Sei sulla pagina 1di 102

Biologia dos Organismos

Taxonomia dos Animais


Lineu, precursor da classificao dos seres de acordo com caractersticas intrnsecas. Principal critrio de organizao: estrutura e anatomia dos seres vivos. Hoje, a classificao j observa o nvel microscpico e at diferenas na composio qumica das protenas e genes. Espcie: seres semelhantes capazes de cruzar em condies naturais deixando descendentes frteis. Prefixos sub e super podem ser usados para dar maior proximidade: o Superordem pode abarcar ordens semelhantes dentro de uma classe o Subgneros para espcies semelhantes de um mesmo gnero. Nomeclatura binomial o Nome grifado ou itlico. o Gnero pode vir sozinho. Ex: Canis o Espcie sempre junto do gnero (e minscula): Ex: Canis familiaris (co); o No texto, a primeira vez o gnero sempre junto da espcia. Nas prximas menes, pode-se abreviar o gnero. Ex: C. familiaris. O nome da espcie sempre duplo, pois repete-se o nome do Gnero.

Reino Filo Subfilo Classe Ordem Famlia Gnero Espcie Minha memorizao: Re FrI Su C O .... (refri / suco)

Reino
Monera Protista Monera: bactria e cianobactria Unicelulares e procariontes Protista: protozorio e algas Protozorios: Unicelulares, eucariontes (organelas existentes) e hetertrofos Algas: Eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e auttrofos sintetizantes. Quase no h diferenciao entre as clulas de seu corpo. Fungi: fungos Seres eucariontes, unicelulares ou multicelulares e hetertrofos. Diferena com as algas est apenas no fato de serem hetertrofos. Quase no h diferenciao entre as clulas de seu corpo. Plantae (Metaphyta): plantas Seres eucariontes, multicelulares e auttrofos. Tecidos corporais bem definidos. Animalia (Metazoa): animais Seres eucariontes, multicelulares e hetertrofos. Celulas bem diferenciadas, tecidos e rgos bem distintos. No possuem clulas

Fungi

Plantae

Animalia

Vrus, um caso parte

Uma ou poucas molculas de acido nucleico (DNA/RNA) envoltas por molculas de protenas. So parasitas intracelulares obrigatrios. No interior de uma clula parasitada, os vrus podem originar centenas de novos vrus idnticos. Evoluo biolgica Lineu no acreditava em evoluo. Portanto, no preocupou-se em identificar ancestrais comuns. A biologia moderna procura identificar familiaridades, dando o nome de evoluo biolgica. rvores filogenticas: de Ernst Haeckel para designar relaes de origem e parentesco entre os seres atuais e ancestrais. o Ancestrais comuns a mais ou menos tempo. o Ex: Entre zebras e cavalos (um ancestral mais recente) em relao a zebras e o ser humano. Teoria da Evoluo de Darwin o Quantidade de evidncias a favor torna inquestionvel. o A origem das espcies por meio da seleo natural. o Variaes hereditrias: os filhos de um casal o Luta pela sobrevivncia: os indivduos de qualquer espcie tm potencial para produzir mais descendentes do que o ambiente suportaria, a superpopulao faz com que ocorra uma luta pela sobrevivncia entre os membros da mesma espcie. o Seleo natural: indivduos cujas caractersticas permitem maior adaptao tendem a sobreviver e deixar maior nmero de descendentes. Caractersticas adaptativas transmitidas de gerao em gerao. Os efeitos cumulativos da seleo natural foram responsveis pela formao de novas espcies a partir dos ancestrais a origem de toda a diversidade.

Vrus
No possuem estrutura celular o No tm como fazer funcionar seu programa gentico o A no ser com uma clula hospedeira. Invade a clula, fazendo com que ela trabalhe a seu favor. o Profundas alteraes no metabolismo celular Podendo levar a hospedeira morte.

Estrutura Capsdio Envoltrio, formado por protenas. Protege o cido nucleico. Tambm se combina quimicamente com substncias presentes nas superfcies das clulas identifica o tipo de clula adequado a ele. Opcionalmente presente em alguns vrus que herdaram da clula hospedeira que o originou. DNA ou RNA: apenas um tipo. Partcula viral fora da clula.

Envoltrio lipdico Material gentico Vrion

Especificidade

Um determinado tipo de vrus geralmente infecta um tipo especfico de clula, aquela que possua em sua membrana substncias s quais ele possa se ligar.

Reproduo dos vrus Duplicao do material gentico; Sntese das protenas do capsdio. So realizados no interior da clula infectada. Ciclo reprodutivo de um bacterifago Em contato com a bactria Escherichia coli, h a aderncia parede celular por fibras na cauda do vrus. Nesta cauda h enzimas, so ativadas aps o reconhecimento da E. coli e digerem a parede celular perfurando-a. O DNA do bacterifago injetado no citoplasma. Apenas o DNA viral. Genes do bacterifago traduzidos em protenas virais (enzimas de transcrio e traduo da prpria E. coli no distinguem os genes do invasor de seus prprios genes) Primeiras protenas virais servem para multiplicar o vrus e tambm inibir o funcionamento do cromossomo bacteriano. Em poucos minutos h o controle total. Passo seguinte: produzir as protenas que constituem as cabeas e caudas dos novos vrus. So elaboradas separadamente Cabeas e caudas so unidas ao DNA da E. coli e terminam o ciclo formando vrions completos. Aps 30 minutos da entrada de 1 nico vrus, a clula bacteriana j uma bolsa repleta de partculas virais. Neste momento so produzidas enzimas que iniciam a destruio, ou lise da parede bacteriana rompendo-a e liberando centenas de vrios maduros.

Ciclo do vrus da gripe RNA, geramente nas vias respiratrias; Grande especificidade, ou seja, infectam diversos tipos de clula humana.

Partcula viral penetra na clula por inteiro, no apenas o DNA viral como no bacterifago. No interior da clula, o vrus permite que seu capsdeo seja digerido, liberando o RNA no citoplasma e comea a fase da sntese de protenas que comporo os novos vrions. Ocorre a libertao destes vrus da clula, sem a morte da mesma, embora possa ocorrer pela perturbao da infeco.

Viso geral de um ciclo de replicao viral hipottico: 1. Adsoro; 2. Entrada; 3. Desnudamento; 4. Transcrio e traduo (sntese das protenas pelos ribossomos); 5. Replicao do genoma; 6. Montagem; e 7. Liberao.

Retrovrus Possui RNA. o No interior da clula, faz a transcrio invertida (em relao ao vrus DNA). o Capaz de produzir um DNA a partir do seu RNA. o O DNA penetra no ncleo da clula e se recombina com os cromossomos do hospedeiro. o DNA integrado ao cromossomo chamado de provrus. Formam novas molculas de RNA com enzimas de transcriptase reversa Integrada, a clula passa a produzir vrus durante toda sua vida. Oncogenes Vrus que estimulam a produo descontrolada no interior das clulas podem originar tumores cancerosos. A maioria dos retrovrus no levam a morte. O Virus HIV uma exceo. Combate aos vrus No h medicamentos eficazes, sem grandes efeitos colaterais. O melhor a vacina: vacina da varola (praticamente erradicada do globo), poliomielite e sarampo.

Reino monera
Seres unicelulares ou coloniais procariontes. Bactrias ou cianobactrias (cianofceas ou algas azuis) Organizao simples da clula procarionte indica sua primitividade. Cerca de 3 mil espcies, devem existir h 3 bilhes de anos. Hetertrofas anaerbicas.

Arqueobactrias

Eubactrias

Vivem em ambientes hostis (muito cidos, muito quentes, salinos, etc.) - halfitas (vivem em poas 10x + salgadas que o mar); - termoacidfilas (fontes cidas e quentes 60C a 80C); - metanognicas (pntanos e no tubo digestivo de cupins produzindo gs metano que confere cheiro tpico a estes ambientes) Auttrofas quimiossintetizantes e fotossintetizantes. Hetertrofas. Anaerbicas respiradoras, anaerbicas fermentadoras e aerbicas. Grupo grande e expressivo. Diferem quanto ao metabolismo e forma das clulas. Muitas espcies formam colnias, sem diviso de trabalho entre as clulas associadas. O tipo de associao importante na classificao desses organismos. Forma: - esfrica (coco); - bastonete (bacilo); - helicoidal (espirilo); - de vrgula (vibrio) Associaes: - diplococos, estreptococos, estreptobacilos, estafilobacilos, estafilococos, sarcinas.

Cpsula Secreo de substncias pegajosas que se aderem superfcie externa da parede, formando envoltrio protetor. Dificulta a defesa pelos glbulos brancos, o que explica porque tantas bactrias possuem tal capa. Flagelos Meio de locomoo Filamentos proteicos ligados parece celular capazes de girar at 15 mil rotaes por minuto.

Membrana e citoplasma da clula Sob a parede localiza-se a membrana plasmtica. Organizao semelhante s membranas de clulas eucariontes. Constitudas por duas camadas de fosfolipdios, entremeadas de molculas de protenas. O citoplasma da clula um lquido viscoso o Contm protenas dissolvidas em gua o Inmeros tipos de pequenas molculas e ons. o Milhares de transformaes qumicas o Protenas fabricadas em pequenos gros espalhados pelo citoplasma, os ribossomos. Uma nica clula e Escherichia coli contm 15 mil ribossomos e capaz de produzir 1 molcula de protena por minuto. Material gentico da bactria Nucleide o Cromossomo bacteriano constitudo por uma molcula circular de DNA. o Mergulhada no lquido citoplasmtico. o Regio onde ele fica chamada de nucleide. o Informaes genticas so traduzidas em protenas que constituem diversas partes da clula e controlam o funcionamento celular, atuando como enzimas. Plasmdios o Alm do DNA, pode haver clulas adicionais de DNA chamada de plasmdios. o Bem menores e podem ser vantajosos, ex, conter informaes que permitam degradar molculas de antibiticos que poderiam mat-las. Colorao de Gram Uma forma de identificao das bactrias. Procedimento proposto por Hans Gram que constite em: o Espalhar bactrias em uma lmina o Secar ao calor de uma chama o Cor-las com soluo aquosa de violeta de genciana e iodo o Lavar em lcool e corar com fucsina (cor-de-rosa) No microscpio, algumas bactrias ficam violeta (Gram+, Gram-positivas) ou rosa (Gram-, Gram-negativas). A diferena reside na diferena da composio qumica destas. Gram- no retm corante violeta. Com o tempo, descobriu-se que as Gram- so mais nocivas ao homem, pela existncia de componentes txicos ou porque elas so menos permeveis a antibiticos. Nutrio das bactrias Eubactrias auttrofas

Fabricam seu prprio alimento por meio da - fotossntese (fotoautotrficas): cianobactrias, bactrias verdes e certas bactrias prpuras. - quimiossntese (quimioautotrficas):

Nitrobacter e Nitrosomonas que participam da reciclagem do nitrognio no planeta. Eubactrias hetertrofas Retiram seu alimento em molculas orgnicas produzidas por outros seres vivos. Respirao aerbica Respirao anaerbica (no usa O2) Fermentao Aerbicas obrigatrias: requerem o O2 para produzir seu alimento. Anaerbicas facultativas: essencialmente usam o O2, mas na sua ausncia fazem a fermentao Anaerbicas obrigatrias: morrem na presena de O2. Ex: ttano que morre com gua oxigenada.

Importncia das bactrias Bactrias saprofgicas alimentam-se de cadveres ou de restos deixados por seres vivos. Importante papel na decomposio. Bactrias parasitas instalam-se nos seres vivos e sobrevivem a custa destes. Podem eliminar toxinas que causam doena em seu hospedeiro. Reproduo das bactrias Assexuada Diviso Binria Esporulao

Duplica o cromossomo e se divide ao meio, originando 2 bactrias idnticas. Grande impacto. A bactria se desidrata e forma um esporo denso e resistente ao calor e gua. Este esporo fica dormente por anos aguardando uma condio mais favorvel e volta vida, reidratando-se. Por causa dos esporos, laboratrios precisam usar a auto-clave (120C, presso 2atm, vapor) durante 1h para esterilizao. Indstrias de enlatados tambm estabelecem processos rgidos para combater a bactria que causa o botulismo, Clostridium botulimum. Bactria absorve material DNA de outra. Pode ser at de bactria morta. So utilizadas tambm em tcnicas de engenharia gentica. Usando vrus como vetores. Se a bactria sobreviver infeco viral, poder incluir os genes da antiga bactria. Bactria macho possui pelos sexuais que transfere para a fmea, recombinando o cromossomo e

Sexuada

Transformao

Transduo

Conjugao

produzindo novas misturas genticas para transmitir a clulas-filhas. Importncia ecolgica das bactrias Decompositoras o Contnua reciclagem; o Diversos produtos teis aos homens so obtidos com o emprego de bactrias e outros microorganismos; Biotecnologia o Lactobacillus e Streptococcus para produo de queijos, iogurtes e requeijes h sculos. o Antibiticos, que ironia. Neomicina produzido pela bactria Streptomyces. o Hormnio de crescimento; o Insulina humanos geneticamente modificados. Fertilizao do solo o Nitrognio usado em protenas, cidos nucleicos so produzidos pelas bactrias autotrficas, as nicas capazes de extrair nitrognio da atomosfera. So as bactrias fixadoras de nitrognio. Incorporam N2 e quando morrem liberam NH3. Outras bactrias aproveitam-se da amnia (NH3), consumindo e produzindo NO3- que melhor aproveitado pelas plantas. o Algumas bactrias formam associaes com plantas leguminosas, neste processo de produo de nitrognio. o caso de bactrias associadas a soja, feijo e alfafa. Em troca, as leguminosas fornecem acares e outros compostos orgnicos s bactrias que hospeda em um reservatrio especfico localizado no interior de suas razes. Rotao de culturas: cultivar uma plantao de no-leguminosa (milho) com uma leguminosa (soja, feijo); Plantao consorciada: uma fileira de cada (leguminosa e no leguminosa); Adubao verde: plantar leguminosa e deixa-la morrer e apodrecer plantar uma no leguminosa por cima. Bactrias e as doenas Metade de nossas doenas provenientes de bactrias. Oportunista: s causam doena quando o sistema est enfraquecido. Strepococcus pneumoniae vivem normalmente na maioria de muitas pessoas (garganta) e atacam o pulmo (pneumonia) quando imunidade baixa. As doenas provm da eliminao de substncias txicas das bactrias envoltrio externo. Penicilina Descoberta por Flemming, observando fungos e bactrias; Os fungos tm sustncia bactericida; Fervida, esta substncia no txica para a maioria dos animais. Batizou seu experimento com fungos Penicillium de penicilina.

As bactrias evoluram, mutao, e muitas ficaram resistentes penicilina. Isso porque elas aprendem com outras bactrias a combater, por exemplo, a penicilina. Elas trocam plasmdios. Antibiograma uma tcnica para detectar qual antibitico ser mais eficaz. Consiste em isolar colnias de bactrias em discos e verificando quais sero mais afetados.

Reino Protista
Algas Nutrio: cloroplastos Algas (protistas auttrofas) cerca de 20.500 espcies Tipo de Pigmentos clorofila acessrios
A, b Carotenos (laranja) e xantofilas (amarelos e marrons) Carotenos e xantofilas (fucoxantina) Ficociacina (azul) e ficoeritrina (vermelho) Carotenos e xantofilas

Filo

Organizao

Substncias de reserva
Amido

Componentes da parede celular


Celulose

Chlorophyta (algas verdes; 7 mil espcies)

Unicelulares e multicelulares

Phaeophyta (algas marrons) 2 mil espcies Rhodophyta (algas vermelhas); 2 mil espcies Chrysophyta (algas douradas) 6 mil espcies Euglenophyta (euglenoides) 500 espcies Pyrrophyta (dinoflagelados) 1 mil espcies

Multicelulares

A, c

Laminarina e leos Amido das flordeas

Celulose e algina Celulose e polissacardios (gar e carragin) Celulose e slica

Multicelulares

A, d

Unicelulares

A, c, e

leos

Unicelulares

A, b

Carotenos e xantofilas Carotenos e xantofilas

Paramilo

No possuem

Unicelulares

A, c

Amido e leos

Celulose (ou sem parede)

Habitat aqutico: mar e gua-doce. Habitat terrestre mido Culinria japonesa o Kombu, alga parda (Phaeophyta); o Nori, alga vermelha (Rhodophyta); Construo civil, creme dental, abrasivos o Diatomitos, diatomceas, algas mortas Chrysophytas (com slica). Alimentao diferenciada

Euglenophyta, euglenides, ora so autotrficas ora heterotrficas, dependendo do meio. Dinoflagelados tambm podem conter slica. o Bioluminescncia. Leve luz verde que pode ser vista noite.

Reproduo Assexuada Diviso binria

Algas unicelulares. As diatomceas tm uma caracterstica de irem produzindo algas cada vez menores. Uma alga de tamanho normal somente atravs da reproduo sexuada. Simples fragmentao do talo. Clulas flageladas, zosporos, nadam at local favorvel para formao do talo. Cada organismo atua como se fosse um gameta. Na sua fase sexual madura, dois talos fundem-se e originam um zigoto. Este sofre meiose e origina quatro clulas haploides que vo se desenvolvendo.

Fragmentao Zoosporia Sexuada Clulas haploides gametas (Meiose) originam o zigoto (fuso). Alternncia de geraes Fuso celular

Alternam indivduos haploides e diploides. Um individuo que nasce diploide, pela fuso celular, na sua vida adulta, vira haploide pela meiose. So os esporfitos. Um indivduo que nasce haploide, um gameta (masculino ou feminino). So os gametfitos. Fundir-seo com outro gametfito para gerar um indivduo diploide, completando o ciclo. Os talos diploides so chamados de esporfitos.

Importncia ecolgica das algas Algas microscpicas flutuam nas camadas superiores da gua, fictoplncton. o Base da cadeia de alimentao nos mares e lgados o Fotossntese o Alimento para a maior parte dos seres aquticos o 90% da fotossntese do planeta. o Pode-se dizer que so elas as responsveis pelo O2 do planeta. Fictoplncton o emite gs DMS dimetil-sulfeto que reage com o oxignio e a gua o formando cido sulfrico. o servem de ncleos de condensao para formar 90% das nuvens do planeta.

Algas comestveis o Verdes (Chlorophytas) o Pardas (Phaeophytas) o Vermelhas (Rhodophytas) gar e carragin o Vermelhas (Rhodophytas) o gar, para uso laboratorial o Carragin, estabilizante de cremes.

Eutroficao Processo extremamente desagradvel e preocupante; Excesso de nitrognio e fsforo em um rio o Por exemplo, pelos rejeitos humanos. Presena dos compostos acima, bactrias degradam-no produzindo fostatos e nitratos Algas absorvem fosfatos e nitratos e crescem em maior velocidade, florao. Microorganismos aerbios crescem e florescem por causa do florao (seu alimento); baixa luminosidade (dias nublados) comea-se a consumir o oxignio (microorganismos) e as algas diminuem o ritmo de produo do oxignio. Desoxigenao da gua causa morte dos organismos aerbicos. Consequencias desagradveis: o Morte dos peixes o Toxinas de algumas algas Algumas to letais como o botulismo o Ingesto de mariscos contaminados pode levar paralisia e morte. o Certas algas contaminam suprimentos de gua conferindo um sabor desagradvel. Protozorios Assemelham-se aos animais, mas so primitivos; Unicelulares Habitat o Aqutico [doce ou salgada] o Lodo e terra mida; o Diversas espcies parasitas [doenas a animais invertebrados, vertebrados e homem] o Tambm pode haver relao de interdependncia [mutualismo]; Caracterstica que diferem seu filos: presena e tipo de estruturas de locomoo.

PROTOZORIOS (protistas hetertrofos) cerca de 24 mil espcies Filo Sarcodina (sarcodneos ou rizpodos 11.500 espcies) Flagellata (flagelados ou mastigforos 1.500 espcies) Ciliata (ciliados, 6 mil espcies) Sporazoa (esporozorios, 5 mil espcies) Caracterstica Locomoo por pseudpodo (alguns so parasitas do homem). Ex: Entamoeba histolyca que causa disenteria. Locomoo por flagelos. (algumas parasitam o homem). Ex: Trypanossoma cruzi, que causa Doena de Chagas Locomoo por clios. Maioria vida livre. Nenhum parasita importante do homem. Sem estruturas locomotoras. Quase todos so parasitas de animais vertebrados e invertebrados. (alguns parasitem o homem). Ex: espcies do gnero Plasmodium, malria.

