. O SICOR permite a efetivao do inventrio a qualquer momento, em uma nica ou em vrias etapas, conforme a necessidade do inventariante, respeitados os prazos de incio e trmino, determinados por Ato Executivo. Como medida de segurana, o SICOR desconectado aps alguns minutos de inatividade. Sempre que houver interrupes durante o trabalho de efetivao do inventrio, SALVE os registros que j digitou.

10 Passo: Correes ou cancelamento de registros efetivados com erro


ou por engano no 9 Passo. Clique com o mouse no campo n Plaqueta, sobre o nmero que deseja deletar e acione a tecla Backspace do teclado do computador para apag-lo. No mesmo campo, digite o n 0 (zero) e clique no boto Salvar. Este procedimento pode ser realizado em um ou vrios registros, antes de acionar o boto Salvar. Aps este procedimento, o Bem retirado do rol dos Inventariados, permitindo nova efetivao do Bem, com os dados corretos.

14

11 Passo: Imprimir o relatrio final, com os Bens relacionados em seu


respectivo Centro de Custo, para que o Responsvel possa arquivar e posteriormente utilizar como fonte de pesquisa e controle. Clique em Relatrio de Bens Inventariados por Centro de Custos;

Digite o n de Subunidade, Centro de Custo e Localizao para a execuo do relatrio e clique em OK.

15

Para finalizar, imprima o relatrio e mantenha uma cpia no arquivo do setor responsvel pelos Bens.

Perguntas Frequentes:
1) Sou responsvel por um Centro de Custo e o Sistema SICOR no reconhece minha chapa funcional e/ou no possuo senha de acesso para inventariar os bens sob minha responsabilidade. Como proceder? R. Verifique se o perfil de acesso ao SICOR / Mdulo Patrimnio foi configurado, no Campus Universitrio, pela Diviso de Cadastro do Patrimnio, ramal 4374 e no HURNP pelo Setor de Patrimnio, ramal 2662. Seu perfil cadastrado aps a emisso e publicao da Portaria de nomeao para assumir a chefia do Centro de Custo. O primeiro acesso no Sistema deve ser para cadastrar a nova senha e validar seu perfil. 2) Na conferncia dos bens encontrei um que no est relacionado na lista de bens para inventariar. Como proceder? R. Anote manualmente o nmero da plaqueta e digite-o na efetivao do inventrio, conforme passos 7 a 9 do Manual do Inventrio 2011, para regularizar localizao do bem no Sistema SICOR. Todos os bens encontrados em um local de sua responsabilidade devem ser inventariados. Verifique o cdigo do centro de custo e o cdigo do local no relatrio impresso e efetive a localizao de todos os bens encontrados. 3) Encontrei um bem que no tem plaqueta de cadastro. Como proceder? R. Envie uma Correspondncia Interna para a Diviso de Fiscalizao do Patrimnio informando as caractersticas do bem (descrio, marca, modelo, quantidade, localizao e se houver, cpia da nota fiscal e/ou Ordem de Contratao) e o nome e telefone para contato. Providenciaremos em conjunto com a Diviso de Cadastro do Patrimnio a regularizao. 4) Realizei o inventrio e identifiquei diversos itens que no tem mais utilidade em nosso Centro de Custo e gostaria de envi-los para o Depsito de Bens Permanentes da UEL. R. Relacione os itens que deseja encaminhar, informando o n de plaqueta, descrio, local onde esto armazenados, o responsvel e ramal para contato. Envie a relao desses bens atravs do email institucional de seu Centro de Custo para fiscaliza@uel.br, para agendamento do transporte.

16

17

18

Potrebbero piacerti anche