Sei sulla pagina 1di 6

Objetivos: 1.

Fornecer subsdios tcnicos de Segurana do Trabalho na instalao e uso da serra circular; Vigncia: Estas recomendaes de servios entram em vigor a partir desta data. 1. Aspectos Legais: A serra circular deve atender s disposies a seguir: a) ser dotada de mesa estvel, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construda em madeira resistente e de primeira qualidade, material metlico ou similar de resistncia equivalente, sem irregularidade, com dimensionamento suficiente para a execuo das tarefas; b) ter a carcaa do motor aterrada eletricamente; c) o disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substitudo quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos; d) as transmisses de fora mecnica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, no podendo ser removidos, em hiptese alguma, durante a execuo dos trabalhos; e) ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificao do fabricante e ainda coletor de serragem. Nas operaes de corte de madeira devem ser utilizados dispositivo empurrador e guia de alinhamento. As lmpadas de iluminao da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeo de partculas. A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempries. 2. Conceito de Serra Circular: uma mquina de corte, cuja ferramenta constituda de um disco circular, provido de arestas cortantes em sua periferia, montado num eixo, que lhe transmite movimento rotativo e potncia de corte, sendo o conjunto acionado por um motor eltrico, atravs de polias e correias. Este conceito refere-se apenas a serra circular de bancada, para trabalhos em madeira.

3. Componentes da Serra Circular: a) Bancada Ser dotada de mesa estvel, com fechamento de suas faces inferiores, anterior, posterior e lateral, construda em madeira resistente e de primeira qualidade, material metlico ou similar de resistncia equivalente, sem irregularidade, com dimensionamento suficiente para execuo das tarefas. Possuir sistema de coleta de serragem, por gravidade, na lateral e de tal forma que seja direcionada para uma caixa situada no piso. Deve ter boa estabilidade e ser fixada no piso. Deve possuir extenso suficiente para o corte de peas de pequeno e mdio tamanho; Quando as peas forem de grande comprimento recomenda-se a utilizao de suportes, tais como, cavaletes de madeira e, para maior facilidade de manuseio, pode-se adaptar roletes sobre o cavalete. A altura deve situar em torno de 85 cm sobre o nvel do piso. b) Disco da serra circular A velocidade de corte deve ser adequada ao material ou conjunto de materiais usados, para a maioria das madeiras, a velocidade ideal est entre 50 e 70m/s, no se deve usar velocidades menores que 30 ou maiores que 90m/s. Os dentes de disco da serra devem ser mantidos em bom estado de conservao e afiamento. Recomenda-se que o afiamento do disco de serra seja feito por empresa especializada. Para se evitar atrito demasiado entre o disco e o material cortado, e o conseqente aquecimento do disco, os dentes devem ser travados alteradamente, um a direita e outro a esquerda, de modo que a largura no corte seja maior que a espessura da lmina. A trava deve ser feita por um alicate especial e deve ter, no mximo, metade da espessura do disco de cada lado de modo que o corte tenha espessura, no mximo, igual ao dobro da espessura do disco. Recomenda-se que os dentes sejam travados por empresa especializada e, podendo ser a mesma que realizar o afiamento. No caso de falta de dente ou na impossibilidade de afiamento o disco deve ser substitudo. c) Flanges So colocadas numa extremidade do eixo e servem para fixar o disco. O dimetro das flanges deve ser o maior possvel para evitar a vibrao do disco. As flanges de aperto do disco devem ter, no mnimo, 1/3 do dimetro do mesmo.

d) Polias So duas, uma colocada na extremidade do eixo e outra no motor. As polias so fixas no eixo por meio de chavetas. As polias possuem ranhuras onde se alojam as correias, que transmitem o movimento do motor ao eixo. Recomenda-se utilizar polias de trs ranhuras. e) Correias f) Mandril Constitudo de um conjunto blindado onde se alojam 2 mancais providos de rolamentos que servem de apoio ao eixo e fixado mesa em sua parte inferior. g) Motor Eltrico O motor deve estar bem instalado na bancada, protegido contra poeiras e intempries. Recomenda-se um motor de 5 H.P. As transmisses de fora mecnica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, no podendo ser removidos, em hiptese alguma, durante a execuo dos trabalhos. h) Cutelo Divisor um dispositivo que se instala atrs da lamina do disco da serra, cuja funo manter separadas as partes j serradas da madeira, evitando que se encoste, aprisionando o disco, o que pode causar retrocesso do material. A espessura deve ser igual a do disco da serra circular. Deve ser confeccionado em ao duro ou outro material semi-duro, bem faceado e polido. No deve ser pintado. Ser inspecionado periodicamente. Deve possuir identificao do fabricante. 4. Instalao da Serra Circular: a) Local O local deve ser coberto e possuir fechamentos laterais at 1,20m de altura. No caso de instalao de mais de uma serra circular, ou em locais onde existam outras mquinas, a distncia mnima entre mquinas deve ser de 0,80m. Alm da distncia mnima requerida citada, o espao em torno da serra deve ser adequado em funo das caractersticas da madeira a ser trabalhada e do tipo de operao de forma que a pea possa ser manuseada com segurana, sem interferir em outras operaes.