Sarcodneos Amebas, os mais conhecidos. Clula sem parede celular, mas algumas desenvolveram envoltrios protetores; Algumas amebas podem viver no homem sem maiores prejuzos (na boca); Entamoeba gengivalis e Entamoeba coli, vivem na boca. Agora uma ameba intestinal pode causar disenteria amebiana: Entamoeba histolytica. Ciclo de alimentao da ameba: o Detecta, com seus pseudpodos, sinais qumicos de alimento [pequenos protozorios, algas e cadveres de outros microorganismos] o Cerca a partcula com os pseudpodos. o 10 minutos depois alimento incorpora no citoplasma, o alimento fica envolto em um fagossomo. [ o processo da fagocitose] o Fagossomos fundem-se em bolsas cheias de enzimas, os lisossomos. Da unio resultam os vacolos digestivos [e nestes ocorre a digesto] o Os nutrientes se espalham pelo citoplasma, so utilizados. o No interior dos vacolos restam resduos no digeridos eliminados por clasmocitose ou defecao celular. Regulando entrada de gua: regulao osmtica, bolsa ou vacolo contrtil onde a ameba guarda excesso de gua e elimina para no estourar [o citoplasma da ameba mais concentrado que a gua onde vive, portanto, a gua sempre tenta entrar por osmose]. Heliozorios e Radiolrios o Esqueleto de slica; o Hlio de gua doce; o Radio de gua salgada. Foraminferos o Carapaa externa [carbonato de clcio calcrio] o Sua carapaa origina rochas sedimentares denominadas vasas.

o o

As pirmides do Egito foram construdas com carapaas do Nummulites, hoje extinto. A existncia destes foraminferos em determinadas regies servem de confirmao da existncia de petrleo: determinados foraminferos esto relacionados com as rochas sedimentares petrolferas.

Flagellata protozorios que tm flagelos Mastigofora Locomovem-se pelos filamentos em forma de chicote, os flagelos. Um ou dois flagelos, geralmente, alguns podem ter dezenas. Usam o flagelo para natao o Alguns ssseis usam o flagelo para trazer a gua com alimentos. Alguns parasitam o homem, alguns mutualismo no tubo digestivo das baratas. Ciliata prozorios de clios Filamentos mais curtos e numerosos que flagelos; Em geral mais do que 1 ncleo por clula. [macroncleo e microncleo] Os protozorios ciliados auxiliam os animais ruminantes [bois, carneiros, cabras, girafas] na digesto do capim. Ao final do processo eles tambm so digeridos, importante fonte alimentar. Estudo de um ciliado o Paramcio o Citstoma [boca] um tubo citofaringe e no interior um tufo de pelos [penculo]; o Penculo procova um pequeno turbilhonamento da gua, traz alimento [bactrias, algas, leveduras] at o citoplasma; o Fagossomos, lisossomos, vacolos digestivos; o Eliminao pelo citopgeo ou citoprocto [nus] o Regulao osmtica pelos vacolos contrteis; o Tricocistos, mecanismo de defesa que lana violentamente uma srie de clios (solta) em direo ao agressor. Sprorozoa Ciclo de vida com estgios em forma de esporos. Todos so parasitas, no h locomoo. Plasmodium vivax, malria. Reproduo Assexuada o Diviso binria e mltipla o Para os protozorios de vida livre; o Clula cresce e se divide ao meio o Alguns protozorios esporozorios e sarcodneos fazem mltipla diviso: inmeras pequenas clulas. Sexuada o Fuso de indivduos de sexo diferente, formam o zigoto.

o Posteriormente sofrem meiose e recombinam os genes. Conjugao o Do paramcio o Indivduos de sexo diferentes estabelecem uma ponte citoplasmtica o Trocam microncleos. o Cada conjugante origina 4 novos paramcios Esporozorios possuem alternncia de geraes o Sexuada a assexuada; o Formam esporos resistentes que infestam o hospedeiro;

Doenas causadas Amebase ou disenteria amebiana o Interior do intestino o Cisto invade e libera 4 pequenas entamebas [sarcodneos]; o Elas se reproduzem e formam novos cistos, alguns liberados nas fezes para nova infestao Leishmaniose o Picada de um inseto, birigui ou mosquito-palha. o Mosquito adquire o protozorio de uma pessoa doente e passa para uma sadia. o Atinge a pele causa feridas e leses graves Doena de chagas o Flagelado parasita Trypanosoma cruzi. o Barbeiros ou chupanas o Barbeiro adquire o flagelado do tatu, onde convivem [toca]. o Animais silvestres so reservatrios naturais dos protozorios. o O barbeiro contaminado defeca na pele da pessoa que, ao coar, transfere o protozorio para o interior do organismo. o Atinge especialmente o corao, dilatando-o: tornam-se esfricos e perdem o flagelo. Doena do sono o Flagelado Trypanossoma gambiensis mamferos silvestres; o Mosca do ts-ts. o Pessoa tem febre, fraqueza e anemia; Malria o Esporozorio Plasmodium o Ter benigna [branda] - Picos de febre de 48 em 48h o Quart benigna [branda] 72h 72h o Ter maligna [grave] irregular o Mosquito: Anopheles. Protozorio tem forma alongada [esporozoto] Secreo salivar Chega ao fgado Adquirem forma arredondada [trofozoto]

No sangue humano processo assexuado de reproduo 6 a 36 merozotos; Hemcia infestada arrebenta e os libera na corrente, processo contnuo Alguns viram gametcitos (masculinos ou femininos) para contaminar outro mosquito. Os gametcitos originam um zigoto no estmago dos mosquitos e o zigoto gera diversos esporozotos na saliva do mosquito. [o clico recomea]

Reino dos fungos


Mais conhecidos: bolores, cogumelos, orelhas-de-pau e leveduras (fermentos). Nutrio heterotrfica o Cadveres de animais e plantas o outros materiais orgnicos como esterco o Liberam enzimas para digerir o substrato e absorvem o Causam o apodrecimento dos materiais e por isso so denominados saprfagos. o H tambm fungos parasitas e mutualistas.

Estrutura Unicelulares o Leveduras Multicelular o Filamentos microscpicos e ramificados hifas. Conjunto de hifas o miclio. o Hifas como razes. o A parede das hifas constituda por quitina, um polissacardeo. Quitina tambm o composto do esqueleto dos artrpodos [crustceos, insetos, aranhas] Alguns tambm tm celulose no interior das hifas o A rede das hifas pode crescer indefinidamente, enquanto fungo viver. o Fungo pode ter at 30 metros. Corpo de frutificao o Cogumelos e orelhas-de-pau. o Ocorre quando dois miclios de sexos diferentes se fundem e se organizam para formar o corpo de frutificao. Classificao Por tipo de processo sexual e estrutura reprodutiva Reino FUNGO Cerca de 100.600 espcies Caractersticas

Categoria taxonmica

Filo Myxomycota (fungos gelatinosos ou mixomicetos: 600 espcies) Filo Eumycita (fungos verdadeiros; 100 mil espcies) Classe Phycomycetes (ficomicetos; 50 mil espcies) Classe Ascomycetes (30 mil) Classe Basidiomycetes (13 mil) Classe Deuteromycetes

Fungos cenocticos, sem hifas, na fase vegetativa lembram amebas. No tm quitina. Reproduo sexuada formando esporngios onde ocorre a meiose. Fungos unicelulares ou filamentosos, sem corpo de frutificao

Unicelulares ou filamentosos, com hifas septadas. Reproduo sexuada por ascporos. Diversas espcies com corpo de frutificao (ascocarpo) Fungos filamentosos, com hifas septadas. Reproduo por basidisporos. Diversas espcies com corpo de frutificao (asidiocarpo ou cogumelo) Fungos filamentosos, com hifas septadas, das quais no se conhecem formas sexuais de reproduo

Mixomicetos o Fase de crescimento vegetativa reproduo assexuada diviso binria. o Estrutura multinucleada, como muitos fungos. No possuem parede celular, mas uma membrana flexvel que lhe permite deslizar como uma ameba. Desliza englobando partculas, digeridas no interior do citoplasma [diferem dos fungos filamentosos que no conseguem englobar partculas slidas, apenas absorver substncias solveis] o Em determinada parte, existe uma dilatao e formao de gametas sexuais. Uma espcie de bolsa que rompe e libera o gameta, para se unir a outro gameta. Depois zigoto que se desenvolve em um novo mixomiceto o Ciclo haploide (formao do esporo/gameta/n). o Ciclo diploide (formao do zigoto/ovo/2n).

Reproduo dos fungos Assexuada o Fragmentao Um miclio fragmenta gerando 2 miclios o Brotamento Brotos [gmulas] se separam do genitor ou grudam-se formando cadeias; o Esporulao Esporos: clulas de parede resistentes ao germinar produzem hifas Fungos aquticos, esporos tem flagelos. Por nadarem, denomina-se zosporos. Sexuada o Miclios de diferentes sexos se encontram o Hifas especializadas [gametngios] crescem um em direo ao outro. Tocando-se se fundem. A fuso originam zigotos diploides.

o o o

Regio estrutura esfrica, parede escura e espessa; Zigotos sofrero meiose e cada um origina 4 esporos haploides Cada esporo germina e forma um novo miclio Ficomicetos: os miclios germinam e no h estouro da bolsa. Ascomicetos: na fuso dos gametas formado um ncleo zigtico [ascropos] e a bolsa se rompe. Basidiomicetos: a bolsa maior e forma um corpo de frutificao [basidiocarpo ou cogumelo]. Os basdios migram para a parte inferior do corpo de frutificao e caem no cho, originando novos basidiomicetos.

Importncia ecolgica Fungos so decompositores; o Cuidado pois isso tambm pode ser negativo: roupas, couro, madeira; 200 tipos de fungo so usados na alimentao humana o Basidiomiceto: Agaricus campestres o Ascomicetos: Morchella esculenta. Po o Leveduras, alimentos e bebidas fermentadas. o O fungo fermenta o acar e libera gs carbnico. Microbolhas do gs tornam o po macio. Bebidas alcolicas o Aliando o tipo certo de levedura, substrato fermentado e tcnica de fabricao; o Fermentao da cevada cerveja; o Fermentao da uva vinho; o Destilao, aumenta a concentrao de lcool. Usque fermentao de cereais [cevada e centeio] Saqu fermentao do arroz Pinga fermentao da cana-de-acar Queijos o Fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camemberti usados na fabricao dos queijos. Penicilina o Ascomiceto Penicillium chrysogenum combate infeco bacterial. Toxinas poderosas o Ciclopeptdios inibem a sntese de RNA mensageiro Um nico corpo de frutificao de Amanita phalloides e a pessoa morre. o Ergotina Claviceps purprea de onde se extrai o alucingeno LSD. Grandes doses so txicas Pequenas doses podem auxiliar nas contraes uterinas Relao dos fungos com outros seres vivos Parasitas

o Candida albicans, micoses brandas [dedos dos ps] o Blastomicose e micetoma, mais profundas e em rgos internos o Nas plantas a ferrugem causada por um fungo. Associaes saudveis o Micorrizas Fungo obtm na raiz das plantas acares, aminocidos e outras substncias orgnicas; Aumenta a capacidade da raiz absorver minerais escassos no solo [micronutrientes]; A associao chamada de micorrizas; o Liquens Associao fungos e algas (ou cianobactrias) Ascomicetos verdes; Permite que fungos e algas sobrevivam em locais onde nenhum dos dois sobreviveria; Reproduo dos liquens assexuada: seus poros so envolvidos [e protegidos] pelas hifas do fungo

Reino das Plantas [Vegetal]


Sem sementes e com sementes Seres auttrofos fotossintetizantes Diferem das algas pela constituio bem definida de tecidos e rgos; Domesticao e uso das plantas o Matria-prima para diversos fins; o Alimentao o Medicamentos Processo evolutivo [do mar para a conquista da terra firme] o Razes: especializadas na absoro de gua do solo o Revestimentos impermeveis: diminuir a perda de gua pela evaporao o Sistemas condutores: das razes para todas as partes da planta o Novos tipos de reproduo sexuada: sem que os gametas precisem nadar Alguns exemplos e fase da evoluo: o Brifitas [musgos]: no tm sistema de conduo de gua seus gametas dependem da gua para nadar; o Pteridfitas [samambaias] Tm sistemas condutores; Mas os gametas tambm dependem da gua; o Gimnospermas [pinheiros] o Angiospermas [plantas com flores] Sistemas condutores eficientes Superam dependncia da gua para fecundao

Classificao Diviso informal em: o criptgamas [rgo sexual oculto, no evidente sem sementes]; o fanerfamas [rgo evidente com sementes]; Reino Vegetal (cerca de 325 mil espcies) Criptgamas avasculares Sem sementes e sem sistema condutor Diviso Bryophyta (brifitas, hepticas e antceros): 23.500 esp.

Criptgamas vasculares Sem sementes e com sistema condutor Fanergamas ou espermatfitas plantas com sistemas condutor e com sementes Angiospermas Plantas com frutos

Diviso Pterophyta (pteridfitas ou filicneas): 12 mil espcies Diviso Lycophyta (licopdios e selaginelas): mil espcies Diviso Artrophyta (cavalinhas) : 40 espcies Diviso Psilophyta (psilfitas): 8 espcies Diviso Conyferophyta (conferas): 550 espcies Diviso Cicadophyta (cicas): 100 espcies Diviso Gnetophyta (gnetfitas): 70 espcies Diviso Ginkgophyta (gincfitas): 1 espcie Diviso Anthophyta Classe Dicotyledones (dicotiledneas) 236.500 espcies Classe Monocotyledones (monocotiledneas) 48.500 esp.

Reino dos vegetais Plantae ou Metaphyta O reino pode ser entendido na seguinte diviso: Grupo Criptgamas Criptgamas Fanergamas ou avasculares vasculares espermatfitas Semente No No Sim Sistema condutor No Sim Sim Fanergamas: rgo reprodutor evidente (exibido); Criptgamas: rgo reprodutor escondido. Criptgamas avasculares Diviso Bryophyta (brifitas) os mugos Criptgamas vasculares Diviso Pterophyta (pteridfitas, 12 mil espcies); - samambaias Diviso Lycophyta (licopdios e selaginelas, mil espcies);

Diviso Artrophyta (cavalinhas, 40 espcies); Diviso Psilophyta (psilfitas, 8 espcies);

Brifitas, musgos

Artrophyta

Lycophyta Psilophyta Samambaia, criptgamas

Fanergamas ou espermatfitas

Gimnospermas (sem frutos) Diviso Conyferophyta (conferas, 550 espcies); Diviso Cicadophyta (cicas; 100 espcies); Diviso Gnetophyta (gnetfitas, 70 espcies); Diviso Ginkgophyta (gincfitas, 1 espcie);

Coniferophyta, conferas

Ginkgophyta

Gnetophyta Cicadophyta

Angiospermas (com frutos) Diviso Anthophyta (angiospermas) o Classe Dicotyledones (dicotiledneas, 236.500 espcies); o Classe Monocotyledones (monocotiledneas, 48.500 espcies); Semente Raiz Monocotyledones Caule Folha Flor

Xilema e floema em anel Dicotyledones

Veias no padro paralelo

Parte em trs e mltiplos

Floema nos braos do Xilema Criptgamas [sem sementes]

Veias formam uma rede

Parte em quatro, cinco ou mltiplos

Brifitas Tipicamente terrestres; Algumas vivem em gua doce; Nenhuma no mar. Possuem rizoides [razes] mas no possuem condutores internos [avasculares]; Plantas de pequeno porte; Distribuio da gua feita de clula a clula [difuso]; Exemplar: musgos. Tundra, tipo de vegetao em regies rticas formadas por brifitas. Reproduo Assexuada: o pequenas partes desprendem-se da me e originam novos indivduos o Propgulos. Sexuada: o Alternncia de geraes: Gerao mais duradoura: haploide gametoftica: forma gametas Gerao posterior, diploide, esporoftica: forma esporos No musgo, h o musgo masculino e o feminino. O masculino produz gametas com flagelos para natao [anterozoides]. Aguarda a chuva para carregar seus gametas at um musgo feminino. Gameta feminino [oosfera].

O zigoto fecundado desprende-se e a planta est no ciclo diploide [esporfito]. Quando maduro, clulas se dividem formando esporos. Os esporos se libertam da cpsula e so carregados pelo vento. Os esporos germinam, originando o protonema (fio primitivo) de onde surgem novas plantinhas haploides.

Pteridfitas Pteras so asas Suas folhas recortadas lembram penas ou asas. Samambaias e avencas Normalmente encontradas em regies tropicais mas podem habitar temperadas e semidesrticas. Raiz absorve os minerais e gua; Folhas rgos fotossintetizantes; Caule transporta substncias [raiz folha e folha raiz] Vasos condutores Vasos lenhosos ou xilemticos [gua e sais da raiz para as folhas] Vasos liberianos ou floemticos [acares e orgnicos para caule e razes]; Reproduo Assexuada por brotamento o Rizoma [caule paralelo ao solo] vai crescendo E pontos vo surgindo ao longo de seu crescimento Pontos vegetativos = estoles Brotam folhas e razes Fragmentao posterior isolam as novas plantas Sexuada o Alternncia de geraes Duradoura: diploide [ao contrrio das brifitas] Maturidade sexual soros. Na face inferior das folhas Abrigam os esporngios [clulas que sofrem meiose, esporos] Esporo cai no solo e origina um plantinha em forma de corao prtalo o Gametfito hermafrodita o Cada um produz o seu gameta o Os gametas masculinos nadam, na chuva, para oosferas femininos o Zigoto se desenvolve formando uma planta diploide esporfito originando uma planta adulta. Dependncia da gua Em ambos os processos reprodutivos [brifitas e pteridfitas] Forte dependncia da gua Para a natao dos gametas [anterozoides flagelados]

Isso explica a variedade de brifitas e pteridfitas em regies tropicais, no interior de florestas midas.

Carvo Resultado da decomposio das plantas vasculares e sem sementes como as samambaias. Decomposio no perodo Carbonfero [300 milhes de anos]. Na poca, a gua tinha pouco oxignio evitando a proliferao de fungos e bactrias decompositoras [que poderiam decompor as plantas mortas] Sucessivas presses e calor converteram o material vegetal em carvo e as camadas de sedimentos em rochas sedimentares. Os movimentos geolgicos elevaram as camadas de carvo [isto explica a existncia de carvo no algo dos montes Apalaches, nos EUA].

Fanergamas [com sementes] Formam sementes, espermatfitas. Dois grupos informais: o Gimnospermas Semente nua, exposta o Angiospermas Sementes alojadas em frutos Gimnospermas Semente exposta Filos: Coniferophyta (conferas) Cycadophyta (cicadfitas) Gnetophyta (gnetfitas) Ginkgophyta (gincfitas) Angiospermas Sementes em frutos Filos: Anthopyta (as plantas mais abundantes do planeta) Classes: Monocotyledones Dicotyledones Cicadfita

Confera

Gincfitas

Gnetfitas

A funo dos cotildones [critrio usado na diviso das angiospermas] nutrir o embrio quando a semente inicia o desenvolvimento.

Habitat Em todo o mundo mido e deserto Adaptadas ao longo do tempo o Como resinas que impedem o congelamento da seiva no frio o leo nas folhas para impedir que transpirem demais no calor Taigas o Extensas florestas no hemisfrio Norte Mata de araucrias o Florestas no Brasil o Cobria RS, PR e SC.

Adaptao das fanergamas Atribuem-se duas caractersticas chaves: o Independncia da gua para reproduo o Propagao por meio de sementes Isto permitiu a sua permanncia na Terra Acredita-se originaram de criptgamas vasculares hoje extintas. Os gametfitos das fanergamas so bem mais simplificados o Simplicidade e eficincia o Feminino: apenas 8 clulas o Masculino: apenas 2 Evoluo: gameta masculino no precisa mais nadar para encontrar o feminino. Semente Evoluda dos esporos mais resistente [ao frio e ao calor] E fica pronto para desenvolver-se em momento adequado Pode ser comparado a um ovo de rptil ou ave

Contm um embrio, um suprimento de reservas alimentares e envoltrio protetor.

(A) Estrbilo feminino maduro de araucria (B) Sementes cortadas longitudinalmente (C) sementes de feijo, dicotilednea.

Reproduo das Gimnospermas Organismos diploides Na maturidade, produzem ramos reprodutivos estrbilos o Um eixo central, de onde surgem folhas especializadas, esporofilos. o Os esporofilos formam esporngios e no seu interior so produzidos os esporos. o Os esporos femininos so grandes e acumulam muita substncia nutritiva: megsporos. o Os masculinos so pequenos, micrsporos. o Megsporos megasporngios megasporfilos o Micrsporos microsporngio microsporfilos Poln o Estrutura masculina o Dentro do microsporngio, as clulas sofrem meiose para gerar o micrsporo; o Micrsporo sofre mitoses e origina 2 haploides: Clula do tubo Clula geradora Permanecem juntas, envoltos pela parede protetora, plen. Gro de plen tubo polnico 2 clulas espermticas, gametas masculinos vulo o Megasporfilos 2 megasporngios Cada um gera um tecido protetor chamado tegumento com um orifcio: micrpila.

No Megasporngio, uma clula acumula nutrientes e sofre meiose So 4 clulas resultantes, trs degeneram; Resta 1: megsporo; Mitose centenas de vezes Clulas haploides Megaprtalo, ou gametfito feminino O conjunto: megaprtalo, tegumento, megasporngio o vulo. No interior do gametfito 2 clulas se diferenciam e formam duas ou mais estruturas alongadas, os arquegnios e dentro de cada arquegnio forma-se um gameta feminino, a oosfera.

As diferenas entre os vulos vegetais e animais Vegetais o Estruturas multicelulares o Envoltrios diploides (tegumentos) o Tecido haploide interno, gametfito feminino, onde forma o verdadeiro gameta feminino, a oosfera. Animais o Gametas femininos o Semelhantes a oosfera. Ou seja, vulo animal semelhante oosfera vegetal. Polinizao e fecundao Chegada dos gros de plen: polinizao. O gro que chega ao vulo germina e forma o tubo polnico; Divises mitticas (n n) deslizam pelo tubo em direo micrpila do vulo; O tubo polnico perfura o megasporngio e atinge a oosfera. o Surge ento o zigoto diploide; o Zigoto sofre sucessivas divises mitticas (2n 2n) O tecido ao redor guarda substncias nutritivas Transforma-se no endosperma primrio Tegumentos ficam mais espessos, formando uma casca resistente. Esse conjunto a semente. A semente amadurece e se desprende; o Se as condies forem favorveis, a semente germina. o Germinao: retomada do desenvolvimento Embrio cresce e perfura a casca da semente Pequena planta diploide Quando os nutrientes da semente esgotam-se a planta j est desenvolvendo razes e folhas, capaz de retirar nutrientes minerais do solo e produzir substncias orgnicas pela fotossntese.

Reproduo das Angiospermas As estruturas reprodutivas das angiospermas, na fase madura, so as flores. O objetivo atrair animais polinizadores [agentes] o Folhas externas, verdes, so as spalas [conjunto de spalas = clice] o Folhas internas, so as ptalas [conjunto de ptalas = corola] o Ambas so estreis o O terceiro conjunto de folhas [ainda mais internas] o androceu A parte masculina da flor Forma os microsporngios plen o Na parte mais interna da flor, temos o gineceu A parte feminina da flor Pequenos pistilos ou folhas carpelares Formam os megasporngios abrigando o vulo;

Base do megasporngio, dilatada e oca, ovrio; Desce um tubo estilete; o pice dilatado o Estigma; o Secreta substncias pegajosas para aderir ao plen;

Formao da semente Assim como nas gimnospermas o vulo revestido pelo tegumento; o No interior do megasporngio h meiose gerando 4 clulas haploides onde apenas 1 desenvolve originando o megsporo. o E esta efetuar sucessivas mitoses at que algumas clulas se destacam formando a oosfera. No gametfito masculino o A flor amadurece, os microsporngios nas anteras o Liberam os gros de plen Caindo em um estigma de outra flor, o polen fica grudado pela substncia pegajosa o Penetra o tegumento o Atinge a micrpila de um dos vulos do ovrio No processo de fecundao das angiospermas o Uma das clulas do gameta masculino funde-se com os ncleos polares do vulo formando uma clula triploide (3n) que se divide muitas vezes e origina um tecido chamado endosperma secundrio que absorve muitos nutrientes No processo de desenvolvimento da semente: o Endosperma acumula reservas nutritivas o Zigoto se mltipla formando o embrio o A semente ter trs partes: Radcula: dar origem raiz Caulculo: o caule e as folhas Um ou dois cotildones Folhas especiais Absorvem reservas alimentares armazenadas no endosperma, transferindo ao embrio [cordo umbilical????] o Os envoltrios do vulo do origem casca da semente o Embrio entra em estado de dormncia At momento adequado para a germinao O Fruto Durante a formao do embrio Hormnios estimulam o desenvolvimento da parede do ovrio Origem do fruto o Proteo o E tambm atrao dos animais Quando devoram o fruto Ficam impregnados de sementes [diploides]

o o

O objetivo levar longe estas sementes Alguns frutos tambm so alados [possuem asas] Para transporte pelo vento Outros frutos possuem mesocarpo fibroso, que permite flutuar.

Reino dos animais


Organismos hetertrofos multicelulares Com tecidos corporais bem definidos Tudo indica que surgiram de protozorios coloniais o Provavelmente flagelados Estratgia heterotrfica o Localizar e capturar alimento o rgos especializados na digesto, respirao, exceo e reproduo.

Alguns costumam separar as esponjas em um grupo parazoa devido a sua simplicidade. Filos do Reino Animal Mais de 35 filos Estudaremos apenas os mais expressivos. Subfilo invertebrados Esponjas/Porferos Celenterados/Cnidrios Platelmintos Asquelmintos/Nematelmintos Aneldeos Moluscos Artrpodos Classes: Inseto, Crustceo, Aracndeos, Quilpodos, Diplpodos Classes Inseto Crustceo Cefalotrax e abdmen vrios pares 2 pares Aracndeos Cefalotrax e abdmen 4 pares Quilpodos Cabea e vrios segmentos corporais 1 par por segmento 1 par (longas) Diplpodos Cabea e vrios segmentos corporais 2 pares por segmento 1 par (curtas)

Caracterstica Corpo cabea, trax e abdome Patas 3 pares Antenas 1 par

Quilpodo: um par de patas longas por segmento

Diplpodo: dois pares de patas curtas por segmento

Equinodermos

Subfilo vertebrados Cordados Apresentam fendas farngeas, tubo nervoso dorsal e notocorda ou coluna vertebral. Os seres primitivos, protocordados, possuem a notocorda. Os vertebrados possuem a coluna vertebral. Classes: Ciclostomados, Peixes, Anfbios, Rpteis, Aves e Mamferos o Ciclostomados: ausncia de crnio, vrtebra e mandbulas. Ex: lampreia. Assemelham-se aos peixes e possuem boca circular; o Peixes: aquticos; corpo coberto por escamas e nadadeiras para locomoo. Podem ser cartilaginosos ou sseos. o Anfbios: animais que dependem da gua para fecundao e desenvolvimento larval (metamorfose). Na fase larval a respirao branquial e na adulta pulmonar e cutnea. o Rpteis: os primeiros a habitarem meios terrestres. Apresentam a pele seca, sem glndulas, coberta por escamas. Ex: lagartos, jacars, jabutis, camalees. o Aves: corpo coberto por penas. Todas so ovporas e homeotermos. o Mamferos: apresentam glndulas mamrias e so homeotermos. Monotremados: ornitorrinco So mamferos que botam ovos; Possuem leite (glndulas mamrias) mas no possuem mamilos. O leite escorre nos plos da me. Marsupiais: canguru e gamb Bolsa de pele no ventre. Tambm comea com um ovo, no tero, que recebe alimentao. Ainda imaturo, o filhote se agarra me e migra para a bolsa para finalizar o desenvolvimento (leite) Placentrios: roedores, primadas. A ligao totalmente interna, pela placenta. Nutrientes e Oxignio.

Formao embrionria nos animais

Sem folhetos embrionrios Diblsticos Triblsticos acelomados pseudocelomados celomados Protostmios Esquizoclica deuterostmios

porferos cnidrios platelmintos nematdeos aneldeos moluscos artrpodes equinodermos

Cordados

Clivagem da clula-ovo: o Na fase embrionria, o incio ocorre com a clivagem da clula-ovo. o Passa a chamar-se de blstula. o Ela dobra para dentro na gastrulao e vira o arquntero um intestino primitivo o Este arquntero abre para o meio externo e forma ou a boca ou o nus, respectivamente, protostmicos e deuterostmicos. Diblsticos e triblsticos o O embrio pode ter duas ou trs camadas o Trs camadas, importante evoluo Origina os msculos a presena do mesoderma. No organismo formado, a mesoderma o Pode preencher completamente os espaos entre as camadas interna e externa acelomados Pouco vantajoso No permite fluxo de alimento e gs oxignio A no ser trocas entre clulas Os vermes achatados so assim; o Pode existir uma cavidade corporal apenas parcialmente revestida por tecidos mesodrmicos pseudocelomados o Pode existir uma cavidade corporal totalmente revestida pela mesoderma celomados;

Celoma revestido pela Celoma tem contato com o tubo mesoderme. digestivo O mesoderme importante pois ir formar os msculos estriados (voluntrios), s vrtrebas, aos rins, sistema genital, musculatura visceral, pericrdio, ossos, musculatura dos apndices, msculos lisos, miocrdio, endocrdio... Nos celomados o O celoma pode surgir a partir de fendas [teloblastos] como o caso dos moluscos o Ou o celoma pode sugir a partir de brotamentos do teto do intestino primitivo [arquntero]: nosso caso.

Esponjas Filo Porifera Tambm chamados de porferos Trs classes: o Calcarea Tem esqueleto: espculas compostos de carbonato de clcio (calcrio); o Hexactinellida Espculas de slica o Desmospongiae Espculas de slica com fibras de protena chamada espongina Termo esponja cunhado o Pela textura porosa e macia Crescem aderidas a madeira, pedras, conchas No se movimentam No reagem a estmulos Tm capacidade de regenerao o Clulas muito simples o Podem ser trituradas e peneiradas No se movem o Mas atraem a gua a seu redor o Penetrando em seu corpo por poros Alimentao 5 mil espcies o Quase todas no mar o guas costeiras, rasas e quentes Anatomia

o Algumas so macias [usadas para banho] o Algumas mais rgidas o Cores: amarelas, vermelhas, violetas ou negras o Verde: se estiver associada com algas; Algumas lembram vasos com um orifcio oposto base, o sculo. A parede do corpo o trio ou espongiocela.

Clulas Pinaccitos: clulas revestimento [epiderme]. Achatadas Coancitos: clulas flageladas, expanso membranosa em forma de colarinho, revestindo o trio das esponjas. Movimentos dos clios [movimenta a gua e atrai alimentos] Amebcitos: clulas livres, no meio gelatinoso entre as duas. Estas clulas originam as demais; Porcitos: clulas que atravessam de lado a lado.

Fibras de sustentao Proteicas Minerais [calcrio ou slica] Estruturas Ascon o Parede fina e os poros levam direto ao trio; Scon o Um pouco mais espessa, passam por canais de coancitos [clios] antes de chegar ao trio Leucon o Bem mais complexas, espessas e cmaras de coancitos

Nutrio Intracelular No dispe de aparelho digestivo Reproduo Assexuada Fragmentao o Elevado poder de regenerao o Fragmentos soltos geram novos indivduos Brotamento o Formam-se expanses [brotos] o Na superfcie da esponja-me o Podem se separar o Se no se separarem, vivem em colnias; Gemulao o Gmulas: pequeno pacote de amebcitos [as clulas que do origem s demais] o Abrigados em um envoltrio resistente de espculas [as fibras minerais de calcrio ou slica] o Gmulas podem resistir secas [rios no perenes]; Sexuada A maioria As esponjas podem ser o Hermafroditas [monoicas] o Dioicas Quando os indivduos tm sexos separados vulos e espermatozoides formados a partir dos amebcitos Espermatozoides so liberados na gua vulos ficam presos parede do corpo da esponja Espermatozoide fecunda e o zigoto se mltipla o Pequena bolsa de clulas flageladas o Transforma-se em larva Parnqumula ou anfiblstula A anfiblstula um estgio jovem da esponja o Liberta-se da parede do corpo onde estava o vulo o Atinge o exterior pelo sculo o Nada um certo tempo at fixar-se em uma pedra, madeira,... o Originando nova esponja Como h um estgio larval, diz-se que a esponja tem desenvolvimento indireto.

Cnidrios Tambm celenterados Organizao superior s esponjas Tm cavidade digestiva Filo: Coelenterata [possuidor de cavidade intestinal] Cnidria pela presena de Cnidoblastos o Clula urticante [queimadura e irritaes] Aquticos o Maioria no mar o Alguns em lagos e riachos de gua doce; Alguns ssseis [anmona do mar] Alguns livre-natantes Forma de plipos ou medusas o Plipos: lembra um cilindro Uma parte fixa Outra parte fica a boca e os tentculos o Medusas Parece um guarda-chuva Boca na regio mediana Simetria conceitos Simetria esfrica o Quando cortamos em qualquer plano, todas as partes cortadas ficam iguais o Uma bola, por exemplo Simetria radial o Quando em um plano o corte fica igual mas em outro plano no o A ma, por exemplo;

Simetria bilateral o Quando apenas um plano consegue cortar de forma a ficar duas partes iguais o Nosso rosto O estudo da simetria indica: o Organizao o Os menos organizados, como as esponjas, so assimtricos; o Os cnidrios e alguns equinodermos tm simetria radial So geralmente ssseis ou de movimentos lentos o Tudo indica que a simetria bilateral favorece organizao mais gil e eficiente

Classificao Trs classes Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa Hydrozoa o Polipoides Exemplo: representantes do gnero Hydra gua doce o e Physalia [caravelas] com plipos especializados Vivem em gua salgada Scyphozoa o Cifozorios o Predomnio de medusas o

Anthozoa o Antozorios o Apenas formas polipoides o Anmonas do mar e corais

Anatomia e Fisiologia Embries diblsticos [apenas 2 folhetos] O ectoderma forma a pele, epiderme; O endoderma forma a gastroderme, cavidade intestinal. Na pele temos clulas: o Epitlio-musculares Revestimento e movimentao o Intersticiais Entre as epitlio-musculares, podem gerar as demais o Sensoriais Percebem os estmulos o Glandulares Muco para proteger o animal e tambm para grudar presas [no caso de representantes ssseis] o Cnidoblastos Distribudos em todo o animal, mas concentrado nos tentculos e ao redor da boca No interior desta clula temos uma cpsula ovoide chamada nematocisto com um lquido txico mantido sob presso Alguns nematocistos h espinhos para ampliar a ao do despejo do lquido txico Na gastroderme temos: o Musculares-digestivas Dotada de flagelos, seu batimento movimenta a cavidade Facilitando a mistura com enzimas produzidas pelas glandulares o Glandulares o Intersticiais o sensoriais Alimentao Carnvoros o Crustceos, peixes, larvas de insetos o Capturados pelos tentculos e levados boca Alimentao comea extracelular o Com a fuso com as enzimas o E entra para o citoplasma das clulas musculares-digestivas o Os produtos so distribudos via difuso. o O resto eliminado pela boca

Alguns exemplares possuem uma cavidade gastrovascular mais complexa para auxiliar na digesto do alimento [lembra a faringe] em continuao com a boca.

Sistema nervoso Primeira espcie a apresentar; Clulas espalhadas pelo corpo: difuso Em contato com as musculares-glandulares e epitlio-musculares Movimentos complexos, como a natao. Reproduo Assexuada o Brotamento Broto comea, cresce, forma boca e tentculos Estrangula-se e solta da me Sexuada o Monoicas e dioicas o Espermatozoides e vulos a partir das clulas intersticiais. o SPTZ liberado na gua e nadam procura do vulo vulo pode ser liberado na gua ou ficar aderido ao corpo da me o Desenvolvimento direto Zigoto origina um novo indivduo o Desenvolvimento indireto Pequena larva achatada, recoberta de clios plnula Nada durante um tempo e fixa-se a um substrato, tornando-se semelhante aos pais Alternncia de geraes o Alternam-se geraes de plipos e medusas o Tambm chamado de metagnese o Alguns h predomnio da fase de plipo e outros a medusa

Dois tipos de plipo: gastrozooides [plipos alimentadores] e gonozoides [reprodutores]. Maduros, os gonozoides produzem por brotamento medusas masculinas e femininas. Estas produzem gametas e a fecundao origina plntulas. Elas nadam por um tempo e se fixam originando novos plipos que formam novas colnias.

Aurelia. Medusa macho produz SPTZ fecunda o vulo no interior da fmea. O zigoto inicia o desenvolvimento na me mas logo se liberta e a larva plnula nada, fixando-se a um substrato e origina um plipo assexuado, o cifstoma. Este origina larvas firas que se diferenciam em macho e fmea.

Os corais Alguns tm base esqueltica calcria Quando morrem, o plipo se decompe, mas o esqueleto calcrio no. Outros plipos vo se formando por cima do esqueleto calcrio, aumentando o tamanho da rocha coralnea.

medusa: Schyphozoa anemona: Anthozoa hidra: Hidrozoa Corais: Anthozoa Estgio medusa: sexuado Estgio plipo: assexuado Plipos de anthozoa secrees calcrias [formam os recifes dos corais]

Platelmintos Vermes de corpo achatados Planria so os mais conhecidos Mais de 3 mil espcies parasita animais vertebrados e invertebrados Ex: Solitrias e tnias, na cavidade intestinal do homem Esquistossomos, veias do fgado e outros rgos abdominais So os primeiros a apresentar simetria bilateral So os primeiros triblsticos no folheto germinativo Classe Turbellaria Platelmintos de vida livre Aquticas ou terrestres Classe Trematoda Parasitas Ectoparasitas o grudadas nas superfcies externas Endoparasitas Tm corpo revestido por cutcula resistente o Protege contra defesas do hospedeiro o Possui boca na regio anterior, abrindo-se em uma faringe musculosa que desemboca em um intestino ramificado o Na boca, ventosas especializadas na fixao ao hospedeiro Classe Cestoda Apenas vermes endoparasitas Tnia (ou solitria) o Tnia porque lembra uma fita, a forma de seu corpo o Solitria porque h apenas um verme parasitando o hospedeiro: Ela libera substncias que impedem a instalao de outra o No seu estgio adulto, parasita animais vertebrados [mamferos normalmente] o Na fase de larva, pode passar por intermedirios [at invertebrados] o Em uma das extremidades, as ventosas do tamanho de uma cabea de alfinete: esclex o O resto do corpo da tnia tem partes que se repetem progltides. o As progltides so formadas ao longo da vida, processo de estrobilizao. As mais adultas ficam mais distantes da esclex. o Quando amadurecem, so eliminadas pelas fezes [para atingir outro hospedeiro] Anatomia Baseada na planria de gua doce: Epiderme Rica em clulas glandulares, produz muco, protege a superfcie corporal. Na face inferior, toda ciliada para deslizamento

Sistema Muscular Entre a epiderme e a cavidade digestiva, h clulas musculares Dispostas em diversas direes. Contrao coordenada permite executar vrios tipos de movimento o Alongar-se, encurtar-se e virar o corpo em qualquer direo Entre os espaos do corpo dos platelmintos temos um tecido frouxo, o mesnquima, de origem na mesoderme [folheto embrionrio ela a primeira triblstica e por isso tambm tem sistema muscular]. Seu mesnquima tambm permite elevada capacidade de regenerao. Sistema digestivo Bastante ramificada Comunica-se com exterior pela boca Apenas uma abertura [como os cnidrios] o sistema digestivo incompleto. Clulas glandulares na cavidade digestiva liberam enzimas para digerir parcialmente o almento. o Este absorvido pelas clulas da parede intestinal onde a digesto completa intracelularmente o Portanto tem digesto intra e extracelular, como os cnidrios. Sistema excretor Resduos txicos so eliminados por uma rede de canais compostos por clulas especializadas clulas-flama ou solencitos Elas absorvem as toxinas do corpo e as encaminham para tubos condutores ligados com os poros laterais Sistema nervoso Sensores captam estmulos luminosos, mecnicos e qumicos So transmitidas ao sistema nervoso que envia ordens para as clulas musculares entrarem em ao Grau de organizao e complexidade maior que o dos cnidrios o Dois gnglios cerebrais na regio anterior o Alta concentrao de clulas nervosas o Ligados a dois cordes nervosos ventrais percorrendo todo o corpo o Destes dois cordes partem vrios prolongamentos de clulas nervos por todo o corpo. Trocas gasosas No possuem rgos ou sistemas especializados em trocas gasosas O2 absorvido e CO2 eliminado por difuso, por toda a superfcie epidrmica Reproduo Monoicos [hermafroditas] o Planrias e tnias Dioicos [sexos separados] o Esquistossomos

Reproduo em turbelrios [vida livre] Regenerao e Reproduo assexuada Elevada capacidade de regenerao; Cortando a cabea, nova cabea ir surgir Cortando transversal, surgem duas novas Portanto, elas so capazes de reproduo por diviso transversal do corpo Sexuada Monoicas: o Apresentam gnadas masculinas e femininas o Testculos e ovrios o Quando as planrias sexualmente maduras se encontram, existe a cpula. Justaposio de seus poros genitais Cada uma introduz na outra o rgo copulador [pnis] Aps a troca de espermatozoides, separam-se SPTZ percorrem os ovidutos e chegam aos vulos, fecundando-os Zigotos envolvidos em um casulo com vitelo Eliminado por um poro genital e fixado a uma planta aqutica Zigoto desenvolve-se e vira uma jovem planria, desenvolvimento direto. Reproduo em trematdeos e cestoides [parasitas] Monoicos ou dioicos e alguns podem passar por hospedeiros intermedirios [vetores] Tnis so monoicas o Ocorre a autofecundao o Em cada uma das progltides [o corpo da tnia] o Pode haver troca de material gentico entre as proglotides, mas cada uma pode gerar uma nova. o Enquanto o zigoto se desenvolve, toda a proglotide degenera e vira uma bolsa repleta de ovos, a progltide grvida. o Estas destacam-se da tnia e so eliminadas nas fezes e cada ovo tem um embrio. o Se o hospedeiro intermedirio certo inger-la [um boi, um porco, um peixe] a casca do ovo rompe e libera uma larva que perfume a parede intestinal e cai no sangue, indo para a musculatura ou crebro o Neste ponto a larva vira uma bolsa ovoide cheia de lquido, o cisticerco. Um humano come a carne crua ou malcozida contendo um cisticerco, adquire a tenase. No ser humano haver a formao do esclex que se fixa mucosa intestinal e d origem a uma nova tnia. Doenas humanas por platelmintos Esquistossomose O verme do gnero Schistosoma pode se alojar: o Na bexiga [S. haematobium] o No intestino [S. japonicum)

o Fgado [S. mansoni] Ciclo de vida do S. mansoni o Espcie dioica o Macho tem corpo curto, fmea alongada e esguia. o Vermes adultos alimentam-se do sangue e se acasalam nas veias do fgado humano o A fmea migra para as finas veias do intestino do homem onde pe os ovos o Os ovos perfuram a veia intestinal e a mucosa intestinal chegando ao intestino humano. So eliminados com as fezes. o Caindo na gua, os ovos eclodem, liberando uma larva ciliada miracdio o Ela tem 24h para encontrar um caramujo que lhe sirva de hospedeiro intermedirio No caramujo, trs estgios: esporocistos, rdias e cercarias o Cercrias tm caudas e abandonam o corpo do caramujo, nadando na gua do rio ou lago [habitat do caramujo] o 1 miracdio em 1 caramujo pode originar 10.000 cercrias o Uma pessoa tomando banho ou bebendo gua, as cercarias penetram pela pele ou mucosas. o Esta penetrao causa coceira caracterstica, dando a impresso de que as lagoas que provocam a coceira lagoas de coceira o Na corrente sangunea, cercarias chegam ao fgado, crescem e viram vermes adultos. o Um verme pode viver at 30 anos e produzir 300 ovos por dia. Alto potencial reprodutivo Grande nmero de pessoas afetadas 10 milhes de pessoas so portadores de S. mansoni no Brasil. Sintomas S. mansoni o Complicaes intestinais, hemorragias e disfuno do fgado o Fgado pode aumentar de tamanho e a pessoa fica com a barriga inchada o Parece uma barriga dgua o Algumas drogas so capazes de matar o Schistossoma mas so txicas e no so totalmente eficazes e pouco adiantam se o fgado j estiver muito prejudicado. o A melhor maneira prevenir: Impedindo contaminao dos rios [instalaes sanitrias adequadas] Identificar vetores como caramujos e ratos Combater caramujos com drenagem dos reservatrios ou aplicar moluscocidas Evitar tomar banho ou ingerir gua onde vivem caramujos transmissores ou ferv-la

Tenase Carne malcozida com cisticercos O cisticerco, no intestino, desenvolve o esclex e origina a tnia.