A serra circular deve ser disposta de maneira a facilitar as tarefas de inspeo, manuteno e reparos, bem como permitir a colocao e retirada do material de maneira segura e adequada. O piso deve ser nivelado, resistente e anti-derrapante. A rea de trabalho deve ser mantida livre e desimpedida. b) Instalao eltrica A chave de comando da serra (partida e parada do motor), deve ser blindada e instalada de maneira a permitir o fcil acesso do operador. A chave do tipo faca no deve ser utilizada para acionar ou parar a serra circular. No circuito deve ser intercalada uma chave blindada com fusveis que deve ser mantida fechada com cadeado. As fiaes eltricas devem ser protegidas por eletrodutos. Todas as partes metlicas, como carcaa do motor ou bancada de metal, devem ser aterradas eletricamente com o objetivo de evitar possveis choques eltricos no operador. Recomendaes: Dever dispor de chave de partida direta liga- desliga tipo ignio marca Telemecanique Ref. XB3BG21 ou Simens que segue padro similar. A ligao da serra circular deve ser feita com cabo tipo PP-3 x 60mm, e mais um fio de cobre nu de 6mm, para aterramento. Os fios entre a chave blindada e a chave liga-desliga devem ser tubulados em condutes tipo espiraflex industrial de 1. O fio de aterramento deve ser interligado rede de terra quando existente ou a uma haste de aterramento tipo coperweld de 3/8 de dimetro e 2,40m de comprimento, cravada prxima chave blindada. c) Iluminao Deve ser instalada em local que oferea iluminao adequada, uniformemente distribuda, a fim de evitar ofuscamento, reflexos fortes, sombras e contrastes excessivos, que podero dificultar a visibilidade e causar acidentes. As lmpadas devem ser protegidas contra impactos provenientes da projeo de partculas. Deve-se evitar trabalho noturno, quando necessrio utilizar iluminao artificial, com nvel de iluminao de 150Lux. (01 lmpada de 150Watts). d) Proteo contra incndio Prximo serra circular deve ser instalado um extintor de incndio de CO2 de 6kg ou de p qumico e um de gua pressurizada de 10 litros. Os extintores dever ser instalado prximo bancada da serra circular.

5. Operao da Serra Circular: a) Natureza do material a ser serrado A madeira deve ser observada cuidadosamente, pois a existncia de ns, zonas resinosas ou ressecadas, estrias e empenamentos provenientes de armazenagem inadequada ou exposio intempries, poder influir negativamente na operao de serragem e causar acidentes. Madeiras com pregos ou sujas de concreto no devem ser serradas, pois podero ocasionar acidentes graves, provenientes de quebra de dentes, travamento do disco ou emisso de fagulhas (incndio). b) Operadores Devem ser designados 2 (dois) trabalhadores qualificados para a operao de serra circular. Entende-se por trabalhadores qualificados aqueles que comprovem perante o empregador e a inspeo do trabalho uma das seguintes condies: capacitao mediante treinamento na empresa; capacitao mediante curso ministrado por instituies privadas ou pblicas, desde que conduzido por profissional habilitado; ter experincia comprovada em carteira de trabalho de pelo menos 6 meses na funo. Os operadores devem manter o local sempre limpo, isento de serragem e tocos de madeira. Os operadores devem usar o EPI especfico (capacete de segurana com protetor auricular e facial conjugado, vestimenta, avental de raspa e botina de couro). Devem ser responsveis pelo equipamento e toda vez que se ausentarem do local, devem providenciar o desligamento do sistema eltrico, podendo ser atravs de uma chave de bloqueio instalada na bancada ou um cadeado instalado na chave blindada, para impedir manuseio por parte de pessoas no qualificadas. c) Empurradores Para se evitar um eventual contato das mos do operador com o disco de serra, principalmente no trabalho com peas pequenas, deve ser utilizado um dispositivo (empurrador) com elemento intermedirio entre a mo e a pea a ser serrada. d) Guia Lateral A guia lateral um dispositivo destinado a auxiliar no alinhamento de corte da madeira. Atua, ao mesmo tempo, como um elemento de proteo na medida em que evita o bambear da madeira, que pode ocasionar seu retrocesso e causar acidentes.

e) Espessura de madeira A espessura da madeira a ser cortada deve ter, no mximo, a altura equivalente a 2/3 da altura livre do disco da serra circular situada acima da bancada. Se a madeira possuir espessura maior que a altura equivalente a 2/3 da altura livre do disco da serra circular situada acima da bancada, neste caso a empresa deve Providenciar mquina de corte de madeira apropriada e que oferea segurana durante a operao.

6. Sinalizao e Identificao: No local da serra circular deve possuir uma placa: PROIBIDO A PERMANNCIA DE PESSOAS NO AUTORIZADAS Carto legvel de identificao: TRABALHADORES AUTORIZADOS A OPERAREM A SERRA CIRCULAR (constar os nomes) 7. Acidentes: Como a serra circular um equipamento que oferece muitos riscos de acidentes, sua operao requer sempre trabalhadores qualificados, instalao adequada, dispositivos de proteo e regulagem e manutenes peridicas. Os acidentes mais comuns com serras circulares ocorrem devido a: Retrocesso da madeira decorrente de mau estado, velocidade insuficiente ou excessiva, disco em mau estado, contato acidental com o disco por ausncia da coifa de proteo, contato com o disco na parte inferior da bancada por falta de proteo nas polias e correias de acionamento, contato com a transmisso de fora por falta de proteo nas polias e correias de acionamento, instalao eltrica inadequada e falta de aterramento, mtodos inadequados de trabalho por falta de orientao e treinamento, defeito de fabricao de mquina, dispositivo de proteo inadequado, rea de trabalho obstruda, falta de ordem, arrumao e limpeza e falta de manuteno preventiva e corretiva.

Assinatura do Trabalhador:____________________________________________

Potrebbero piacerti anche