O portador humano elimina ovos nas fezes que podero ser ingeridos por intermedirios [porcos, bois e peixes] originando os cisticercos Sintomas o Relativamente brandos: diarreias, obstrues intestinais, insnia e irritabilidade o A pessoa geralmente magra pois o parasita compete pelo alimento o Frequentemente ocorre anemia, indisposio e cansao provocada por substncias txicas liberadas [e pela privao do alimento] o Substncias laxantes so pouco eficazes, a fixao do escolex eficiente Mesmo com as contraes musculares [provocadas por laxante por exemplo] podem liberar todas as progltides mas o escolex fica e origina novas progltides. o Atualmente existem remdios eficazes para combate-las Medidas preventivas: o Impedir ovos ingeridos por animais ou que estes contaminem os rios o Construir instalaes sanitrias adequadas, fossas spticas ou sistemas de esgotos o Evitar comer carne crua ou malcozida, especialmente se no se conhece a procedncia o Fiscalizao sanitria: vem derrubando o nmero de pessoas infectadas. fcil identificar um animal infectado atravs da anlise da mandbula e do corao: bolsas esbranquiadas pipocas medindo pouco mais de 1 cm.

Cisticercose humana A tenase, no ser humano, normalmente desenvolve-se no intestino com o esclex; Eventualmente ela pode se desenvolver no crebro, como nos hospedeiros intermedirios Causam convulses, as vezes confundidas com epilepsia. Cisto hidtico Ou hidatose Causada pelo cestoide Echinococcus ganulosus Forma adulta vive no intestino do cachorro e outros candeos Fase larval atinge grande tamanho e pode ocorrer no homem e em bois, carneiros, porcos Infestao pela ingesto de gua contaminada por fezes de ces portadores do verme ou pelo contato direto com animais infestados No intestino do homem, os ovos formam larvas que atingem diversos rgos (msculos, pele, vsceras ou o crebro) As larvas se desenvolvem em grandes bolsas esfricas, cheias de lquidos, os cistos hidticos.

Alguns cistos podem atingir o tamanho de uma laranja e at uma bola de futebol [aps anos] Se estes cistos se espalharem pelo corpo pode trazer consequncias fatais.

Nematelmintos Vermes de corpo cilndrico, alongado e extremidades afiladas. Podem ter vida livre ou parasitria o Vida livre: solo, gua doce ou mar o Abundantes no solo Os vermes livres, desempenham funo importante reciclando nutrientes e controlando as populaes de bactrias e fungos. Anatomia Pseudoceloma: o O corpo do verme um tubo dentro de outro tubo. o Tubo interno o intestino [boca at o nus] o Tubo externo, parede do corpo o Entre eles, lquido, pseudoceloma. o Cavidade apenas parcialmente revestida por mesoderma. Funo: transporte de substncias pelo corpo. o Nutrientes absorvidos pelo tubo passam para o lquido pesudocelmico para distribuir s clulas o O resultado a ser excretado [e toxinas] se difundem pelo lquido pseudocelmico e eliminado do corpo. O pseudoceloma cheio de lquido tambm ajuda na movimentao do verme. Anatomia interna Epiderme Epiderme recoberta por uma cutcula protetora constitudo de protenas Sistema muscular e nervoso As fibrilas [pequenas fibras] musculares so longitudinais e o verme pode apenas fazer movimentos de flexo. As clulas musculares se comunicam com o sistema nervoso: anel de clulas em torno da faringe, partindo dois cordes nervosos: um dorsal outro ventral percorrendo longitudinalmente o corpo do verme Sistema digestivo Completo, com boca e nus A digesto comea na cavidade do intestino e os alimentos semidigeridos so englobados pelas clulas da parede intestinal. A digesto extra e intracelular. O material no digerido eliminado pelo nus Sistema excretor Lanadas pelo fluido pseudocelmico, removidas por dois canais excretores: um de cada lado do corpo.

So excretados pelo poro excretor.

Trocas gasosas No h sistema para realizar trocas gasosas. Gs oxignio e gs carbnico so absorvidos e eliminados por difuso, por toda a superfcie do corpo Sistema reprodutor Diica [cada um com seu sexo] As fmeas: um par de ovrios longos e finos Cada ovrio continua por um fino oviduto, seguindo um tero mais grosso Os dois teros desembocam na vagina se comunicam ao exterior pelo poro genital feminino na regio ventral Os machos possuem somente um testculo, longo e fino, ligado a um conduto deferente que desemboca na vescula seminal. A vescula armazena os SPTZ produzidos no testculo e se abre na mesma cmara onde desemboca o intestino. Abertura comum ao sistema reprodutor e digestivo, a cloaca contm espinhos, as espculas peniais para manter macho e fmea grudados durante o ato sexual. Doenas causadas por nematelmintos Mais de cinquenta espcies parasitam o homem Ascaridase Ascaris lumbricoides, a lombriga. Adultos vivem no intestino do homem e do porco. o Os machos copulam com as fmeas. o Os SPTZ no tm flagelos, eles se movimentam por movimento ameboide o O ovo fecundado tem uma casca rgida e eliminado pelo poro genital. A fmea coloca at 200 mil ovos por dia que so eliminados nas fezes do hospedeiro o Os ovos contaminam lagos e rios e depsitos de gua potvel O ovo digerido no intestino do hospedeiro o Libera uma larva filamentosa 0,2mm o As larvas fazem uma jornada interessante Comeam no intestino, perfurando sua parede Chegam at o pulmes Por acesso de tosse, so jogadas da traqueia e entram pela faringe E voltam ao intestino Estabelecendo-se definitivamente, j tm maturidade sexual Sintomas: o Em pequeno nmero, pouco prejuzo o Em grande nmero: obstrues intestinais o Muitos ovos ingeridos: leses e infeces pulmonares de relativa gravidade o Raramente podem invadir veias do fgado, causando leses graves e fatais o Certas substncias produzidas pelos vermes podem provocar alergia de pele.

Crianas portadoras de lombriga apresentam a barriga dilatada e manchas esbranquiadas no rosto, tpicas da verminose. Preveno e tratamento: o Medicamentos destroem os vermes no intestino o Preveno pela instalao sanitria adequada impedindo contaminao de gua potvel o Ferver a gua potvel e lavar bem os alimentos consumidos crus, verduras e frutas.

Amarelo Ancylostoma duodenale: ancilostomose, mais comum. Necator americanos As pessoas portadoras destes vermes so plidas e tm a pele amarelada. As formas adultas habitam o intestino delgado do hospedeiro o Machos e fmeas copulam o Os ovos so eliminados com as fezes o Os ovos atingem o solo e eclodem, liberando larva filamentosa Elas vivem um tempo no solo Alimentam-se de bactrias Adquirem a capacidade de invadir a pele dos hospedeiros Pessoas descalas, trabalhadores rurais, crianas brincando na terra contaminam-se facilmente o Larvas entram pela corrente sangunea, chegam aos pulmes perfuram os alvolos e sobem pela traqueia. o Passam pela faringe, sendo engolidas. o Chegam ao intestino e o ciclo se fecha. Sintomas: o Leses na parede intestinal, hemorragias. o Perda de sangue: anemia, fraqueza e desnimo, palidez tpica na face. Tratamento: o Existem medicamentos eficientes no combate Preveno: o Instalaes sanitrias adequadas o No andar descalos; Triquinose Trichinella spiralis Adultos vivem no intestino delgado de diversos animais e o homem hospedeiro eventual Contaminam-se pela ingesto de carne malcozida contendo cistos. Vermes adultos vivem no intestino. Fmeas maduras so fecundadas pelos machos. o Elas perfuram o intestino e atingem os vasos linfticos o Cada fmea bota 10 mil ovos, cada um com uma pequena larva.

Pela corrente sangunea, as larvas atingem os msculos (principalmente o diafragma, lngua e globos oculares) onde formam cistos de 0,5mm de comprimento. o Somente ingerindo o cisto que h a contaminao. Por isso mais rara a triquinose. Sintomas: o O nmero alto de larvas que causa maiores problemas o A pessoa sente fraqueza, dores musculares e febre o Os gnglios linfticos inflamam, incham. o Dependendo da quantidade: srias leses musculares e morte o Seus sintomas podem ser confundidos com problemas intestinais (poucas larvas) ou febre tifoide (infeco bacteriana) Tratamento e preveno: o Inspeo sanitria sobre matadouros e frigorficos o Evitar comercializar carne com cistos; o Evitar carne de porco malcozida

Filiarase ou Elefantase Wuchereria bancrofti, ou filria, regies tropicais Filrias adultas vivem nos vasos linfticos, especialmente os das pernas o Vermes adultos medem de 4 a 8 cm causam obstrues nos vasos linfticos, provocando enormes inchaos. o Espcie dioica, machos e fmeas se acasalam no interior dos vasos linfticos e a fmea bota ovos o Em cada um, uma forma microscpica do verme, a microfilria. o Durante a noite, migra para os vasos linfticos e sanguneos da pele. o Pernilongos do gnero Culex sugam pessoas doentes e se contaminam com microfilrias. Hospedeiro intermedirio. Nele se desenvolvem estgios larvais do verme o Os mosquitos infectados transmitem as microfilrias Oxiurose Enterobius vermiculares, o oxiro. Macho 5mm e fmea 12mm Vivem no intestino grosso o Fmeas adultas e fecundadas migram, noite, para a regio anal e depositam seus ovos. o Irritao e pruridos causados levam a pessoa a se coar, contaminando as unhas com ovos do verme. A pessoa facilmente se reinfesta. Sintoma: o Infeces leves passam desapercebidas. o Grande quantidade de vermes no intestino pode causar dano parede intestinal, desconforto e irritamento. Preveno: o Instalaes sanitrias adequadas.

Tratamento com vermfugos e manter as mos sempre limpas, escovando as unhas para eliminar os ovos dos vermes.

Dracunculose Dracunculus medinensis Fraqueza, vmitos e diarreias. Mais avanados, vermes causam leses nas veias e perfuram a pele, geralmente a da perna, causando ulceraes varicosas e infeces. Contagio pela ingesto de gua com microcrustceos (Cyclops) contaminados, hospedeiros intermedirios. Filtrar a gua e construo sanitria adequada. Dermatite do bicho-geogrfico Ancylostoma brasiliensis Irritao e coceira na pele, manchas tpicas que lembram mapas causados pelas larvas que migram pela pele. Contgio pela penetrao das larvas atravs da pele, transmitidas pelas fezes de ces portadores do verme. Impedir que os ces defequem em reas de uso humano (praias, quintais); Usar calados. Oncocercose Tambm chamada de cegueira dos rios Atinge os africanos pobres Transmitida por um mosquito negro, causada por um verme . A larva cresce rapidamente e atinge os olhos. A migrao da larva na pele causa coceiras intolerveis o Levando a leses na pele e perda de da pigmentao No h tratamento eficaz, apenas uma droga que inativa a larva o Reduzindo a transmisso pelo mosquito

Moluscos Representantes: ostras, mexilhes, caramujos, lesmas, caracis, lulas e polvos. Consistncia macia e flexvel do corpo Podem ou no possuir concha calcria 2 maior filo (perde apenas para os artrpodos) Habitat No mar a maioria Especial em guas rasas ao longo do litoral H tambm gua doce e terrestres Anatomia Cabea, p e saco (ou massa) visceral A maioria possui concha

o o

Estrutura resistente de calcrio que atua como esqueleto Sustentao massa corporal

Classificaes So seis classes Monoplacforos Moluscos pouco conhecidos Exclusivamente no mar Em grandes profundidades Apresentam uma concha em forma de placa que recobre o corpo

Anfineuros Ou poliplacforos Exclusivamente ambiente marinho, guas rasas Deslizam sobre rochas submersas Anfineuros: semelhana entre a regio anterior e posterior Poliplacforos: concha formada por oito placas encaixadas Escafpodos Marinhos Concha lembra a presa de um elefante o Oca e aberta nas duas extremidades Enterrados na rea ou lodo P afilado, especializado em cavar Escafpodo lembra a quilha de barco do p destes animais Pelecpodos Ou bivalves Aquticos o marinhos ou gua doce ostras e mexilhes o grudadas a rochas ou outros substratos submersos mariscos e berbiges o enterradas na areia ou no lodo teredos o escavam tneis em rochas e madeiras o provocando estragos no casco de

embarcaes pecten o tambm conhecido como vieira o vivem sobre o fundo do mar o deslocam impulsionados por jatos dgua no abrir e fechar de suas conchas Pelecpodos: forma do p lembra machado Bivalvia: concha formada por duas valvas, articulam por uma dobradia elstica

Pecten

Teredo

Gastrpodos Caramujos, gua doce ou mar Caracis e lesmas, ambiente terrestre Maioria com concha espiralada o Exceto lesmas que no tm concha P bem desenvolvido e serve para locomoo Glndula abaixo da boca secreta muco escorregadio o O p desliza pelas ondas de contrao de sua musculatura Gastrpodos: saco visceral (contm o estmago) localiza-se diretamente sobre o grande p musculoso. Cefalpodos Somente no mar

Lulas e spias tm concha interna Polvos no tm concha Nutilos tm concha externa espiralada dividida em cmaras Cefalpodos: cabea ligada diretamente ao p. P muito desenvolvido e forma tentculos fortes e musculosos o Ventosas adesivas o Para locomoo e captura das presas Clulas na epiderme cromatforos o Permitem mudar de cor, camuflando-se Polvos, spias e lulas tm uma bolsa de tinta contendo um pigmento negro, eliminado em situaes de perigo. o A tinta forma uma cortina na gua o Esta tinta foi usada antigamente para escrita e pinturas

Fisiologia Corpo composto por cabea, p e saco visceral; Cabea bem desenvolvida nos Gastrpodos e Cefalpodos o E quase inexistente nos bivalves P: massa musculosa e as funes variam conforme o grupo o Gastrpodos: locomoo por deslizamento o Cefalpodos: nadar, caminhar ou capturar presas o Bivalves: cavar e fixar-se no substrato Saco visceral: bolsa de parede fina, ligada ao p o Alojam os rgos internos o Revestimento, em muitos deles, prolonga e forma uma dobra de pele Manto ou prega paleal Revestimento corporal Epiderme rica em glndulas. Muitas espcies a epiderme fabrica a concha: proteo e sustentao esqueltica Estrutura da concha Carbonato de clcio com trs camadas principais

Interna: nacarada ou perolada o Lisa e brilhante Mdia: prismtica, mais espessa que a primeira o Cristais de carbonato de clcio dispostos perpendicularmente a concha Externa: orgnica ou peristraco mais fina das trs o Material orgnico o Protege o clcio das demais camadas da dissoluo na gua do mar.

Formao de prolas Certas espcies de ostras Objeto estranho, como larva ou gro de areia o Que se intromete entre a concha e o manto o recoberta por inmeras camadas nacaradas originando a prola Sistema digestivo Completo Boca, faringe, esfago, estmago, intestino e nus Glndula digestiva ou hepatopncreas o Lana secrees digestivas dentro do estmago o Onde se inicia a digesto do alimento No intestino o alimento parcialmente digerido absorvido pelas clulas intestinais o E completado no interior destas o Digesto intra e extracelular Rdula Exceto os bivalves que filtram as partculas diretamente da gua Os outros so dotados de uma lngua raladora, a rdula na parte de baixo da faringe Raspam o alimento e o transforma em minsculas partculas Estilete cristalino Bivalves possuem entre o estmago e o intestino Bolsa ceco gstrico basto transparente o Estilete cristalino Enzimas compactadas produzidas por clulas do ceco gstrico o Para liberar as enzimas no estmago Sistema circulatrio Eficiente sistema de transporte de alimento e gs oxignio o sistema circulatrio, primeiro grupo estudado. rgo contrtil, corao Rede de tubos, vasos sanguneos transportando sangue As substncias nutrientes absorvidas no intestino seguem por uma cavidade cheia de lquido que envolve o corao cavidade pericrdica o A cavidade o que restou do celoma embrionrio o No animal adulto est preenchido pelos rgos internos o O sangue preenche a cavidade pericrdica

Penetra no corao por pequenas aberturas e bombeado para o interior de vasos artrias. Para todo o corpo.

Lacunas ou hemoclulas Artrias desembocam em lacunas sanguneas ou hemoclulas. Sangue entra em contato com os tecidos Nestas lacunas o sangue se rene para entrar nas veias, de volta para o corao. O sistema circulatrio lacunar ou aberto pois o sangue sai do interior dos vasos e cai nos espaos entre os tecidos o Corao artrias lacunas sanguneas veias corao. Sistema respiratrio rgos eficientes para retirar oxignio e permitir a respirao Brnquias e pulmes o Nas veias, de volta ao corao, o sangue passa por regies vascularizadas do manto, especializadas na troca de gases com o meio o Nos moluscos aquticos so as brnquias o Nos moluscos terrestres, os pulmes. O oxignio presente no meio absorvido pelo sangue e o carbnico eliminado. Atravs do sistema circulatrio o oxignio levado a todas as clulas Sistema excretor Nefrdios o Par de rgos especializados em eliminar os produtos txicos do metabolismo celular. o Cada nefrdio uma espcie de funil, longo e dobrado, que retira as excrees da cavidade pericrdica e dos vasos sanguneos que circulam em suas proximidades o Conduto do nefridio excrees so eliminadas do corpo do animal Sistema nervoso e sensorial Vrios pares de gnglios unidos em cordes nervosos Cerebroides, principais o Na regio da cabea, sobre o tubo digestivo Dos cerebroides partem nervos para os rgos do sentido: olhos, tentculos, etc. No p os gnglios pedais inervam a musculatura No saco visceral gnglios viscerais que inervam os rgos viscerais e o manto Sistema sensorial o Varia conforme o grupo o Bivalves Terminaes no manto e percebem o toque e a presso Receptores de luminosidade parecida com olhos No formam imagens rgos sensoriais que indicam a sua posio e caractersticas qumicas da gua o Gastrpodos e cefalpodes

Olhos bem desenvolvidos, parecida com dos vertebrados Possuem cristalino e capaz de formar imagem.

Reproduo Dioicos ou monoicos Bivalves dioica (maioria) Gastrpodos monica Cefalpodos todos dioicos Em muitos o desenvolvimento direto o Ovo se desenvolve em indivduos jovens semelhante a adultos Em outras o Desenvolvimento indireto com um ou dois estgios larvais Bivalves Gnadas no saco visceral Machos e fmeas eliminam os gametas na gua Fecundao externa e o zigoto origina uma larva ciliada vliger Nada durante um tempo e forma uma pequena concha e afunda o Termina seu desenvolvimento no substrato submerso Gastrpodos Monoica (maioria) No pice da concha, gnada nica hermafrodita ovoteste produzindo vulos e espermatozoides Do ovoteste parte um conduto que se abre na cmara de fecundao Da cmara parte um conduto masculino que leva os SPTZ at o pnis e um feminino que termina em uma vagina. Ambos se comunicam com o exterior cada um por seu poro genital, normalmente prximo cabea. Dois gastrpodos copulam encostando seus poros, introduzindo o pnis no outro o Transferncia recproca de espermatforo (pacote de SPTZ) o E os parceiros separam SPTZ temporariamente armazenados em um receptculo seminal o Fecundam os vulos na cmara de fecundao o Recebem reservas de alimento (os ovos) o E so eliminados pelo poro genital Nos gastrpodos terrestres o Desenvolvimento direto o Ovos emergem pequenos caracis j semelhantes aos pais Nos aquticos indireto o Larvas: trocfora e vliger.

Aneldeos 9 mil espcies de animais de corpo alongado formados por anis em sequncia.

Aquticos, marinhos ou gua doce Terrestres Algumas espcies marinhas podem ter expanses laterais (patas) que o auxiliam a rastejar no mar Outras so tubcolas, vivem enterradas na areia das praias em tubos que elas prprias constroem; Em rios, lagos e charcos vivem pequenas minhocas aquticas e tambm as sanguessugas; o As ltimas foram muito usadas na medicina para fazer sangrias e remover hematomas Importncia ecolgica o Minhocas Alimentam-se de restos de vegetais Auxilia o processo de decomposio Fertiliza o solo Escavam tneis para respirao das razes das plantas 1 ano 5 toneladas de terra podem ser movimentadas Hbitos noturnos noite vem superfcie para acasalar O filo Annelida tem trs classes principais: Oligochaeta, Polychaeta e Hirundinea A classificao leva em conta a presena e quantidade de cerdas, o Projees corporais curtas e rgidas o Feitas de quitina que auxiliam na sua locomoo

Oligochaeta Solos midos ou gua doce Em terra mida: minhocas Oligochaeta (oligos pouco e chaite pelo, cerda pouca cerda) Um verme do gnero Tubifex, pequenas minhocas avermelhadas, vivem em tubos construdos junto ao lodo do fundo, em lagos e rios de guas poludas e sua presena indica poluio da gua por detritos orgnicos. Polychaeta Cabea diferenciada Alguns apndices (palpos, tentculos e cerdas) sensoriais Polychaeta (poly muitas) Nestes, as cerdas esto implantadas em expanses laterais de cada segmento do corpo, os parpodos (parapdios) (para =

semelhante, podo=p semelhante a ps) o Auxiliam o animal atuando como patas A maioria vive no mar Algumas so predadoras e rastejam ativamente pelos fundos Outras enterradas, principalmente nas praias, no interior de tubos cujas paredes so feitas de gros de areia cimentadas de material calcrio.

Hirundinea No tm cerdas nem parpodos; Corpo ligeiramente achatado dorsoventralmente. So as sanguessugas o A maioria se alimenta de sangue Vivem em gua doce ou pntanos, brejos (regies muito midas). Possuem duas ventosas, uma ao redor da boca e outra na extremidade oposta o Perfura a pele sem provocar dor o Ao da musculatura da faringe, chupa sangue o No coagula pela substncia anticoagulante produzida em suas glndulas o Hirudo medicinalis tem 10cm e pode dobrar de tamanho quando cheia de sangue; Anatomia e fisiologia Metameria o Primeiros animais da escala zoologia a apresentar o corpo formado por metmeros [meta sucesso, meros parte] o Compartimentos contguos revestidos por mesoderme e separados por paredes (septos) o Cada metmero tem sua prpria musculatura, contrai independente, dando maior gama de movimentos o A metameria uma estratgia que permite o aumento do tamanho do corpo, tendo cada metmero uma replica dos principais rgos e estruturas vitais (msculos, nervos e estruturas excretoras) o Confere grande flexibilidade corporal e variedade de movimentos pois a musculatura atua independentemente. Celoma o Cavidade interna de cada metmero totalmente revestida pelo tecido de origem mesodrmica, celoma; o Principais funes: transporte de substncias e coleta dos resduos (excrees). o O aparecimento do celoma permite que os rgos internos se desenvolvam e se acomodem na cavidade celmica com melhor aproveitamento do espao interno do corpo o Nos aneldeos, o celoma tambm atua como esqueleto hidrosttico.

Quando a musculatura se contrai, exerce presso sobre o fluido celmico que incompressvel e apoia a ao muscular Funcionamento corporal da minhoca-louca Pheretima hawayana

Organizao corporal Revestido externamente por uma cutcula fina e transparente secretada pela epiderme Abaixo desta cutcula temos a musculatura Corpo formado por 85 a 95 metmeros Da regio anterior (boca) comeamos a numerao e aproximando-se do metmero 14 a 16 existe o clitelo uma regio mais dilatada o Formao do casulo para fecundao dos vulos A parede de cada metmero apresenta uma camada de musculatura externa com fibras contrteis dispostas circularmente ao corpo Tambm uma musculatura interna com fibras longitudinais A contrao externa deixa o segmento mais longo e a interna mais curto e grosso. Cerdas e movimentao No segmento que est distendido as cerdas corporais retraem No segmento contrado elas eriam Facilitando o movimento com grande rapidez Sistema digestivo Dieta alimentar: detritos vegetais em decomposio, larvas, microorganismos e pequenos animais vivos ou mortos O alimento ingerido junto com terra atravs da forte suco da faringe. A minhoca Pheretima tem sistema digestivo completo. o Aps a boca tem faringe, curta, ligada a msculos que desemboca na moela o Moela, uma poro dilatada e musculosa do tubo digestivo. Atua como um moedor, contraes esmagam o alimento contra as partculas de terra Funo equivalente aos dentes, digesto mecnica o Da moela passa para o intestino, onde se mistura com enzimas digestivas secretadas pelas clulas intestinais; o Digesto ocorre extracelularmente e os nutrientes so absorvidos pelas clulas da parede intestinal o Material inaproveitado eliminado pelo anus, juntamente com a terra ingerida. Suas fezes formam montculos retorcidos bem caractersticos.

Sistema Circulatrio Fechado o Sangue nunca sai dos vasos sanguneos o Diferente dos moluscos que os tm aberto Possuem grandes vasos longitudinais que percorrem todo o comprimento do corpo; o Um vaso dorsal conduzindo sangue em direo regio anterior do corpo;

Dois vasos ventrais que conduzem no sentido inverso; Ligados a redes de finos vasos capilares que irrigam as diversas partes do corpo O sangue impulsionado por contraes rtmicas da parede dos grandes vasos, dotada de clulas musculares; o Prximo a boca, a minhoca tem quatro vasos laterais especializados Contraem-se ritmicamente Circundam a faringe e a moela So os coraes laterais. Desempenha importante funo o Prximo da superfcie do corpo, cutcula Absorve oxignio e libera gs carbnico o Prximo dos rgos e tecidos internos Libera o oxignio e recolhe o gs carbnico e excrees o Prximo dos vasos que recobrem o intestino Recolhe nutrientes absorvidos pelas clulas e distribui para o resto do corpo

o o

Respirao No h sistema respiratrio A absoro do gs oxignio e liberao de carbnico so feitas diretamente na superfcie corporal A pele das minhocas precisa estar sempre mida para permitir a difuso dos gases o Por isso que vivem em locais midos e permanecem em tocas para evitar ressecamento o Pequenos poros dorsais a minhoca expele lquido do celoma e umidifica a superfcie corporal Sangue da minhoca vermelho, hemoglobina presente. o Protena rica em ferro o Combina-se com o oxignio facilitando o transporte pelo sangue Alguns aneldeos tem hemocianina o Substncia azulada rica em cobre o Tambm transporta oxignio So substncias conhecidas como pigmentos respiratrios, transportadores de oxignio. Sistema excretor Efetuada pelos nefrdios o Tbulo fino e enovelado como um funil ciliado em uma extremidade nefrstoma que se abre na cavidade celomtica o A outra extremidade o neridiporo (poro excretor) se abre na superfcie do corpo do animal. H um par de nefrdios e poros excretores em cada segmento corporal. O nefrstoma remove as excrees que as clulas lanam no fluido celmico

Enquanto o tbulo enovelado retira as excrees diretamente do sangue que circula nos capilares ao seu redor Excrees recolhidas pelos nefrdios so eliminadas para o exterior pelos nefridiporos. A principal excreo da minhoca a amnia. Juntamente com as fezes, h a fertilizao do solo para as plantas.

Sistema nervoso e sensorial Um par de gnglios cerebrais localizadas dorsalmente sobre a faringe (gnglios suprafarngeos) E dois cordes nervosos ventrais, com um par de gnglios por metmero. Dos gnglios partem nervos que vo aos msculos e s clulas sensoriais Sistema sensorial pouco desenvolvido o Clulas epidrmicas captam estmulos mecnicos, qumicos e trmicos o Sensores concentrados na extremidade anterior do corpo. o Aqui tambm h clulas que captam estmulos luminosos e permitem perceber se est claro ou escuro.

Reproduo Sexuadamente Maioria dioica, com fecundao externa e desenvolvimento indireto o Ovo desenvolve-se uma forma larval trocfora que mais tarde se transforma em adulto. Oligoquetos e hirundneos so monoicos e tm desenvolvimento direto, sem estgio larval.

Na minhoca Aparelho reprodutor feminino o Segmentos 6, 7 e 8 trs pares de orifcios; o Cada orifcio tem uma bolsa musculosa, receptculo seminal Guarda o SPTZ recebido da parceira o Na regio do clitelo, (metmeros 14, 15 e 16) h o poro genital feminino conectado a um tubo atravs de estruturas em forma de funil, ovidutos. Captam os vulos produzidos por um par de ovrios e conduzem at o poro genital feminino. Aparelho reprodutor masculino o Dois pares de testculos, dois de vesculas seminais, um par de tubos seminferos, um par de glndulas prostticas e um par de poros genitais masculinos. o SPTZ produzidos pelos testculos migram para as vesculas e ficam armazenados; o Durante a cpula, SPTZ conduzidos pelos tubos passam pelas glndulas e se misturam a lquidos nutritivos (constituindo esperma ou smen) eliminado pelos poros genitais. o Nos poros h trs ventosas, papilas genitais para manter as minhocas unidas Cpula o noite o Unem suas superfcies ventrais o Orientam-se em sentidos opostos o Para que os poros opostos atraiam-se o Cada uma elimina esperma na parceira e depois se separam Fecundao externa o Secretam um muco em torno do clitelo o vulos so eliminados nesse tubo para formar um casulo protetor o Pelas contraes, este muco enviado para a parte anterior e quando chegam prximo ao SPTZ o SPTZ esguichado e tudo liberado na terra. Desenvolvimento externo e direto o Sem estgio larval o Os ovos desenvolvem-se no interior do casulo.

Artrpodos Arthron (Articulao) e podo (p) o Animais dotados de esqueleto externo e patas articuladas por juntas mveis Os organismos mais bem sucedidos do planeta (nmero de espcies) Tambm apresentam metameria, evidente apenas nas fases embrionrias. Na fase adulta, trs partes: cabea, trax e abdme o metmeros fundidos. Crustceos e aracndeos a cabea funde-se com o trax, tendo o cefalotrax.

Possuem apndices articulados que permitem: nadar, andar, obter alimento, perceber estmulos qumicos ou mecnicos, copular, ... Exoesqueleto o Revestimento externo de protenas e quitina (polissacardeo nitrogenado) o Protege rgos internos o Pontos fixos para fixar musculatura o Grande eficincia na movimentao Muda ou ecdise o O animal est trocando constantemente de exoesqueleto Produzindo um novo o Durante toda sua vida o Troca acompanhando seu crescimento o No incio o exoesqueleto flexvel para que o animal possa sair do antigo; o Ele permite que o animal cresa um pouco e logo endurece, cessando o crescimento. Classificao: organizao do corpo, nmero e tipos de apndices, presena e nmero de antenas. Trs subfilos: o Crustcea: camares, siris, lagostas o Chelicerata: aranhas, escorpies, caros o Uniramia: insetos, quilpodos, diplpodos

Crustceos Reune os camares, lagostas, lagostins, caranguejos e cracas. Corpo dividido em cefalotrax, abdome e dois pares de antenas. Exoesqueleto calcrios com quitinas, rgido. Quelicerados Representante mais comum, aracndeos. Classe: Arachnida: aranhas, escorpies, carrapatos e caros Corpo: cefalotrax, abdome 4 pares de patas e sem antenas Um par de quelceras, estruturas afiadas que participam da captura de alimento Unirrmeos Classes: Insecta, Chilopoda e Diplopoda Insetos: moscas, mosquitos, gafanhotos, baratas, traas, formigas, abelhas, liblulas e joaninhas; o Corpo dividido em cabea, trax, abdome o Trs pares de patas e um par de antenas Diplopodos e quilpodos corpo vermiforme e muitas patas o Genericamente miripodos (myrya: inmeros, milhares) o Quilpodos: Lacraias e centopeias o Diplpodos: piolhos-de-cobra.

Origem e evoluo Parentesco com os aneldeos o Pelos metmeros o Existe um filo animal, Onicforos que apresentam caractersticas intermedirias dos artrpodos e aneldeos; Corpo alongado, pele aveludada marrom ou acizentada Numerosos pares de patas curtas e grossas terminando em pequenas garras Um par de antenas e um par de papilas secretoras de muco Jato gosmento imobilizando as presas So carnvoros Semelhana com os aneldeos: organizao muscular, em camadas sob a pele, sistema excretor com nefrdios e estrutura dos rgos reprodutivos; Semelhana com os artrpodos: sistema circulatrio aberto e respiratrio traqueal. Fisiologia Sistema muscular Desenvolvida Antagonismo o Atuao de msculos antagnicos conjugada com o exoesqueleto confere movimentao o Insetos voam tambm graas a essa movimentao em alta velocidade nos msculos dentro do trax para bater as asas. Sistema digestivo Completo Boca na posio ventral e em torna apndices auxiliam a alimentao Digesto extracelular o Enzimas da cavidade intestinal secretadas na parede do tubo digestivo o Pelos rgos anexos: hepatopncreas e cecos gstricos Nutrientes absorvidos pelas clulas intestinais, atingem o sangue e distribui pelo corpo. Restos so eliminados pelo nus. Sistema circulatrio Aberto ou lacunar H um corao tubular na posio dorsal bombeando o sangue ou hemolinfa atravs das artrias. Artrias abrem-se em espaos entre os tecidos, hemocela ou lacunas sanguneas. Das lacunas, retornam ao corao pelas veias. Alguns insetos possuem um corao acessrio para bombear sangue para as asas. Hemolinfa tem funo variada:

o o

Crustceos: transporte de nutrientes e excrees celulares, pigmentos respiratrios para transporte de gases; Insetos: nutrientes e excrees;

Sistema respiratrio Variado. Trs tipos: Branquial: adaptado respirao em meio lquido, presente nos crustceos; o Estrturas filamentosas delicadas e altamente irrigadas de sangue; o Circulao de gua entre os filamentos permite difundir para o sangue o oxignio dissolvido na gua e dissolver na gua o gs carbnico. Traqueal: adaptado respirao area, presente nos insetos, quilpodos, diplpodos e aguns aracndeos; o Traqueias. o Tubos ramificados com extremidades em todas as partes do organismo. o minsculas aberturas ou poros na superfcie do corpo, espirculos. Filotraqueal: adaptado respirao area nos demais aracndeos; o Pulmes foliceos No interior do abdome Comunicao com o exterior por uma pequena abertura Lminas de tecido altamente irrigado por capilares sanguneos Oxigena as hemolinfas e recebe delas o gs carbnico Sistema excretor Glndulas antenais o Glndulas verdes, dos crustceos; o Filtram hemolinfa, removem excrees, eliminam pelo poro excretos que se abre na base da antena. Tbulos de Malpighi: insetos e alguns aracndeos; o Tubos finos que partem da regio mediana do intestino o Mergulhados na hemocela, em contato direto com hemolinfa. o Filtram a hemolinfa, removendo excrees o Conduz ao intestino eliminando com as fezes. Glndulas coxais, nos aracndeos o Localizam-se no cefalotrax o Abrem para o exterior em poros junto a base das patas (coxas) o Semelhantes s glndulas antenais Sistema nervoso e sensorial Gnglio cerebral na cabea, ligada a cadeia nervosa ventral Da cadeia nervosa partem nervos que se conectam ao msculos e estruturas sensoriais. Sistema sensorial bem desenvolvido o Estmulos mecnicos, qumicos, sonoros e luminosos o Tato: pelos tteis, principalmente nas antenas o Olfato e paladar: muitos artrpodos se comunicam por feromnios.

o o

Audio: pelos especiais distribudos pelo corpo, sons produzidor por presas, inimigos ou indivduos do sexo oposto. Alguns insetos possuem tmpano. Viso: ocelos, olhos simples e olhos compostos Ocelos intensidade e direo da luz, sem imagens. Crustceos e insetos. Olhos simples: cinco a oito. Aracndeos, cristalino e formam imagens. Olhos compostos: milhares de unidades omatdios cada um com crnea e cristalino prprios. Insetos. Alguns at enxergam radiao ultraluminosa.

Principais grupos Crustceos Corpo dividido em cefalotrax e abdome, dois pares de antenas, apndices locomotores no cefalotrax e abdome. Ambientes aquticos, marinhos ou gua doce. Poucos terrestres Alguns ssseis (cracas), fixas em rochas, conchas, madeira; Siris, camares e lagostas Caranguejos conseguem carregar gua nas cmaras branquiais para suportar um perodo de seca Tatuzinhos de jardim, grande umidade. Certos crustceos so herbvoros, alguns predadores de animais (vivos) e os camares alimentam-se de detritos. Microcrustceos so os mais abundantes entre os seres flutuantes presentes nos mares (plncton) base alimentar para a fauna aqutica; Crustceos como camares, siris e lagostas so apreciados como alimento. Camaro: o Cabea e trax fundidos o Na fase embrionria so claramente distintos o Cabea formada por seis segmentos O primeiro no possui apndices e os demais 1 par cada; 2 3 um par de antenas, equilibram, tato e paladar 4 um par de mandbulas fortes, mastigao e triturao 5 6 um par de maxilas para manipular alimento e enviar boca; o Torax Fuso de 8 segmentos. Trs primeiros um par de maxilpedes: patas maxilares Para manipular o alimento, assando para maxilas e mandbula 5 demais segmentos um par de pereipodos, patas para caminhar no fundo do mar; o Abdome Seis segmentos 5 primeiros um par de apndices plepodos para nadar e caminhar Ultimo um par de apndices achatados, urpodos junto com telson formam uma cauda para nadar

Reproduo Maioria diica. Machos usam apndices especializados para transferir SPTZ para os receptculos seminais da fmea, onde ficam armazenados; vulos eliminados para fora e aderidos ao abdome (cola) onde os SPTZ fecundam Fecundao externa Algumas espcies, desenvolvimento direto, noutras indireto. Aracndeos Cefalotrax e abdome Quelceras e pedipalpos Sem antenas Quatro pares de patas Hbitos terrestres: matas, pntanos, desertos e casas; Muitos vivem no solo, entre rochas ou buracos Outros em teias construdos por eles mesmo; Escorpies so comuns em desertos, passando o dia escondidos e saindo noite para caar pequenos animais, geralmente insetos. Algumas aranhas e escorpies produzem venenos muito poderosos Aranhas injetam veneno pelas quelceras Escorpies usam aguilho caudal. Aranhas o Cefalotrax ligado ao abdome, fina cintura. o Regio anterior do cefalotrax cinco a oito olhos simples o Um par de quelceras afiladas e um de pedidalpo. Sucos digestivos produzidor pelas glndulas so eliminados e penetram na vtima no ferimento causado pelas quelceras Digerindo parcialmente o tecido afetado Pedipalpo espreme a presa e ajuda a sentir o sabor dos alimentos Quatro pares de patas no cefalotrax; Na extremidade do abdome, fiandeiras Estruturas onde desembocam glndulas produtoras de teia. Reproduo Dioicos Macho maduro fabrica um saquinho de seda onde deposita SPTZ Fmea adulta, introduz os SPTZ no poro genital feminino com auxilio dos pedipalpos Fecundao interna e os ovos ficam num ovissaco Os ovos eclodem pequenas aranhas, desenvolvimento direto. As aranhas sofrem sucessivas mudanas ao longo de sua vida. Limulus Um exemplo de Chelicerata marinho. o caranguejo-ferradura, mas no um crustceo. Vive na Amrica do Norte e a fecundao externa. Alimenta-se de bivalves (pelecpodos) e pequenos vermes poliquetos (aneldeos).

Insetos Cabea, trax e abdome, um par de antenas, trs de patas, zero a dois pares de asas; Vivem bem em ambiente terrestre, algumas larvas e alguns adultos em gua doce. Poucas espcies no mar: besouros. Exoesqueleto impermevel, cutcula e traqueias o Permitiram que conquistassem ambiente terrestre; nicos invertebrados que voam Asas so expanses do corpo (epiderme e cutcula) que se movimentam pela ao dos msculos dentro do trax. Importncia ecolgica Cadeias alimentares; Larvas alimentam-se de cadveres reciclando nutrientes; Alguns so pragas prejuzo pecuria e lavoura o Mosca do berne, causando feridas dolorosas ao gado o Mosca das frutas, prejuzos econmicos o Mosquitos sugadores de sangue; o Piolhos, pulgas, podem transmitir doenas ao homem o Malria, febre amarela e filariose algumas doenas transmitidas por mosquitos. o Moscas transmitem vrus e bactrias o Barbeiros doena de Chagas o Pulgas, peste bubnica Abelhas, vespas e besouros agentes polinizadores Abelhas produo de mel Lagartas do bicho-da-seda roupas Joaninha come pulges que causam prejuzos lavoura Gafanhoto: o Fuso de 6 segmentos o Um par de antenas, um par de olhos compostos e tr~es ocelos o Peas bucais Mandbula, maxilas Ingesto de alimento slido o Torax trs segmentos, cada um com um par de patas articuladas 2 3 asas: um ou dois pares. o Abdome 11 segmentos no fundidos e sem apndices Lateral inferior, abertura para aparelho respiratrio, espirculos. Ultimo segmento reprodutivo Reproduo Dioicos Macho introduz o pnis na vagina da fmea, eliminando SPTZ. Reservatrio espermateca, temporariamente armazenado. vulos caminhos pelos ovidutos, passam pela espermateca e fecundam Fecundao interna e postura dos ovos

Alguns insetos tm ovopositor, para facilitar a postura, perfurando solo, frutas ou outros animais.

Ordens

Thysanura: traas Odonata: liblulas Orthoptera: gafanhotos Hemyptera: barbeiros e percevejos; Homoptera: pulges e cigarras; Lepidoptera: borboletas e mariposas; Diptera: moscas e mosquitos; Siphonaptera: pulgas; Coleoptera: besouros e joaninhas; Hymenoptera: abelhas, vespas, formigas e cupins;

Desenvolvimento Ametbolos, quando desenvolvimento direto. Metbolos o Hemimetbolos Hemi=metade Jovem tem alguma semelhana com adulto Fases so ninfas Metamorfose incompleta ou gradual o Homometbolos Fase vermiforme larva Sucessivas mudas, pupa ou crislida Profundas mudanas, metamorfose completa. Abelhas A nica frtil a rainha. As operrias cuidam da segurana da colmeia e constroem a colmeia, alm de buscar alimento; A rainha voa para copular com zanges Reserva os SPTZ em sua espermateca Quando fecunda, poe os ovos na colmeia; o Se o espao pequeno, sero ovos no fecundados e desenvolvero partenognese um zango haploide. o ZANGO HAPLOIDE! o Se o espao maior, ovo fecundado, podendo virar uma nova rainha ou operria o Vai depende do alimento que este ovo receber Rainha: geleia real, rica em hormnios Operria: mel; Quilpodos Centopeias e lacraias

Cabea pequena com um par de antenas Tronco alongado, sem diferenciao entre trax e abdome Tronco tem um nmero de 15 a 170 segmentos Cada segmento um par de patas

Diplpodos Piolhos de cobra Ambientes midos, solo de florestas, sob folhas e troncos em decomposio Cabea pequena, um par de antenas Um trax curto o Quatro segmentos o 2 3 4 um par de patas Abdome o 25 a 100 segmentos o Cada segmento 2 pares de patas

Equinodermos Estrelas-do-mar, ourio-do-mar, bolachas-de-praia e holotrias (pepinos-do-mar); Echinodermata (echino=espinho; dermatos=pele); Todos vivem no mar. Alguns ssseis, outros mveis. Estrelas-do-mar caminham sobre o fundo, alimentam-se de mexilhes e estras; Ourios-do-mar tambm deslocam no fundo ou fixos em rochas beira mar; Crinoides, lrios-do-mar fixos a rochas e aspecto de flor; Ofiuroides, serpentes-do-mar, estrelas de braos finos, longos, com movimentos semelhantes a serpentes Classificao: o Asteroidea (estrelas-do-mar); o Echinoidea (ourios-do-mar); o Holothuroidea (pepinos-do-mar); o Crinoidea (lrios-do-mar); o Ophiuroidea (serpentes-do-mar); Asteroidea Estrelas-do-mar; Corpo achatado, forma de estrela, 5 a 50 braos. Ps na face ventral do corpo; Echinoidea Ourios-do-mar e bolachas-de-praia (corrupios) Corpo circular, abaulado (ourios) ou achatado (corrupios), sem braos; Movimento dos espinhos d locomoo Tambm tem ps;

Holothuroidea Pepinos-do-mar (holotrias) Corpo alongado, salsicha, sem braos; Locomoo por ps em fileiras ao longo do corpo; Crinoidea Lrios-do-mar (crinoides) Corpo em forma de taa, cinco braos ramificados, finos e flexveis, lembram plumas; Algumas fixas no findo (pednculos) Outros nadam movimentando os braos; Ophiuroidea Serpentes-do-mar (ofiros) Corpo achatado, cinco braos finos e flexveis, searados uns dos outros, mas ligados a um disco central. Locomoo por ondulaes dos braos;

Anatomia e fisiologia Pegando o ourio-do-mar como exemplo. Anatomia externa Parte dorsal (superior) abaulada Ventral mais achatada. Boca no centro da face ventral, nus na face dorsal. Muitos espinhos, movimento lento. Superfcie do corpo e dos espinhos tem epiderme muito fina; Entre os espinhos pedicelrias removem detritos que aderem ao corpo do ourio, mantendo-o limpo. Ps ambulacrais para movimentao, projetados na superfcie do corpo. Centenas. Endoesqueleto Calcrio origem mesodrmica Sob a epiderme; Podem formar carapaa rgida, ou em placas finas e mveis ou ossculos articulados. Na face dorsal, uma placa central nus e cinco placas em torna delas.; Uma destas placas tem o poro genital. Outra placa parece um chuveiro (cheia de furinhos) a madreprica ou madreporito o Esta camada tem funo de locomoo e vascular. Celoma So animais celomados; Internamente ao esqueleto h um grande celoma, revestido por epitlio de origem mesodrmica. Na cavidade celmica alojam-se os rgos. Sistema Digestivo Completo;

No ourio a boca est na face ventral e tem cinco dentes calcrios fortes e afiados. Ligados a uma estrutura de apoio (ossos e msculos) lanterna-de-aristteles. Tubo digestivo longo e enrolado: esfago curto, estmago e intestino. nus na face dorsal, na placa central do esqueleto. Alimenta-se de algas, pequenos animais e detritos orgnicos. Alimento triturado nos dentes calcrios, passa ao estmago e intestino e digerido por enzimas secretadas pelas paredes intestinais. Digesto extracelular e produtos absorvidos pelas clulas intestinais.

Respirao e excreo Lquido celmico em comunicao com dez brnquias pequenas, externas ao corpo, ao redor da boca. Encarregam-se das trocas gasosas entre a gua e o fludo celmico Eliminao das excrees No possuem sistema circulatrio. Estrelas-do-mar centenas de papilas entre os espinhos, funcionam como brnquias; Holotrias, conjunto de tubos internos rvores respiratrias pela respirao e excreo. Sistema nervoso Anel nervoso perto da boca, cinco nervos radiais ramificam-se e atingem o corpo Sistema sensorial reduzido, poucos receptores qumicos e tteis ao redor da boca e ps. Sistema ambulacral e hidrovascular Exclusivo dos equinodermos; Tubos e ampolas cheios de gua Responsvel pela movimentao dos ps; A gua penetra no sistema ambulacral atravs dos poros da placa madreprica o No dorso o Segue pelo canal madreprico (ou canal ptreo) ligado a um canal circular Canal circular em torno do tubo digestivo Cinco expanses, vesvulas de poli com cinco canais radiais Percorrem o corpo na face interna das zonas ambulacrais Em cada canal inmeras bolsas musculosas, as ampolas cada uma ligada a um p ambulacral O p sai para o exterior do corpo por um orifcio do esqueleto. O sistema funciona pela presso da gua no interior. A contrao da musculatura da ampola fora a gua a penetrar o pe oco e musculoso e ele distende, fixando a ventosa num substrato. Com a contrao da musculatura do p, a gua volta para a ampola e o p fica flcido, soltando-se do substrato. Fixao ao substrato e captura do alimento.

Sistema reprodutor Dioicos Gnadas de machos (testculos) Fmeas (ovrios) Cavidade celmica Ourios-do-mar: 5 gnadas; Estrelas-do-mar: 10; Holoptrias: 1; Comunicam-se com o exterior pelos poros genitais na face superior ao redor do nus. Eliminam seus vulos e SPTZ na gua; fecundao externa. Ovo origina uma larva, desenvolvimento indireto. Ourios do mar, apenas 1 forma larval, livre-natante, simetria bilateral plteo. Estrelas-do-mar duas formas larvais simetria bilateral, bipinria e braquiolria. o Esta ltima desce e sofre metamorfose, virando uma estrela. Possuem elevada capacidade de regenerao. o Estrelas-do-mar podem regenerar um ou mais de seus braos perdidos o Ourios regeneram espinhos e pedicelrias; Simetria A maioria dos equinodermos tm simetria radial; Caracterstica primitiva presente apenas no Cnidria; Por outro lado, larvas tm simetria bilateral. H outras importantes semelhanas com os cordados durante o desenvolvimento do embrio; o Nematelmintos, moluscos, aneldeos e artrpodos: blastporo origina a boca; o nus surge depois. Por isso esses animais so protostmios. o Nos equinodermos e cordados o blastporo origina o nus: deuterostmios o nus primeiro. o Com exceo dos equinodermos, em todos os invertebrados o celoma tem origem esquizoclica (schizo=fendido, cella=cavidade). A cavidade celmica origina de fendas que surgem no interior de blocos mesodrmicos macios. o Equinodermos e cordados, mesoderma surge a partir de bolsas que brotam do teto do intestino primitivo, origem enteroclica (enteron=intestino). Assim assemelham-se aos cordados porque tm esqueleto interno, serem deuterostmicos e celoma enteroclica. Evidncias de ancestrais em comum.

Cordados Mamferos, aves, rpteis, anfbios e peixes pertencem ao Reino; Triblsticos, celomados, deuterostmios Simetria bilateral Corpo segmentado Esqueleto interno: maioria Sistema circulatrio fechado: maioria

Corao ventral: maioria Exclusivos: o Notocorda o Tubo nervoso dorsal o Fendas branquiais o Cauda

Notocorda Basto flexvel Ao longo do dorso do embrio Entre tubo nervoso e digestivo Clulas grandes, envoltas em material fibroso D sustentao esqueltica ao embrio Na maioria dos cordados, a notocorda desaparece e origina a coluna vertebral. o Restos de notocorda entre as vrtebras da coluna Nos cordados sem vrtebras, a notocorda est presente para estrutura esqueltica Tubo nervoso dorsal Todos possuem tubo nervoso Posio dorsal Diferem dos invertebrados: cordo macio e no tubular o Geralmente na regio ventral Na maioria dos cordados o Regio anterior muito dilatada, o encfalo o E o restante do tubo medula espinhal Fendas branquiais Faringe dos embries cordados o Sete fendas paralelas de cada lado o Arcos de tecido mantem estas fendas abertas o Nos cordados aquticos, tecido se desenvolve em estruturas respiratrias, brnquias o A gua circula, possibilitando trocas gasosas o Nos cordados terrestres Fendas se fecham durante o desenvolvimento Arcos originam a mandbula, estruturas cartilaginosas que sustentam a faringe e ossculos do ouvido Cauda Todo embrio de cordado tem uma estrutura prolonga alm do anus O desenvolvimento e a funo variam nos diferentes grupos o Natao, apoio, arma de ataque e defesa, apreenso de objetos, espantar insetos; Classificao Trs subfilos

o o o o

Urochordata (ou Tunicata) Cephalochordata Vertebrata (ou Craniata) Urocordados e cefalocordados so os mais primitivos Reunidos em um grupo protocordados (protos=primitivo) No tm vrtebras, so cordados invertebrados. Cordados vertebrados Mais expressivos Apresentam coluna vertebral e caixa craniana Estruturas esquelticas que protegem o sistema nervoso central 52 mil espcies, 7 classes: Superclasse Pisces Superclasse Tetrapoda (tetrapodo: quatro patas) o Dois pares de membros locomotores

Superclasse Pisces Classes: Agnatha (gnatos), Chondrichtyes (condrictes ou peixes cartilaginosos), Osteichtyes (ostectes ou peixes sseos). Superclasse Tetrapoda Classes: Amphibia (anfbios), Reptilia (rpteis), Aves e Mammalia (mamferos) Protocordados Urocordados Exclusivamente marinhos Fixada em rochas, beira-mar Grudada em algas de grande porte Ascdia negra o Lembra azeitona preta grande Desenvolvimento indireto Larvas so mais caractersticas dos cordados do que os adultos; Urocordados (cauda): apresentam notocorda na regio caudal o Larva lembra um girino e nada livremente durante um tempo o Fixa-se por papilas adesivas o Metamorfose: cauda e notocorda desaparecem o Tubo nervoso se modifica e animal assume vida adulta, sssil Circulao de gua, respirao, excreo e nutrio Animais filtradores: o gua do mar circula pelo corpo o Retirando alimento e O2 o Eliminando CO2 e excrees gua penetra pelo sifo inalante o Atravessa as fendas branquiais

o Cai na cavidade atrial o E eliminada pelo sifo exalante Digesto extracelular o Restos de alimento so eliminados pelo anus. o Fezes eliminadas com o gs carbnico no sifo exalante. o nus fica dentro do sifo exalante;

Reproduo Sexuada Maioria monica Gametas eliminados na cavidade atrial o Saindo pelo sifo exalante o Fecundao na gua, externa. Pode ter reproduo assexuada por brotamento colnias. Tnica

Revestimento cuticular espesso Secretado pelo corpo O grupo tunicado Polissacardio semelhante celulose

Cefalocordados Cerca de 25 espcies de animais marinhos Anfioxo o Lembra um pequeno peixe o Vive semienterrado na rea do fundo do mar o Hbitos noturnos Nadar e procurar alimento o Anfioxo (amphi=ambos, oxus=extremidade) Ambas as extremidades afiladas o Na epiderme, musculatura em blocos, em forma de V deitados o A boca na regio anterior, posio ventral o Rodeada por uma coroa de tentculos o O nus, na regio posterior, tambm em posio ventral o Na regio mediana ventral abertura do trio, atriporo Circulao de gua, respirao, excreo e nutrio Assim como os urocordados, filtradores gua penetra pela boca, atravessa as fendas branquiais da faringe Cai no trio o E sai pelo atriporo Traz oxignio e leva excrees Traz partculas alimentares, retidas no muco que recobre as brnquias Digesto extracelular

Reproduo Dioicos Gametas eliminados pela cavidade atrial e saem pelo atriporo Fecundao externa Desenvolvimento direto sem estgio larval. Vertebrados Sistema esqueltico Apresenta vrtebras; Exclusividade Peas esquelticas articuladas em sequencia na regio dorsal Constituem a coluna vertebral Vrtebras so perfuradas o Formam canal no interior da coluna o Aloja medula espinhal o Na extremidade anterior, aloja-se o crnio. Crnio Dividido em duas partes: neurocrnio e crnio visceral o Neurocrnio, ou, caixa craniana Encfalo e rgos dos sentidos o Crnio visceral Mandbula e estruturas esquelticas que sustentam a parte anterior do tubo digestivo Surgiu durante evoluo dos vertebrados pela transformao dos arcos branquiais Esqueleto axial o conjunto crnio + coluna vertebral Axon = eixo Define o eixo longitudinal do corpo A maioria possui tambm um esqueleto apendicular o Estruturas esquelticas que do sustentao aos apndices corporais Nadadeiras, asas, patas ou braos Esqueleto dos agnatos e condrictes (peixes cartilaginosos) o Inteiramente cartilaginoso Nos demais o Formado principalmente por tecido sseo, com alguns componentes cartilaginosos Sistema muscular Tipos de tecido Estriado esqueltico o Forma msculos fixados ao esqueleto o Movimentos corporais

Liso Presente nas vscera ocas Esfago, estmago, intestino, bexiga, tero, glndulas e vasos sanguneos; Suas contraes possibilitam a movimentao desses rgos e contedos; Estriado cardaco o Presente no corao o Principal responsvel pelo bombeamento do sangue que circula nos vasos o

Musculatura voluntria e involuntria Os msculos esquelticos podem ser controlados voluntariamente voluntria Musculatura lisa e cardaca automticas involuntria Sistema Tegumentar Revestimento do corpo Tegumento ou pele Duas camas firmemente unidas o Epiderme mais externa o Derme mais interna Protege tecidos e rgos Revestimento secreta substncias e atua como superfcie respiratria Diversas estruturas tm origem a partir do sistema tegumentar o Escamas, placas crneas, unhas, cornos, penas e pelos o Resistncia dada pela queratina (protena) Glndulas tegumentares Peixes e anfbios: secretam muco lubrificante Sapos: glndulas de veneno Glndulas mamrias, secretam leite Glndulas sebceas, sudorparas e lacrimais Sistema nervoso e sensorial Extremidade anterior altamente desenvolvida, constitui encfalo. Partem os nervos cranianos, ligando os rgos dos sentidos, musculatura da cabea e vsceras Peixes e anfbios: 10 pares de nervos cranianos Rpteis, aves e mamferos: 12 pares. Encfalo ligado medula espinhal o A medula fica no canal das vrtebras o Da medula partem diversos pares de nervos espinhais ou raquidianos o Cada nervo possui duas razes ligadas medula Uma por onde entra informaes dos rgos dos sentidos Outras saem ordens de ao Encfalo + medula constituem o sistema nervoso central (SNC) Os nervos e gnglios nervosos constituem o sistema nervoso perifrico.

Espalhados pelo corpo, clulas e conjuntos celulares informam o sistema nervoso sobre condies externas e internas do corpo Muitas espcies possuem rgos altamente especializados para viso, olfato, audio.

Sistema digestivo Completo Boca, faringe, esfago, estmago, intestino Rpteis e aves: intestino tem uma cloaca Nos demais: nus. Duas glndulas importantes: fgado e pncreas o Fgado produz bile Emulsionar as gorduras no alimento, facilitando a digesto. o Pncreas neutraliza acidez estomacal e contm enzimas digestivas Comprimento do intestino associado ao tipo de dieta da espcie o Herbvoros: mais longo o A digesto vegetal mais lenta que alimento de origem animal. Sistema circulatrio Fechado Sangue circula sempre no interior de vasos sanguneos. Corao musculoso, contraes rtmicas o Bombeiam o sangue atravs de vasos sanguneos o Artrias, capilares e veias o Ramificam-se por todo o corpo do animal Distribui oxignio e alimento para as clulas e recolhe excrees do metabolismo celular; Circulao de sangue nos peixes Os peixes corao com duas cmaras o trio ou aurcula que tem uma parede fina o Ventrculo com parede mais grossa Sangue que circula pelos tecidos do corpo pobre em oxignio e rico em gs carbnico. o Retorna ao corao pelas veias sangue venoso o Renem-se na regio dilatada no corao seio venoso o enviado ao trio e em seguida passa para o ventrculo. o A contrao do ventrculo manda o sangue venoso para uma grande artria que liga at as brnquias Sangue recebe oxignio e elimina gs carbnico agora chamado de sangue arterial o Sangue arterial distribudo para o corpo por artrias Ramificam-se de grossas at finos vasos capilares O sangue nos vasos capilares rico em oxignio e recebe gs carbnico, voltando a ser sangue venoso. o Atravs das veias o sangue retorna ao corao, completando a circulao.

Circulao de sangue nos anfbios Trs cmaras o Dois trios e um ventrculo Sangue venoso penetra no corao pelo trio direito Sangue arterial proveniente dos pulmes penetra o trio esquerdo A contrao dos trios o Encaminha o sangue venoso e o arterial para o ventrculo nico o Se misturam o O ventrculo contrai e bombeia a mistura para a aorta (artria) o Ela divide em dois ramos Um que conduz o sangue novamente aos pulmes Outro que conduz aos tecidos Circulao de sangue nos rpteis Quatro cmaras o Dois trios e dois ventrculos o Os ventrculos so incompletamente separados Orifcio na parede que os separa em direito e esquerdo Sangue venoso penetra no trio direito Sangue arterial do pulmes pelo trio esquerdo Contrao simultnea o Sangue venoso ventrculo direito o Sangue arterial ventrculo esquerdo Comunicao pelo orifcio o Ocorre alguma mistura dos sangues o Mistura menor do que os anfbios Ventrculos contraem-se o O direito impulsiona o sangue para os pulmes, onde oxigenado e vira sangue arterial o O esquerdo impulsiona para a aorta que se ramifica e distribui Circulao de sangue nas aves e mamferos Quatro cmaras o Completamente separados o trios e ventrculos Sangue venoso penetra pelo trio direito e passa para o ventrculo direito o Contrao do ventrculo direito manda o venoso para os pulmes Nos pulmes, recebe oxignio e vira arterial o Retorna ao corao pelo trio esquerdo, passa para o ventrculo esquerdo o E a contrao do ventrculo esquerdo manda sangue arterial para a aorta que se ramifica e distribui para todo o corpo Sistema respiratrio Peixes (ciclstomos, condrictes e osteces) bem como as larvas dos anfbios o Brnquias Tetrpodos (anfbios, rpteis, aves e mamferos) quando adultos

Pulmes

Brnquias rgos para ambientes aquticos Filamentosa, parece um pente de dentes longos e flexveis Filamentos, ricos em vasos capilares finssimos o Clulas destes filamentos em contato com a gua e com o sangue o Fazem as trocas gasosas A gua continuamente renovada, garantindo suprimento constante de O2 Os peixes cartilaginosos mantm a boca semiaberta para circular constantemente a gua; o Eles precisam estar continuamente em movimento Peixes sseos permitem que a gua circule mesmo com a boca fechada e quando esto parados. o Eles podem ficar parados Pulmes Estrutura varia entre as classes Surgem a partir de salincias da parede do tubo digestivo Salamandras o Dois sacos sem dobras internas o Recobertos por capilares sanguneos Sapos e rs o Algumas dobras internas o Aumentam a superfcie respiratria o Mais eficientes na troca gasosa que os primeiros Rpteis o Algumas dobras a mais o Lagartos, tartarugas e crocodilos Pulmes mais complexos Divises internas, aspecto esponjoso Mamferos o Bolsinhas recobertas de vasos, alvolos pulmonares o Nas bolsas ocorrem as trocas gasosas Aves o No possuem alvolos o Finssimos condutos parabronquolos Trocas gasosas o Sacos areos Projees todas as partes do corpo Sistema excretor e reprodutor Cargo dos rins o Filtrao do sangue o Removem e eliminam resduos das clulas Peixes e anfbios

o Rins primitivos, rim mesonefro Rpteis, aves e mamferos o Rim metanefro, mais avanado

Rim mesonefro Filtradores aos pares Na regio torcica do animal Tambm chamado de rim torcico Unidade filtradora o Tubo com uma das extremidades em forma de funil ciliado e cpsula filtradora o Funil ciliado remove excrees da cavidade celomtica o Cpsula remove excrees do sangue o Excrees so lanadas em dutos, canais de Wolff. Rim metanefro Unidades filtradoras chamadas de nfrons. Termina em uma taa, cpsula de Bowmann remove excrees diretamente do sangue Nfrons agrupados em dois rgos compactos na regio do abdome o Rins abdominais Excrees do sangue lanados nos ureteres Aparelho reprodutor masculino Gnadas masculinas, testculos, formadas por tubos enovelados o No interior formam os SPTZ o So conduzidos pelo canal desemboca no canal de Wolff nos anfbios e peixes o canal atua como condutor de urina e SPTZ rpteis, aves e mamferos o canal deferente tambm chamdo de canal de Wolff (s pra complicar) neste caso o canal de Wolff s conduz SPTZ Na maioria dos mamferos os testculos ficam numa bolsa entre as pernas o O saco escrotal o Dobra da pele Aparelho reprodutor feminino Gnadas femininas, ovrios No desembocam no canal de Wolff Gametas femininos so conduzidos para fora do corpo pelos canais de Muller. o Extremidade alargada que recolhe os vulos aps a ovulao Peixes e anfbios o Canal de Muller tubo uniforme Rpteis, aves e mamferos o Diferencia em regies com funes definidas o Trompas de Falpio + tero + vagina

Cloaca

Canal urinrio, reprodutor, tubo digestivo Peixes, anfbios, rpteis, aves e alguns mamferos Desembocam em uma cmara cloaca Nos demais, h separao entre o seio urogenital (ventre) e o nus (dorso).

Reproduo Sexuada Maioria diica Fecundao interna ou externa Desenvolvimento direto ou indireto o Alguns gnatos, ostectes e anfbios indireto o Condrictes, rpteis, aves e mamferos direto Classificao Classe Agnatha A=negao; gnatha=mandbula Vertebrados sem mandbula Boca circular = ciclostomados (ciclo=circular; stomatos=boca) So as lampreias e peixes-bruxas o Peixes-bruxas no mar, alimentam-se de vermes e peixes debilitados ou mortos o Desenvolvimento direto o Lampreias mar, rios, lagos de gua doce o Desenvolvimento indireto. Larvas amocetes Cegas e vivem enterradas na lama No ciclo evolutivo, este deve ter sido um dos primeiros a surgir. o E em algum momento estes gnatos ganharam mandbula e nadadeiras pares, originando os demais vertebrados. Classe Chondrichtyes (peixes cartilaginosos) Condrictes (chondros=cartilagem e ichtyos=peixes) Esqueleto totalmente de cartilagem Maioria no mar Representantes: tubares, raias e quimeras Apresentam dois pares de nadadeiras o Um na regio peitoral o Outro na plvica Corpo recoberto por escamas de origem epidrmica o Escamas placoides Na regio da cabea o 5 a 7 fendas branquiais Fecundao interna Macho: clasper abre a cloaca da fmea para introduzir SPTZ Muitas espcies so ovparas, botam ovos que se desenvolvem fora do corpo

Outras so ovovivparas, embries se desenvolvem dentro do corpo da fmea Poucos so vivparas, embries no interior do corpo da fmea; Desenvolvimento direto, sem estgio larval.

Osteichtyes (peixes sseos) Osteos=osso; ichtyos=peixes Esqueleto sseo Ambientes de gua doce ou salgada Escamas de origem drmica (diferente das placoides epidrmicas dos condrictes) o Possuem glndulas produtoras de muco o Lubrificam o corpo o Reduzem atrito com a gua na natao Bexiga natatria o Bolsa cheia de gases, acima do estmago o Reduz a densidade do corpo o Permite que o peixe flutue ou afunde na gua o Controlam o volume da bexiga trocando gases com o sangue Reproduo o Externa ou interna o Ovparas e ovovivparas o Desenvolvimento direto ou indireto (alevinos, formas jovens larvais de barriga proeminentes) Evoluo o Acredita-se que surgiram na mesma poca que os condrictes o Os ostectes inicialmente em gua doce, depois invadindo o mar. o Trs grupos: peixes com nadadeiras radiais (actinoptergios) peixes com nadadeiras lobadas (crossoptergios) pexes pulmonados (dipnoicos) o Actinoptergios enorme sucesso, maioria dos peixes osseos atuais Pulmo perde a funo, desprende-se da faringe e origina a bexiga natatria o Dipnicos existem poucos exemplares em gua doce Pulmo primitivo acessrio das brnquias o Crossoptergios acredita-se originaram os tetrpodos Um exemplar foi encontrado na Africa do Sul em 1939. Anfbia Amphi=duas; bios=vida Uma fase aqutica e outra terrestre Trs ordens: o Urodela Anfbios com cauda salamandras o Anura

Apoda

Sem cauda Sapos, rs e pererecas Sem patas Corpo cilndrico e alongado lembra minhoca grande

Adultos o Pele fina o Sem escamas o Glndulas produzem muco, espalhadas na pele o Mantm a superfcie sempre mida e lubrificada o Permite a troca de gases entre os vasos sanguneos da pele e o ar Respirao cutnea o Muitos tm glndulas produtoras de veneno Reproduo e ciclo de vida o Adaptados vida terrestre o Alguns podem viver em ambientes relativamente secos o Voltam gua para se reproduzir Ovos e SPTZ liberados na gua Fecundao externa So ovparos o Embries numa forma larval, girino, respira por brnquias Alimentam-se de plantas aquticas Desenvolvimento indireto Sofrem metamorfose e se transformam em adultos Evoluo o Primeiros vertebrados terrestres o Adaptao incompleta: preciso voltar gua para reproduo o Os primeiros exemplares so parecidos com os crossoptergios (ostectes com nadadeiras lobadas) sugerindo ancestrais comuns

Reptlia (rpteis) Reptilis = que se arrasta Vertebrados terrestres, ovparos Corpo revestido por escamas crneas Trs ordens: o Chelonia: tartarugas e cgados o Squamata: cobras e lagartos o Crocodila: crocodilos e jacars Pele recoberta por escamas ou placas de crnea o Origem epidrmica o Com queratina Revestimento altamente queratinizado o Excelente proteo contra perda de gua Primeiros totalmente adaptados ao ambiente terrestre o Ovo terrestre desenvolve-se fora dgua

Casca protege contra o dessecamento Grande quantidade de alimento, vitelo No desenvolvimento embrionrio Anexos embrionrios Possibilitam o desenvolvimento fora dgua So eles: crnio, mnio ou bolsa amnitica, alantoide e saco vitelnico Crnio: membrana que envolve o embrio e os demais anexos Rica vascularizao, trocas gasosas entre sangue do embrio e ar atmosfrico mnio: bolsa cheia de lquido, envolve o embrio, protege contra a dessecao e choque mecnicos Alantoide: bolsa ligada ao tubo digestivo, armazenam-se as excrees, principalmente cido rico Saco vitelnico: bolsa ligada ao tubo digestivo onde fica o alimento. o Fecundao interna o Algumas espcies ovovivparas (retm ovo no interior do corpo) o Outras ovparas (ovo fica do lado de fora) Assim como os peixes e os anfbios So animais de sangue frio, ou, ectotrmicos o No usam o calor do metabolismo para regular a temperatura do corpo o Aquecem-se pela exposio ao sol o Procuram sombra quando se torna excessivamente quente o Ecto=fora; thermos=calor Aquecem-se com o calor de fora Outro sinnimo: heterotrmicos (heteros=diferente) Pecilotrmicos (pecilo=variado) Aves e mamferos so endotrmicos (endos=dentro) o Usam o calor do metabolismo para aquecimento do corpo o Homotrmicos (igual) Evoluo o A partir de um grupo de anfbios primitivos o Pequeno porte, aspecto de lagarto atual o Alimentavam-se de insetos o Grupos: Terapsidas, originando os mamferos Tecodontes, origem aos dinossauros, aves e crocodilos atuais Dinossauros (terrestres) e pterossauros (voadores) Idade dos Rpteis A extino da maioria das espcies de repteis favoreceu o aparecimento de aves e mamferos

o o o

Aves

No grupo so os nicos com penas; Voo, isolamento trmico, proteo contra dessecamento

Pena o o o o o

Haste central Filamentos partem laterais em mesmo plano Cada filamento lateral contm filamentos menores, brbulas As brbulas se prendem s vizinhas por pequenos ganchos A pena trocada uma vez por ano, de forma gradual Pelo desgaste Gradual para no prejudicar o voo Possibilidade de voo o permitiu uma grande evoluo do grupo o auxiliado pelas penas o por sacos areos prximo ao pescoo o corpo com ossos porosos, menos densos; No so todas as aves que voam o Mas tm habilidade em correr: emas, avestruzes o Nadar: pinguins e mergulhes e outras aves aquticas Reproduo o Assemelha-se aos rpteis o Fecundao interna o Desenvolvimento ovo, ovparas o Desenvolvimento direto, sem estgio larval; o Elas chocam os ovos, ao contrrio dos rpteis; Cuidam dos recm-nascidos, protegendo e alimentando Ovos semelhantes aos rpteis, com os mesmos anexos embrionrios Evoluo o A partir dos tecodontes, mesmo grupo de rpteis primitivos o Caractersticas reptilianas Escamas epidrmicas Tipo de ovo terrestre

Mamferos (Mammalia) Caracterstica que os distingue: o presena da glndula mamria, o corpo total ou parcialmente recoberto por pelos; o dentes diferenciados em incisivos, caninos, pr-molares e molares; o membrana muscular que separa o trax do abdome, diafragma; Evoluo o A partir dos terapsidas, rpteis primitivos. o Primeiros mamferos eram pequenos como camundongos Alimentao a base de insetos J com dentio diferenciada Subclasses Trs subclasses: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentrios)

Prototheria ou Monotremados Mamferos que botam ovos; Ornitorrincos e quidnas Ambos na Austrlia e Tasmnia; As fmeas botam ovos e os carrega em uma bolsa de pele ventral ou mantm aquecidos em um ninho. Recm nascidos alimentam-se do leite que escorre pelos pelos da barriga da me. As fmeas no possuem mamilos. Metatheria ou marsupiais Cangurus da Austrlia e os gambs da Amrica do Sul Fmeas tm bolsa de pele no ventre, o marspio onde os filhotes completam o desenvolvimento O incio do desenvolvimento interno, no tero, ao contrrio dos monotremados (que em ovos e externo); Alimenta-se de substncias armazenadas no ovo e lquidos nutritivos da parede uterina. Aps algumas semanas o embrio nasce ainda imaturo agarra-se aos pelos da me e se desloca at o marspio, onde completa o desenvolvimento. Os mamilos ficam no interior do marspio, onde desembocam as glndulas mamrias que os nutrem. Na evoluo, os placentrios foram dominando os territrios dos marsupiais excluindo a regio da Austrlia e uma parte da Amrica. Eutheria ou placentrios Embrio completa todo o desenvolvimento no interior do tero materno ao qual se liga pela placenta. Atravs da placenta, embrio recebe nutrientes e oxignio do sangue da me, eliminando gs carbnico e excrees
Principais ordens de mamferos placentrios Chiroptera

Primata

Morcegos, voadores, membros anteriores transformados em asas;

Lmures, trsios, macacos e homem; cinco dedos nos ps e nas mos; primeiro dedo geralmente opositor; viso binocular e crebro muito desenvolvido

Carnvora

Ces, lobos, gatos, lees, tigres, onas, hienas, focas, lees-marinhos; Alimentam-se de carne; dentes caninos e incisivos afiados e desenvolvidos;

Proboscidea

Elefantes. Dentes incisivos superiores desenvolvidos (presas de marfim); nariz e lbio superior transformado em tromba;

Sirenia

Peixe-boi. Herbvoros; aquticos; membros achatados para natao

Perissodactyla

Rinocerontes, antas, cavalos e zebras; Nmero impar de dedos (um ou trs); caminham sobre o casco (unha) do terceiro dedo; demais dedos reduzidos ou ausentes;

Artiodactyla

Camelos, lhamas, cervos, girafas, antlopes, bois, cabras, carneiros, porcos e hipoptamos. Nmero par de dedos (terceiro e quarto), guarnecidos por cascos; demais dedos reduzidos ou ausentes

Cetacea

Baleias e golfinhos. Marinhos; membros anteriores nadadeiras; posteriores ausentes. Cauda desenvolvida para nadar

Rodentia

Marmotas, castores, ratos, camundongos, lemingues, porcos-espinhos, cobaias, capivaras e chinchilas. Roedores, dois pares de dentes incisivos para roer.

Lagomorpha

Coelhos e lebres. Roedores, dois pares de incisivos para roer e um adicional superior pequenos atrs do primeiro par.

Resumo dos reinos


Monera Diagnose dos moneras seres procariontes, unicelulares ou coloniais. H espcies auttrofas (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) e heertrofas (fermentadoras, respiradoras aerbicas e respiradoras anaerbicas). Onde encontrar moneras? Os moneras (bactrias so invisveis a olho nu e esto presentes em todos os ambientes: no ar, na agua, no solo e no corpo de animais e plantas. Certas espcies de bactrias so teis ao homem. Algumas vivem no corpo de animais e de plantas, causando doenas. Exemplos que parasitam o homem: clostridium tetanii, Vibrio cholerae. Classificao Diversidade dos moneras dificulta. Costuma ser dividido em 2 grupos informais: arqueobactrias (primitivas) e eubactrias (verdadeiras) Reproduo assexuada por diviso binria, sexuada por transformao, transduo e conjugao, esporos resistentes. Protista Algas Diagnose das algas Seres auttrofos fotossintetizantes, unicelulares ou multicelulares. O corpo chamado de talo. Onde encontrar macroscpicas facilmente em litorais e lagos de gua doce. Microscpicas filamentosas ou unicelulares formam limo em superfcies midas. Muitas espcies so abundantes na superfcies de mares e lagos, fitoplncton. Classificao grupo informal dentro do reino Protista. Seis filos: Clorophyta, Phaeophyta, Rhodophyta, Chrysophyta, Euglenophyta e Pyrrophyta. Pigmentos do plasto, substncias de reserva e componentes da parede celular ajudam na sua classificao. Reproduo assexuada e sexuada. Unicelulares se reproduzem assexuadamente por diviso binrias. Muitas espcies filamentosas e folhosas se reproduzem assexuadamente por fragmentao e esporulao. Com exceo dos euglenoides, a reproduo sexuada est presente em todos os grupos, com ciclos de vida dos tipos haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte. Alternncia de geraes. Protista protozorios Diagnose dos protozorios Seres unicelulares, hetertrofos. Onde encontra-los Podem ter vida livre ou parasitas. Livre: agua doce ou salgada ou superfcies midas. Parasitas habitam interior das clulas. Espcies que vivem em tubos digestivos de insetos e mamferos ruminantes [associao, mutualismo]. Vida livre; Amoeba proteus (sarcodneo), Paramecium caudatum (paramcio ciliado), Parasitas: Trypanosoma cruzi (flagelado - Chagas), Plasmodium vivax (plasmdio, esporozorio). Classificao reino informal do protista. Sarcodina, Flagellata, Ciliata e sporozoa. Critrio: tipo de estrutura locomotora e presena ou ausncia desta.

Reproduo assexuada e sexuada. Assex por diviso binria ou mltipla. Sexuada por conjugao e ciclos de assex com sex em alguns esporozorios. Fungae Diagnose dos fungos: hetertrofos, unicelulares ou filamentosos. Maioria possui sistemas de hifas tubulares de paredes quitinosas que constituem o miclio. Onde encontrar fungos? Locais midos, sobre substratos orgnicos. Representantes: bolores, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Algumas parasitam plantas e animais. Fungos: Rhizopus nigricans o bolor preto do po (ficomiceto), Saccharomyces cerevisae, levedo da cerveja (ascomiceto), Agaricus campestris, o champignon comestvel (basidiomiceto) e Candida albicans (deuteromiceto) causador de micoses. Classificao Dois filos, Eumycota (fungos verdadeiros) e Mixomycota (fungos gelatinosos). O filo Eumycota dividido em quatro classes: Phycomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes. O critrio o tipo de processo sexual presentes. Nos Deuteromycetes no se conhecem processos sexuais. Reproduo Assexuada e sexuada. Espcies unicelulares assexuadamente diviso binria. Muitas espcies filamentosas assexuadamente por fragmentao, brotamento e esporulao. Com exceo dos deuteromicetos, a reproduo sexuada est presente em todos os grupos. Alguns ascomicetos e basidiomicetos formam corpos de frutificao durante o ciclo sexuado de reproduo. Plantas brifitas Diagnose das brifitas plantas sem sementes [criptgamas] e avasculares. Talo ereto [musgos] ou prostrado [hepticas e antceros]. Onde encontr-las Locais midos, no solo ou sob tronco de rvores. Poucas espcies aquticas [doce]. Terrestres: Polytrichum (musgo) e Marchantia (heptica) Classificao Bryophyta do reino vegetal. Reproduo Assexuada e sexuada. Hepticas assexuadas por propgulos [desprendem da me]. Brifitas por alternncia de geraes. A mais duradoura a haploide [gametoftica] Plantas Pteridfitas Diagnose das pteridfitas: Plantas sem sementes mas vasculares. Corpo tem raiz, caule e folhas. Onde encontra-las: ambientes midos, mas algumas podem habitar regies relativamente secas. Samambaias e avencas so ornamentais. H poucas aquticas [doce]. Dryopteris dentata (samambaia), Adiantum (avenca) e Cyathea. Classificao Diviso Pterophyta do reino Vegetal. Classe mais representativa a Filicinae que rene as samambaias e avencas.

Reproduo Assexuada e sexuada. Samambaias [brotamento] quando os estoles formam pontos. Na sexuada alternncia de geraes, com a gerao diploide mais duradoura [esporoftica]. Plantas Fanergamas Diagnose das fanergamas: plantas com sementes (espermatfitas), dotadas de seiva (vasculares). Ramos reprodutivos especializados (estrbilos nas gimnos e flores nas angios). Gimnospermas tm sementes expostas e angios tm sementes abrigadas no interior de frutos. Onde encontrar fanergamas? Todos os ambientes terrestres. Algumas aquticas [doce]. As conferas so abundantes em regies temperadas [extensas florestas, taigas]. No BR, as gimnospermas Araucaria Angustifolia [pinheiro-do-parana ou araucria]. Angiospermas abundantes em regies tropicais, desrticas, base da alimentao humana. Gimnos: conferas, cicadfitas. Angiospermas: milho (Zea mays) e Triticum sativum (trigo) monocotiledneas; feijo e batata inglesa dicotiledneas Classificao dois grupos informais: gimnospermas e angiospermas. Gimnos tem 4 divises: coniferophyta, cycadophyta, Getophyta e Ginkophyta. As angiospermas tm apenas 1 diviso: Anthophyta e duas classes: monocotyledones e dicotyledones. Reproduo Assexuada e sexuada. Algumas espcies tm assexuada por meio de mudas e estoles. Na sexuada h alternncia de geraes. A esporoftica a duradoura e gametoftica bem reduzida. O gametfito feminino est contido no vulo e o gametfito masculino no gro de plen. Animais - Esponjas ou Porferos Diagnose dos porferos Animais filtradores, organizao corporal primitiva. Simetria radial ou sem simetria. Sem rgos ou sistemas. Onde encontrar? Aquticos maioria no mar. Procurar em rochas e madeiras submersas no litoral de regies tropicais e subtropicais. As espcies mais comuns formam crostas de cor amarela, laranja ou cinzenta. Uma esponja: Spongia, porfero marinho usado para lavar e esfregar. Classificao filo porfera tem trs classes: Calcarea, Hexactinelllida [slica] e Desmospongiae [ambas] Anatomia e fisiologia 1. Sistema digestivo ausente. Alimento capturado por fagocitose dos coancitos [clulas com clios] que revestem o trio. Digesto intracelular. 2. Sistema circulatrio ausente. Difuso de substncias atravs dos espaos entre as clulas. 3. Sistema respiratrio ausente. Trocas gasosas por infuso. 4. Sistema excretor ausente. Excrees lanadas por difuso na gua. 5. Sistema nervoso e sensorial ausentes. Reproduo Assexuada e sexuada. Fragmentao e brotamento. Sexuada: desenvolvimento indireto [fase larval anfiblstula] Animais Cnidrios ou celenterados Diagnose animais com clulas urticantes (cnidoblastos). Podem ser plipos ou medusas. Simetria radial ou birradial. Diblsticos [folheto embrionrio]

Onde encontrar? Aquticos e maioria no mar. Procurar litorais rochosos tropicais e subtropicais. Em determinadas pocas do ano, guas-vivas em praias. Exemplos: Physalia pelgica (caravela), Aurelia aurita (agua-viva) e Hydra viridis (pequeno plipo de gua doce) Classificao Filo Cnidria ou Coelenterata tem trs classes: Hydrozoa (maioria plipos), Scyphozoa (maioria medusa) e Anthozoa (apenas plipos). Anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente e incompleto [s boca]. Cavidade digestiva. Digesto extra e intracelular. Circulatrio ausente. Respiratrio ausente. Excetor ausente. Nervoso presente, rede difusa. Sensorial presente, reduzido. Alguns com clulas sensveis luz. Reproduo assexuada e sexuada. Plipos assexuados por brotamento. Ciclos de vida com alternncia sexuadas (medusas) e assexuadas (plipos). Desenvolvimento direto (sem estgio larval) e indireto (larva plnula). Animais Platelmintos Diagnose dos platelmintos animais de corpo dorsoventralmente achatado. Simetria bilateral. Triblsticos, acelomados. Onde encontrar platelmintos? Vida livre ou parasita. Vida livre aqutica doce ou salgada ou terrestre. Planria (vida livre) em lagos doce no poludos, sob folhas de plantas aquticas. So atradas por iscas de fgado ou carne. Parasitas so encontrados em diversos tipos de hospedeiro, vertebrados como invertebrados. Exemplos de platelmintos: Dugesia tigrina, planria comum de gua doce, Schistosoma mansoni (agente causador da esquistossomose no fgado), trematdeo parasita do sangue humano transmitido por um caramujo e Taenia solium (agente da Tenase e cisticercose), cestoide parasita transmitido pelo porco. Classificao Filo Platyhelminthes tem trs classes: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Dados de anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente e incompleto [boca a nica abertura]. Intestino ramificado. Digesto extra e intracelular. Sistema circulatrio ausente. Alimento distribudo pelo intestino ramificado. Sistema respiratrio Ausente. Trocas gasosas por difuso. Sistema excretor presente. Rede de tbulos com clulas-flama ou solencitos; poros excretores na superfcie dorsal do corpo. Sistema nervoso presente. Um par de gnglios cerebrais, ligados a dois cordes nervosos longitudinais. Sistema sensorial presente. Planrias tm rgos sensveis luz (ocelos) e quimiorreceptores na regio anterior. Reproduo Assexuada (alguns) e sexuada. Algumas planrias podem se reproduzir assexuadamente por diviso transversal. Na sexuada ocorre cpula e fecundao interna. Planrias so monoicas com desenvolvimento direto sem estgio larval. Entre os parasitas h monoicos e dioicos com diversos tipos de formas larvais em diversos tipos de hospedeiro. Animais Nematelmintos Diagnose dos nematelmintos Animais de corpo vermiforme, fino e tubular. Simetria bilateral. Triblsticos, pseudocelomados. Onde encontrar? Vida livre ou parasitas. Abundantes no solo, na gua doce e na salgada. Diversas espcies de nematelmintos parasitando plantas e animais, inclusive o homem.

Conhecidos: lombriga (Ascaris lumbricoides) e vermes do amarelo (Ancylostoma duodenale e Necator americanos). Classificao Filo Nemathelminthes. Alguns colocam como filo Aschelmintes como classe Nematoda. Anatomia e fisiologia. Sistema digestivo, presente e completo. Intestino reto, sem ramificaes. Digesto extra e intracelular. Sistema circulatrio ausente. Nutrientes distribudos pelo fluido da cavidade pseudocelmica. Sistema respiratrio ausente. Trocas gasosas por difuso. Sistema excretor Presente. Um par de canais excretores, que se juntam em um poro excretor, perto da boca. Sistema nervoso. Presente. Um anel nervoso em torno da faringe, ligado a dois cordes nervosos longitudinais. Sistema sensorial Presente, reduzido. Papilas sensitivas distribudas pelo corpo. Reproduo sexuada. Maioria diica. Ciclos vitais parasitas apresentam um ou mais estgios larvais. Animais Moluscos Diagnose animais de corpo mole, com ou sem concha. Simetria bilateral. Triblsticos, celomados. Onde encontrar? Grupo abundante e diversificado, habita ambientes terrestres e aquticos, de gua doce e salgada. Praias (caramujos, mariscos, dentlios) em rios e lagos (caramujos) ou na terra (caracis e lesmas). Exemplos de moluscos: Helix aspersa (caraco-de-jardim), Mytilus perna (mexilho comestvel), Loligo (lula) e Octopus (polvo). Classificao seis classes: Monoplacophora, Amphineura (ou Poliplacophora), Scaphopoda, Pelecypoda (ou Bivalvia), Gastropoda e Caphalopoda. Os critrios para a classificao leva em conta a presena ou ausncia de concha e o tipo de organizao corporal. Dados de anatomia e fisiologia Sistema digestivo: presente e completo (boca e nus). Tubo digestivo com regies diferenciadas e glndula digestiva (ou hepatopncrea) associada. A digesto predominante extracelular, completando intracelular. Sistema circulatrio: presente do tipo aberto (ou lacunar). H um corao e vasos sanguneos nos quais circula o sangue. Sistema respiratrio presente. Trocas por meios de brnquias (aquticos) ou pulmes (terrestres). Gases transportados pela hemolinfa (sangue). Sistema excretor presente. Constitudo por um par de nefrdios, removem excrees da cavidade pericrdica e dos vasos sanguneos. Sistema nervoso presente. Gnglios nervosos interligados e que atingem o corpo todo. Sistema sensorial presente. Diversos tipos de receptores e rgos sensoriais. Receptores de luz (ocelos e olhos), tteis e quimirreceptores, alm de rgos de equilbrio (estatocistos). Cefalpodos tm olhos altamente desenvolvidos que formam imagens. Reproduo Sexuada. Maioria dioica, alguns monoicos (caracis). Fecundao externa ou interna, dependendo da espcie. Certas espcies desenvolvimento direto, certas tem um ou dois estgios larvais (trocfora e vliger).

Animais Aneldeos Diagnose Animais de corpo vermiforme, fino e tubular, metamerizado. Simetria bilateral. Triblsticos, celmoados. Onde encontrar aneldeos? Terrestres ou aquticos, gua doce ou salgada. Vermes poliquetos podem estar em praias, junto a rochas ou enterrados na areia, onde constroem tubos. Minhocas em solos midos e ricos em detritos orgnicos, principalmente aps as chuvas ou noite quando saem superfcie para se reproduzir. Sanguessugas em lagos e charcos de gua doce, parasitando. Aneldeos poliquetos: Nereis virens, comuns nas praias e Eunice viridis, o palolo, alimento dos nativos de Samoa; Aneldeos oligoquetos: minhocas e Lumbricus terrestres (minhoca-mansa) e hirundneo: Hirudo medicinalis (sanguessuga). Classificao Annelida tem trs classes principais: oligoquetas, poliquetas e hirundneas. Principal critrio a presena de cerdas corporais. Anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente, completo. Tudo digestivo com regies diferenciadas (faringe, papo, moela e intestino). Digesto extracelular. Sistema Circulatrio Presente, fechado. Vasos pulsteis (coraes laterais) impulsionando o sangue. Pigmentos respiratrios como hemoglobina ou hemociacina. Respiratrio ausente ou reduzido. Trocas gasosas pela superfcie corporal, irrigada de sangue por vasos capilares. Alguns poliquetos tm expanses laterais (parapdios) que se assemelham a brnquias funcionais. Sistema excretor presente. Exceo por nefrdios, estruturas tubulares especializada na remoo de resduos nitrogenados, principal amnia. Sistema nervoso presente. Um par de gnglios cerebrais sobre a faringe, por gnglios subesofgicos e um cordo nervoso ventral, com um par de gnglios por segmento. Sistema sensorial presente, pouco desenvolvido. Receptores de luz, tteis e quimiorreceptores na superfcie corporal, especialmente na regio anterior do corpo. Reproduo sexuada. Diicas (a maioria) e monoicas (oligoquetos e hirundneos). A maioria dos poliquetos tm desenvolvimento indireto, com larva trocfora. Oligoquetos e hirundneos tm desenvolvimento direto, sem estgio larval. Animais Artrpodos Diagnose Animais com exoesqueleto quitinoso e apndices articulados. Corpo metamerizado, vrios segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblsticos celomados. Onde encontrar? Maior e mais diversificado. Em todos os ambientes. Maioria vida livre, h parasitas de plantas e animais. Crustceos no mar, rios e lagos. Alguns crustceos terrestres (tatuzinho-de-jardim) mas alta umidade. Insetos so artrpodos terrestres, poucos aquticos; nicos invertebrados capazes de voar. Aracndeos artrpodos terrestres podem habitar ambientes midos e desertos. Crustceos: Calinectes danae (siri azul), Balanus perforatus (craca) e Armadilidium vulgare (tatuzinho de jardim); Insetos: Periplaneta americana (barata), Musca domestica (mosca) e Apis melfera (abelha); Aracndeos: Lactrodectus (viva negra), Centruroides (escorpio) e Dermacentor (carrapato). Classificao trs subfilos: Crustcea, Chelicerata e Uniramia. Classificao leva em conta organizao corporal e nmero de apndices articulados (patas, antenas, etc).

Anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente, completo (boca e nus). Peas bucais (mandbulas, maxilas, quelceras). Tubo digestivo com regies diferenciadas, glndula digestiva associada (hepatopncreas). Digesto extracelular. Sistema circulatrio presente, aberto (lacunar). Corao dorsal, impulsiona hemolinfa por vasos a todo corpo. Crustceos e aracndeos tm hemocianina como pigmento respiratrio dissolvido na hemolinfa; insetos no tm pigmentos. Sistema respiratrio presente. Custceos: brnquias, insetos traqueias; aracndeos filotraqueias ou pulmes foliceos. Sistema excretor presente. Crustceos tm glndulas antenais (glndulas verdes); insetos tm tbulos de Malpighi; aracndeos tm Malpighi e glndulas coxais. Sistema nervoso presente. Constitudo por um par de gnglios cerebrais sobre a faringe, gnglios suesofgicos e um cordo nervoso ventral com um par de gnglios por segmento. Sistema sensorial presente, bem desenvolvido. Pelos com funo ttil e quimiorreceptora. Crustceos e insetos olhos compostos (imagens) e olhos simples (ocelos) tambm presentes em aracndeos; as antenas, presentes em crustceos e insetos so importantes rgos tcteis; insetos tm rgos auditivos (tmpanos) e crustceos rgos de equilbrio (estatocistos). Reproduo sexuada. Maioria diica. Crustceos fecundao externa e desenvolvimento direto ou indireto, com vrios estgios larvais. Insetor fundao interna e desenvolvimento direto (insetos ametbolos) ou indireto com metamorfose incompleta (hemimetbolos) ou completa (metbolos). Aracndeos tm fecundao interna e desenvolvimento direto, sem larval. Animais Equinodermos Diagnose animais com sistema ambulacral (hidrovascular). Adultos com simetria radial, larvas bilateral. Triblsticos, celomados. Onde encontrar? Vida livre e exclusivamente no mar. Estrelas-do-mar, bolachas-de-praia em praias de areia. Ourios-do-mar conhecidos como pinds, vivem em rochedos batidos pelas mars; lrios-do-mar e serpentes-do-mar guas mais profundas. Equinodermos: Strongylocentrotus (ourio), Echinarachnius (bolachas); Asterias (estrelas); Thyone (pepino-domar ou holotria). Classificao 5 classes: Asteroidea (estrelas), Echinoidea (ourios e bolachas), Holothuroidea (holotrias ou pepinos-do-mar), Crinoidea (crinoides ou lrios-do-mar) e Ophiuroides (ofiros ou serpentes do mar) Anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente, completo (em algumas espcies no h nus). Intestino com poucas diferenciaes. Estrelas-do-mar tm glndulas digestivas (hepatopncreas). Digesto extracelular. Sistema circulatrio ausente ou reduzido. Distribuio pelo fluido celmico. Sistema respiratrio branquial ou ausente. Brnquias pequenas (ourios), papilas respiratrias (estrelas) e rvores respiratrias (holotrias). Trocas gasosas auxiliadas pelo sistema hidrovascular. Sistema excretor ausente. Eliminadas pelas brnquias e hidrovascular. Sistema nervoso presente. Anel nervoso que circunda a boca e nervos radiais. Sistema sensoria Presente, reduzido. Poucos receptores tteis e qumicos. Sistema hidrovascular exclusivo dos equinodermos. Desempenha funes de locomoo, fixao e captura de alimento, contribui na respirao e excreo. Animais - Cordados

Reproduo sexuada. Dioicas. Gametas na gua, fecundao externa e desenvolvimento indireto. Larvas plteo ourios; bipinria e braquiolria nas estrelas. Animais Cordados Diagnose Animais com notocorda ao menos em uma fase da vida, tubo nervoso dorsal, fendas branquiais na faringe e cauda. Simetria bilateral. Triblsticos. Celomados. Onde encontrar? Ambientes terrestres, aquticos de gua doce ou salgada. Grupo mais familiar a ns. Protocordados (cordados sem vrtebras) vivem no mar. Vertebrados (cordados com vrtebras) habitam vrios tipos e ambiente. Peixes em gua doce e salgada; maioria dos anfbios passa da doce para terra firme. Rpteis terrestres, principalmente em regies quentes, inclusive desertos; aves e mamferos variados ambientes, inclusive regies polares (pinguins, focas, ursos polares); alguns mamferos adaptados vida aqutica (baleias, golfinhos). So exemplos de protocordados: Branchiostoma lanceolatus (anfioxo, cefalocordado) e Ascidia nigra (a ascdia, urocordado); de vertebrados Squalus (cao, peixe cartilaginoso); Gambusia affinis (guaru, peixe sseo), Bufo marinus (sapo, anfbio), Sphaerodactylus (lagartixa domstica, rptil), Gallus domesticus (galinha domstica, uma ave) e Felis catus (gato domstico, um mamfero). Classificao trs subfilos: Cephalocordata, Urocordata e Vertebrata. Os dois primeiros informalmente os protocordados (cordados sem vrtebras). Anatomia e fisiologia Sistema digestivo presente, completo, com boca e nus. Tubo digestivo com regies diferenciadas (esfago, estmago, intestino) com diversas glndulas associadas (salivares, fgado e pncreas). Digesto extracelular. Sistema circulatrio presente, fechado. Corao com duas cmaras (peixes), trs (anfbios) ou quatro (rpteis, aves e mamferos); impulsiona o sangue por um sistema de vasos (artrias, capilares e veias) que irriga todo o corpo. Presena de hemoglobina como pigmento respiratrio, contida no interior de clulas sanguneas (hemcias); Sistema respiratrio presente. Peixes e larvas de anfbios respiram por brnquias; Anfbios adultos, rpteis, aves e mamferos pulmes. Anfbios adultos completam a respirao pela pele. Sistema excretor presente. A cargo dos rins, unidades filtradoras nfrons. Sistema nervoso presente, bem desenvolvido. Encfalo e medula espinal que compe o SNC. Rede nervosa desenvolvida constituda por nervos e gnglios do SNP (Perifrico). Sistema sensorial presente, bem desenvolvido. rgos dos sentidos especializados em captar tato, olfato, viso e audio. Reproduo sexuada. Diicos, com poucas excees. Peixes podem ter fecundao externa ou interna e desenvolvimento direto ou indireto. Anfbios fecundao externa e desenvolvimento indireto. Rpteis fecundao interna e desenvolvimento direto no interior de ovos terrestres dotados de casca membranosa. Aves fecundao interna e desenvolvimento direto, no interior de ovos terrestres de casca calcria. Mamferos fecundao interna e desenvolvimento direto. Poucas espcies de mamferos so ovparas, na maioria o desenvolvimeno ocorre no interior do tero materno.

2) tm segmentao verdadeira: Artrpodos e aneldeos.

5) E, carto!!!! Trs pares de patas tem a mosca! Nmero de patas do CACETE! 12) os insetos no precisam de sangue para receber oxignio. 23) Tipos de metamorfose. Quem faz metamorfose completa (metbolos): Borboleta e quem tem pupa. E quem faz metamorfose incompleta (hemimetbolos), barata e quem tem linfas. Pelo nvel das perguntas uma coisa interessante a guardar nos cartes : tipos de organismos, formas de contgio, formas de reproduo. Nos artrpodos os exerccios gostam de perguntar sobre nmero de patas, de asas, sistema circulatrio, excretor (tbulos de malphighi)... -=-=Equinodermos, uma pergunta sobre artrpodos. Os Insetos so os nicos animais que podem possuir 4 asas. -=-=-=Exe 1.e carto: temos fendas branquiais na faringe 2. c 3. b 4.b 5.c 6.e. 7.a carto, nmero de cavidades no corao. 8.b 9.a mais uma vez, a pergunta das cavidades.. Mistura sangue s anfbio e rptil. Peixe tem 2 cmaras mas no mistura sangue. 10.b 11.a 12.c carto da movimentao da gua nas brnquias de peixes sseos 13.e 14.e 15.a

16.b 17.c 18.c 19.c 20.e 21. a carto para revisar alantoides, corions e demais anexos embrionrios das aves e rpteis (dos ovos) 22. b. ==> Resposta A. Cuidado com os anexos embrionrios. Cuidado: aves, rpteis e mamferos tm amnio, crion e placenta. mnio, crio: rptil e aves. Placenta: mamferos. 22. Disse a a. peixe-boi: mamferos. ; boto: mamfero.; capivara: mamfero.. b. jacar: rptil; tartaruga rptil; cutia: mamfero roedor.. c. camaleo: rptil; tatu mamfero:; preguia: mamfero. d. macaco: mamfero.; ona: mamfero.. Surucucu: cobra:; e. lontra: mamfero.. Sapo: anfbio; tamandu; mamfero placentria; 23. cuidado. Quatro cavidades as aves tambm tm!! 24. e 25. b carto. Os mamferos tm pulmes. Mesmo as baleias, golfinhos e botos. 26. d

Potrebbero piacerti anche